PDA

Ver Versão Completa : Suspensão danificada no uso normal. E agora, dona Honda?



higoff
04-02-11, 22:37
Pessoal, hj tive minha primeira decepção com a CB.
Notei essa semana um vazamento na bengala dianteira direita, e levei a moto para a revisão dos 16000Km hj. Durante a verificação da revisão, veio o veredito. Segundo o mecânico, o cilindro da suspensão está danificado por sujeira da pista e danificou o retentor, e assim começou o vazamento.

Mas a questão é a seguinte. Coloquei a moto no cavalete central e suspendi a roda dianteira, ou seja, deixei a supensão no máximo do curso dela (totalmente aberta). Olhando assim, o cilindro está perfeito. O problema está dentro da suspensão, onde fica o óleo. Como pedras na pista podem ter danificado uma área do cilindro que NUNCA está exposta ao ambiente? Segundo o mecânico, as partículas de terra teriam entrado na suspensão entre o cilindro e aquela borracha retentora, e danificado o cilindro por dentro. Estou maluco ou partículas microscópicas PODEM danificar um cilindro de aço?

Faz sentido isso ou brigo com a Honda pela peça na garantia? Será que essa peça já não veio com um defeito interno de fábrica q se agravou com o tempo?

Abs!

Naldo
04-02-11, 22:41
a briga com a honda faz mais sentido que a 1ª opção..

lembra de falar as palavrinhas magicas:
PROCON e
IMPRENSSA é quase como dizer abracadabra em algumas situações.... boa sorte

Carleetos
04-02-11, 22:43
Olha, não sou mecânico nem tenho experiência como motoqueiro o suficiente pra dizer com perícia, mas acho que é conversa do mecânico.

O retentor da bengala tá em bom estado? Já tinha observado algum vazamento? Já tinha trocado o óleo da bengala em alguma revisão antecessora a essa?

higoff
04-02-11, 23:00
Olha, não sou mecânico nem tenho experiência como motoqueiro o suficiente pra dizer com perícia, mas acho que é conversa do mecânico.

O retentor da bengala tá em bom estado? Já tinha observado algum vazamento? Já tinha trocado o óleo da bengala em alguma revisão antecessora a essa?


O retentor da bengala, aquele q fica visível, está em bom estado. Ou seja, deveria, em teoria, ter impedido a entrada de qualquer corpo estranho no garfo.
Segundo o mecânico, o vazamento é causado pq um retentor interno está danificado. Ele teria sido danificado pela bengala, e trocar só ele não resolveria o problema.

150 pelo cilindro e 100 reais pelo retentor, mais a mão de obra e óleo novo da suspensão. Não tô a fim de gastar isso...

chiccoli
04-02-11, 23:03
pega, desmonta.., se a bengala estiver lisinha...,, só troca o retentor..,

isso ñ vaza tão facil ñ..


ja usei mt peça original, ja usei mt paralela..,

tem paralela q da de 10 a 0 na original

Yuri_RN
04-02-11, 23:06
Normal pedra pega no cilindro e risca! minha CB5 antes do acidente tava com algumas marcas de pedra no cilindro da suspensão!

agora ta tudo 0km!

Irmão
04-02-11, 23:08
A pericia procede da seguinte forma:
com muito cuidado empurre o guarda-pó para cima
(aquela borracha preta que proteje o retentor)
http://img25.imageshack.us/img25/2277/apresentao1sm.jpg
Limpe o cilindro cromado com um pano limpo e seco e verifique se há
arranhões ou furos ao longo do cilindro, se não houver é só trocar o retentor
e o Oleo ( reconmenda-se trocar o oleo dos dois lados).

ffoemit
04-02-11, 23:17
tava numa concessionária da honda esses dias e vi um kra da cb 300 dourada trocando as duas bengalas completas (copo, cilindro e retentores) ele disse que qualquer buraquinho a suspensção dava uma pancada forte na direção, a moto dele tinha 16.000 kms.

Olho vivo na Honda, pois pode ser até caso de recall

higoff
04-02-11, 23:20
pega, desmonta.., se a bengala estiver lisinha...,, só troca o retentor..,

isso ñ vaza tão facil ñ..


ja usei mt peça original, ja usei mt paralela..,

tem paralela q da de 10 a 0 na original


O mecânico abriu a suspensão. Segundo ele, o cilindro está danificado, riscado, mas por dentro. Como uma pedra vai danificar ali, se essa parte não se expõe?
E ele explicou que o cilindro está danificando o retentor, pois ele ficou áspero.

Como a moto ainda está na garantia, acho melhor não mexer por conta própria. Levo em outra concessionária? Acompanho o serviço?

Abs!

Irmão
04-02-11, 23:21
Mas se num me engano essa suspensão é a mesma
usada na Twister porque Recall se já tá no mercado
a tanto tempo?

Carleetos
04-02-11, 23:24
Se o dano foi interno tenta ganhar na garantia. Tem que ser insistente, chato mesmo. É um direito.

Isso se realmente não há possibilidade de pedras ou fatores externos terem danificado essa parte.

Irmão
04-02-11, 23:27
Mas como esse cilindro está marcado por dentro?
E como pode danificar o retentor sendo que a parte que fica
abaixo do retentor não tem contato com ele pois a suspensão
trabalha de cima para baixo? nesse caso pra danificar o risco teria
que ser na parte externa. Aconselho a levar em outra cc isso tá
parecendo trambique do mecanico. ;/

ffoemit
04-02-11, 23:28
Mas se num me engano essa suspensão é a mesma
usada na Twister porque Recall se já tá no mercado
a tanto tempo?



Da Honda eu ñ duvido mais nada, vai saber... se ele ñ está usando retentores de baixa qualidade ou usando um processo mais barato pra cromar os cilindros...

Honda Motors
05-02-11, 11:09
Se o cilindro não está com ranhuras, sulcos no cromado, é só trocar o retentor véio. De repente a Honda já tá usando um retentor de baixa qualidade.

higoff
05-02-11, 13:16
Se o cilindro não está com ranhuras, sulcos no cromado, é só trocar o retentor véio. De repente a Honda já tá usando um retentor de baixa qualidade.


Segundo eles, há ranhuras e sulcos no cromado do cilindro, mas na parte interna dele. A que fica dentro do copo.

Stone
05-02-11, 13:30
Confere o cilindro externo (parte cromada) se não tiver riscos é só trocar o retentor, não caia nesse papo aí do cara....
Se não querer colocar retentor original, procure da marca corteco ou athena, são muito bons!

magrao tk
05-02-11, 13:38
Riscar aquele tubo cromado pode acontecer mas a loooooooongo prazo, não numa moto com tão poucos km.
Tá estranho isso.

Caique
05-02-11, 13:50
Acredito q seja só os retentores,leva em outra cc e fica olhando o serviço,se falar q a msm marcado pede pra ver onde é é fala o q vc disse no primeiro post.

higoff
05-02-11, 19:31
Acredito q seja só os retentores,leva em outra cc e fica olhando o serviço,se falar q a msm marcado pede pra ver onde é é fala o q vc disse no primeiro post.


Exatamente...
Vou levar essa semana lá, de preferência terça (pq segunda é meu níver e preciso passear com a patroa... rsrsrs...)
Vou dar um corrida com isso pq a garantia acaba no início de março.

Abs e obrigado a todos pela ajuda até então!

blaugusto
05-02-11, 19:37
Faz sentido. Por isso a bengala da Fazer vem com os protetores.

Talvez o cilindro nem esteja mesmo visivelmente danificado, mas pode ser que ele esteja aspero, quando era para estar bem liso.

E pode ter entrado sujeira para dentro dos cilindros tb.

Enfim... troca os retentores, mas antes verifica se o cilindro não está aspero ali na região.

Stone
05-02-11, 20:02
Passa a unha, se sentir alguma coisa já eras...

higoff
05-02-11, 21:17
Como eu já tinha falado, o cilindro ESTÁ áspero na parte interna, conforme atestado pelo próprio mecânico da Honda.
O que eu não aceito é que isso tenha acontecido na parte INTERNA, com o retentor externo (o que deveria evitar contaminação por terra) em perfeito estado, o que indica que ele evitou, em teoria, que terra e outros tipos de contaminantes de expressiva dimensão física entrassem no corpo da suspensão.

Então a Honda está me dizendo que partículas microscópicas, como poeira e pêlos do meu gatinho, danificaram um cilindro de aço? Pq do jeito que o retentor externo está BOM, somente isso entraria no corpo da suspensão.

É isso q não estou aceitando...

blaugusto
05-02-11, 21:59
higoff, tente cfazer buchecho com água e bicarbonato de sódio.
Vc sentira o bicarbonato raspando em sua gengiva.

Dentro da suspensão aconteceu o mesmo. O óleo se deslocando e contaminado com sabe-se lá o que foi "raspando" o cilindro aos poucos.


O que aconteceu ali foi um caso isolado. "Talvez" ganhe uma causa alegando vicio oculto.

DavidR
05-02-11, 22:03
é meu querido danifica sim,muitas vezes é areia ,pedrinhas minimas que entram pelo guarda pó e com o sobe desce da bengala ,risca a mesma que perde sua camada de cromo e vaza

higoff
06-02-11, 22:37
O que eu acho mais esquisito, é que mesmo se eu tivesse o protetor de bengala, não faria diferença nenhuma. O protetor apenas evita que o cilindro seja danificado por pedras da estrada, e o problema não foi esse. Foi POEIRA da estrada.

Abs!