PDA

Ver Versão Completa : Resistor de Carga / Piscas Traseiros Titan 95/99



GaúchoPassoFundo
09-02-11, 02:25
Pessoal, estou com uma dúvida que não achei resposta nem do manual de serviços da Titan.

Na rabeta da moto vão fixados 2 resistores de carga (esse é o nome) que teoricamente trabalham para os piscas.

Aqui estão eles:

http://cityparts.com.br/img/abre.aspx?src=http://cityparts.com.br/img/fotos-produtos/00008020/Resistor_Carca_CG125.jpg

Alguém poderia me dizer qual a função deles e onde são ligados. Não encontrei lugar no chicote.

GaúchoPassoFundo
09-02-11, 04:32
Bom pessoal, depois de estudar o esquema elétrico da moto e a cor dos fios descobri que são ligados no final do chicote no conector com fios cor rosa, no emaranhado onde ficam os fios da sinaleira traseira e piscas. Mas não descobri ainda para que servem. Se alguém entender um pouco de eletrônica aí e souber posta pra gente. Sei que o valor de cada resitência é 6,7 ohms de acordo com o fabricante e pelo esquema elétrico o valor é 4 ohms (não sei se é de cada um ou da ligação dos 2), mas não entendi o porque de sua existência e o porque de serem 2, já que ambos estão ligados ao terra (chassi) e os fios dos 2 estão ligados juntos no mesmo conector no chicote, mais ou menos como se fossem em paralelo.

magrao tk
09-02-11, 05:27
Nunca ouvi falar disso tambem, mas deve ser alguma coisa relacionada com o relé dos piscas, tipo pra manter o intervalo de acende apaga, assim como quando uma das lampadas queima e a outra acende mais rápida pela falta dela no circuito. O relé depende de determinada carga pra acender no ritmo certo, mas mesmo assim não tenho certeza se é pra isso que ele serve. Fiquei curioso tambem...

Stone
09-02-11, 11:27
Os famosos resitores de carga.

O funcionamento deles é o seguinte... Quando você desliga o farol essa energia tem que ir para algum lugar para não dar sobrecarga no sistema, aí que entra esses resistores, para queimar a energia que o farol não está usando.
Nas motos mais novas o regulador/retificador já faz esse serviço.

GaúchoPassoFundo
09-02-11, 11:30
Muito bom...então está desvendado o mistério...valeu pela explicação :clap:

GaúchoPassoFundo
16-06-11, 17:46
Caro Stone, notei que após andar com a moto por um tempo ou deixar ela funcionando por 10 ou 15 minutos, os resistores esquentam bastante. Te pergunto se é normal eles aquecerem a ponto de queimar o dedo do sujeito.

Caique
16-06-11, 17:50
ele tranforma energia eletrica em calor...

Stone
16-06-11, 17:55
Cara, acredito que taanto não eram para esquentar, a moto estava com o farol apagado?

GaúchoPassoFundo
16-06-11, 17:59
Sim, farol apagado...

ricardofroes
16-06-11, 18:55
Olá Gaucho, pelos dados que passou ela esquenta mesmo e só dividir 12volts por 4 Ohms o resultado dá 3 amperes,,, potencia dissipada e a tensão 12volts vezes 3 amperes isso da 36 watts, equivale a lampada do farol. Trabalha quente mesmo o resistor. Abraço.

GaúchoPassoFundo
16-06-11, 19:59
Boa Ricardo...

Matematicamente preciso e exato!!! Valeu :clap:

Stone
16-06-11, 20:14
Com o farol apagado ele puxa a carga pra ele, só não sabia que aquecia tanto hehehe

charrinho
16-06-11, 20:27
Gaucho de passo fundo tche! é nois então conterrâneo!