PDA

Ver Versão Completa : Conta giros, novamente!



jobarte
25-01-11, 09:36
É, eu sei que o povo ja esta irritado com tópicos sobre o assunto, mas pesquisando no fórum não achei nada relacionado ao que quero debater, então, vamos la!

Os conta-giros de fábrica são precisos? O porque da pergunta se deve que meu mecânico particular (haha, particular :G :G) me informou que mesmo se eu colocar conta-giros na minha moto, ele não vai ser preciso, afinal, conta giros funciona ou não?

Hora do debate!!! :drool:

Rezinho
25-01-11, 09:43
Uso mil vezes mais o conta giro que o velocimetro... :-/

SydmaaR
25-01-11, 09:53
Se a minha tivesse eu poderia falar alguma coisa, kkk

mais quando ando nas que tem, deixo entrar no vermelho para trocar de marcha ]:) ]:) ]:)

Gera
25-01-11, 10:05
Se a minha tivesse eu poderia falar alguma coisa, kkk

mais quando ando nas que tem, deixo entrar no vermelho para trocar de marcha ]:) ]:) ]:)


Isso ai vai zoar o motor logo logo...



Todo instrumento de medição tem seu erro, acredito que os conta giros das motocas mesmo de baixa cilindrada tenha um bom grau de precisão...

Hulk_Douglas
25-01-11, 10:09
eu creio que eles sejam precisos sim...
eu particularmente não uso o contagiro... vou só no som mesmo... QUANDO TAH FAZENDO UM SOM (TÃ..TÃ..TÃ.. TÃ) EU TROCO DE MARCHA.. HAUAHAU BRINCADEIRA NÉ!

mas a minha atual moto tah com o contagiro fudido... dae não tem jeito.. só no som mesmo...!

chiccoli
25-01-11, 11:36
deus é q sabe.., eu sei q o motor da CG150 corta a 9.500 rpm, se o conta giros dar mais de cara eu ja fiko veiaco.. kkk

mas eu queria fazer um esquema assim, tinha um cara aki no forum q vendia painel com contagiros e tudo mais..
uns 400 reais, só q esses dias eu fui caçar, kd ?

cattani
25-01-11, 11:42
Deve de ser preciso sim...

FloodDesu
25-01-11, 11:48
Creio eu que deve ser preciso, ao menos mais preciso que o velocímetro. Deve ter um erro bem pequeno, já que pode, por exemplo, calcular o RPM dum motor 4t multiplicando por 2 o número de centelhas por minuto.

magrao tk
25-01-11, 11:51
Isso é uma coisa que eu nunca parei pra pensar... porque o velocímetro é mais fácil de se comparar, botando do lado de outras motos na estrada, e hoje em dia ainda tem o GPS.

Mas o contagiro já é complicado, pois como é que o sujeito vai saber que o motor tá a exatos 6000 rpm? Ouvindo outra moto ligada do lado? Sei lá, sinceramente nunca fiz prova nenhuma assim. Mas com o tempo a gente acostuma e tem uma noção de som e de resposta da moto que até tem como perceber um pouco se o contagiros tá marcando errado, mas pouca diferença acho impossível perceber de ouvido apenas.

Será que não tem algum programa que faça esse tipo de leitura? Nas novas que tudo é digital tenho certeza, mas eu digo nas antigas, comparando o som ou até mesmo algum dispositivo que conecte no cabo do contagiros e faça a leitura eletronica?

Se não me engano o dinamometro faz essa leitura de rpm né?

FloodDesu
25-01-11, 11:57
Se não me engano o dinamometro faz essa leitura de rpm né?


Dinamômetro de rolo deve fazer essa conta considerando o tamanho da roda, a relação primária, a relação secundária, a distância percorrida, um monte de coisa, aí eu acho que ele consegue saber a RPM.

jobarte
25-01-11, 12:05
Ah, sei la, se eu colocar o conta giros na minha moto, ele terá a mesma precisao do que a titan com conta-giros de fábrica por exemplo?

Dias joao
25-01-11, 13:42
terá mais, titan não tem conta-giros kkk acho que a unica que tinha é a Sport.
conta-giros eu acho que serve mais pra pessoas mais inexperientes =/

nunca fui de prestar muita atenção em conta-giros.

FloodDesu
25-01-11, 15:54
terá mais, titan não tem conta-giros kkk acho que a unica que tinha é a Sport.
conta-giros eu acho que serve mais pra pessoas mais inexperientes =/

nunca fui de prestar muita atenção em conta-giros.


Nem sempre, serve também pra o piloto manter o motor na faixa útil dele, que é entre o torque máximo e a potência máxima.

danielhp
25-01-11, 16:14
Conta giros é muito util sim,
Pois dessa forma vc utiliza a melhor faixa do motor em relação a mudança de marcha,
Enquanto vc mudar na faixa vermelha, só faz barriar o motor, :Q

Caique
25-01-11, 16:23
acredito q a msm coisa do velocimetro!

Furious VIPER
25-01-11, 16:37
Contagiros é legal... nada além de "legal"!!!
Não é tão útil para motociclistas normais. É sim utilíssimo para competições... esses tempos eu vi no painel duma Comet 650 duas faixas coladas por cima do painel no contagiros... a linha de giro mínimo e giro máximo, bem interessante.
Ninguém morre por não ter contagiros...
É meio óbvio q tu vais trocar a marcha antes do motor cortar, né?
Andando normalmente é inútil, mas é legal! hehehe
Eu sem dúvidas usaria pela economia, pra não passar do giro (considerado econômico)!

Esquadrão Marte
25-01-11, 17:06
Eu acredito que é preciso sim Porque na RD 350 o YPVS aciona em 5.500 giros.