PDA

Ver Versão Completa : Aferição de Velocimetro - DUAS RODAS -



RIBEIRAO PRETO
08-12-05, 11:14
Velocidade Real 60km

fan yes ybr max eko
65 63 65 65 66
______________________________________
Velocidade Real 80 km

fan yes ybr max eko
87 85 88 86 85
______________________________________
Vel.Maxima

fan yes ybr max eko
111 109,1 110 107 111
__________________________________________________ ___________

Lembrando que o desempenho dessas motos depende muito do peso do piloto,a Ana Lima campeã de 125 cc, fez o teste, com ela a fan chegou a 111km real, e a mesma moto com um piloto de teste mais pesado, ela chegou somente a 101km.

vou deixar para o pessoal dizer o que acharam.

valeu

wqmartins
08-12-05, 11:23
pelos meus cáuculos ( grandes cáuculos hehehhe) a YBR Mente mais.... to certo ?

NEUDSON
08-12-05, 11:50
YAMAHA MENTIROSA HEHEHEH AS OTRA TBEM MAS NEM TANTO AUAHUAHAUHA

Frey
08-12-05, 11:53
E a yes mente menos...

Mas isso é assim mesmo. No dia que alguém inventar um sitema de medidas que não minta já tá com um Nobel na mão.

ReNgaf
08-12-05, 12:02
Mas sera que os caras fazem isso por gosto ou isso é uma margem de erro do velocimentro????

dvd
08-12-05, 12:12
Pior jow a y é mais mentirosa, pior que varia pra caramba né? velocím. 60 eq.60e pouco v-80 eq 80e poucos vel max painel 130/140 na real vc ta uns 110 ou pouca mais, realmente não da pra confiar :0_0:

Frey
08-12-05, 12:17
Não tem gosto ou mau gosto...

Todo, sem excessão, essa é uma regra que não tem excessão, todo instrumento de medição apresenta erro, o velocímetro da moto tem erro, o GPS da NASA tem erro, a balança que pesa o teu almoço no restaurante tem erro

Em metrologia vc tem dois tipos de erros de medição, os aleatórios, que apresentam uma distribuição em torno do valor real que a gente chama de normal, e ainda temos os erros sistemáticos, que quando conhecidos podem ser descontados do valor apresentado pelo instrumento.

O velocímetro apresenta com certeza estas duas parcelas, mas a mais fácil de pegar é o sistemático, é fácil, vc vai lá em vem em velocidade real de por exemplo 80 (medidos com um instrumento mais preciso do que o velocimetro da moto, com resolução pelo menos uma ordem de grandeza maior, ou seja, se o velocímetro mede de 5 em 5, vc tem que medir para considerar a real com um instrumento que indique variações de 0,5km/h) e faz digamos 10 mediçoes, aí vc vai ver no da moto, passando 10 vezes a 80 reais, digamos

83
86
84
82
85
85
86
87
83
84
Aí vcs perguntam, ahh, mas se mede de 5 em 5 o da moto como vc me vem com medidas de 83 e 87 por exemplo, isso dá pra estimar olhando no velocímetro, todo mundo sabe.

isso dá uma média de 84,5. Ou seja, agora, para a faixa de medição de 80km/h vc pode descontar 4,5 km/h que vc já vai estar mais perto da verdade, ainda tem o erro aleatório, mas esse é bem mais difícil pegar e tem que fazer outras contas, aí entram desvios padrões, erros quadráticos e por aí a fora.

Vcs tem que notar que o erro de velocímetros é sempre pra mais né, isso tem uma certa parcela de intenção dos fabricantes, pra ajudar por exemplo os manos que gostam de passar em radares na velociadade exata permitida.

Se alguém não acreditar no que eu escrevi é só falar que eu tenho alguns livros de metrologia e estatística aqui. Indico alguns numa boa.

Abraço

dvd
08-12-05, 12:34
esclarecidíssimo. Valew Frey. Mas realmente não tem como calcular a vel. exata sempre vai ter uma certa margem de erro.

MarciON
08-12-05, 13:22
e pq será q eles fazem os velocímetros pra mentirem tanto na final??
pois nas outras velocidades até q a margem de erro ta pequena

Frey
08-12-05, 13:27
é pq o erro não é linear, tende a aumentar pro fim da escala, isso é por causa da característica construtiva do sistema, com cabo rotativo, mola de cabelo e tals....é normal pro fim da escala a coisa aumentar

clark
08-12-05, 13:29
Sei la veio vai entende isso e também pode variar de moto pra moto se vc colocar duas YBR pra aferir o velocimetro das duas nunca vai marcar a mesma velocidade e assim aconteceria com qualquer modelo não da pra confiar nos intrumentos!

Frey
08-12-05, 13:40
Sei la veio vai entende isso e também pode variar de moto pra moto se vc colocar duas YBR pra aferir o velocimetro das duas nunca vai marcar a mesma velocidade e assim aconteceria com qualquer modelo não da pra confiar nos intrumentos!

isso mesmo...

jecastro
08-12-05, 13:53
Para saber a velocidade exata que sua moto esta andando é so manter o velocímetro numa mesma posição entre duas placas de kilometragem na estrada, destas pequenas que tem no acostamente maracando Km 1, Km 2... Km 27 e medir o tempo em segundos para percorrer um Km. Depois pega-se e aplica-se a formula V=1/(t*0,0002777777777778).

Frey
08-12-05, 14:08
Eu acho que é meio complicado isso Jecastro, não pelo método, que é o mais fácil e simples, mas pelas placas, eu simplesmente não confio que entre duas placas tem 1km. Eu marcaria no chão um intervalo de 100 ou 200m, com uma trena, e sairia com alguém na garupa que marcaria o tempo pra percorrer tal percurso.

Vale lembrar que aí estamos calulando velocidade média.

jecastro
08-12-05, 15:23
O cara também pode fazer o seguinte, quando ver um policial com radar é só acelerar ate uns 120 km/h no painel e ver qual a velocidade vai vir impressa na multa. ]:)

Fusquero
08-12-05, 15:33
qual a velocidade máxima que marca no painel de uma fan por exemplo....

FabricioFabuloso
08-12-05, 15:39
O jecastro... a solução eh boa mas eh mt salgada naum eh naum heheheheh prefiro acreditar no painel hehehehe

Frey tu naum matava as aulas de metrologia neh heheheheh ta manjando tudo...

Abraços

francescotorres
08-12-05, 21:09
Cara, valeu pela DICA!!!

Celso Pin
08-12-05, 23:59
falha nossa!

Celso Pin
09-12-05, 00:03
frey,

excelente explicação. entretanto teu método de 100 ou 200 metros não é melhor do que o quilometro... lembra, quanto menor a escala maior o erro...

e o quilometro nem nem precisa de fórmula, é só comprar um cronógrafo com escala de velocidade (igual ao meu velho citizen dos anos 80 também...) que cronometrando o km ele jádá a velocidade direto (antes do radar era assim que os guardas te pegavam na descidona...) pode ver as peuqenas faixas amarelas na estrada... 500 metros entre elas...

olha o cebolão aí...

de resto, os ponteiros não marcam direito por vários motivos:
1. medidores precisos custam caro... medidores tabajara são beeeeem mais baratos...
2. Segurança... Não se esqueçam, o Brasil é o campeão de mortes (e acidentes) de trânsito (mesmo não tendoa maior frota)... logo, se o velocimetro é impreciso e vai errar, jaguemos o erro para cima...
3. marketing... as 125 não dão mais que 110.... mas ninguém compra se o velocimetro não marcar 140... e o pior... tem gente que acha que ja deu 140...

eu uso o gps... por maior que seja o erro, é desprezível quando se trata das velocidades ridículas de nossas 125 ( a minha inclusive, que tem o mesmo motor da yes e marca 120 de máxima)

no GPS a 100 e 60 esses foram os resultados...

Frey
09-12-05, 08:34
Opa, legal as medições aí!

Eu tb acho que 1 km é mais fácil. O problema é confiar na distância entre as placas...acho muito fácil haver um erro de 100m pra mais ou pra menos.

fernanet
09-12-05, 09:49
é pq o erro não é linear, tende a aumentar pro fim da escala, isso é por causa da característica construtiva do sistema, com cabo rotativo, mola de cabelo e tals....é normal pro fim da escala a coisa aumentar

Lembrando tb q tem o erro pela histerese do sistema, tipo o velocimetro na aceleração marca uma velocidade, na freiada vai demorar um pokinho a mais pra voltar pra 0 km (trocando em miudos). Matematicamente qndo uma curva vai por uma grafico e volta diferente xama histerese.