PDA

Ver Versão Completa : Arrumar a moto



EduLL
28-01-11, 19:01
Eu sei que a pergunta é meio boba , mais ai vai .
Tinha como vc's me ensinarem pelo menos o basico para arrumar a moto , qualquer coisa pode ser
Vlw

Dumbex
28-01-11, 19:02
Amigão, tente ser mais especifico.

O que está pensando em fazer?

Mecher na aparência, motor, consertar alguma peça que quebrou?

Abraço.

EduLL
28-01-11, 19:06
elétrica , regular a valvula ,botar no ponto, entre outros cara ,
vlw

Dumbex
28-01-11, 19:11
Cara, se você tiver as manhas de mecânica vai ser show de bola fazer esses corres ai.

Tenta achar na net o manual de instruções da tua moto.

Achei o da minha esses dias, coisas que não tem no manual do usuário.

Consegui desmontar a moto toda. rsrs

Sobre regular válvula acho que o esquema é mais bruto.

Abraço.

magrao tk
28-01-11, 19:12
Procura na net por: ''manual de serviço'' + o nome da moto que deseja saber.
Aqui no PN mesmo tem vários manuais e tutoriais de muita coisa mesmo.

EduLL
28-01-11, 19:30
nao da para confiar em qualquer um , para mexer na minha moto

Caique
28-01-11, 19:34
regular valvular é moleza se vc tiver o conhecimento basico de mecânica e as ferramentas corretas
no manual é bem explicado,mas como vc ta perguntando,e vc fez um topico sobre cg e ml né?
na cg ou ml até 99 ou ml até 84 vc faz assim pra regular as valvulas
1 deixe a moto parada um bom tempo para o motor esfriar totalmente(da noite pro dia ta bom)vc faz qd acordar
2 tire a tampa do lado esquerdo(do lado do pedal da marcha) costuma ser 4 parafusos
3 gire o volante do motor(aquela peça redonda de ferro)no sentido anti-horario ao redor dela tem umas letras e uma delas é um T com um tracinho do lado tipo assim T! alinhe esse tracinho com a marcação na carcaça do motor ou no estator dependento da moto é so colocar um risquinho alinhado com o outro mas tem q ser no T
3.1 tire a tampa de valvulas presa por 3 parafusos 10 mm
4 sacuda os balancins para cima e para baixo pra ver se ta com folga.
4.1 caso não esteja com folga,de outra volta no volante do motor(no sentido anti-horario)e alinhe na marca T novamente e veja se agora tem folga!
4.3 caso continue sem folga vc alinhou no lugar errado.
5 depois de alinhado pegue um calibre de lâminas de 008mm(vc vai ter q comprar ou pegar emprestado caso não tiver) e coloque entre o parafuso regulador e a valvula
6 pegue uma chave 10 mm e a chave do regulador(vc vai ter q comprar ou pegar emprestado caso não tiver) afrouxe a porquinha e encoste o regulador até dar uma prensadinha no calibre de lâminas mas ele tem q deslisar não pode ficar preso,pegue a chave do regulador e segure na posição q ele parar sem travar o calibre e aperte a porquinha 10 mm
7 dê 2 voltas compretas no motor alinhe na marca T e confira se a folga esta correta,se estiver tudo ok colocque a tampa de valvulas no lugar(trocando a borracha de vedação é barato) e funcione a moto.

8 faça por sua conta e risco!
9 ainda vou fazer um video pra vcs!

EduLL
28-01-11, 19:39
vlw cara ajudo um monte

Caique
28-01-11, 19:41
fala outra ai derrepente sei te responder

FabricioFabuloso
28-01-11, 19:45
Edull temos na sessão de manuais e tutoriais varias apostilas de mecanica, além de manual de serviço de diversas marcas e modelos. Acredito que esse material possa ajudar muito...

Abraços

Caique
28-01-11, 20:04
Elétrica
o conhecimeto basico sobre elétrica do meu ponto de vista é saber ligar uma lâmpada
quase tudo q funciona com eletricidade precisa de um positivo e negativo ou corrente e terra ou fase e neutro.(msm coisa)
alguns apaekhos usan um + e um - alguns 2 + e alguns 3 +
mas em motos é sempre um + e um -
sua moto tem uma bateria de 12v e uma determinado amper vamos deixar a amperagem pra depois)
aqui vou ensinar a ligar uma lâmpada
primeiro vc tem q pegar um + da bateria ligar em um botão liga e desliga e e do botão pra uma lâmpada (sem o botão ela fica acesa direto)
depois vc pega um - da bateria e liga direto na outra ponta da lâmpada
pronto!
nunca encoste um + e um - direto um no outro pq fecha curto
12v da sua moto não da choque não se preoculpe!

http://img407.imageshack.us/img407/8594/semttulone.jpg
faça por sua conta e risco

XING LING
28-01-11, 21:21
regular valvular é moleza se vc tiver o conhecimento basico de mecânica e as ferramentas corretas
no manual é bem explicado,mas como vc ta perguntando,e vc fez um topico sobre cg e ml né?
na cg ou ml até 99 ou ml até 84 vc faz assim pra regular as valvulas
1 deixe a moto parada um bom tempo para o motor esfriar totalmente(da noite pro dia ta bom)vc faz qd acordar
2 tire a tampa do lado esquerdo(do lado do pedal da marcha) costuma ser 4 parafusos
3 gire o volante do motor(aquela peça redonda de ferro)no sentido anti-horario ao redor dela tem umas letras e uma delas é um T com um tracinho do lado tipo assim T! alinhe esse tracinho com a marcação na carcaça do motor ou no estator dependento da moto é so colocar um risquinho alinhado com o outro mas tem q ser no T
3.1 tire a tampa de valvulas presa por 3 parafusos 10 mm
4 sacuda os balancins para cima e para baixo pra ver se ta com folga.
4.1 caso não esteja com folga,de outra volta no volante do motor(no sentido anti-horario)e alinhe na marca T novamente e veja se agora tem folga!
4.3 caso continue sem folga vc alinhou no lugar errado.
5 depois de alinhado pegue um calibre de lâminas de 008mm(vc vai ter q comprar ou pegar emprestado caso não tiver) e coloque entre o parafuso regulador e a valvula
6 pegue uma chave 10 mm e a chave do regulador(vc vai ter q comprar ou pegar emprestado caso não tiver) afrouxe a porquinha e encoste o regulador até dar uma prensadinha no calibre de lâminas mas ele tem q deslisar não pode ficar preso,pegue a chave do regulador e segure na posição q ele parar sem travar o calibre e aperte a porquinha 10 mm
7 dê 2 voltas compretas no motor alinhe na marca T e confira se a folga esta correta,se estiver tudo ok colocque a tampa de valvulas no lugar(trocando a borracha de vedação é barato) e funcione a moto.

8 faça por sua conta e risco!
9 ainda vou fazer um video pra vcs!


Regulei as válvulas de minha Miza agora no feriado, deu trabalho só na hora de apertar a porca e a regulagem não sair do lugar, meu manual esta admissão 0,06 e escape 0,08!!

Mas como não tinha essas medidas, utilizei 0,05mm na admissão e no escape utilizei o 0,05 tb mais deixei um pouco livre mais que não passa-se o 0,10mm hehehe!!

Antes estava 0,20mm na admissão(isto mesmo) e o escape não passava o 0,05mm, tudo errado, a moto ficou lisinha, na marcha lenta parece que esta desligada, ficou 10!!!!

Caique
29-01-11, 08:47
cada moto é uma medida nas cgs e ml até 85 é 0,08 as 2