PDA

Ver Versão Completa : molykote vs militec, qual é o melhor????



marcelofreitas
01-04-11, 21:58
uma vez ouvi dizer que esses condicionadores de metais foram feitos para aviões de combate, que qnd avariados e perdem seu óleo de lubrificação ele continua com alguma autonomia para se safar!

mas a questaum é a seguinte, olhando pela net, descobri esses dois produtos que se dizem com a mesma finalidade, mas se tiver alguem com boas iformações sobre os 2 produtos conta aew pra gente, to pensando em comprar pra proxima troca de óleo mas naum sei qual dos dois comprar!!!!!

neuberas
02-04-11, 21:07
Existem diversos videos do Militec no youtube, inclusive de um carro rodando 70km(se não me engano) sem óleo.
É um produto excelente e acredito ser o melhor do tipo.

chriskopsch
02-04-11, 21:13
e nas motos??????
funciona o negocio?

Thiago TSi
02-04-11, 21:49
então, tbm tinha pesquisado p/ por na minha e pergunte aos vendedores e me passaram que o molykote não pode ser usado em motos devido a embreagem ser banhado com o oleo, no caso das motos é recomendado o militec que não pelo que entendi não tem contra indicação...(exceto pelo preço ne...haha)

chriskopsch
02-04-11, 22:33
então, tbm tinha pesquisado p/ por na minha e pergunte aos vendedores e me passaram que o molykote não pode ser usado em motos devido a embreagem ser banhado com o oleo, no caso das motos é recomendado o militec que não pelo que entendi não tem contra indicação...(exceto pelo preço ne...haha)


mas dizem q o militec tbm da problema com as embreagem banhado a oleo

Stone
03-04-11, 01:48
Militec só poode dar problemas se a embreagem já estiver muito ruim. Vejam esse vídeo...

Militec - TESTE com torquímetro (http://www.youtube.com/watch?v=zMwJ_SPrB2c#)

A um tempo atrás eu fui numa palestra sobre o militec, eu puxei nessa alavanca aí do vídeo, podem acreditar, funciona mesmo! Eu uso nas minhas motos, na Bros percebi que o motor dela roda mais macio. Antes dessa palestra um professor meu falou muito bem a respeito desse militec, ele falou que se estiver usando, pode rodar vários km sem óleo sem se preocupar, e que tem uns caras de arrancadão que usam, e na arrancada drenam todo o óleo da moto para o motor girar mais leve! (podem acreditar, o cara que me falou isso entende de motores, ele é um dos caras que desenvolveu a IE do primeiro carro injetado do Brasil, o Gol GTI!). Os melhores preparadores da minha região usam e recomendam!

marcelofreitas
03-04-11, 04:35
massa stone, agora me conta ai onde eu consigo o mais barato possivel, e uma duvida, na minha xtz eu preciso tirar 60ml do óleo pra por 60ml do militec, ou eu jogo pra dentro do 1L de óleo mesmo, somando 1L de óleo + 60ml do militec?
abraço!

Thiago TSi
03-04-11, 10:25
Eu compro direto do distribuidor, pago bem mais barato que na loja ;)

ah descola essa fonte p/ gente aii pôoo

hahahaa

Beto
03-04-11, 11:42
Uso o Molykote ha alguns anos , a moto (GTR) fica mais macia..............Beto

XxUNOxX
03-04-11, 12:18
Eu tenho usado o Bardhal B12 e tenho gostado bastante tbm...

DEMONSTRAÇÃO DA BARDAHL COM A MAQUINA TIMKEN (http://www.youtube.com/watch?v=DO84_QxJlAc#)

Stone
03-04-11, 13:08
massa stone, agora me conta ai onde eu consigo o mais barato possivel, e uma duvida, na minha xtz eu preciso tirar 60ml do óleo pra por 60ml do militec, ou eu jogo pra dentro do 1L de óleo mesmo, somando 1L de óleo + 60ml do militec?
abraço!


Coloca o óleo normal mais o militec, diz a lenda que ele se "funde" no metal e depois sai só um litro de óleo sem vestígios do militec!

moraestl
03-04-11, 15:24
ja usei o Molycote A2 na minha ex TL1000(suzuki..) a embreagem nao patinou não..e a diferença que senti e que o motor fica mais livre e a temperatura ,trabalhou mais baixa por um tempo.
e usei tbm no meu gol Ap.

Gostaria de experimentar o Militec..mas aki e muito caro.

o Molycote A2 paguei
R$24,00

XxUNOxX
04-04-11, 14:22
Eu paguei R$ 25,00 no Bardhal B12 Plus

Esquadrão Marte
04-04-11, 15:12
Troquei o oleo hoje da TW, e adicionei o Bardhal B12. Agora é só esperar para ver os resultados........ Postarei aqui se foi positivos ou negativos!!!!

neuberas
04-04-11, 23:45
Pode colocar na moto sim, não dá erro na embreagem.

Diego.fcs
05-04-11, 00:06
Então, eu tava querendo colocar na bolinha, só que me falaram dessa lenda de dar problemas na embreagem, porém acho difícil, nessa semana trocarei o óleo dela e talvez vou experimentar.

corsani
05-04-11, 06:15
posso estar falando besteira, mas ja ouvi boato de que o militec e o molycote são praticamente a mesma coisa, é que primeiro existia um dos dois ai os sócios se separaram e criou-se o outro.

SydmaaR
05-04-11, 07:13
Não conhecia eles, mais estou achando bem interessante :OK:

sergio moreira
05-04-11, 12:48
galera uma duvida ai. esse bardal b12 é usado em motos? e em que quantidade?
favor explica !

marcelofreitas
05-04-11, 20:27
pq tanta diferença de preço entre o militec, molykote e o bardal b12?

tai os testes com os 3 produtos:

DEMONSTRAÇÃO DA BARDAHL COM A MAQUINA TIMKEN (http://www.youtube.com/watch?v=DO84_QxJlAc#)

MILITEC-1 - TESTE MÁQUINA DE ATRITO (http://www.youtube.com/watch?v=LlXHwEinv6s#)

Nota tecnica Molykote Chem (http://www.youtube.com/watch?v=UoKp4eUJ-vw#)

Esquadrão Marte
05-04-11, 20:40
Bom tem um Bardhall B12 do frasco preto que é proprio para moto, Mas comprei esse do frasco vermelho mesmo. Se sua moto for de 1litro de oleo coloca 900ml,de oleo e 100 ml de B12....

XxUNOxX
05-04-11, 20:42
Bom tem um Bardhall B12 do frasco preto que é proprio para moto, Mas comprei esse do frasco vermelho mesmo. Se sua moto for de 1litro de oleo coloca 900ml,de oleo e 100 ml de B12....


Eu coloquei como é indicado em vários lugares onde eu vi....

1 litro de óleo + 100ml de B12 pois dizem que o B12 se funde aos metais e acaba sumindo ou ficando imperceptível, não alterando o nivel do óleo.
ja rodei 2000km sem problemas!

marcelofreitas
05-04-11, 20:54
daew uno, sentiu alguma diferença na performance da motoca, temperatura e etc?

daew SydmaaR esse teu avatar é uma imagem real? oq é isso? ainda naum entendi direito!

Esquadrão Marte
05-04-11, 21:24
Bom eu coloco na Twister 1 litro, + 350ml de Oleo + 150 ml de B12... Total =1,5ml... Só....

magrao tk
05-04-11, 21:48
Aproveitando esse assunto, alguem já experimentou algum desses 3 produtos em motos 2 tempos acrescentando ao reservatório do óleo nas mesmas proporções indicadas pros motores 4t? Será que rola? Ou ele precisa permanecer no motor pra aderir aos metais? Pelos testes parece que não, a reação foi instantanea né?

marcelofreitas
05-04-11, 23:43
daew magrão o pessoal do 35hp usa, e com autolube mesmo, parece que é 60ml do militec por litro de óleo mesmo. da uma olhada lá!

www.trintaecinco.com.br (http://www.trintaecinco.com.br)

XxUNOxX
05-04-11, 23:58
daew uno, sentiu alguma diferença na performance da motoca, temperatura e etc?

daew SydmaaR esse teu avatar é uma imagem real? oq é isso? ainda naum entendi direito!



Senti a moto mais "macia" no quesito câmbio e tics tics do motor que a Yamaha adora ter, e como diz nos testes, é uma segurança a mais no motor

chiccoli
05-04-11, 23:59
deve resolver o problema das quebras de cambio das RD 135 q da pau em CB500.. :G

corsani
06-04-11, 06:17
pq tanta diferença de preço entre o militec, molykote e o bardal b12?

tai os testes com os 3 produtos:

DEMONSTRAÇÃO DA BARDAHL COM A MAQUINA TIMKEN (http://www.youtube.com/watch?v=DO84_QxJlAc#)

MILITEC-1 - TESTE MÁQUINA DE ATRITO (http://www.youtube.com/watch?v=LlXHwEinv6s#)

Nota tecnica Molykote Chem (http://www.youtube.com/watch?v=UoKp4eUJ-vw#)

uma vez lembro que passava uma propaganda de um óleo chamado Dura Lube na TV onde eles faziam esse tipo de teste e ainda aparecia um carro andando na pista onde diziam que ele ja estava andando mais de10 km sem óleo nenhum . ai uma revista especializada do Brasil foi fazer o teste num ford k, rodaram com o óleo e depois tiraram ele e não rodou nem 4km que fundiu tudo.

Esquadrão Marte
06-04-11, 18:18
Andar sem oléo, também é para acabar ... Né ........

Stone
06-04-11, 18:55
Meu prof. me garantiu que pode andar vários km sem óleo usando o militek, slá, é meio estranho, mas o cara é ninja em conhecimento, se ele diz pra mim ta dito!

Esquadrão Marte
06-04-11, 22:57
Não confio em teorias!!!

Diego.fcs
06-04-11, 23:34
Quem se habilita a andar somente com militec na moto sem óleo para sabermos se é bom ou não?

Stone
06-04-11, 23:38
Alguém me manda um militec que eu faço o teste!
Posso montar um motor mais ou menos na minha CG pra ver o que dá!

marcelofreitas
07-04-11, 23:19
esse militec é muito kro, sera se tem um bom custo em beneficio??? os óleos atuais ja saum bem eficases na conservação dos motores, sera se vale a pena pagar taum kro nesses condicionadores de metais????

an.dre
10-04-11, 11:33
pessoal vim aqui deixar minhas impressões ao testar o produto molykote no motor da minha cg125, minha moto tem carburação modificada, tem cdi sem limitador de giro, o filtro é um cano de esgoto em “y” com dois filtros cônicos, (estranhamente com apenas 1 filtro ela falhava...) com a modo desse jeito coloquei aquela vela de iridium, depois de colocado essa vela a impreção que dá é que vc tava com carburador sujo e o mesmo passou por uma boa limpeza, tudo melhorou sensivelmente principalmente a lenta que vc ajusta a níveis que antes morria a moto. Aposto que isso na inspeção veicular vai ser de grande ajuda. Na inspeção do ano passado essa moto passou com 0.5 de co2.. quero ver nesse ano
Depois disso pesquisei muito o molykote e militec, o mais fácil pra encontrar foi esse molykote que achei ali no mercadocar, paguei cerca de 20 conto em 150ml, o produto fica super bem escondido lá na loja, fica na parte de baixo das prateleiras, mas encontrei.
Coloquei na moto e no dia seguinte pequei um pedaço da rodovia DUTRA cerca de 17 km em direção a casa da patroa, percebi que andando com o cabo enrolando aquela impreção que a moto vai se desmanchar toda a qualquer momento foi bem amenizada, o motor vibra bem menos em altas rotações. A embreagem não foi alterada em nada.
Recomendo esse produto, vou usar sempre na moto e em qualquer veiculo que venha a ter.
Agora quero ver um esquema bom pra adquirir o militec a um preço bom

chrespim
10-04-11, 12:45
Ja usei e uso em minhas motos, gosto muito e a embreagem nao patina nao viu! Recomento!!

marcelofreitas
10-04-11, 22:06
militec a um preço bom , alguem sabe????

Esquadrão Marte
10-04-11, 22:10
Coloca o bardahl B12 é mais em conta e é muito bom também.....

apu
10-04-11, 22:51
sei qua mais gente nao sabe.. entao.. pra que serve o bardahl b12, militek, etc?

chrespim
11-04-11, 08:46
Pessoal, militec é condicionador de metal esse bardahl ai não é aditivo?? São produtos diferentes heim...

Natão
02-07-12, 13:28
Sei que o tópico é antigo mas a discussão é sempre válida...

Uso o Militec-1 na minha Next. Não quis arriscar com o tal do Molikote A-2 porque não conheço o produto e quem já usou os dois disse que não tem comparação, Militec-1 é muito mais negócio.

É mais caro? É sim, mas se for ver que pro meu motor dura 20 mil km ou seja, 2 anos, então estou bem, pois é um investimento de apenas 40 reais anuais.

Bruno Rafael
02-07-12, 15:54
será que eh baum memo?
70 reais esse militec o.O

mdorigon
02-07-12, 16:30
Bem uso o molykote a2 e recomendo. Militec é dificil de achar e ja vi relatos de gente que foi enganada recebendo outra coisa dentro dos frascos...menos militec. Que por sinal é caro. Tb ja vi varias analises de equipamentos e lubrificantes, de algumas companias, algumas aqui no Brasil (principalmente em maquinas e caminhões relacionados a usinas de cana de açucar), guindastes pesados e frotas de onibus, transportadoras...em fim aonde eles comparam maquinas que tem o mesmo uso, mais tratadas com molykote e outras não. Da muita diferença. Isso eu ja vi com molykote...com militec nunca encontrei nada. Pode ser que funciona...mas com o molykote por 21 reais o frasco que da pra tratar 5 litros de oleo, não me arrisco. Alias, naqueles grandes geradores eolicos, que é algo bruto, a caixa de engranagens usa a mesma substancia principal do molykote a2, o bissulfeto de molibdênio em óleo mineral neutro. Claro que deve ser em outras proporções...mas com certeza ja diz muito sobre o molykote. Cara...se é usado na industria para melhorar durabilidade de equipamentos, é pq realmente funciona. Diferente de tudo o que vi sobre o militec...nunca achei uma aplicação industrial e comprovando resultados. Pode ser que ele funcione e melhor que o molkyote...mas eu não pago pra ver.

guilhermeDF
02-07-12, 19:05
hahaha gostei do topico veio em boa hora pra mim... pq justamente hj de manha o patrao mandou jogar umas caixas fora e dentro tinham varios frascos de militeck que fui revirando com um amigo e achamos 3 frascos cheios.... ai dividimos 1,5 pra cada... mas como sou zoiudo...peguei os frascos vazios e um funil e deixei escorrendo os frascos... ainda deu quase que pra encher o meu outro frasco...
agrora so falta dar aquela geral no motor e tacar a funfar o militeck

chiccoli
02-07-12, 20:33
Então.., sempre gostei esse assunto.., mas quem usa ae, qualquer um dos 2.., teve alguma diferença em retifica do motor, leve aumento de potencia ou algo assim ? redução de custos, ou só ficou um pouco mais macio o funcionamento ??
meu motor ta quase beirando os 8 mil km.., bem solto ja, ou amaciado como quiser.. pra quem conhece a 150 como eu conheço.., quase 15% da vida util dele..

mdorigon
03-07-12, 10:23
Assim, ele vai com certeza aumentar um pouco a vida util...mas o quant? Nos ensaios que vi com as observações do engenheiro mecanico responsavel, ele afirmava que a quantidade de particulas metalicas no lubrificante diminuia consideravelmente. Realmente na yes, que é uma 125 vibrante...ficou mais docil tb. Mas sei la...o grande efeito mesmo desses produtos é na partida a frio, ajudando e muito o motor e tb num possivel problema de falta de lubrificação por algum motivo não esperado, ele ta la ajudando.Andei esses dias com meu civic, e ele teve um problema com uma mangueira de agua de novo. Tava num dia chuvoso, carro cheio e indo pro meio do mato. No meio do caminho a temperatura do bicho passou do maximo...kkk Resolvi andar e não parar. Andei uns 20 km assim ainda até encostar no meu destino. Ele chegou...e acredito que só não fundiu o motor (de aluminio) pq o br top turbo e o molykote aguentaram a bronca mesmo. Qdo encostei, depois de um trecho mais lento e travado...a luz de oleo do mesmo acendeu. Acho que nesse momento o oleo ja tava virando agua e não tava bombeando...mas realmente foi muito severa a condição. Mas tava la os dois ajudando. Deixei ele esfriar, almoçamos, achamos a mangueira com problema, arrumamos, colocamos agua e vim embora. Depois de uma semana parei ele em uma casa especializado em arrefecimento e troquei a mangueira, limpamos o radiador e todo o sistema de circulação e coloquei o liquido certo. Ta la firme e forte. Pra mim...lubrificante bom e um condicionador de metais servem principalmente para essas infelicidades. Acredito se eu usasse um oleo mais meia boca e sem o molykote a2 eu taria com um problemão agora. O oleo iria afinar de mais, não iria bombear e...ja sabem o resto. Meu lubrificante chegou a tal ponto no fim do percurso quando ja estava encostando o carro, mais ai com certeza entrou o efeito do molykote pra ajudar. Agora se é pra exigir do motor...eu li uma vez um relato de pessoal que compete com kart 2 tempos, e alguns deles misturam uma dosagem de militec no oleo 2t (o militec tem esse uso, o molylote não) e motores que duravam duas corridas em media, passavam a durar cinco a seis corridas. Mas eles acabavam um dia. Não tem jeito.

Stone
03-07-12, 19:29
mdorigon, um dia o motor se acaba mesmo, esses produtos evitam o máximo o desgaste, mas uma hora se acaba...

O Militeq foi desenvolvido pelos militares na guerra do golfo para os canhões não travarem, explico mais sobre ele no começo do tópico...

Nesse meio tempo já testei e aprovei o militeq nas minhas motos, inclusive no óleo 2T que uso na RD. E agora estou usando o molikote, pelo que percebi ambos são ótimos! Minha Bros 150cc está beirando os 56.000 km, troco o óleo a cada 3.000. Uso o militek desde os 30.000 e o molikote desde os 50.000. Por enquanto minha moto não bate nada e não baixa óleo além do normal. Pra quem conhece um pouco dos motores 150cc da honda sabe que essa kilometragem é muito boa para esse motor!

chiccoli
03-07-12, 19:48
motor de 150 hoje em dia é 50, 80 mil no máximo..

VINICIUSMIRANDA.W
03-07-12, 20:56
Uso Militec desde os 10 mil km e já esta com 63 mil km funcionando perfeitamente, e olha que meu uso é severo, sempre que posso alivio a mão mas como rodo muito a pelo menos uma vez por dia fica mão lacrada no punho e não tem jeito.
A moto está impecável troco óleo a cada 2 mil km baixa cerca de 100 ml, desde o começo foi sempre assim, e Militec a cada 20 mil km.
Como meu ritmo pode variar muito já fiz entre 34 e 53km/litro em várias diferentes médias.

Ediran
03-07-12, 21:17
Pago 75 pila em um frasco de 200ml do militec, uso 50 ml do militec para cada litro de óleo, faço a troca a cada 1000 km, uso junto com o oleo motul sintetico na minha yes, parei de usar o mobil, pois nas trocas ele saia muito espesso e preto, eu mesmo faço a troca, uso um pote de sorvete branco para efetuar a troca e verifico o fundo do pote depois de vazio para ver certos vestígios de oleo queimado ou algo anormal, mas e notei que o óleo não sai tão escuro e nem com fagulhas de metal como saía antes, creio que poderia andar mais uns 1000 km, mas prefiro fazer a troca antes do prazo do que depois.

guilhermeDF
03-07-12, 21:41
caras como falei dei sorte de arranjar o militeck e taquei na moto
bom para o segundo dia de uso a moto te com o ruido bem mais baixo do motor e parece que ele funfa mais redondo ...
inclusive notei uma melhora na embreagem....

- - - Updated - - -

caras como falei dei sorte de arranjar o militeck e taquei na moto
bom para o segundo dia de uso a moto te com o ruido bem mais baixo do motor e parece que ele funfa mais redondo ...
inclusive notei uma melhora na embreagem....

Stone
03-07-12, 21:45
Pago 75 pila em um frasco de 200ml do militec, uso 50 ml do militec para cada litro de óleo, faço a troca a cada 1000 km, uso junto com o oleo motul sintetico na minha yes, parei de usar o mobil, pois nas trocas ele saia muito espesso e preto, eu mesmo faço a troca, uso um pote de sorvete branco para efetuar a troca e verifico o fundo do pote depois de vazio para ver certos vestígios de oleo queimado ou algo anormal, mas e notei que o óleo não sai tão escuro e nem com fagulhas de metal como saía antes, creio que poderia andar mais uns 1000 km, mas prefiro fazer a troca antes do prazo do que depois.

Cara, não quero ser chato, mas você está jogando dinheiro no lixo, literalmente...

Militeq fica no motor por 20 mil km., e a troca de óleo você pode fazer no mínimo a cada 3 mil km, o recomendado se não me engano é 4 mil km. Então, se pra "garantir" você aplique o militeq a cada 10 mil e faça as trocas de óleo a cada 3 mil você estará poupando um bom dinheiro, e para o seu motor não fará diferença alguma, isso eu te garanto. Se não acredita fale com o IvanRJ, ele também tem uma Yes e pode falar melhor do que qualquer um sobre a moto e trocas de óleo!

Outra coisa, faça as contas de quanto você está gastando agora e quanto você gastaria do jeito que eu citei acima, faça as contas de uns 50 mil km e se surpreenda, com o que você economiza deve dar pra fazer o motor (não que irá precisar) e ainda sobra uma boa grana!

marcelofreitas
03-07-12, 22:26
krak nunca achei militec ou molikote aqui no RJ, por isso to usando motul 5100 na minha xtzinha (35 pilas o litro) e troco a cada 3.000, e acho que soh nisso ja to fazendo um grande feito pela motoca! a minha intenção eh passar dos 100.000kms sem precisar de retifica!

mdorigon
03-07-12, 22:36
Ediran...mobil, se for o preto, não atende as especificações para a yes e intruder. Motul sintetico é um otimo oleo e tu pode trocar ele a cada 3000 km se vc não fizer uso severo do motor (tem bastante material no forum e na internet explicando o que é uso severo). Eu sempre troquei de 3000 em 3000 nas minha suzis e nunca tive problema, mas sempre com oleo bom. Vc ta gastando de mais trocando de mil em mil, seja com o oleo que for, com motul sintetico então... em fim o stone tb ja falou do procedimento do militec, pode aplicar em intervalos maiores amigo. Do resto...é montar e ser feliz.
Stone, fico abismado em ouvir que motores honda não tão aguentando rodar 50 mil km. Não acredito nisso...tão fazendo o motor com que material hoje em dia ? Minha yes ta com seus 67 ou 68 mil km e ta firme e forte e tem gente que torce o nariz falando que ela é chinesa e não presta.... o que a dona honda anda fazendo hein.

Stone
03-07-12, 22:48
Sei lá cara, basicamente... antigamente se faziam coisas para durar, hoje em dia para vender!
Tem um amigo meu (Jaimes) que tem uma titanzinha 1997, deve fazer uns 2 anos que virou os 100 mil, não sei quanto ela tem de km hoje, mas continua original, ele disse que está baixando um pouco de óleo, mas ainda está Standart!

Esses motores 150cc e biz 125 tem de monte abrindo o bico com 30 mil ou menos. Quem tem uma moto dessa e quer prolongar a vida do motor coloquem um filtro de espuma úmido com óleo, esse é o melhor tipo de filtro que existe, e o filtro é a vida do motor!

Natão
04-07-12, 11:07
Um pouco off. Óleo, não tenho achado, mas vou procurar nas concessionárias Honda o óleo Original Honda 10w30 API-SJ. Semissintético.

Acho que é o melhor custo x benefício do mercado, porque é SJ e 10w30 - um óleo menos viscoso e com índice de lubrificação alto por conta disso, afinal w30 é muito bom, a frio 30 é quase como o Yamalube quente que é API SL 20w50.

Acho que esse óleo honda com Militec ou Molikote deve dar uma boa durabilidade ao motor por proporcionar uma lubrificação adequada.
Colocaram na minha moto um Selènia 20w50 SF, lixo de óleo, quero trocar logo, mas o óleo tem 200km rodados apenas, e acabei de colocar o militec. Vou esperar rodar os 1000km e colocar esse Honda e readicionar o militec (tudo por conta desse óleo ruim). Depois eu compro o Molikote e testo.

chiccoli
04-07-12, 11:50
sei la bicho.., a minha la pelos 40,50 mil é yamalube.. SJ , SL.., se tivese 10w30 SL, ou SN como se tem em alguns carros.., num pensava 2 vezes..

- - - Updated - - -

sei la bicho.., a minha la pelos 40,50 mil é yamalube.. SJ , SL.., se tivese 10w30 SL, ou SN como se tem em alguns carros.., num pensava 2 vezes..

Natão
04-07-12, 14:28
Ah, mas pra um motor que trabalha mais justo o 10w30 é muito superior ao 20w50. Eu prefiro muito mais um óleo semissintético SJ 10w30 do que uma Mineral SL 20w50. Em questão de durabilidade o 20w50 SL pode até durar mais, mas em questão de lubrificação é muito inferior, primeiro por ser mineral e depois por ser mais viscoso. Principalmente em partidas a frio, onde em w30 terá uma viscosidade bem menor do que w50.

- - - Updated - - -

Ah, mas pra um motor que trabalha mais justo o 10w30 é muito superior ao 20w50. Eu prefiro muito mais um óleo semissintético SJ 10w30 do que uma Mineral SL 20w50. Em questão de durabilidade o 20w50 SL pode até durar mais, mas em questão de lubrificação é muito inferior, primeiro por ser mineral e depois por ser mais viscoso. Principalmente em partidas a frio, onde em w30 terá uma viscosidade bem menor do que w50.

mdorigon
04-07-12, 15:00
Só que motor de moto pequena, refrigerado a ar e que gira muito, tem que ter oleo bom de verdade. Tem que tomar cuidado, pois tem oleo, mesmo sintetico, que nas condições desses motores, degrada rapidinho. Eles tem um belo indice de viscosidade, que os engenheiros conseguem com aditivos especiais para isso, porem ai diminui a porção de lubrificante em si, e os aditivos acabam perdendo o efeito rapidão. Tem que tomar cuidado com esses oleos na faixa de 0w30, 5w30 e 10w30 por isso. Em carro eles caem muito bem...mas motor de moto é outro quinhentos. Ainda mais 125/150 refrigerada a ar. E por isso tem aquela leva de motociclistas que usam oleos como topturbo 15w40 e ursa tdx premium 15w40 nesses motores. O oleo base é de alta qualidade e a carga de aditivos de melhora de iv não é alta e ainda por cima de qualidade superior. Eu não sou a favor de oleo 20w50 em moto refrigerada a ar, principalmente as nossas que são mais atuais, acho um exagero, fico com 10w40, 15w40, mas acho perigoso um muito fino virar agua por ter aquecido de mais.

Natão
04-07-12, 15:26
Virar água não vira. O índice de viscosidade é mostrado pelas especificações, 10w30 significa que com o motor quente ele tem uma viscosidade base de lubrificantes 10 enquanto a frio a viscosidade dele é medida com um índice de 30. Os mareas da vida fundiam motor porque colocavam óleo mais viscoso, tipo 15w40, enquanto o motor foi desenvolvido para trabalhar com 5w30, já que o óleo muito viscoso não dava conta da lubrificação adequada do motor.

Com a moto a mesma coisa, quanto mais fino (menos viscoso), melhor índice de lubrificação, só que deteriora mais rápido. Mas como não vou trocar de óleo a cada 5 mil 2mil para um óleo semissintético 10w30 é realmente o melhor do mercado, para uma moto 250cc refrigerada a água.

Tanto que acho que a Honda não está tendo mais problemas com cabeçotes do 291 dela porque mudaram de óleo, trocaram de 20w50 SF para 10w30 SJ.

Tenho que usar esse óleo honda, tenho certeza que pelo menos nisso eles acertaram (assim como na scooter Lead deles que é disparada a melhor do mercado - na mesma faixa de cilindrada).

mdorigon
04-07-12, 15:43
Virar água não vira. O índice de viscosidade é mostrado pelas especificações, 10w30 significa que com o motor quente ele tem uma viscosidade base de lubrificantes 10 enquanto a frio a viscosidade dele é medida com um índice de 30. Os mareas da vida fundiam motor porque colocavam óleo mais viscoso, tipo 15w40, enquanto o motor foi desenvolvido para trabalhar com 5w30, já que o óleo muito viscoso não dava conta da lubrificação adequada do motor.

Com a moto a mesma coisa, quanto mais fino (menos viscoso), melhor índice de lubrificação, só que deteriora mais rápido. Mas como não vou trocar de óleo a cada 5 mil 2mil para um óleo semissintético 10w30 é realmente o melhor do mercado, para uma moto 250cc refrigerada a água.

Tanto que acho que a Honda não está tendo mais problemas com cabeçotes do 291 dela porque mudaram de óleo, trocaram de 20w50 SF para 10w30 SJ.

Tenho que usar esse óleo honda, tenho certeza que pelo menos nisso eles acertaram (assim como na scooter Lead deles que é disparada a melhor do mercado - na mesma faixa de cilindrada).

A frio ele tem viscosidade sae 10W campeão....e conforme o motor vai esquentando ele chega até a viscosidade sae 30. O iv mostra a estabilidade do lubrificante nessa variação, que vc ve geralmente em graficos de 40 a 100 graus. Qto maior o iv, teoricamente melhor a estabilidade do lubrificante, porem como eu disse pra conseguir esse alto iv tem muitas tecnicas, e algumas abusam dos melhoradores de iv (indice de viscosidade), um aditivo que é uma substancia adicionada ao oleo base, porem se vc coloca muito desse aditivo, vc diminui a porcentagem de oleo base. E nem todo melhorador do indice de viscosidade casa com qq tipo de motor. Ai o melhorador de indice degrada, o oleo base perde a estabilidade que ele tinha por causa do melhorador de viscosidade, esquenta, perde viscosidade, ficaa muito fino, vulgo que nem agua, e a bomba não faz ele circular mais e o resto voce ja sabe. Nem todo oleo que tem um IV altissimo é uma boa pra determinados motores, principalmente de motos refrigeradas a ar. Qto ao caso das mareas, não é o fato do lubrificante ser 15w40 ou 10w40, 20w50 somente, o principal era a qualidade do lubrificante. Conheço gente que roda com marea 2.4 usando 15w40 br top turbo e não da problema. Só que o cara não enfia 10, 15 mil km para trocar. Eu mesmo uso no meu civic que é um motor girador e não tenho o menor problema. Tem muito mais atras de um bom lubrificante do que simplesmente as medidas de viscosidade de trabalho a os niveis api de cada.

VINICIUSMIRANDA.W
04-07-12, 21:57
mdorigon (http://www.pequenasnotaveis.com.br/members/mdorigon-10377/) Corretissimo!!
Também penso assim e compartilho do mesmo conhecimento. Já usei o Top turbo (nos primeiros kms e recomendo) , hoje uso um 10w40 Vorax Premium (http://www2.agecom.com.br/produtos/lubrificantes/automotivos/veiculos-leves/vorax-premium-sl-semissintetico) por 14 reais.

A respeito do molykote vs militec (http://www.pequenasnotaveis.com.br/area-de-debate-7/molykote-vs-militec-qual-e-o-melhor-36995/index5.html).
Acho que o que deve fazer diferença é a quantidade do principio ativo, sendo que no caso do militec é desconhecido rsrs

mdorigon
04-07-12, 23:04
É Vinicius, isso que deixa muita gente de pé atras. Não duvido que funcione, tem relatos, inclusive com motores 2t. Sei la. Agora o molykote tem relatos, testes, é usado na industria, tem laudos, estudos, tem anos de existencia e tem uma empresa gigantesca por de tras. Me sinto seguro usando ele e menos desfalcado $$$$

Natão
05-07-12, 11:34
Militec é desconhecido aqui no Brasil, procura em reviews dos EUA, tem muita coisa sobre isso, muito mais do que sobre o Molikote.

mdorigon
05-07-12, 11:45
Sim, mas ensaios e medições tem do molykote, aqui, america e europa. Desenvolvido pela Dow Corning a muitos anos. Militec não achei nada igual. Tem relatos sim dos usuarios como nós. Mas algo palpavel, como no caso do molykote, com ensaios em laboratorio eu nunca vi. Mas acredito em quem usa. Mas o custo beneficio do molykote a2 pra mim pessoalmente que compro por 21 reais, em uma casa dedicada somente a lubrificantes aqui na minha cidade, pessoalmente é mais barato e seguro. To pensando em ir pra sampa sabadão e posso até parar no rei do oleo, na marginal tietê e ver se tem la e qto ta valendo.

Bruno Rafael
05-07-12, 13:45
Será que no posto eu acho o molykote pra compra?

Diogo-RJ
06-07-12, 10:37
vou comprar o molykote a2 nesse sabado e colocar na minha magrela. Levei para fazer uma revisão com 55k rodados, pedi para verificar principalmente a embreagem, foi dito que não precisa trocar, tanto que ele me mostrou os discos da minha original e de um CB500 q estava trocando os discos (Fisher). Posso dizer que peguei a minha original com 55k e a Fisher 0km e a minha estava na msm altura da Fisher, tinha disco na minha q ainda tava mais alto (akelas pastilhas do disco) do que na Fisher 0km.

Acredito então que esteja boa e não precise trocar.

Sobre o motor original, nada foi constatado também, mas msm assim foi feito uma descorbonização.

Bom, vamos ver oq vai dar, pq to lendo sobre isso ja umas 2 semanas pra criar coragem e decidir entre "molykote e militec".

Espero que nao destrua a embregam e nem faça meu motor fumar pelos aneis.

So vou colocar pelo unico motivo: proteger mais o motor, pois espero que dure +55k (original).

Alguem tem certeza que o molykote so age sobre o metal e nao muda nada no oleo assim como faz o militec ?

Quem usa o molykote a2, da um parecer ae...


vlw galera

Diogo-RJ
06-07-12, 17:34
alguem sabe a medida para colocar o molykote em uma TW ?

alguns dizem 30ml/lt
outros dizem 15ml/lt

mdorigon
06-07-12, 18:29
O frasco de 150 ml trata 5 litros de oleo. Então fazendo as contas é 33,3 ml de molykote por litro de oleo.

chiccoli
06-07-12, 18:35
Bom.., comprei o molykote, trokei o oleo na cc, oleo da honda e colokei 1/3 da garrafinha +/-, algo entre 30 e 50ml.., vai saber..

logo quando perceber alguma coisa posto os resultados..

a trokei o oleo quente, parecia agua..., nem tipo mel que nem era o mobil num parecia..

Ediran
06-07-12, 18:42
Cara, não quero ser chato, mas você está jogando dinheiro no lixo, literalmente...

Militeq fica no motor por 20 mil km., e a troca de óleo você pode fazer no mínimo a cada 3 mil km, o recomendado se não me engano é 4 mil km. Então, se pra "garantir" você aplique o militeq a cada 10 mil e faça as trocas de óleo a cada 3 mil você estará poupando um bom dinheiro, e para o seu motor não fará diferença alguma, isso eu te garanto. Se não acredita fale com o IvanRJ, ele também tem uma Yes e pode falar melhor do que qualquer um sobre a moto e trocas de óleo!

Outra coisa, faça as contas de quanto você está gastando agora e quanto você gastaria do jeito que eu citei acima, faça as contas de uns 50 mil km e se surpreenda, com o que você economiza deve dar pra fazer o motor (não que irá precisar) e ainda sobra uma boa grana!

Você não está sendo chato de maneira nenhuma, toda informação e criticas são bem vindas, pois assim consigo adquirir mais conhecimento no assunto.
Ela está com 1000 km, vou aguardar ate os 3000 pra ver como fica o óleo, pois quando o motor foi aberto uma vez estava com umas resíduos pretos do óleo grudados, parecidas com uma frigideira depois de fritar um bife, então nunca mais usei óleo semi sintetico, por isso faço a troca constante, para que não aconteça o mesmo que aconteceu, pois o antigo dono não cuidava direito dela, então passei para o sintetico e a qualidade é muito superior.

Obrigado pela dica, abraço

- - - Updated - - -


Ediran...mobil, se for o preto, não atende as especificações para a yes e intruder. Motul sintetico é um otimo oleo e tu pode trocar ele a cada 3000 km se vc não fizer uso severo do motor (tem bastante material no forum e na internet explicando o que é uso severo). Eu sempre troquei de 3000 em 3000 nas minha suzis e nunca tive problema, mas sempre com oleo bom. Vc ta gastando de mais trocando de mil em mil, seja com o oleo que for, com motul sintetico então... em fim o stone tb ja falou do procedimento do militec, pode aplicar em intervalos maiores amigo. Do resto...é montar e ser feliz.
Stone, fico abismado em ouvir que motores honda não tão aguentando rodar 50 mil km. Não acredito nisso...tão fazendo o motor com que material hoje em dia ? Minha yes ta com seus 67 ou 68 mil km e ta firme e forte e tem gente que torce o nariz falando que ela é chinesa e não presta.... o que a dona honda anda fazendo hein.

Obrigado pela informação, efetuarei a troca em um intervalo maior, pois como comentei com o Stone, minha moto deveria ser muito judiada, antes de estar comigo, comprei ela com 48 mil km e logo fiz uma super revisão, começei usando oleo mobil, pois o mecanico disse que era o melhor custo beneficio para motos 4t, quando fui adquirindo mais experiencia eu mesmo começei a efetuar as trocas de oleo e vi que tinha algo de errado, por isso mudei para um óleo de melhor qualidade, pois quero que ela dure muito mais tempo, atualmente ela esta com 72 mil km e nenhum problema aparente.

Diogo-RJ
06-07-12, 20:30
O frasco de 150 ml trata 5 litros de oleo. Então fazendo as contas é 33,3 ml de molykote por litro de oleo.

Eu tava num forum das ninjinhas e tinha um relatorio que a honda coloca 12ml nas titas novas de molykote.

chiccoli
06-07-12, 21:09
1ªs impressões..,
bate um pouco de valvula, o motor não esquenta tanto, enquanto não tem muita carga, tipo, 3ª até 90 o motor flui, e não da akela impressão de que o motor ta fazendo força., até 100 parece que vai melhor, depois é a msm coisa, e quando vc vai sair, que o oleo ja desceu, parece que ja ta lubrificado..
em relação a vibração, parece que aumentou um pouco.., nada tão significativo, akele negócio de quem conhece a moto que sente..
por enquanto isso.., vamos esperar pra ver.., se o motor pedir retifica com 80 mil ja compensou o gosto com 1 ou 2 frascos que vai até la..
[ Molykote A2 ]

Diogo-RJ
06-07-12, 21:23
1ªs impressões..,
bate um pouco de valvula, o motor não esquenta tanto, enquanto não tem muita carga, tipo, 3ª até 90 o motor flui, e não da akela impressão de que o motor ta fazendo força., até 100 parece que vai melhor, depois é a msm coisa, e quando vc vai sair, que o oleo ja desceu, parece que ja ta lubrificado..
em relação a vibração, parece que aumentou um pouco.., nada tão significativo, akele negócio de quem conhece a moto que sente..
por enquanto isso.., vamos esperar pra ver.., se o motor pedir retifica com 80 mil ja compensou o gosto com 1 ou 2 frascos que vai até la..
[ Molykote A2 ]

Valvula batendo depois do molykote ? serio oO

vibração aumentou ? oO

como ta a embreagem ?

vlwww

chiccoli
06-07-12, 22:15
Valvula batendo depois do molykote ? serio oO

vibração aumentou ? oO

como ta a embreagem ?

vlwww


ta que nem quando liga com o motor, sensivelmente, mas roda liso.., embragem ta normal, afinal.., é condicionador de metais, e a embragem das motos não é de metal liso pra ser atingido.. sei la do que é feito ela, parece pastilha de freio.. kk

Stone
06-07-12, 23:41
Você não está sendo chato de maneira nenhuma, toda informação e criticas são bem vindas, pois assim consigo adquirir mais conhecimento no assunto.
Ela está com 1000 km, vou aguardar ate os 3000 pra ver como fica o óleo, pois quando o motor foi aberto uma vez estava com umas resíduos pretos do óleo grudados, parecidas com uma frigideira depois de fritar um bife, então nunca mais usei óleo semi sintetico, por isso faço a troca constante, para que não aconteça o mesmo que aconteceu, pois o antigo dono não cuidava direito dela, então passei para o sintetico e a qualidade é muito superior.

Obrigado pela dica, abraço


Cara, mobil como melhor custo/benefício só se for pro bolso pro cara que te vende....

Eu uso e recomendo o Lubrax API SL, uso faz muitos kilometros em minhas motos, toco de 3 em 3 mil e até agora não tive problemas. Mobil causa aquela borra preta dentro do motor, Yamalube eu sei que não faz isso e pelo que estou notando o Lubrax também não faz isso.

Mas vejam bem, digamos que um frasco de molikote custe R$ 20,00 e dê para três aplicações, o mesmo é para ser usado a cada troca de óleo, portanto três trocas de 3 mil são 9 mil km, R$20,00/9 mil km temos R$2.22 para cada mil km.
Militec digamos que custe R$70,00, dá para 4 aplicações, cada aplicação dura 20 mil km, total de 80 mil km, R$70,00/80.000km temos R$0,87 para cada mil km.
Então não não, o Molikote não "sai" mais barato que o militec!

Molikote é um lubrificante a base de Bissulfato de Molibdênio, que é um lubrificante sólido, Militeq é um condicionador que se funde as superfícies dos metais

chiccoli
07-07-12, 00:15
Cara, mobil como melhor custo/benefício só se for pro bolso pro cara que te vende....

Eu uso e recomendo o Lubrax API SL, uso faz muitos kilometros em minhas motos, toco de 3 em 3 mil e até agora não tive problemas. Mobil causa aquela borra preta dentro do motor, Yamalube eu sei que não faz isso e pelo que estou notando o Lubrax também não faz isso.

Mas vejam bem, digamos que um frasco de molikote custe R$ 20,00 e dê para três aplicações, o mesmo é para ser usado a cada troca de óleo, portanto três trocas de 3 mil são 9 mil km, R$20,00/9 mil km temos R$2.22 para cada mil km.
Militec digamos que custe R$70,00, dá para 4 aplicações, cada aplicação dura 20 mil km, total de 80 mil km, R$70,00/80.000km temos R$0,87 para cada mil km.
Então não não, o Molikote não "sai" mais barato que o militec!

Molikote é um lubrificante a base de Bissulfato de Molibdênio, que é um lubrificante sólido, Militeq é um condicionador que se funde as superfícies dos metais


e qual a diferença ? ..., pra mim que os 2 eram a mesma coisa e tinha a msm durabilidade

- - - Updated - - -

Molykote A2 (Bissulfeto de Molibdenio)
Resumo
Molykote A2 é uma solução de lubrificação de suspensão estável a base de bissulfeto de molibdnêo (MoS2), desenvolvido para aplicação em motores Alcool, Gasolina, Flex, GNV ou Diesel, gerando uma proteção extra para até 20.000 km. O Molykote A2 pode ser utilizado em qualquer tipo de óleo, seja ele sintético, semi-sintético ou mineral. As trocas de óleo devem ser respeitadas conforme especificação do fabricante. O Bissulfeto de Molibdnêo não se perde nas trocas de óleo.

Aplicação: Adicione ao óleo do carter a cada 20.000km, em condições severas, adicione a cada 10.000km.
Proporção: 30ml para cada litro de óleo, cada frasco contém 150ml para tratamento de até 5 litros de óleo.


Benefícios:
Aumenta o desempenho do motor (potência)
Reduz o consumo de combustível e lubrificantes
Reduz folgas e ruídos
Reduz a temperatura do motor, pois reduz o atrito interno
Prolonga a viscosidade do óleo
Prolonga a vida útil das peças e do motor
Lubrificação constante inclusive na partida a frio
Lubrificação emergencial nos arranques a seco e em condições subdimensionadas.



Achei nesse site: http://www.asllan.com.br/lubrificantes-e-aditivos/molykote-a2-bissulfeto-de-molibdenio-cod-137.html

- - - Updated - - -

http://www.lubrifixa.com.br/molykote_a2.html

Tem esse também.., acho que é o oficial, fala a cada 2 trocas de oleo.. =S

bom.., era só pra teste mesmo..

Diogo-RJ
07-07-12, 08:48
Exatamente.

Aplicação do molykote é igual do militec.

Militec = principio ativo desconhecido. Mas dizem q gruda nas partes metálicas.

Molykote = Bissulfato de Molibdênio (grau de "dureza" so perde para diamente) gruda nas partes metálicas criando uma fina película de proteção.


20.000km normal e 10.000k severa.


veja pelo outro lado.

Molykote (30ml) faz o msm efeito com a metade da qnt do militec (60ml).

Tem um documentario na history ("http://www.youtube.com/watch?v=Oytz6J7EjOk") sobre eólicos. la o produto q eles usam no motor junto com o oleo para durabilidade mostrado é o principio ativo do molykote no qual dura 7 anos.

vlwww

Stone
07-07-12, 12:42
Opa, bom saber essas coisas, quanto mais informação melhor!

Diogo-RJ
07-07-12, 17:46
Bom, coloquei hoje molykote 30ml +/- na TW e até agora so senti o motor vibrando menos, principalmente em alta velocidade.

EMBREAGEM NÃO PATINA NADA.

Como o efeito não é 100% na hora, e sim com o tempo para fazer todo o efeito do produto.

Comprei tb o spray pra relação, parece ser realmente muito bom.

Pra quem eh do RJ e pretende comprar, vende na Rua Bela -São Cristovão, 1º Loja de troca de óleo a esquerda de esquina.

preço na loja: Molytoke A2 R$ 30,00 / Molykote Spray R$ 16,00 / Militec R$ 65,00


vlwwww

chiccoli
08-07-12, 18:51
bom..., hoje andando mais de boa.., motor liso.., não esquentava, menos barulho..,

vai entender.., ou talvez pq eu num tava andando com o punho em 100% como sempre..

Diogo-RJ
08-07-12, 19:07
bom..., hoje andando mais de boa.., motor liso.., não esquentava, menos barulho..,

vai entender.., ou talvez pq eu num tava andando com o punho em 100% como sempre..

Diz ae, ta aprovado pra vc o produto ?

Pra mim, como so quero mesmo durabilidade, por vibrar menos, acredito q esteja tendo menos atrito. Entao pra mim produto aprovado.

chiccoli
08-07-12, 19:16
Diz ae, ta aprovado pra vc o produto ?

Pra mim, como so quero mesmo durabilidade, por vibrar menos, acredito q esteja tendo menos atrito. Entao pra mim produto aprovado.


Por enquanto ta.., ta em teste, como eu não ando devagar vou colocar uns 50ml a cada 10, 15 mil km, se o motor reagir bem e durar uns 80 mil do jeito que ando ta mais do que aprovado

lembra as cg véia, q pegava e ja saia andando, arrebentando tudo igual track day ^^, igual.., normalmente num chega a 60 mil assim um motor desses tratado assim.., esperar pra ver né..

Natão
14-07-12, 11:05
Quanto ao Molikote um colega meu químico industrial disse que o bissulfeto de molibdênio realmente tem ajuda na lubrificação do motor funcionando como um redutor de atrito, e isso já é conhecido pela indústria desde o início do século XX, só que disse que pra moto não serve pois ele gruda na embreagem e pode reduzir o atrito, fazendo ela patinar, perdendo toda a sua eficiência, visto que ele age indiferentemente da superfície para sua ação. O Militec é um tipo de éster que funciona como o bissulfeto de molibdênio, só que ele só interage com partes metálicas, não agindo com nada que não seja metálico. Ou seja, depois da explicação dele, não uso mais o tal do Molikote não.

mdorigon
14-07-12, 11:45
Quanto ao Molikote um colega meu químico industrial disse que o bissulfeto de molibdênio realmente tem ajuda na lubrificação do motor funcionando como um redutor de atrito, e isso já é conhecido pela indústria desde o início do século XX, só que disse que pra moto não serve pois ele gruda na embreagem e pode reduzir o atrito, fazendo ela patinar, perdendo toda a sua eficiência, visto que ele age indiferentemente da superfície para sua ação. O Militec é um tipo de éster que funciona como o bissulfeto de molibdênio, só que ele só interage com partes metálicas, não agindo com nada que não seja metálico. Ou seja, depois da explicação dele, não uso mais o tal do Molikote não.

Sinto muito Natão, mas seu amigo errou no quesito embreagem. Uso e faz tempo na minha yes e não patina. E uso com lubrificante que não é de moto pra ajudar a patinação....kkkk que não acontece. O bissulfeto pode aderir em mais materiais, mas no da embreagem garanto que não aderiu na minha até hoje.

chiccoli
14-07-12, 13:04
minha ta normal., se soltar a embreagem de uma vez 2ª ainda ta levantando na força do motor.. ( adorei o pinhão 15 =D )

Natão
14-07-12, 13:06
Sinto muito Natão, mas seu amigo errou no quesito embreagem. Uso e faz tempo na minha yes e não patina. E uso com lubrificante que não é de moto pra ajudar a patinação....kkkk que não acontece. O bissulfeto pode aderir em mais materiais, mas no da embreagem garanto que não aderiu na minha até hoje.

Bom, não vou discutir com ele que é químico industrial, nem contigo que chegou a usar, mas o que ele quis dizer é que o bissulfeto não adere a superfícies específicas, e sim a todo o tipo, ele é como um filme que envolve qualquer coisa onde toca, retirando o atrito. Eu não vou pagar pra ver, o militec funciona muito bem na minha moto, reduziu um pouco ruído, diminui o consumo, pouco também, só que já tornou as marchas com engates mais precisos, e fui aconselhado por ele para continuar usando o militec (mas segundo ele esses resultados milagrosos de todos, Militec, B12, Molikote, é tudo mentira, melhorar, melhora sim, mas não é algo realmente mude a vida de ninguém). E como um frasco dura 20 mil km ou 2 anos, será um investimento de 40 reais por ano, logo, estou feliz com o militec e acho um ótimo custo-benefício.

Um dia quem sabe não uso esse Molikote, mas confesso que fico com receio, da embreagem patinar, não sei se todos os materiais abrasivos e aderentes de todas as motos são iguais, uns deslizando mais, outros menos.

mdorigon
14-07-12, 13:27
Pode acreditar Natão, não patina e minha embreagem tem 68 mil originais hoje. Mesmo aquele papo de que lubrificantes de motores a gasolina de carros fariam patinar tb não existe.

Bad to the Bone
15-07-12, 13:48
Mágica é sinônimo de truque. Mágica não existe no mundo real! O que os representantes de venda desses produtos milagrosos fazem é apenas um truque.
Uma das principais características do óleo de motor é a diminuição do atrito. Mas qualquer tipo de óleo de motor é formado de 90% de “base” e 10% de aditivos. Um desses aditivos é o que garante ao óleo lubrificante a integridade da película que protege as peças sob atrito. Se vocês repararem bem, nenhuma das demonstrações mostra o óleo que é utilizado como parâmetro de comparação com os aditivos. A desculpa é sempre a questão ética, pois não ficaria bem mostrar a baixa performance de um lubrificante conceituado. Não é nada disso. O óleo que o “especialista” retira de uma garrafinha plástica sem identificação é um óleo mineral puro, sem aditivo. Novinho bonitinho... mas ordinário. Além disso, na segunda parte da “demonstração”, quando ele coloca o “produto milagroso” é numa quantidade muito maior do que o especificado. Ele bota muuuuito.
Vamos fazer uma experiência. Pegue 100 ml de óleo da garrafinha sem rótulo e dilua a fórmula mágica na proporção recomendada. Marque “Amostra 1”.
Agora vá até a sua moto, e retire do seu motor 100 ml do seu óleo usado. Mesmo que já esteja na hora de trocar, bem preto mesmo. Marque “Amostra 2”.
Diga para o especialista exatamente o que contém as amostras e peça para ele repetir o teste.
Não há força nesse planeta que faça ele testar, pois você acabou de descobrir o truque.

Os óleos modernos tem em sua composição todos os aditivos necessários ao funcionamento do motor, e isso inclui muito mais do que um reles redutor de atrito. Até um óleo SE tem aditivo suficiente para reduzir atrito, mas hoje temos óleos SN!
O óleo precisa de anti oxidantes, detergentes, dispersantes, anti espumantes, estabilizantes, neutralizadores ácidos para citar apenas alguns. Mesmo que fosse verdade o que essas magias vendem, redutores de atrito não são mais importantes do que nenhum outro desses aditivos, mas que não fazem parte da magia.

Na verdade o que danifica o motor não é apenas o contato entre duas superfícies metálicas, já que qualquer óleo moderno, por vagabundo que seja, cumpre essa função. O que danifica realmente o motor são as partículas em suspensão. Estudos tem mostrado que 60% do desgaste natural de um motor 4 tempos é causado por partículas entre 6 e 20 microns . (O diâmetro de um fio de cabelo é de aproximadamente 70 microns); a grande maioria delas carvão, mas também existem partículas que passam pelo filtro de ar e descem com o óleo desde a câmara de combustão.
Quem já viu um filtro de óleo de motocicleta sabe que ele nada mais é do que uma película de celulose (isso mesmo, papel), dobrada em forma de sanfona para aumentar a superfície de troca. A permeabilidade dessa membrana não pode ser muito baixa, pois são filtros tipo “full flow”, ou seja, todo o óleo que passa pela bomba tem que passar pelo filtro. Em outras palavras, se o filtro for muito “apertado”, o óleo não passa e falta lubrificação. Por isso normalmente eles filtram acima de 20 microns, pois partículas desse tamanho seriam devastadoras para o motor.
O que se verifica é que partículas abaixo de 4 mícrons não danificam o motor, pois a película de óleo que cobre todas as peças é maior do que isso, então as partículas de 4 microns para baixo ficam “mergulhadas” no óleo, e não tocam nas paredes.
Mas o problema é o seguinte. Quanto mais o motor é utilizado, mais partículas de carvão são formadas e mais partículas descem da câmara, e dessa forma, mesmo o filtro tendo retirado as partículas realmente destruidoras, a concentração de sujeira vai aumentando, a concentração de partículas ainda bastante nocivas (entre 6 e 20 mícrons), vai crescendo, e seu óleo vai se transformando em uma pasta abrasiva, criando micro riscos nas partes móveis do motor. Esse é um dos motivos pelos quais os fabricantes das nossa “Pequenas Notáveis” recomendam trocas tão frequentes. Para retirar as partículas em suspensão.
Quando você coloca os produtos milagrosos (e caros) no motor, normalmente deixa mais tempo pq o motor está “protegido”. Esse é o primeiro motivo pelo qual esses produtos fazem mais mal do que bem. A concentração de sujeira aumenta e o motor sofre.
O segundo motivo esclareço agora. Acima eu disse que o contato entre as superfícies metálicas não é o maior problema para o motor, e que 60% do dano era causado por partículas entre 6 e 20 microns. Bem, outros 20 a 25% são causados pelas partículas entre 4 e 6 microns, que danificam pouco, mas danificam, e pelas partículas maiores de 20 mícros que circulam até chegar ao filtro de óleo.
E os 15 a 20 % restantes, como são causados?
Esses são os danos causados na partida. Quando o motor está em repouso, o peso das peças móveis (mas que estão paradas e portanto não “arrastam” o óleo), rompe a película protetora e as superfícies metálicas encostam umas nas outras.
Isso não danifica nada, no entanto quando é dada a partida, até a película formar-se novamente, há o atrito de metal com metal. É por esse motivo que nunca devemos acelerar um motor na partida, partindo sempre em marcha lenta. É também por esse motivo que os óleos modernos são multiviscosos. Quando o motor está frio, quanto mais fino estiver o óleo melhor, pois mais rapidamente ele vai chegar às partes altas do motor, que ficam rodando desprotegidas até ele (o óleo) chegar.
Os produtos mágicos normalmente são muito viscosos, isso “camufla” qualquer folga ou desgaste que o motor já tenha, até mesmo o desgaste nas partes altas causado por ele mesmo, pois ele elevou a viscosidade do óleo retardando a lubrificação.
Quem quiser motor para muito tempo precisa utilizar um óleo moderno com uma boa “base” e uma boa “aditivação”, trocando dentro do período especificado pelo fabricante, ou com maior frequência se possível.

Tem outra forma? Tem sim, mas isso é assunto para outro post.

Espero ter ajudado.

Natão
15-07-12, 17:52
Pode acreditar Natão, não patina e minha embreagem tem 68 mil originais hoje. Mesmo aquele papo de que lubrificantes de motores a gasolina de carros fariam patinar tb não existe.

O que, dá pra usar óleo de carro em moto, sem ter problemas de embreagem? Dessa eu não sabia não. Mas há alguma diferença real sobre isso? Nos óleos, ou é tudo a mesma coisa a base é a mesma e só a embalagem muda?

- - - Updated - - -


Mágica é sinônimo de truque. Mágica não existe no mundo real! O que os representantes de venda desses produtos milagrosos fazem é apenas um truque.
Uma das principais características do óleo de motor é a diminuição do atrito. Mas qualquer tipo de óleo de motor é formado de 90% de “base” e 10% de aditivos. Um desses aditivos é o que garante ao óleo lubrificante a integridade da película que protege as peças sob atrito. Se vocês repararem bem, nenhuma das demonstrações mostra o óleo que é utilizado como parâmetro de comparação com os aditivos. A desculpa é sempre a questão ética, pois não ficaria bem mostrar a baixa performance de um lubrificante conceituado. Não é nada disso. O óleo que o “especialista” retira de uma garrafinha plástica sem identificação é um óleo mineral puro, sem aditivo. Novinho bonitinho... mas ordinário. Além disso, na segunda parte da “demonstração”, quando ele coloca o “produto milagroso” é numa quantidade muito maior do que o especificado. Ele bota muuuuito.
Vamos fazer uma experiência. Pegue 100 ml de óleo da garrafinha sem rótulo e dilua a fórmula mágica na proporção recomendada. Marque “Amostra 1”.
Agora vá até a sua moto, e retire do seu motor 100 ml do seu óleo usado. Mesmo que já esteja na hora de trocar, bem preto mesmo. Marque “Amostra 2”.
Diga para o especialista exatamente o que contém as amostras e peça para ele repetir o teste.
Não há força nesse planeta que faça ele testar, pois você acabou de descobrir o truque.

Os óleos modernos tem em sua composição todos os aditivos necessários ao funcionamento do motor, e isso inclui muito mais do que um reles redutor de atrito. Até um óleo SE tem aditivo suficiente para reduzir atrito, mas hoje temos óleos SN!
O óleo precisa de anti oxidantes, detergentes, dispersantes, anti espumantes, estabilizantes, neutralizadores ácidos para citar apenas alguns. Mesmo que fosse verdade o que essas magias vendem, redutores de atrito não são mais importantes do que nenhum outro desses aditivos, mas que não fazem parte da magia.

Na verdade o que danifica o motor não é apenas o contato entre duas superfícies metálicas, já que qualquer óleo moderno, por vagabundo que seja, cumpre essa função. O que danifica realmente o motor são as partículas em suspensão. Estudos tem mostrado que 60% do desgaste natural de um motor 4 tempos é causado por partículas entre 6 e 20 microns . (O diâmetro de um fio de cabelo é de aproximadamente 70 microns); a grande maioria delas carvão, mas também existem partículas que passam pelo filtro de ar e descem com o óleo desde a câmara de combustão.
Quem já viu um filtro de óleo de motocicleta sabe que ele nada mais é do que uma película de celulose (isso mesmo, papel), dobrada em forma de sanfona para aumentar a superfície de troca. A permeabilidade dessa membrana não pode ser muito baixa, pois são filtros tipo “full flow”, ou seja, todo o óleo que passa pela bomba tem que passar pelo filtro. Em outras palavras, se o filtro for muito “apertado”, o óleo não passa e falta lubrificação. Por isso normalmente eles filtram acima de 20 microns, pois partículas desse tamanho seriam devastadoras para o motor.
O que se verifica é que partículas abaixo de 4 mícrons não danificam o motor, pois a película de óleo que cobre todas as peças é maior do que isso, então as partículas de 4 microns para baixo ficam “mergulhadas” no óleo, e não tocam nas paredes.
Mas o problema é o seguinte. Quanto mais o motor é utilizado, mais partículas de carvão são formadas e mais partículas descem da câmara, e dessa forma, mesmo o filtro tendo retirado as partículas realmente destruidoras, a concentração de sujeira vai aumentando, a concentração de partículas ainda bastante nocivas (entre 6 e 20 mícrons), vai crescendo, e seu óleo vai se transformando em uma pasta abrasiva, criando micro riscos nas partes móveis do motor. Esse é um dos motivos pelos quais os fabricantes das nossa “Pequenas Notáveis” recomendam trocas tão frequentes. Para retirar as partículas em suspensão.
Quando você coloca os produtos milagrosos (e caros) no motor, normalmente deixa mais tempo pq o motor está “protegido”. Esse é o primeiro motivo pelo qual esses produtos fazem mais mal do que bem. A concentração de sujeira aumenta e o motor sofre.
O segundo motivo esclareço agora. Acima eu disse que o contato entre as superfícies metálicas não é o maior problema para o motor, e que 60% do dano era causado por partículas entre 6 e 20 microns. Bem, outros 20 a 25% são causados pelas partículas entre 4 e 6 microns, que danificam pouco, mas danificam, e pelas partículas maiores de 20 mícros que circulam até chegar ao filtro de óleo.
E os 15 a 20 % restantes, como são causados?
Esses são os danos causados na partida. Quando o motor está em repouso, o peso das peças móveis (mas que estão paradas e portanto não “arrastam” o óleo), rompe a película protetora e as superfícies metálicas encostam umas nas outras.
Isso não danifica nada, no entanto quando é dada a partida, até a película formar-se novamente, há o atrito de metal com metal. É por esse motivo que nunca devemos acelerar um motor na partida, partindo sempre em marcha lenta. É também por esse motivo que os óleos modernos são multiviscosos. Quando o motor está frio, quanto mais fino estiver o óleo melhor, pois mais rapidamente ele vai chegar às partes altas do motor, que ficam rodando desprotegidas até ele (o óleo) chegar.
Os produtos mágicos normalmente são muito viscosos, isso “camufla” qualquer folga ou desgaste que o motor já tenha, até mesmo o desgaste nas partes altas causado por ele mesmo, pois ele elevou a viscosidade do óleo retardando a lubrificação.
Quem quiser motor para muito tempo precisa utilizar um óleo moderno com uma boa “base” e uma boa “aditivação”, trocando dentro do período especificado pelo fabricante, ou com maior frequência se possível.

Tem outra forma? Tem sim, mas isso é assunto para outro post.

Espero ter ajudado.

Bom, aconselho ler isso então, se as tais partículas "ferram" o motor, a redução dela faz "ferrar menos" o motor.

http://carlwoods1.tripod.com/mtabuses.htm

Agora não sei como pode prejudicar mais o motor. Fosse o caso ninguém usaria e seria uma informação largamente difundida (há também mito que gasolina aditivada estraga bico de injeção, pura inverdade). Mas concordo que usar o óleo certo é o primeiro passo, só que o Militec-1 não deve piorar, por um simples motivo, ele não é um agente espessante, ou um aditivo, e sim um condicionador de metais que usa o óleo apenas como meio para grudar no metal do motor, criando uma película de proteção.

A informação está aí para quem quiser ver que ele não altera as características dos óleos tornando-os mais viscosos ou menos viscosos, a alteração, se ocorrer é mínima.

http://www.thermaltek.com.au/pdf/siemens_corp_testing.pdf

E agora? Acreditar no que? Bom, sei que usando o Militec, eu senti meu motor vibrando um pouco menos, e com engates mais precisos, só isso.

Bad to the Bone
16-07-12, 01:31
Não podemos acreditar que o fabricante de um produto vá dizer algo que comprometa suas vendas, não é? Rsrsrsrsrs
O que quero dizer é que olhando os relatórios técnicos podemos encontrar uma série de incongruências.
O primeiro fala de um teste feito por um instituto “A Mass Transit Administration in the mid-Atlantic states” .
Por que o mistério? Por que não dar uma informação que possa ser confirmada?
O teste principia com contato telefônico feito com usuários do produto! Que método científico é esse? Como os usuários disseram que o produto era bom, eles resolveram testar em ônibus? Como assim?
Depois eles escolhem sete ônibus. Bem, para que houvesse qualquer qualidade nas conclusões seria necessário calcular uma amostra com significância matemática, e esse é dado fundamental em qualquer relatório. Depois deveriam ser sorteados, 14 ônibus, sete com o produto e sete com o um “placebo”. Essa é a única forma de dissociar o “efeito humano”, e isso também não foi feito.
Depois, e mais grave do que todas as outras falhas absurdas, o resultado foi baseado em análises de óleo. Qualquer teste sério deveria prever a desmontagem completa do motor com a inspeção de todos os componentes internos. Adivinhar o desgaste com uma análise de metais em suspensão no óleo? Como assim?
O primeiro relatório não tem nada de científico, e os resultados são quase uma piada.
O segundo é ainda pior. O objetivo do teste é verificar se o Militec 1 é compatível com óleos minerais a diferentes temperaturas, e misturando o aditivo sacudindo durante um minuto e deixando descansar durante a noite. A primeira conclusão é de que o produto diminui o desgaste do motor!!!
Descartes deve ter se virado no túmulo!! Rsrsrsrsrs
Esses testes postados pelo vendedor não sevem muito....

Agora vamos usar apenas o bom senso, a melhor ferramenta sempre que há dúvida sobre qualquer assunto.
1 - O Militec não tem como “escolher” aonde aderir. Nossas pequenas notáveis utilizam um sistema de embreagem de multidiscos banhados a óleo. Entre os discos da embreagem ficam em contato com os discos de aço nos quais eles tem que atritar para transferir a força do virabrequim para o pinhão. Se Militec funcionasse, e diminuísse o atrito entre as superfícies, você não ia conseguir sair do lugar, pois os discos de embreagem patinariam nos intermediários (de aço). Essa história de aderir ao metal é papo furado!
2 – Um litro de Motul, ou Amsoil, óleos de verdade, custa mais de U$ 100,00, um Mobil 1 que é o melhorzinho dos “mortais”, custa U$ 30,00. Os proprietários, pagam 10 litros, ou seja, gastam mil dólares a cada troca de óleo. São malucos? Por que não usam Militec misturado num óleo normal?

3 – Nunca soube de nenhuma escuderia de Formula 1 ou Moto GP que usasse Militec. Sei que todas usam óleo sintético para proteger seus motores que custam centenas de milhares de dólares. São idiotas? Por que não usam Militec? Eu te digo por que. São todos engenheiros que decidem baseados em fatos e dados, e não em truques de mágica ou em relatórios manipulados e apresentados de forma tendenciosa.

Quem gosta das motos como nós sempre quer o melhor para elas, e como todo aquele que ama, às vezes decide com o senso de julgamento prejudicado. Além disso os truques tem seus mistérios e sempre impressionaram a psique humana. Afinal parecem mágica!
Não nos esqueçamos que durante séculos os maiores cientistas do mundo dedicaram a vida a transformar chumbo em ouro. Como sabemos, eles não conseguiram.

Minha intenção é apenas desmistificar certas panaceias que minam nosso bolso e desviam nossos esforços.

mdorigon
16-07-12, 12:00
Bad, talvez uma fabricante de motores de f1 não use pq não precise. Os materiais usados em um motor de f1 são bem diferentes de um motor de rua, assim como a durabilidade e o uso do mesmo. Em fim, sei que molykote a2 era usado na stock car antigamente, hj eu não sei se usam. Mas duvido que seja pra ganho de performance. Creio que seja mais pra aumento de vida util do motor. Militec tem muita gente que usa em competções de arrancada, e tb ja li relatos de equipes de kart que competem com motores 2t que usam militec e dizem que o motor dura algumas corridas a mais. Essa é a minha intenção, uso molykote a2 para aumentar a durabilidade, no que se diz na hora da partida a frio e numa possivel falta de oleo não detectada em algum momento. Ganho de potencia...se der acho pouco mesmo. E te garanto uma coisa...não patina a embreagem. Se voce não acredita tudo bem. Eu posso te falar da minha experiencia com molykote a2 nesse quesito...a embreagem não patina e ponto. Entre uma parte metalica e outra não metalica que me parece ser o caso da embreagem não patina. Talvez se fosse que nem o caso camisa e pistão...metal com metal teriamos um efeito...que é o esperado, diminuir o atrito. Mas não acabar com ele.

Natão
16-07-12, 12:58
Bom, como eu disse anteriormente não sei se funciona exatamente, como funciona, mas acredito que prejudicar não prejudica não, pois a má fama corre muito mais rápido do que a boa, isso é certo. O gasto é mínimo com esses fluidos, com óleo é bem maior o gasto então, eu coloco. Como eu disse, eu sinto o câmbio mais leve. Não sei se mudou o consumo, talvez tenha melhorado um pouco, pois antes minha moto estava fazendo 29km/L hoje tem feito mais de 32km/L, e andando nas mesmas circunstâncias, óleos e tudo mais, só adicionando o Militec-1

Acima quanto aos comentários, acho que o link 2 só serve para mostrar que não altera a viscosidade mesmo, mas ainda assim também não atribuo muito critério para ele, o primeiro, tem o lugar sim, É no estado de Maryland nos EUA. Os contatos telefônicos não foram o impulso para o uso do Militec-1 nos ônibus, não para testar os resultados. Mas se houve realmente essa redução de partículas metálicas, está mostrando que realmente ele funcionou, por menor que seja. Agora como atribuir critério para isso é complicado mesmo, mas entre usar e não usar eu uso, pois eu gasto com tanta porcaria, se for só mais uma que estou gastando pra nada, tudo bem, é só mais uma. Quanto à mágica, bom eu não estou acreditando em mágica, não acredito em resultados milagrosos, diminuir o atrito nem sempre é milagre, ainda mais quando não estamos falando em eliminá-lo o que é fisicamente impossível e sim em reduzir apenas um pouco mesmo.

Vou colocar óleos melhores da próxima vez, vou colocar um totalmente sintético, só para ver como a moto fica, se muda alguma coisa, pois talvez mesmo o óleo pode ter um efeito psicológico, agora imagina um determinado agente que vai no óleo?

Não estou botando fé nisso, sei que um óleo adequado faz muito bem seu papel, mas se melhorar, melhor ainda.

Só que ainda fico em dúvida qual óleo utilizar. Alguém poderia indicar um excelente, sem ser o Motul ou MUTUM, como diria um colega meu. Não quero óleo para durabilidade e sim óleo para boa lubrificação a frio. Pois troco o óleo a cada 2mil km, e qualquer óleo com especificação acima de API-SF 20w50 dura mais do que isso.

Bad to the Bone
16-07-12, 18:36
Gosto dos óleos Mobil. Pode ser "Mobil 1", ou "Mobil Super Sintético", são os que eu uso.
A viscosidade vai te permitir uma margem de escolha. Entre 5W40, e 20W50 você pode fazer suas experiências.

Divirta-se!

Natão
16-07-12, 19:11
5w40 para moto? Ou óleo de carro também serve, essa dúvida ainda persiste. Mobil 1 não é pra automóvel? Posso utilizar?

- - - Updated - - -

5w40 para moto? Ou óleo de carro também serve, essa dúvida ainda persiste. Mobil 1 não é pra automóvel? Posso utilizar?

chiccoli
16-07-12, 19:25
5w40 para moto? Ou óleo de carro também serve, essa dúvida ainda persiste. Mobil 1 não é pra automóvel? Posso utilizar?

Se não me engano oleo pra moto tem que ter Jaso MA, num lembro o q é, mas é tipo um aditivo pro cambio que vai junto ao conjunto, ao contrario dos carros.

Tem gente que usa, e vi um falando que usa top turbo esses tempo pra tras aki no forum, cada um faz o que quer., eu só uso o especificado, ou superior, tem um monte de tópico falando muita coisa, é só usar a pesquisa..

- - - Updated - - -


5w40 para moto? Ou óleo de carro também serve, essa dúvida ainda persiste. Mobil 1 não é pra automóvel? Posso utilizar?

Se não me engano oleo pra moto tem que ter Jaso MA, num lembro o q é, mas é tipo um aditivo pro cambio que vai junto ao conjunto, ao contrario dos carros.

Tem gente que usa, e vi um falando que usa top turbo esses tempo pra tras aki no forum, cada um faz o que quer., eu só uso o especificado, ou superior, tem um monte de tópico falando muita coisa, é só usar a pesquisa..

Bad to the Bone
16-07-12, 19:58
Natão, esse negócio de óleo específico para moto é quase uma novidade. Até recentemente o que existia no mercado era óleo de motor e ponto final. E alguns bem ruins, diga-se de passagem!! Rsrsrsrsr
A gente escolhia o melhor (que a gente acachava melhor), e colocava. Sem o menor mêdo nem culpa. Lembro muito de ajudar meu pai trocando o óleo das nossas Hondinhas ST 70. Eu tinha uma vermelha e ele uma branca. Era o Castrol GTX !!!! Nem me lembro da classificação API, eu era bem garoto... talvez 1970? Era dos óleos mais caros, devia ser um modeíssimo SC!! kkkkkkkkkkk
Os dois óleos da Mobil que recomendei são de base 100% sintética, com alta aditivação. Não são “Doble Ester”, mas são lubrificantes magníficos.
Foram desenvolvidos para motores 4 tempos de alto desempenho, que "giram" muito. Pode usar sem mêdo. Uso Mobil 1 Racing 4T Fully Synthetic 15W-50 há 3 anos, mas vou usar um percentual de Mobil Super Sintético Fully Synthetic 5W-40 API SN. Meu padrão de utilização pede um óleo menos viscoso do que o 15W-50. A próxima troca vou fazer 50/50.
Ahhh. Respondendo sua pergunta se o Mobil 1 não é para carro, o que venho usando tem a imagem de uma moto na embalagem. Em nenhum lugar diz que é específico para motocicletas, mas eles tentam associar a imagem.

- - - Updated - - -

Natão, esse negócio de óleo específico para moto é quase uma novidade. Até recentemente o que existia no mercado era óleo de motor e ponto final. E alguns bem ruins, diga-se de passagem!! Rsrsrsrsr
A gente escolhia o melhor (que a gente acachava melhor), e colocava. Sem o menor mêdo nem culpa. Lembro muito de ajudar meu pai trocando o óleo das nossas Hondinhas ST 70. Eu tinha uma vermelha e ele uma branca. Era o Castrol GTX !!!! Nem me lembro da classificação API, eu era bem garoto... talvez 1970? Era dos óleos mais caros, devia ser um modeíssimo SC!! kkkkkkkkkkk
Os dois óleos da Mobil que recomendei são de base 100% sintética, com alta aditivação. Não são “Doble Ester”, mas são lubrificantes magníficos.
Foram desenvolvidos para motores 4 tempos de alto desempenho, que "giram" muito. Pode usar sem mêdo. Uso Mobil 1 Racing 4T Fully Synthetic 15W-50 há 3 anos, mas vou usar um percentual de Mobil Super Sintético Fully Synthetic 5W-40 API SN. Meu padrão de utilização pede um óleo menos viscoso do que o 15W-50. A próxima troca vou fazer 50/50.
Ahhh. Respondendo sua pergunta se o Mobil 1 não é para carro, o que venho usando tem a imagem de uma moto na embalagem. Em nenhum lugar diz que é específico para motocicletas, mas eles tentam associar a imagem.

Mano Sony
16-07-12, 20:27
Ouvi falar sobre esses oleos! nos gipes,carros que usavam na guerra antigamente eles ponhavam né?Esse oleo é bom pra quem mora nos morros de SP e do RJ né?

sergipe
16-07-12, 20:28
é meio polêmico mais vou falar.... já que tem gente bem esclarecida aqui nesse tópico(coisa rara em?!!)eu tive uma Hunter 100 e usei nela o Lubrax Top Turbo por muuuiitos milhares de quilômetros, muitos mesmo, mais de 40 mil
testei vários óleos, e o melhor foi o TT (Top Turbo) vendi ela com, se não me engano, 68 mil km a um colega.
não vou me extender (ou seria estender? kkkk ... sei lá) sobre óleo... já que é um assunto que gira um mito enorme sobre ele, EU não creio nesse negócio de óleo específico.valeu!

Natão
16-07-12, 20:36
bom, o jeito é ir testando os lubrificantes. Acho que vou utilizar o Motul 5100, que dizem sem um excepcional óleo para moto e específico para motores de moto. Tem aquele API-SL Lubrax 10w40, semissintético. Vou testando aos poucos.

Bad to the Bone
16-07-12, 20:38
Mas só por curiosidade... por que não Motul? Dá uma olhada nesse vídeo.

Motul 300V - YouTube (http://youtu.be/cyr3bT_8fCQ)

- - - Updated - - -

Mas só por curiosidade... por que não Motul? Dá uma olhada nesse vídeo.

http://youtu.be/cyr3bT_8fCQ

Bad to the Bone
16-07-12, 21:10
Mas só por curiosidade.... por que não Motul? Dá uma olhada nesse vídeo.
Motul 300V - YouTube (http://youtu.be/cyr3bT_8fCQ)

Natão
17-07-12, 10:55
Motul é caro ainda. Chegaste a usar o Shell Helix Advance Ultra 10w40 (pra moto) ou o Shell Helix Hx7 10w40?

Bad to the Bone
19-07-12, 19:52
Essa é uma questão um pouco polêmica. O que impede que usemos um óleo de ótima qualidade é o preço.
Pode ser que no final da história ficasse mais barato por causa do ganho em durabilidade, economia de combustível e etc, mas essa é uma longa discussão.
Quando usamos um óleo de boa qualidade o que obriga a troca frequente é a contaminação. O óleo ainda tem estabilidade e aditivação para rodar muitos e muitos milhares de quilômetros. Assim é necessário escoar todo aquele óleo sujo e repor com novo. $$$$$$$
Acabamos optando por um óleo mais barato, e trocas mais frequentes.
O fato é que é possível rodar com óleo sintético de primeira linha e gastar menos que com óleo mineral. Basta filtrar o óleo usado até 1 micron, e colocar 10% de óleo novo a cada 1000 km, trocando o filtro a cada 5000 km.

José Manoel
19-07-12, 20:23
o namorado da minha sobrinha tem uma Fazer 250 do modelo anterior, e segundo ele o óleo é trocado de 5.000 em 5.000. Diz ele que usa o Yamalube e a moto já passou dos 50.000, fiquei meio sem acreditar, mas não falei nada pra ele.
então pergunto a vocês que entendem mais, será verdade que um óleo de valor tão barato(ele disse que custa de 12 a 14 reais) dure tanto assim? 5.000km.

obrigado.

Stone
19-07-12, 21:01
Esses assuntos de lubrificantes e aditivos sempre rendem páginas e páginas hehehhe

Vou falar o que eu sei sobre o Militeq

A primeira vez que ouvi falar de Militeq já faz alguns anos, foi num curso de multímetro automotivo, com o Prof. Wilson J. Roque. Até hoje não conheci um cara que entende tanto de carros e motos como esse cara. Pra terem uma idéia, ele e a equipe dele desenvolveram a IE do Gol GTI, que foi o primeiro carro a IE do Brasil, qualquer peça de motor, qualquer fio de qualquer carro ou moto esse cara sabe, nunca vi nada igual. Ele mostrou um vídeo de um carro antigo (Zinca, sinca, cinca ou algo parecido) que ele preparou para arrancada, no vídeo mostrava ele dando couro em carros americanos com centenas de milhares de dólares em preparação!
E foi num assunto "paralelo" no meio desse curso que esse prof. citou e recomendou esse militeq, inclusive afirmou que se ele é usado se pode rodar alguns km sem óleo no motor que não prejudica em nada, e que tem equipes de arrancada que usam e que na hora do pega tiram todo o óleo do motor para que ele gire mais leve!!
Então posso lhes dizer que não foi qualquer um que me recomendou o Militeq, nem foi coisa que ví por aí em sites ou revistas ou vídeos, quem me recomendou foi um cara que realmente entende.
Uns dois anos depois disso fiquei sabendo de uma palestra sobre militeq numa oficina de carros aqui perto, fui lá pra conferir! E lá estava o cara com aquela maquininha com um torquímetro que tem em tantos vídeos por aí, e lá fui eu puxar no torquímetro! hehehhe
Não me lembro ao certo dos números pois já faz muito tempo mas foi algo em torno disso....
Girando a seco e depois com óleo foi quase a mesma força para fazer a maquininha parar, pouquíssima força, algo em torno de 20 (libras se não me engano). Depois com umas gotinhas de militeq no óleo, esse valor aumentou muito, foi pra 60~70 (não me recordo). Depois foi retirado o óleo, passado uma estopa na maquininha e refeito o teste a seco, e o valor continuou o mesmo como quando havia militeq, deixamos rodar por um bom tempo e continuava a mesma coisa. Para remover o militeq tivemos que passar uma lixa na maquininha.
Nessa palestra também foi explicado que o militeq causa problema na embreagem das motos somente se os discos já estão muito gastos. Se alguém já viu um disco de embreagem de moto gasto verá que ele fica muito liso e duro, tipo uma pastilha de freio vitrificada, somente quando a embreagem já se encontra desta forma é que o Militeq pode fazer com que ela patine, coisa que mais cedo ou mais tarde com certeza já aconteceria.

Depois disso, claro testei em minha moto e não tive problema algum, somente benefícios.

Bem amigos, isso é oque eu sei sobre o Militeq. Não é nenhuma informação técnica, nenhum teste em laboratório, mas são informações reais de testes e recomendações de gente que realmente entende sobre motores.


Fora isso, oque acham da gente fazer uns testes reais com o militeq e Molikote?

Poderia montar o motor da minha CG com um cilindro com retífica feita, colocar militeq, andar, depois rodar a seco um tempo, abrir o motor e ver o que deu, oque acham?
Depois o mesmo teste poderia ser feito com molikote.


Se vocês se interessarem, eu me coloco a disposição, dou o motor da minha CG e a mão de obra para montar, desmontar, remontar e fazer os testes. Só não posso investir $$ para isso. Teríamos que fazer uma vaquinha para comprar um pistão e biela, retífica de cilindro, colocação da biela e depois abrir a biela pra ver no que deu e para comprar o militeq e óleo (molikote eu tenho aqui). Acho que essas são as partes principais a serem vistas para se ter uma conclusão, o resto do motor tenho como montar tudo com peças velhas phudidas que se destruir não faz mal

Oque acham da idéia?

Bad to the Bone
19-07-12, 21:06
o namorado da minha sobrinha tem uma Fazer 250 do modelo anterior, e segundo ele o óleo é trocado de 5.000 em 5.000. Diz ele que usa o Yamalube e a moto já passou dos 50.000, fiquei meio sem acreditar, mas não falei nada pra ele.
então pergunto a vocês que entendem mais, será verdade que um óleo de valor tão barato(ele disse que custa de 12 a 14 reais) dure tanto assim? 5.000km.

obrigado.

Não é questão de entender mais, mas sim vontade de contribuir.

Não duvido. O Yamalube é um ótimo óleo, e a Fazer tem um ótimo motor. Trocando de 5 em 5 mil, acho muito qulômetro. A não ser que ele esteja filtrando o óleo, está circulando muita sujeira no motor. Se o motor da Fazer tinha alguma chance de completar 100.000 km... não tem mais.

José Manoel
19-07-12, 21:53
esqueci de falar que quando conversei com ele, ele disse que só troca o óleo na concessionária Yamaha, e que segue a risca o manual, e lá diz para trocar o óleo a cada 5.000. será?!?! hehe

obrigado.


Não é questão de entender mais, mas sim vontade de contribuir.

Não duvido. O Yamalube é um ótimo óleo, e a Fazer tem um ótimo motor. Trocando de 5 em 5 mil, acho muito qulômetro. A não ser que ele esteja filtrando o óleo, está circulando muita sujeira no motor. Se o motor da Fazer tinha alguma chance de completar 100.000 km... não tem mais.

Bad to the Bone
19-07-12, 22:14
esqueci de falar que quando conversei com ele, ele disse que só troca o óleo na concessionária Yamaha, e que segue a risca o manual, e lá diz para trocar o óleo a cada 5.000. será?!?! hehe

obrigado.

Ele está dizendo a verdade. O manual recomenda a troca nos primeiros 1000, e depois só de 5 em 5 mil. Eu é que acho muito.

Bruno Rafael
20-07-12, 13:59
Esses assuntos de lubrificantes e aditivos sempre rendem páginas e páginas hehehhe

Vou falar o que eu sei sobre o Militeq

A primeira vez que ouvi falar de Militeq já faz alguns anos, foi num curso de multímetro automotivo, com o Prof. Wilson J. Roque. Até hoje não conheci um cara que entende tanto de carros e motos como esse cara. Pra terem uma idéia, ele e a equipe dele desenvolveram a IE do Gol GTI, que foi o primeiro carro a IE do Brasil, qualquer peça de motor, qualquer fio de qualquer carro ou moto esse cara sabe, nunca vi nada igual. Ele mostrou um vídeo de um carro antigo (Zinca, sinca, cinca ou algo parecido) que ele preparou para arrancada, no vídeo mostrava ele dando couro em carros americanos com centenas de milhares de dólares em preparação!
E foi num assunto "paralelo" no meio desse curso que esse prof. citou e recomendou esse militeq, inclusive afirmou que se ele é usado se pode rodar alguns km sem óleo no motor que não prejudica em nada, e que tem equipes de arrancada que usam e que na hora do pega tiram todo o óleo do motor para que ele gire mais leve!!
Então posso lhes dizer que não foi qualquer um que me recomendou o Militeq, nem foi coisa que ví por aí em sites ou revistas ou vídeos, quem me recomendou foi um cara que realmente entende.
Uns dois anos depois disso fiquei sabendo de uma palestra sobre militeq numa oficina de carros aqui perto, fui lá pra conferir! E lá estava o cara com aquela maquininha com um torquímetro que tem em tantos vídeos por aí, e lá fui eu puxar no torquímetro! hehehhe
Não me lembro ao certo dos números pois já faz muito tempo mas foi algo em torno disso....
Girando a seco e depois com óleo foi quase a mesma força para fazer a maquininha parar, pouquíssima força, algo em torno de 20 (libras se não me engano). Depois com umas gotinhas de militeq no óleo, esse valor aumentou muito, foi pra 60~70 (não me recordo). Depois foi retirado o óleo, passado uma estopa na maquininha e refeito o teste a seco, e o valor continuou o mesmo como quando havia militeq, deixamos rodar por um bom tempo e continuava a mesma coisa. Para remover o militeq tivemos que passar uma lixa na maquininha.
Nessa palestra também foi explicado que o militeq causa problema na embreagem das motos somente se os discos já estão muito gastos. Se alguém já viu um disco de embreagem de moto gasto verá que ele fica muito liso e duro, tipo uma pastilha de freio vitrificada, somente quando a embreagem já se encontra desta forma é que o Militeq pode fazer com que ela patine, coisa que mais cedo ou mais tarde com certeza já aconteceria.

Depois disso, claro testei em minha moto e não tive problema algum, somente benefícios.

Bem amigos, isso é oque eu sei sobre o Militeq. Não é nenhuma informação técnica, nenhum teste em laboratório, mas são informações reais de testes e recomendações de gente que realmente entende sobre motores.


Fora isso, oque acham da gente fazer uns testes reais com o militeq e Molikote?

Poderia montar o motor da minha CG com um cilindro com retífica feita, colocar militeq, andar, depois rodar a seco um tempo, abrir o motor e ver o que deu, oque acham?
Depois o mesmo teste poderia ser feito com molikote.


Se vocês se interessarem, eu me coloco a disposição, dou o motor da minha CG e a mão de obra para montar, desmontar, remontar e fazer os testes. Só não posso investir $$ para isso. Teríamos que fazer uma vaquinha para comprar um pistão e biela, retífica de cilindro, colocação da biela e depois abrir a biela pra ver no que deu e para comprar o militeq e óleo (molikote eu tenho aqui). Acho que essas são as partes principais a serem vistas para se ter uma conclusão, o resto do motor tenho como montar tudo com peças velhas phudidas que se destruir não faz mal

Oque acham da idéia?

Stone, acho uma ótima idéia, quando vc acha que teriamos de arrecadar para fazer isso?

Lembremos que o PN é referência sobre motos no Google, entaum estaremos contribuindo com todo o Brasil, quando o assunto for moltkote/militec

Limabl
20-07-12, 14:10
o namorado da minha sobrinha tem uma Fazer 250 do modelo anterior, e segundo ele o óleo é trocado de 5.000 em 5.000. Diz ele que usa o Yamalube e a moto já passou dos 50.000, fiquei meio sem acreditar, mas não falei nada pra ele.
então pergunto a vocês que entendem mais, será verdade que um óleo de valor tão barato(ele disse que custa de 12 a 14 reais) dure tanto assim? 5.000km.

obrigado.Mas a fazer e lander 250 troca o óleo é com 5,000km mesmo filhote, as xtz,ybr,clypton e etc com 3,000km.

Uma dica, o mobil MX 15w50 API/SL semi-sintético e superior ao yamalube e lubrax GP ambus API/SL 20w50!!

Diogo-RJ
20-07-12, 15:45
minha TW desde 2004 quando comprei 0km, so usei akele mobil pq como tava na garantia dos kms quem colocava era a Honda, depois disso foi so com "motul 3000", trocando o oleo e o filtro a cada 2.000km. Nunca tive problema com nada. Pago R$17,00 lt.

Ja pensei em colocar o 5100, mas nao sei se vale a pena.

Unica coisa que eu sei, nao troco meu MOTUL por nenhum outro.

abs

Natão
20-07-12, 18:04
Pena que é caro uma análise de lab aqui em Campinas (Unicamp), pois poderíamos fazer algumas análises de lab com o militec e o molikote, tanto de composição quanto de óleo depois de utilizado num motor por um certo período. Mas confesso que se tivesse grana sobrando eu arriscaria só pra descobrir de vez o que funciona e o que não funciona, e até quanto funciona!

Quanto ao óleo, eu coloquei na minha esses dias o Mobil MX. Acho que mais pra frente, depois de acabar a garantia começarei a utilizar o Motul 300v 5w40 e trocar a cada 5 mil. Fazendo o procedimento de limpeza das impurezas do óleo.

Bio
25-07-12, 14:44
Uso molykote A2 na minha titan 150 e não alterou em nada a embreagem, tá perfeita e o funcionamento de cãmbio e embreagem tá uma "manteiga" de macio. MOLYKOTE A2 é o melhor (custo/benefício)

JacksonNxrBauru
25-07-12, 20:01
A partir de quantos KM rodados é bom usar?
Pois rodei 100km com a minha Bros kkk (:

chiccoli
25-07-12, 20:27
A partir de quantos KM rodados é bom usar?
Pois rodei 100km com a minha Bros kkk (:

comecei com 8 mil.., quando o motor começou a se soltar mesmo, o q significa que realmente começaria o desgaste.

Bruno Rafael
15-08-12, 06:55
Instalei ontem uma vela iridium e colokei o molykote na minha Bros, a diferença foi fantastica, o cambio tah superrr macio, adorei...... e o moto está redondinho, como se ligace a moto e o motor já estivece aquecido...

sergipe
15-08-12, 07:22
sua Bros é i.e? qual o modelo da vela iridium? acho que vu comprar pelo ML já que aqui em aracaju não vendem!
valeu.


Instalei ontem uma vela iridium e colokei o molykote na minha Bros, a diferença foi fantastica, o cambio tah superrr macio, adorei...... e o moto está redondinho, como se ligace a moto e o motor já estivece aquecido...

Bruno Rafael
15-08-12, 08:21
é I.e sim, o modelo da vela iridium é CR8EIX
acho que tem um "A" na frente....

Natão
15-08-12, 08:32
Próxima troca de óleo, vou testar o Molycote.

Diogo-RJ
17-08-12, 15:09
Próxima troca de óleo, vou testar o Molycote.

pode usar que não irá se arrepender.

Mas lembre-se: Se sua embreagem ja estiver mostrando desgates, não use. Pois vai agravar o inevitável "A TROCA".

Molycote A2 - Só aje em metal, por isso nao ataca a embreagem (menos gastas demais, pois ae ja comeca aparecer o ferro).

Use 30ml Molycote A2 para 1lt oleo.

mdorigon
17-08-12, 15:20
Opa, agora aqui em jundiai, aonde compro molykote e molisysl para a relação, tem militec tb. Caro...69,90 se não vi errado. Mas pra mim é uma boa noticia...quero comprar uma 2t...e nesse caso da pra usar militec com oleo 2t. Molykote na não da essa opção...e o lugar aonde compro é confiavel.

Diogo-RJ
17-08-12, 15:20
quem comprou a tal vela IRIDIUM no RJ, pode dizer onde foi ? to catando pra comprar pra minha TW, mas ngn tem aki.

Natão
17-08-12, 17:10
Opa, agora aqui em jundiai, aonde compro molykote e molisysl para a relação, tem militec tb. Caro...69,90 se não vi errado. Mas pra mim é uma boa noticia...quero comprar uma 2t...e nesse caso da pra usar militec com oleo 2t. Molykote na não da essa opção...e o lugar aonde compro é confiavel.
Sabe quanto tá o Molisyl? Pretendo utilizar ele pois o Motul Chain Lube Factory Line é muito caro, só pra motoca esportiva mesmo, a minha 250, apesar de minha, não merece tudo isso, pois não tem nem sentido, comprei só pra testar mesmo, é bom mas é caro (é mais ou menos como comprar um ARAI ou SHOEI de mais de 3 mil pra andar de 150cc)

Quanto a embreagem da motoca, está novinha, não tem 4 mil km minha moto ainda.

Esquadrão Marte
17-08-12, 17:42
Uso Bardahl B12! Faz 2 Anos na minha Twister, nunca tive nenhum problemas em termos de Embreagem e mecânica! ( Obs TW 2006/2006 70 mil KMs motor Original!

Diogo-RJ
17-08-12, 19:01
Sabe quanto tá o Molisyl? Pretendo utilizar ele pois o Motul Chain Lube Factory Line é muito caro, só pra motoca esportiva mesmo, a minha 250, apesar de minha, não merece tudo isso, pois não tem nem sentido, comprei só pra testar mesmo, é bom mas é caro (é mais ou menos como comprar um ARAI ou SHOEI de mais de 3 mil pra andar de 150cc)

Quanto a embreagem da motoca, está novinha, não tem 4 mil km minha moto ainda.

Eu paguei R$ 12,00 Molisyl se nao me engano aki no RJ.

Mas ainda prefiro um outro que usei chamado "Jerold" um treco desse. Achei muito bom e mais barato R$ 5,00

- - - Updated - - -


Uso Bardahl B12! Faz 2 Anos na minha Twister, nunca tive nenhum problemas em termos de Embreagem e mecânica! ( Obs TW 2006/2006 70 mil KMs motor Original!

A minha TW 2004 ta com 55mil, motor e embreagem originais 0km.

Embreagem eu sei pq vi os discos da minha e comparei com os discos 0km da Fisher. Os sugos da minha ainda estavam mais altos. kkkkkkkkkk

Twister é Twister, o resto se diz moto 250cc

mdorigon
17-08-12, 21:08
Sabe quanto tá o Molisyl? Pretendo utilizar ele pois o Motul Chain Lube Factory Line é muito caro, só pra motoca esportiva mesmo, a minha 250, apesar de minha, não merece tudo isso, pois não tem nem sentido, comprei só pra testar mesmo, é bom mas é caro (é mais ou menos como comprar um ARAI ou SHOEI de mais de 3 mil pra andar de 150cc)

Quanto a embreagem da motoca, está novinha, não tem 4 mil km minha moto ainda.

Aqui em jundiaí-sp ta 16,90 a lata.

vitorhugo66
21-08-12, 18:20
Sei que o tópico é antigo mas a discussão é sempre válida...

Uso o Militec-1 na minha Next. Não quis arriscar com o tal do Molikote A-2 porque não conheço o produto e quem já usou os dois disse que não tem comparação, Militec-1 é muito mais negócio.

É mais caro? É sim, mas se for ver que pro meu motor dura 20 mil km ou seja, 2 anos, então estou bem, pois é um investimento de apenas 40 reais anuais.

E ai Natão como vc adiciona o Militec na Next? Eu pretendo colocar apartir da primeira revisão/primeira troca de óleo. No caso vc tira 120ml de óleo e adiciona a mesma quantidade de Militec ou só adiciona o produto ao óleo?

chiccoli
21-08-12, 18:56
Sei que o tópico é antigo mas a discussão é sempre válida...

Uso o Militec-1 na minha Next. Não quis arriscar com o tal do Molikote A-2 porque não conheço o produto e quem já usou os dois disse que não tem comparação, Militec-1 é muito mais negócio.

É mais caro? É sim, mas se for ver que pro meu motor dura 20 mil km ou seja, 2 anos, então estou bem, pois é um investimento de apenas 40 reais anuais.

20 mil só?? c ta é loko..., se o meu q eu arrebento ele durar menos de 40 eu arremesso a moto dentro da concessionaria bem o meio da porta de vidro, c acha...
com o molikote nos 1ºs dias ele tava girando igual o motor que acabou de sair da retifica.., isso que eu colokei com 6 mil.., ainda acho que deveria ter colocado SÓ depois dos 8, 10.. quem anda de boa eu recomendaria la pelos 15 mil.

Meu uso: só alto giro( alto msm, num tenho dó não, motor foi feito pra usar ), ligo a moto, tiro pra fora do portão na mão, e já saio em alto giro, isso da 10,15 segundos de "aquecimento",
motor num é toda essa delicadeza tbm não..

Stone
21-08-12, 19:23
Acho que ele quis dizer que uma aplicação de militeq dura 20 mil km

chiccoli
21-08-12, 19:31
Acho que ele quis dizer que uma aplicação de militeq dura 20 mil km

será ??.., eu reli umas 3,4 vezes pra ver se num era esse sentido msm.., bom, esperar pra ver.. =S

Natão
21-08-12, 19:50
Isso mesmo, a aplicação de militec a cada 20mil km... O meu pneu dura 20 mil km, a minha relação dura 40 mil km, meu motor, bem não sei, nunca precisei fazer um... Eu ando com giro super baixo, estico as marchas até entre 4 e 5 mil giros numa moto que vai até 9500 de giro útil.

Diogo-RJ
21-08-12, 20:11
Meu uso: só alto giro( alto msm, num tenho dó não, motor foi feito pra usar ), ligo a moto, tiro pra fora do portão na mão, e já saio em alto giro, isso da 10,15 segundos de "aquecimento",
motor num é toda essa delicadeza tbm não..

Pra mim moto foi feita pra aguentar giro alto msm....os engenheiros estudaram anos e anos. senao nao faria moto com 10...12...15mil rpm/min. Ate pq o torque e toda cavalaria so chega em giro alto.

Respeitando a faixa critica "vermelha" nao vejo problemas.

imagina 1000cc durar so 10mil rodados por o cara so anda no talo ????

se motor de moto durar so 50...60...70... tao fazendo motor de plastico.

Mais facil vir no manual: durabilidade do motor: 10mil km e depois joga ela fora. kkkkkkkkkkk

Natão
06-09-12, 12:53
Já comprei os Molycote, assim que chegar vou colocar nas motocas (Yes e V-Strom). Aproveitei e já comprei dois frascos de Molysil para a corrente.

thitpf
29-01-13, 19:37
to usando molykote A2 em minha XR 250 Tornado
Só que estou colocando apenas 10 ML a cada troca de óleo, ou seja, 2.000 KM
Não sei se é pela pouca quantidade, mas não percebi diferença alguma no motor, nem pro lado bom e nem pro lado ruim.
Por enquanto minha embreagem não foi alterada em nada também
Vou usar esse frasco até o fim, se não perceber nenhuma melhora não pretendo comprar outro

emerson merighi
29-01-13, 20:14
Tambem ja usei molykote,mas nao percebi diferenca alguma...

nil_bad
29-01-13, 20:19
A diferença é a longo prazo galera, menos desgaste do motor nas partidas a frio.

mdorigon
29-01-13, 21:12
to usando molykote A2 em minha XR 250 Tornado
Só que estou colocando apenas 10 ML a cada troca de óleo, ou seja, 2.000 KM
Não sei se é pela pouca quantidade, mas não percebi diferença alguma no motor, nem pro lado bom e nem pro lado ruim.
Por enquanto minha embreagem não foi alterada em nada também
Vou usar esse frasco até o fim, se não perceber nenhuma melhora não pretendo comprar outro

Da onde vc tirou que é 10 ml ? O certo é 30 ml por litro de oleo. Pode usar sem medo. Não vai patinar sua embreagem, pq os discos de embreagem não são de metal...molykote e militec aderem nos metais somente. E no meu caso ainda uso oleo 15w40 api sl/ci-4 para motores diesel e gasolina, fora que minha embreagem original tem seus 80 mil km...vai fundo. Eu costumo colocar a cada duas trocas...no meu caso de 6000 em 6000 km.

juhpalaver
29-01-13, 23:54
ideal nao é usar isso qndo a situação ta critica? antes de faze um motor sei la, pra quebra um galho?

magrao tk
30-01-13, 00:07
Da onde vc tirou que é 10 ml ? O certo é 30 ml por litro de oleo. Pode usar sem medo. Não vai patinar sua embreagem, pq os discos de embreagem não são de metal...molykote e militec aderem nos metais somente. E no meu caso ainda uso oleo 15w40 api sl/ci-4 para motores diesel e gasolina, fora que minha embreagem original tem seus 80 mil km...vai fundo. Eu costumo colocar a cada duas trocas...no meu caso de 6000 em 6000 km.
Uma coisa que sempre me chamou atenção é isso: os discos da embreagem não são de metal, ok! Mas os separadores entre eles são!
O produto adere nos separadores, e os discos tem de atritar nessas peças, que de acordo com o produto diminui o atrito. Interessante não acontecer nada na embreagem!

chiccoli
30-01-13, 00:29
Uma coisa que sempre me chamou atenção é isso: os discos da embreagem não são de metal, ok! Mas os separadores entre eles são!
O produto adere nos separadores, e os discos tem de atritar nessas peças, que de acordo com o produto diminui o atrito. Interessante não acontecer nada na embreagem!

Eu uso Molikote

vc ja viu o teste ? vai la bunitim.., soca metal com metal, desliza..
passa uma licha, trava na hora!!, pq é extremamente abrasivo, colokei na tw, a embreagem no começo ficou meio macia, saia de uma vez ela não sobia, como se tivesse um amortecimento na embreagem, deslisando de leve na saida.
começou depois de uns 3 dias, que parece que é o tempo dele grudar certinho no motor, e durou mais umas 2 semanas, depois "normalizou"
porém durante uns 2 meses se eu saia de uma vez em alto giro, a embreagem fazia um barulho, como se tivesse uma borracha fazendo o tracionamento, a embreagem gritava enquanto tava raspando, depois que soltava tudo travava e ou levantava ou saida de lado.
porém essa tem quase 40 mil km.,
na 150 eu colokei com 6 mil km, parecia que tava batendo saia, raspando o pistão na camisa, sei la.., era só em alto giro, parecia akeles motor velho, ou muito novo quando ta levando pau, depois de mais uns 4 mil km normalizou de novo, começou a fazer o msm barulho de quando tinha 6 mil km..
embreagem não apresentou escorregadas, barulho, nada!,
porém recomendo colocar depois dos 20 mil km.

mdorigon
30-01-13, 06:48
Uma coisa que sempre me chamou atenção é isso: os discos da embreagem não são de metal, ok! Mas os separadores entre eles são!
O produto adere nos separadores, e os discos tem de atritar nessas peças, que de acordo com o produto diminui o atrito. Interessante não acontecer nada na embreagem!

Sim, mas os separadores atritam com outros separadores ou com o disco em si depois Magrão ? Pq o efeito vai ser entre metal e metal mesmo. Só sei que uso a pior situação que a galera entendida de mecanica fala que pode ter : molykote mais oleo não especifico de moto e a minha não patina não. E ta bem rodadinha a coitada.

- - - Updated - - -


ideal nao é usar isso qndo a situação ta critica? antes de faze um motor sei la, pra quebra um galho?

Mas ai o motor tb ja era né Ju...kkkk O que pode ser usado é aquele prolonga da bardhall...aquilo la é dificil até de sair da embalagem e dizem que ajuda em motores com muita folga...ajuda a rodar mais um tempo, mas o certo é abrir e fazer o motor. O molykote e o mlilitec vão ajudar a ter menos desgate no motor, mas o mesmo tem que estar amaciado ja. Tipo vc não pode pegar um motor zero km e colocar eles, os aneis, camisa, etc que tem desgaste para se ajustarem nos primeiros mil km ou mais de vida, não vão ter um assentamento perfeito entre si...e ai vc pode ter problemas. Depois desse processo, vc pode começar a usar. Eu uso mais pensando na partida a frio mesmo e tb como segurança numa possivel zebra de faltar lubrificação. E o molykote aguenta a bronca.

thitpf
31-01-13, 07:07
MDORIGON
Eu sei que o recomendado é uma quantidade maior, o cara que me vendeu esse molykote A2 me recomendou 60 ML de molykote para 1,5 L de óleo na tornado, e reaplicar o produto a cada 10.000 KM
.
Porém, minha intenção é usar 10 ML em todas as trocas de óleo, a cada 2.000 KM, ou seja, com 10.000 Km ja terei usado 50 ML de molykote, quase a mesma coisa que o vendedor me recomendou, apenas estou dosando essa aplicação
.
Sei que muitos falaram que NÃO da problema na embreagem, mas ja li muitos relatos de pessoas que usaram o molykote e a embreagem patinava tanto que a moto nem saía do lugar, Não me lembro onde que li, mas um proprietário de uma fazer 250 ja relatou isso.
.
Eu prefiro continuar nessa quantidade baixa de aplicação e não ter dor de cabeça do que aumentar a quantidade e minha embreagem ir para o espaço.
.
Sei também que o molykote A2 só ataca embreagem que já esta muito gasta, porem faz 2 meses que comprei minha moto, não tenho como saber o real estado da embreagem, por enquanto ela ta funcionando direitinho, mas prefiro não arriscar

mdorigon
31-01-13, 15:19
MDORIGON
Eu sei que o recomendado é uma quantidade maior, o cara que me vendeu esse molykote A2 me recomendou 60 ML de molykote para 1,5 L de óleo na tornado, e reaplicar o produto a cada 10.000 KM
.
Porém, minha intenção é usar 10 ML em todas as trocas de óleo, a cada 2.000 KM, ou seja, com 10.000 Km ja terei usado 50 ML de molykote, quase a mesma coisa que o vendedor me recomendou, apenas estou dosando essa aplicação
.
Sei que muitos falaram que NÃO da problema na embreagem, mas ja li muitos relatos de pessoas que usaram o molykote e a embreagem patinava tanto que a moto nem saía do lugar, Não me lembro onde que li, mas um proprietário de uma fazer 250 ja relatou isso.
.
Eu prefiro continuar nessa quantidade baixa de aplicação e não ter dor de cabeça do que aumentar a quantidade e minha embreagem ir para o espaço.
.
Sei também que o molykote A2 só ataca embreagem que já esta muito gasta, porem faz 2 meses que comprei minha moto, não tenho como saber o real estado da embreagem, por enquanto ela ta funcionando direitinho, mas prefiro não arriscar
Vamos pensar...como que o molykote afetaria a embreagem que possivelmente ja esta mais desgastada ? Sera que num caso desse o atrito estava acontecendo somente entre os separadores metalicos ? Sera que se consegue rodar com uma ambreagem em tal estado e não perceber o problema ? Senhores experts em mecanica...nos ajudem por favor !!!!

thitpf
02-02-13, 10:25
Vamos pensar...como que o molykote afetaria a embreagem que possivelmente ja esta mais desgastada ? Sera que num caso desse o atrito estava acontecendo somente entre os separadores metalicos ? Sera que se consegue rodar com uma ambreagem em tal estado e não perceber o problema ? Senhores experts em mecanica...nos ajudem por favor !!!!

Pelo que andei pesquisando, quando a embreagem ja esta mto velha, os discos da embreagem que são uma espécie de fibra vão desgastando, e na parte interna dos discos é metal, e começa aparecer pequenos pedaços de partes metálicas nos discos, pedaços minusculos de metais aparecendo, e daí entra os tais aditivos, militec ou molikote realmente não gruda nas partes de fibra dos discos, mas gruda nessas partes metálicas, daí acaba gerando a troca prematura do conjunto de embreagem.
.
Quero dizer que não sou mecanico nem nada, essa teoria é baseada de acordo com as pesquisas que andei fazendo.
Segue relato de um colega no blog TORNADEIROS que usou esse molykote A2, vou fazer um copie e cole .

http://www.forum.tornadeiros.com.br/styles/prosilver/imageset/icon_post_target.gif (http://www.forum.tornadeiros.com.br/viewtopic.php?p=170775&sid=5a86bf303212a28e34e657772d2f3c57#p170775)por PedroMac (http://www.forum.tornadeiros.com.br/memberlist.php?mode=viewprofile&u=10638&sid=5a86bf303212a28e34e657772d2f3c57) » Ter Jan 29, 2013 9:13 pm

Molykote custa muito mais barato e quem experimentou os dois costuma relatar que seu efeito dura muito mais tempo do que o efeito do Militec.

Eu uso Molykote no meu carro (Honda Civic 99), experimentei na Tornado também e ficou ótimo, o motor tanto do carro quanto da moto roda muito mais solto, sobe de giro fácil sem precisar acelerar tanto quanto sem o uso dele. Na moto tem o inconveniente de a embreagem começar a patinar com o tempo, como a minha já passou de meia vida eu parei de usar o Molykote porque estava começando a patinar muito nas arrancadas mais fortes. E fica facilmente perceptível que o freio motor segura muito menos a moto, o comportamento do freio motor com uso de Molykote lembra um pouco o dos motores dois tempos.

O Militec eu nunca experimentei e nem pretendo, ele custa caro pacas.
.
.

irai
03-02-13, 18:06
Não tenho oque adicionar sobre esses condicionadores de metal, na verdade eu nunca havia ouvido falar desses produtos, e tendo em vista que há uma certa discordância sobre os benefícios e maleficios de sua aplicação, pretendo, por hora, continuar usando só o bom óleo Motul, mas esse 5100 eu não conhecia, vou ver se acho dele por aqui, sempre usei o 3000.

Vi uns posts de colegas comentando sobre a lubrificação da corrente, eu usava o spray da Mobil ou da Vaz, não gostei do da Vaz, parece que dura menos, o da Mobil funciona bem até, eu queria experimentar o Motul, mas custa o dobro do preço, ainda não me animei, eheh... Atualmente estou usando óleo para transmissão automática, que, ao menos para mim, se mostrou inesperadamente incrível! O melhor lubrificante para corrente que eu já usei, e já tentei graxa branca, óelo W40, W40 misturado com grafite, sprays... Nenhum outro lubrificante gerou um rodar tão suave quanto o óleo para transmissão automática.

Cheguei em casa uma noite, estava uma semana de muita chuva, a corrente já estava estralando, fazendo um barulhão e o spray da Mobil tinha acabado, dei uma revirada na minha bagunça e encontrei o tal fluido de transmissão automática, como era ele ou azeite de oliva, foi ele mesmo, o rodar da corrente ficou perfeito e é passar umas duas pinceladas uma vez por semana que continua tudo bem.

lcsstna
14-03-13, 18:02
Olá, sou novo no fórum, queria perguntar se alguém já misturou os dois (molycote e militec) no motor, será que não tem problemas? Será que o efeito será potencializado? Vai dar problemas (incompatibilidade)? E aí, alguém se habilita?

mdorigon
15-03-13, 14:53
Olá, sou novo no fórum, queria perguntar se alguém já misturou os dois (molycote e militec) no motor, será que não tem problemas? Será que o efeito será potencializado? Vai dar problemas (incompatibilidade)? E aí, alguém se habilita?
Na boa...acho que ninguem fez isso por aqui. Geralmente as pessoas tendem a escolher um ou o outro...eu escolhi molykote por ser mais antigo, vi resultados de analises de laboratório pela internet de empresas que usavam em maquinas pesadas, fora que varios mecanicos de manutenção que conheço que vivem o dia a dia da industria recomendaram...sem falar que é mais em conta pra comprar. Esse tipo de informação com militec é algo que nunca achei...em fim, acho que não tem sentido usar os dois se eles vão fazer a mesma coisa...capaz de um anular o outro, vai saber.

irai
15-03-13, 19:08
E sobre lubrificar a relação com eles, alguém já tentou?

thitpf
15-03-13, 20:15
o kit relação nunca tentei, mas pra corrente tem o spray MOLISYL, que é da molykote próprio para este fim.
Quanto ao motor, ja faz alguns meses que estou usando molykote A2 em minha tornado, e pra ser bem sincero, não percebi nada, nem que melhorou e nem que piorou.
Mas se for verdade que esses produtos aumentam a vida útil do motor acho que vale a pena usar sim
E quanto misturar os dois, militec1 e molykote A2, nunca ouvi ninguem relatando que fez isto, mas acho desnecessário, pois os dois prometem exatamente o mesmo efeito, e quanto a moto, cuidado para não exagerar na superdosagem desses produtos e fazer a embreagem patinar

Carlos Henrique
15-03-13, 21:31
Pra MIM, se a embreagem não patina com esses produtos isto é a maior prova de que eles não tem efeito algum sobre redução de atrito, mas isso é o que EU penso, posso estar errado...

thitpf
16-03-13, 09:36
Carlos Henrique
Como ja foi amplamente debatido nesse mesmo tópico a respeito de embreagem patinando, ficou claro o seguinte :
Esses produtos, molykote A2 e militec1 agem somente onde há atrito metal com metal, por exemplo o contato do pistão com o cilindro.
Os discos de embreagem não são de metal, são feitos de uma espécie de fibra ALTAMENTE atritante, por isso esses produtos NÃO agem na embreagem, salvo os casos de embreagem ja no fim da vida útil, onde ela por si só já esta patinando, daí sim esse problema é agravado com o uso desses produtos.
Eu estou usando uma quantidade 5 vezes menor da recomendada, uso 10 ML a cada 2000 Km, o recomendado se não me engano é 40 ou 50 ML, até agora sem novidade

CG96
16-03-13, 17:43
eae galera, aqi no sul o militec eh bm conhecido. botei na caixa do uno, ela arranhava ateh em ponto morto kkkkk, troqei todo oleo e meti bala no militec. mudo de agua pra vinho, sem noçao. botei B12 na CG e nao fico o bixo. Qero bota militec na Cg, o mecanico falo q posso cola punho em primeira sem medo d estora e i metendo pau. Ele usa na caravan turbo dele e pra bate militec na qalidade e no preço kkkk nao tem. abraços galera

joaosimoes
18-03-13, 00:38
Galera tenho uma yes 2011 17 mil km ,com filtro de óleo (não sei se todas as yes vem), qual óleo devo utilizar e estes produtos(molykote / militec) seriam benéficos para minha moto? Abraços a todos;

thitpf
18-03-13, 08:10
Joaosimoes
Com relação a qual tipo de óleo usar em seu motor é sempre bom ler o manual, la ja vem falando quam tipo de óleo deve ser utilzado em seu motor
E com relação ao militec1 e molykote A2 , os beneficios deles seriam um menor desgaste de motor, aumentando a vida util do motor, leia o tópico inteiro que isso ja foi amplamente debatido e discutido aqui

joaosimoes
18-03-13, 08:35
Joaosimoes
Com relação a qual tipo de óleo usar em seu motor é sempre bom ler o manual, la ja vem falando quam tipo de óleo deve ser utilzado em seu motor
E com relação ao militec1 e molykote A2 , os beneficios deles seriam um menor desgaste de motor, aumentando a vida util do motor, leia o tópico inteiro que isso ja foi amplamente debatido e discutido aqui


Esta aí um problema, comprei a moto usada e veio sem manual. Por isso a minha pergunta.

thitpf
18-03-13, 11:18
Na minha tornado eu uso LUBRAX ESSENCIAL 20W50 API SL, pago 13 reais cada litro e é excelente
SE quiser outras marcas procure sempre averiguar a especificação, tem que ser 20W50 JASO MA - API SL, JASO MA indica que é óleo para uso em motos, e API SL, indica a qualidade do óleo, lembrando quando maior a ultima letra "SL" "SM" "SN", melhor a qualidade do óleo

Everson
19-03-13, 11:34
Digo por experiencia própria, o Militec é com toda a certeza o produto do qual ele se denomina. Um CONDICIONADOR DE METAIS, ótimo para uso em automóvel, no meu caso um UNO 2005 e com o mesmo resultado em motos, no meu caso também uma TDM 850 2001.
Em relação ao seu uso em motos, é necessário a troca de óleo + a adição do Militec, sem subtrair do óleo a quantidade adicionada do Militec, ou seja se em sua moto vai 1 litro de óleo, coloque o mesmo 1 litro + o Mititec sem nenhum problema.
Em relação a embreagem, o uso correto é o seguiinte;
Troque o óleo, adicione o Militec, ligue a moto mas NÃO ACIONE EM HIPOTESE ALGUMA A EMBREAGEM ANTES DE O MOTOR FUNCIONAR NO MÍNIMO 20 MINUTOS NA LENTA.
Desligue a moto, aguarde um pouco e deixe ela funcionar ainda parada, sem apertar na embreagem, mais 10 minutos, depois então, saia tranquilo, pois você adicionou em seu motor um excelente condicionador de metais e não um simples aditivo como o Bardhal B12, que é ótimo mas é tão somente um ADITIVO.
Podem acreditar em mim, uso em meu carro e em minha moto, o produto dura em média 20.000kms dentro do motor.
Enquanto fabricarem indico e uso sempre.

thitpf
13-08-13, 09:46
Eu mesmo aprendi a trocar o óleo em casa, hoje eu mesmo que troquei o óleo da tornado
.
Rodei 2.000 Km, e retirei do motor 1,4L de óleo velho, praticamente não baixou uma gota
.
Coloquei 1,5L de óleo novo Lubrax Essencial 20W50 JASO MA - API SL, coloquei também 20 ML de Molykote A2 e mais 20 ML de Militec-1
.
Logo na primeira volta a diferença na maciez do motor foi gritante, eu sei que 90% disso é por causa do óleo novo, mas sinceramente eu to feliz em usar esses aditivos, acredito sim que estão fazendo bem pro meu motor, talvez não na proporção que os fabricantes falam, mas da pra sentir o motor MUITO mais macil, e o fato de não baixar nenhuma gota de óleo depois de 2.000 KM rodados acredito que tenha ajuda dos aditivos sim

Diogo-RJ
13-08-13, 16:49
NÃO ACIONE EM HIPOTESE ALGUMA A EMBREAGEM ANTES DE O MOTOR FUNCIONAR NO MÍNIMO 20 MINUTOS NA LENTA.

Ja uso a anos e nunca tive problemas com as 2 motos..

em nenhuma vez esperei 20min antes de apertar a embreagem... ate hj nunca tive problema com embreagem de moto.. se ele so é "condicionador de metal" so ATUA no metal, nao ha pq de me preocupar com o atrito da embreagem (nao me lembro do nome dakelas paradas do disco da embreagem).... antes q falem para esperar um certo tempo para o produto agarrar nos metais, por isso nao apertar a embreagem antes, pra mim, isso nao funciona... ou só funciona no metal ou nao. Visto q de qualquer forma vai atuar na embreagem que é banhada a oleo.

- - - Updated - - -


coloquei também 20 ML de Molykote A2 e mais 20 ML de Militec-1

eu nao misturaria... nao faria msm oq vc fez... mas, espero que nao de problema ou sei la oq.

pq falo isso:

Militec: nao contem bissufalto de molibidenio... E nao diz qual o principio ativo do produto

Molycote A2: contem bissufalto de molibidenio... Principio ativo e unico, Bissulfato de Molibideno... famoso MoS2.

coreanas
13-08-13, 17:16
O mecânico que diagnosticou comando gasto em minha Strada é preparador de me recomendou que eu use Militec ou Molycote porque viajo muito. Afirmou categóricamente que se eu estivesse usando não teria perdido o comando.

Como viajo muito vou passar a usar. Mesmo que saia mais caro só a segurança de ser mais difícil ficar na mão já é lucro.

hsjunior
13-08-13, 17:41
Irei testar os dois pra ver qual É melhor.

VFranco
13-08-13, 19:28
muito legal o topico! pra mim é só trocar o oleo e rodar
na primeira troca de oleo que fiz o cara colocou um mobil disse que era o melhor
na segunda na sei qual foi o oleo posto só vi o cara trazendo um pote com 1 litro de oleo e colocou pra dentro do motor
e houve uma boa melhora(Acho) pois a moto fumava muito muito de manha e hoje ela fuma bem pouco
e rumo a terceira troca de oleo

Diogo-RJ
13-08-13, 21:11
O mecânico que diagnosticou comando gasto em minha Strada é preparador de me recomendou que eu use Militec ou Molycote porque viajo muito. Afirmou categóricamente que se eu estivesse usando não teria perdido o comando.

Como viajo muito vou passar a usar. Mesmo que saia mais caro só a segurança de ser mais difícil ficar na mão já é lucro.

Militec na faixa d 60 pilas...

Molycote a2 150ml na faixa 30 pilas, 150ml p ate 5lt oleo.

Diogo-RJ
13-08-13, 21:18
Irei testar os dois pra ver qual É melhor.

Eu nao cheguei a usar militec, mas pesquisei muito os 2, e cheguei a conclusao do molycote, alem d usarem em industris, tem uma reportagem sobre energia eolica q os caras usam MoS2 a cada 6 ou 7 anos, qnd fazem a troca do oleo com MoS2...

O MoS2 eh tao resistente q tem quase a dureza do diamante, p vc ver como a pelicula aguenta o tranco do metal com metal fazendo deslizar.

Usar produto q nao consta o principio ativo , to fora.

Diogo-RJ
13-08-13, 21:21
muito legal o topico! pra mim é só trocar o oleo e rodar
na primeira troca de oleo que fiz o cara colocou um mobil disse que era o melhor
na segunda na sei qual foi o oleo posto só vi o cara trazendo um pote com 1 litro de oleo e colocou pra dentro do motor
e houve uma boa melhora(Acho) pois a moto fumava muito muito de manha e hoje ela fuma bem pouco
e rumo a terceira troca de oleo

Militec e molycote A2, nao sao oleos e nem aditivos, sao condicionadores d metais.

Se for oleo mobil mx semi sintetico 15w50 do pote cinza, vai d boa... otimo oleo, uso na intruder.

emerson merighi
13-08-13, 22:00
olha, tenho o molykote A2 aqui em casa...usei na gs 500...tudo bem....mas tenho medo de por isso no oleo da busa e a embreagem patinar...o motor e muito forte, e como sempre, o manual fala que se deve usar oleo semi sintetico API SG ou melhor e diz que mais aditivos sao desnecessarios e nao recomendados.l.
e , ai? vai q eu coloco e da zebra..... nas busas q tem rodando por aqui, ninguem pos nada disso...

Diogo-RJ
13-08-13, 22:12
olha, tenho o molykote A2 aqui em casa...usei na gs 500...tudo bem....mas tenho medo de por isso no oleo da busa e a embreagem patinar...o motor e muito forte, e como sempre, o manual fala que se deve usar oleo semi sintetico API SG ou melhor e diz que mais aditivos sao desnecessarios e nao recomendados.l.
e , ai? vai q eu coloco e da zebra..... nas busas q tem rodando por aqui, ninguem pos nada disso...

por mais q nao de problema, imagino o seu medo... custo de trocar uma embreagem da busa... eu so iria usar oleo msm, quem tem "O" tem medo. kkkkkkkk

hsjunior
13-08-13, 22:47
Eu nao cheguei a usar militec, mas pesquisei muito os 2, e cheguei a conclusao do molycote, alem d usarem em industris, tem uma reportagem sobre energia eolica q os caras usam MoS2 a cada 6 ou 7 anos, qnd fazem a troca do oleo com MoS2...

O MoS2 eh tao resistente q tem quase a dureza do diamante, p vc ver como a pelicula aguenta o tranco do metal com metal fazendo deslizar.

Usar produto q nao consta o principio ativo , to fora.

meu medo é esse não saber e f**** o motor da moto

Diey
14-08-13, 09:27
Ainda irei experimentar...

VFranco
14-08-13, 18:32
Militec e molycote A2, nao sao oleos e nem aditivos, sao condicionadores d metais.

Se for oleo mobil mx semi sintetico 15w50 do pote cinza, vai d boa... otimo oleo, uso na intruder.

entao eu entendi do militec
o mobil tem uma carenada na frente, nao sei as especificaçoes
só sei pra mim foi melhor o sem marca pois a moto nao fuma como antes, houve uma boa redução

SPEED RACER
09-10-13, 10:29
Pra MIM, se a embreagem não patina com esses produtos isto é a maior prova de que eles não tem efeito algum sobre redução de atrito, mas isso é o que EU penso, posso estar errado...

Desenterrando o topico rsrsrs

Voce está correto!
Usei molykote na minha moto e minha embreagem começou a patinar depois de uns 500km.
Ontem troquei o oleo e agora vou andar uns 2 dias e depois trocar de novo, pois espero que resolva.