PDA

Ver Versão Completa : Morte de motociclistas aumentou 754% em dez anos, mostra pesquisa



dfazer
13-04-11, 09:11
Resumindo, frota cresceu em 370% e mortes em 760% em 10 anos, lá vem naba

“O risco de um motociclista morrer no trânsito é 14 vezes maior que o de um ocupante de automóvel. Se essa tendência continuar, em 2015 a morte de motociclistas no trânsito vai superar os índices de todos os outros veículos juntos”, afirmou Jacobo.


http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2011-04-13/morte-de-motociclistas-aumentou-754-em-dez-anos-mostra-pesquisa



Morte de motociclistas aumentou 754% em dez anos, mostra pesquisa
13/04/2011 - 7h10
Nacional
Daniella Jinkings
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Em dez anos, o número de motociclistas mortos em acidentes de trânsito aumentou 754%. De acordo com complemento do estudo Mapa da Violência 2011, divulgado hoje (13) pelo Instituto Sangari, em 1998 foram 1.047 mortes de motociclistas no país. Em 2008, esse número subiu para 8.939 mortes.

O pesquisador responsável pelo estudo, Julio Jacobo, atribui o aumento da mortalidade de motociclistas ao crescimento da frota na última década, que foi de 368,8%. “Há 30 anos, as motos representavam uma parcela praticamente insignificante do total de veículos. Era visto como um artigo de luxo e era inacessível à população. A partir da década de 90, houve a popularização das motocicletas.”

Segundo Jacobo, a instalação de indústrias de ciclomotores no país e os fortes incentivos fiscais fizeram da motocicleta uma saída para as pessoas que não podiam comprar um automóvel. “Com o incentivo do governo, começou-se a reduzir o custo da motocicleta e da manutenção. Foi uma maneira de substituir um transporte público, muito problemático, e driblar os problemas do trânsito urbano.”

De acordo com dados do Departamento Nacional de Trânsito, em 1970, em um total de 2,6 milhões de veículos, só existiam registradas 62.459 motocicletas - 2,4% da quantidade de veículos. Em 1998, a quantidade de motocicletas subiu para 2,8 milhões, o que representa 11,5% da frota total do país. Em 2008, o número saltou para 13,1 milhões, representando 24% do total nacional de veículos.

Se, na década estudada, a frota de motos cresceu 368,8%, isto é, mais de quatro vezes e meia, a de automóveis aumentou 89,7%. De acordo com a pesquisa, a taxa de óbito dos motociclistas oscilou de um mínimo de 67,8 mortes a cada 100 mil motocicletas em 1998 a um máximo de 101,1, em 2002. A média da década é de 92,3 óbitos a cada 100 mil motocicletas registradas.

“O risco de um motociclista morrer no trânsito é 14 vezes maior que o de um ocupante de automóvel. Se essa tendência continuar, em 2015 a morte de motociclistas no trânsito vai superar os índices de todos os outros veículos juntos”, afirmou Jacobo.

A pesquisa também indica que o processo inverso ocorreu com os automóveis. A frota aumentou 88%, e as vítimas de acidentes com automóvel, 57%. Entre 1998 e 2008, o número de vítimas de automóvel oscilou de um mínimo de 32,5 em 2008 a um máximo de 41,5 em 1999, com média decenal de 38 mortes por grupo de cada 100 mil automóveis registrados.

A pesquisa Mapa da Violência 2011, divulgada em fevereiro pelo Ministério da Justiça, apontou o aumento dos índices de homicídio no país. As informações complementares apresentada hoje (13) são referentes às taxas relativas a acidentes de trânsito.

Edição: Graça Adjuto

Yuri_RN
13-04-11, 09:18
é... nao tem uma estatistica onde diz "Motorista de carros desatento mata motociclistas?" ou "Motoristas Alcoolizado Mata Motociclista?"

isso é tudo zé povinho!

iagosoares
13-04-11, 09:23
Morre porque quer.

Yuri_RN
13-04-11, 09:38
Morre porque quer.


Se o cara nao morre! vem alguém e mata! é FATO!

Quantas fechadas eu nao levo todo dia..

os dois acidente que tive na CB500 foi culpa de quem?

Dos condutores de carro!!! ta uma beleza! ja ando com medo de estar perto de carro!

Pedro¹
13-04-11, 09:45
Veerdade, toodos os diaas eu toomo um susto qdo estou pilotaando.
Qdo naão é fechaada, é um carro na contra mão ou coiisas do tipo.
Emfim, pilotaar motos, requeer ateenção e agilidaade.
Ou se naaõ, vc vai viraar estatistica.

iagosoares
13-04-11, 09:47
Atá, e o seu avatar com o ponteiro nos 200km/h continua firme e forte.

BADANHA
13-04-11, 10:00
http://massaroca.files.wordpress.com/2008/06/owned.jpg

SydmaaR
13-04-11, 10:05
Ontem eu levei uma fechada :/
sorte minha que a minha cabritinha é fácil de reduzir a velocidade
se não tinha batido na bunda do golzinho bola...

Yuri_RN
13-04-11, 10:38
Atá, e o seu avatar com o ponteiro nos 200km/h continua firme e forte.


e Qual é o Problema? você acha que quem tem moto grande nao acelera?

amigo se pego uma BR com uma Reta extensa eu acelero mesmo!

ou você acha que ando a 200km de sinal em sinal?

enfim todos acompanharam meus dois acidentes na CB500 e sabem o desfecho da situação!

Como sempre Graças a Deus eu estava CERTO!!!!

se você quer defender essas estatísticas que so difamam os motociclistas e aumenta o DPVAT
Aluga uma casa e vai morar com eles!

Essa semana faço 15 anos que piloto moto e sei oque faço!

BADANHA
13-04-11, 10:41
garanto q no mesmo periodo nao houve nenhum aumento das multas por causa do nao uso das setas

Yuri_RN
13-04-11, 10:47
Como diz o amigo Blaugusto Nego vem com "Mimimi" falar de mim por causa do meu Avatar que acelero a 200km.. ja acelerei a muito mais!

nao tenho pra que esconder nada nem me fazer de santo! hoje acelero muito menos, porem se pego uma BR livre eu acelero mesmo!

Acelero a 200km bem seguro com a moto firme no asfalto e nego de CG,POP,RD querendo andar a 200km ai todo mundo acha lindo!!!

Haaaaaa conta outra!



garanto q no mesmo periodo nao houve nenhum aumento das multas por causa do nao uso das setas


Correto! nunca vi Multa por isso!

iagosoares
13-04-11, 10:51
Ta, ta.. Que bom pra vc que já acelerou muito mais.

Parabéns então =D

cabra de brasilia
13-04-11, 10:55
Graças a essa guerrinha moto coitado X carro malzinho que eu tenho emprego........\o/

Dumbex
13-04-11, 11:02
Graças a essa guerrinha moto coitado X carro malzinho que eu tenho emprego........\o/



kkkkkk tu foi mau agora heim!





Sobre o assunto.

Que seja, não ligo mais pra essas matériazinhas.

Abraço.

Diego.fcs
13-04-11, 11:04
Graças a essa guerrinha moto coitado X carro malzinho que eu tenho emprego........\o/


Pois é, engraçado que é sempre assim, nunca falam do motoqueiro que cruza carros, fura sinal vermelho, sobe em calçada, anda na contramão, anda sem luz atrás pra esconder a placa.

Pode ter certeza que 90% dessa estatística são de caras assim, o resto é porque foi um acidente mesmo.

BADANHA
13-04-11, 11:04
kkkkkk tu foi mau agora heim!





Sobre o assunto.

Que seja, não ligo mais pra essas matériazinhas.

Abraço.


este é o problema, os principais interessados nao dao bola e a coisa continua...

edumrq
13-04-11, 11:07
Pois é, engraçado que é sempre assim, nunca falam do motoqueiro que cruza carros, fura sinal vermelho, sobe em calçada, anda na contramão, anda sem luz atrás pra esconder a placa.

Pode ter certeza que 90% dessa estatística são de caras assim, o resto é porque foi um acidente mesmo.


Assino embaixo
Eu acho é que morre pouco, tem nego que vejo que se cair eu nem paro pra ajudar

Yuri_RN
13-04-11, 11:07
Graças a essa guerrinha moto coitado X carro malzinho que eu tenho emprego........\o/


Cara não é moto coitado e carro Malzinho! o problema que dos dois lados tem um monte de sem noção que compraram
as CNH! e termina matando pai de familia inocente!

Aqui na cidade agora virou moda Playboyzinho metido e $#@%$# morrer tirando racha em carro importado!

e voltando ao assunto Motociclista é Marginalizado pela midia!

uma vez eu tinha uma CG125 Verde e encostei do lado de um carrão no sinal e o cara fechou o vidro com medo!

Falei pra ele "voce acha que vou trocar o prazer de andar na minha moto! por essa carroça?" JAMAIS!

so pra zuar com a cara dele! infelizmente as estatísticas não mostra ao certo sobre os acidentes de moto!

Na qual maioria das vezes condutores de carro nao usam Seta,Buzina e nem Retrovisor!



Pois é, engraçado que é sempre assim, nunca falam do motoqueiro que cruza carros, fura sinal vermelho, sobe em calçada, anda na contramão, anda sem luz atrás pra esconder a placa.

Pode ter certeza que 90% dessa estatística são de caras assim, o resto é porque foi um acidente mesmo.


Mais o menos isso que to querendo explicar nem sempre o motoqueiro tem culpa!

Dumbex
13-04-11, 11:12
este é o problema, os principais interessados nao dao bola e a coisa continua...


Brother.

Me interesso pelo assunto sim.


Eu só quis me referir ao tipo de matéria preconceituosa. Cada uma sempre vem com uma afirmação diferente das outras.

;)

Abraço.

Diego.fcs
13-04-11, 11:16
Eu por muitas vezes já quase mandei muito "cgzeiro" pra essa estatística aí, porque não tenho mais paciência de ficar desviando, dando passagem, freando para num bater, atualmente quero livrar o meu, se o cara fizer cagada, passo por cima e boa, num aguento mais esses troxas dando pau em ruas sem saber andar de moto.

cabra de brasilia
13-04-11, 11:23
Bão como eu trabalho justamente na emergência e pronto socorro de hospital público meio que é verdade que hoje o motociclista é o culpado de todos os problemas sociais.....lembra o ovo no passado lembram? putz era chegar perto de um ovo frito que aparecia um idiota pra dizer que aquilo ali era o maior dos vilão da saúde......

Estou a 7 meses nesse posto de lotação...pelo o menos nos meu plantões só vi 1 motociclista morto e mortes por arma de fogo perdi as contas..........

Grande epidemia mermo que é responsável por tranquilamente 80% dos atendimentos é relacionado ao excesso de peso e estilo de vida sedentário....problemas de pressão alta, diabetes etc etc etc........isso sim soca o hospital.......

Mas que aparece muito motocilcista esfolado na emergência isso aparece...mas também chega muita gente de acidente de carro...principalmente em BR.....

Quanto a correr na BR que está tranquila muito mas muito comum morrer gente desse jeito....eu mesmo já vi vários casos...nêgo tá a 150 km/h no trecho de 80 e pega e sai uma caminhonete dessas entrada de roça e entra na BR...ixi extremamente comum isso também.........

edumrq
13-04-11, 11:24
Eu por muitas vezes já quase mandei muito "cgzeiro" pra essa estatística aí, porque não tenho mais paciência de ficar desviando, dando passagem, freando para num bater, atualmente quero livrar o meu, se o cara fizer cagada, passo por cima e boa, num aguento mais esses troxas dando pau em ruas sem saber andar de moto.


To me identificando muito com voce kkk
To meio de saco cheio com esses *** tambem, neghuinho a 80, 90km/h no corredor, querendo ultrapassar os outros, só de camiseta, ebf/san marino, pneu careca, depois vem falar que morreu é logico que morreu, tava na cara que ia morrer, pelo menos não enche mais o saco de ninguem

SARAIVA
13-04-11, 11:28
cara acho que acidente num tem hora nem local pra acontecer nem tipo de veiculo , eu sou errado andando rapido o yure ta errado e muitos aqui ja errarão tb , yure legal vc ter uma moto bacana e colar o ponteiro acima de 200 ai te pergunto entra um tiozinho na sua frente a 40 km/h tudo bem o cara ta errado andar tão lento numa br mais se vc tivesse a 110 talvez conseguira desviar é tudo muito relativo os cara que num corre hoje correu ontem e assim vai hoje eu ando que nem doido amanha me estrepo todo e num faço mais ou fico com outra cabeça .

concordo que a pesquisa podia destrinchar melhor o assunto pra saber os pqs mais vamo la neh gente ninguem é inocente e qaundo é inocente tb não é vidente pra saber qaundo um pneu vai furar em alta velocidade ou acontecer algo . o nome diz tudo acidente...

Yuri_RN
13-04-11, 12:12
cara acho que acidente num tem hora nem local pra acontecer nem tipo de veiculo , eu sou errado andando rapido o yure ta errado e muitos aqui ja errarão tb , yure legal vc ter uma moto bacana e colar o ponteiro acima de 200 ai te pergunto entra um tiozinho na sua frente a 40 km/h tudo bem o cara ta errado andar tão lento numa br mais se vc tivesse a 110 talvez conseguira desviar é tudo muito relativo os cara que num corre hoje correu ontem e assim vai hoje eu ando que nem doido amanha me estrepo todo e num faço mais ou fico com outra cabeça .

concordo que a pesquisa podia destrinchar melhor o assunto pra saber os pqs mais vamo la neh gente ninguem é inocente e qaundo é inocente tb não é vidente pra saber qaundo um pneu vai furar em alta velocidade ou acontecer algo . o nome diz tudo acidente...


Acima de 200 em uma BR Livre! falei que acelero em uma BR Livre!

Eu sempre colo Punho em BR Duplicada! é uma mão pra quem vai e uma Mão pra quem vem!

nao tem como carro passar na frente! a não os proprios carros que vão aparecer pela frente que estã seguindo viagem

ai viu um carro fica atento! passou é so acelerar denovo!

Nao vou acelerar em qualquer lugar! ja fiz muita besteira e por mim ja deu.. Hoje penso antes de fazer!

ainda faço mais é muito dificil..

olhai a pista que eu acelero!a pista é um tapete e melhor nao tem como carro passar na sua frente!
http://www.wscom.com.br/arqs/arquivos/imagens/normal/201011200913430000002394.jpg

jeanks
13-04-11, 12:25
Mas aí que ta, enquanto não tivermos pequisas das CAUSAS dos acidentes, nunca vamos saber qual o verdadeiro problema.
Eu cansei de ver acidente e a maioria é causada por carros, mas os dois que sofri eu estava errado.
Mas isso é minha realidade, que é diferente de quem mora em SP, Natal, Campinas e por aí vai.

O dia que sair uma pesquisa das causas dos acidentes junto com uma pesquisa de envolvidos, aí sim vão começar a ter noção do problema e como resolver, enquanto isso continua morrendo gente.

Destro
13-04-11, 12:34
To me identificando muito com voce kkk
To meio de saco cheio com esses $#@%$# tambem, neghuinho a 80, 90km/h no corredor, querendo ultrapassar os outros, só de camiseta, ebf/san marino, pneu careca, depois vem falar que morreu é logico que morreu, tava na cara que ia morrer, pelo menos não enche mais o saco de ninguem


:clap:

Nickneo
13-04-11, 13:49
O dia que sair uma pesquisa das causas dos acidentes junto com uma pesquisa de envolvidos, aí sim vão começar a ter noção do problema e como resolver, enquanto isso continua morrendo gente.


IMPRUDÊNCIA e IMPERÍCIA.

Basicamente é isso aí. Se resolve basicamente com educação no geral, educação no trânsito, rigorosidade na cobrança dos deveres e rigorosidade na obtenção da licença de dirigir. O que mais vejo é gente despreparada pilotando e dirigindo à torto por ai.

jmn83
13-04-11, 15:54
Cara que tenta me passar no corredor ou em locais que quase não cabe, me da uma vontade de chutar o infeliz.... ]:)

Se eu filmar 10 minutos a Marginal Pinheiros ou Tiete com certeza vcs vao ver o lado dos Motocilistas Mauzinhos tb!!

edumrq
13-04-11, 16:08
Cara que tenta me passar no corredor ou em locais que quase não cabe, me da uma vontade de chutar o infeliz.... ]:)

Se eu filmar 10 minutos a Marginal Pinheiros ou Tiete com certeza vcs vao ver o lado dos Motocilistas Mauzinhos tb!!


Colega meu foi derrubado por outra moto dentro do corredor, ele estava com a esposa na moto, o cara ultrapassou ele (NO CORREDOR DE 1M DE LARGURA) e a roda traseira da moto do cara bateu na roda dianteira da moto dele, foi ele e a esposa pro chão, ele arrebentou a mão no asfalto e a esposa torceu o pé + uns ralados

Uma vez tava descendo pra praia pela Rod Achieta, ja na descida da serra uma cg me ultrapassa que eu senti alguma coisa bater na minha calça, o desgraçado tem 2 faixas, sei la, uns 7 metros pra passar e o cara encosta em mim

E não é só "cegezeiro" que faz isso não, outro dia na avenida do estado tinha um cara em uma cb 300, de jaqueta riffel, ls2 todo "motociclista" tirando a moto de giro e empurrando os outros no corredor

jmn83
13-04-11, 16:22
É fogo Edu, são caras que pilotam as motos com esse pensamento que queimam todos nós, e ao invés de fazer a sociedade ver a moto como alternativa pro transito, esses caras fazem a sociedade ficar ainda mais na defensiva contra as Motos pq na cabeça deles TODOS sem exceção pilotam dessa maneira marginal e criminosa!


Um abs aos motociclistas/motoqueiros que tentam mudar isso!! ;)

tiago_pimenta
13-04-11, 16:27
Ambos estão errados, tanto os carros que não sinalizam antes de fazer alguma manobra, quanto as motos que acham que por ser menores, mais agéis, podem costurar, cortar os carros. Não tem essa de o carro está 100% certo ou a moto está 100% certo.

Quanto ao Yuri "tentar" colar o ponteiro ( Pq para colar o ponteiro, ele tem que baixar mais 20km/h, 200 ainda está sussa =P ) ele está sendo irresponsável sim, mas está tentando tomar todas as medidas para que não aconteça algum acidente, tentando prevenir, mas se acontecer algo, ele deve está conciênte que ele estava com certa porcentagem de erro também.

Ps. : 500 tem que acelerar mesmo, ela gosta disso :D

edumrq
13-04-11, 17:03
A 200km/h voce esta a 55,55m/s (cinquenta e cinco metros por segundo) o tempo medio de reação do ser humano é de um segundo, ou seja, do instante que voce percebeu que vai dar merd@ até o instante de voce encostar no freio ja se passaram 1 segundo

do instante que voce ve aquele cachorro saindo do meio do mato pra atrevessar a pista até voce encostar no freio ja se foram 55 metros

uma cbr600rr com abs percorre 40m pra frear totalmente a 100km/h, vou chutar que a 200km/h ela percora somente milagrosos 150m

55m de tempo de reação + 150m graças ao abs = era uma vez um cachorro atravessando a BR

Yuri_RN
13-04-11, 17:15
A 200km/h voce esta a 55,55m/s (cinquenta e cinco metros por segundo) o tempo medio de reação do ser humano é de um segundo, ou seja, do instante que voce percebeu que vai dar merd@ até o instante de voce encostar no freio ja se passaram 1 segundo

do instante que voce ve aquele cachorro saindo do meio do mato pra atrevessar a pista até voce encostar no freio ja se foram 55 metros

uma cbr600rr com abs percorre 40m pra frear totalmente a 100km/h, vou chutar que a 200km/h ela percora somente milagrosos 150m

55m de tempo de reação + 150m graças ao abs = era uma vez um cachorro atravessando a BR



Edu essa BR que acelero ela é duplicada e botaram uma espécie de muro de contenção dos lados pra bicho não entrar na pista!

além de ter 4 a 5 Faixas em sentido único ;) e umas retas que chamam a acelerar são retas sem fim!

as curvas são curvas bem abertas, e tem umas curvas mais fechadas mais são poucas!

e eu sei e tenho conhecimento do meu risco, a 200km/h nao tem freio que pare!



Ambos estão errados, tanto os carros que não sinalizam antes de fazer alguma manobra, quanto as motos que acham que por ser menores, mais agéis, podem costurar, cortar os carros. Não tem essa de o carro está 100% certo ou a moto está 100% certo.

Quanto ao Yuri "tentar" colar o ponteiro ( Pq para colar o ponteiro, ele tem que baixar mais 20km/h, 200 ainda está sussa =P ) ele está sendo irresponsável sim, mas está tentando tomar todas as medidas para que não aconteça algum acidente, tentando prevenir, mas se acontecer algo, ele deve está conciênte que ele estava com certa porcentagem de erro também.

Ps. : 500 tem que acelerar mesmo, ela gosta disso :D


Então se acontecer algo ferrou.. enfim procurou ne!

mais tenho consciência de tudo que pode acontecer!

nao colo punho em toda esquina! sempre procuro lugar tranquilo com pouco movimento ou sem movimento!

se vejo que tem muito carro na pista nem rola..

e a CB eu mexi pra isso mesmo pra acelerar!

ja dentro da cidade hoje em dia ando com medo! tem muito louco de carro fazendo merda!

charrinho
13-04-11, 17:27
Enquanto houver vida haverá discordia, guerra, acidentes, mortes, etc.
Enquanto puder andar de moto eu estarei em cima de uma.
Quando me derrubarem levantarei e irei agradecer estar vivo.
Só não dou motivo para me derrubar. Procure nunca equivocar-se.
E pilote com amor a vida, se não tem amor próprio tenha ao menos com a tua família ou a do cara do lado.
Pressa para morrer eu não tenho. Você tem? Então não me leve junto!

É assim que é e é assim que tem que ser.

Diego.fcs
14-04-11, 18:11
To me identificando muito com voce kkk
To meio de saco cheio com esses $#@%$# tambem, neghuinho a 80, 90km/h no corredor, querendo ultrapassar os outros, só de camiseta, ebf/san marino, pneu careca, depois vem falar que morreu é logico que morreu, tava na cara que ia morrer, pelo menos não enche mais o saco de ninguem


Pois é, os caras ficam andando de luz alta mirando no seu retrovisor pra te encher o saco, e acelerando uma merda dum gemoto, aí vc dá passagem e ele num tem motor para andar na sua frente, e fica te travando, aí deita na moto, luz de trás num tem, etc...

Pra mim tem morrido pouco pelas cagadas que vejo, e pelo que conversei recentemente com socorrista do SAMU, 99% dos acidentes de moto é de imprudência do próprio motoqueiro, o outro 1% é de um "normal".

jecastro
17-04-11, 19:43
Não houve aumento real no número de mortes, pois o número de motos aumentou mais de 1000%, logo ocorrem mais acidentes porque tem muito mais motos.

Eduardo_
18-04-11, 13:54
Essa semana faço 15 anos que piloto moto e sei o que faço!


XIIIIII! isso de "eu piloto/dirijo a tantos anos e sei o que eu faço" já deu tanta m£rd@...
meu pai que dirige há mais de 30 anos que o diga...

Não sei quem é pior! Se é o recém habilitado se achando o Valentino Rossi (alias! até com ele as vezes acontece coisas) ou se é os experientes que pilotam a 15000 anos e sabem o que faz...

Espero que esses "que sabem o que fazem" não entrem numa emergência de um hospital todo ferrado por saber o que fazem!

Porcaro
18-04-11, 14:19
Quando comecei pilotar, meu medo eram os carros...

Porém, hoje, São Paulo esta INFESTADA, ABARROTADA, ENTUPIDA de motoqueiros sem noção e suicidas.

Quarta passada estava no corredor da direita na marginal para entrar na saida no va da Aricanduva, um cara desses de camiseta amarrada no pescoço e escapamento boca aberta simplesmente veio da esquerda e jogou a moto na minha frente, para não bater meti a mão no freio dianteiro da YES que ate envergou o manete, travo a roda, resultado: chão.

Dedo indicador imobilizado, apoio de pé e contra peso do guidão tortos e retrovisor moído.

Antes tivesse deixado bater, pelo menos passa por cima desse ***.

Amo motocicleta, mas andar em SP esta desanimando qualquer um.

Yuri_RN
18-04-11, 15:34
XIIIIII! isso de "eu piloto/dirijo a tantos anos e sei o que eu faço" já deu tanta m£rd@...
meu pai que dirige há mais de 30 anos que o diga...

Não sei quem é pior! Se é o recém habilitado se achando o Valentino Rossi (alias! até com ele as vezes acontece coisas) ou se é os experientes que pilotam a 15000 anos e sabem o que faz...

Espero que esses "que sabem o que fazem" não entrem numa emergência de um hospital todo ferrado por saber o que fazem!


XIII Nada!!! Sei Oque Faço sim!

Piloto desde os 14 Anos vivia de loucura nas ruas e aprendi me quebrando todo!

Sei oque é ruim e sei oque é bom! Tenho dois cursos de Pilotagem Esportiva e Defensiva!

Me garanto em cima de uma moto! nao sou desse tipo que compra uma motinha hoje e se acha o Phoda!

ate mesmo porque aprendo a cada dia mais e mais!

Quando você passar a metade do que ja passei ai você vai saber oque estou falando!

Pilotar Motos de 50cc ate 1300cc ja pilotei muitas vezes e nao foi so um passeio! na minha casa tinha uma SRAD 750cc
com 14 anos ja andava nela! como meu pai vendeu a moto então ja era! enfim fui criado Pilotando moto todo dia!

Tenho Orgulho de dizer "Eu Piloto!" pois "Guiar" ate minha Avó Guia!

Aprendi da pior maneira! por muitas vezes me quebrei muito e vi a morte na minha frente! mais aprendi nao aconselho a ninguem
a passar oque eu passei,.

Eduardo_
18-04-11, 18:10
XIII Nada!!! Sei Oque Faço sim!

Piloto desde os 14 Anos vivia de loucura nas ruas e aprendi me quebrando todo!

Sei oque é ruim e sei oque é bom! Tenho dois cursos de Pilotagem Esportiva e Defensiva!

Me garanto em cima de uma moto! nao sou desse tipo que compra uma motinha hoje e se acha o Phoda!

ate mesmo porque aprendo a cada dia mais e mais!

Quando você passar a metade do que ja passei ai você vai saber oque estou falando!

Pilotar Motos de 50cc ate 1300cc ja pilotei muitas vezes e nao foi so um passeio! na minha casa tinha uma SRAD 750cc
com 14 anos ja andava nela! como meu pai vendeu a moto então ja era! enfim fui criado Pilotando moto todo dia!

Tenho Orgulho de dizer "Eu Piloto!" pois "Guiar" ate minha Avó Guia!

Aprendi da pior maneira! por muitas vezes me quebrei muito e vi a morte na minha frente! mais aprendi nao aconselho a ninguem
a passar oque eu passei,.


Pois então tá Casey Stoner :lol:
só toma cuidado com língua! (no caso aqui, com os dedos) :lol: