PDA

Ver Versão Completa : Motoqueiros vs. Motociclistas



lukinhasb
23-01-11, 00:08
SIIIMM! Eu sei que isso sempre dá briga, mas venho com este tópico propor aos usuários que discutamos isso SEM BRIGAS!

O intuito desse tópico é a galera trocar suas ideias sobre porque acha errado ou certo definir os usuários de moto entre motociclistas e motoqueiros, e defender suas ideias com argumentos!!

MINHA OPINIÃO

Eu pessoalmente me considero um motociclista. Na verdade nem moto eu tenho, mas eu considero o "ser motociclista" como uma mentalidade que você leva quando vai dar o rolé, independente da moto que tenha, etc... É o respeito para com sua vida na hora de pilotar, para com os outros, mas isso não implica andar como um anjo, é andar ligeiramente, mas sabiamente...

Ser motociclista não tem nada a ver com a moto que você pilota... Tem muito "motoqueiro" de 1000cc, e motociclistas de 125~300cc...

Uma coisa que me ajudou muito a botar a cabeça no lugar em relação à moto foi ver fotos de acidente, fotos pesadas, nego despedaçado mesmo... É ruim de ver mas é importante pra todos que queiram andar de moto, pra não se deixar levar pelo impulso de fazer uma besteira...

FIM

Outros tópicos do assunto: (Fechados devido a brigas, ou receio de brigas)
http://www.pequenasnotaveis.com.br/area-de-debate/motoqueirismo-e-'motociclismo'/

http://www.pequenasnotaveis.com.br/boteco-da-esquina/motoqueiro-e-motociclista/

Lembrando, não vamos discutir isso agressivamente, acho que isso é muito importante da galera discutir, porque engloba muito mais do que apenas palavras, mas sem respeito fica complicado, vamos colaborar!

abraços

junior_itj
23-01-11, 01:07
Eu não vejo problema em diferenciar motoqueiro de motociclista como algumas pessoas veem, eu entendo como motociclista quem tem respeito pela moto, mantém cuidada, usa mas sabe os limites, e vejo como motoqueiro quem não tem respeito pela moto, aquele que não cuida, altera ela toda, coloca tudo do mais barato, (tem coisas que não dá para confiar nos baratos), sai empinando, estralando, esguelando toda a vida.

pra mim é isso

Thyago Mahon Barros
23-01-11, 03:48
Pra mim as duas opiniões estão corretas. :OK:

Roberval3000
23-01-11, 06:38
Outros tópicos do assunto: (Fechados devido a brigas, ou receio de brigas)


cara q fala q foi fechado devido a brigas e abre outro

é um genio mesmo!!!!!!

SydmaaR
23-01-11, 06:46
Eu não sei se a diferença, mais a partir do momento que eu comecei a diferenciar,
eu sempre ando mais sossegado na minha, tentando ser um bom motociclista...

mantabodyboarder
23-01-11, 07:41
lá vem mais da mesma porcaria...


As duas coisas são a mesma, se vc anda diferenciando é que nãpo sabe diferenciar primeiro o que é uma pessoa civilizada de um animal.
Fazer esse tipo de "separação" é sim pejorativo e só serve para quem não anda de moto discriminar mais ainda.

cabra de brasilia
23-01-11, 07:53
Pra muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuiiiiiiiiiita gente motocicleta é só um meio de trabalho e nada mais assim como a vassoura é pro gari..........agora se o camarada em cima dessa ferramenta de trabalho dá valor a própria vida ou não é outros quinhentos...o que eu faço quando vejo um não dando valor a essa Graça que Deus nos deu é pedir Bençãos sobre ele e tchau.....

De resto já encheu o saco esse tema....pega sua motoca e vai curtir na paz quem ama esse estilo de vida e pra quem só vê a moto como ferramenta de trabalho e nada mais que Deus te Abençõe porque o trampo é árduo e perigoso.

magnani
23-01-11, 09:43
Motoqueirismo e “Motociclismo” - Parte 2

Assim que eu publiquei o texto <a href="http://blog.fabiomagnani.com/?p=5533">Motoqueirismo e "Motociclismo" - Parte 1</a>, me dei conta que levei em conta apenas dois espaços de discussão: jornais (que só criminalizam os motoqueiros) e revistas (que só querem vender motos e acessórios para "motociclistas"). Mas existem outros três lugares muito importantes para discussão: reuniões de amigos, blogs e grupos da internet.

Um traço comum desses três espaços de discussão é que não dependem de grandes empresas de publicação. Por bem ou por mal, nós é que mantemos as discussões vivas nestes fóruns.


Reuniões de Amigos - Bares e Rodinhas

O principal lugar para conversas sobre motoqueiros e "motociclistas" são as rodinhas: enquanto os motoboys ficam esperando o serviço, nos pontos dos mototaxis e nos encontros de amigos em bares e restaurantes. O legal desse tipo de conversa é que cada um está à vontade perto de seus amigos e companheiros. O problema é que formam naturalmente uma categoria, com mais ou menos a mesma opinião. Por isso, muitas vezes servem mais para consolidar uma opinião existente do que para pensar em novas possibilidades. Quem é motoqueiro continua motoqueiro, quem é "motociclista" continua "motociclista". Outro problema é que as conversas acabam ficando por ali, não se tornando públicas. Esse espaço é o mais próximo da experiência física do motoqueirismo, pois seus participantes normalmente estão perto de suas motos.


Blogs

Há dois tipos de blogs. Alguns têm grandes anunciantes, se parecendo bastante com as revistas. Esses têm as mesmas vantagens (recursos) e os mesmos defeitos (dependência dos anunciantes). Também há os blogs sem anunciantes, que não têm recursos e são independentes. A principal características dos blogs é que espelham apenas a opinião do seu administrador. Quem é motoqueiro defende os motoqueiros, quem é "motociclista" defende os "motociclistas". Quem acompanha os blogs normalmente concorda com a opinião de quem escreve, por isso não há muita mudança de opinião. Por outro lado, os textos nos blogs são mais consolidados, escritos com mais tempo e mais cuidado. Então, embora sejam muito lentos nas discussões, são importantes como formadores de opinião. Uma observação importante é que uma das grandes vantagens dos blogs, que é a blogosfera (uma rede de blogs que se comunicam), não é muito forte no meio das motos. Essa blogosfera une a opinião profunda de cada administrador com a diversidade da comunidade. É uma questão que poderia melhorar.


Grupos da Internet

O terceiro espaço de discussão é formado pelos grupos da internet. Neles há milhares de usuários discutindo qualquer idéia. Um usuário lança um tema e os outros respondem. É a maior novidade que temos nos últimos anos. A riqueza de opiniões é muito grande. Aqui os motoqueiros defendem suas opiniões, os "motociclistas" as suas, em um grande embate. Muitas vezes essas argumentações viram briga. A deficiência desse espaço de discussão é que não há uma consolidação das idéias, apenas um grande caos de opiniões. Outra coisa é que normalmente as pessoas respondem às pressas, não para contribuir, mas para ganhar a discussão. Esse aspecto político nos grupos de discussão - para ver quem é mais espertinho, mais sarcástico e quem escreve mais - fica acima da construção de uma visão mais integrada do que eu chamo de motoqueirismo (integração de todos que andam de moto). Isso não é nada de novo, pois essa componente política faz parte de qualquer relação humana. Normal.

Como ilustração, eu resolvi testar esse espaço de discussão. Publiquei a primeira parte deste texto em cinco grupos de discussão. O texto foi publicado no sábado à tarde. Esperei até o domingo pela manhã para ver os resultados. Esse teste não tem nada de formal, por várias razões: esperei pouco tempo e escolhi os fóruns em que eu já era cadastrado. Outro problema é que eu não sei se os participantes no sábado são representativos do restante da semana.

O título do texto, que era visível aos participantes, era "Motoqueiros e 'Motociclistas'". Se a pessoa se interessasse pelo assunto, clicava sobre esse título, ganhando acesso ao texto. Ao fazer isso, esses fóruns registravam as visualizações. Não dá para saber se a pessoa leu o texto ou não. Vamos aos resultados.

<a href="http://forumxt600.com.br/">Clube XT600</a>. 16.600 membros. Formado por pessoas que possuem motos Yamaha XT600, Yamaha XT660 ou Suzuki V-Strom. Pouquíssimas visualizações e nenhuma resposta. Não posso dizer se isso aconteceu porque poucas pessoas participaram do fórum, porque não houve interesse pelo assunto ou se eu publiquei em uma área de pouca visibilidade.

<a href="http://pequenasnotaveis.com.br/">Pequenas Notáveis</a>. 16.200 membros. Dedicado a proprietários de motos de baixa cilindrada. 71 visualizações e 7 respostas. A maioria das pessoas apoiou o texto. O interessante foi que o administrador fechou o tópico (isso impede que outras pessoas escrevam, mas não impede a leitura). O motivo alegado foi que havia "possibilidade de brigas" e que essas idéias já tinham sido muito discutidas no fórum. Eu não sei até que ponto ele leu o meu texto, em que defendo a integração de todos, ou se o seu ato foi baseado apenas no título. Mas é estranho esse tipo de censura, já que quase todos estavam concordando. Mesmo depois de fechado o tópico, eu continuei a receber mensagens por e.mail me apoiando pelo texto.

<a href="http://www.falcononline.com.br">Falcon on Line</a>. 8.000 membros. Formado principalmente por quem tem moto Honda Falcon 400cc. 77 visualizações e 12 respostas. Metade das pessoas que responderam não concordavam com a minha opinião, mas continuaram a discussão, apresentando o seu ponto de vista. Não foram críticas, mas contribuições. A outra metade se dividiu em elogios e críticas. O nível da discussão aqui foi muito bom. O problema é que eu sou um participante antigo desse fórum, então não sei até que ponto as pessoas "se seguraram" nas críticas por consideração a quem estava escrevendo.

<a href="http://www.debatemotos.com">M@D</a>. 4.300 membros. Fórum dedicado a todos os tipos de motos. 170 visualizações e 18 respostas. Um destaque importante é que tem o termo "motociclistas" no nome do fórum. Esse foi o grupo da internet com maior atuação política dos usuários. O primeiro a responder foi um usuário com o quinto maior número de mensagens no fórum. Criticou o tamanho do texto e disse que não leu. Vários outros usuários reproduziram a mesma opinião. Seguiram-se então duas respostas diferentes, uma elogiando e a outra argumentando em sentido contrário. Mas logo depois uma ação de um outro usuário influente simplesmente acabando com a discussão. Seguriam então vários outras respostas no mesmo sentido. Esse ataque é estranho, pois as respostas fazem com que o tópico fique sempre na parte mais visível da página. Se fosse algo irrelevante, ninguém perderia tempo respondendo. Duas coisas ficam claras: esse tipo de discussão não é interessante para aquele fórum e há uma forte manipulação política das discussões. O que não fica claro é se essa manipulação política vai no sentido de consolidar opiniões no fórum ou se é apenas uma luta pelo fortalecimento das imagens individuais.

<a href="http://www.xt660.com.br">Fórum XT660</a>. 1.300 membros. Formado principalmente por quem tem motos Yamaha XT660. 42 visualizações e 2 repostas. As duas respostas foram para continuar a argumentação.

Em resumo, quando lancei a minha opinião nos fóruns, obtive:

- Apoio dos participantes de motos pequenas.
- Continuação da argumentação pelos fóruns específicos (400cc e 660cc).
- Censura por parte do administrador do fórum de motos pequenas.
- Censura política por parte do fórum de múltiplas motos.

As críticas foram no caminho de sempre: o maior conjunto de besteiras já visto na internet, mais uma teoria da conspiração, texto muito longo, cansativo e com muita frescura. Eu acrescentaria sectário, polarizado, fragmentado e raivoso. Nada mal para um mero texto de blog escrito às pressas. Desta vez não cheguei nem a 10 defeitos.


Conclusão

Continuo achando que a divisão entre motoqueiros e "motociclistas" é um grande erro, que não serve aos interesses de quem anda de moto. Concordo que o texto foi muito longo e confuso, mas não se deve criticar tanto um mero texto de blog. Quando eu for escrever o "Manifesto do Motoqueirismo" tomarei mais cuidado, prometo.

Hoje em dia, a discussão sobre a divisão entre motoqueiros e "motociclistas" é assim nos cinco grandes espaços:

--- Jornais. Desvantagem: colocam motoqueiros como bandidos. Vantagem: têm competência para investigações e grande circulação.

--- Revistas. Desvantagem: apenas vendem produtos para "motociclistas". Vantagem: têm recursos financeiros e grande circulação.

--- Reuniões de amigos. Desvantagem: são formadas por grupos de pessoas que já têm a mesma opinião e não são discussões que alcançam o público. Vantagem: pessoas que têm contato direto com a vida com as motos.

--- Blogs. Desvantagem: mostram apenas uma visão e têm pouca circulação. Vantagem: são independentes e apresentam uma visão consolidada.

--- Grupos da internet. Desvantagem: não conseguem consolidar uma opinião e a maior parte das conversas são para apenas para "vencer" a briga. Vantagem: imensa diversidade de opiniões.


Parece, então, que não há solução. Todos os espaços de discussão têm suas deficiências. Vamos continuar a ser vistos ou como bandidos ou como consumidores.

Eu acho que há uma outra solução, que é usar todos esses espaços ao mesmo tempo. Unir as vantagens de cada um. Os grupos de internet têm a diversidade, os blogs têm a independência e a opinião, as reuniões têm a experiência real das pessoas, as revistas têm recursos financeiros e os jornais têm poder de investigação. Cada um desses espaços pode absorver o que o outro tem de bom e criticar o que tem de ruim. Dessa conversa entre blogueiros e participantes de fóruns, entre os assinantes e as revistas, é que poderemos criar uma grande identidade daqueles que andam de moto. Essa identidade tem que ser muito diversificada, pois somos muito diferentes. Mas também tem que ter algumas opiniões bem claras, para avançarmos na defesa dos nossos interesses. É preciso tomar cuidado para não transformar uma conversa em uma briga. Nós não ganhamos nada com brigas entre nós.

Para terminar, peço desculpas pelo texto longo e pela minha defesa forte da união diversificada dos motoqueiros. Pelo menos expus a minha opinião. Acho que fiz a minha parte.

[Texto extraído do blog Equilíbrio em Duas Rodas (http://www.fabiomagnani.com)]

P.S.-> Prezado administrador. Se possível, gostaria de deixar essa minha resposta registrada lá no tópico fechado. Abraços.

lukinhasb
23-01-11, 11:11
cara q fala q foi fechado devido a brigas e abre outro

é um genio mesmo!!!!!!

O casali falou que podia abrir um tópico sobre esse assunto, mas se a galera não brigasse:


Este é um tópico que sempre acaba em brigas, por isto vou trancar
Usem a busca vão encontrar muitos com o mesmo assunto, se quiserem continuar em outro e sem brigas, tudo bem.

mantabodyboarder

lá vem mais da mesma porcaria...

Olha o respeito brother...

lion
23-01-11, 11:21
São sinônimos.

Motoqueiro = Quem faz uso da moto.
Motociclista = Moto é uma bicicleta com motor, portanto, se quem pratica ciclismo é ciclista, motociclista é quem utiliza a moto.

Toda e qualquer distinção entre quem usa para trabalho e transporte, abre margem a pre-conceitos, uma vez que quem faz uso dessas motos para trabalho, em sua maioria são pessoas de baixa-renda, que em razão da necessidade das grandes cidades passaram a utilizá-la como meio para ganhar a vida.

Isso de tentar transformar motociclistas em anjos e motoqueiros em demônios é uma atitude no mínimo infantil, uma vez que boa parte dos motoboys, ao ficarem mais velhos, segundo documentários produzidos, acabam ficando mais responsáveis e reconhecendo seus erros.

Ao invés de criticar, de oferecer pre-conceito, deveríamos tentar entender o lado deles, que promovem o desenvolvimento das grandes cidades, arriscando suas vidas.

Medidas que podem salvar seus retrovisores, evitar pre-conceitos:

Cobre dos seus políticos atitudes que garantam a convivência entre todos os meios de transporte no trânsito, defenda campanhas de conscientização, seja atento no trânsito e tenha sempre um bom seguro.

Tem um ditado que a minha mãe me diz desde pequeno:
"O mal acaba por si só."

Condutores de qualquer meio de transporte, ao agirem com imperícia, imprudência ou negligência, geram acidentes e eles mesmos tem de enfrentar as consequências por seus atos.

Se vocês forem atingidos de alguma forma pela presença deles, procure os seus direitos, se não houver como, manifeste sua crítica de forma construtiva, pois, agressividade só gera agressividade, e na guerra do trânsito, todos perdemos.


-

A consequência da convivência entre os seres humanos no trânsito geralmente são o congestionamento e a falta de humanidade.

Congestionamento é fruto da ausência da correta gestão dos meios de transporte por entes públicos,
falta de humanidade de cada condutor, uma vez que só pensa em si, e em como chegará em casa após um dia de trabalho, acaba achando que a lataria do seu carro serve de armadura e esquece que outros estão na mesma situação que ele, e que ao invés de concorrer, poderia apenas cooperar, usando os princípios do trânsito:

* cordialidade.
* direção defensiva.

Roberval3000
23-01-11, 12:55
porcaria de texto

só serve pra aumentar rivalidade entre quem anda de moto X quem nao anda de moto

cabra de brasilia
23-01-11, 13:01
Tem nêgo que acha só porque o sujeito está em cima de uma moto necessariamente ele tem de adorá-la...cultuá-la tanto a moto como o "estilo de vida"........pra muito nêgo moto é só uma ferramenta de trabalho e somente só....... assim como é uma caneta, uma impressora, uma vassoura, etc etc etc........ e absolutamente nada mais.....zero de sentimento....

lukinhasb
23-01-11, 13:04
Tem nêgo que acha só porque o sujeito está em cima de uma moto necessariamente ele tem de adorá-la...cultuá-la tanto a moto como o "estilo de vida"........pra muito nêgo moto é só uma ferramenta de trabalho e somente só....... assim como é uma caneta, uma impressora, uma vassoura, etc etc etc........ e absolutamente nada mais.....zero de sentimento....


Exatamente isso, é ESTA a diferença, e não a cilindrada da moto... Poxa, tem cara que não consegue discutir sem brigar, que saco...

@ magnani

Excelente post cara, apesar da sua opinião discordar da minha, achei o post muito interessante... Realmente, quem vê os termos de "motociclista" e "motoqueiro" como sendo moto grande vs. moto pequena, pode achar discriminação, mas o sentido real da palavra está longe de ser este... Meu ponto de vista já expus anteriormente, parabens pelo post mais uma vez

-- edit --

Não quero discriminar ninguém, mas sinto que devo falar isso, porque acho que reflete a realidade, então doa a quem doer...

Já falei isso antes, mas vou repetir... A sociedade não gosta de moto, e não é atoa... Tem muito nego malandro e folgado andando de moto, não respeita a própria vida, muito menos a dos outros, devido ao crescimento da economia brasileira, tá fácil conseguir crédito pra comprar uma moto financiada, tem muito cara sem instrução e sem responsabilidade pegando moto, só pode dar merda...

Não vou ficar escrevendo aqui o que todo mundo já sabe, só abram os olhos e a mente, vejam os companheiros de duas rodas que rodam nas cidades, não é possível que achem que são todos iguais! Tem muito cara irresponsável andando, e alguns poucos que você sente segurança, não pela moto que anda, mas COMO anda, já vi muito "motociclista" de burgman, biz, crypton, e muito "motoqueiro" de srad, gsx 750, etc.. Não to falando isso pra defender meus ideais, mas realmente já vi diversas vezes

lion
23-01-11, 13:19
A discussão em si, sobre o tema é pobre e inviável.

Pobre por não contribuir em nada com a realidade, tratar apenas de uma nomenclatura, cuja existência na língua portuguesa deriva apenas do uso de um determinado objeto.

Por não ter qualquer uso senão discriminatório ou separador, discussões como essas devem ser equivalentes a assistir episódios de programas de televisão voltados para o entretenimento inútil, daqueles que não te ensinam nada, ou muito pouco.

Essa é uma crítica um pouco mais incisiva à discussão do tema, não ao autor do tópico, já me questionei antes, por poucos segundos a respeito de algo assim, mas se eu estivesse de moto agora, talvez nem respondesse a esse tópico.

Um abraço a todos

Esquadrão Marte
23-01-11, 13:29
Não ligo que as pessoas acham Motoqueiro ou Motociclista o importante para mim é desfrutar de uma motocicleta. Quem cria regras ou modinhas que siga.

stcowboy
23-01-11, 14:34
http://1.bp.blogspot.com/_hC3r8x-5t7o/TGqZg96dr7I/AAAAAAAACQ4/lL5ybTCGAsw/s320/senta_que_la_vem_a_historia.jpg

mantabodyboarder
24-01-11, 08:17
também vou falar, doa a quem doer:

motociclista é meu pau de óculos.

mdorigon
24-01-11, 08:29
Bem, eu ja pensei nisso, antes eu até tb achava que existia uma separação, motoqueiro é motoqueiro, que pula lombada, passa no sinal vermelho, não liga pra regras, não respeita a maioria das pessoas, não liga pra muito, e motociclista é o cara que dirigi e curti estar em cima da motoca fazendo as coisas certas. Mas tem uma coisa que muitos motoqueiros tem e que ja vi muitos motociclistas não terem: ajudar o proximo que ta na pior. Ja vi muito gente que outras pessoas e eu inclusive classificava como motoqueiro, parar o que esta fazendo pra te dar um apoio qdo vc ta parado na rua. Pode ver que qdo tem acidente, principalmente de motos, essa classe sempre para pra ajudar da forma que pode, e ajudam tb pessoas de automoveis, a pé, salvam cachorros, bichos, gente de afogando, gente sendo assaltada... eles tem o espirito certo. Eu particularmente andei pensando nisso nos ultimos dias e chego a uma conclusão que quem ta em cima da moto é motociclista, alguns melhores, outros piores, mas todos somos motociclista e temos muito a aprender um com o outro.

DiogoFIP
24-01-11, 09:32
Oi amigos do PN tudo na paz ? Esses tópicos são um pouco pelêmico porém vamos lá !! gostei muito do Texto do nosso irmão Fabio Magnani Motoqueirismo e “Motociclismo” , Quando comecei a pegar a estrada não tinha ouvido falar nada respeito de “ Motoqueiro “ e “Motociclista” , dai em um evento de Currais Novos – RN isso ano passado , teve um irmão que chamou o outro de “Motoqueiro” dai ele disse Não sou “Motoqueiro” e sim “Motociclista” , fiquei curioso em saber por que ? Dai fui e perguntei a ele qual seria a diferença ele me disse o seguinte:

Motoqueiro: é aquele que fica cortando giro da moto , empinado em vias publicas , sem usar o capacete os equipamentos de segurança , não respeitas as leis de transito ,os que passam nos corredores e quebra os retrovisores de automóveis .... tudo que não presta .. denigrindo a imagens de todos os irmãos que tem moto , as vezes somos julgados em um geral....

Motociclista: é Aquele que gosta de pegar a estrada , sentir o prazer da liberdade , que vai para os eventos no intuito de fazer amizades , conhecer novas cidade , e não mede esforços para ajudar o próximo !! e sempre vai está pronto para ajudar um irmão mesmo que não conheça ... se apenas estiver em uma moto ele está pronto não importante a Cilindrada e sim vai mesmo na Amizade!! Aquele que encontra a felicidade no simples fato de chegar em um evento e reencontrar amigos que não via a muito tempo ou um novo amigo que pede para trocar um adesivo dai já surgi uma boa conversa e uma grande amizade !! Aquele que ao chegar em casa da viagem .... já fica pensando qual vai ser a nova data para o próximo evento !! Aquele que se reúne com os irmãos no fim de semana para fazer uma pequena campanha para famílias que estão com necessidade!! Aquele que usa os equipamentos de segurança( mesmo que seja muito caro.. mas todo mês faz um esforço para comprar um acessório ) e tenta respeitar as leis de transito!

Dai fiquei pensando ... bom nesse caso sou um Motociclista !!

OBS: Sei que tem muitos que não gostam dessa divisão .. pois levam para o lado do preconceito.. eu fui pelos fatos que ele citou.... respeito todas as opiniões blz ? Vamos opinar de boa sem brigas blz ? :OK:

Na opinião vocês, levando esses fatos que citei !! o que vocês acham ?

diego_fernandes05
24-01-11, 11:11
Pra mim é tudo a mesma coisa!!! Sempre vai ter um pra dizer que motociclista age de uma forma e motoqueiro de outra.. por que eu não sei, talvez por que não saibam admitir que existem pessoas na mesma condição que eles que fazem besteiras em cima de uma moto, e por isso usa um outro nome pra eles...

Agora me diz... todos nós somos seres humanos certo? existe diferença entre todos, tem quem seja uma boa pessoa e tem quem seja um assassino, mas no fundo não somos todos seres humanos? Tá, tem gente que não merecia ser tratado assim, mas nós sabemos que somos e ponto final!! Certa vez li em algum lugar um cara que se estressou com a namorada por que o chamou de motoqueiro... na boa? se fosse eu dava um chute no saco do cara e mandava ir pastar!!!

Motoqueiro, motociclista... podem me chamar do que quiser, o que eu sou não vai mudar pelo sufixo que dão à uma palavra!

kluivertiago
24-01-11, 13:20
Sou motociclista!!!
não gosto quando as pessoas me chamam de motoqueiro!!! ]:)


belo texto parabens!!! :clap: :clap:

Carleetos
24-01-11, 13:46
Acho que a divisão existe sim, entre quem respeita o trânsito e quem não respeita. Eu já acelerei umas 2 vezes minha moto até cortar giro, já me abaixei no tanque (não deitei) pra ver se conseguia uma velocidade maior de fato, mas não por isso me considero um 'motoqueiro' (na ocasião dos termos).
Eu não fiquei na bronca com essa 'divisão', até porque como eu já disse acho que ela só fica nos termos, não discrimina ninguém.



também vou falar, doa a quem doer:

motociclista é meu pau de óculos.


Bom, acho que além de não contribuir nada pra nada, você perdeu a oportunidade de ficar calado.

Destro
24-01-11, 13:56
Pessoal,

Na boa... acho que este tipo de tópico não vai agregar nada... pois todos possuem suas opiniões sobre ser um Motoqueiros e/ou Motociclistas... Vide outros tópicos já criados aqui...
Poderíamos nos dedicar em coisas mais produtivas e interessantes... Como por exemplo... Quando irá sair a camisa do PN à venda?

Como diz o meu amigo IvanRJ...

Um abraço a todos os irmãos (Motoqueiros e Motociclistas!)

Destro

mantabodyboarder
24-01-11, 14:49
Acho que a divisão existe sim, entre quem respeita o trânsito e quem não respeita. Eu já acelerei umas 2 vezes minha moto até cortar giro, já me abaixei no tanque (não deitei) pra ver se conseguia uma velocidade maior de fato, mas não por isso me considero um 'motoqueiro' (na ocasião dos termos).]Eu[/b] não fiquei na bronca com essa 'divisão', até porque como eu já disse acho que ela só fica nos termos, não discrimina ninguém.

Bom, acho que além de não contribuir nada pra nada, você perdeu a oportunidade de ficar calado.




Quem perdeu a oportunidade de ficar calado foi o autor, que mesmo vendo que o outro tópico foi fechado, aínda abre esse e vem falando "ahh, mas vou dizer doa a quem doer"

Quem fala o que quer ouve o que não quer.

No outro tópico já expliquei por A mais B porque esse tipo de discriminação feita por quem anda de moto é muito mais prejudicial que o "conceitozinho" da cabeça de quem quer se achar melhor que o outro.

O "conceitozinho" vaza do meio das motos e chega no ouvido de quem não anda e não sabe porr@ nenhuma de moto, aí o cara usa como se fosse uma desculpa pra tudo.

"Fechei pq era motoqueiro, motociclista eu respeito"
"Ele que freie, motoqueiro do carai, se fosse motociclista eu entraria na avenida preferencial de boa"
"(ao ver a moto ocupando a faixa de rolagem, joga o carro espremendo o cabra da moto na mureta) - vai motoqueiro do inferno, essa merda cabe aí no canto"


Pro cara que tá fora e ouve, fod@-se o "conceituzinho" que vc formou na sua cabeça pra se sentir à parte dos sem noção, pra ele vai ser: Tiozão com moto grande = motociclista, vou respeitar; O resto com meoto menor = Motoqueiro, tem que se ferrar, até os "motociclistas" desprezam os caras.


parabéns seu conceituzinho saiu da sua cabeça e "evoluiu" na cabeça dos outros.


É igual quando proibiram as motos na Marginal Tietê: proibiram as motos nas marginais, quando deveriam proibir os marginais nas motos.

Carleetos
24-01-11, 14:58
"Fechei pq era motoqueiro, motociclista eu respeito"
"Ele que freie, motoqueiro do carai, se fosse motociclista eu entraria na avenida preferencial de boa"
"(ao ver a moto ocupando a faixa de rolagem, joga o carro espremendo o cabra da moto na mureta) - vai motoqueiro do inferno, essa $#@%$# cabe aí no canto"


Eu acho que esse tipo de pensamento vem justamente dos de mente pequena, dos despreparados, dos marginais do trânsito. Você acha que esse tipo de conduta seria justificável, mesmo se houvesse de fato uma divisão entre o tipo de pessoa que pilota a moto?

Marginal é quem age dessa forma.

Como eu disse antes, na minha opinião a divisão já existe, entre os que respeitam o trânsito e os que não respeitam. Isso é o que eu acho.

Castrovox
24-01-11, 15:19
Alguém viu a minha caneta?

lion
24-01-11, 15:44
Se você anda de moto e defende tal ponto de vista, é responsabilidade sua, creio que não aceitar o ponto de vista alheio seja um direito seu, mas você sabe as consequências de seguir tal vertente, lembre-se que, estimular rótulos e tentar separar o joio do trigo por muitas vezes na história só trouxe fundamentação para massacres, vide hitler e os judeus, hitler sabia que os judeus eram iguais aos alemães, que isso de acreditar fielmente que eles seriam inferiores serviu apenas de fundamentação, furada, mas fundamentalismo serve para isso, para justificar coisas, até mesmo atrocidades, portanto saiba, determinadas distinções são apenas fundamentos furados para justificar atitudes erradas.
Mas outra vez, você pensa, faz e fala o que bem entender, até mesmo se você quiser defender fanaticamente conceitos que você ou outros criaram sem qualquer fundamento existencial, fruto de pre-conceitos e más interpretações, dai outra vez, a escolha é tua e a responsabilidade por disseminar tal forma de pensamento também o é.

Do ponto de vista psicológico, já foi provado que toda forma de se visualizar o outro como "aquele ruim" ou "aquele miserável (vide histórico dos ditos que usam a moto como fruto do trabalho, excluindo-se os pilotos) já gerou.

Do ponto de vista jurídico, não há qualquer distinção.

Na lingua portuguesa, não foi comprovada qualquer distinção, ou sequer chegou a ser abordada neste tópico.

Do ponto de vista social, a distinção já existe, mas serve apenas para discriminar ou rotular um ou outro.

Defender a distinção = abrir margem para discriminação.

Enfim a escolha é sua, já não me importa mais o que as pessoas pensam a respeito de determinados temas, o que me importa aqui é tentar mostrar pra eles as consequências das suas escolhas.

Mas creio que isso já tenha ficado provado nesse tópico,
eu que to sem nada melhor pra fazer mesmo
então, +1.

Eduardo_
24-01-11, 15:52
Sou um cara que anda de moto, chamem do que quiser!
motoqueiro, motociclista e etc.

mantabodyboarder
24-01-11, 15:56
pois é, como interpretação de textos é luxo, deixa então esse conceituzinho de se achar mais que os outros mesmo, quando tomar na cabeça por isso, não adianta vir chorar.

tom crazy
24-01-11, 17:41
Bla bla bla.......é tudo mesma coisa, ando de moto chamem de motoqueiro, motociclista, bicicleteiro. Até pq uma breve consulta ao dicionario diz o seguinte:

motociclista
mo.to.ci.clis.ta
s m+f (moto5+ciclo2+ista) Pessoa que conduz uma motocicleta.

motoqueiro
mo.to.quei.ro
adj+sm (motoca+eiro) gír Diz-se do, ou o que anda de motocicleta.

Não é um simples dizer que vai me falar quem é responsável e quem não é em cima de uma moto.

neto_pe
24-01-11, 17:46
cara q fala q foi fechado devido a brigas e abre outro

é um genio mesmo!!!!!!


Tópico de numero.... 98765432100123456789...

stcowboy
24-01-11, 17:51
Tá durando muito...

lukinhasb
24-01-11, 22:05
@mantabodyboarder

Calma cara... Estamos conversando, não precisa ficar agressivo...

Bem, vamos lá...


Quem perdeu a oportunidade de ficar calado foi o autor, que mesmo vendo que o outro tópico foi fechado, aínda abre esse e vem falando "ahh, mas vou dizer doa a quem doer"

Quem fala o que quer ouve o que não quer.

Ahmf... Que preguiça de ter que explicar isso, mas como não conseguiu entender vou ter que botar em termos mais diretos...

Doa a quem doer o seguinte: Tem muito jovem da periferia andando de moto, devido ao bom momento da economia brasileira qualquer um consegue financiar uma moto, é barato, consome pouco, gasta pouca manutenção, é ágil, mas nas mãos erradas é um tiro na culatra, a sociedade não gosta das motos, faz parte da cultura jovem, não só da periferia, de zoar em cima da moto, sei que lendo assim parece errado, mas parem pra pensar, façam um filme em suas cabeças (roubos por exemplo, hoje em dia nego só usa moto)... É ruim de falar mas é a realidade... É equivalente a dizer que pivete rouba.. Não são todos que roubam, com certeza que não, mas uns 40~60% devem roubar, o que é um número expressante em se tratando de uma "classe", o mesmo acontece sobre duas rodas...

Não quero parecer racista e preconceituoso, mas não vejo problemas em falar abertamente o que penso, mesmo se tratando de tabús, e não quero ser julgado toscamente por causa disso, se for pra discutir, que seja com argumentos... Faço trabalho voluntário em ONGs e cresci nas ruas, meus melhores amigos moravam na favela, passei metade das minhas férias na cruz vermelha, mas o que eu vi no dia a dia foi o que descrevi acima...


O "conceitozinho" vaza do meio das motos e chega no ouvido de quem não anda e não sabe porr@ nenhuma de moto, aí o cara usa como se fosse uma desculpa pra tudo.

"Fechei pq era motoqueiro, motociclista eu respeito"
"Ele que freie, motoqueiro do carai, se fosse motociclista eu entraria na avenida preferencial de boa"
"(ao ver a moto ocupando a faixa de rolagem, joga o carro espremendo o cabra da moto na mureta) - vai motoqueiro do inferno, essa $#@%$# cabe aí no canto"

Que diferença faz se nunca andei de moto, ou se tenho 40 anos de carteira? O que vale são as ideias, e não quanto tempo tem sobre duas rodas... Já vi o suficiente pra formar minhas opiniões, e estou completamente aberto a mudá-las, não tenha dúvidas, mas com argumentos...

Não penso isso sobre motoqueiros, dirijo carro há algum tempo e tenho o maior respeito sobre qualquer um sob 2 rodas, nunca precisei pensar dessa forma...


Pro cara que tá fora e ouve, fod@-se o "conceituzinho" que vc formou na sua cabeça pra se sentir à parte dos sem noção, pra ele vai ser: Tiozão com moto grande = motociclista, vou respeitar; O resto com meoto menor = Motoqueiro, tem que se ferrar, até os "motociclistas" desprezam os caras.

Caramba cara... Qual seu problema? Já disse milhares de vezes que o conceito não se forma em relação à moto que pilota, e sim à mentalidade do cara...


É igual quando proibiram as motos na Marginal Tietê: proibiram as motos nas marginais, quando deveriam proibir os marginais nas motos.

Exatamente


Acho que a divisão existe sim, entre quem respeita o trânsito e quem não respeita. Eu já acelerei umas 2 vezes minha moto até cortar giro, já me abaixei no tanque (não deitei) pra ver se conseguia uma velocidade maior de fato

Sim, a divisão tende completamente pra esse lado. Fazer isso que você fez não desmerece você como "motociclista", só pela forma como argumenta já dá pra perceber que tem uma cabeça boa, o que conta é como o cara vê a moto, seu estilo de pilotagem, etc.. Mas dar uma acelerada assim não tem nada d+, só não ser no corredor do engarrafamento que não tem problema nenhum

@moderação

Na boa, peço desculpas, to com vergonha de ter aberto esse tópico, porque achei que o pessoal conseguiria discutir esse assunto sem brigar, mas se continuar assim realmente não dá não...

mantabodyboarder
25-01-11, 00:05
Caramba cara... Qual seu problema? Já disse milhares de vezes que o conceito não se forma em relação à moto que pilota, e sim à mentalidade do cara...


O meu problema é que ninguém olha pra longe do próprio umbigo.

Exatamente essa desculpinha de mentalidade do cara, que quando sai do meio das motos quem nunca andou nem conhece moto vai diferenciar pelo estilo da pessoa, pela moto, e não vai ver mentalidade nenhuma.

E eu conheço muita gente que nunca nem cogitou sentar em uma moto parada, quanto mais andar, e que viu um cara com colete escrito "motoqueiro é a $#@%$# que pariu" e já veio falando apenas que era bacana os motociclistas com os grupos, só motão passeando, não aqueles animais com motos pequenas.

Essas foram as palavras de um cara "esclarecido por um integrande de motoclube sobre as diferenças entre motoqueiros e motociclistas" (palavras do cara).

Mas claro que o cabaço do motoclube se achou o máximo, por se distanciar do resto dos mortais que andam de moto, e depois subiu na sua moto com escape direto que faz um barulho ensurdecedor, mas mesmo cagando e andando pra convivência no trânsito ele que é motociclista.

Mas vai fundo fazendo divisões e separações. Digo e repito: quem faz essa discriminação acaba vitima dela. Depois não adianta chorar.


PS.: repetindo pra quem não entendeu: o problema não é quem anda de moto ter uma cabeça boa ou não, é o que o resto do transito percebe com essa separação entre os próprios condutores. Essa percepção que, para quem não anda ou não conhece, fica bem deturpada e a pessoa passa adiante uma separação fora de propósito e fora da realidade.

NEGRUT
25-01-11, 00:28
nao adianta mudar o conceito inicial eh esse mesmo

e aquela historia de ladrao e cleptomaniaco, o ato e o mesmo a diferença ta na classe social no entanto o primeiro tem que ir pra cadeia , ja segundo esta doente

motoqueiro =motoboy rapaz ou de periferia que anda de estralador
motociclista = classe media que compra uma media cilindrada se acha o valentino rossi, o kra que tem bala na agulha e compra uma ss ou o tioazao que tem uma hd barulhenta pra krai....

claro que o kra que passeia de moto odeia ser comparado com um motoboy, classe que ele acha um lixo entao inventa essa rotulaçao ridicula...
o engraçado que o povo quando ve uma titanzinha estralando reclama do barulho chama de maloqueiro, ja o tiozao de hd com escape direto ta abafando...

lion
25-01-11, 14:07
nao adianta mudar o conceito inicial eh esse mesmo

e aquela historia de ladrao e cleptomaniaco, o ato e o mesmo a diferença ta na classe social no entanto o primeiro tem que ir pra cadeia , ja segundo esta doente

motoqueiro =motoboy rapaz ou de periferia que anda de estralador
motociclista = classe media que compra uma media cilindrada se acha o valentino rossi, o kra que tem bala na agulha e compra uma ss ou o tioazao que tem uma hd barulhenta pra krai....

claro que o kra que passeia de moto odeia ser comparado com um motoboy, classe que ele acha um lixo entao inventa essa rotulaçao ridicula...
o engraçado que o povo quando ve uma titanzinha estralando reclama do barulho chama de maloqueiro, ja o tiozao de hd com escape direto ta abafando...

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk


concordo!

tipo, vamo olhar o seguinte, se quem trabalha com moto, é motoqueiro, o valentino rossi e o filho do galvão são motoqueiros, exímios pilotos que sobrevivem do patrocínio da arte de andar de moto, e ainda assim, é o seu trabalho, ganham bem e andam em super motos.

logo:
Motoboy = motoqueiro pq vive da moto.
Piloto de moto = motoqueiro pq vive da moto.

logo, tanto faz se o cara anda de r1 ou de cg 1950, ambos são motoqueiros.

Tem maior estupidez que essa?
Criar conceito por finalidade é algo que, carece de sentido.

A intenção de termos como esse é apenas rotular.

cabra de brasilia
25-01-11, 17:10
Problema é que muitos afficionados não querem entender que pra muuuuuuuuuuuiiita gente moto é só um objeto material para uso profissional ou transporte pessoal e absolutamente nada mais que isso.

XxUNOxX
25-01-11, 17:46
Se eu ler mais uma ofensa, comparação idiota, citação de outro membro irei trancar NOVAMENTE, e aos engraçadinhos que ficar com mimimimimi pedir um Ban indeterminado.

Sem mais para o momento, Murilo A. Souza - XxUNOxX
---------------------------------------------------------------------------------------
Achou Ruim? MP pra mim.

magnani
25-01-11, 17:59
Problema é que muitos afficionados não querem entender que pra muuuuuuuuuuuiiita gente moto é só um objeto material para uso profissional ou transporte pessoal e absolutamente nada mais que isso.


Oi Cabra de Brasília, achei muito legal isso que você falou. Tem carinha que é obrigado a andar de moto, seja porque é o trabalho dele ou porque é a melhor forma para se transportar. Será que esse cara gosta de andar de moto ou só faz por obrigação?

Na minha opinião - e pelo o que eu entendo da opinião de alguns caras que estudam a psicologia da pilotagem - parece que andar de moto (ou de bicicleta) traz grande prazer ao piloto. Isso por várias causas: posição, velocidade, som do motor, aceleração e alta concentração. Mas também traz medo (de morrer e de ser discriminado pela sociedade). A questão é se o prazer é maior ou menor do que o medo.

Bem, não podemos tirar o medo da morte de ninguém. Mas, ao diminuirmos o medo de ser discriminado (que foi a minha intenção ao defender o "motoqueirismo"), acho que podemos criar um ambiente onde as pessoas possam fazer o que gostam.

Dá até para pensar mais longe. Por exemplo, se a gente parasse de separar os motoqueiros alguns em "bandidos" e outros em "mocinhos", talvez pudéssemos explicar para as pessoas que é completamente diferente uma moto se jogar em cima de um carro e um carro se jogar em cima de uma moto. O primeiro é vandalismo, o segundo é tentativa de homicídio. Não entendo como quem faz as leis não consegue perceber isso.

Abraço. :)

webertyhd1t
25-01-11, 19:53
:0_0: Pra mim, motoqueiro são aqueles caras que gostam se ser chamados por fazerem algumas gracinhas tipo "andar de uma roda"," mandar um bob", e tals... e motociclista é akele que faz uso da moto de maneira inteligente, utilizando para trabalho!

No meu caso, uso de maneira sábia e tranquila... ainda acho que tenho que moderar mais, pois as vezes a mão dá uma cossadinha no acelerador nas horas improprias... rsrs

magrao tk
25-01-11, 20:08
Eu acho que tem bandido, vagabundo, irresponsável, marginal, inconsequente, ou seja, pessoas de má conduta que andam sobre 2 rodas.

E tem motoqueiros e motociclistas, que pra mim é o mesmo. São 2 palavras diferentes que significam a mesma coisa. Piloto de moto. Só isso!

Podem me chamar de qualquer uma das 2 palavras que não vejo problemas, já que não faço parte do 1º grupo que citei.

Carleetos
26-01-11, 00:48
Podem me chamar de qualquer uma das 2 palavras que não vejo problemas, já que não faço parte do 1º grupo que citei.


Tá bom, então.. Motoqueiro! :lol:

É mesmo, isso é a maior bobagem. Vamos curtir as magrelas e sermos felizes.