PDA

Ver Versão Completa : Como aquecer o motor?



Raposa Motoqueira
25-03-11, 21:59
Desculpa aí, tentei achar um topico falando sobre isso, mas acho que não encontrei. Desculpa aí se não procurei direito hehe
Mas queria saber mais sobre como aquecer o motor antes de sair com a moto.
Tipo.....por quanto tempo se deve ficar acelerando, quanto se acelera pra ela aquecer....


Alias, vcs aquecem as motos antes de sair? jhehehe

XxUNOxX
25-03-11, 22:02
Sempre aqueço, que seja 5 min, aceleraão média, no máximo com o afogador puxado, 3 min no máximo 5 min em tempos muito frio.
E curto ela bastante.

AMP_Racing
25-03-11, 22:06
Liga com o afogador puchado e espera uns 2 minutinhos e já pode desliga o afogador e deixa na lenta.

Carleetos
25-03-11, 22:08
Quando você for sair, digamos, de manhã.. A moto passou a noite toda desligada, então está bem fria. Basta deixar ela ligada por uns 5 minutos, nem precisa acelerar.

Por exemplo, você vai sair pra trabalhar, ai toma banho, ao sair do banho já liga ela e deixa lá no 'N', aí vai trocar de roupa e terminar de se arrumar, quando for sair o motor já está aquecido.

*Normalmente mulher demora pra se arrumar, então cuidado pra não deixar o combustível acabar com a moto parada nessa brincadeira :lol:

Strada Prata
25-03-11, 22:08
Eu nem esquento a minha. No máximo fica um minuto parada ligada, que é o tempo de abrir o portão, tirar a moto e fechar...

Raposa Motoqueira
25-03-11, 22:10
Opa, então to fazendo certo.

Eu ligo com o afogador puxado, daí coloco na posicao media (foi o manual que mandou!) e fico um tempinho acelerando. até ver que a moto não tá mais ameaçando morrer. Só que eu não sabia quanto tempo tem que fazer isso, vai que eu to fazendo isso tempo demais ne? hahaha

E isso não consome muita gasolina nao?

Buça
25-03-11, 22:12
Não precisa ficar aquecendo muito tempo não, basta ligar, deixar alguns segundos (30 por ai) acelerando pouco para o oleo circular pelo motor e sair, ai é só andar em regime normal, pois a moto ainda nao está em sua temperatura ideal. A menos que tu vá sair "centando a lenha" na moto, ai sim aquece bem antes.

XxUNOxX
25-03-11, 22:16
Opa, então to fazendo certo.

Eu ligo com o afogador puxado, daí coloco na posicao media (foi o manual que mandou!) e fico um tempinho acelerando. até ver que a moto não tá mais ameaçando morrer. Só que eu não sabia quanto tempo tem que fazer isso, vai que eu to fazendo isso tempo demais ne? hahaha

E isso não consome muita gasolina nao?


Está fazendo corretamente, siga o "Manuel", engenheiros estudaram anos e anos antes de escrever ele.
Seja feliz e tenha uma moto para muitos e muitos anos!

Tqf2
25-03-11, 22:26
Engraçado que esses dias tava lendo o Manual do carro e lá fala pra NÃO aquecer o motor...

No máximo deixar funcionando 30 segundos...

Estranho...

ffjruthes
25-03-11, 22:30
Aquecer por 5 minutos eu acho desperdício..

Eu subo na moto e ligo, enquanto eu visto a luva e abro o portal ela jah circula o óleo.. Ai eu aqueço ela andando... no primeiros kms sempre vou de boa, sem forçar... Depois de uns 4km jah começo a andar normal...

HeitorBsb
25-03-11, 23:14
sempre espero esquentar, até pq a injeção da ninjinha faz com que a rotação fique mais alta (fica em uns 2000 rpm) quando acaba de ligar e depois de esquentar ela abaixa pra rotação normal. costumo esperar a rotação abaixar antes de sair.

Irmão
25-03-11, 23:17
Eu ligo a moto e espero minha irmã fechar o portão
e já saio mas ando só uns 500 metros devagar depois
já estou a 80km/h :lol:

XING LING
25-03-11, 23:29
Eu ligo a moto e espero minha irmã fechar o portão
e já saio mas ando só uns 500 metros devagar depois
já estou a 80km/h :lol:


Exatamente como eu faço,ligo a moto para abrir o portão, depois de 1 minuto ja estou caindo na Avenida principal e vou andando a uns 60km/h durante uns minutos para aquecer, depois vou quanto a avenida deixar!!!!

Quando eu fiz o meu curso de mecânico meu professor falou que a parte que mais diminui a vida util do motor é a primeira partida e a marcha lenta do motor, deve ser por isso que o manual de carros pedem para ligar o motor, aguardar uns 30 segundos para lubrificação e ja sair andando, claro que vc não vai esticar muito o motor enquanto vc perceba que ele esta frio né!!!!

iagosoares
25-03-11, 23:37
Engraçado que esses dias tava lendo o Manual do carro e lá fala pra NÃO aquecer o motor...

No máximo deixar funcionando 30 segundos...

Estranho...


Deve ser por causa da injeção... Carros com injeção eletrônica não precisa esperar motor aquecer ^^

Mas o ideal na moto, é ligar, esperar uns 3 minutinhos e sair com rotação contínua, normal..
Eu tb não espero aquecer.. Só o tempo de abrir e fechar o portão mesmo.. Mas saiu bem na maciota com ela..

binhoassistec
25-03-11, 23:48
Ligo a minha de manhã com o afogador "puxado", dai ja saio com ela... realmente é só pra esperar o oleo circular... :clap:

ShimAdA
25-03-11, 23:54
É sempre bom aquecer qualquer motor antes de sair, bom também dar algumas apertadas na embreagem só pra descolar os discos e não dar aquele tranco forte quando engatar a primeira.

XxUNOxX
26-03-11, 00:23
É sempre bom aquecer qualquer motor antes de sair, bom também dar algumas apertadas na embreagem só pra descolar os discos e não dar aquele tranco forte quando engatar a primeira.


Esse truque da embreagem eu tbm faço, principalmente as trails fazem muito isso do tranco =/

Hunter 123
26-03-11, 00:38
Minha cidade é quente. Deixo ligada por 3 minutos (não tenho precisado de afogador há muito tempo). Depois, acelero até 4000 RPM por uns 10 segundos e saio.

Felipe Neri
26-03-11, 13:16
Na intruder que era carburada eu deixava no afogador até o motor subir o giro, ai eu desarmava o afogador e ia embora. Acho que não durava nem 30 seg isso...

felipe250
26-03-11, 15:30
Ligar o motor e deixar com o afogador acionado por +- 1 minuto, depois pode deixar com a aceleração normal, ela provavelmente estará ainda com a rotação baixa pois o motor ainda não estará em funcionamento normal, mas deixe o motor esquentar mais um pouco, tipo até 3 minutos, ae fica de sua escolha ou pressa de sair de casa. Acione a embreagem também algumas vezes para o óleo circular pelo anéis. Se você ligar a moto e engatar a primeira marcha com o motor frio, na maioria das vezes a moto irá desligar pois o motor não está aquecido o suficiente. Se ligar a moto e já sair você vai perceber que ela não vai responder bem, assim você estará forçando a moto, e também o óleo não circulou totalmente no motor. E como o pessoal falou ande sempre em velocidade baixa por uns 500m, após isso o motor já estará mais quente, ae só curtir sua moto.

mandrakyy
26-03-11, 15:44
Ligo a mniha e deixo uns 3 minutinhos ligada, tempo de colocar tenis arrumar as coisas e sair.....

Alex-BH
26-03-11, 15:53
No manual da minha fala apenas para aquecer o motor, não especifica tempo, dessa forma eu apenas a deixo no N uns 3 minutos.

Hunter 123
26-03-11, 16:39
Para aquecer não é obrigatório o afogador. Só quando necessário. Os 3 minutos, pelo menos com a minha moto, é o tempo de o câmbio ficar destravado e as marchas fluirem numa boa. Allém da certeza do motor bem lubrificado.

NiveaC
26-03-11, 17:48
não aqueço tbm, ligo o afogador, fecho o portão e saio, depois de algumas esquinas ela já ta quentinha

Esquadrão Marte
26-03-11, 17:53
De Manhã cedo ligo a TW puxo uma lavanca (Não sei o nome da peça correto), espero o oleo dar uma circulada geral no Motor e depois volto a Lavanca na posição normal. E vou para o trabalho que é 42km de rodovia....

NiveaC
26-03-11, 18:03
a alavanca é justamente o afogador

Esquadrão Marte
26-03-11, 18:12
Valeu Nivea pela dica!!!42km de seg á sexta de puro Prazer... :OK:

Raposa Motoqueira
26-03-11, 18:16
Vcs já sairam com o afogador "puxado"??? Nossa, eu já fiz dessa algumas vezes! Ligar com o afogador, daí coloco em posição média e aí esqueço da vida, saio com a moto e depois de uns 5 minutos que eu percebo a moto dando uns solavancos, tipo quando ela tá sem gasolina. Daí que vou me tocar que esqueci do afogador.

Como isso pode prejudicar a moto?

bruno almeida
26-03-11, 22:00
minha moto só da lenta depois de uns 500 metros,e não adianta acelerar,resmungar,chorar,implorar :d
o pior é a apagação em toda esquina |:(
aliás esse defeito ta me fazendo querer trocar de moto

Well_99
26-03-11, 22:18
nao tenho muito costume de deixar a minha moto aquecer nao
ate pq ja saio meio em cima da hra
mas eu acho q nao precisa passar de 1min para deixar ela aquecida!

chiccoli
26-03-11, 22:20
nunca me importei com isso.., sempre ligava e saia andando.. kkk

magrao tk
26-03-11, 22:44
Não aqueço acelerando. Nem preciso encostar no acelerador nem afogador pra ligar graças a Deus. Bato pedal 1 vez e tuc tuc tuc tuc... aí reviso os bolsos pra ver se não tem nada querendo cair, vejo se o calçado tá firme, baixo o portão da garagem, ponho o capacete e saio na manha.
Nessa função se passou 1 minuto, 1 min. e meio. Tempo mais do que suficiente pro motor bombear o óleo em tudo.

Numa bomba de poço, por exemplo... se tiver em boas condições voce liga e no mesmo instante a água tá fazendo barulho na caixa dágua. No motor da moto é o mesmo, não precisa esperar encher os dutos de óleo, eles já ficam cheios. Basta o óleo sair dos dutos e se espalhar por tudo.

chiccoli
26-03-11, 22:59
minha moto só da lenta depois de uns 500 metros,e não adianta acelerar,resmungar,chorar,implorar :d
o pior é a apagação em toda esquina |:(
aliás esse defeito ta me fazendo querer trocar de moto


150 carburada é isso ai.. kkk

eu saiu dando tranco, num desço da moto.., nem ligo, afogou, ja taco uma marca correspondente e saiu andando de novo..

Thyago Mahon Barros
26-03-11, 23:29
Raposa, basta ligar a moto e deixar em lenta durante 5 min. ou com afogador puxado 2 min. sem acelerar.

Eduardo Toda
26-03-11, 23:40
Não aqueço, só ligo, deixo o óleo circular um pouco (+ ou - 30 segundos) e saio.


Também faço isso, levanto o afogador, ligo, abaixo o afogador, deixo uns 30 segundos ligado e vou embora, como eu pego uma descida contínua até chegar a uma avenida movmentada se o motor morrer porque ainda está frio é so dar start de novo.

bruno almeida
26-03-11, 23:43
Magraotk.Que inveja eu sinto de vc :lol:

bruno almeida
26-03-11, 23:56
aproveitando o tópico
Será que uma vela de iridium resolveria meu problema?
gostaria da opinião de quem usa ou já usou

magrao tk
27-03-11, 13:14
Magraotk.Que inveja eu sinto de vc :lol:

Mas tu já tentou limpar, trocar os reparos e regular o teu carburador? Trocou vela? Regulou as válvulas? Viu se não tem ar falso entrando?
Tem motos que são misteriosas. Mas pela lógica se tem combustível e ar na medida certa, faísca forte, vela boa e marcha lenta regulada tem que funcionar na primeira pedalada, sem choro!

cabra de brasilia
27-03-11, 13:22
Mexi com arrancada e esses treco de vela, cabe de vela, etc etc etc "especial" pra motor original de rua a melhora sentida na prática 99,9% é mais placebo ou seja melhora psicológica que melhora técnica de fato em si.....

Esses equipamentos são úteis e eficazes é em motores prerarados e mesmo assim só são úteis na pista de arrancada porque o resultado dessdes equipamentos é resultante de coisa referente a milésimos de segundos.

mdorigon
27-03-11, 14:55
Bem, motor se esquenta com ele andando na minha opinião. Bem, como sempre usei oleos 10w40 e agora to testando um 15w40, ao ligar eles circualam mais rapido, ligo ela, ajusto capacete ou abro o portão, tiro a moto pra fora, fecho e vou embora, nos primeiros minutos ainda mantenho o giro baixo e depois vamo bora. Acho que com carga o motor gera o aquecimento dele mais rapido do que ficar parado em marcha lenta. Bem, eu faço assim e ta dando certo. Experimenta o que cai melhor pra voce.

bruno almeida
27-03-11, 15:03
miha moto quente é uma maravilha,marcha lenta estável,resposta rápida sem engasgos,mas fria não adianta |:(
a moto é perfeitamente regulada e mesmo se eu aumentar a lenta,fria não segura e quente fica acelerada |:(
to pensando em vende-la e comprar uma factor

douglas_formolo
27-03-11, 15:33
Acho que esquentar a moto é sempre bom, só por uns três minutinhos, e não custa nada.
no meu caso saio da minha rua e já caio num movimento ferrado.
Sair com o motor mais aquecido evita que ela dê aquelas engasgadas ou morra por causa de uma barberagem inusitada.

fabricio_stos
27-03-11, 22:26
Eu vou levar minha esposa todo dia de manhazinha ao serviço então ligo a moto, puxo o afogador e enquanto tiro as trancas ela vai esquentando... coisa de 2 minutos. Depois de alguns metros ela ja está quente e na marcha lenta em 1200-1300, onde eu prefiro deixar.

Não creio que seja necessário deixar mais temp. 5 min. eu ja acho um exagero também.

Abraços!

DavidR
27-03-11, 22:37
Que também é carburada

intão tem um amigo meu que tem uma e ele falou que pra ela pegar cedo só com afogador puxado :s
a minha eu só ligo eespero a patroa subir,e roda pra quem tem!!!

BADANHA
28-03-11, 11:24
http://globoesporte.globo.com/Esportes/foto/0,,33533350-EX,00.jpg


nao resisti, malz ai... acho q todas as dicas foram dadas pelos outros colegas

coyoteboicote
28-03-11, 11:33
Aqui onde moro parece o nordeste faz um sol do ca#$%, como uso a moto todo dia, nem uso afogador (alias faz é tempo q nao uso afogador) e o maximo q aqueço minha moto e 30 segundos e olhe lá...muitas vezes ligou e ja saio na hora.

Julian280891
28-03-11, 12:04
Seja Bem vinda ao Fórum Raposa Motoqueira, no meu caso ligo minha moto de manha e puxo o afogador, ela fica em torno de 2500 á 3000 RPM, dai depois de uns 3 min ela ja esta aquecida e verifico se ela fica na lenta e saio com ela, mas mesmo assim ainda ando uns 200 metros bem devagar, dai depois segue o baio, falowww

LuyxTwister
28-03-11, 12:06
eu do uma aquecida com afogador em 2 minuto se saiu com ela fria eu tenho que fica dando pique no acelerador pra ela nao morre e compromete minha segurança por isso aqueço ela parada.

LuyxTwister
28-03-11, 12:08
:D curti a moto pegando fogo ali eh a maneira mais rapida de aquecer
:D :lol:

rafael_almeida_
28-03-11, 17:47
Meu irmão tem uma XLX 350, e demora para ela parar de morrer, demora uns 8 minutos, tem que ficar acelerando uns 3 minutos, depois fica na marcha lenta com rotação baixa, mas depois fica boa :lol:

bruno almeida
28-03-11, 18:45
pelo visto não é só eu que tenho problemas :lol:

magrao tk
28-03-11, 21:13
http://globoesporte.globo.com/Esportes/foto/0,,33533350-EX,00.jpg


nao resisti, malz ai... acho q todas as dicas foram dadas pelos outros colegas

:o Essa o cara aqueceu mesmo ein :lol:

Kell
28-03-11, 21:26
qndo ligo a pela primeira vez no dia, deixo com o afogador puxado pela metade até ela subir o giro sozinha (oq normalmente demora uns 3 a 4 minutos). Se saio antes percebo que o disco da 1ª e da 2ª meio que "raspam" qndo a moto está embreada.
Antes da revisão dos 1000 km dava pra perceber nitidamente o giro subindo de forma gradual com som suave. não gostei do óleo q foi colocado na revisão (selenia). o giro sobe meio q aos trancos. é estranho...

Diego.fcs
28-03-11, 23:19
A Intruder eu aqueço, minha antiga XTZ também, depois da novela de ligar elas depois de um certo tempo parada, deixava um tempo no afogador, e saia andando bem devagar, meio falhando, mas ia.

Agora na CB e na CG bolinha é o esquema das antigas, dou a partida, seguro um pouco no acelerador, dou umas bombadas na embreagem e já saio fora, sem frescuras.

BADANHA
29-03-11, 08:44
A Intruder eu aqueço, minha antiga XTZ também, depois da novela de ligar elas depois de um certo tempo parada, deixava um tempo no afogador, e saia andando bem devagar, meio falhando, mas ia.

Agora na CB e na CG bolinha é o esquema das antigas, dou a partida, seguro um pouco no acelerador, dou umas bombadas na embreagem e já saio fora, sem frescuras.


nada como o bagualismo das antigas...