PDA

Ver Versão Completa : alivio de volante?



NEUDSON
08-12-05, 06:59
pessoal como todos sabem segunda encosto a vovó pra faze um upgrade no motor(e algumas partes de estetica) - gostaria de aliviar o volante dela porém não sei a forma nem qto aliviar alguem poderia me ajudar (meu mec tem receiio de faze isso e os caras que já sabem aqui cobram o zoio da cara)

alguem tem ideia do q faze?

(vai ta assim o - cg 1982 5m pist de strada, valvula calçada, taxada pro alcool, dutos polidos, comando mexido, escape ml stralador roncar, bura original abertão)

RIBEIRAO PRETO
08-12-05, 11:47
ola amigo, não fica bom aliviar não, vc vai jogar dinheiro fora, a unica coisa que muda é de saida,pois de final fica muito ruim.
estou dizendo pq ja fiz na minha e joguei dinheiro fora,depois tive que comprar outro e por no lugar.

valeu

ReNgaf
08-12-05, 12:04
Tem uma cara aqui na city que alivio da turuna dele, ele falou que tinha entorno de 3kg o volante dele e ele alivio para 1,5kg....se é verdade não sei...a turuna ta voando baixo, dando em torno de 140km/h nos 200m....

NEUDSON
08-12-05, 13:02
nossssaaaa metade do peso mas em reta e descida né?tem ideia de subida como fica?

pppocos
08-12-05, 14:30
se for bem feito melhora o desemepnho sim...

vc pensa em balancear as peças moveis do motor pra girar uns 13, 14 mil rpm? hehehe

jecastro
08-12-05, 14:35
Vai ficar um lixo para o dia a dia, a moto vai ficar apagando atoa na lenta por falta de peso(inércia) no volante para completar a volta, a vibração vai aumentar, vai faltar torque nas subidas, isto é feito apenas para motos de arrancada ou de cross que ficam acelerando o tempo todo.

NEUDSON
08-12-05, 15:00
se for bem feito melhora o desemepnho sim...

vc pensa em balancear as peças moveis do motor pra girar uns 13, 14 mil rpm? hehehe

NAUM EXATAMENTE PIPOCOS VAI MAI COMO O JECASTRO TA FALANDO É MAIS PRO DIA A DIA DE SE FOR BALANCEAR VAII MUITO$$$$

FabricioFabuloso
08-12-05, 15:31
Hahahaah naum sabia q dava pra fazer esse tipo d preparação... o q o jecastro disse faz sentido... acho q sem aceleração vai morrer toda hora... tem q jogar a lenta la em cima...

Abraços

brakerpepi
08-12-05, 18:57
num vira fazer isso nao, vai passar raiva com a motoca

Henrique D.
08-12-05, 21:58
calma, vamos por parte, tudo depende do que você vai fazer em termos de preparação...

uma YBR que é 125cc tem volante com peso igual a 2,5km
uma strada que é 200 cc pesa muito menos

por que?? por que volante pesado melhora a ARRANCADA e piora o FINAL
e a YBR por ser 125 tem pouca força na largada por isso o volante é pesado..

volante pesado, prós: melhora a arrancada, fica bom pra andar em baixa, não deixa o motor cair de giro fácil, da mais "coice" na troca de marchas
contras: subida de giro lenta, limita altos regimes de rotação

volante leve, prós: subida rápida de giro, melhora o desempenho na descida, não limita tanto o giro
contras: perda de inércia na troca de marchas, fraquesa na arrancada (tem que arrancar só em alta) queda de giro na subida (se deixar a moto morrer tem que baixar marcha) e por aí vai

em motos 2 tempos quanto mais leve o volante melhor, por que????
por que motos 2 tempos SÓ ANDAM BEM EM ALTA e na baixa são muito fracas, tem volante de competição pesando 400g pra motos 2 tempos

moto 4 tempos é diferente, ela não gira 15mil rpm, então ela decai fácil de giro...
o limite pra você aliviar o volante é de *** 10 a 15%*** do seu peso original, assim eu te garanto ,você vai ganhar desempenho que vai constar a perda de força em baixa, que com certesa será pouca afinal você vai colocar o pistão da 200 e com isso ela vai ficar com bastante força pra evitar as decaídas de giro

resumindo: volante leve sobe e desce rápido o giro, volante pesado sobe e desce devagar o giro

pega um pneu de carro, rola ele com força, e manda um amigo seu segurar do outro lado (vai ser fácil rolar e parar o pneu)
depois pega um pneu de caminhão, e faz a mesma coisa (vai ser difícil rolar e fazer parar) :D :D :D

a forma ede aliviar é sempre por fora dele, evitando tornear os rebites e sempre de forma balanceada senão ele entorta ou até quebra.
eu já aliviei 230g de um volante de ybr que pesa 2,5kg e ficou muito boa, mas o motor era 136cc, tinha força em baixa :drool:

Abraço

NEUDSON
09-12-05, 06:52
BLZ HENRIQUE VALEW MUIIIIIIIIITO INSTRUTIVO

Drumerwhite
09-12-05, 12:05
calma, vamos por parte, tudo depende do que você vai fazer em termos de preparação...

uma YBR que é 125cc tem volante com peso igual a 2,5km
uma strada que é 200 cc pesa muito menos

por que?? por que volante pesado melhora a ARRANCADA e piora o FINAL
e a YBR por ser 125 tem pouca força na largada por isso o volante é pesado..

volante pesado, prós: melhora a arrancada, fica bom pra andar em baixa, não deixa o motor cair de giro fácil, da mais "coice" na troca de marchas
contras: subida de giro lenta, limita altos regimes de rotação

volante leve, prós: subida rápida de giro, melhora o desempenho na descida, não limita tanto o giro
contras: perda de inércia na troca de marchas, fraquesa na arrancada (tem que arrancar só em alta) queda de giro na subida (se deixar a moto morrer tem que baixar marcha) e por aí vai

em motos 2 tempos quanto mais leve o volante melhor, por que????
por que motos 2 tempos SÓ ANDAM BEM EM ALTA e na baixa são muito fracas, tem volante de competição pesando 400g pra motos 2 tempos

moto 4 tempos é diferente, ela não gira 15mil rpm, então ela decai fácil de giro...
o limite pra você aliviar o volante é de *** 10 a 15%*** do seu peso original, assim eu te garanto ,você vai ganhar desempenho que vai constar a perda de força em baixa, que com certesa será pouca afinal você vai colocar o pistão da 200 e com isso ela vai ficar com bastante força pra evitar as decaídas de giro

resumindo: volante leve sobe e desce rápido o giro, volante pesado sobe e desce devagar o giro

pega um pneu de carro, rola ele com força, e manda um amigo seu segurar do outro lado (vai ser fácil rolar e parar o pneu)
depois pega um pneu de caminhão, e faz a mesma coisa (vai ser difícil rolar e fazer parar) :D :D :D

a forma ede aliviar é sempre por fora dele, evitando tornear os rebites e sempre de forma balanceada senão ele entorta ou até quebra.
eu já aliviei 230g de um volante de ybr que pesa 2,5kg e ficou muito boa, mas o motor era 136cc, tinha força em baixa :drool:

Abraço

to ligado nessa do volante da YBR ser pesadão... por isso que ela e ruimzinha de final.. mas se aliviar o motor num vai fica vibrando..?... e outra quanto vc aliviou da sua? podia fazer um dezenho pra nois explicando onde é melhor aliviar?... (desculpa ae minha xatice.. heheh)...

loucura
09-12-05, 16:23
:D o que é um volante?? :D seria o contra peso que fica no virabrequim?