PDA

Ver Versão Completa : Naftalina No Tanque? Verdade Ou Mentira???



Guilherme Santos
07-01-11, 14:27
:s Verdade ou Mentira? Sobre colokar naftalina na gasolina ela anda mais, agora fikei com duvidas!!!

f3rn4nd0
07-01-11, 14:33
Mentira, só vai espantar possíveis traças e baratas ...

Fransergio
07-01-11, 15:57
Ouvi dizer isso tbm :lol: :lol: :lol: :lol:

Esquadrão Marte
07-01-11, 16:00
Eu já ouvi dizer também na minha época de moleque. O que eu sei é que nas arrancadas de motocicletas mexidas os caras mistura tinner dos bravo na gasolina para dar mais explosão.

kluivertiago
07-01-11, 16:04
Mentira, só vai espantar possíveis traças e baratas ...


É verdade!!! a naftalina cria uma "pressão" dentro do tanque e faz a moto andar mais!!! mas pena que a gasolina brasileira assim como a naftalina são as piores do mundo e é possivel que o combustivel não dissolva por completo a naftalina, fazendo com que suje o tamque!!! :-/

Stone
07-01-11, 16:06
Impossível criar pressão dentro do tanque pois o mesmo tem que ter um respiro...
Já existem tópicos falando sobre isso, é só dar uma pesquisada.
E, aliás, ela aumenta a octanagem da gasolina!

SydmaaR
07-01-11, 16:08
já ouvi isso também, mais se você quiser ser o cobaia

kluivertiago
07-01-11, 16:10
Impossível criar pressão dentro do tanque pois o mesmo tem que ter um respiro...
Já existem tópicos falando sobre isso, é só dar uma pesquisada.
E, aliás, ela aumenta a octanagem da gasolina!


Pronto Stone!

Taí o que queria dizer... apenas confundi as coisas!!! :#

Mitos existem e muitos deles são desmentidos, ou não, ao longo dos anos. Desde moleque sempre ouvi falar que a naftalina (aqueles bolinhas brancas que se coloca no guarda-roupa para evitar traças) se adicionada a um tanque de gasolina aumenta a octanagem da mesma fazendo com que o motor tenha um melhor desempenho.

Pois bem, lendo a respeito descobri que esse mito é lenda. Explico: A naftalina é um hidrocarboneto (possui octanas), ou seja, derivado de petróleo, então quando ela é combinada com a gasolina, faz com que esta aumente sua octanagem, isso possibilita que se trabalhe com taxas de compressão mais altas, gerando maior torque e potência ao motor.

Porém para que haja um ganho real, há a necessidade de usar muitas bolinhas e, se o motor não está adequadamente preparado, nenhuma melhora de perfomance ocorrerá. Muito pelo contrário, haverá um dano.

O uso desta prática cria detritos no reservatório de combustível, que podem chegar ao carburador ou bico injetor causando sérios problemas ao motor. Isso acontece por conta da má qualidade da naftalina encontrada no país que não é pura.

Portanto, a não ser que o seu motor tenha traças no tanque, deixa as bolinhas de naftalina guardadas dentro do guarda-roupa da sua casa.

Fonte: Motovrum

Stone
07-01-11, 16:18
Já tem vários tópicos sobre o assunto...

http://www.pequenasnotaveis.com.br/area-de-debate/naftalina-na-gasolina/
http://www.pequenasnotaveis.com.br/area-de-debate/adicionando-naftalina-a-gasolina-da-moto/
http://www.pequenasnotaveis.com.br/area-de-debate/naftalina-no-tanque/

neto_pe
07-01-11, 16:22
cara ela so foi feita pra colocar gasolina ou alcool cara... se fosse bom a maioria faria... pelo menos é o que eu acho...

jott257
07-01-11, 16:22
ja ouvi falar da naftalina + nao lembro direito os beneficios e os contras

agora o que funciona comprovadamente e colocar chumbo...
serve como um adtivo mais ela vai cuspir chumbo pelo escape
e todos sabemos que chumbo e venenoso, a gasolina antigamente
levava chumbo p ter um alto rendimento

edit...
removi um erro meu...
sorry

Stone
07-01-11, 16:24
hmmmmm ]:) ]:)

Mas tem que colocar muito? tem alguma explicação técnica??

Juninho Theodosio
07-01-11, 16:34
Não é mais facil coloca gasola podium ???

Stone
07-01-11, 16:37
Mais fácil nem sei, mas com toda certeza que é mais seguro!

jott257
07-01-11, 16:42
bem acho que me enganei.... a agua sanitaria faz e o pior
era naftalina mesmo que o cara bota assistam o video ai la pelo final
vao ver...

Aditivos não autorizados! Mythbusters (http://www.youtube.com/watch?v=utYckLdo-8I#)

Eduardo_
07-01-11, 16:43
Não é mais facil coloca gasola podium ???


Por incrivel que pareça não!
Aqui onde moro e nas cidades aqui perto em que fui, por incrivel que pareça não tem um posto com tal gasolina.

Juninho Theodosio
07-01-11, 16:43
Eu usava uma gasola de um posto que nem bandeira tinha imagina.
começei coloca podium, ***** outra moto muito melhor agora é só podium,
e nem a pau eu me aventuru colocandu essas merdas no tanque .

Eduardo_
07-01-11, 16:53
Eu usava uma gasola de um posto que nem bandeira tinha imagina.
começei coloca podium, $#@%$# outra moto muito melhor agora é só podium,
e nem a pau eu me aventuru colocandu essas merdas no tanque .


eu tenho meu posto de confiança é um Texaco perto da casa da minha avó
só ponho a aditivada de lá que é muito boa! ;)

Stone
07-01-11, 16:55
Eu coloco no mais barato da cidade (chega a dar mais de 40 centavos de diferença), nunca deu problema, o dia que dar algum pepino eu mudo de posto!

Juninho Theodosio
07-01-11, 17:00
De posto e de motor

magrao tk
07-01-11, 17:09
Eu já fiz esse teste da naftalina. Melhora sim mas não vale o esforço, as bolinhas não diluem instantaneamente tinha que moer elas antes e deixar vários dias pra não ficar nenhum farelo. Fiz só de curiosidade, foi numa época que o motor já tava ruim e eu ia fazer, então comecei com experiencias malucas, até óleo diesel usei pra ver...

magrao tk
07-01-11, 17:13
Detalhe: diziam que não era pra por muito eu botei 6 bolinhas em um litrão ]:)

Juninho Theodosio
07-01-11, 17:17
devia ter colocadu nitroglicerina :drool: :lol:

Yuri_RN
07-01-11, 17:29
Me falaram que aumenta a octanagem! porem prefiro usar um bom combustivel junto com aditivo ;)

FloodDesu
07-01-11, 17:33
Me falaram que aumenta a octanagem! porem prefiro usar um bom combustivel junto com aditivo ;)


Melhor, vai que... né? LOL

bizam
07-01-11, 18:12
Eu já fiz esse teste da naftalina. Melhora sim mas não vale o esforço, as bolinhas não diluem instantaneamente tinha que moer elas antes e deixar vários dias pra não ficar nenhum farelo. Fiz só de curiosidade, foi numa época que o motor já tava ruim e eu ia fazer, então comecei com experiencias malucas, até óleo diesel usei pra ver...


Cuidado com naftalina pois é cancerigeno, como todos os compostos químicos com anéis aromaticos (benzenos e naftalenos).

[]´s

magrao tk
07-01-11, 18:21
Cuidado com naftalina pois é cancerigeno, como todos os compostos químicos com anéis aromaticos (benzenos e naftalenos).

[]´s


Sim, valeu pela dica :OK: Mas foi só uma vez por curiosidade mesmo. Hoje se eu quiser aumentar a octanagem da gasolina vou no posto e compro um aditivo. Bem mais seguro.

mdorigon
07-01-11, 18:54
Mas afinal, colocar naftalina deixa a mistura com mais potencia, isso é, gera mais energia na explosão, ou aumenta a octangem ?

XING LING
07-01-11, 19:06
Mas afinal, colocar naftalina deixa a mistura com mais potencia, isso é, gera mais energia na explosão, ou aumenta a octangem ?


Aumenta a octanagem, só que para fazer efeito teria que colocar 1kg de naftalina em um tanque de moto o que é impossível, esse negócio que coloquei 5,6,8 bolinhas e fez diferença é tudo placebo!!!

Vc gasta com a naftalina e depois entopi tudo seu carbura, melhor comprar esses aditivos octanebooster por aí e deixar as naftalinas pras vovós!!!!

Tarcisio Discipulo
07-01-11, 21:29
o povo inventa cada coisa pra tentar fazer a moto andar mas ...
é nafitalina ... gasolina de avião ... aff
quer andar mas compra uma 1000cc ou vai mas longe ... :lol:

Irmão
07-01-11, 21:44
Se eu tiver errado me corrijam.
Segundo minhas teorias a gasolina aditivada comtem um produto corrosivo,
pois a mesma serve para limpar o sistema de alimentação do veiculo.
E se vc usar diariamente essa gasolina o produto num vai corroer o carburador?
Por isso uso aditivada só de vez em quando pra dar uma limpada no sistema.

Alan122
07-01-11, 21:51
recomendo se tiver barata dentro doseu tanque ]:)

jott257
07-01-11, 22:15
bem facim de fazer 1 mistura... so pega varias bolinhas tritura num liquidificador ou algo assim junta com a gasolina da uma mexida (nao no liquidificador e claro...) e depois coa com aqueles filtro de cafe... pronto assim deve da p usar...

navegador.porto
07-01-11, 22:56
Tem uma matéria no Bestcarswebsite falando sobre isso. Os caras testaram e é mito. No álcool (anidro), se vc colocar nitrometano (até 20%) e abastecer um motor 2T, aí sim dá resultado. Fora isso, é bobagem.

Guilherme Santos
07-01-11, 23:16
AGORA JAH SEI NAUM VOU FAZER ESSA EXPERIENCIA, vAI Q SEI LAH...?

Esquadrão Marte
07-01-11, 23:21
Pra que isso. garanto que não vai ter beneficio nenhum para o motor da motocicleta.

Stone
08-01-11, 00:42
De posto e de motor


Muito difícil, no máximo uma limpeza no bura, afinal, já faz mais de 40mil Km e ainda não deu nada!

Fazendo umas continhas, economizo cerca de R$0,40 por litro, isso dá cerca de R$11 de economia a cada 1000km., em 50.000km eu já economizei cerca de R$550. Já dá de fazer a parte de cima do motor quase 3 vezes (claro que isso não é necessário)
E vocês ainda acham que não vale a pena???

Thyago Mahon Barros
08-01-11, 01:23
cara ela so foi feita pra colocar gasolina ou alcool cara... se fosse bom a maioria faria... pelo menos é o que eu acho...


É isso ai e alguns aditivos tb. :OK:

magrao tk
08-01-11, 06:06
Aumenta a octanagem, só que para fazer efeito teria que colocar 1kg de naftalina em um tanque de moto o que é impossível, esse negócio que coloquei 5,6,8 bolinhas e fez diferença é tudo placebo!!!

Vc gasta com a naftalina e depois entopi tudo seu carbura, melhor comprar esses aditivos octanebooster por aí e deixar as naftalinas pras vovós!!!!




Tem uma matéria no Bestcarswebsite falando sobre isso. Os caras testaram e é mito. No álcool (anidro), se vc colocar nitrometano (até 20%) e abastecer um motor 2T, aí sim dá resultado. Fora isso, é bobagem.


Testei justamente numa 2t, pra ser mais exato essa vermelhinha aí do avatar... E deu diferença sim. Claro que pra um tanque cheio seria muita coisa, mas coloquei 6 em um litro e não foi placebo não. Já numa 4t nem sei e nem quero saber. Prefiro um aditivo.

Eduardo_
08-01-11, 09:54
Se eu tiver errado me corrijam.
Segundo minhas teorias a gasolina aditivada comtem um produto corrosivo,
pois a mesma serve para limpar o sistema de alimentação do veiculo.
E se vc usar diariamente essa gasolina o produto num vai corroer o carburador?
Por isso uso aditivada só de vez em quando pra dar uma limpada no sistema.


Errado! usei na minha moto 3 anos e nunca deu nada muito pelo contrario, nunca precisei limpar carburador e descarbonizar válvulas e essas coisas que acontecem com o uso da gasolina comum, ela não tem um produto corrosivo, tás falando como se ela tivesse soda cáustica na composição :lol:


A gasolina aditivada é a gasolina comum que recebe um pacote de aditivos detergente/dispersante, que mantém limpo todo o sistema de alimentação do combustível, incluindo bicos injetores e válvulas de admissão.

Pode usar só ela sem medo de ser feliz! :)

jmn83
08-01-11, 10:37
Errado! usei na minha moto 3 anos e nunca deu nada muito pelo contrario, nunca precisei limpar carburador e descarbonizar válvulas e essas coisas que acontecem com o uso da gasolina comum, ela não tem um produto corrosivo, tás falando como se ela tivesse soda cáustica na composição :lol:

Pode usar só ela sem medo de ser feliz! :)


Sem querer desviar o assunto do tópico mas respondendo ao amigo sobre a gasolina aditivada, a Yes usa desde 2007 45.000 km a mesma gasolina aditivada, a Falcon usa na maioria das vezes a aditivada a 40.000 km tb. E até agora não tive problemas!

Assim como o Eduardo disse acima tb que usou 3 anos e nunca teve.

Abs.


PS: hoje é um dia diferente acho q é a primeira vez que concordo com o Eduardo! Aeeeeee... rsrs :clap: :OK: abs Eduardo_.

blaugusto
08-01-11, 19:37
Funciona.

Mas não presta.

pedroabni
08-01-11, 21:30
o povo inventa cada coisa pra tentar fazer a moto andar mas ...
é nafitalina ... gasolina de avião ... aff
quer andar mas compra uma 100cc ou vai mas longe ... :lol:


isso compra uma pop q vai andar mais kkkkk

brincadeira amigo eh q eu nao podia deixar passar essa "/

chriskopsch
09-01-11, 12:31
Se fosse pra usar no tanque ia ser vendido em posto de combustivel!!!

NiveaC
09-01-11, 12:44
Se eu tiver errado me corrijam.
Segundo minhas teorias a gasolina aditivada comtem um produto corrosivo,
pois a mesma serve para limpar o sistema de alimentação do veiculo.
E se vc usar diariamente essa gasolina o produto num vai corroer o carburador?
Por isso uso aditivada só de vez em quando pra dar uma limpada no sistema.


nada a ver, a aditivada tem aditivos que ajudam a deixar o sistema sempre limpo, não significa que tenha ácido nela. colocar de vez em quando, sim, pode ser prejudicial, a sujeira acumulada da gasosa normal fica no final do tanque, usando a aditivada muito de vez em quando, teoricamente solta essa sujeira que vai pro bura. Sempre uso aditivada e não tenho problema, agora usar podium em moto pequena tbm não tem sentido, só serve pra gastar mais, pra fazer efeito a moto tem que ser de média cc pra cima. O que acontece é que normalmente o povo sai de uma gasosa de má qualidade e coloca podium daí acha que é pq é super gasolina que deixou a moto melhor

eumermodinovo
09-01-11, 12:48
Uma coisa é certa:
Quem usa, não tem dor de cabeça nenhuma quanto à insetos..
:lol: :lol:

jOSÉ
18-01-11, 00:03
Pessoal, lendo as respostas dos amigos da PN, fiquei em estado de alerta, alguns dizem que dá para colocar naftalina no tanque. Se o cara perguntou é porque não sabe o correto é responder que não.

Mas algumas respostas induzem em erro nosso amigo.

A história da naftalina tem a ver com o craqueamento do petróleo onde temos diesel, gasolina, querosene, e nafta. Essa nafta queima sim, se misturar na gasolina, o motor vira um foguete, de tão foguete pode até fundir se errar na mistura.
Só que essa nafta não tem a venda no mercado, ela vai para as petroquímicas é craqueada novamente e vai para as empresas de segunda geração para produção de plásticos(polímeros).
Naftalina aquelas bolinhas é somente para traças.

O que se pode conseguir é gasolina de aviação, dos aviões agrícolas é mais fácil, essa gasolina é de primeira qualidade, tem que cuidar para não saltar a tampa do cilindo para fora do motor de tanta explosão que ela dá. Mas eu não aconselho pois diminui a vida útil do motor.

Roberval3000
18-01-11, 06:23
num carro vc teria q colocar 1kg de naftalina pra ter resultado pifio

magrao tk
18-01-11, 07:02
Eu já disse e repito melhor explicado:
Eu já coloquei por ''experiencia'' quando eu era gurizão, não tinha internet como hoje pra pesquisar as coisas e quase nenhum entendimento do que era um motor, apenas conhecia aquele comentário. Coloquei numa moto 2 tempos e deu diferença sim, mas NÃO VALE A PENA, ou seja, NÃO ESTOU INCENTIVANDO NINGUEM, apenas respondi a pergunta do tópico com a experiencia que fiz, que no meu caso foi verdade.
Mas uma coisa é dar diferença, outra coisa é compensar fazer e NÃO COMPENSA!!!
Outra coisa, fiz porque era numa moto velha que já ia fazer o motor, se não NUNCA tentaria.

Se mesmo assim alguem ler esse tópico e querer tentar em sua moto nova ou velha, de trabalho ou não voces serão responsáveis pelas consequencias, NÃO VENHA CRITICAR DEPOIS, porque mais esclarecido que isso só desenhando.

Dias joao
18-01-11, 07:49
Se estiver com problemas de traça no tanque, 99% de chance delas saires :G

mdorigon
18-01-11, 10:50
Bem, não vejo como a naftalina melhora algo, se ela aumenta a octanagem, que é a resistencia que o combustivel tem ao ser comprimido, quer dizer vc pode comprimir ele mais dentro do cilindro sem ele explodir antes da ignição, a mesma não gera mais potencia. No caso do Magrão, no motor 2 tempos dele, esse aumento de octangem pode sim ter sido util, ja que motores 2 t são diferentes no funcionamento, e ja li que o ganho de potencia é muito mais brutal se conseguir trabalhar toda a octangem que o combustivel da em comparação com os 4 tempos. Como ele disse ele ja tava pra fazer o motor, muito provavelmente ja tava bem carbonizado, e a gasolina comum ja deveria estar dando pre ignição ao comprimir a mistura, com o incremento da octangem, parou o problema e recuperou parte da potencia que tava perdendo antes. Isso, só me leva a crer que quem colocou e teve mais ganho tava com o motor batendo pino, carbonizado, dando pré ignição e o aumento de octanagem diminui isso. Não vejo outro porque... :0_0: , ja que não aumenta a energia gerada na explosao da gasolina e oxigenio da mistura. Tipo a mesma coisa que algumas pessoas que tem motores carbonizados de mais e qdo colocam gas pódium sentem o carro melhorar absurdamente.

WgtAlves
18-01-11, 11:01
http://www.faneinbox.com/wp-content/uploads/2008/02/dexter.gif

cientificamente podemos comprovar que isso não é verdade pois...
se fizermos uma analogia com o que ocorre com as baratas, notaremos que a naftalina causará efeito contrario ao proposto no tópico pois..
ao ter contato com a naftalina a barata irá diminuir sua velocidade até parar de vez... e moooorreeerrr...
temos suspeitas de que irá acontecer e mesma coisa com a sua moto... :lol: :lol:

magrao tk
18-01-11, 11:11
Bem, não vejo como a naftalina melhora algo, se ela aumenta a octanagem, que é a resistencia que o combustivel tem ao ser comprimido, quer dizer vc pode comprimir ele mais dentro do cilindro sem ele explodir antes da ignição, a mesma não gera mais potencia. No caso do Magrão, no motor 2 tempos dele, esse aumento de octangem pode sim ter sido util, ja que motores 2 t são diferentes no funcionamento, e ja li que o ganho de potencia é muito mais brutal se conseguir trabalhar toda a octangem que o combustivel da em comparação com os 4 tempos. Como ele disse ele ja tava pra fazer o motor, muito provavelmente ja tava bem carbonizado, e a gasolina comum ja deveria estar dando pre ignição ao comprimir a mistura, com o incremento da octangem, parou o problema e recuperou parte da potencia que tava perdendo antes. Isso, só me leva a crer que quem colocou e teve mais ganho tava com o motor batendo pino, carbonizado, dando pré ignição e o aumento de octanagem diminui isso. Não vejo outro porque... :0_0: , ja que não aumenta a energia gerada na explosao da gasolina e oxigenio da mistura. Tipo a mesma coisa que algumas pessoas que tem motores carbonizados de mais e qdo colocam gas pódium sentem o carro melhorar absurdamente.


Com mais um detalhe que eu esqueci de dizer: A moto tava com a tampa do cilindro rebaixada.

Tarcisio Discipulo
18-01-11, 11:35
http://www.faneinbox.com/wp-content/uploads/2008/02/dexter.gif

cientificamente podemos comprovar que isso não é verdade pois...
se fizermos uma analogia com o que ocorre com as baratas, notaremos que a naftalina causará efeito contrario ao proposto no tópico pois..
ao ter contato com a naftalina a barata irá diminuir sua velocidade até parar de vez... e moooorreeerrr...
temos suspeitas de que irá acontecer e mesma coisa com a sua moto... :lol: :lol:

[2]
:lol: :lol: :lol: :lol:



riiii muito

mdorigon
18-01-11, 12:00
Com mais um detalhe que eu esqueci de dizer: A moto tava com a tampa do cilindro rebaixada.


Hum...então ta explicado. Bem aparentemente aumenta octanagem mesmo. Se vale a pena...acho mais facil pagar 2,80 do litro da ipiranga premium ou 3,20 do litro da pódium !!! Mas é bom saber.

juhpalaver
01-02-11, 11:56
eu JA VI
nego enfiando isso em tanque de sRad
se funcionou? NAO SEI
mais q o cara coloco 2 bolinhas ele coloco!

Fire_Head
01-02-11, 12:16
Claro que serve, serve para destruir o motor da moto, já que a naftalina corroi!

msguinha
01-02-11, 12:21
Po! E o campo pesquisa não serve pra nada?!

Esse é o Milesimo topico desse mesmo assunto soh esse mes! Ah Va!