PDA

Ver Versão Completa : Óleo Ipiranga GP Master Sintético 10W40 JASO MA2 API-SM



Eduardo_
17-01-11, 16:34
Alguém usou ou usa dele? Qual as possíveis vantagens no uso desse óleo?
enfim... falem

http://i421.photobucket.com/albums/pp298/plschutz/ipiranga.jpg

Furious VIPER
17-01-11, 16:48
Pela descrição ele é mais específico para motos grandes. Será q a viscosidade dele não é típica e motores grandes, q no caso das esportivas giram mais?

Eduardo_
17-01-11, 16:52
Pela descrição ele é mais específico para motos grandes. Será q a viscosidade dele não é típica e motores grandes, q no caso das esportivas giram mais?


Nas pesquisas que andei fazendo na internet vi que há pessoas usando ele em YBR, Yes, CB300 e CG 150.

apu
17-01-11, 20:11
fino d+ pras pequenas, nao?

chiccoli
17-01-11, 20:13
o original honda foi pra 10w30..

acho q tah ótimo,

relatam q sentiram alguma diferença ?

Esquadrão Marte
17-01-11, 20:17
Bom me escutei falar que oleo sintetico são usados em motor com folgas interna É verdade isso?

Caique
17-01-11, 20:24
acima de 750 cc pq?

chiccoli
17-01-11, 20:26
na relidade usasse oleo sintético pra fikar maiis tempo sem trocar oleo :G
pq as moleculas sintéticas mantes suas propriedades de viscuosidade por mais tempo e blá, blá, blá...
no fim das contas tem q trocar a cada 1 ano msm..

pra usar em motor com folgas (fumando quase), se usa oleo mais grosso, pro oleo num ficar na camara de explosão na hora q o pistão vai pra baixo, evitando q seja queimado, e tbm menos fumaça.

Eduardo_
17-01-11, 20:29
na relidade usasse oleo sintético pra fikar maiis tempo sem trocar oleo :G
pq as moleculas sintéticas mantes suas propriedades de viscuosidade por mais tempo e blá, blá, blá...
no fim das contas tem q trocar a cada 1 ano msm..


Pera ai. Tá me dizendo que eu posso rodar 1 ano com esse óleo?

Esquadrão Marte
17-01-11, 20:32
Então por isso que a ninjinha só usa oleo sintetico.

cabra de brasilia
17-01-11, 20:32
Tem muita gente que não roda em 1 ano a km especificada pelo fabricante para realizar a troca...então ela rfecomenda que se troque por prazo e esse prazo é 1 ano.

Minha mãe mesmo tinha um Uno que se rodasse 1.500 km por ano era muito.

chiccoli
17-01-11, 20:34
todo oleo vc pode rodar 1 ano !!

é só não ultrapassar o q o manual fala sobre limite de kilometragem!

a questão, é q pelo menos nos carros, o sintético, é usado pra quem roda mts km,
como provado em alguns teste de onibus, que rodam dentro da cidade 60 mil km, pq não perderam as suas propriedades de lubrificação, detertenges, e etc..

entendeu a teoria ?

carro roda 20~25 mil km com oleo sintético..

isso foi comprovado por nem lembro mais quem.., acho q era da castrol..
fais mt tempo q eu vi isso..

Eduardo_
17-01-11, 20:36
e se eu usar álcool na moto vai dar alguma coisa?

Esquadrão Marte
17-01-11, 20:41
Vo esperar os relatos do novo oleo da Honda. Emquanto não sai vo continuar usando o mobil mesmo.

chiccoli
17-01-11, 20:43
então véio..

na época q eu trampava em oficina, os mecanicos falavam q a sujeira ficava tipo uma borra na parte de cima do motor, tipo, o oleo descia, era trocado, mas a sujeira ficava como uma crosta na encima do nivel do oleo
isso em motor passado a alcool,

eu acho q é verdade pq o oleo entrava amarelo (mobil), e saia branco! :0_0:

ja como no seu caso, q eh mix, flex, sei lah,

faz um teste, e ve como q sai a cor do oleo, normalmente entra amarelo, e sai preto,

e nunca se esqueça de sempre olhar o nivel do oleo em caso de teste de alta kilometragem

Furious VIPER
17-01-11, 21:14
O que decide o período de troca de óleo é o projeto do motor, e NÃO o tipo de óleo.
Óleos sintéticos tem melhor poder de manter suas propriedades, ou seja, mais tempo com o "óleo ótimo". Mas em momento nenhum ele é mais durável!
Tipo... se o motor pede troca a cada 5mil km... tem q trocar a cada 5mil km usando óleo mineral de 15 pila ou um sintético de 50 pila. Mas a troca deve ser feita igual.

mdorigon
19-01-11, 22:34
Eu usei a minha vida toda na yes e na intruder oleo 10w40 semi sintetico elf. E agora to usando esse ai da ipiranga pela segunda vez na yes. Da primeira ele baixou bastante o nivel, coisa que o elf da mesma viscosidade naum fazia. Mas agora ta melhor, naum baixou tanto. Vantagens: todas. São oleos muito mais resistentes que os 20w50 defasados de mercado, apesar de serem api sl. Oleos 10w40 são mais resitentes ao calor, forçam menos a bomba de oleo, mantem mais a viscosidade a quente, isso devido ao alto indice de viscosidades deles devido ao fato de como são produzidos e desenvolvidos, deixam o motor mais leve, circulam mais rapido na partida a frio, aonde é o maior desgaste do motor, ajudam a te maior economia de combustivel, o motor ganha mais potencia, tudo isso pq a viscosiade do oleo não o faz perder força. E troco de 3000 em 3000 sem pestanejar, sem medo, pego estrada, cidade, com sol, com chuva, com frio... minha motos rodaram ja mais de 35 mil km cada uma com essa viscosidade e estão vivas. Experimente. Mas tenha uma coisa em mente, nas primeiras vezes que vc usar, confira o nivel de oleo sempre, porque seu motor pode consumir ele alem do normal, e te deixar na mão sem oleo, e depois vc vai achar ruim comigo !!!

chiccoli
19-01-11, 22:49
bem q moto poderia vir q nem carro,
começa com 5w30, depois vai subindo.., ..., ..., ..., 20w50(o ultimo) até os 1 milhão de km :G

num eh não ?

se não me engano o manual da zafira é assim..

Ferrugem
19-01-11, 23:12
O que decide o período de troca de óleo é o projeto do motor, e NÃO o tipo de óleo.
Óleos sintéticos tem melhor poder de manter suas propriedades, ou seja, mais tempo com o "óleo ótimo". Mas em momento nenhum ele é mais durável!
Tipo... se o motor pede troca a cada 5mil km... tem q trocar a cada 5mil km usando óleo mineral de 15 pila ou um sintético de 50 pila. Mas a troca deve ser feita igual.

certeza q é o contrario quem manda é o oleo a unica coisa q tenho certeza é q o q manda na real é o tempo de uso do motor e poucos se atentam a isso.....
Calma q já vou explicar todos devem saber q é a viscosidade do oleo que lubrifica o motor em palavras grossas o melado do oleo q naum deixa tudo fu*&*&^ e o oleo vai perdendo suas propriedades com o passar do tempo atravez do atrito e do calor
imaginemos assim dois carros iguais q usam oleo mineral q deve ser trocado a 5000km duas pessoas totalmente distintas mas q rodam a mesma km diaria um paulistano q pega transito todo dia e um paranaense q mal cruza com outro carro, resumindo nunca pega transito, ambos rodam por dia 30km o paranaense roda essa distancia em 30 min e o paulistano em 3hrs a pergunta é ambos devem trocar o oleo com 5000km???
Logico q naum pq querendo ou naum o paulistano teve um desgaste bem maior do motor pq ele fica ligado bem mais tempo e como já disse o q vai tirando as propriedades de lubrificação do oleo é o calor e o atrito do motor mesmo o carro parado com o motor ligado gera calor e atrito entaum o oleo deveria ser trocado antes dos 5000km indicado.
Vou procurar a reportagem do auto esporte q fala sobre isso

Ferrugem
19-01-11, 23:40
Naum sei qual dos dois é nenhum deles abril aki em casa mas eu acho q é um deles q fala sobre oleo

http://g1.globo.com/videos/autoesporte/v/saiba-a-hora-certa-de-trocar-o-oleo-do-carro/1318998/#/Manutenção/page/2

http://g1.globo.com/videos/autoesporte/v/veja-danos-que-o-carro-sofre-nos-congestionamentos/1314906/#/Manutenção/page/2

e Antes q alguem reclame q estao falando de carro e naum moto os dois são motorizados a combustão entaum o principio é a mesma mer*&^&8

mdorigon
20-01-11, 14:36
Bem Ferrugem, ai é caso de uso normal e severo. Quem diz algo a respeito da km de troca é o fabricante do motor mesmo. Pelo menos em alguns manuais modernos, ja especifica essas situações tipicas que vc citou, e indica a km de troca. No maual de meu civic manda trocar o oleo a cada 10 mil km, em uso normal, e folheando ele com mais atenção achei a indicação pra trocar com a metade se o uso for severo, especificando o que era o severo. Nenhum manual preve se vc colocar um oleo melhor, esticar a km. Se alguem pode falar isso é o fabricante do motor. Eu no meu caso, uso um oleo melhor que o manual pede, mas nem por isso estiquei as trocas. E meu uso não é severo. Pode até ser que o oleo esteja bom ainda, ou pode ser que ele ja deu... ai acontece o que muito se viu por ai, o cara para todo feliz no posto, o frentista vai trocar o oleo, fala pra ele que tem o normal e tem um que custa mais e anda o dobro... e la vem as borras de oleo no motor com o tempo. E pior ainda é aqueles veiculos que ficam dois anos pra rodar a km de troca...meu pai teve um, a primeira troca era com 15 mil km...foram dois longos anos :lol:

Eduardo_
20-01-11, 14:56
Eu usei a minha vida toda na yes e na intruder oleo 10w40 semi sintetico elf. E agora to usando esse ai da ipiranga pela segunda vez na yes. Da primeira ele baixou bastante o nivel, coisa que o elf da mesma viscosidade naum fazia. Mas agora ta melhor, naum baixou tanto. Vantagens: todas. São oleos muito mais resistentes que os 20w50 defasados de mercado, apesar de serem api sl. Oleos 10w40 são mais resitentes ao calor, forçam menos a bomba de oleo, mantem mais a viscosidade a quente, isso devido ao alto indice de viscosidades deles devido ao fato de como são produzidos e desenvolvidos, deixam o motor mais leve, circulam mais rapido na partida a frio, aonde é o maior desgaste do motor, ajudam a te maior economia de combustivel, o motor ganha mais potencia, tudo isso pq a viscosiade do oleo não o faz perder força. E troco de 3000 em 3000 sem pestanejar, sem medo, pego estrada, cidade, com sol, com chuva, com frio... minha motos rodaram ja mais de 35 mil km cada uma com essa viscosidade e estão vivas. Experimente. Mas tenha uma coisa em mente, nas primeiras vezes que vc usar, confira o nivel de oleo sempre, porque seu motor pode consumir ele alem do normal, e te deixar na mão sem oleo, e depois vc vai achar ruim comigo !!!


Tá ai! Era isso que eu queria ouvir! (ou melhor ler! hehehe)
A minha duvida só fica ainda quando ao uso de álcool no motor. ;)
Não confio muito nesse motor 150 da Honda quanto a questão do óleo do motor. Estou apostando nesse óleo pra poder rodar os 4000km recomendados pelo manual sem medo de ser feliz.

Furious VIPER
20-01-11, 15:13
Ferrugem, o mdorigon respondeu por mim!!

mdorigon
20-01-11, 15:17
Tá ai! Era isso que eu queria ouvir! (ou melhor ler! hehehe)
A minha duvida só fica ainda quando ao uso de álcool no motor. ;)
Não confio muito nesse motor 150 da Honda quanto a questão do óleo do motor. Estou apostando nesse óleo pra poder rodar os 4000km recomendados pelo manual sem medo de ser feliz.


Eduardo, só vai com calma em uma coisa : Espera a honda soltar o comunicado avisando que é pra todos os modelos de motos. A honda automoveis mudou o oleo na decada passada de 20w50 sj para 10w30 sl, soltou no manual dos carros zero km da epoca e fez uma circular para todas as ccs especificando para os modelos antigos tb poderiam usar esse oleo. Tem que ver se a honda motos vai fazer a mesma coisa. Não sei até onde é verdade, mas na primeira vez q comprei esse oleo da ipiranga o frentista não queria vender nem a pau pq um cara com uma titan mix tinha colocado na moto dele e duas horas depois voltou la com a moto em cima de um pickup com o motor travado. Se é veridico eu naum sei...sei que a yes e a intruder tem motores calibrados pra rodar com 10w40, pq la fora é mais comum. Esse motor 150cc da honda ja naum conheço muito, naum sei se la fora existe algo igual. Tem gente aqui no Brasil que roda com 15w40 sl mineral br top turbo a muito tempo.

Eduardo_
20-01-11, 15:27
Eduardo, só vai com calma em uma coisa : Espera a honda soltar o comunicado avisando que é pra todos os modelos de motos. A honda automoveis mudou o oleo na decada passada de 20w50 sj para 10w30 sl, soltou no manual dos carros zero km da epoca e fez uma circular para todas as ccs especificando para os modelos antigos tb poderiam usar esse oleo. Tem que ver se a honda motos vai fazer a mesma coisa. Não sei até onde é verdade, mas na primeira vez q comprei esse oleo da ipiranga o frentista não queria vender nem a pau pq um cara com uma titan mix tinha colocado na moto dele e duas horas depois voltou la com a moto em cima de um pickup com o motor travado. Se é veridico eu naum sei...sei que a yes e a intruder tem motores calibrados pra rodar com 10w40, pq la fora é mais comum. Esse motor 150cc da honda ja naum conheço muito, naum sei se la fora existe algo igual. Tem gente aqui no Brasil que roda com 15w40 sl mineral br top turbo a muito tempo.


Eu usei esse óleo por 2000km na Fan OHV que eu tinha, mas não usei mais por eu preferi confiar no mecânico dela! :lol:

mdorigon
20-01-11, 15:33
Top turbo ?

Eduardo_
20-01-11, 15:35
Top turbo ?


Não o Ipiranga.

fabianoaspro
21-01-11, 10:23
O problema do oleo sair branco quando usado com álcool é que o motor está desregulado e o excesso de álcool desce pelas paredes do cilidro e contamina o óleo. Tb se forma uma borra branca em bolas em certas partes.
Eu tenho um carro de arrancada a álcool e em 60km(!) o óleo já tá todo branco assim!

DavidR
21-01-11, 11:01
meu tio é mecanico e disse que esse é um bom oleo e que so poe dele na ML dele

Eduardo_
21-01-11, 13:58
O problema do oleo sair branco quando usado com álcool é que o motor está desregulado e o excesso de álcool desce pelas paredes do cilidro e contamina o óleo. Tb se forma uma borra branca em bolas em certas partes.
Eu tenho um carro de arrancada a álcool e em 60km(!) o óleo já tá todo branco assim!


Já que a minha é injeção pode ser que eu não tenha problema algum com esse óleo quando abastecer a minha com álcool?

mdorigon
21-01-11, 17:50
Já que a minha é injeção pode ser que eu não tenha problema algum com esse óleo quando abastecer a minha com álcool?


Teoricamente vc ta livre desse excesso. Eu tinha um gol a ar alcool, realmente formava uma pasta branca na tampa de oleo dele... imagino por dentro como ficava.

Eduardo_
21-01-11, 21:47
Valeu ai galera! :OK:

fabiogarros
21-01-11, 22:48
Buenas Galera!!!!

Vou dar meu pitaco sobre esse óleo!

Para aqueles que odiavam o Mobil preto! Para aqueles que usam os bons óleos Yamalube SL e Lubrax GP SL mas querem mesmo assim algo melhor! A bola da vez é esse óleo Ipiranga GP Master Sintético 10W40 SM!
A tempos estava querendo passar para um óleo melhor e de acordo com minhas pesquisas acabei selecionando 2 candidatos: Motul 5100 (15w50 semi sintético) R$35,00 e o Ipiranga GP Master (Sintético 10W40) R$30,00 (preços na cidade de Novo Hamburgo - RS)
De cara o Ipiranga GP Master Sintético 10W40 bate o Motul 5100 no preço e nas suas caracteristicas (algumas superiores)! No antanto minha dúvida pairava sobre o mudança de viscozidade sempre usei o 20w50 e passaria pro 10w40! Para quem mora no sul o 10w40 é sem dúvida mais adequado (para regiões mais quentes tenho minhas dúvidas!) Mas agora vem o problema do motor! Sempre usei o 20w50 será que vai dar problema no motor? Ai me vem a Honda com seu novo óleo semi sintético 10w30 (mais fino ainda que o da Ipiranga) Liguei para a conssecionária aqui da cidade perguntando qualq era desse novo óleo e quala posição da honda sobre quem poderia usa-lo! A resposta qualquer moto da honda poderá usar esse novo óleo com a recomendação de limpar/trocar o filtro de óleo e escorrer bem o óleo velho na hora da troca pelo novo!

Sem dúvidas agora sangue novo na motoca! Ipiranga GP Master Sintético 10W40 com limpeza de filtro de óleo na próxima revisão! Melhor custo beneficio para quem quer um óleo diferenciado!

Comentário sobre o novo óleo da Honda: Esse novo óleo honda sem dúvida e bem melhor que o Mobil preto e deve funcionar muito bem em motos novas! Mancada foi não fazer ele de acordo com os padrões modernos SL e SM deixando ele na minha opinião ainda inferior ao Yamalube e o Lubraz GP!
Também me preocupa a Honda não avisar a galera que se colocar óleo mais fino em motor usado (bem usado) pode dar merda! Acho que vai ter muito nego ai que não cuida muito o nivel de óleo colocando esse novo óleo da honda mais fino com o motor que ja baixava um pouco o óleo com o 20w50 imagina com o 10w30 vai baixar mais ainda travando o motor e a honda ganhando mais dinheiro ainda com peças que os nego vão ter que comprar pra arrumar os motor fundido!

Abre teu olho magnata!

PauloBros
21-01-11, 23:42
Uso o Essencial 4T a 800 km......tava usando Mobil..... rapaz, que oleo bom esse Essencial, SL 4T da BR. Vou continuar usando mesmo a Honda tendo seu oleo "de fabrica".

chiccoli
25-01-11, 11:28
como dizem..

oleo de F-1 parece coca-cola..

esse negócio de usar oleo fino.., pra mim tanto fais..

só q caso o motor for ficando ruim, vou usando uns mais grosso.., num posso ficar sem motor em só 30 mil né..


to fazendo o teste numa 150 com 68 mil km, só usava mobil preto

seja o q deus quiser.., ja rodo 500 e pokos km, nem tive coragem pra olhar o nivel do oleo ainda kk

apu
25-01-11, 21:35
mais algum relato desse oleo do ipiranga?

Thyago Mahon Barros
26-01-11, 04:26
Creio que em regiões mais quentes os de maior viscosidade é melhor. :OK:

SydmaaR
26-01-11, 05:11
Será que pode misturar 2 Tipos de óleo
um normal e o outro sintético,
sem ter problemas na moto ?

mdorigon
26-01-11, 07:52
Vou deixar mais um relato: assim como da outra vez que usei ele na minha yes, to usando ele e o bicho consumiu, principalmente qdo se anda mais forte na moto em rodovia. Rodei coisa de 1600 km e hj de manhão conferi e ele ta na marca minima. Vou completar ele hoje com o restante que tenho dele no frasco, mas pelo menos pra mim e na minha yes ele apresenta esse incomodo. O ponto de fulgor dele é baixo em relação ao elf 10w40 que uso, acho que é esse o problema desse oleo. Bem, temos usuarios em ybr aqui no forum que não tem esse problema dele baixar. Quem mais usou ele na yes ? Vou voltar pro bom e velho elf 10w40 sh semi-sintetico que não consome que nem esse, consiguo rodar os 3000 km com ele dentro do nivel.
Mas esse oleo ipiranga é muito bom sim...pena que não casou no meu motor.

speedFan
26-01-11, 09:37
O manual da honda pede para usar mobil e uso sempre mobil hehe..... meu pai mesmo tem uma cg 2002 com 93000 km rodados e usa mobil até hoje sem problemas nunca precisou mais cheio de isso ou aquilo :OK:
mas se caso precisar um dia mudo de oléo :G