PDA

Ver Versão Completa : Eu frequento esse bar... (Goiânia - GO)



rupiado
28-01-11, 09:36
Foi na Via Anhanguera, em São Paulo, em um início de tarde, há alguns anos. Dom Guina chegou com sua moto Teneré 600 roncadora, super-suja e personalizada. Chamou a atenção de frentistas e pessoas presentes por seu jaquetão preto e visual pitoresco: cabelos longos, barba no mesmo estilo e óculos Rayban. A fala mansa agradou os frentistas. Deixou a velha amiga abastecendo e foi ele mesmo se abastecer na churrascaria.

Quando saiu, uma hora depois, palitando os dentes e satisfeito pelo repasto, o frentista que o atendeu surgiu sorrindo. "Ô meu amigo, veja o grande favor que lhe fiz...", disse, apontando para a moto. Estava até brilhando de tão limpa. "Não! Essa moto não é a minha...", disse Dom Guina.

Ao perceber que de fato era a sua velha companheira, o motoqueiro não sabia se arrancava cabelos e barba de desespero ou se acertava um cruzado de direita no queixo do frentista. "Pô, cara! Você não podia ter feito isso... Nunca! A minha moto tem de ser suja. Eu não a lavo", explodiu. Mas, diante do riso amarelo do frentista, Dom Guina arrefeceu a ira. "Fazer o quê, né? Já estava limpa mesmo..."

Mas qual o motivo para esse apego com a sujeira? Por acaso seria a moto parente do Cascão, personagem sujinho do Maurício de Sousa? Nada! "Cara, o maior legal é a moto bem suja. Daí sei dizer que essa terra daqui é do Tocantins, aquela lama ali é do Mato Grosso, aquele pedaço de capim é do Pará, aquela poeira é do México. Saca?", indaga. Mas é claro que a pergunta é retórica. Ele não se importa com a opinião asseada dos outros. Afinal de contas, a moto é dele mesmo.

Na lógica de Dom Guina, quando o frentista paulista enxerido lavou a moto, acabou mandando pelo ralo, literalmente, muita história física expressa em sujeira adquirida em milhares de quilômetros rodados. Coincidentemente, na semana passada, novamente a moto teve sua história apagada. Numa viagem de 4 mil quilômetros entre agosto e setembro, passando por São Paulo e Rio de Janeiro, a moto sangrou. Jogou óleo até no óculos de Dom Guina.

De volta a Goiânia, o motoqueiro levou a amiga para a manutenção. Quando o mecânico viu o estado da moto, ficou mais arrepiado do que gato brigando. Mas nem se a vaca tossisse o mecânico iria colocar as suas mãos engraxadas e calejadas na máquina. Afinal, estava na situação que não se sabia o que era: lataria, óleo ou terra. Foi com uma dor no coração que Dom Guina lavou a moto. "Só porque não tinha outro jeito mesmo", lamentou, sinceramente.

O caso de amor de Agnelo Paes Landim Neto, nome de batismo de Dom Guina, hoje com 53 anos, com as máquinas motorizadas de duas rodas começou na adolescência, quando ele não tinha ainda idade para pilotar e nem dinheiro para comprar moto. Nascido em Itumbiara, ele morava em Vitória (ES) quando foi trabalhar numa oficina de motos. Entre correntes, carenagens, pneus e peças, ele se apaixonou. A sua primeira namorada mecânica foi uma Yamaha 100 cilindradas.

Conforme o tempo foi passando, ele foi evoluindo nas cilindradas, até chegar à atual 600 cc e ao triciclo de 1.600 cc (motor de Fusca). Dom Guina já foi bancário e comerciante e há 32 anos ouviu o canto da sereia e ele vinha da estrada. Não parou mais. Já rodou por todo o Brasil, América do Sul e chegou ao México. Somente na Teneré 1988, ele calcula já ter rodado mais de 600 mil quilômetros. E a aposentadoria está chegando. Da moto, não do motoqueiro. "Vou fazer mais três viagens e colocar a moto num pedestal aqui no bar. Não vendo e não troco. É muita história que a gente viveu junto", explica.

Por falar em bar, há seis anos Dom Guina mantém um na Vila Redenção, onde estacionou depois de morar no Espírito Santo e Minas. O pub nasceu como um ponto de apoio para amigos motoqueiros. "O pessoal chegava e pedia algo para beber. Daí decidi juntar as duas coisas". O ponto fica fechado 60 dias por ano para as viagens do dono.

A decoração do pub tem referências das viagens de Dom Guina. Tem cabeça de búfalo do Pará, cabeças de bois de cidades goianas e matogrossenses, chapéus mexicanos, estatuetas, carrancas e outras quinquilharias. No cardápio musical só são permitidos jazz, blues e rock´n´roll. Nas paredes externas e internas do pub, uma mostra real, expressa em vinis dependurados: Jimmy Hendrix, Bob Dylan, Led Zeppelin e Pink Floyd. As músicas dos bolachões já foram devidamente masterizadas em CDs por ele.

O pub é o ganha-pão, mas só para alimentar a fome de estrada. Afinal, mal termina uma viagem, Dom Guina já fica a pensar na próxima e na próxima... Mas ele pensa no sentido de desejar e não de planejar. O motivo? "O mais legal da viagem é quando a gente joga o mapa fora e segue sem destino..." É precisa dizer algo mais?


"Pior que o cara é gente boa viu!!!" :OK: :OK: :OK:

Yuri_RN
28-01-11, 09:43
Não gostei da parte do sujo na moto! se fosse pra recordar ele nao precisava tomar banho também!

curti a Historia, mais moto suja pra mim é uma baita porcaria!

Moto pra mim tem que estar brilhando sempre!

Eugênio
28-01-11, 10:57
cada louco com sua mania.

Faltou foi uma foto do Pub ai no post. A minha moto apesar de eu raramente lavar eu não sujo-a muito ela tem sempre uma leve camada de poeira.

Thyago Mahon Barros
29-01-11, 04:52
Não gostei da parte do sujo na moto! se fosse pra recordar ele nao precisava tomar banho também!

curti a Historia, mais moto suja pra mim é uma baita porcaria!

Moto pra mim tem que estar brilhando sempre!


Pode crer.

magrao tk
29-01-11, 07:59
É um motoqueiro das antigas!
Mas alguem tem de dizer pra ele que já existe camera digital pra ele guardar as lembranças das viagens e poder cuidar melhor da moto aushaushaus.

juhpalaver
02-02-11, 15:46
digamos aki q dom guina
eh um "motokeiro raiz"
por isso os cabelos, barba, barzinho, viagens
e MOTO SUJA SIM SINHOR!

blaugusto
02-02-11, 16:16
Não gostei da parte do sujo na moto! se fosse pra recordar ele nao precisava tomar banho também!

curti a Historia, mais moto suja pra mim é uma baita porcaria!

Moto pra mim tem que estar brilhando sempre!


Moto pra mim tem que ter a mecanica confiavel.

Meu tempo eu perco é andando na moto. Nunca que vou gastar 2hs lavando moto ou deixando na mão de qqr um pra lavar.

SydmaaR
02-02-11, 16:41
Legal a História, mais nada a ver essa obsessão dele por moto suja...
Seria melhor tirar umas fotos pelo menos, e fazer um álbum

Yuri_RN
02-02-11, 16:45
Moto pra mim tem que ter a mecanica confiavel.

Meu tempo eu perco é andando na moto. Nunca que vou gastar 2hs lavando moto ou deixando na mão de qqr um pra lavar.


Repito Moto Limpa e Brilhando isso sim é moto! Moto suja e largada é como se eu tb tive sujo e todo largado!

ta linda e bem polida!
http://img39.imageshack.us/img39/3386/transamazonica236.jpg

SydmaaR
02-02-11, 16:46
Putz Yuri, eu não me sentiria nada bem com a moto assim

Gera
02-02-11, 16:53
Que isso galera, a moto do Guina também não passa neim perto dessa ai que o Yuri postou na foto :lol: ...

Já tomei altas cervas no bar do Guina, a motoca do cara é estilosa viu, só não sabia que era uma Teneré :lol: ... Afinal ela é tão personalizada ao estilo dele que tem realmente a sua cara...

Muito gente fina o cara, e o buteco dele pra quem curte moto e musica boa é ótimo! Recomendo quem é de Goiás ou passa por Goiânia dar uma esticada até lá...

Yuri_RN
02-02-11, 16:55
Putz Yuri, eu não me sentiria nada bem com a moto assim


tem gente que acha lindo andar com uma moto assim!
olha so hauhauhau isso quando secar esse barro e ficar duro
quero ver pra tirar! kkkkkkkkkkkkkkkk usei essa de trilha como exemplo!
http://img96.imageshack.us/img96/6640/ogaaan4dggscqomjiaxbba1.jpg

jpedro91
02-02-11, 16:56
Putz Yuri, eu não me sentiria nada bem com a moto assim


eu sim ]:)

hehehe, achei essa xt mais bonita suja doque limpa hehehe

Yuri_RN
02-02-11, 16:58
eu sim ]:)

hehehe, achei essa xt mais bonita suja doque limpa hehehe


ja acho ela linda! Brilhando! Pretinha limpinha a conversa é outra! moto suja nunca foi bonita!
http://www.motoesporte.com.br/colaborador/xt660%2001.jpg

blaugusto
02-02-11, 18:47
Eu só ando sujo e mulambento. Todo fedido e sem banho.
Mas num passo o fim de semana de bermuda e chinelo a toa dentro de casa nem a pau!!!

Só perco tempo parado do lado da moto pra revisar mecânica. Uma aguinha sem frescura e boa.





eu sim ]:)

hehehe, achei essa xt mais bonita suja doque limpa hehehe


Meu fim de semana é perfeito quando chego em casa todo sujo de barro. Eu e a bike!! :D

Yuri_RN
02-02-11, 18:51
Eu só ando sujo e mulambento. Todo fedido e sem banho.
Mas num passo o fim de semana de bermuda e chinelo a toa dentro de casa nem a pau!!!

Só perco tempo parado do lado da moto pra revisar mecânica. Uma aguinha sem frescura e boa.

Meu fim de semana é perfeito quando chego em casa todo sujo de barro. Eu e a bike!! :D


cada um com seu estilo de vida, eu ja gosto de dedicar meu tempo a minha moto, limpar peça por peça, revisar mecanica,lavar,polir depois pego a pista vou dar uma acelerada, volto pra casa fico com a mulher e so de boa!

ja se foi meu tempo que eu fazia trilha e chegava todo sujo a moto arranhada e eu largava a moto na parede hauhauaa

cada um tem um estilo de vida!

blaugusto
02-02-11, 19:09
Bonita é claro que não fica. Mas eu vou ficar ligando pra aparencias??? Jamais... :D

Já chega as roupas que eu tenho que lavar e a casa que eu tenho que cuidar. =)

SydmaaR
02-02-11, 19:32
Rola muita opinião diferente aqui, mais cada um com a sua né ^^
...