PDA

Ver Versão Completa : Carregador de baterias caseiro



chriskopsch
11-03-11, 12:35
Ae galera do PN

Vasculhando na net achei um tutorial de como fazer um carregador de baterias caseiro,
ontem fiz o meu e realmente funciona :OK:

Construindo seu próprio carregador de baterias

Este carregador é extremamente simples de montar e serve para carregar baterias de 12V. Ele pode ser usado tanto em redes de 110V ou 220V. Por ser um carregador lento ele leva 24 horas para dar carga suficiente para a partida do veículo e até 72 horas para carregar completamente uma bateria padrão 12V/40Ah. Pode-se carregar baterias entre 30Ah e 70Ah. Pelo fato da resistência de uma lâmpada ser sua proteção o dispositivo é extremamente robusto.

Material necessário:

* 1 soquete de lâmpadas de porcelana.
* 1 tomada comum.
* 1 m de cabo 2,5mm, vermelho.
* 1 m de cabo 2,5mm, preto.
* 2 m de cabo parelelo 2,5mm, preto.
* 4 diodos eletrônicos de 1A, recomendado 1N4007(facilmente encontrado em lojas de eletrônica).
* 1 lâmpada incandescente. Para uso em rede 110V ela deve ter 200W de potência. Para uso em rede 220V ela deve ter 100W de potência.
* 1 parafuso para fixar o soquete.
* 2 jacarés de fixação, um preto e um azul.
* 1 base de madeira para fixar o conjunto

Montagem

Monte o carregador conforme a figura abaixo, é simples!!! Tome o cuidado de isolar bem todos os pontos do circuito com fita isolante para evitar acidentes e choques elétricos!

ATENÇÃO: Quem for montar, preste atenção na posição dos diodos!!

http://img851.imageshack.us/img851/661/carregador.jpg

Como utilizar o carregador:

Rosqueie a lâmpada, conecte os jacarés nos terminais da bateria e SÓ DEPOIS DISSO, ligue o carregador na tomada. O uso mais eficiente desse carregador, é para baterias de 12V de tensão e entre 30Ah e 70Ah.

O carregador não avisa quando a bateria está com a carga completa, porém não há problema algum, pois quando a bateria está totalmente carregada, o carregador não conseguirá enviar carga para ela. Então não se esqueça: CARGA PARA PARTIDA depois de 24 HORAS, CARGA TOTAL depois de 72 HORAS. Para saber se o carregador está funcionando verifique se a lâmpada piloto está acendendo com um tom bem mais fraco que o normal. Se ela nem sequer acender é porque o carregador não está funcionando. Possível causa: ligação invertida do diodo.

Fonte: www.renaultclube.com (http://www.renaultclube.com)

Mamanel_Rj
11-03-11, 15:29
Vou fazer semana que vem! acho que minha bateria não ta segurando carga....vou descobrir semana que vem :OK:

Para bateria de Yamaha Crypton 105cc, deixo carregando quanto tempo?
O modelo dela é esse aqui: YB5LB

blaugusto
11-03-11, 18:57
Fazendo uma conta tosca, pra carregar a bateria da Cripton totalmente vai umas 5horas.

DIRZINHO
11-03-11, 19:03
Até que é legal..... :D

Mamanel_Rj
11-03-11, 19:47
Fazendo uma conta tosca, pra carregar a bateria da Cripton totalmente vai umas 5horas.


Blz, na 2° feira vou ter que ir na faculdade, aproveito e compro o material pra fazer!


Brigadão! :OK:

Joao Marcos - Alemaoo
11-03-11, 19:52
ta escrito que serve para recarregar bateria entre 30 e 70ah, será q num da problema em carregar uma bateria q nem das nossas motos, 5ah??

blaugusto
11-03-11, 20:19
ta escrito que serve para recarregar bateria entre 30 e 70ah, será q num da problema em carregar uma bateria q nem das nossas motos, 5ah??

Não, desde que usado com modderação. Não dá é pra usar isso como substituto aoi sistema da moto, tipo quem tem xenom e precisa recarregar todo dia a bateria.

Joao Marcos - Alemaoo
11-03-11, 20:34
axo q vo faze um, dexa aki pra emergências, masss, graças a Deus meu xenon nunca zuooo minha bateria. :OK:

chriskopsch
11-03-11, 23:06
A minha bateria é de 4A e foi de boa.
Antes de carregar ela estava com 12,05V, deixei umas 4h carregando e depois estava com 13,2V

Mano Sony
11-03-11, 23:26
Me falaram uma vez que fazer essas coisas com fio preto não da!

taliban
11-03-11, 23:36
Me falaram uma vez que fazer essas coisas com fio preto não da!
:0_0:

chriskopsch
11-03-11, 23:36
Me falaram uma vez que fazer essas coisas com fio preto não da!


hahaha e oq tem a ver a cor do fio? Nao vai passar energia no preto?? :0_0:
Eu usei tudo fio marron

Mano Sony
11-03-11, 23:57
hahaha e oq tem a ver a cor do fio? Nao vai passar energia no preto?? :0_0:
Eu usei tudo fio marron

Disseram porque o preto roba energia dos outros fios!!!
Piada racista nada a ver que fizeram pra mim!

Joao Marcos - Alemaoo
12-03-11, 00:17
Disseram porque o preto roba energia dos outros fios!!!
Piada racista nada a ver que fizeram pra mim!
kkkkkkkkkkkkkkkkkk

chriskopsch
12-03-11, 00:19
Disseram porque o preto roba energia dos outros fios!!!
Piada racista nada a ver que fizeram pra mim!


Eu nao lí isso... :0_0:

Joao Marcos - Alemaoo
12-03-11, 00:21
coitado do preto, até fio eh chamado de ladrão... rsrsrs

Mano Sony
12-03-11, 00:28
RSRS fizeram essa piada pra mim! sou afro descendente! eu sai mais branco mas meu coroa é bem negro! sou mais branco mais num deicha de correr sangue africano nas minhas veias!!! sorte que eu não ligo muito porque se fosse um cara que é cabeça quente fazia bestera! o negocio é não fica bravo! se tiram sarro de você você tem que da o troco fazer uma piada mais engrassada e decha o caboclo queto!rsrs
Mas fica tranquilo que é mais facil do vermelho roba a energia!kkkk

Joao Marcos - Alemaoo
12-03-11, 00:57
Preto num tem graça, preto eh a desgraça.... kkkkk
Brincadeira pessoal, só pra descontrair, mais se ta certo, tem q leva de boaaa, pq a maioria das pessoas fla brincando, tem uns *** q fla pra querer desmerecer, longe de mim essa ideia, mais tem gente q eh phoda.

Flww

chriskopsch
12-03-11, 01:13
Preto num tem graça, preto eh a desgraça.... kkkkk
Brincadeira pessoal, só pra descontrair, mais se ta certo, tem q leva de boaaa, pq a maioria das pessoas fla brincando, tem uns $#@%$# q fla pra querer desmerecer, longe de mim essa ideia, mais tem gente q eh phoda.

Flww


e o fio rosa?? asuhashuashaushaus' nem te conto :P

Mamanel_Rj
12-03-11, 01:18
Disseram porque o preto roba energia dos outros fios!!!
Piada racista nada a ver que fizeram pra mim!


HUASHASUAHSUAHSAUHSUSHAUSHASAHSUAHUAHUASHUHHUSSAHU SAHSAUSHUS

Mano Sony
12-03-11, 02:07
Vocês quase não gostaram da piada né cambada!kkkk pensei que vocês iam achar ruim por ser racista!kkkkkkkkkk

chriskopsch
13-03-11, 00:43
Foi uma piada??
Racismo é crime maluco!!

moraestl
05-04-11, 17:32
Esse sistema funciona sim..eu comprei o meu no extra hipermercado por 19,00r$..
Não sei o custo de fazer um,desses do esquema..mas fica ai a dica.

abraço.

magrao tk
07-04-11, 08:19
Lampada em série. É o que eu uso pra testar aparelhos de som na bancada do trabalho, uma de 60w. Se tiver algum curto-circuito a lampada acente. Se não tiver, o aparelho funciona. Se o aparelho for de potencia alta e der muito volume o consumo faz a lampada acender bem de leve pela corrente maior passando pelo circuito.

Só o que ninguem falou ainda é pra ter cuidado! Nunca encoste nos terminais metálicos com o carregador ligado sem a bateria. Vai levar 220v direto! Diferente dos carregadores normais de transformador que baixa a voltagem antes de entregar pra bateria.

chriskopsch
08-04-11, 09:20
Lampada em série. É o que eu uso pra testar aparelhos de som na bancada do trabalho, uma de 60w. Se tiver algum curto-circuito a lampada acente. Se não tiver, o aparelho funciona. Se o aparelho for de potencia alta e der muito volume o consumo faz a lampada acender bem de leve pela corrente maior passando pelo circuito.

Só o que ninguem falou ainda é pra ter cuidado! Nunca encoste nos terminais metálicos com o carregador ligado sem a bateria. Vai levar 220v direto! Diferente dos carregadores normais de transformador que baixa a voltagem antes de entregar pra bateria.


Antes liguem os terminais na bateria, e depois liguem o carregador na tomada.

Irmão
21-04-11, 21:41
Esses dias tentei usar um desses que vende no paraguai
mas não olhei a lâmpada acho que era de 60W e deixei
só uns 30 minutos por isso num funcionou :-/

chriskopsch
22-04-11, 23:22
Esses dias tentei usar um desses que vende no paraguai
mas não olhei a lâmpada acho que era de 60W e deixei
só uns 30 minutos por isso num funcionou :-/


Quanto maior a resistencia da lampada, mais lenta vai ser a carga.

FloodDesu
22-04-11, 23:49
Lampada em série. É o que eu uso pra testar aparelhos de som na bancada do trabalho, uma de 60w. Se tiver algum curto-circuito a lampada acente. Se não tiver, o aparelho funciona. Se o aparelho for de potencia alta e der muito volume o consumo faz a lampada acender bem de leve pela corrente maior passando pelo circuito.

Só o que ninguem falou ainda é pra ter cuidado! Nunca encoste nos terminais metálicos com o carregador ligado sem a bateria. Vai levar 220v direto! Diferente dos carregadores normais de transformador que baixa a voltagem antes de entregar pra bateria.


Óia que lekau UAHAUAAHUAHA Às vezes eu acho que sou doido, levar choque é tão bom :P :P :P Deveria ser eletricista ao invés de encanador IAJAIHAIAHAHIHUHUIHUIHAUHAUAIHAUIAHAI

chriskopsch
22-04-11, 23:54
Óia que lekau UAHAUAAHUAHA Às vezes eu acho que sou doido, levar choque é tão bom :P :P :P Deveria ser eletricista ao invés de encanador IAJAIHAIAHAHIHUHUIHUIHAUHAUAIHAUIAHAI


Quando vc levar um choque de 380v aí quero ver, vc nunca mais vai dizer q é bom levar choque!