PDA

Ver Versão Completa : lavar moto quente



César
03-03-11, 17:20
Fala pessoal. Seguinte. Esses dias tem chovido muito. Quando chego do trabalho a moto tá com muita lama, a dúvida é a seguinte, já chego e já meto a mangueira porque se deixar a moto esfriar e tal além de escurecer depois a lama também seca daí fica mais difícil de tirar. Quando jogo água só vejo aquele vaporzão de água subindo do motor e escape. Já ouvi falar que estraga e tal, mas eu penso, pow, a moto tem que resistir! E quando eu to na estrada em dia de calor o motor super quente daí vem aquele toró de água gelada, se estragasse ia ferra td, o que acham?

jpedro91
03-03-11, 17:31
To de olho pra saber a resposta também....

Esquadrão Marte
03-03-11, 17:34
Já to vendo Merd@. Com esse choque termico. Depois não chora que o motor ta fragmentado por trincos e a moto esta fraca....1 :k

Furious VIPER
03-03-11, 17:42
Mete água nela César!!! Pra dar choque térmico mesmo tu teria q estar cortando giro há mais de 5 minutos e colocar um saco de gelo em volta de todo motor!!
Até pq tu não precisa começar direto com o motor, né? com ele morno ainda dá pra lavar bem direitinho!!
Começa como toda lavagem... rodas, corrente, plásticos de baixo, painel, e inverte no final... faz partes pintadas e depois motor.

Dias joao
03-03-11, 19:06
começa pela parte de cima, desce pelas rodas e deixa o motor por ultimo, simples...

ronyk9
03-03-11, 19:13
Simples pq que ja ouvi falar, motor quente parado é uma coisa receber agua...

motor quente e continuando a gerar temperatura é outra historia ;)

sempre passei com a dtzona em rio, poça e talz com o motor fervendoo tipico do 2t, nunca deu problema :D

agora parada? nem me arrisco

blaugusto
03-03-11, 19:16
Não dá nada não César... Mete água!!! O motor é muuuuuiiiiito mais frio que o escape. ;)

taliban
03-03-11, 19:19
Simples pq que ja ouvi falar, motor quente parado é uma coisa receber agua...

motor quente e continuando a gerar temperatura é outra historia ;)

sempre passei com a dtzona em rio, possa e talz com o motor fervendoo tipico do 2t, nunca deu problema :D

agora parada? nem me arrisco


faz sentido :D

ronyk9
03-03-11, 19:44
Não dá nada não César... Mete água!!! O motor é muuuuuiiiiito mais frio que o escape. ;)


é mais so use a razão pra pensar que motor tem junta, trabalha milimetricamente com kda peça,
pode ser que jogando agua na hora não raxe mais pode empenar e nem perceber ;) e se empenar eskeça pode dar vazamento de oleo e talz, dai so trocando a peça..

Irmão
03-03-11, 22:40
Ptz cara num faz nem sentido isso!!!
Será que motor num é feito pra aguentar
mudanças bruscas de temperatura como essa?
Algum de vcs já viram (não, ouviram) algum estragar
por causa disso? |:( ;/

Mano Sony
03-03-11, 23:19
Ptz cara num faz nem sentido isso!!!
Será que motor num é feito pra aguentar
mudanças bruscas de temperatura como essa?
Algum de vcs já viram (não, ouviram) algum estragar
por causa disso? |:( ;/

Eu concordo! eu acho que o motor foi feito pra aguentar essas paradas! pelo menos isso as fabricantes diviam fazer!!! eu acho que deve aguentar!

NEGRUT
03-03-11, 23:22
o motor eh de aluminium ou similiar nao trinca facil como ferro fundido

NiveaC
04-03-11, 10:37
colega pode lavar tranquilo, se o motor não resistisse em trilha, ao passar por rios muito mais gelados que a água da mangueira todas as motos iriam trincar o motor e não é isso que acontece, em movimento ou parada o motor e escape aguentar a água fria

iagosoares
04-03-11, 11:11
O meu pai brigou comigo uma vez que fui lavar a tw dele ainda bem quente..
Mas ai discuti, bati o pé falando que não tinha problema nenhum, mas ele entortou o nariz e mandou eu parar hauehua
Ai falei: tá, eu paro, mas quando esfriar, vc lava se quiser :D

Pode tacar água ai.. É a mesma coisa de vc estar andando com ela num calorzão, e ai do nada cai aquele chuvão..

lordbrill
04-03-11, 11:29
Bora lavar!!
Pode lavar tranquilo... o pessoal ja mais que explicou ;)
Pra trincar tem que ser um choque térmico com variação de temperatura muito brusca como o Furious disse.
Abs.

Bandit
04-03-11, 11:33
Pro motor nao deve fazer mal, nem sofre.. mas em relaçao as Escapamento eu tenho la minhas duvidas, e muito quente, sem falar q normalmente ele ja pegam ferrugem facil, e se sei bem nao sao feitos do msm material do motor neh? e o cromado, sei lah, com escape eu tenho receio..

mdorigon
04-03-11, 15:44
Meu pitaco : Deixa o motor esfriar. Nem comparar o motor andando, gerando calor e caindo chuva, pois por mais que molhe, o o fluxo de agua de uma mangueira direcionada no motor é maior do que a chuva, dispersa...na minha opinião. Mas acredito que algumas vezes não tenha risco, mas sempre, sei la é arriscar. Bem outra coisa que com certeza acontece é a tinta do motor escurecer ou amarelar. Por isso voto pra deixar esfriar um pouco. Acho que uma meia horinha ja ta no ponto.

blaugusto
04-03-11, 18:03
O duro é que ele PRECISA lavar por causa do barro.

Barro + calor = cerâmica (ainda que de baixa qualidade)


Como eu disse: nossos motores refrigerados a ar esfriam muito rapido. Dando uns 5 minitinhos de parada é o suficiente.
Problema mesmo é fazer isso num refrigerado a água.

stcowboy
04-03-11, 19:07
Lavar moto?

blaugusto
04-03-11, 19:20
Lavar moto?

Não sei bem o que é isso. Eu só ouço falar!

hihihihi...


Fui mostrar a Yes ontem pra um camarada e dei sorte de estar chovendo. Pude usar como desculpa e água de um brilho nela.
Pahhh...

ronyk9
04-03-11, 19:30
meu vizinho foi na oficina do meu ex-cunhado chego com a twister flando que tava vazando compressão, advinha colocamos a tampa do cabeçote em cima de uma mesa plaina de vidro , tava torto o cara andava igual um loko com a moto, eu xegava do serviço ele jogando aguá na moto dele sem dó chegava levanta vaporzão...

como diz em uma musica aii

O meu conselho é pra te ver feliz

quem quiser seguir siga ;)

zebrahead
04-03-11, 19:40
Mete agua na magrela!

César
04-03-11, 20:14
Então um cara que volta todo dia do serviço lá pelas 4 da tarde, no verão que é o horário que costuma dá aqueles pé dágua brabo nessa hora depois de um dia quente, irá empenar a tampa lateral do motor dele? Porque é o mesmo efeito que lavar ela com o motor quente.

Bandit
05-03-11, 08:19
tem uma diferença braba entre, uma chuva, agua dispersa, e um jato direcionado de agua, continuo... sinceramente EU preferia, ter um pouko de esforço a mais na hora de lavar ela FRIA, do q sai jogando agua, e sabao pra poder lavar + rapido, ela Quente...
Ai nao sei o qt seri a diferença de esforço usado entre ela fria e quente, pq vc falou q e barro, entao e melhor vc msm fazer um teste, ve se vc deixando ela fika Fria, vai da muito trabalho pra tira o barro... ai vc ver se vale a pena correr o risco ou nao neh..
Abrço!!

djleo
05-03-11, 11:50
seria bom ler o manuel né ;)

Thyago Mahon Barros
06-03-11, 03:45
Não é aconselhável lavar a moto com o motor quente não e se for o jeito lava com o motor ligado.

cristiano_andrade
06-03-11, 03:58
cara eu faço assim, quando necessito lavar a moto com o motor ainda quente, pego e ponho o dedo na ponta da mangueira para dispersar a agua, assim fika tipo uma chuva, e vou molhando aos poukos, depois que parar de sair o vapor, dai deixo a mangueira largando agua sobre o motor pra esfriar totalmente....

Tqf2
06-03-11, 10:55
Não há nem comparação uma moto andando na chuva com uma moto sendo lavada...

Na cheva, por mais que o motor esteja "fervendo" a água da chuva não é igual a de uma mangueira, por maior que seja a chuva.. e outra o motor continua ligado...

Eu fiz uma burrada na YBR ...
Cheguei de viagem (240km) e fui lavar a moto,,, só comecei a lavar, e como a moto tava muito quente.. lavei as partes plásticas, tanque e escape...

Eis a burrada... dias depois meu escape começou a aparecer os trincados,,, não durou mais de 10 dias e tava caindo as fagulhas,,,, tipo de pobre, trincado, esfarelando, sei lá...
e era escape original....

Aprendí que nunca mais jogo água numa moto tão quente..

blaugusto
06-03-11, 15:01
impressão minha ou meus posts foram apagados??

blaugusto
06-03-11, 15:04
Vou mandar denovo:

Pessoal ele PRECISA lavar a moto assim que chega em casa, antes que o barro fique seco. Ele precisa de alternativas.
César Tu não tem WAP aí não?? Ela manda muito pouca água e seria o ideal nesse caso. Mas se não dá pulverize a água aos poucos.



Barro + Forno = cerâmica.

César
06-03-11, 15:45
Então, Blaugusto, o jeito vai ser esperar pelo menos uma meia hora pra abaixar um pouco a temp, se bem que depois de meia hora se joga agua no motor sai vapor do mesmo jeito. Se for esperar esfriar mesmo é uma 2hrs

FabricioFabuloso
06-03-11, 17:23
Se esperar uma meia hora já ajuda bastante... e antes de meter agua da uma joga de leve e vai pegar o sabao e as coisas... essa pouca agua inicial jah vai ajudar a esfriar o motor e tirar o primeiro choque térmico... Vale lembrar que realmente tomar chuva não é a mesma coisa que jogar agua direto... além disso o motor ligado gera calor q reaquece o motor, com ele desligado isso não acontece, ai q ta o perigo, por isso q vemos motos de trilha entrar no rio sem grandes problemas, mas o motor ta ligado e mantém a temperatura uniforme...

Abraços

Thunder_AGV
07-03-11, 19:45
bom!
desde que me entendo por gente ouço essa historia de que moto com motor quente nao pode lavar!
pra mim isso eh historia furada!
fiz um curso de tornearia e ajustagem q durou 18 meses +/- e nesse curso estudei os tipos de materiais e tal!
esta certo q mts ferros sofrem choque termico quando aquecidos e sofrem uma queda brusca de temperatura... mas o q ng menciona eh que esses ferros q sofrem a trinca nao sao preparados para serem aquecidos e resfriados, ou seja, nao da pra comparar o material que eh feito o motor de uma moto com um aço 1020 por exemplo!
motor de veiculos como moto sofre todo um processo termico pra aguentar esse tipo de coisa!
entao se vc for parar pra pensar, seria o msm q vc dizer q moto nao pode andar na chuva! pq o motor vai estar quente e nao pode molhar!
o q ng menciona tb! eh q pra dar um choque termico em um material ferroso, ele tem q estar com a temperatura tao elevada que chega a mudar de cor!
portanto levando em consideraçao a isso EU chego a conclusao que nao ha problema nenhum em lavar moto com o motor quente, pois o motor tem um material termicamente tratado!
agora as outras partes como a curva da ponteira eh outra historia!
:OK:

blaugusto
07-03-11, 20:01
César, faz o seguinte: Cave uma veleta enorme na entrada da tua casa, de forma que cubra as rodas.

Pronto!! Vc entra em casa com motor ligado e já lavando a motoca. :D

mdorigon
08-03-11, 08:40
Olha, não da pra comparar a moto na chuva com o motor ligado gerando calor, mesmo que seja o maior toro. Veja que vc o calor gerado constantemente ja evapora muito da agua, que não vem como um jato uniforme no motor. E sempre que vc para sua moto, observe que raramente ele ta ensopado, pode até estar com alguns pingos, evaporando rapidamente. Se não tivesse risco real de acontecer algum dano mais sério, pq por exemplo em uma manutenção de emergencia, como ja vi muitas, em oficinas, os caras completam as vezes o liquido refrigerante, eles fervem ele ou aumentam a temperatura, nunca colocam a agua ou a mistura do mesmo na temperatura ambiente num motor que ja ta quente e funcionando ? Voces ja devem ter visto essa cena por ai. Eu deixaria o motor esfriar, pq ele esfria por fora e consequentemente vai esfriando por dentro. Não é pra ter tanta dilatação, mas existe, imagina o pistão quente e dilatado numa temperatura interna e vc resfria o cabeçote e a parede do pistão rapidamente. O bloco com certeza aguenta até pela qtde de material, mais a parte da camisa do pistão, cabeçote podem empenar e talvez trincar.

barba
25-03-11, 07:46
Irmão o negocio é o seguinte se for só para retirar a lama que estiver ainda mole no motos é simples jogue agua nela ainda funcionando assim que acabar de chegar em sua casa :drool: :clap: abraço irmão

BADANHA
25-03-11, 14:13
vai de fé, as motor tem motor de aluminio, guenta bem essas coisas, foda e nos carro que a maioria ainda é de ferro fundido, nesses sim pode vejam bem PODE dar problema na fundição. o aluminio mesmo refrigerado retorna as seu formato primario ( claro n da pra metar um motor quente em nitrogenio liquido ha)

Thyago Mahon Barros
26-03-11, 23:20
Irmão o negocio é o seguinte se for só para retirar a lama que estiver ainda mole no motos é simples jogue agua nela ainda funcionando assim que acabar de chegar em sua casa :drool: :clap: abraço irmão


É isso ai, para os leigos se for lavar a moto com motor ainda muito quente lave com o motor funcionando. :OK: