PDA

Ver Versão Completa : Câmbio seco e duro



diego_fernandes05
18-04-11, 22:39
Então pessoal.. queria ajuda de vocês... minha moto tem ficado cada dia mais com o câmbio mais seco e duro... já usei várias marcas de óleo (mas sempre na mesma viscosidade)... já coloquei aquele B12 pra moto... mas não adianta.. já fiz trocas a cada 1000km, a cada 2000km, a cada 3000km... e não muda.. o câmbio vai ficando duro e seco e o neutro mais difícil de achar... quando troco o óleo fica perfeita, até uns 100km ... a moto tá com 26mil km, será que tá na hora de trocar alguma coisa no motor? não entendo muito.. sei lá, algo que já esteja gasto por causa do tempo...

Sei que já falaram e tem material sobre isso no fórum, mas pro meu caso, eu não achei nada.. alguém pode dar um help??

Stone
18-04-11, 22:46
Isso acontece só com a moto ligada?

diego_fernandes05
18-04-11, 22:49
Isso acontece só com a moto ligada?


Não fiz muitos testes.. mas já tentei engatar ela ou desengatar, desligada e quase sempre fria.. precisava de força no pé!

As pancadas maiores são próximo ao neutro.. depois da 3 o pedal ainda fica seco, mas não tão duro... agora quando engato 1, 2, 3... as vezes dá uma pancada que eu acho que tô rachando alguma coisa!!

bruno almeida
18-04-11, 22:50
sinceramente,tenho uma cg 150 e em todas as outras que já andei posso te afirmar que a CG 150 tem o melhor cambio de moto de todos os tempos :OK:
e num to exagerando não

diego_fernandes05
18-04-11, 22:53
sinceramente,tenho uma cg 150 e em todas as outras que já andei posso te afirmar que a CG 150 tem o melhor cambio de moto de todos os tempos :OK:
e num to exagerando não


A minha tem ficado assim ultimamente.. quando comprei e por muito tempo depois, era sussa... de uns 8 ~6 meses que está ficando assim... por isso chego a pensar que tá na hora de trocar alguma coisa no motor, disco de embreagem.. sei lá...

Stone
18-04-11, 22:55
Aí teria que ver se é só com ela ligada, se for provavelmete é a embreagem, se não pode ser o posicionador das marchas, mas é coisa bem simples

diego_fernandes05
18-04-11, 22:58
Aí teria que ver se é só com ela ligada, se for provavelmete é a embreagem, se não pode ser o posicionador das marchas, mas é coisa bem simples


O que eu faço então? eu deixo ela sempre no neutro... amanhã quando for ligar, eu engato a 1 com ela desligada, ou tento engatar 1..2..3.. e até onde eu conseguir? o intuito é ver se fica seca e dura da mesma forma quando estou andando??

Rodolfo Henrique
18-04-11, 22:58
a minha ta desse jeito a um tempo atras era so trocar o oleo que o cambio ficava uma maravilha

mas d eum tempo pra ca o cambio ta duro ate com oleo novo...
nao sei se é a manete de embreagem mal regulada que nao ta apertando direito mas acho que nao

vo levar no mecanico pra ver
a
cada troca de marcha vc ouve o estralo da marcha entrando e o cambio duro

bruno almeida
18-04-11, 23:01
o stone disse tudo,Pode ser a embreagem(campana com sulcos ou/e separadores empenados)mas acho dificil pois a embreagem da 150 é bem resistente ou a molinha do posicionador de marchas que costuma quebrar e deixar o pedal uma droga

diego_fernandes05
18-04-11, 23:04
E caso seja essa problema no pedal... é fácil arrumar? será que eu mesmo consigo??

Já fiz algumas manutenções básicas nela e me saí bem... mas caso seja complicadinho... mando pra oficina já falando o que tem que fazer

bruno almeida
18-04-11, 23:09
não é complicado não,mas te aconselho a levar em um um mecanico de confiança(se é que existe isso) ]:)
mas tente lubrificar o cabo e regulá-lo em uma posição intermediária,náo muito alto nem muito baixo e ve c melhora

diego_fernandes05
18-04-11, 23:14
não é complicado não,mas te aconselho a levar em um um mecanico de confiança(se é que existe isso) ]:)
mas tente lubrificar o cabo e regulá-lo em uma posição intermediária,náo muito alto nem muito baixo e ve c melhora


Também já fiz isso... sem sucesso :s

bruno almeida
18-04-11, 23:20
a sua solução é procurar um cara que regula válvula no zóio,especifica a qualidade de um lubrificante com os dedos e aperta um parafuso até espanar
ou seja um mexanico ]:) ]:)

Stone
18-04-11, 23:25
O que eu faço então? eu deixo ela sempre no neutro... amanhã quando for ligar, eu engato a 1 com ela desligada, ou tento engatar 1..2..3.. e até onde eu conseguir? o intuito é ver se fica seca e dura da mesma forma quando estou andando??

Vai dando uns empurrãozinhos na moto e engata todas as marchas, e depois faça com ela ligada, andando normal pra ver se dá diferença, preste atenção na hora de colocar o N com ela desligada e ligada

chiccoli
19-04-11, 01:41
use o oleo recomendado no manual..,
vc usa a embreagem baixa, ou alta ? a maioria das vezes é isso..

leozin
19-04-11, 08:59
isso pode ser varias coisas , disco de embreagem , plator da embreagem , embreagem baixa , estrelinha da marcha , mas leva ela até uma concessionaria autorizada e pede pra eles darem uma olhada.
falow...

tatocross
19-04-11, 09:05
Amigo, pode ser até óbvio, mais as vezes esquecemos... mas, já testou com a embreagem mais alta???

Nickneo
19-04-11, 15:12
A minha bros está mais ou menos assim como você falou. As vezes incomoda, mas não vou mexer nisso não, deixa pra lá, por enquanto.

diego_fernandes05
19-04-11, 19:12
Bom.. seguinte... fiz o teste que o Stone disse... fica mais duro ainda o câmbio quando ela tá desligada...

O óleo, é o que o manuel manda, porém já testei de várias marcas, não adianta... a embreagem eu tento deixar a mais próxima de como ela veio, ou seja, com uns 15~20mm de folga, e aperto a embreagem até encostar no guidão...

Hoje eu comprei um cabo de embreagem novo, pois uso o guidão da Sport (que é mais baixo), e agora não fica "sobrando" cabo, mas não sei se é isso... pois em 4 ou 5ª o câmbio não fica tão ruim, já nas outras, é horrivel... e também já havia trocado o guidão há tempos, e depois disso as marchas ainda ficavam normais, não como estão agora...

speedFan
19-04-11, 20:13
Cara estou com o mesmo problema com minha moto já não sei mais o que fazer parece que não faz sentido a minha tem 24..km será que a embreagem foi para o $#$#%?