PDA

Ver Versão Completa : LIMITADOR e tamanho do pinhao



juhpalaver
03-02-11, 20:46
salve
o motor da yes 2011 vem com limitador?
da pra tirá essa bagaça? (se tiver)
se eu coloca um pinhao maior ou menor ela vai anda mais? (com mais ou menos dentes)

ajuda ae galera!

vlw

Gustavo G Ben
03-02-11, 22:06
Provavelmente nao existe essa de limitador...

E se vc diminuir o pinhao vc certamente ganhara mais arrancada, mas pode perder final (ou nao), a nao ser q na final, sua moto esteja apanhando, ficando com giro baixo, ai entao o pinhao ajudara ate na final...

Rubinho
03-02-11, 22:13
Tem não, só motos com IE se não me engano.

Pinhão maior vai alongar a relação final, vai perder força e andar com giro mais baixo, em se tratando de uma moto 125cc não faria isso nunca! Vai se arrastar na estrada ou no primeiro morro que aparecer.

Pinhão menor vai encurtar a relação final, ganha força, a relação de marcha fica mais curta, em comparação com o original, na mesma velocidade vai estar com uma rotação maior do motor, também não recomendo a não ser que ande muito pesado e não pegue estrada com a moto.

Diego.fcs
03-02-11, 22:18
Esse limitador é o CDI que faz esse trabalho, se quizer tirar tem que trocar o CDI, porém num vai te ajudar em nada, a única diferença é que seu motor vaiu andar quase explodindo, e quanto ao pinhão, se aumentar pode ser que a moto fique frouxa.

Se quer andar mais, ou faz uma preparação, ou compra uma moto maior.

WebSwat
04-02-11, 01:35
Acho que a maioria dos motores 125/150cc tem limitador.

O limitador de giro, serve pra não deixar sua moto passar demais de uma faixa de rotação aceitável (por exemplo 9000RPM).
Caso a moto não tenha limitador de giro, você pode até pegar uma velocidade maior em uma grande descida (coisa de 5KM/h) mas corre um grande risco de atropelar válvulas, furar pistão ou qualquer outra coisa parecida. Já quando a moto TEM o limitador, você sabe quando ela tá andando no máximo da capacidade porque ela dá uma cortada, e isso ajuda a prevenir, pela vida útil do motor.

[hr]

Trocar o pinhão, só é aconselhável quando você está certo do que está fazendo: colocar um pinhão maior, vai deixar a moto com um final mais longo (pode pegar mais velocidade), ou pode ser que ela não tenha força para tocar a relação de marchas e fique mais fraca de final, porém, colocando um pinhão maior, é certeza de que a moto vai ter uma arrancada mais fraca.
Colocar um pinhão menor, significa fazer exatamente o contrário: a moto tem uma arrancada um pouco mais forte, mas urra mais o motor para pegar uma velocidade que, com o pinhão original, era "normal".

Piccoli
04-02-11, 08:41
Yes e Intruder na relação original já são bem dimensionadas. Pinhão menor só se você morar em uma cidade cheia de morros onde compensaria reduzir um pouco a relação para a moto ficar mais "torcuda", principalmente se você leva muito garupa. Já o pinhão maior até pode fazer o motor girar uns 500 RPM mais baixo, no plano. Mas a mais leve subida ou vento forte já matam essa vantagem. E torna-se perigoso porque com pinhão maior você perde muito em retomada, a moto realmente fica xoxa. Usei pinhão com um dente a mais na minha Intruder por um bom tempo mas recentemente voltei ao original, não aguentei a moleza da moto principalmente em momentos que era necessário arrancar rápido.
Uma relação original bem conservada, lubrificada, e a corrente com ajuste perfeito, é a melhor condição para sua moto.
É como me falou com razão um mecânico da loja Suzuki: relação alongada, o motor não desenvolve. Ou seja, você acelera a moto e o ponteiro do contagiros leva um tempão para subir, mas desce rápido na menor subidinha ou vento contra que encontrar.
Uma relação alongada exige preparação de motor para valer a pena, e aí o tal do custo, fala mais alto. A não ser que o próprio fabricante faça isso. Por exemplo, a minha Intruder 2006 com carburador BS 26 tem pinhão original de 14 dentes. Já a Intruder mais nova, acho que de 2008 para cima, com carburação VM 22 e alguma coisa a mais de torque, ganhou pinhão original de 15 dentes. A Suzuki só alongou a relação quando houve compensação no rendimento do motor.

Destro
04-02-11, 10:05
Então amigos... comprei um pinhão de 16 dentes para minha Intruder 125.
Estou querendo melhorar o desempenho da minha moto, e segundo pude apurar com o alguns amigos (IvanRJ e o Luis *chefe da oficina de uma autorizada Suzuki aqui no Rio) mais experientes, o aumento de um dente no pinhão melhora consideravelmente o desempenho da moto... Maior velocidade, com menor rotação...
Vamos ver... estarei colocando o novo pinhão no sabado.... se não ficar do meu agrado, tiro.

Depois irei postar minhas conclusões sobre esta mudança...

Abraços

blaugusto
04-02-11, 10:16
Continua tendo CDI sem limitador.

Eu botei um pinhão com mais um dente na minha Y07. Achei que ficou excelente.