PDA

Ver Versão Completa : Motor vareta.



Thalão
02-02-11, 20:02
Boa noite galera do PN !

Estava afim de dar um "grau" no meu motorzinho, algo bem
pequeno, pra não ferrar muito com ele. Estava pensando em fazer algo no
cabeçote, como trocar o angulo das valvulas. :drool:

Será que só essa alteração já deixa meu motor mais esperto ? Se sim, qual
o comando ideal devo colocar ??

Obrigado
Abraçããoo

Diego.fcs
02-02-11, 22:38
Cara, vai fazer na bolinha? Fiz isso recentemente na minha ano 82, porém tem o seguinte, se for fazer abertura dos dutos tem que trocar o cabeçote, senão no da bolinha fica a parede muito fina, o ideal é colocar um das mais novas que dá para abrir mais e usar coletores mais novos também, aí possibilida a instalação de carburadores maiores sem fazer gambiarra.

O angulo de valvulas não mexi, coloquei o ressalto do comando WGK linha bravo, um escape torbal mini-pipe e mexi na relação, no primeiro teste andou muito bem, fiquei impressionado, porém apresentou um problema que ainda não descobri, depois de um tempo na pista o motor apaga.

Gustavo G Ben
02-02-11, 22:46
Tenho esta mesma duvida, embora ja saiba de algumas coisas...

Irei traballhar o cabeçote, pulir (e talvez aumentar o diametro) dos dutos, aumentar as valvulas (e retificar as cedes);
Colocarei cabo de vela e cachimbo esportivo, e uma vela de melhor qualidade;
Mudar o escapamento;
E trocarei o comando para um mais forte.
Obs: quando precisar fazer o motor, colocarei cilindro pistao e eaneis da 150

E as duvidas:
CDI, recomenda- se a troca?
Carburador,deixar o original e mudar algo (como agulha, gicle e etc), nao mudar nada, ou por um maior (cg 150?xlx 250? etc)?
Que escapamento colocar? Nao quero barulho bonito, e sim desempenho aqui em minha cidade usam bastante o Gmoto, mas nao sei se é a melhor opçao.
Rebaixar o cabeçote vale a pena? Q medida rebaixar?
Comando, nao quero algo muito forte, apenas um pouco melhor q o original, em media/alta, qual?

Obs: se tiverem links para compra online de peças q recomendarao, melhor ainda
E, algo mais? Aberto a sugestoes....



Grato

Gustavo G Ben
02-02-11, 22:53
A sim... embreagem, calçar com arruelas, ou por molas mais fortes?
E as molas das valvulas, existem molas mais fortes? (soube q seria uma boa pedida para nao cabecear no pistao)

Thalão
03-02-11, 17:30
Sim, vou fazer isso numa bolinha. Mas o cabeçote das mais
novas cabe ? Queria fazer algo pequeno, não quero acabar com a vida
util do motor sabe...
Eu ia comprar um outro cabeçote de varetado, abrir os dutos, rebaixar o cabeçote e colocar
outro comando (maior angulo).

Diego, voce já fez essa alteração ?

Gustavo G Ben
03-02-11, 21:30
Nao sei muito na pratica, mas na teoria, mudança no cabeçote nao prejudica em nada (ou quaz nada) na vida util... Mas rebaixa- lo ja complica, ainda mais se com valvulas maiores, o risco de cabecear valvula sera ainda mais eminente....

Diego.fcs
03-02-11, 22:11
Thalão, eu tava na mesma que vc, e olhando o cabeçote, se vc usar o da bolinha não dá para abrir muito não, então creio que nem compensa muito. O das mais novas cabe certinho, é quase igual.

Valvulas maiores não sei se dá certo, eu mantive as originais, e baixei muito pouco o cabeçote. Embreagem não precisa mudar, e um carburador maior é melhor. O escape Gemoto é muito estralado, curti mais o Torbal, que fica parecendo aquele barulho das antigas.

Já fiz todas essas alterações, só estou acertando ainda o motor, é que to sem tempo e num consigo levar a moto no mecânico.

Gustavo G Ben
03-02-11, 22:37
Eu ainda irei comprar minha CG, semana q vem +-

Li uma brilhante reportagem da revista 4rodas, q fala sobre a preparaçao do cabeçote http://www.duasrodasonline.com.br/facavocemesmo/detalhes.aspx?id=103

Mas irei mudar comando e as valvulas tambem eu acho... Se nao mudar as valvulas, vou rebaixar o cabeçote um pouco...

E carburador, sera q o de CG 150 se encaixaria bem?

Thalão
05-02-11, 19:39
Bom galera, acabei de voltar de uma "viagem" com meu amigos.
Uma XL 250 e outro de XL 350, e a minha moto acompanhou de boooa,
mesmo com o motor original !!

Acho que não vou fazer mais nada, a relação 17x33 já esta dando conta ! eehehehhe

Diego.fcs
06-02-11, 22:58
Então Thalão, o complicado se for fazer preparação é que uma coisa puxa outra, aí acaba gastando muito, se vc fizer esse esquema dos dutos, colocar um carburador maior (CG 150, ML) e um escape com vazãoi maior já dá uma melhorada boa.

Gustavo G Ben
07-02-11, 18:36
Misturmax e divisor de fluxo, ja ouviram falar? Os descobri na net, se a discursao sobre eles nao render aqui, isso merece um novo topico ;)

Thalão
08-02-11, 18:20
Vou conversar melhor com o preparador daqui, ver quanto
ele me faz um cabeçote das CGs mais novas e dar um "jeitinho" .. hehehe

Obrigado galera !

Well_99
08-02-11, 18:29
em falar motor vareta
a fan da argentina é varetada!
li em uma revista eletronica

Gustavo G Ben
08-02-11, 20:08
Um bura de strada ficaria bom em uma CG 99 preparada? (dutos do cabeçote, escapamento, comando, taxa e etc?

Diego.fcs
12-02-11, 00:00
Fica sim, mas acho que é muito grande, parece que pega no quadro e tem que fazer gambiarra. Tenta o da CG 150, cabe certinho, o problema da bolinha é como eu disse, para usar carburadores maiores tem que fazer umas gambiarras no cabeçote para caber certo o coletor das mais novas, se trocar o cabeçote num tem erro.

Thalão
12-02-11, 16:33
Vou trocar o cabeçote mes que vem, vou esperar receber uma grana
e vou comprar um cbçt zerado na caixa (150 conto), só preciso achar um bura de 150

Esquadrão Marte
12-02-11, 16:49
Ou tenho um comando original de uma 150 novinho ta com 6mil km, eu vendi a minha 150 com comando da sport agora ele ta guardado tá a venda. :OK:

Diego.fcs
12-02-11, 22:57
Vou trocar o cabeçote mes que vem, vou esperar receber uma grana
e vou comprar um cbçt zerado na caixa (150 conto), só preciso achar um bura de 150


Troque o cabeçote somente se for fazer o trabalho nos dutos, senão nem compensa, porque além dos 150 tem o trabalho de mão-de-obra, abertura dos dutos, e tudo mais, acredito que vá pelo menos para uns 300,00, fora o preço do carburador.

Thalão
14-02-11, 10:17
A preparação + o cabeçote novo vai ficar 350 reais.

Mas agora ferrou tudo, me acidentei ontem de moto e
agora vou gastar uma **** grana pra arrumar !! Terei de desentortar o quadro,
trocar as bengalas, desamassar o tanque, comprar os punhos originais (facadaaa)

AMP_Racing
14-02-11, 10:32
Pra dar um up e gastar pouco, comando, cabeçote fazer cabeçote, pistão 2mm, calices de valvula, cava de valvula e taxa. base de R$ 600,00.
Motor mais forte e ainda com boa duração, troca de biela, alivia volante, pistão de estrada, comando, encamisar, cabeçote, valvula, carburador, etc... base de R$ 1200,00.

Se quizer trocar uma idéia sobre qual comando usar e etc Msn [email protected]

Gustavo G Ben
14-02-11, 11:18
Eu acho q nao comprarei mais a CG 99, e sim uma 2004, e farei a mesma coisa, comprar um cabeçote sobresalente e fazer o q der nele inclusive por valvulas maiores...

Ai me surgiu uma duvida, o cabeçote das CG 99 tem valvulas maiores q da 2004? Molas mais duras? E sera q serve na 2004?

Diego.fcs
16-02-11, 22:13
Acho desnecessário ter um cabeçote de reserva, ainda mais de cg, que se acha em qualquer lugar, se quer fazer o serviço, faça no seu mesmo, nem troque as valvulas, mantenha as originais.

AMP_Racing
17-02-11, 12:08
Pra bota valvula maior tem que ter pistãozão.... :OK:

RODRIGO_FAN08
17-02-11, 17:53
Pra bota valvula maior tem que ter pistãozão.... :OK:


+1... :G



Ps: e o cabeçote da 99 serve na 2004 sim....eu por exemplo uso um de 99 preparado na minha fan 2008(200cc)....

Esquadrão Marte
17-02-11, 17:59
O comando da Titan 150 da certo para colocar?

AMP_Racing
17-02-11, 19:46
O comando da Titan 150 da certo para colocar?


Não...

Só se vc colocar um vira com corrente comando, e cabeçote de 150 :G :G :G

chiccoli
17-02-11, 23:39
como vi um rapaz ha mt tempo falando por aki..

"não faço mais esses tipos de preparações(gambiarras), compro um motor de strada, e adapto!, da muito menos dor de cabeça, e ainda regularizo !, pra num ficar sem moto depois"

queria ter os 1500 necessários pra essa adaptação, num aguento mais 125.. =/

Diego.fcs
19-02-11, 23:59
chiccoli, e o pior de tudo num é esses 1.500,00, é que agora o detran não está mais regularizando mais esse tipo de adaptação, aqui começou a brotar tudo quanto é tipo de CG com motor 200cc.