PDA

Ver Versão Completa : Primeira Moto Turbo de Fábrica - Honda CX 500 (Conhecem?)



msguinha
15-02-11, 09:16
Dando uma pesquisada sobre Turbo para motos achei essa matéria.

Honda Turbo de Fábrica... nos anos 70 :o

"A CX era uma moto sofisticada e complexa. Com a meta de aliar o desempenho de um motor de 1.000 cm3 ao conjunto de uma 500, a Honda a desenvolveu no final dos anos 70 tendo o turbo em consideração todo o tempo. O resultado foi uma moto bem-acabada, de estética aclamada pela imprensa e muito potente para a cilindrada -- 82 cv."

http://www2.uol.com.br/bestcars/classicos/turbo-1.htm


Pelo visto não deu muito certo devido a "má distribuição de torque". Mas alguns donos, hoje, são adeptos ao turbo em suas pequenas, seja por estética (meu caso) ou por desempenho.

E o pessoal ai, o que acham?


Ps.: Usei o "Buscar" e não achei nada parecido então postei aqui.

Ferrugem
15-02-11, 09:30
Show de materia eu nunca tinha ouvido falar em moto turbo sera q alguma dessas poucas unidades fabricadas vieram p/ o Brasil?

msguinha
15-02-11, 09:55
Show de materia eu nunca tinha ouvido falar em moto turbo sera q alguma dessas poucas unidades fabricadas vieram p/ o Brasil?


Boa pergunta, outra coisa que me intriga é que pela materia um dos maiores problemas era a ma distribuição do torque, mas isso era nos anos 70, será que hoje em dia as montadoras, com toda essa tecnologia, não teriam um jeito de contornar isso? Seja com o controle de tração, etc? Ou não fazem porque não querem?

Eduardo Toda
15-02-11, 10:12
Entre essas bizarrices tinha até uma moto com motor Wankel, só japonês para fazer esses Franksteins.

aonstalback
15-02-11, 10:37
estava vendo uns vídeos dela, muita lind a moto hein, não sabia q tinha saido moto turbo em linha... mosca branca como a cg 82 a álcool...

fabianoaspro
15-02-11, 10:45
nossa pra quem nunca ouviu falar de moto turbo devia ver as motos de arrancada que tem um pouco mais de 1000cv!
Procurem no youtube por top fuel bike

Fernando Raphael
15-02-11, 10:47
achei estranha sou muito mais uma CBX 1050 6 caneco :clap: :clap: :clap: :clap:

msguinha
15-02-11, 10:53
achei estranha sou muito mais uma CBX 1050 6 caneco :clap: :clap: :clap: :clap:


"O conjunto era o mesmo da versão 500, mas com o turbo presente desde as 4.500 rpm e capaz de chegar a 226 km/h, tendo passado pelos 100 apenas 3,6 s depois da arrancada. Sua fúria não era igualada nem mesmo por uma Suzuki GS 1100S Katana."
- Retirado da Matéria

DOUGLAS 00
15-02-11, 10:54
O problema é que em termos de potencia, hoje é mais facil fazer uma 1000 aspirada e com potência de sobra do que uma 500 turbo cheia de tecnologia embarcada.

Acho que o grande salto evolutivo vai ser na eletrônica da supersport( Controle de tração, abs...) e na engenharia de materiais (ganho de peso). Pois as motos estão cada vez mais fortes e menos utilizavéis.

msguinha
15-02-11, 10:57
O problema é que em termos de potencia, hoje é mais facil fazer uma 1000 aspirada e com potência de sobra do que uma 500 turbo cheia de tecnologia embarcada.

Acho que o grande salto evolutivo vai ser na eletrônica da supersport( Controle de tração, abs...) e na engenharia de materiais (ganho de peso). Pois as motos estão cada vez mais fortes e menos utilizavéis.


Não entendi teu raciocínio, tu quer dizer, que as motos de hoje em dia estão "agressivas de mais"?

Esquadrão Marte
15-02-11, 10:59
Oque 1982 com injeção eletronica. Só agora para nos a Injeção eletronica veio Revolucionar as motocicletas. :0_0:

otávio henrique
15-02-11, 11:08
O problema é que em termos de potencia, hoje é mais facil fazer uma 1000 aspirada e com potência de sobra do que uma 500 turbo cheia de tecnologia embarcada.
pois é.. nao tem só que pensar e lançar no mercado.. tem que pensar há alguns mil quilômetros.. quem vai saber mexer nessas bitelas?

DOUGLAS 00
15-02-11, 16:25
Não entendi teu raciocínio, tu quer dizer, que as motos de hoje em dia estão "agressivas de mais"?


Sim. Hoje essas motos passam facilmente dos 200cv com o ram air comprimido (em altas velocidades).

A grande maioria dos usuários não está preparada pra tanta potência. Ai que começa a entrar a eletrônica, ajudando a domar essas feras.

msguinha
15-02-11, 16:45
Sim. Hoje essas motos passam facilmente dos 200cv com o ram air comprimido (em altas velocidades).

A grande maioria dos usuários não está preparada pra tanta potência. Ai que começa a entrar a eletrônica, ajudando a domar essas feras.


@OLD

Vi uma vez no Auto Esporte da Globo. A Suzuki GSX-R a 160 km/h em primeira marcha. Ela tinha até um recurso que tirava 30hps (acho) e deixava ela menos agressiva.

Auto Esporte Motos 1000cc 2008 (http://www.youtube.com/watch?v=atJ7BxDM0yo#)

Esquadrão Marte
15-02-11, 16:49
Tem uma moto carenada 1.000 da BMW que vc escolhe o tipo de pilotagem. Escutei rumores que ela é a mil mais veloz.( sera?)

vinacowboy
15-02-11, 16:54
show de bola essas motocas loucas...

vinacowboy
15-02-11, 16:56
http://www.sportwheel.com/Used%20Bike%20Images/854082CX500T$DK.JPG

msguinha
15-02-11, 16:58
http://www.sportwheel.com/Used%20Bike%20Images/854082CX500T$DK.JPG


Da onde esta foto? da Net?

Ta inteirassa!!

@EDit

Nesse tempo não se preocupavam com posição de pilotagem né?

vinacowboy
15-02-11, 17:00
http://3.bp.blogspot.com/_oCnW51tP3M0/SWZIx7I_JjI/AAAAAAAABiE/0Zdy3yBSUHE/s320/xn+85+turbo+opener.jpg


http://1.bp.blogspot.com/_oCnW51tP3M0/SWZDvUk3hYI/AAAAAAAABh8/NSYkDZEQtss/s320/1983-yamaha-xj-650-seca-turbo-1.jpg



uma de cada, das turbo!!!

Eduardo Toda
15-02-11, 22:48
Pois é, estive no Japão lá pelos ido dos anos 90, e oque mais se via era carro com motor 660cc turbo (carros populares, key), 1.3 litro turbo (Toyota Starlet), 2.0 litro turbo (Silvia)...tudo era turbo..não é estranho colocarem turbo nas motos...
A formula 1 dos anos 80/90 também disseminou os Turbos, até aqui a febre dos turbos também apareceu, Uno Turbo (não é o XxUnoxX, que tomou Red Bull e ficou turbinado), Tempra Turbo e aí vai....
Atualmente o uso do turbo, vem sendo paulatinamente descontinuados, podem ser conseguidos potências enormes sem o uso do turbo, através de mecanismos com aberturas de válvulas especiais (VTEC, honda, Vanos BMW e VVTC Toyota).
O Civic 1.6 litro no Japão tinha potencia de 165 cv (aspirado) chegava a quase 200 cv na versão R
O Integra R 1.8 litro tinha 200 cv (aspirado)

Ferrugem
15-02-11, 23:56
http://3.bp.blogspot.com/_oCnW51tP3M0/SWZIx7I_JjI/AAAAAAAABiE/0Zdy3yBSUHE/s320/xn+85+turbo+opener.jpg


http://1.bp.blogspot.com/_oCnW51tP3M0/SWZDvUk3hYI/AAAAAAAABh8/NSYkDZEQtss/s320/1983-yamaha-xj-650-seca-turbo-1.jpg



uma de cada, das turbo!!!


Ela me lembraram do pegasus da estrela kkkkkkkkkkkkkk
http://farm4.static.flickr.com/3441/3804114062_c0d57c5185.jpg

Well_99
16-02-11, 00:56
Tem uma moto carenada 1.000 da BMW que vc escolhe o tipo de pilotagem. Escutei rumores que ela é a mil mais veloz.( sera?)


se nao me engano ela tem 4 tipos de pilotagem
tem uma tipo um easy, q deixa ela mais docil
intermediario, é mais usado para chuvas, piso escorregadio
rece q libera toda sua potencia
e a ultima q nao me lembro o nome, mas é uma q vc anda sem nenhum recurso tecnológico de traçao, voce anda livre com toda potencia do motor.
vi uma reportagem q ela tinha batido o record da hayabusa em alguns metros em um deserto la
mas tipo, acho q ela é a melhor ss de 1.000cc de hoje, so nao chega na frente na sbk pq n tem piloto bom para ela, isso dizem os comentaristas.
vao ver esse ano ne, no moto gp!

Danilo Cleiton
16-02-11, 02:51
Muito interessante, mais realmente é estranho porque hoje com toda tecnologia não se fabrica mais!

Bandit
16-02-11, 07:25
Esse negocio de turbo e do ]:)

meu amigo tinha um gol, dakeles quadrado, ele tinha um dos turbos mais fodas encontrados aki no brasil... era sem base andar no carro, vc colava no banco, parecia q tinha alguem te puxando com os dois braços pra tras... na epoca eu era pequeno, chegava a dar medo, do ronco, e do barulho do turbo q era altissimo dentro do carro... na epoca ele chegou a gastar qs 100 mil com esse carro, entre muitas coisas q ele fez...

o problema q esse carro nao foi feito pra tanta potencia, ele andava MUITO, mas tb dava muito Pau na mecanica, e acabou fikando inviavel manter os custos...

msguinha
16-02-11, 08:25
Esse negocio de turbo e do ]:)

meu amigo tinha um gol, dakeles quadrado, ele tinha um dos turbos mais fodas encontrados aki no brasil... era sem base andar no carro, vc colava no banco, parecia q tinha alguem te puxando com os dois braços pra tras... na epoca eu era pequeno, chegava a dar medo, do ronco, e do barulho do turbo q era altissimo dentro do carro... na epoca ele chegou a gastar qs 100 mil com esse carro, entre muitas coisas q ele fez...

o problema q esse carro nao foi feito pra tanta potencia, ele andava MUITO, mas tb dava muito Pau na mecanica, e acabou fikando inviavel manter os custos...


Minha maior motivação em botar um Turbo na Tw seria primeiro a exclusividade, pois não se ve muuuuitas Tw com Turbo (aqui em Porto nao vi nenhuma) e segundo a estética, o som do turbo nas trocas de marcha é show.

Por ultimo seria aumento de potencia, pois sei que se eu der pau de Turbo, rapidinho a Tutu vai passar uma temporada no mecanico. :P

fredericoelias
16-02-11, 09:59
daqui a pouco rola um nitro na moto tb.... soltando fogo pelo escape... :lol:

msguinha
16-02-11, 10:00
daqui a pouco rola um nitro na moto tb.... soltando fogo pelo escape... :lol:


Assim:??? shuasuahsuhau

cg fan soltando fogo pelo escape (http://www.youtube.com/watch?v=HaEzVHMatOA#)

fredericoelias
16-02-11, 10:06
caraaaaaaaaaca..... tenho que comprar uma CG Barbecue Edition dessas....

a moto que voce pode assar um churrasco sem precisar de carvão kkkkkkkkk

DOUGLAS 00
16-02-11, 10:48
Pois é, estive no Japão lá pelos ido dos anos 90, e oque mais se via era carro com motor 660cc turbo (carros populares, key), 1.3 litro turbo (Toyota Starlet), 2.0 litro turbo (Silvia)...tudo era turbo..não é estranho colocarem turbo nas motos...
A formula 1 dos anos 80/90 também disseminou os Turbos, até aqui a febre dos turbos também apareceu, Uno Turbo (não é o XxUnoxX, que tomou Red Bull e ficou turbinado), Tempra Turbo e aí vai....
Atualmente o uso do turbo, vem sendo paulatinamente descontinuados, podem ser conseguidos potências enormes sem o uso do turbo, através de mecanismos com aberturas de válvulas especiais (VTEC, honda, Vanos BMW e VVTC Toyota).
O Civic 1.6 litro no Japão tinha potencia de 165 cv (aspirado) chegava a quase 200 cv na versão R
O Integra R 1.8 litro tinha 200 cv (aspirado)




Essa tendência está retornando aos carros: Downsizing. São motores menores e com tecnologia, tudo pra poluir menos.

veja esse aqui:

http://autoentusiastas.blogspot.com/2010/07/fiat-cinquecento-bicilindrico-turbo.html

Porém em termos de motos, vreio que esse downsizing vá demorar um pouco. No caso do turbo, seria necessário desenvolver uma formúla que aliasse torque em baixa com a patada em alta.

msguinha
16-02-11, 10:50
Essa tendência está retornando aos carros: Downsizing. São motores menores e com tecnologia, tudo pra poluir menos.

veja esse aqui:

http://autoentusiastas.blogspot.com/2010/07/fiat-cinquecento-bicilindrico-turbo.html

Porém em termos de motos, vreio que esse downsizing vá demorar um pouco. No caso do turbo, seria necessário desenvolver uma formúla que aliasse torque em baixa com a patada em alta.


O controle de tração não resolveria isso?

DOUGLAS 00
16-02-11, 10:55
O problema é o turbo lag, que matou essa CX 500. Até a turbina encher, demorava.

Como disse: A potência dessas motos estão chegando ao limite da usabilidade: Hj estas motos 1000cc originais beiram os 180c-200cv. Os modelos preparados pra SBK quando muito batem os 220cv.

A proxima evolução vai ser na eletrônica, no controle de tração, nesses apretrechos eletrônicos.

chiccoli
16-02-11, 11:16
O controle de tração não resolveria isso?


como se existisse isso nakela época..

DOUGLAS 00
16-02-11, 14:23
creio que o Msguinha falou sobre atecnologia turbo hj.


Sobre a CX, a moto foi um baita cartão de visitas tecnologica na época e é um mito.

msguinha
16-02-11, 14:26
como se existisse isso nakela época..


To falando agora.

Diego.fcs
16-02-11, 22:19
O maior problema dessa época era acertar corretamente esse Turbo, nos primeiros Porshes eles tinham problemas, que as vezes ficava difícil de controlar o carro/moto até a turbina encher. E com as tecnologias que temos hoje nem é necessário mais esse turbo.

msguinha
17-02-11, 08:56
O maior problema dessa época era acertar corretamente esse Turbo, nos primeiros Porshes eles tinham problemas, que as vezes ficava difícil de controlar o carro/moto até a turbina encher. E com as tecnologias que temos hoje nem é necessário mais esse turbo.


Pessoal aqui falou de aspirado melhor que o turbo, desconheço isso em motos, como funciona e será que o som é tão legal quanto o do turbo?

DOUGLAS 00
17-02-11, 10:08
Pra proposta das motos, o motor aspirado de momento atinge a expectativas de rendimento.

msguinha
17-02-11, 10:12
Pra proposta das motos, o motor aspirado de momento atinge a expectativas de rendimento.


Já tem motos equipadas com isso? Temos alguns exemplos ai? >-|

XING LING
17-02-11, 20:23
Se lançar uma 300cc turbo mais com metade da diferença de preço de uma 300cc para 600cc acho que venderia se tivesse o desempenho de uma 600cc!!!

A diferença de preço de uma 30cc para 600cc é grande!!!

Eloy
17-02-11, 21:36
como o douglas falou o q matou essas motos foi o turbo lag, nao sei se voçes perceberam mas as turbinas ficavam na frente dos carburadores,
tipo no lugar do filtro de ar, ai tinhase um escape muito longo, saia do cabeçote passava por debaixo do motor, e depois subia entre o
cambio e a roda traseira, os gases de escape demoravam pra chegar na turbina e quando chegava ja estavam sem pressão, por isso ela so rendia em alta, se fosse ao contrario a turbina logo na saida do cabeçote teriamos as mais potentes motos do mundo, pois nao teria retardo na resposta em baixa, rugiria como um leão em alta como acontece nos carros de arrancada

abraços ai pessoal qualquer duvida manda ae ........

msguinha
18-02-11, 07:51
Se lançar uma 300cc turbo mais com metade da diferença de preço de uma 300cc para 600cc acho que venderia se tivesse o desempenho de uma 600cc!!!

A diferença de preço de uma 30cc para 600cc é grande!!!


É muito facil de vender pro povo brasileiro, se a Honda botasse um anuncio bem grande: "Nova CB300 TURBO", ai sim ia vender igual agua, não importa se fosse boa ou não.

DOUGLAS 00
18-02-11, 09:59
Só que tem o seguinte... vou dar um exemplo prático sobre o turbo:

Meu colega de trampo tinha um gol 1.0 turbo... fruto daquela lei que priveligiava a redução de impostos para carros 1.0...

Em suma, a tal de turbina, mesmo que original é uma bosta... o carro anda quase que nem um 2,0 ap, mas a cada 50 mil km tem que retificar a turbina, pela bagatela de 2 mil dinheiros... sem falar que o motor 16v é bom, mas pede mais cuidado que os 8v...

é um 1.0 que anda mais que 1.6/1.8 mas da gasto mais que 2.0...

Mas o msguinha matou a xarada: O o "turbo" tem um apelo comercial muito forte.

Pessoalmente curto carros turbo, mas para projetos esportivos e descompromissado com o dia a dia.

BADANHA
18-02-11, 20:46
eu tenho um quadro dela ( quadro de fotografia e nao quadro da moto) na parede de casa... esta la a mais de 20 anos hausdhuasdhuasd nunca vi uma alem daquele quadro, na epoca acho que custava 22 milhoes de cruzeiros ou 220 sei la nao lembro