PDA

Ver Versão Completa : Alguem que trabalha com Direito pode me tirar umas duvidas?(caso serio)



reyboy_fan
25-03-11, 20:24
Seguinte, o caso é serio ia botar ate ajuda no titulo do topico pq estou mesmo "aguniado".

Minha mãe é enfermeira, so que a mais de 5 anos ela n exerce a profissão, nisso ela deixou de pagar o COREN(conselho regional de enfermagem).
Nisso eu não sabia dessa divida, hoje pela manhã chgou um oficial de justiça com um processo que não tive "coragem" de ler todo, na parte principal so vi penhora e avaliação de bens nisso eu gelei a coluna comecei a suar frio e etc.
Foi um choque pra mim e para minha avó, o valor da divida nao é muito alto, pouco mais que um salario minimo, so que so conseguiremos levantar essa grana no fim da semana que vem, numa das partes do "processo" vi que tem um prazo de 5 dias.
Minha mãe ultimamente ta meio que ligando pra nada pode cair o mundo e ela não ta nem ai, ela me disse "to nem ai pode ate me levar presa".
Nunca que um filho iria deixar isso acontecer!!!

Queria uma ajuda de vocês do PN, pra me dizer como que eu poderia fazer algo pra alongar esse prazo de 5 dias ate a sexta feira, entro em contato com o COREN propriamente dito ou com o Advogado da instituição.

Abraço Galera e ajuda aqui que pelo q vi n vou dormir hj. :(

magrao tk
25-03-11, 20:52
E ae parceiro! Bom, não entendo muito de direito, nem vou me meter a dar opinião sobre isso.
Mas se o caso é urgente e por sorte o valor não é tão alto, não teria como conseguir esse dinheiro emprestado com alguem? Já que pelo que tu disse o prazo pra voces conseguirem o valor tambem não seria tão longo, apena o prazo de pagamento que tá bem em cima.

Seria uma alternativa mais simple do tentar alongar o prazo, mas enfim... boa sorte! O pessoal que sabe logo vai vir te orientar. :OK:

reyboy_fan
25-03-11, 20:55
E ae parceiro! Bom, não entendo muito de direito, nem vou me meter a dar opinião sobre isso.
Mas se o caso é urgente e por sorte o valor não é tão alto, não teria como conseguir esse dinheiro emprestado com alguem? Já que pelo que tu disse o prazo pra voces conseguirem o valor tambem não seria tão longo, apena o prazo de pagamento que tá bem em cima.

Seria uma alternativa mais simple do tentar alongar o prazo, mas enfim... boa sorte! O pessoal que sabe logo vai vir te orientar. :OK:



valeu magrão, amanha vou tentar entrar em contato mas acho que nao funciona no sabado.

juhpalaver
25-03-11, 21:20
sua mae precisa acertá isso man
tenta parcelá ou alguma coisa do tipo
pq COREN cobra mesmo, agora, esse lance de pegar os bens, nunca tinha visto nao eim...
meio "forçado" da parte do oficial...
liga no coren da região da sua mae e (ela liga) e conversa la pra acertar as coisas
ela ir presa é o de menos que parece nao é?
e oq ela tiver no nome dela?

O.o

juhpalaver
25-03-11, 21:21
liga e negocia
minha mae tbm ja atrasou o coren dela!

reyboy_fan
25-03-11, 21:27
ai que tá pelo que vi o coren tentou negociar com ela e tudo, mas ela n ligou pra isso. amanha vou ligar la se for aberto tentar resolver isso pq ta tensso aki.

e ela n tem nada no nome dela.

edit: nao foi nem o oficial que disse isso de pegar os bens, é que ta no processo mesmo.

romanex
25-03-11, 21:55
Ninguém é preso por divida (só depositário infiel ou por fraude)...
agora penhora, rola mesmo....
você pode procurar a OAB da sua cidade (normalmente é próxima ao forun) e lá você explica que não tem condições de pagar,e quer um advogado para orientá-lo.
Eles te fornecem um advogado que presta serviços pra ordem, e não é cobrado nada de você....
creio que o que deve ter acontecido foi você ter recebido a citação, avisando para pagar ou se defender, sob pena de penhora....
isso vai ser anexado ao processo, tem um tempo habil para ser tomado o proximo passo, que seria:
o COREN indicar bem de valor ou conta para bloqueio, ou mandar o oficial voltar para determinar o que você tem de bens que possam saldar a divida....
numa terceira hipotese, você pode oferecer um bem para pagamento, que o coren pode aceitar ou não...
na penhora , o oficial já vem marcando o que pode ser penhorado, indiferente de você gostar ou não....
normalmente ele ira deixar os bens na sua casa até a definição do processo, e você passa a ser depositário fiel do bem (não pode vender, quebrar, destruir, desaparecer com o bem, senão ai você pode ser preso)
Ele entra na sua casa e se você tentar impedir, ele chama uma viatura de policia, pois ele tem uma ordem judicial.....
o problema, é que quando chega as vias judiciais, normalmente tem a divida, que você já conhece, mais a Sucumbência que é um princípio que estabelece que a parte que perdeu a ação efetue o pagamento das custas processuais e honorários advocatícios da parte vencedora. Desta forma ela decorre do ato ou efeito de sucumbir, ou seja, de ser vencido.
Por isso, eu acho que a melhor saída seria um acordo com o COREN, onde você se compromete a pagar parcelado o que deve, mas sempre junto de um advogado....
e procure ver que ele de o devido caminho ao processo, pagando todas as custas e dando quitação do advogado referente aos honorários...
boa sorte amigo, sei como é a situação, mas com calma e com jeito tudo se resolve....
eu procuraria a OAB, ou algum amigo advogado para se informar dos prazos e dos procedimentos corretos.....
espero ter ajudado....

ffjruthes
25-03-11, 22:01
Esse COREN que vocês falam é o "Conselho Regional de Enfermagem" ???

Se for, não te esquenta, liga lá e negocia.. Acho que o máximo que eles podem fazer e cancelar a inscrição da tua mãe...

reyboy_fan
25-03-11, 22:03
Romanex cara é exatamente o que vc falou. so que agente tem a condição de pagar mas so sexta dia 1°, neste caso eu entrando em contato direto com o coren eu posso resolver né? primeiro vou tentar falar com eles se n der certo vou na OAB. vc ajudou d+ velho Brigadão mesmo agora seja o que Deus quizer

[hr]


Esse COREN que vocês falam é o "Conselho Regional de Enfermagem" ???

Se for, não te esquenta, liga lá e negocia.. Acho que o máximo que eles podem fazer e cancelar a inscrição da tua mãe...

é esse mesmo

romanex
25-03-11, 22:13
Você tem de pensar que o interesse deles é receber....
com certeza vão topar o acordo, mas sabe como é.....
tem de se documentar, confirmar que foi dado o procedimento correto, com o fim do processo.....
tenha o acordo por escrito, e determinando que não ira haver nenhum outro custo em relação ao processo...
boa sorte cara...
:OK:

reyboy_fan
25-03-11, 22:19
Valeu denovo, quando der o desfecho da historia digo aqui.

jOSÉ
26-03-11, 02:05
Eles só podem cobrar os últimos cinco anos mesmo é o limite da lei. Essas contribuições sindicais são cobradas quando estamos trabalhando na área, se não estiver trabalhando não precisa pagar. Eu acho que se tu provar que tua mãe não estava exercendo a profissão de enfermeira neste período eles não podem cobrar. Em algumas profissões, os sindicatos recebem o valor de um dia de trabalho da categoria por ano como contribuição sindical ou do conselho de classe.

Mas o melhor caminho para ti, já que é um valor pequeno, é pagar a dívida e após pedir o cancelamento da inscrição dela no coren para não se repetir.
Para contestar a ação tu tem que pagar um advogado para fazer tua defesa, e se já está na fase de penhora de bens para vender e pagar a dívida tu já perdeu todos os prazos legais de contestação e além do mais um advogado vai te cobrar, e daí, com certeza vai sair mais caro que pagar a dívida.

Uma coisa, ela foi intimada dessa ação de cobrança????????????


Para negociar:
Primeiro ligue para o coren e explique a situação do processo, da penhora de bens etc.......... e que tu quer pagar a dívida mas precisa de prazo e veja o que eles dizem.
Se te mandarem falar com o advogado daí tu entra em contato com o advogado para compor a dívida, diz que já falou com o coren, e veja o que ele diz, se der certo a negociação, peça para ele informar no processo que vocês estão em negociação, para evitar do oficial de justiça entrar na tua casa e pegar os bens penhorados para irem a leilão, após cada pagamento não esqueça de pegar os recibos, é um acordo extrajudicial. Cumprido os pagamentos está extinta a ação de cobrança.

Não esquece de cancelar ou suspender temporariamente o registro profissional dela.

Boa sorte.

mandrakyy
26-03-11, 06:07
Ola eu não conheço...muito sobre direito mais eu creio essa cobrança é indevida eu acho, pq se o corem eh como o cresci ou outro conselho, a pessoal não fazendo pagamento da anuidade ela perde o direito de exercer a profissão mais chegar colocar na justiça tem que ler toda a intimação e ver as razões da cobrança....

reyboy_fan
26-03-11, 10:19
valeu galera

dimeee
26-03-11, 10:29
Situação complicada porém as suas providências são bem simples, com a intimação em mãos procure um operador do direito, sendo esse um advogado.

reyboy_fan
26-03-11, 10:38
so segunda, tentei ligar hj mas n consegui

gogoboy
26-03-11, 13:30
qqer estagiário de direito resolve isso pra ti sem cobrar nada

o que eu fico triste no Brasil é isso, a grande parte não conhece NADA de Lei, e daí se apavoram e até acabam tendo problemas de saúde por causa de uma coisinha simples

rudimentos de direito devia ser matéria obrigatória em qualquer escola de ensino médio

Bortolin
26-03-11, 13:41
primeira vez que vejo isso...

não sabia que deixar de pagar o COREN, CREA, CRF, ou sei lá o que mais dava processo. No máximo perder a inscrição como Enfermeira.

agora, essa de oficial de justiça ir na porta de casa e cobrar esse tipo de dívida, é a primeira vez que ouço.

faz o seguinte, procura a OAB de sua cidade e vê no que dá.

reyboy_fan
26-03-11, 14:52
antes de mais nada vou no corem pra tentar resolver o acordo se n der jeito de lá puxo pra OAB

reyboy_fan
29-03-11, 12:51
boa noticia galera, tudo resolvedi graças Deus e a ajuda de vocês, minha mãe foi la e conseguiu um acordo pra deixar tudo em ordem e cancelar a matricula dela. Agradeço a todos pela força.

SydmaaR
29-03-11, 18:16
Hum que ótimo cara, ficamos muito felizes por você e sua mãe :)

magrao tk
29-03-11, 19:38
Quem bom cara! :)
Como ficou lá a dívida? Eles aceitaram parcelar? Qual foi o acordo?

reyboy_fan
29-03-11, 20:00
Quem bom cara! :)
Como ficou lá a dívida? Eles aceitaram parcelar? Qual foi o acordo?


Minha mae foi la e parcelou, deram um desconto de mais de R$200, mas como ja foi levantada a grana pra pagar o valor total, ela vai denovo pra quitar logo e se ver livre dessa divida.



Hum que ótimo cara, ficamos muito felizes por você e sua mãe :)


Valeu SydmaaR