PDA

Ver Versão Completa : Farelo metálico saindo no óleo



DOUGLAS 00
25-02-11, 17:23
Bem amigos, to bem de cara: Fui torcar o óleo da Stradinha e saiu limalhas de aço do óleo... :NOOK:

Possívelmente creio que seja de rolamento da embreagem ou caixa.

Vamos ver o que dá... só quero ver quanto sai a brincadeira... :-/

webertyhd1t
25-02-11, 18:25
Cara, mas que embaçado heim..
tomara que nao seja nada sério demais... se bem que vindo do motor tudo é sério e caro..!

Esquadrão Marte
25-02-11, 21:26
Alguma coisa esta errado com seu motor...!

jOSÉ
25-02-11, 22:07
Se o motor é novo, e a limalha é bem fininha tipo pó, é normal, colocou um imã para ver se é limalha de ferro mesmo, ou é alumínio ????

Tem alguns óleos que possuem um detergente que cria uma borra bem fininha de alumínio.

Olhou o filtro de óleo como está ???

Não é de se deseperar e sair abrindo o motor, melhor dar uma boa avaliada antes.

WebSwat
25-02-11, 23:32
Quando começou a sair umas coisas assim no óleo da minha moto, abri o motor e tava assim lá o pistão, ó:

http://images.orkut.com/orkut/photos/OgAAAE6Rugj1ZuY8JmKMbhvy1KHuFZinWG2cHpxmko-GdcRt9OsjqwXIs7wSXC0JQoWuwvI7XVIt-YmIh3S-qzTwxvsAm1T1ULGgX_o6PfNnw1pHlGQVXOzqkpSJ.jpg

E depois de aberto o motor, tudo desmontado... um dia eu tava limpando a curva do escape e tava fazendo um barulho estranho. Olha o que saiu:

http://images.orkut.com/orkut/photos/OgAAALddprtIxAoXSeVoB0oRsqxo-DdcjY0RxiAJgLTkw_RMId9VLeFoFJArfXGpgVhWg8Z6-Nhsxgx-faDxjRpxqrkAm1T1ULzojFQXWzoRXEJoFZEUW52Ge-3k.jpg

GaúchoPassoFundo
26-02-11, 01:01
Cara, seja lá de onde vem, não é um bom sinal meu chapa. Vais ter que dar uma boa olhada.

jOSÉ
26-02-11, 01:22
Pela madrugada, isso não é limalha, isso é uma estamparia de alumínio. Esse motor deveria estar com um ruído bem estranho quando deu esse estrago.

chiccoli
26-02-11, 18:05
no meu caso era a 2ª engrenagem da 3ª marcha q tava ficando sem dentes.., pode ser isso tbm..

Caique
26-02-11, 18:36
Quando começou a sair umas coisas assim no óleo da minha moto, abri o motor e tava assim lá o pistão, ó:

http://images.orkut.com/orkut/photos/OgAAAE6Rugj1ZuY8JmKMbhvy1KHuFZinWG2cHpxmko-GdcRt9OsjqwXIs7wSXC0JQoWuwvI7XVIt-YmIh3S-qzTwxvsAm1T1ULGgX_o6PfNnw1pHlGQVXOzqkpSJ.jpg

E depois de aberto o motor, tudo desmontado... um dia eu tava limpando a curva do escape e tava fazendo um barulho estranho. Olha o que saiu:

http://images.orkut.com/orkut/photos/OgAAALddprtIxAoXSeVoB0oRsqxo-DdcjY0RxiAJgLTkw_RMId9VLeFoFJArfXGpgVhWg8Z6-Nhsxgx-faDxjRpxqrkAm1T1ULzojFQXWzoRXEJoFZEUW52Ge-3k.jpg

e como q passou pro oleo?

danilo-sn
26-02-11, 18:40
isso pode ser tbm as bronzinas de biela e mancal indo pro fim da vida cara, dai só trocando e fazendo retifica.

abs.

Caique
26-02-11, 18:41
isso pode ser tbm as bronzinas de biela e mancal indo pro fim da vida cara, dai só trocando e fazendo retifica.

abs.

mas a strada num é td rolamento?

Ahead
26-02-11, 21:37
Troca óleo e filtro,mas se as limalhas persistem,
o jeito eh abrir o motor e verificar o q tem de errado,pra q a coisa naum piore!

WebSwat
28-02-11, 04:38
e como q passou pro oleo?


Esqueci de citar que tanto a parte de cima quanto a parte de baixo ficaram comprometidas. Engrenagens de transmissão ou algo da biela pode ter passado.

Flgveiga
28-02-11, 19:31
Minha biz tá assim a 3 trocas de óleo, (troco a cada 2500km) pensei em camisa e aneis, mas se fosse, ela estaria fumando, e não está.
Não houve alteração no barulho ou ruidos estranhos, eu vou continuar andando até aparecer algo. Ela tá com 45000km e uso para ir a de São vicente a São Paulo ou seja vou com a rotação maxima, só seguro na descida pra não explodir.

Irmão
28-02-11, 20:06
Pra amenizar a sua preocupação :D, isso pode ser
o desgaste do Platô e cubo de embreagem, mas
espere pra ver se vai apresentar algum sintoma.

DOUGLAS 00
28-02-11, 21:04
Tenho os ferrinhos em casa... vou ver se fotografo e mostro para os amigos.

São pedações de ferro fininhos, mas grandes, com "casinhas", tipo chapinha.

O Mecânico acredita que possam ser de um rolamento menor, como o da embreagem.

O motor não apresenta grande sinais: Apenas ruidos esporádicos em arrancadas, não falha, não trava, nada. Por isso da minha desconfiança sob a embreagem.

Acredito que isso esteja ocorrendo por falha na lubrificação: Fiz uma viagem a praia recentemente (coisa de 700km) e na volta tive que completar no retorno da viagem nada mais, nada menos que 800 ML de óleo... e olha que a moto não fuma... a moto hoje tem cerca de 47 mil km rodados.

Espero que essa limalhas não tenham comprometido a parte de cima do engenho.

DOUGLAS 00
01-03-11, 10:21
Imagens do que soltou no óleo. podem ver que não é pouca coisa... :o

width=640 height=480]http://img11.imageshack.us/img11/3238/img1840jr.jpg

width=640 height=480]http://img87.imageshack.us/img87/9331/img1839gu.jpg

Em breve posto videos do motor batendo... começou a bater ontém a noite.

Alan Ranieri
01-03-11, 10:34
Esses foram os que sairam, imagina se ficou mais dentro do motor. :( :( :(

jmn83
01-03-11, 10:54
Caraca Douglas, não sou muito "intendido" de motor mas eu acho que isso, por estar na parte INTERNA do motor é um tecão de ferro, não um farelo, achei bem grandinho esses pedaços de ferro ai! :0_0:

DOUGLAS 00
01-03-11, 10:56
Seguem os videos... do motor batendo.

MVI 1844 (http://www.youtube.com/watch?v=ptKIammD6WI#)

MVI 1845 (http://www.youtube.com/watch?v=J05x_V5tow8#)

Stone
01-03-11, 11:11
Ela faz algum ruído diferente quando aperta a embreagem?

DOUGLAS 00
01-03-11, 11:27
Aumenta o ruído quando aciona.

No vídeo não ficou completamente percetível, mas ali no primeiro, quando dá uns barulhos no microfone da camera, é o motor batendo.

Stone
01-03-11, 11:38
Se aumenta o ruído quando aciona a embregaem provavelmente é do rolamento.

DOUGLAS 00
01-03-11, 11:49
Acho que por ai a coisa.

Stone
01-03-11, 11:55
Arranca a tampa lateral pra ver!

DOUGLAS 00
01-03-11, 12:04
Essa semana a motinha vai pra faca...

cristiano_andrade
01-03-11, 12:16
a minha esses dias tava com o rolamento da caixa estorado... mas nao chegou a cair nenhum pedaço...
mas dava um barulho diferente... cada vez que eu arrancava dava um barulho como um fusca arranhando a caixa...
o rolamento era baratin... $20 pilinha... mas a mao de obra do mecanico deu mais $140... teve q rachar o motor ao meio...

DOUGLAS 00
01-03-11, 14:48
Deixei a motoca lá pra ver o que é. Vamos ver o que da.

WebSwat
01-03-11, 18:42
Qualquer novidade posta aí pra gente ficar por dentro do que tá acontecendo!

DOUGLAS 00
01-03-11, 20:55
Novidades. Má e boa notícias.

Má: tivemos que abrir o motor inteiro. Foir o rolamento do eixo de câmbio.

Boa: Apesar do rolamento, resto do motor está em ótima saúde.

XxUNOxX
01-03-11, 21:02
Ja ouviu o ditado:

Dos Males o menor.....

Que bom que foi pouca coisa, minha moto tem um tec tec que me enche (mais que o original da XTZ que ja é horrivel) em breve acho que retentor de válvula + corrente de comando e ou tensor.

lordbrill
01-03-11, 22:04
Novidades. Má e boa notícias.

Má: tivemos que abrir o motor inteiro. Foir o rolamento do eixo de câmbio.

Boa: Apesar do rolamento, resto do motor está em ótima saúde.

QUe bom que o motor esta em plena saúde :)
Quanto ficou pra arrumar?

DOUGLAS 00
02-03-11, 11:40
Olha, pra abrir foi 180... falta ver as peças.

rupiado
02-03-11, 11:56
Sabe falar o KM original da sua moto? Só por curiosidade...

RODRIGO_FAN08
02-03-11, 11:58
Olha, pra abrir foi 180... falta ver as peças.


Pra abrir o motor....180? :-/

Bandit
02-03-11, 12:02
Cara nem sei como eu vou ouvi algo um dia, se acontecer isso na minha motoka, com o escape esportivo nao da pra ouvir nada, na lenta + ou -...

uma coisa q eu acho estranho, eh q ela parece meio "froxa" qd eu aciono a partida, tipo parece meio com folga alguma coisa ali na partida... nao me lembro de ser sempre assim, mas fora isso ela ta bem fortinha, e nao tem nda de estranho...

DOUGLAS 00
02-03-11, 12:03
Ela tá na faixa de 47 mil km.

é meio salgado abrir por 180, mas mecânico de confiança é isso mesmo...

DOUGLAS 00
02-03-11, 12:05
Cara nem sei como eu vou ouvi algo um dia, se acontecer isso na minha motoka, com o escape esportivo nao da pra ouvir nada, na lenta + ou -...

uma coisa q eu acho estranho, eh q ela parece meio "froxa" qd eu aciono a partida, tipo parece meio com folga alguma coisa ali na partida... nao me lembro de ser sempre assim, mas fora isso ela ta bem fortinha, e nao tem nda de estranho...


O barulhos surgem, geralmente são ruidos metálicos.

Possíevelmente deve ser algo no motor de arranque/ escovas se for na Yes. Se for na 350, não sei dizer assim o que pode ser.

Stone
02-03-11, 13:57
180 tá meio salgado...

Já verifica todos os rolamentos da caixa, e coloca NACHI pra não se encomodar

DOUGLAS 00
02-03-11, 16:13
Qual é a média de preço que o pessoal anda pedindo pra abrir o motor?

WebSwat
02-03-11, 16:36
Última vez que eu tive coragem de pagar, me cobraram R$75,00 pra abrir e mais R$75,00 pra fechar.

DOUGLAS 00
02-03-11, 16:45
180 é o serviço completo.

Zé Luis
02-03-11, 16:46
Qual é a média de preço que o pessoal anda pedindo pra abrir o motor?


Quando fiz o motor da XLX aqui em Campinas, paguei 450 reais de mão de obra... Chutem o valor do serviço inteiro, sendo que só usei peças originais honda.


Novidades. Má e boa notícias.

Má: tivemos que abrir o motor inteiro. Foir o rolamento do eixo de câmbio.

Boa: Apesar do rolamento, resto do motor está em ótima saúde.




Pelas fotos, pude notar que são pedaços da gaiola do rolamento mesmo. Sorte que não danificou mais nada, hein? Aproveita que o motor tá aberto e verifica outros componentes também, e cuidado com a lavagem das peças na hora de montar.

Da penúltima vez que abri meu motor por causa da mola do eixo do câmbio solta, o "mexânico" picareta não lavou os rolamentos, contaminou os mesmos com água e quebrou a bomba de óleo. Resultado: Tive que fazer o motor inteiro, riscou camisa, pistão e os rolamentos do virabrequim foram para a casa do chapéu. A moto vibrava que nem uma retroescavadeira e a borra do óleo saiu cheia de cavacos e pedaços de embreagem na primeira troca. Foi horrível e dispendioso ter que passar por isso, mas agora a Xizélona tá filé de novo. Desculpe me desviar do assunto do tópico, mas é que ele troxe à tona todo esse pesadelo.

Abraços, e boa recuperação para a motoca!

DOUGLAS 00
02-03-11, 17:14
Valeu Zé.

Ontém quando cheguei lá na oficina, ele tava lavando o motor da motoca.

Hoje no fim da tarde pretendo dar uma passada lá e ver como tá indo o serviço.

jOSÉ
03-03-11, 01:08
Caramba, tu falou limalha, limalha é resíduo, quaser pó de ferro, o que tu mostrou nas fotos é caco de peça quedrada.

Stone
03-03-11, 12:15
Quase que saiu o rolamento inteiro aushasuhasu

magrao tk
03-03-11, 13:13
Só podia bater mesmo. :lol: Sorte que não prejudicou mais nada.

Sobre o preço eu penso o seguinte: se o cara for um profissional correto, sincero e caprichoso com a moto dos clientes, ele vai fazer a limpeza completa e revisão de todo o resto antes de fechar tudo, tu vai gastar esse valor e pronto.

Desmontar e trocar a peça que visívelmente que estourou é rápido e simples pra quem tem as ferramentas. Muitos mexanicos barateiros iriam fazer só isso. Abrir, trocar o rolamento e fechar. Sem limpeza completa e análise do resto. Tu ia gastar pouco agora e mais depois quando aparecessem mais problemas não vistoriados ia gastar mais ainda.

DOUGLAS 00
03-03-11, 14:56
Passei ontém na oficina.

O cara tinha montado a parte de baixo. Como o Stone havia falado, foi colocado rolamentos Nachi: 21 pilas.

Percebi que ele lavava cada peça antes de montar a motoca, com cuidado. Sobre o retso, todos os rolamentos de virabrequim estão OK. Comando de valvulas, corrente de comando, tudo como novo.

As poucas coisas que estão mais ou menos: A biela não é original, porém esta perfeita. O pistão estamos meio na dúvida pra ver se é original ou não (vamos medir). Porém este não apresenta sinais de desgaste. O cilindro está bom, com riscos muito pequenos(muito pequenos mesmo!). Pra exemplo de comparação, minha today anterior estava com o pistão "amarelado" e em estado bem pior, e não queimava óleo.

Me supreendeu o bom estado geral. Estava preocupado com os efeitos de rodar pelo menos uns 300km sentando a lenha com o nível de óleo lá em baixo. Mas nem sinal de desgate ou superaquecimento devido a deficiência na lubrificação nessa viagem.

Acho que não me incomoda mais, tão cedo.

XING LING
03-03-11, 16:53
Fiz um orçamento em minha Mizinha para colocar um Comando Média alta, tem que abrir o motor tb, fiz orçamento em 3 mecanicos e me cobraram de R$80 a R$100,00 de mão de obra, se não me engano o comando era mais R$60,00!!!!

Isto já faz 1 ano tb, quando minha motinha estiver com uns 20.000km eu vou fazer isso, agora esta com exatamente 7.633km, agora esta muito novo para abrir assim!!!

DOUGLAS 00
03-03-11, 17:45
Acredito que até tem mecânicos na cidade que cobrassem menos.

Mas na city, só confio em dois, fora outros 2, das autorizadas.

edumrq
03-03-11, 17:56
O pai de um amigo meu tem uma buell, a light alguma coisa, a terceira marcha dessa moto estava com problemas de engate, tava travando, ele levou em uma mecanico de Sào Bernardo do Campo que mechia com harleys e tal, pra tirar o motor da moto é preciso tirar toda a balança, o motor sai por traz da moto, o mecanico nunca tinha aberto um motor desses, aceitou o serviço mais por curiosidade do que por grana mesmo, ele disse que essa moto tem um erro de projeto que na terceira marcha não injeta oleo, disse que por menos de 5mil, nunca mais meche em um motor desses kkk

Alan Ranieri
03-03-11, 21:47
O pai de um amigo meu tem uma buell, a light alguma coisa, a terceira marcha dessa moto estava com problemas de engate, tava travando, ele levou em uma mecanico de Sào Bernardo do Campo que mechia com harleys e tal, pra tirar o motor da moto é preciso tirar toda a balança, o motor sai por traz da moto, o mecanico nunca tinha aberto um motor desses, aceitou o serviço mais por curiosidade do que por grana mesmo, ele disse que essa moto tem um erro de projeto que na terceira marcha não injeta oleo, disse que por menos de 5mil, nunca mais meche em um motor desses kkk


Esse tal erro de lubrificação é gravíssimo caso realmente haja hein.

taliban
03-03-11, 21:54
O pai de um amigo meu tem uma buell, a light alguma coisa, a terceira marcha dessa moto estava com problemas de engate, tava travando, ele levou em uma mecanico de Sào Bernardo do Campo que mechia com harleys e tal, pra tirar o motor da moto é preciso tirar toda a balança, o motor sai por traz da moto, o mecanico nunca tinha aberto um motor desses, aceitou o serviço mais por curiosidade do que por grana mesmo, ele disse que essa moto tem um erro de projeto que na terceira marcha não injeta oleo, disse que por menos de 5mil, nunca mais meche em um motor desses kkk

nao era pra acontecer isso numa moto daquele preco
hehe

DOUGLAS 00
04-03-11, 10:46
Acho o conceito da Buell bacana e as motos muito bonitas. Mas na prática aquilo ali é uma american shit.

Hoje pego a strada, no começo da tarde.

230 pilas de gasto.

Atualizado:

Motoca em casa! :clap: :clap: :clap:

WebSwat
05-03-11, 01:46
E aí Douglas... o motor tá quietinho agora?

Flgveiga
05-03-11, 21:37
Nem rolou umas fotos ?

SoDandoKMCortandoGiro
06-03-11, 00:51
]:) ta fazendo uma farofaaaaaaaaaaaaaa! de aço e aluminiun no motor cara sempre e bom abrir pra ter certeza.... pq no começo as veses se salva alguma coisa mais se deixar bater o motor pode ficar bastante caro!

Thyago Mahon Barros
06-03-11, 03:29
Poxa, nunca ví sair essa bagaceira no óleo. :o

DOUGLAS 00
07-03-11, 09:55
Atualizando:

O motor por hora esta quietinho quietinho.

Fiz um bate volta na cidade vizinha (40 km) ontém forçando. A única coisa que tive que fazer foi reapertar um das polcas do escape.

Não prometo pra logo, mas vou ver se faço um video.