PDA

Ver Versão Completa : Como é ter freio a disco traseiro?



edumrq
07-01-11, 08:23
Como é ter freio a disco traseiro?

Só por curiosidade mesmo, nunca tive e nunca andei com uma moto com disco atras, como é? Tem muita diferença pro tambor?

magrao tk
07-01-11, 08:26
Como é ter freio a disco traseiro?

Só por curiosidade mesmo, nunca tive e nunca andei com uma moto com disco atras, como é? Tem muita diferença pro tambor?


[2]

f3rn4nd0
07-01-11, 08:28
Como é ter freio a disco traseiro?

Só por curiosidade mesmo, nunca tive e nunca andei com uma moto com disco atras, como é? Tem muita diferença pro tambor?


òtima dúvida, eu já andei em motos com freio a disco mas nem me atentei a esse detalhe, aplicando mais força no freio dianteiro como de costume...

SydmaaR
07-01-11, 09:09
Como é ter freio a disco traseiro?

Só por curiosidade mesmo, nunca tive e nunca andei com uma moto com disco atras, como é? Tem muita diferença pro tambor?

[3]

cabra de brasilia
07-01-11, 09:10
Acho a qualidade do sistema de freio em si melhor que o sistema....digo.....andei em pequena com tambor bem regulado e tal (CB 300R) e achei ele beeeeeemmm mais eficiente que o disco traseiro da Comet 250 GT injeção....

Mas na prática pilotando que nem "gente" uma pequena exemplo CB 300R tambor x Ninja 250R única diferença que senti é que no freio à disco o acionamento é mais suave e você tem mais sensação de sensibilidade sobre o mesmo.

pedroabni
07-01-11, 11:29
a unica moto q andei foi numa dt 200 ... e jah andei em dt 200 com freio a tambor tbm ... a diferença q eu vi eh q o freio eh mais eficiente, mas acredito q qdo o cubo do freio a tambor estava novo, seria tambem bastante eficiente. pra mim a vantagem eh q com desgaste pode ser trocado o disco de freio jah no tambor nao sei se da neh ....

Caique
07-01-11, 11:32
ja andei em cb com e sem disco trazeiro e os 2 alicatam mas o disco vc consegue controlar melhor tipo tambor vc tem força 1,2,3 disco vc tem 1,2,3,4,5
não sei se intenderam haqhahahahahahhahaha

leodinei
07-01-11, 11:35
Acredito que outra vantagem do disco é refrigeração, algo como descer uma serra, o tambor deve chegar bem mais quente no final...
T+

cattani
07-01-11, 11:42
Freio a disco sempre é melhor { não desmerecendo o freio a tambor blz }

Mas se não souber usar ... :-/

dhjesus
07-01-11, 11:45
Andei na na nova Fazer, e o freio a disco me surpreendeu, muita eficiência.

blooddrop
07-01-11, 11:49
freio a disco traseiro é bom naquelas, tem de usar com muita sabedoria, pelo fato de que se trava a roda, pode roda brincando, já o tambor, na minha TDM mesmo, eu uso ele só pra reduzir, pra parar mesmo procuro utilizar os dois juntos

neto_pe
07-01-11, 11:50
Como é ter freio a disco traseiro?

Só por curiosidade mesmo, nunca tive e nunca andei com uma moto com disco atras, como é? Tem muita diferença pro tambor?


[4]

Alan122
07-01-11, 11:54
ummmmmmmmm, nom sei... :P

edumrq
07-01-11, 11:57
Eu odeio tambor com todas as minhas forças, prometi pra mim mesmo que só pego uma moto maior com disco atras

amiltonscjunior
07-01-11, 12:10
a diferença eh bem grande, com o disco a frenagem eh mais eficiente e mais controlada, eh mais facil travar a roda mas tbm eh mais facil controlar a força, fora o fato da refrigeração e melhor frenagem na chuva já q o formato do disco limpa ele com o girar, a manutenção eh mtu mais facil tbm ou seja o disco eh mtu melhor que o tambor

mdorigon
07-01-11, 12:13
Sinceramente, vc para que nem uma com tambor !!! Bem eu andei em cb 450 dx, dois discos na frente e um na traseira. E o uso é normal, vc aperta os freios e eles estão la. No uso normal, disco dianteiro e tambor traseiro vão de boa. Teve alguem que disse que descendo a serra o tambor deve chegar la muito mais quente... só naum entendi o pq. Sera que ele desce freiando a ladeira toda ? Tem que descer engatado rapaz.

Elfo®
07-01-11, 12:16
Freio a disco e a maravilha da engenharia kkk com ABS entao é a perfeição




Agora a duvida da minha vida, pq as custons usam tambor ???

Thiago TSi
07-01-11, 12:23
Freio a disco e a maravilha da engenharia kkk com ABS entao é a perfeição




Agora a duvida da minha vida, pq as custons usam tambor ???


[2]

blaugusto
07-01-11, 12:26
A unica diferença é a sensibilidade.
Vc consegue sentir melhor o freio e dosar melhor a força.

Mas em capacidade de frenagem eles (disco x tambor) podem ser iguais.

amiltonscjunior
07-01-11, 12:29
Freio a disco e a maravilha da engenharia kkk com ABS entao é a perfeição




Agora a duvida da minha vida, pq as custons usam tambor ???


Usam tambor pois fica mais harmonioso com o estilo da moto, akele tambor parrudão eh o estilo da motoca tendeu,

mas tem umas custons agora q estaum vindo com freio a disco na traseiro

Flgveiga
07-01-11, 12:29
Agora a duvida da minha vida, pq as custons usam tambor ???


Por causa do estilo, e o tambor de uma custom é do tamanho do tambor de um carro, freia tão bem quanto o disco. Freio a disco na traseira só se justifica se vc anda em pistas ou depende de freadas precisas, tipo pilotagem esportiva on e off, no geral, um tambor faz o serviço muito bem, visto que a roda traseira trava muito facil com disco. E uma pastilha custa no minimo 2x mais que uma lona e dura menos. Mas quem tem moto com freio a disco na traseira não trocaria por um tambor. Finalizando tudo é uma questão de gosto, custo e necessidade.

edumrq
07-01-11, 12:42
acho que nenhuma custom agora vem com freio a tambor atras, a unica que tinha/tem tambor era a shadow ainda existe a versão com tambor, mas a versão com abs da shadow é mais barata que a vulcan, a boulevard e midnight

SydmaaR
07-01-11, 12:45
Hum, agora que eu ouvi tudo isso, vou testar uma moto com freio a disco traseiro

edumrq
07-01-11, 12:49
Eu acho que não era por causa do estilo não era por economia, as custons agora estão vindo com prolink tambem

Bandit
07-01-11, 14:13
ja andei na Nova fazer, é outros "quinhentos" viu, imagina eu, q tenho uma Yes e vcs sabem a fama do freio traseiro da yes :G
A fazer pelo conjunto de freios, passa muita segurança, e incrivel...

Ferrugem
07-01-11, 14:21
Bom a stx originalmente é tambor atraz a minha eu instalei o disco a vantagem q reparei é q o freio esta sempre na mesma regulagem o pedal não abaixa com o passar do tempo e faça chuva ou faça sol o freio esta sempre do mesmo jeito e uma vantagem a longo prazo é q no tambor vc vai almentando a medida da lona até a hora q vc tem q trocar ou encamisar o cubo e no disco na pior das ipotezes troca-se o disco

bravo18br
07-01-11, 14:48
Bom a stx originalmente é tambor atraz a minha eu instalei o disco a vantagem q reparei é q o freio esta sempre na mesma regulagem o pedal não abaixa com o passar do tempo e faça chuva ou faça sol o freio esta sempre do mesmo jeito e uma vantagem a longo prazo é q no tambor vc vai almentando a medida da lona até a hora q vc tem q trocar ou encamisar o cubo e no disco na pior das ipotezes troca-se o disco


Cuidado com essa idéia que o disco freia igual na chuva ou no sol.....
Na minha experiência em dia de chuva (chuva forte) o freio a disco funciona mais "borrachudo" sim. A água lava as pastilhas mas também funciona como um lubrificante....
Eu acho que freio a disco deveria ser obrigatório: manutenção mais fácil, está sempre regulado, maior precisão, refrigeração melhor e sem dúvida é mais eficiente, e ainda (mas isso é questão pessoal) e mais bonito.
Na ex titan e na burg da namo, o freio traseiro a tambor sempre estraga antes, perde regulagem e dá mais trabalho pra arrumar....

edumrq
07-01-11, 14:56
regular tambor é um coco, ou fica muito baixo, ou a roda fica pegando, ai quando voce acha uma regulagem boa da dois dias ja abaixou o pedal

iagosoares
07-01-11, 15:09
regular tambor é um coco, ou fica muito baixo, ou a roda fica pegando, ai quando voce acha uma regulagem boa da dois dias ja abaixou o pedal


Fato. Odeio tambor tbm.
O tambor traseiro tenc ficar regulando direto.. Pelo menos antes, eu regulava sempre.
Agora fico com preguiça tb.. hauehuea

O disco vc sente mais a freada né.. A proporção da força e tal..

Ferrugem
07-01-11, 15:13
Bravo peguei uma chuva forte voltando da praia segunda meu não ficou borrachudo naum senti diferença nenhuma o unico cuidado q tomo é quando lavo a moto q fica disel ou outro produto de limpeza mas quando eles queimam o freio volta ao normal

edumrq
07-01-11, 15:21
E com garupa como é galera?

bravo18br
07-01-11, 15:26
Bravo peguei uma chuva forte voltando da praia segunda meu não ficou borrachudo naum senti diferença nenhuma o unico cuidado q tomo é quando lavo a moto q fica disel ou outro produto de limpeza mas quando eles queimam o freio volta ao normal


Percebo mais fácil na XT, talvez por ser mais pesada... mas na burg da namo tomei um tombo esses dias por causa disso.... chuvarada, e na emergencia precisei do freio e ele funcionou muito fraco.... A que menos senti esse "efeito chuva" foi na titan.
Ei, diesel não estraga as pastilhas naum? Antigamente na titan eu passava querosene, mas nunca ficava legal, e sempre vitrificava... agora eu esfrego os discos com esponja e sabão mesmo e lavo bem depois. Daí não precisa esperar queimar e nunca mais vitrificou.... eu acho que nessa de queimar o querosene ou o diesel que a pastilha vitrificava...

bravo18br
07-01-11, 15:27
E com garupa como é galera?

Com garupa o freio traseiro fica bem melhor. Dá pra alicatar com força que fica bem mais difícil de travar...

edumrq
07-01-11, 15:29
querosene e diesel envidraça as pastilhas

fabianoaspro
07-01-11, 15:47
Na Apache tb sinto diferença entre disco molhado da chuva ou seco.
Parece que com disco molhado ela fica mais lenta até 'abocanhar' o disco. Freia bem parecido mas tem que botar mais força e no início freia menos daí derrepente mais.

Esquadrão Marte
07-01-11, 15:54
A primeira vez que andei de Hornet até assustei na hora da frenagem principalmente na hora que brequei o pneu dianteiro. é frenagem imediata muito bom.

Juninho Theodosio
07-01-11, 16:58
Presciso por discos porq o tambor naum ta me segurandu :lol: :lol:

persiu
07-01-11, 17:29
Tive uma Bros Freio à Tambor (Dianteiro/Traseiro) e agora com a X é outra vida...é grotesca a diferença de sensibilidade e segurança.

Em relação ao freio traseiro o que notei é a segurança/regulagem constante/potência. Ou seja ele fica regulado muito tempo sem intervenção, e se você pisar com vontade ele trava, sem vacilo, independente do garupa.

"Deveriam Banir Freio à Tambor em motos de qualquer cilindrada vivemos em uma época que segurança não deve ser luxo e sim item de série."