PDA

Ver Versão Completa : Taxa de Compressao da YES - Gasolina PODIUM



juhpalaver
02-02-11, 20:08
salve rápa
to com um pobrema serio aqui..

a suzuki yes tem uma taxa de compressão de: 9,2:1
ja a gasolina PODIUM dizem que é pra veículos de compressão: 10:1

fica ai o caso pra debate aqui...

qual o problema que viria futuramente?
compensaria?
ou nao tem problema algum?

detalhe, meu motor ta original.

vlw

apu
02-02-11, 20:13
o "problema serio" entra onde?

da uma pesquisada no forum brother, tem M U I T O S topicos sobre a podium.

mas respondendo suas perguntas, ja que ja criou o topico..

qual o problema que viria futuramente?
resposta: absolutamente nenhum problema. a nao ser que fique trocando de gasolina toda hora.
compensaria?
resposta: compensa se voce esquecer a parte da alta octanagem, que dai sim, só serve para motores de compressao 10:1 para cima. agora, se voce é como eu que se preocupa com o meio ambiente e em manter os bicos e sistema de carburaçao limpo, compensa. é uma gasolina de qualidade. isso compensa, e muito.
ou nao tem problema algum
resposta: :)

vlw? abraço brother

blaugusto
02-02-11, 21:11
Problema nenhum!!
Pode dar de tudo na motoca, menos problema.

http://lh4.ggpht.com/_Nu8v35h72Mk/S31sLVhlfwI/AAAAAAAAC3g/aIEqXnsjILo/busca.jpg

neuberas
03-02-11, 17:49
Nada, só q se vc usar podium vc estará jogando dinheiro fora.

NiveaC
03-02-11, 18:03
não compensa, gasolina cara e sem efeito em moto pequena, se quer manter o sistema limpo use aditivada

msguinha
03-02-11, 18:22
o "problema serio" entra onde?

da uma pesquisada no forum brother, tem M U I T O S topicos sobre a podium.

mas respondendo suas perguntas, ja que ja criou o topico..

qual o problema que viria futuramente?
resposta: absolutamente nenhum problema. a nao ser que fique trocando de gasolina toda hora.
compensaria?
resposta: compensa se voce esquecer a parte da alta octanagem, que dai sim, só serve para motores de compressao 10:1 para cima. agora, se voce é como eu que se preocupa com o meio ambiente e em manter os bicos e sistema de carburaçao limpo, compensa. é uma gasolina de qualidade. isso compensa, e muito.
ou nao tem problema algum
resposta: :)

vlw? abraço brother


Aproveitando o Topico, em uma rapida Googlada, vi que a Twister tem taxa de compressão abaixo dos 10:1 |:(

A CB300, tem 9,0:1 - Isso confere?

Que motos por ex. bem de fabrica com essa compressão?

Em caso de preparação no motor da Tw, essa taxa é segura, ou seja, não detona o motor nos primeiros 5mil kilometros?

NiveaC
03-02-11, 18:33
msguinha
motos de média cc pra cima
colocar podium em moto pequena é ilusão, é ser trouxa e dar dinheiro pro posto pq não tem efeito (no caso da alta octanagem) quem sente diferença pode ter certeza que ou é psicológico ou então usava uma gasolina de má qualidade, afinal até podium tem alcool (no brasil né rs) então tem gente que vai na ilusão que é gasolina pura e acha q a moto ta andando mais q isso ou aquilo

msguinha
03-02-11, 18:38
msguinha
motos de média cc pra cima
colocar podium em moto pequena é ilusão, é ser trouxa e dar dinheiro pro posto pq não tem efeito (no caso da alta octanagem) quem sente diferença pode ter certeza que ou é psicológico ou então usava uma gasolina de má qualidade, afinal até podium tem alcool (no brasil né rs) então tem gente que vai na ilusão que é gasolina pura e acha q a moto ta andando mais q isso ou aquilo


Aff! Nunca mais pago 3 pilas no litro de Podium!!

Achei um topico super interessante falando da compressão:

"O que explica uma Bandit 1250 ter 97 cavalos de potência, enquanto a GSX-R 1000, de menor capacidade cúbica, ter 191 cavalos? Certamente um dos fatores que determinam isso é a taxa de compressão."

http://www.motosblog.com.br/2010/10/01/comportamento-dos-motores-parte-4-taxa-de-compressao/


Vi também que quando em comprar minha CBR ou Minha R1 :D Vo te que gasta em gasolina mais cara.

"Completa com comum Patrão?"
-Nem pensar!

Outra! Segundo a materia, uma das maneiras de aumentar a taxa é "diminuir as juntas". As juntas do motor são todas da mesma espessura independente da marca? Tipo paro numa lojinha, o cara bota um junta de 2mm (sei lá). Ai kilometros depois vou em outra e os caras botam uma de 1,5mm. Ou seja, na segunda eles aumentam a taxa de compressão?

Caique
03-02-11, 18:43
Digamos que quero ser troxa e colocar podium na minha moto(ela tem um tanque antigo)será q vai corroer?

msguinha
03-02-11, 18:45
Digamos que quero ser troxa e colocar podium na minha moto(ela tem um tanque antigo)será q vai corroer?


Bota naftalina! Ai fica bom! :drool:

ssuhahsuhsaushuahsuas

Caique
03-02-11, 18:48
Bota naftalina! Ai fica bom! :drool:

ssuhahsuhsaushuahsuas

minha moto é antiga mas não tem barata!

FloodDesu
03-02-11, 18:50
msguinha
motos de média cc pra cima
colocar podium em moto pequena é ilusão, é ser trouxa e dar dinheiro pro posto pq não tem efeito (no caso da alta octanagem) quem sente diferença pode ter certeza que ou é psicológico ou então usava uma gasolina de má qualidade, afinal até podium tem alcool (no brasil né rs) então tem gente que vai na ilusão que é gasolina pura e acha q a moto ta andando mais q isso ou aquilo


Creio eu que gasolina pura deve aguentar menos compressão do que gasolina com álcool anidro que é álcool quase sem água [até 1% de água]. A não ser que leve algum aditivo [tem o chumbo também, mas é proibido, por isso o álcool nas gasolas] ou que nossas gasolas [mesmo a podium] leve alguma coisa pra baixar a octanagem.

NiveaC
03-02-11, 19:38
Creio eu que gasolina pura deve aguentar menos compressão do que gasolina com álcool anidro que é álcool quase sem água [até 1% de água]. A não ser que leve algum aditivo [tem o chumbo também, mas é proibido, por isso o álcool nas gasolas] ou que nossas gasolas [mesmo a podium] leve alguma coisa pra baixar a octanagem.


o problema é q no lisarb não existe gasolina automotiva pura



Caique, não entendi a pergunta, se perguntou sério não corroi a menos que tenha comprado uma moto importada que não sofreu a tropicalização (adaptar o tanque e demais componentes pra aguentar o alcool que tem nos nossos combustíveis)

ShimAdA
03-02-11, 19:51
Aproveitando o Topico, em uma rapida Googlada, vi que a Twister tem taxa de compressão abaixo dos 10:1 |:(

A CB300, tem 9,0:1 - Isso confere?

Que motos por ex. bem de fabrica com essa compressão?

Em caso de preparação no motor da Tw, essa taxa é segura, ou seja, não detona o motor nos primeiros 5mil kilometros?


Na ficha técnica da Ybr ela tem exatamente 10:1 de taxa, mas o que eu "ouvir dizer" é que pra fazer diferença mesmo a taxa tem que ser mais alta ainda... Uso a podium por poliur menos sendo assim carboniza menos o motor e o óleo sai até mais limpo e a validade dela é maior, as vezes demoro muito pra esvaziar o tanque.

msguinha
03-02-11, 21:12
Na ficha técnica da Ybr ela tem exatamente 10:1 de taxa, mas o que eu "ouvir dizer" é que pra fazer diferença mesmo a taxa tem que ser mais alta ainda... Uso a podium por poliur menos sendo assim carboniza menos o motor e o óleo sai até mais limpo e a validade dela é maior, as vezes demoro muito pra esvaziar o tanque.


Quantos HPs tem a Fan, Yes e a YBR?

WebSwat
04-02-11, 00:16
Quantos HPs tem a Fan, Yes e a YBR?


A CG 125 Fan recebeu o mesmo comando OHC que era da Titan e sua potência máxima é de 11,6 CV para um peso (seco) de apenas 108,9 Kg, ou seja, possui uma relação peso/potência de 9,4 Kg/CV

Já a Factor YBR 125 tem potência máxima de 11,2 CV com peso de 110 Kg, relação de 9,8 Kg/CV. Parece pouco, mas acelerando é possível perceber que a Honda é um pouco mais “despachada”, parecendo pedir pra levantar mais o giro do que a moto da Yamaha, a qual, por sua vez, parece render melhor em baixos regimes, arrancando e retomando velocidade ligeiramente melhor e com menos vibração.

A FAN 150 tem o OHC, de "na verdade" 149,2 cm³ de cilindrada (mas todas as motos usam uma "nomenclatura" arredondada em relação às cilindradas), gerando torque máximo de 1,32 kgfm e 14,2 cv

A Suzuki Yes tem 13 cv a 8.500 rpm e torque de 1,15 kgm a 7.000 rpm

E se eu não me engano, a CG 150 sport (que não tem nada a ver com a pergunta) tem também 14,2 cv (ou coisa parecida...) que é quase a mesma coisa do que a FAN 150... só que tem bastante diferenças entre elas... e a mais perceptível, é que o limitador da 150 Sport é de 9000 RPM, mas a faixa de potência dela é em 8000 RPM.

Espero ter ajudado. Abraço!

juhpalaver
04-02-11, 00:37
das 125 yes tem uns cavalinhos a mais...

aooooooooooo

WebSwat
04-02-11, 00:59
Ela tem uns cavalinhos à mais, mas é a que mais demora também pra render essa potência extra.

FAN 125 tem 11,6 cv a 8.250 rpm (124,7 cc), Factor 125 tem 11,2 cv a 8.000 rpm (125cc) e a YES 125 ED tem 13cv a 8.500 rpm (125cc)

juhpalaver
04-02-11, 01:02
entao ela so geras esses cavalos dps dos 8500 ?
Oo
eu ainda mal passo dos 5 mil!

WebSwat
04-02-11, 01:19
entao ela so geras esses cavalos dps dos 8500 ?
Oo
eu ainda mal passo dos 5 mil!


Não é bem isso... não é que "do nada" ela surge uma potência extra...
O que acontece, é que ela vai desenvolvendo força, e só atinge esses 13cv à 8500 RPM, acima disso, ela tende a baixar a potência.

Na falcon acontece isso também, 8500RPM é a faixa máxima de potência, depois disso, ela não gera tanto.
Espero ter explicado da melhor forma.
Abraço!

Thyago Mahon Barros
04-02-11, 07:06
Não tem problema algum, só não vai ter o mesmo rendimento de um motor com compressão 10:1. :OK:

Piccoli
04-02-11, 08:28
Minha Intruder com carburador BS 26 rende melhor com Podium. De manhã a partida é melhor, nas subidas de giro o motor enche melhor, e não há batida de pino, coisa que eventualmente ocorre com gasolina comum ou aditivada. Motor reloginho e redondinho.
O fato de um motor ter taxa de compressão menor que a recomendada para Podium não significa fechar questão. Os motores 125 Suzuki têm comportamento melhor com gasolina de alta octanagem, mesmo que a taxa seja menor que 10:1. É só fazer um longo teste, ou seja, não adianta misturar Podium com outras ou fazer uma tanqueada de Podium achando que muda alguma coisa. Após muitas tanqueadas somente com Podium é que se nota a diferença. Podium comprada em posto sério, né? Não adianta comprar Podium em posto BR **** fumo porque o risco de gasolina batizada existe em qualquer bandeira.
Evidente que se questionar a J. Toledo/Suzuki, eles vão dizer que a gasolina com octanagem normal é indicada. Claro, eles jamais vão admitir que os motores 125 deles só rendem plenamente se usar a gasolina mais cara do Brasil.
Não é milagre, minha moto não ganha absolutamente nada em termos de potência e torque. Mas o uso frequente da Podium faz com que se aproveite ao máximo o que o motor dela oferece.
Para mim vale pagar um pouco mais, faço de 35 a 40 Km/l na cidade, o baixo consumo compensa o uso de uma gasolina mais cara que nitidamente faz o motor girar melhor.