PDA

Ver Versão Completa : A "maldita" questao da relação!



juhpalaver
15-04-11, 20:10
eu tava procurano por aqui (nem vem blaugusto ja pesquisei)
e realmente NAO INTENDI NADA
uns falam que uma transmissao com mais dentes, a moto tem mais arranque
outros falam que com menos menos dentes, fica com mais arranque
afinal: QUAL DARIA MAIS FINAL? (principalmente na YES que é meu caso)
EU sei que fazendo isso, pra ter UM POUCO mais de final, eu vo perde em ARRANQUE
mais isso nao me importa, ando MUITO em pista todo dia, no minimo 75 km
e to cansado de anda a 90, 100km/h em 9000 rpm...
quero anda mais suave um pouco, e a pista que eu ando, é bem plana, tem umas subidas
que compensam com decidas depois...
alguem poderia me falar a REAL disso ?
qual é a relaçao original da yes, e qual ela andaria em rotaçao mais baixa ?

SydmaaR
15-04-11, 20:15
Também tenho essas dúvidas...

blaugusto
15-04-11, 20:25
Conheçe a imagem???


UHAUHAHHAHUAHUAUHAUHAUHAHUAHUAUHA....


Vou falar direto então:

Pinhão:
Quanto mais dente, mais longa a relação

Coroa:
Quanto mais dente, mais curta a relação

Relação:
Quanto mais longa, maiaior a velocidade final

Velocidade Final:
Quanto mais final, menos arrancada


Massssssssss, meu caro gafanhoto, quanto mais longa a relação menos força a moto tem e menor a velocidade final em alguns casos. ;)

Eu tenho um pinhão com um dente a mais aqui, quer testar??

Quando vou pegar estrada sozinho boto ele, quando com a patroa (97% do tempo) tire ele.

;)

taliban
15-04-11, 20:27
pinhao maior mais final, pinhao menor mais arrancada
coroa maior mais arranque coroa menor mais final

vamos falar rapido antes que apareca o blaugusto com sua querida imagem para preservar seu querido forum.

blaugusto
15-04-11, 20:33
pinhao maior mais final, pinhao menor mais arrancada
coroa maior mais arranque coroa menor mais final

vamos falar rapido antes que apareca o blaugusto com sua querida imagem para preservar seu querido forum.

Rá!!

Cheguei primeiro. E sem dancinha!!!
uheuheuhehuehheueehehuehe...

magrao tk
15-04-11, 20:35
Nunca andou em bicicleta de marcha?

Engrenagens do pedivela = pinhão do motor. Quanto maior + velocidade e mais pesado pra pedalar e vice versa.
Engrenagens da roda = coroa da moto. Quanto maior menos velocidade, mais reduzida e mais leve de pedalar, e vice versa.

Simples, basta comparar.

Caique
15-04-11, 20:36
Rá!!

Cheguei primeiro. E sem dancinha!!!
uheuheuhehuehheueehehuehe...

mas ele explicou melhor :G :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Mansell
15-04-11, 20:38
A moto com relação mais "curta" (pinhão menor e/ou coroa maior) possui uma subida de giro mais rápida e mais força nas arrancadas e subidas dando uma sensação de motor mais esperto. Porém se a moto for muito reduzida, a moto passa a requerer trocas de marcha a todo instante fazendo o piloto perder tempo além de perder em velocidade final.
Uma moto com a relação mais "longa" (pinão maior e/ou corôa menor)ganha velocidade final e a impressão de motor mais "elástico" já que as marchas "rendem" mais


Fonte : http://www.endurohp.eng.br/mecanica/relacao/relacao.html

blaugusto
15-04-11, 20:46
mas ele explicou melhor :G :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Mas a minha explicação foi muito mais completa!!
:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:








#NOT

chiccoli
15-04-11, 20:47
na cidade eu sou a favor do pinhão de 2 dentes a mais..,
(da uma preguisa de trocar a marcha)

ja na a gente faz um teste.., se num rendeu faz o q os engenheiros ficaram 12 meses lah projetanto a moto e ja era.., fika se matando atoa..

eu geralmente ando sozinho(99,998% do tempo), pra mim ainda vira fazer um teste e ver até onde o q ficar melhor..

blaugusto
15-04-11, 20:55
na cidade eu sou a favor do pinhão de 2 dentes a mais..,
(da uma preguisa de trocar a marcha)

ja na a gente faz um teste.., se num rendeu faz o q os engenheiros ficaram 12 meses lah projetanto a moto e ja era.., fika se matando atoa..

eu geralmente ando sozinho(99,998% do tempo), pra mim ainda vira fazer um teste e ver até onde o q ficar melhor..

Na cidade ficou um tesão com 1 dente a mais. Penso seriamente em procurar um com 2 dentes a mais, mas acho que não cabe. 15 cpntos jogados fora são 4 cervejas a menos.

Mansell
15-04-11, 20:59
Na cidade ficou um tesão com 1 dente a mais. Penso seriamente em procurar um com 2 dentes a mais, mas acho que não cabe. 15 cpntos jogados fora são 4 cervejas a menos.


ta explicado a assinatura :G

chiccoli
15-04-11, 21:10
realmente.., mas com 2 dentes a mais fika um tesão pra andar de boa..,

vc pega e vai abrindo o acel devagarzinho.., lembra moto grande.., relação longa..

orig= 1ª, 2ª, 3ª, 4ª, 5ª..

2 dentes a mais 1ª...., 2ª............................, 3ª................................................ ......................................, 4ª e 5ª só pra manter a economia..
46km/l com regulagem do carbura pra economia, porém enrolando o cabo todo dia..

mas se vc tiver com pressa e for usar giro alto vc não usa mais do q 3ª na cidade.., ja vai tah a 90, 100..

Piccoli
15-04-11, 21:18
Pelo menos na Intruder 125, 15 dentes é o limite. Se passar disso, a corrente vai mastigar a fiação do indicador de marchas.
A relação original da minha Intruder 2006 é pinhão 14, coroa 43. Mas eu fiz alguns testes:
- pinhão 14, coroa 41: motor gira um pouco mais baixo na mesma velocidade original, perde levemente na arrancada mas lá pelos 80 Km/h a gente nota que o motor está berrando menos. As marchas ficam bem esticadas, o motor demora mais para desenvolver.
- pinhão 15, coroa 43: motor gira ainda mais baixo, a uns 80 Km/h, a rotação está cerca de 500 RPM a menos que o original. Com essa combinação, a moto demora para "encher" o motor, mas ela roda bem mais suave.
No final das contas, essa leve demora do motor em "encher" e alguma perda de torque, é compensada pela suavidade em rodar, a gente tem até a impressão que a vibração diminui.
E na estrada se mantiver de 80 a 100 Km/h, fica bem legal de andar.
Esse comportamento do motor vale também para a Yes.

Se você tem muitos morros na sua cidade ou leva constantemente garupa, fique com a relação original. Se roda sozinho e não se importa do motor demorar um pouquinho para desenvolver, coloque a relação mais longa (pinhão 15 ou coroa 41).
O pinhão 15 tem na concessionária e custa uns 15 pilas. A coroa 41 eu encomendei com a VAZ numa época que não se achava pinhão 15 (R$ 44 entregue por Sedex em casa).
Só confira antes o número de dentes do pinhão e coroa da sua moto porque teve ano que a J. Toledo largou Intruder já com pinhão 15. Se não me engano foi a Intruder a partir de 2008 com carburador VM22. Acho que Yes também deve ter com pinhão 15.
Mas vou dar uma dica: nem gastem em coroa, comprem pinhão com um dente a mais e testem a moto rodando pelo menos uns 200 Km, inclusive em estrada. Se agradar, ótimo. Se não gostar, você fez um teste gastando só 15 reais.
Além disso, você não imagina o perrengue que é trocar uma coroa, afrouxa corrente e tira para o lado, tira roda, tira coroa, bota coroa nova, difícil de encaixar, depois monta roda. DEUZOLIVRE! Melhor afrouxar a corrente, trocar o pinhão e reajustar a corrente sem tirar a roda do lugar. Troca de pinhão é mais barato, mais fácil, menos graxaria nas mãos.

magrao tk
15-04-11, 21:25
realmente.., mas com 2 dentes a mais fika um tesão pra andar de boa..,

vc pega e vai abrindo o acel devagarzinho.., lembra moto grande.., relação longa..

orig= 1ª, 2ª, 3ª, 4ª, 5ª..

2 dentes a mais 1ª...., 2ª............................, 3ª................................................ ......................................, 4ª e 5ª só pra manter a economia..
46km/l com regulagem do carbura pra economia, porém enrolando o cabo todo dia..

mas se vc tiver com pressa e for usar giro alto vc não usa mais do q 3ª na cidade.., ja vai tah a 90, 100..


Pra quem anda na cidade, sozinho, pesa pouco e pega pouca rampa ou subida forte, é show de bola! 5ª pra usar o motor em baixa rpm, só mantendo a velocidade.

Eu uso pinhão com um dente a mais. Morro de vontade de alongar ainda mais, só não faço isso porque a rampa da garagem aqui é muito forte. Pra arrancar assim todo o dia minha embreagem vai pro pau logo logo.

chiccoli
15-04-11, 21:30
pois é.., manter 5ª só depois dos 80.., se não o motor ñ tem força..

mas a embreagem fika normal, depois q engato larga ela lah que dali num sai..

é só sair em baixo giro, .., esperra engatar legal, e depois vai enchendo o motor, num tem nada demais..,

mas pra sair em sinaleiro, com 2 na moto, ainda mais se forem acima de 100kg cada um.., a moto sofre.. kkk

SydmaaR
15-04-11, 21:36
Hum, faz sentido magrão
vou testar na minha motoca :D

viniSM
15-04-11, 22:16
com essa discussão me dá uma vontade de alongar a relação da brosita botando uma coroa da Lander(46 dentes) pois uso mais a moto pra viajar mas porém lembro de quando preciso dar uma saída "forte" a Bros corresponde, vou fazer esse teste quanto tiver tempo($) sobrando :P


EDIT: aproveitando, a coroa da NX/XR 200 (48dentes) tem que mandar refurar pra botar na Bros?

Luquinhav8
15-04-11, 22:34
Só uma perguntinha básica!
AS titans 150 2007 sairam de fabrica com pinhão de quantos dentes?
na minha tian tem um pinhão de 17 dentes,e não sei se é o original.

jpedro91
15-04-11, 22:47
Eu ja ia explicar de um jeito técnico, mas a melhor explicação foi essa(com uma simples correção):


Conheçe a imagem???
Vou falar direto então:

Pinhão:
Quanto mais dente, mais longa a relação

Coroa:
Quanto mais dente, menos longa a relação

Relação:
Quanto mais longa, maiaior a velocidade final

Relação:
Quanto menos longa, menos arrancada





relação:
calcular : coroa dividido pelo pinhão = coroa/pinhão => (exemplo tornado) => 38(numeros de dentes da coroa) / 13(numero de dentes do pinhão) = 2,923

edumrq
15-04-11, 23:49
No site da riffel tem uma tabela pra calculo da relação voce coloca o tamanho do pinhão, o tamanhi da coroa e ele indica se é uma relação pra força ou pra final

http://www.riffel.com.br/pecas/produtos/tabela-relacao#content

uma dica galera experimente, comprem o pinhão mais vagabubdo so pra pra testar, a moto é sua, quem usa são voces, nem sempre o que é bom pra mim é bom pra voces

chriskopsch
16-04-11, 00:22
Só uma perguntinha básica!
AS titans 150 2007 sairam de fabrica com pinhão de quantos dentes?
na minha tian tem um pinhão de 17 dentes,e não sei se é o original.


Acho que todas as Titans vem com pinhão de 16 dentes.

Ivan RJ
16-04-11, 01:30
juhpalaver, vamos finalizar:
Na Yes eu estou usando, aprovou para andar na rua e na estrada o pinhão de 15 dentes, nosso irmão Destro está usando o pinhão de 16 dentes na intruder e também ficou perfeito.
Telefone para a Vaz que mandam para a sua casa, tel: 0800 144446 - Fale com Adriana, dizer o nº de dentes e a marca da moto. Essa foi a única forma que conseguimos comprar o pinhão por um bom preço, visto que estava em falta aqui no Rio.
Um grande abraço a todos os irmãos.

Um

marcelofreitas
16-04-11, 15:07
achei que a sua duvida era sobre marcas! shuahsuha

gogoboy
16-04-11, 21:58
Nunca andou em bicicleta de marcha?


pois é kkkkkkkkkkkk


povo mundo da lua, é só lembrar de uma bicicleta viu rsrs


ou nunca andaram de bicicleta (e aí nem deveriam andar de moto) ou viajam demais na maionese pra achar que moto seria diferente de bicicleta

juhpalaver
16-04-11, 22:02
qntos rpm tu dava de bike?
:G

chiccoli
16-04-11, 22:21
qntos rpm tu dava de bike?
:G


o computador de borbo nunc acusou mais do q 140..
a velocidade lah embaixo, em 1ª marcha..

engraçado q vai subindo velocidade e marcha o rpm pra 30, 25..

reyboy_fan
16-04-11, 22:22
qntos rpm tu dava de bike?
:G



euri/


eu ando a 100rpm em média qnd to no embalo sobe mais qnd pego uma subina forte cai pra uns 30 :lol: :lol:

gogoboy
16-04-11, 22:28
po nem precisa correr muito de bike pra saber que, aumentando a coroa dela, você vai pedalar mais e ela andar menos, e aumentando o pinhão, você vai pedalar menos e ela vai andar mais


to achando que um pessoal aí matou aula no colégio kkkkkkkkkk

chiccoli
16-04-11, 22:33
matar aula é o de menos..,
eu repiti o 1º ano pq vivia matando aula..

mas é só acompanhar a lógica,
são contas simples de fisica.

mdorigon
17-04-11, 10:26
Bem, na minha yes eu uso pinhão 15. Depois que dei uma leve fuçada no motor, andei um tempo com o 14 e depois coloquei o 15. Não ficou ruim, com o 14 subia muito rapido o giro, mas agora o 15 ta de boa, mas coloquei mesmo pra derrubar o giro. Com um dente a mais no pinhão é equivalente a colocar uma coroa de 3 dentes a menos mais ou menos. Em fim, eu gostei, mas sei de uma coisa...com o 15 eu naum chego mais facilmente em 12 mil giros em quinta como fazia com o 14... mas isso tb não é uma necessidade. :)

juhpalaver
17-04-11, 21:56
Bem, na minha yes eu uso pinhão 15. Depois que dei uma leve fuçada no motor, andei um tempo com o 14 e depois coloquei o 15. Não ficou ruim, com o 14 subia muito rapido o giro, mas agora o 15 ta de boa, mas coloquei mesmo pra derrubar o giro. Com um dente a mais no pinhão é equivalente a colocar uma coroa de 3 dentes a menos mais ou menos. Em fim, eu gostei, mas sei de uma coisa...com o 15 eu naum chego mais facilmente em 12 mil giros em quinta como fazia com o 14... mas isso tb não é uma necessidade. :)


veeeeeeeeeeeeio
e eu chego nos 10000 rpm na descida e tiro a mão com dó da moto!
hIaohUIahUIHauiHIOAUhUIHAuiHUIAhUIAHuiHUIAhUIHAHUa ha
vo manda um pinhão 15 e vê o resultado

blaugusto
17-04-11, 22:10
veeeeeeeeeeeeio
e eu chego nos 10000 rpm na descida e tiro a mão com dó da moto!
hIaohUIahUIHauiHIOAUhUIHAuiHUIAhUIAHuiHUIAhUIHAHUa ha
vo manda um pinhão 15 e vê o resultado

Eu tb tiro. Sem contar que vibra demais da conta. uheuhehhehehuehue...

juhpalaver
17-04-11, 23:11
foi oq nois comento aquele dia em salto
passo dos 9000rpm viiiiiibra que é o cao de zorba

Diego.fcs
20-04-11, 16:07
Minha bolinha tá com câmbio 5 marchas e relação 14x38. Quinta marcha somente em ladeiras mesmo, mas para andar na cidade fica bacana, o problema é quando vc entra em pista que só pega subidinhas, aí a moto num embala, enquanto num pegar uma descidinha pra tomar um fôlego ela fica amarrada, mas quando pega também num tem 150cc que fique junto.