PDA

Ver Versão Completa : Vela NGK IRIDIUN ???



leozin
04-03-11, 09:25
Iai galera , estou com um pouco de duvida sobre essa vela ngk iridiun

aki na minha cidade tá todo mundo colocando ela , me ajudem a entender qual a diferença das outras ???

abrassss...............

lordbrill
04-03-11, 09:28
Sobre a vela:
Melhora na combustão através da melhor ignibilidade

A nova vela de ignição NGK IRIDIUM IX com corte cônico no eletrodo lateral e com eletrodo central fino, minimiza o efeito extintor e permite uma excelente expansão da chama durante a combustão.

http://www.ngkntk.com.br/velas/images/iridium_fig1.gif

Eletrodo central com 2 degraus

A vela NGK IRIDIUM IX possui um eletrodo central patenteado com dois degraus, proporcionando uma melhor característica de anti-carbonização sob todas as condições de funcionamento do motor. Os dois degraus do eletrodo central facilitam uma microdescarga secundária que queima o carvão depositado assim que ele se forma.

Redução da voltagem requerida

O eletrodo central fino e o corte cônico do eletrodo lateral aumentam a força do campo elétrico formado na região da folga, reduzindo a voltagem requerida para o início da centelha. Obtém-se assim, uma melhor partida a frio e respostas mais rápidas durante a aceleração.

http://www.ngkntk.com.br/velas/images/iridium_fig2.gif

http://www.ngkntk.com.br/velas/images/iridium_fig2.gif

Tem um tópico da galera debatendo o assunto da vela de iridium e o cabo tbm: http://www.pequenasnotaveis.com.br/area-de-debate/vela-de-iridium-e-cabo-esportivo/

Destro
04-03-11, 09:50
Leozin,

Seja bem vindo ao PN! :OK:

É importante que antes de você postar alguma dúvida, procure realizar uma busca em nosso forum. Dificilmente você não irá encontrar a resposta do problema... Mas se não encontrar a resposta que estava procurando, fique a vontade para postar.

Um forte abraço,
Márcio

mdorigon
04-03-11, 11:23
Mlehor partida a frio, melhores respostas com o motor frio, se vc é um cara que anda de boa, vai sentir ela com uma retomada melhor desde os baixos giros e dura muito. O motor fica redondo mesmo. Só troquei a iridium da ngk pq achei a da denso muito em conta, mas a vela tava com 35 mil km e tava normal. Se vc espera que ela va te dar mais potenciam esquece, ainda mais se vc costuma andar com o giro alto, nem vai sentir difierença, a não ser sua vela ja esteja muito ruim.

cristiano_andrade
04-03-11, 11:36
e quanto ta custando essa ngk de iridium porai???

jpedro91
04-03-11, 11:39
Tem o buzato que vende ela aqui no forum, custa na faixa dos 50 reais com o frete :OK:
Ah, eu tenho na minha, e melhorou o consumo!

XING LING
04-03-11, 11:41
Aquele cara que faz o Macete do Tubo(João Duarte) ele faz uma técnica na vela convencional que fica idêntica a Iridium, quem troca a convencional pela vela dele modificada sente melhora mesmo a que retirando sendo nova e a dele modificada sendo usada pra mais de 20.000km, e quem tira a Iridium de sua moto e coloca a modificada dele não sente diferença nenhuma, isto porque essas velas que ele testa são velas usadas!!!

Ele faz no esmerilho um V naquela perna da vela(não sei o nome) e ele concentra toda faísca para o centro da vela, um negócio assim!!!!

Pelo que percebi a iridium tem o eletrodo mais fino para concentrar a faísca no centro, ele faz ao contrário e afina aquela perninha da vela para fazer o mesmo efeito!!!

Na comunidade da Yes do orkut tem ele lá com fotos!!!

mdorigon
04-03-11, 11:45
É um tal de esquema de vortice ou algo assim. Vi o post do jd no orkut. Quem sabe um dia eu testo uma. Qto ao preço da iridium, achei a denso pra yes, por 50 reais no mercado livre no fim do ano passado, ja com o frete no preço. Em 2009 qdo comprei a da ngk, busquei numa loja da honda la na Lapa/SP, paguei 47 reais mais a volta de motoca :OK:

XING LING
04-03-11, 12:06
É um tal de esquema de vortice ou algo assim. Vi o post do jd no orkut. Quem sabe um dia eu testo uma. Qto ao preço da iridium, achei a denso pra yes, por 50 reais no mercado livre no fim do ano passado, ja com o frete no preço. Em 2009 qdo comprei a da ngk, busquei numa loja da honda la na Lapa/SP, paguei 47 reais mais a volta de motoca :OK:


To pensando em fazer aqui para testar, é só levantar a perninha e desbastar com o esmerilh0 ou até mesmo uma lima, aí é só ajustar o Gap de novo!!

Se der certo a diferença vai ser só a durabilidade em relação a irídium penso eu, minha vela tem só 4.000km rodados, uma hora vou testar pra ver, se bem que a Irídium é barata tb!!!

cristiano_andrade
04-03-11, 12:11
Tem o buzato que vende ela aqui no forum, custa na faixa dos 50 reais com o frete :OK:
Ah, eu tenho na minha, e melhorou o consumo!


ele nao ta respondendo...

Stone
04-03-11, 12:53
Dá uma pesquisada por aí que já tem bastante conteúdo sobre esse assunto

Alan Ranieri
04-03-11, 16:16
Aquele cara que faz o Macete do Tubo(João Duarte) ele faz uma técnica na vela convencional que fica idêntica a Iridium, quem troca a convencional pela vela dele modificada sente melhora mesmo a que retirando sendo nova e a dele modificada sendo usada pra mais de 20.000km, e quem tira a Iridium de sua moto e coloca a modificada dele não sente diferença nenhuma, isto porque essas velas que ele testa são velas usadas!!!

Ele faz no esmerilho um V naquela perna da vela(não sei o nome) e ele concentra toda faísca para o centro da vela, um negócio assim!!!!

Pelo que percebi a iridium tem o eletrodo mais fino para concentrar a faísca no centro, ele faz ao contrário e afina aquela perninha da vela para fazer o mesmo efeito!!!

Na comunidade da Yes do orkut tem ele lá com fotos!!!


Idêntica só na aparência, pois como o nome diz as velas de irídio possuem o eletrodo central de irídio (o metal mais denso que existe na natureza (há controvérsias)) por isso sua incrível durabilidade.

Dj Serginho Sag
04-03-11, 17:02
Tinha na Hornet e notei que melhorou pra ligar e um pouco do consumi. Sobre velocidade, acho que não mudou muito pra ser sincero.

Já comprei pra Tornado no ML por 33.50 dinheiros.
Eu iria comprar com o Buzato, mas percebi que tem um tempo ele não responde o tópico.

Esquadrão Marte
04-03-11, 17:12
Dizem que a vela da Twister queima é verdade? E a Iridiun queima ou não?

mdorigon
04-03-11, 20:28
Dizem que a vela da Twister queima é verdade? E a Iridiun queima ou não?


Oque é queimar vela ? As vezes a vela ja tava no limite da vida util uai. Eu penso que pra queimar eletricamente uma vela ou o cd-i mandou uma carga muito maior e fora do padrão ou a parte eletrica da vela ja estava ruim, o eletrodo degastado de mais, sei la. A sua queimou a vela ja ?

Esquadrão Marte
04-03-11, 20:55
Quando comprei a Twister ela é 2006/2006 estava com a vela original, Notei que a vela estava enferrujada resolvi trocar por uma nova Genuina, Porque escutei falar que ela queima. Então deve ser isso mesmo já estava no limite da sua vida util .....

Ivan RJ
04-03-11, 21:08
O JD é muito habilidoso, porém uma vela iridium é feita com materiais nobres. Eu e o destro estamos usando e está mais que aprovada. Não esqueçam de calibrar antes de instalar.
Vamos esquecer a palavra velocidade, em todo tópico que se fala de alguma coisa para a moto, vem logo aquela pergunta e/ou afirrmação:
A velocidade aumenta?

Eu lavo a moto com detergente neutro e não aumenta a velocidade!!!!!!!!!!!!!!
Vamos pensar um pouco, galera.
Um grande abraço a todos os irmãos.

Dj Serginho Sag
04-03-11, 21:40
Não esqueçam de calibrar antes de instalar.


Como assim calibrar a vela ?
Pergunto porque eu mesmo irei instalar na Tornado. Na Hornet mandei colocar

Ivan RJ
04-03-11, 22:07
Fácil Serginho vou postar o link, caso não tenha a medida da abertura (espaço) entre os eletrodos, da sua moto, basta pegar o manual dela e ver em quantos mm tem que estar. Esta regulagem é feita com lâminas ennccontradas em qualquer oficina mecânica e se vc quiser comprar acho que é barato.

http://www.ngkntk.com.br/tab_aplic/procTabela.php?tab=1&lang=port

Espero ter ajudado.
Um grande abraço a todos os irmãos.

magrao tk
04-03-11, 22:23
Aquele cara que faz o Macete do Tubo(João Duarte) ele faz uma técnica na vela convencional que fica idêntica a Iridium, quem troca a convencional pela vela dele modificada sente melhora mesmo a que retirando sendo nova e a dele modificada sendo usada pra mais de 20.000km, e quem tira a Iridium de sua moto e coloca a modificada dele não sente diferença nenhuma, isto porque essas velas que ele testa são velas usadas!!!

Ele faz no esmerilho um V naquela perna da vela(não sei o nome) e ele concentra toda faísca para o centro da vela, um negócio assim!!!!

Pelo que percebi a iridium tem o eletrodo mais fino para concentrar a faísca no centro, ele faz ao contrário e afina aquela perninha da vela para fazer o mesmo efeito!!!

Na comunidade da Yes do orkut tem ele lá com fotos!!!


Quando eu vi esse desenho da vela a 1ª coisa que me veio na cabeça é fazer isso numa vela comum.
Mas mesmo que melhore, a vela comum vai ter uma vida curta porque aquele biquinho que resta ali se não for de um material mais resistente como a iridium é a própria centelha detona. Sem falar que deve ter mais coisas por trás, tipo a resistencia elétrica do material deve ser outra.

Agora essa do João Duarte fiquei curioso pra ver.

AMP_Racing
04-03-11, 22:28
Eu uso 44.000 v e na minha twister e a vela de irridum não queimo, e deu uma diferenca notavel, abraço.

Esquadrão Marte
04-03-11, 22:29
Fiz uma consulta na tabela constou 0,9

XING LING
04-03-11, 23:31
Na minha é 0,8mm, aumentei para 1,2mm e ficou melhor em baixa rotação, mais tem que ver se a bobina aguenta mandar faísca com esta medida, na minha esta ótima!!!Dizem que a cada 0,3 /0,4mm a mais de abertura na vela equivale a adiantar 1° a mais no ponto de ignição!!!

Ivan RJ
05-03-11, 01:27
Na minha é 0,8mm, aumentei para 1,2mm e ficou melhor em baixa rotação, mais tem que ver se a bobina aguenta mandar faísca com esta medida, na minha esta ótima!!!Dizem que a cada 0,3 /0,4mm a mais de abertura na vela equivale a adiantar 1° a mais no ponto de ignição!!!


Desconheço totalmente essa teoria. O que pode acontecer é ter dificuldade de pegar em dias frios, isso é certo, mas basta fechar um pouco e volta ao normal.
Um grande abraço a todos os irmãos.

magrao tk
05-03-11, 08:39
Na minha é 0,8mm, aumentei para 1,2mm e ficou melhor em baixa rotação, mais tem que ver se a bobina aguenta mandar faísca com esta medida, na minha esta ótima!!!Dizem que a cada 0,3 /0,4mm a mais de abertura na vela equivale a adiantar 1° a mais no ponto de ignição!!!

Eu acho que é ao contrário, quanto mais aberto mais atrasa o ponto. Quando a eletricidade chegou ao eletrodo da vela, se a abertura for maior vai levar mais tempo pra criar a centelha. Quanto mais fechado, menos tempo.

Claro que isso é uma diferença mínima, mas como tu mesmo disse que abrindo mais melhorou em baixa, e em alta eu sei que fechando mais melhora.
Justamente nas preparações se quer um motor de alta, se adianta mais o ponto.

XING LING
05-03-11, 11:41
Desconheço totalmente essa teoria. O que pode acontecer é ter dificuldade de pegar em dias frios, isso é certo, mas basta fechar um pouco e volta ao normal.
Um grande abraço a todos os irmãos.



Eu acho que é ao contrário, quanto mais aberto mais atrasa o ponto. Quando a eletricidade chegou ao eletrodo da vela, se a abertura for maior vai levar mais tempo pra criar a centelha. Quanto mais fechado, menos tempo.

Claro que isso é uma diferença mínima, mas como tu mesmo disse que abrindo mais melhorou em baixa, e em alta eu sei que fechando mais melhora.
Justamente nas preparações se quer um motor de alta, se adianta mais o ponto.


Isto utiliza muito em preparação de motores de carro, eles colocam uma bobina mais forte( a maioria do Gol 1.0 MI ou Acell) e aumenta o Gap para até 1,8mm), segundo eles a faísca demora mais por causa do aumento da folga e o virabrequim gira a X graus a mais até ocorrer a explosão, e aproveita melhor tb a mistura na camara de combustão!!

Eu acabei fazendo na motoca e gostei, pode ser que alguem faça e fique pior, como é uma coisa simples testei para ver!!!

No começo coloquei com 1,5mm e senti a motoca morta acima dos 100km/h, quando voltei pra 1,2mm ficou legal em baixa e não prejudicou em alta!!Deve ser por causa da potência da bobina original!!

Pelo menos em preparação de motores 4cc atrasando o ponto melhora em alta rotação e piora em baixa e adiantando faz exatamente o contrário!!!!

magrao tk
05-03-11, 13:44
Em 2t é o contrário, pra ganhar em baixa taxa o motor e deixa o ponto normal, e em alta adianta o ponto e mantem a taxa normal. Pensei que fosse assim pra todos.

AMP_Racing
17-03-11, 21:38
Tanto 2t quanto 4t adiantando o ponto mais alta, e atrazando mais baixa.

felipe250
17-03-11, 23:26
Coloquei na minha moto está,substitui pela original NGK R.

Está vela dura mais, queima por mais completo o combustível e o princípal dela, é que em rotações mais baixas consegue manter o motor invés de ficar batendo pino. quando retirei a minha original com 12.000 Km ela estava em estado bom. sempre mantenha o carburador regulado com a queima correta para que a vela dure mais.