PDA

Ver Versão Completa : velocimetro invertido



fraw
24-03-11, 22:34
Bom galera sou novo aki e ja muita coisa bacana no forum e q aki o pessoal endende das coisas.
Pois bem vamos eu tenho um biz125 ks ais resolvi colocar frente a disco e roda da biz125+ ate
ai tudo bem so q nao contava com um detalhe a biz + nao tem demutiplicador e sim sensor de
velocidade q fica no motor, devido a trabalhaeira e o valor pra se colocar isso fiquei sem velocimetro
adaptei um de bike , funcinava so q tav muito guabiarra, ai resolvi tornear a roda e colocar o
desmutiplicador da Bros pq ela tem o freio a disco do mesmo lado q a biz tem fico joia a adaptaçao
so q na hora e liguei o cabo q veio a surpresa o velocimetro ta funcinando invertido ,ou seja quando
vou pra traz que ele marca e nao quando vou pra frente. q posso fazer pra resolver isso? sera q teria
como mudar alguma engrenagem pra funcionar certo?ou teria q colocar outro desmutiplicadorW
bom fico no aguarda por uma luz de vcs.

magrao tk
25-03-11, 08:11
E aí cara! Bem vindo :)
Estranho isso. Mas tem certeza que o desmultiplicador da Biz tambem é do mesmo lado do da Bros? Se sim não faz sentido girar ao contrário. Não conheço o desmultiplicador delas, mas os que conheço são uma engrenagem grande com os dentes inclinados e outra tipo parafuso que onde pega o cabo.
A única coisa que me passa pela cabeça é ter montado a primeira engrenagem virada, apesar que eu acho difícil ela encaixar invertido por causa da outra engrenagem, mas dá uma conferida, se não for isso aí então não sei, talvez vai ter que instalar do outro lado, se tiver jeito. Boa sorte aí.

fraw
25-03-11, 13:41
Magrao a questao é q o desmutiplicador da biz e do lado esquerdo mas como coloquei as rodas da biz + ai nao tem como colocar do mesmo lado ,
tive q tornear a roda pra colocar o lado direito ,logo coloquei o da broz q fucniona do lado direito mas deu esse problema,ai queria saber se tem
como udar aluma engrenagem pra funcionar certo.

juniorprotti
25-03-11, 14:00
vou tirar uma outra duvida aqui pra não ter que abrir outro topico...
tirei as rodas dianteiras da minha pra pintar as bengadas e coloquei novamente...
só de fazer isso é perigoso desregular o velocimetro?? e pra regular novamente.? é complicado?
valeu
abraço

fraw
25-03-11, 14:08
Amigo so de fazer isso ate onde eu sei nao , pq ja imaginou toda vez q o pneu furaçe vc tivesse q regular o velocimetro.
Se vc desmontou e motou tudo certinho sem problema.

magrao tk
25-03-11, 14:13
Se tu torneou e colocou no lado direito da Biz, e na Bros tambem é do lado direito isso não faz sentido mesmo :0_0:. Será que um dos 2 velocímetros reverte o movimento do cabo dentro dele?
Acho que a solução é tirar as 2 engrenagens, ver o sentidos dos dentes e procurar outras engrenagens com os dentes no sentido contrário como no desenho. Resta saber que outra moto teria essas engrenagens, e tem que ter o mesmo formato pra encaixar, apenas com dentes invertidos. Aí o cabo vai girar no sentido correto. Nem sei se existe, mas é uma alternativa procurar.
http://img218.imageshack.us/img218/2359/semttulozzj.jpg (http://img218.imageshack.us/i/semttulozzj.jpg/)

Ou tentar adaptar outro desmultiplicador e dessa vez conferir o movimento antes de comprar.

juniorprotti
25-03-11, 14:44
Amigo so de fazer isso ate onde eu sei nao , pq ja imaginou toda vez q o pneu furaçe vc tivesse q regular o velocimetro.
Se vc desmontou e motou tudo certinho sem problema.

é.pode cre..tem essa tambem...valeu

Caique
25-03-11, 17:26
ou enão usa um com o desenho contrario tipo

http://img846.imageshack.us/img846/5233/semttulo3i.jpg

magrao tk
25-03-11, 18:34
Bem lembrado Caíque! Tem que ver de que lado sai o cabo, se pelo lado da frente ou pelo lado de tras do desmultiplicador. É bem provável que o da Bros é de um jeito e o da Biz era de outro. Aí mesmo que seja do mesmo lado da roda, um gira no sentido contrário do outro.

Eloy
25-03-11, 22:13
rapaz nao sei se ja notaram mas pelo que eu vi em uma bros o cubo da com freio a disco é o msm da cg e o disco tbm mas do lado contrario ... entao seguindo esse raciocinio tenta arrumar um da cg e testa as vezes da certo e roda do lado certo.....

Irmão
26-03-11, 00:12
rapaz nao sei se ja notaram mas pelo que eu vi em uma bros o cubo da com freio a disco
é o msm da cg e o disco tbm mas do lado contrario ... entao seguindo esse raciocinio tenta
arrumar um da cg e testa as vezes da certo e roda do lado certo.....

2
já ia falar isso tenta o da cg esd que deve dá certo :OK:

magrao tk
26-03-11, 08:31
rapaz nao sei se ja notaram mas pelo que eu vi em uma bros o cubo da com freio a disco é o msm da cg e o disco tbm mas do lado contrario ... entao seguindo esse raciocinio tenta arrumar um da cg e testa as vezes da certo e roda do lado certo.....

Se for mesmo já resolveu o problema do nosso amigo! :OK:

Aquilonian
26-03-11, 09:04
Me desculpe perguntar, mais o que é demutiplicador? eu estou voando aqui hehe |:(

fraw
26-03-11, 11:06
Opa vou ver esse final de semana se consigo fazer o teste assim q tiver noticias posto o resultado, desde ja agradeço a todos!!

Irmão
26-03-11, 20:05
Desmultiplicador e aquele conjunto de engrenagens do velocimetro
que encaixa na roda ele serve para "desmultiplicar" (diminuir o giro)
para que o tacometro (velocimetro) marque a velocidade pois a roda
gira muito rapido e sem ele o ponteiro iria girar com a mesma velocidade
da roda 1.000.000.000.000.000km/h :lol:

Eduardo Toda
27-03-11, 00:28
Aproveitando o tópico sobre velocímetro, notei que depois que mandei o meu primo dar uma garibada nas bengalas da minha Titan (tava vazando óleo, e ele trocou os retentores, e ví que ele desconectou o cabo do velocímetro na roda dianteira, como tava com a roda solta ele desmontou o circuito do freio, limpou e colocou fluido DOT4 novo). E aí que começam as coisas, quando tava voltando para casa (ele mora a 50km da minha casa) o ponteiro do velocimetro não estava funcionando de forma linear e sim dando tranquinhos, parecido com o VU-meter de um aparelho de som, não liguei muito para isso afinal, marcando a velocidade para mim estava de bom para mim. Esta semana o bendito começou a dar uns picos bem altos (tipo quando a 60km/h ia de 60 a 0 e ficava indo e voltando) e agora parou de vez...comprei um cabo novo, coloquei e.....nada, notei que o cabo de aço que fica no interior fica girando, com o movimento da roda, as vezes rodava as vezes não, então empurrei o cabo para baixo, como ele ficou mais curtinho, daí tive a idéia de encapar a pontinha do cabo que vai ao velocímetro com luva termo retrátil, encamisei só a pontinha e deixei um pouquinho para fora e encaixei no velocímetro de volta, e para a minha primeira surpresa ele funcionou. Com já estava contente com o resultado, guardei as ferramentas e aguardei o outro dia para poder testar o velocimetro. No outro dia para a minha segunda surpresa o velocímetro funcionou, sem dar trancos no ponteiro e funcionava de forma linear, MAS...agora está marcando os KM/h a mais, deve estra marcando uns 15km/h a mais, pois na mesma tocada de sempre para ir ao serviço, o velocímetro atinge e supera facilmente os 80km/h, oque será que aconteceu? Hoje estava andando na Anchieta a supostos 100km/h, e o motor tava rodando sem aquela gritaria nos giros, óbvio que estava a menos...

fraw
30-03-11, 16:00
Boa a tarde a todos, como havia comentado e fiquei de dar um retorno pra vcs, problema resolvido .
Agora pergunte como? mais simples q imaginava o q aconteceu q quando peguei a roda e o desmutiplicador
pra tornear nao conferi se era realmente o da Broz so olhei a embalagem q estava com a etiqueda dizendo ser
o da Broz fiz o serviço de torneiro e fui montar adeu tudo errado nem eu nem o amigo meu da loja percebeu q
estava na embalagem errada, so foi descobrir depois q peguei o antigo e fui na loja dele pra comparar .
o q eu levei era invertido por isso rodavc pra traz.
Agradeço a todos do forum e valeu ai pela contribuiçao.
Se quizer podem encerar o topico problema resolvido.
valeu ai!!