PDA

Ver Versão Completa : frear moto



Aquilonian
02-03-11, 21:38
Pessoal essa pergunta pode ser meio boba, vir que em muitos sites fala que deve frear 70% dianteiro e 30% traseiro, eu acho isso meio estranho, será que em uma moto de 125cc se o caba frear assim em uma rodovia ele pode cair de cara no asfalto? Sei lá eu acho isso meio estranho. E essa parada de freio a disco na frente será qu não trava de vez não?

Eu pensava que o freio da frente era so pra finalizar, tipo se eu parar na faixa ou perto de um carro.
A auto escola que eu fiz não ensina nada disso.

Stone
02-03-11, 21:46
Esquece auto-escola cara. Eles só querem seu $$ e ensinar que é bom nada.

Quando você anda de moto cerca de 70% do peso da moto e do piloto vão para a roda dianteira, por isso que ela freia mais. A roda traseira só arrasta, a dianteira para a moto

Mansell
02-03-11, 21:52
as chances do freio traseiro travar são bem maiores do que o freio dianteiro por isso confio mais no freio dianteiro,
enquanto oque aprendeu na auto escola esquece , isso vc vai pegando a manha no dia a dia
Abcs

Diego.fcs
02-03-11, 22:37
Cara, já cochei o freio dianteiro da intruder, sem pressionar o traseiro de quase dar fim de curso na bengala, digo que é mais fácil vc sair voando por não conseguir ficar encima da moto do que derrapar e cair, inclusive em todas as motos que tive com freio a disco dianteiro, quase nem uso o traseiro, principalmente nas 125 que são muito leves.

SydmaaR
02-03-11, 22:56
Eu trabalho em uma Auto Escola, melhor ficar quieto, e guardar nosso métodos :D

:G

XxUNOxX
02-03-11, 23:32
Sempre freiei mais a dianteira da minha X e mesmo com o disco dianteiro e nunca sai voando, e olha que ja fiz "teste" de emergência com ela, fui numa vicinal perto de casa aqui e chamei mesmo o freio no máximo, a 80km/h, arrastou a traseira ao máximo quase de deixar o pneu quadrado e a dianteira deu quase fim de curso mais não travou.
Então cada um com sua atitude, mais eu sempre vou usar 70% dianteiro

Ivan RJ
03-03-11, 00:09
Esquece auto escola, eles te ensinaram como passar na prova e também como morrer rápido, mas isso não lhe disseram. Se o disco está na roda dianteira tem um motivo, a transferência de massa durante uma freada. Dificilmente as motos que tem disco na roda dianteira irão travar a roda em pista sêca, por isso pode chamar o freio com tudo e o freio traseiro deve ser usado com cuidado, pois, com a transferência de massa para a frente a tendência de travar a roda é muito grande. Por tanto siga e treina freadas desta forma 70% dianteiro e 30% traseiro. Com o tempo vc irá saber dosar a força no manete e no pedal.
Na chuva se faz necessário uma pequena mudança, tente equilibrar a mema força tanto no dianteiro quanto no traseiro, 50% em cada.
Só existe uma situação que só devemos usar o freio traseiro, mas isso fica para uma próxima oportunidade.
Um grande abraço a todos os irmãos.

XxUNOxX
03-03-11, 00:13
Complementando minha resposta a cima, acho que todos deveriamos conhecer os freios de nossas motos e não perguntar como deve-se freiar...
Por exemplo, minha moto pode ser mais bruta na frenagem, outra XTZ pode ser maiis borrachuda...
Acho que todos deveriam testar seus freios em uma simulação de emergência, ja imaginam se ao freiar 80 ou 90% do freio dianteiro estoura uma mangueira, quebra-se um cabo?

eu sempre que posso faço um teste e vejo que aos 27mil km rodados esta chegando a hora de substituir a pastilha dianteira da minha.

Abraços

blaugusto
03-03-11, 07:50
Essa de 70/30% é a maior baboseira do ponto de vista do piloto. A unica pessoa que usa essas informações é o engenheiro que projeta o veiculo.

Na hora que agente freia agente tem que saber os limites do nosso veiculo. Freia 70/30% numa rua de paralelepipedo na chuva pra tu ver o chão gostoso...


Não adianta pedir pra ensinar. USE O SEU FREIO e tu vai sentir qual freia mais. Tire umas horas numa rua deserta pra conhecê-la, faz bem pra sua segurança. ;)

LeonardoJampa
03-03-11, 08:22
o blaugusto falou tudo, cada um tem conhecer a moto que tem, pq isso tbm varia das mecânicas das motos e tbm do peso do piloto, eu uso com mais freqüência o freio traseiro, é tanto que já fazem 2 anos que tenho minha moto, e já troquei as lonas traseiras mas nunca troquei as dianteiras.

magrao tk
03-03-11, 08:39
Não tem regra fixa de quantidade de cada freio, cada caso é um caso, cada terreno é um terreno.
O freio dianteiro é muito mais eficiente sim, mas ele depende completamente da aderencia da pista, se não é chão.

Exemplo: num asfalto 100% limpo e seco, pode se usar o freio dianteiro sem medo algum, aliás é o terreno ideal pra usar e abusar dele.

Agora vai freiar mais o dianteiro num asfalto sujo de areia, ou com pedrinhas soltas, ou numa pista de terra com saibro, ou até mesmo no barro tipo sabão... :k

Se a roda de tras derrapa numa frenagem, tem chance de equilibrar a moto outra vez, se derrapar a dianteira não tem jeito, a moto desaparece debaixo das suas pernas.

deivison_lins
03-03-11, 09:12
Quando é uma freada longa, por exemplo um semaforo fechado, chego a frear 100% dianteiro.
Me acostumei com esses 70% dianteiro. Se eu for usar uma moto q soh tem traseiro eu não ando.
Freio é dianteiro!

amoras007
03-03-11, 09:16
Como o Bleno disse temos que conhecer a nossa moto, a minha dependendo da situação eu uso os
dois, serta vez fui frear so o traseiro em uma pista de terra a motoca derrapou que quase vou pro chão
o dianteiro tem que ser usado dosado com o traseiro, agora eu só uso em conjunto em uma emergencia
eu uso 50% de cada.

piupiu
03-03-11, 09:46
cara pensa assim vc tambem nao pode carca com tudo o freio diantero q se vai pro chao mesmo

imagina q sua mão e um super sistema ABS, ai se faz o mesmo q o ABS faz, frea com eficiencia mas nao apertando tudo de uma vez
se nao trava mesmo, e o traseiro nao e tao bom pq se vc precisa dele numa emergencia vc vai derrapar e é perigoso se na hra q começa
derrapa anda mais rapido do q tava antes de aciona o freio ahuah. Tipo use o dianteiro e o traseiro meio q pra nivela a moto pra ela nao fica
tipo dando RL , faz o teste e ve . vem numa velo pode ser media mesmo e frea so o da frente se vai ver como a traseira vai empina
depois vc vem aciona o dianteiro e preciona o traseiro se vai ve q ela nao levanta muito.

eu mesmo em situações de emergencia ja freie com tanta força q chego derrapar o pneu da frente (McGayver) mas consegui manter e nun cai n

e é isso ai Como o amigo disse ali dos metodos dele de dar aula, o meu prof o metodo dele era comprar um coca fica numa barraquinha coberta enquanto eu fritava no sol treinando o " 8 " ....

Destro
03-03-11, 10:10
No manual da Intruder diz que você inicia a frenagem com o freio traseiro, e somente depois se aperta o dianteiro... Na pratica não é bem assim...
Tenho muito mais confiança no freio dianteiro (a disco) que no traseiro... Com certeza!

Abraços e boas frenagens! :OK:

Carleetos
03-03-11, 10:55
Eu sempre uso os dois, mas o traseiro só aciono um determinado ponto (por exemplo, até acender a luz de freio) e vou controlando o dianteiro.

Mas realmente numa pista com areia, em curva, se você usar 70% o dianteiro é uma queda muito feia.

deivison_lins
03-03-11, 11:15
CArleetos Falou e disse!

iagosoares
03-03-11, 11:34
O certo é usar os 2 freios pra não ocasionar travendo da roda traseira.
30% do freio da moto é no traseiro e 70% no dianteiro.. Isso quer dizer que o dianteiro é mais seguro, na verdade é o que para a moto. Uma vez estragou o reparo de freio da minha manete.
E fui pra cc pra trocar e dar sangria no freio de novo, só com o freio traseiro e putz, passei cada aperto aheueahueaha

Eduardo Toda
03-03-11, 11:37
Na pista seca com tempo bom, eu uso os tres freios, o da frente, traseiro e o freio motor. Engenheiro que diz que é 70/30, deve estar no cemitério refazendo as contas de onde ele errou na frenagem...Dependendo da pista, a frente escorrega e bau bau...escorregar a traseira agente ainda controla, dependendo dos casos...

mdorigon
03-03-11, 11:43
Ja disseram tudo aqui...ande com a sua moto e sinta como os freios dela respondem a cada situação e força. Não vai nessa de andar só usando o freio traseiro. Ja vi um motociclista que me chamou de idiota de comprar uma moto com freio a disco na dianteira...e fui ver a dele o dianteiro a tambor nem tava funcionando, falou que freio de moto é só traseiro e que nunca tinha usado e que comprou a moto tratou de arrancar aquela bost... Eu fico pensando qta gente faz essas merdas... pq vira e meche vejo gente me falar que é loucura usar o dianteiro. Não sei como isso existe, acho que o cara nunca nem tentou usar o dianteiro pra falar uma coisa dessa. E geralmente esses caras tem a moto toda porrada...e nem desconfiam pq :-/

Bandit
03-03-11, 12:23
Independente dos metodos usados, nunka se esqueça de utilizar o freio MOTOR, essencial para o dia a dia cara, se vc fika soh nos freio igual muita gente acaba fikando, acaba com os freios rapidinho sem falar q nao e seguro, a moto fika livre... muita gente qd sai da auto escola tem mania de uns 20 metros antes de parar, meter a mao na embreagem e vim freando |:(

ate msm em situações de emergência eu utilizo e muito o freio motor, estabiliza a moto, pra nao sair principalmente de traseira...

Stone
03-03-11, 12:24
Um problema da moto derrapar também é o pneu. Se o pneu for adequado ao solo pode freiar que é beem mais difícil de escorregar. Mas como não podemos trocar toda hora de pneu, temos que saber controlar e dosar os freios, e mais importante que os freios, a velocidade em que andamos, esse é o grande segredo da coisa.

magrao tk
03-03-11, 12:38
Ja vi um motociclista que me chamou de idiota de comprar uma moto com freio a disco na dianteira...e fui ver a dele o dianteiro a tambor nem tava funcionando, falou que freio de moto é só traseiro e que nunca tinha usado e que comprou a moto tratou de arrancar aquela bost... Eu fico pensando qta gente faz essas merdas... pq vira e meche vejo gente me falar que é loucura usar o dianteiro. Não sei como isso existe, acho que o cara nunca nem tentou usar o dianteiro pra falar uma coisa dessa. E geralmente esses caras tem a moto toda porrada...e nem desconfiam pq :-/


São ex usuários de Barra Circular com freio torpedo.

binhoassistec
03-03-11, 12:45
freio da frente é importantissimo, porem dev-se levar em conta o tipo do terreno que se anda, se ta molhado, se tem areia ou pedra no asfalto, se é asfalto, lajota..

Stone
03-03-11, 12:49
Esse tipo de coisa é phoda. conheço muitas pessoas assim, mas vai explicar...., na verdade, nem me incomodo mais tentando explicar esse tipo de coisa.

mdorigon
03-03-11, 13:07
É Stone... esse figura que me chamou de idiota tava trocando guidon, farol e mais umas coisas da moto no dia...não conseguiu parar e acertou um carro por tras... deixei quieto tb, se ele mesmo não vu que era a prova viva de que usar somente o traseiro não para a moto mais rapidamente do que usar o dianteiro e o traseiro em conjunto, quem vai convencer o cara. :s

Aquilonian
03-03-11, 13:45
Pessoal agradeço a todos vcs que me ajudaram, eu frequento esse forum a muito tempo, só que eu não era de responder, era mais um observador.

Antigamente antes de frequentar o PN eu tinha raiva de moto tinha raiva mesmo, mais depois que eu começei a frequentar aqui a uns 6 meses no minimo.A minha visão mudou, agora eu sou um fã de moto, daqui uns 2 meses estarei tirando a minha só estou esperando a carteira sair.
Eu fiz essa pergunta aqui pq sei que todos vcs são boas pessoas, as respostas me ajudou muito.
Abraço :D

magrao tk
03-03-11, 13:54
Aos poucos tu vai pegando o jeito, basta ir treinando. Vai fazendo testes em terrenos diferentes, sempre em lugares mais desertos, comece devagar, e usando os freios de leve pra ir sentindo as diferenças. Na prática se aprende mais do que lendo.

Esquadrão Marte
03-03-11, 14:01
Na minha Twister no transito normal freio mais o da frente. Agora numa situação indesejada freio os dois no sincronismo e reduz a marcha para ajudar...

magrao tk
03-03-11, 14:04
Na minha Twister no transito normal freio mais o da frente. Agora numa situação indesejada freio os dois no sincronismo e reduz a marcha para ajudar...

Bem lembrado, nunca deixe só nos freios pra parar apertando a embreagem, só em parada brusca, pois o motor apaga. Mas se vier freiando de longe alivie todo o acelerador e conforme o giro for caíndo vá descendo a marcha.

Aquilonian
03-03-11, 15:54
hummmm. Saquei :OK:

speedFan
03-03-11, 16:22
Velho aki vai uma dica freiar corretamente necessita de situações e analises, por exemplo:

Se você está no meio de uma curva atrás de um veiculo e ele freia bruscamente tente usar o minimo do dianteiro pois pode perder o equilibrio;

Se você está em alta velocidade e entram na sua frente utilize os dois freios conforme o limite de sua moto;

Se você está em um terreno instável para moto como terra, barro, ou alfanto com terra, tente esquecer do freio dianteiro pois é tombo na certa;

Existem outras situações a se analisar mas cada caso é um caso e tudo depende de sua habilidade de conhecer seu freio e limites da moto, isso em qualquer terreno pois isso procuro andar com cautela quanto entro em terrenos "desconhecidos".

Bem eu particularmente sou contrário a boa parte do pessoal procuro sempre usar freio traseiro e em frenagens maiores utilizo os dois.

abs.

bons estudo de freios.

PS: Auto escola é como escola pública só ensina o que não vai te ajudar no futuro.

Ferrugem
03-03-11, 16:46
Sydmar naum sei ai mas aki 90% dos q tiram porte de arma quer dizer habilitação de moto são bolinha
e falo isso convicto pois conheço muita gente do meio

Thyago Mahon Barros
06-03-11, 03:42
Para os leigos 70% dianteiro e 30% traseiro é corretíssimo, mas isso não quer dizer que sempre vai ser assim, isso quer dizer que em uma frenagem de emergência 70% é dianteiro. :OK: