PDA

Ver Versão Completa : [Novato] Comprei uma biz, muitas duvidas !!



matheusoc
08-03-11, 15:21
Pessoal, eu tava querendo uma motinho pra ir/voltar do trabalho principalmente, porque nao existe nada pior que transporte coletivo no nosso país...

Bom, optei pela biz porque achei mais confortavel que uma cg125, teoricamente é menos visada para roubo e aquele espaço embaixo do banco me parece ser bem util !!

e eu achei uma bem novinha, segue fotos dela


http://img.photobucket.com/albums/v514/Matheusoc/IMG_20110228_224607.jpg

http://img.photobucket.com/albums/v514/Matheusoc/IMG_20110228_230837.jpg

é 2009/2010, a NF é de dezembro de 2009.... vamos aos fatos agora :

1 - ela nao tem nem 1000km, mas o dono anterior nao fez as revisoes na honda... vale apena fazer revisoes na autorizada ou ja que nao tem mais garantia, é melhor levar em um bom mecanico ?

2 - ela nao tem alarme, todo mundo fala do tal positron, que é uma marca certo ? qual modelo especifico devo pedir ?

3 - além do alarme, que outro dispositivo anti-furto recomendam ?

4 - eu queria colocar um bau/bauleto nela, do tamanho suficiente para caber um capacete, nao mais que isso.. é facil de fazer eu mesmo ou preciso de alguem que instale ? vi varios modelos no mercado livre, e suporte também... parece ser coisa simples

5 - eu sou motorista de carro a 5 anos, mas é minha primeira moto.. alguma dica de pilotagem ?

6 - vale apena colocar aqueles adesivos refletores nos capacetes, ou é muita frescura ?

Desculpa tantas duvidas assim de uma vez hehhe

taliban
08-03-11, 15:30
Se você tem um mecânico bom não precisa fazer na concessionária.
O alarme tem uns positron que são universais.
Quanto a instalação do bau, se tu chorar a loja que te vende nem cobra pra colocar de tão fácil que é.
Dicas de pilotagem: seja prudente, evite alcool e pilotagem, seja mais prudente ainda quando a pista está molhada, fora isso a biz é uma moto dócil e ótima de dirigir, vai ser só alegria :OK:
Tu deve sim colocar o adesivo, tudo que auxilia na sua vizualização é valido.

Furious VIPER
08-03-11, 15:33
Já q está fora da garantia, leve em um mecânico de confiança q realmente revise a moto e deixe ela redondinha pra ti.

O modelo mais conhecido da Positron é o Duoblock. Já usei um G2 na minha moto (instalado em 2005) e totalmente aprovado. Ouço falarem mto bem do alarme Systec tb!

Uma corrente (emborrachada em volta, claro) é sempre útil para etacionar a moto. Ou prende na rabeta/banco e roda traseira... ou amarra em algum lugar (porta, poste, grade).

Pra instalar bauleto só depende da tua habilidade com chaves de boca/fenda... se tu te garante, é tri simples instalar. Se tu realmente não nasceu pra isso, procura alguma motopeças q te dê ele instalado já... daí fica garantia de serviço bom! Mesmo assim confere os apertos de tudo.

Milhões de dicas de pilotagem, claro... mas o mais importante: por mais q pareca bobagem... desconfie de TODOS os outros veículos... cada um deles tem um idiota em potencial. Motos, carros, caminhões, ônibus, TODOS, TODOS, TODOS, fazem cagadas a todo momento. Aprenda a antever essas cagadas e fique longe de problemas.

Adesivos refletivos no capacete é LEI!! Tem q colocar sim!! São 4: atrás, na frente e um de cada lado.

NiveaC
08-03-11, 15:38
vamos lá

1 - Não precisa ser na autorizada, na verdade nem precisar revisar, a moto nova assim nem tem o q revisar, é só trocar óleo e não esquecer de lubrificar a corrente, pode levar em qqr mecânico ou procurar algum tutorial e fazer vc mesmo

2 - é uma marca, só pedir um para biz, provavelmente vão te dar opções, cada um melhor que outro, tem modelo q tem sensor de movimento etc

3 - como a sua não tem disco não adianta muito comprar trava de disco nem cadeado pq com um bom alicate o ladrão arrebenta o raio, se morar em capital principalmente considere seguro, daí nem precisa gastar com alarme, vc pode deixar uma boa corrente debaixo do banco

4 - vc pode fazer vc mesmo, vem um manualzinho, normalmente não compensa comprar pelo ML, o frete fica caro então é a mesma coisa que comprar na loja, debaixo do banco da biz cabe um capacete aberto, recomendo comprar um fechado que é mais seguro, pra isso um baú de 29l é o suficiente (ñ tenho certeza mas acho q cabe nos de 27, de qqr forma, acredite, quando acostumar vai querer comprar um maior então se fosse vc já compraria logo um de 45 q cabem dois)

5 - tem habilitação né? a partir daí é acelerar e aprender, vc pode digitar no campo de pesquisa que acha dicas de pilotagem mas nada como a prática do dia-a-dia para ensinar por bem ou por mal rs

6 - Meu filho, é lei! Vc tem que por, frescura é não por achando que não tem espaço no capacete, que vai cobrir os grafismos e mais um monte de bobagem que inventam pra não colocar, no dia que sua lanterna queimar numa rodovia/rua escura, acredite, faz falta. Nunca passei por isso mas já "surgiu" uma moto apagada a 1 metro de mim na rodovia, é suicídio andar sem. Apesar da maioria dos acidentes ocorrerem de dia vale a pena reforçar a segurança a noite.

E parabéns pela motoquinha

matheusoc
08-03-11, 16:00
falei em comprar via ML porque aqui na minha cidade nao sei se acho o que eu quero, e se achar provavelmente é bem mais caro que na loja !!!

embaixo do banco da biz cabe um capacete fechado, mas daqueles bem simplesinhos... quero comprar um capacete melhor e acho que nao vai caber, por isso o baú ;)

alias, alguem recomenda algum capacete simples, sem frescura mas que realmente PROTEJA e fique confortavel ?

Hunter 123
08-03-11, 16:02
Se não tem nem 1000 km rodados (digitou certo, não é 10 mil?) nem tinha revisão ainda para fazer. A primeira é com 1000 mesmo, depois 3mil, 6mil, 9mil etc.

Metal
08-03-11, 16:20
Adesivos refletivos no capacete é LEI!! Tem q colocar sim!! São 4: atrás, na frente e um de cada lado.


O uso obrigatóri não é de apenas 3?

Abs.

XxUNOxX
08-03-11, 16:29
O uso obrigatóri não é de apenas 3?

Abs.


São 4 iguais o Furious falou, na frente, atrás e um de cada lado, alguns ainda colocam 2 atrás dois na frente e 1 de cada lado (eu ja vi)

Dj Serginho Sag
08-03-11, 16:40
Esse negócio do capacete pode até ser lei, mas isso varia muito de cidade pra cidade.

Eu por exemplo já fui parado em "n" bitz em São Paulo e até mesmo aqui em Atibaia.
Nunca sequer pediram pra olhar me capacoco.

Sobre a moto, como um ex-dono, se sua cidade tem paralelepipedos ou muitos buracos, ce tá f*****.
Experiência própria. Biz não compro mais, enquanto não morar numa cidade de ruas decentes.

Com a mecânica, acredito que você nunca terá problema. Embora meu mecanico diga que a Biz 100 seja melhor que a Biz 125 no quesito resistencia, acredito que não terá problemas.

matheusoc
08-03-11, 17:07
me referia os refletores zebrados mesmo, que nem de caminhao :lol:

pq uns adesivinhos refletores todos os capacetes novos tem né

Alex-BH
08-03-11, 19:21
Opa

Sobre revisão, a primeira seria com mil kilometros rodados, aconselho que faça em autorizadas.
Sobre o bauleto e necessário uma peça que você mesmo pode intaslar na rabeta da moto, cerca de R$ 100 reais + R$ 120 de um bom bauleto.
Adesivos no capacete, e um item de segurança, sempre bom!
Sobre pilotagem, sempre na defensiva, não confie em ninguém, principalmente em motos e carros pequenos.

No mais boa sorte com a sua pequena, muitas felicidades!

NiveaC
08-03-11, 20:18
me referia os refletores zebrados mesmo, que nem de caminhao :lol:

pq uns adesivinhos refletores todos os capacetes novos tem né


esse não, só os normais mesmo, esse "zebrado" só é obrigatório em baú de carga, quando a pessoa usa a moto pra entrega/frete, o baú civil não precisa desse adesivo (a menos que tenha alguma lei municipal q peça)

Metal
10-03-11, 22:49
Obrigado pelas infos pessoal. Realmente são 4 adesivos.

Abs.

XING LING
11-03-11, 12:19
Pessoal, eu tava querendo uma motinho pra ir/voltar do trabalho principalmente, porque nao existe nada pior que transporte coletivo no nosso país...

Bom, optei pela biz porque achei mais confortavel que uma cg125, teoricamente é menos visada para roubo e aquele espaço embaixo do banco me parece ser bem util !!

e eu achei uma bem novinha, segue fotos dela


http://img.photobucket.com/albums/v514/Matheusoc/IMG_20110228_224607.jpg

http://img.photobucket.com/albums/v514/Matheusoc/IMG_20110228_230837.jpg

é 2009/2010, a NF é de dezembro de 2009.... vamos aos fatos agora :

1 - ela nao tem nem 1000km, mas o dono anterior nao fez as revisoes na honda... vale apena fazer revisoes na autorizada ou ja que nao tem mais garantia, é melhor levar em um bom mecanico ?

2 - ela nao tem alarme, todo mundo fala do tal positron, que é uma marca certo ? qual modelo especifico devo pedir ?

3 - além do alarme, que outro dispositivo anti-furto recomendam ?

4 - eu queria colocar um bau/bauleto nela, do tamanho suficiente para caber um capacete, nao mais que isso.. é facil de fazer eu mesmo ou preciso de alguem que instale ? vi varios modelos no mercado livre, e suporte também... parece ser coisa simples

5 - eu sou motorista de carro a 5 anos, mas é minha primeira moto.. alguma dica de pilotagem ?

6 - vale apena colocar aqueles adesivos refletores nos capacetes, ou é muita frescura ?

Desculpa tantas duvidas assim de uma vez hehhe




Primeira coisa troca o óleo, já faz 15 meses que este óleo está parado no motor!!!!