PDA

Ver Versão Completa : Discussão sobre a marcação errada do painel das motos..



Carleetos
21-01-11, 13:36
Bom, pelo que eu pude ver nesse tempo todo lendo tópicos e mais tópicos aqui no fórum, em relatos sobre a velocidade aferida no painel de nossas motos, parece que realmente elas marcam uma velocidade incompatível com a realidade, sempre erram pra mais.

Esse erro é mesmo intencional? É de propósito? Eu acho que o velocímetro deveria marcar a velocidade real, ou o mais próximo possível da velocidade correta. Pra mim não faz sentido tem um marcador que marca errado de propósito.

Seria o mesmo que usar o relógio que marca a hora errada, pra mais, só pra você não se atrasar.

E vocês o que acham?

sportim
21-01-11, 13:51
bom segundo algumas informações a velocidade do painel é 10% a mais que a velocidade real ou seja em torno disso
numa velocidade de 120*0.10=108km/h que é a velocidade real... mas será que é so de moto ou de carro é assim tambem???
mais duvidas :G :G

navegador.porto
21-01-11, 13:53
É de fato uma boa pergunta. Deve ter motivo. Os caras não iriam fazer errado só por fazer...

Carleetos
21-01-11, 14:03
Ah, sei lá, pra mim não se justifica. Mesmo a idéia de que ela marca errado para que você pense estar em uma velocidade acima da que você está de fato, como que por segurança, pra mim não justifica.

Eu só consigo entender que está marcando errado e deveria marcar certo.

Dias joao
21-01-11, 14:08
é margem de erro. acontece geralmente nas motos pequenas, as de maior porte e com painel digital são mais precisas.
talvez o painel das PN seja feito pra rodar na casa dois 90~100 onde o a margem de erro é pequena...
talvez será pro cara se iludir que a sua PN sejá uma mini yabusa...
vai saber... eu acredito na 2ª pois ja deve existir tecnologia pra deixar o velocimetro com uma margem de erro muito menor, mas é só especulação minha...

edumrq
21-01-11, 14:10
Carro marca errado tambem, quanto maior a velocidade, maior o erro, não é sempre 10% a mais tambem não, da mais trabalho fabricar uns velocimetro que marca sempre 10% a mais da velocidade real, do que um que marca somente a velocidade real, eu acho que é relaxo mesmo das montadoras

Carleetos
21-01-11, 14:13
vai saber... eu acredito na 2ª pois ja deve existir tecnologia pra deixar o velocimetro com uma margem de erro muito menor, mas é só especulação minha...


Tecnologia com certeza tem sim, talvez uma coisa simples como a mudança sutil na espessura do cabo de velocímetro, sei lá.. Se é intencional eu continuo achando que não se justifica, o velocímetro deve marcar corretamente.

Dias joao
21-01-11, 14:14
Carro marca errado tambem, quanto maior a velocidade, maior o erro, não é sempre 10% a mais tambem não, da mais trabalho fabricar uns velocimetro que marca sempre 10% a mais da velocidade real, do que um que marca somente a velocidade real, eu acho que é relaxo mesmo das montadoras


verdade, eu uso 10% por base, mas pra mim que abaixo de 100 ele é bem mais preciso...

NiveaC
21-01-11, 15:22
já andei com o gps de um amigo e chega a ser engraçado, a diferença vai de 4km até 12km a mais rs
infelizmente só pude ir até 80 devido a característica da via, ainda tenho curiosidade de andar um em rodovia pra ver a máxima real
existe a lenda que isso ocorre pra ninguém tomar multa mas duvido muito, acho que é relaxo ou então o velocímetro das pequenas não é lá essas coisas tbm

Carleetos
21-01-11, 15:24
acho que é relaxo ou então o velocímetro das pequenas não é lá essas coisas tbm


É, acho que é mais fácil ser isso mesmo.. Uma pena.

buneco
21-01-11, 15:36
é simplismente pra iludir os compradores...
mas tenho outro ponto de vista
se ele marca a mais é bom porque sempre estamos abaixo da velocidade máxima da via se respeitarmos o painel
segurança nunca é demais!

piupiu
21-01-11, 15:41
tambem acho q e meio por segurança marca um pouco a mais.

Pq ninguem ai reclama dos radares tambem da 10% de limite de velocidade???
ao ponto de vista de alguns q comentaram aki seria melhor entao ser exato ? tipo passar a 61 nun radar de 60 ja leva multa certo ?

Carleetos
21-01-11, 15:52
Pq ninguem ai reclama dos radares tambem da 10% de limite de velocidade???
ao ponto de vista de alguns q comentaram aki seria melhor entao ser exato ? tipo passar a 61 nun radar de 60 ja leva multa certo ?


Radar é outra coisa, tem outra função. Não é pra medir somente, é pra controlar. Se o radar impõe que você passe a 60km/h, então estando seu velocímetro marcando corretamente você passa a 60km/h ou menos, não a 61km/h.

Eu acho que é essencial que ele marque certo pra o condutor saber exatamente qual sua velocidade. Se não é possível ou é difícil que seja 100% correto, que o erro seja mínimo.

Um dos sintomas de problema na embreagem, por exemplo, é rotação incompatível com a velocidade né? Estando seu velocímetro desregulado então, marcando pra mais isso seria ruim, abafaria o problema.

mmoura
21-01-11, 15:54
Acho que tem um toque do senhor marketing tbm. Nego vai na Concessionaria
sem conhecer moto e o vendedor tasca nele que a moto chega à velocidade que está no painel
140 por exemplo e o cara acaba comprando!!
Mas nao descarto as outras opinioes.

piupiu
21-01-11, 15:58
Radar é outra coisa, tem outra função. Não é pra medir somente, é pra controlar. Se o radar impõe que você passe a 60km/h, então estando seu velocímetro marcando corretamente você passa a 60km/h ou menos, não a 61km/h.

Eu acho que é essencial que ele marque certo pra o condutor saber exatamente qual sua velocidade. Se não é possível ou é difícil que seja 100% correto, que o erro seja mínimo.

Um dos sintomas de problema na embreagem, por exemplo, é rotação incompatível com a velocidade né? Estando seu velocímetro desregulado então, marcando pra mais isso seria ruim, abafaria o problema.


Bom eu nao acho o "U" do "**" a moto marca um pouco a mais, pq me diz ai quais sao as tantas vantagens do painel ser exatamente exato?

mandrakyy
21-01-11, 16:00
Eu li em algum lugar mais não me recordo, essadiferença entre velocidade real e a dos velocimetros foi feita para ajudar a vida util dos motores sendo assim quando vc esta usando "todo" motor na realidade ele ainda tem uma certa folga. Não sei bem explicar onde eu li tava bem explicado...O geral me parece que eh pra ajudar a preservar os componentes do motor...

Carleetos
21-01-11, 16:01
Bom eu nao acho o "U" do "**" a moto marca um pouco a mais, pq me diz ai quais sao as tantas vantagens do painel ser exatamente exato?


Simplesmente marcar certo. Dar a informação correta.

Se pra você não faz diferença, bom, tudo bem. Pra mim faz.

Carleetos
21-01-11, 16:04
Eu li em algum lugar mais não me recordo, essadiferença entre velocidade real e a dos velocimetros foi feita para ajudar a vida util dos motores sendo assim quando vc esta usando "todo" motor na realidade ele ainda tem uma certa folga. Não sei bem explicar onde eu li tava bem explicado...O geral me parece que eh pra ajudar a preservar os componentes do motor...


Será mesmo? Se o cara anda com o cabo enrolado o tempo todo acho que o motor vai chegar no seu limite, sem essa folga, independente de quanto o velocímetro marca, não? Faria mais sentido se isso fosse com o tacômetro (conta giros), se ele marcasse mais do que o real. Né?

roschneider
21-01-11, 16:08
bom o velocimetro das nossas pequenas ainda sao mecanicos e seu funcionamento depende de engrenagens que mesmo com processos de produçao cada vez mais precisos ainda tem uma certa margem
e os 10% que todos falam eh o que o a lei determina que o maximo de erro de um velocimetro seja isso 10% para mais ou menos

Carleetos
21-01-11, 16:12
bom o velocimetro das nossas pequenas ainda sao mecanicos e seu funcionamento depende de engrenagens que mesmo com processos de produçao cada vez mais precisos ainda tem uma certa margem
e os 10% que todos falam eh o que o a lei determina que o maximo de erro de um velocimetro seja isso 10% para mais ou menos


Também acredito que seja por isso, no caso das pequenas eles são 100% mecânicos e de 'engenharia antiga' (se é que posso dizer assim).

Há pessoas que dizem que esse erro é intencional, mas sei lá, acho que não.

mdorigon
21-01-11, 18:01
Bem, nas pequenas, com o acionamento pelo cabo de aço, e junta a vibração ali na frente. Nas maiores, ja é diferente, tipo a fazer e a twister sei que é outro sistema. Nos carros tb, pelo menos na minha antiga chevy tive que trocar um pinhão que ia num cabo de aço la pros lado do cardã, e ai começou a voltar a marcar a velocidade de novo. Fato é que da diferença mesmo, tem um monte de fatores que influencia, ai depende do sistema vc tem mais precisão. To rodando com gps na minha yes e falo, como é mentiroso. E o meu mente pra caramba a 80 por hora ele da muita varição. Mas o mais engraçado foi ele marcar 130 ou algo perto disso, por causa da vibração no painel as vezes ele fica meio doido, o gps tava marcando 117 reais, o maximo que consegui até agora com o pinhão 15, mais ainda tinha mais giro pra dar no motor. No meu carro, um civic 2000, ele o gps marca 100 por hora, o velocimetro ta chegando nos 110. Sei que os fabricantes deixam uma margem mesmo, pra ajudar no caso dos radares.

blaugusto
21-01-11, 18:44
O velocimetro das nossas pequenas funciona como a embreagem de uma Biz.
É por fricção e força "centripeta".

Quanto maior a rotação (velocida nesse caso) maior a força aplicada nas escovaas e maior o erro no painel.

Castrovox
22-01-11, 15:13
Garanto a vcs que isso é acerto de fábrica.
Meu irmão trabalha na fábrica da Honda e segundo ele ouve por lá, é por questão de segurança ao motociclista mais empolgado.
O cara anda a 110km/h real e no painel está marcando 120 ou 130km/ e diminui a mão.
Se é verdade não sei, mas que faz sentido, isso faz.

Dias joao
22-01-11, 17:33
não vejo como painel marcando 130 vá acalmar quem quer correr, geralmente quem faz isso acelera até cortar giro, que não tem haver com a velocidade.

tur10
22-01-11, 23:25
Se fosse só 10% de tolerancia ainda tava legal... testei com gps na biz, e a 80 km/h no painel marca 60 km/h no gps...
não é a toa que cola 140 fácil...

junior_itj
23-01-11, 01:18
a biz é muito mentirosa sim, passa dos 10%, a minha titan chega perto dos 10%, a 110 de painél o gps marca 103, a 120 de painél o gps chega nos 110, a 65 ou 66 de painél o gps ta a 60.

E com certeza esse erro é proposital, se não porque sempre aumentaria e não diminuiria as vezes?

Thyago Mahon Barros
23-01-11, 03:43
é simplismente pra iludir os compradores...
mas tenho outro ponto de vista
se ele marca a mais é bom porque sempre estamos abaixo da velocidade máxima da via se respeitarmos o painel
segurança nunca é demais!


Eu tb. acho o mesmo e marcando a mais é bom pra que não corram tanto. :OK:

SydmaaR
23-01-11, 06:47
não vejo como painel marcando 130 vá acalmar quem quer correr, geralmente quem faz isso acelera até cortar giro, que não tem haver com a velocidade.


Concordo cara....

:lol:

Furious VIPER
23-01-11, 11:55
Uma vez em viagem 2 ybr e 1 titan marcando 80km/h e uma Comet marcando 70km/h...
Vai entender!!

Irmão
23-01-11, 12:09
Acho que isso não tem nada a ver com segurança e nem com
respeito a velocidade da via...Isso é uma falta de fiscalização
por parte do nosso querido INMETRO, as montadoras fingem
que faz certo na aferição e o inmetro finge que fiscaliza :lol: :lol:

Irmão
23-01-11, 12:13
Já tinha esquecido... Excesso de graxa no desmultiplicador (engrenagem de roda)
(Tem mecanico que poe quase um Kilo de graxa na engrenagem).... e cabo mal lubrificado
tambem dão diferença na marcação real.

lion
23-01-11, 12:20
Ao meu ver é imprescindível tal atraso, eu mesmo quando estou empolgado correndo em locais mais 'apropriados', sei do risco que seria ter um velocímetro aferido precisamente.

O que nos faz acelerar é a ilusão de estarmos indo devagar, então, que algo nos iluda para nos sentrmos mais rápidos andando mais devagar.

não vejo nada errado nisso, quanto mais rápidos pareçamos estar andando, quando na realidade estivermos devagar, melhor!

juniorprotti
24-01-11, 08:52
não vejo como painel marcando 130 vá acalmar quem quer correr, geralmente quem faz isso acelera até cortar giro, que não tem haver com a velocidade.


pios é..marcanu menos eu não..quem quer correr..cortar giro.o faz.

juniorprotti
24-01-11, 08:55
Eu li em algum lugar mais não me recordo, essadiferença entre velocidade real e a dos velocimetros foi feita para ajudar a vida util dos motores sendo assim quando vc esta usando "todo" motor na realidade ele ainda tem uma certa folga. Não sei bem explicar onde eu li tava bem explicado...O geral me parece que eh pra ajudar a preservar os componentes do motor...


???? quem enrola cabo e vai ate onde o motor aguenta, sabe que ta forçando o motor e que pode acabar..não tem porque pensarem pra gente.cada um sabe o que faz e as consequencias neh :s

Carleetos
24-01-11, 13:06
(1)O que nos faz acelerar é a ilusão de estarmos indo devagar, então, que algo nos iluda para nos sentrmos mais rápidos andando mais devagar.

(2)não vejo nada errado nisso, quanto mais rápidos pareçamos estar andando, quando na realidade estivermos devagar, melhor!


(1) Olha bro, eu discordo. No meu caso não me 'iludo' com o velocímetro porque sei que marca errado pra mais, só que como o valor não é exato (por exemplo, se marcasse sempre 10km/h a mais eu saberia a quanto estou) eu fico tentando adivinhar a que velocidade estou. O que me faz acelerar é a sensação de estar devagar, e não o velocímetro, ou mesmo pra acompanhar a velocidade do fluxo.

(2) Se fosse por isso, era melhor que o velocímetro só marcasse até 80km/h, ou mesmo que as motos nem tivessem, já que é pra marcar errado mesmo.

lion
24-01-11, 16:11
Certo, mas pra quem nao sabe que ele ta errado é outra história :lol:
Ter um velocimetro marcando mais só não vai trazer problemas...

Mas concordo, eu adoraria ver a que velocidade estou indo precisamente.

Carleetos
24-01-11, 16:42
Certo, mas pra quem nao sabe que ele ta errado é outra história :lol:
Ter um velocimetro marcando mais só não vai trazer problemas...

Mas concordo, eu adoraria ver a que velocidade estou indo precisamente.


:lol:

A idéia é essa, marcar certo.

msguinha
24-01-11, 16:47
tambem acho q e meio por segurança marca um pouco a mais.

Pq ninguem ai reclama dos radares tambem da 10% de limite de velocidade???
ao ponto de vista de alguns q comentaram aki seria melhor entao ser exato ? tipo passar a 61 nun radar de 60 ja leva multa certo ?


Acho que não, ACHO que você tem 10% de tolerancia nos pardais. Nao sei onde ouvi isso.