PDA

Ver Versão Completa : óleo 2T em motor 4T, mito ou verdades?



marcelofreitas
24-04-11, 10:28
bem galera a muitos anos sempre tenho visto aqui alguns conselhos que um tampinha de vez enquando de óleo 2T no tanque duma 4T é bom, mas essa teoria se baseia em que ???

#funcinaria igual ao militec sendo absorvido pelas partes metalicas?

#funcionaria apenas reforçando a lubrificação do cilindro, pistaum, bura, valvulas e etc?

#causaria carbonização em excesso?

#é apenas uma lenda?



se alguem ja estiver feito a experiencia de utilizar o procedimento e depois ter aberto o motor conta ai pra gente se funcionou!

marcelofreitas
24-04-11, 10:30
achei uma discussão boa sobre o assunto:

http://www.forumxt600.com.br/forum/viewtopic.php?t=2248&postdays=0&postorder=asc&start=0

Yuri_RN
24-04-11, 10:35
Eu vou fazer na CB vou ter uma CB 2T kkkkkkkkkk zueira!

eu usava Óleo de Rícino na Tornado depois que preparei.

Paulo cezar
24-04-11, 10:58
ja usei isso na oficina com outra finalidade tem uns postos por aki q tem combustível de péssima qualidade
de ves enquando chega auquem dizendo q o acelerador ta enroscando isso e um problema principalmente em motos com embreagem no pe
dai confere cabo roldana ta ok quando ve no pistonete tem uma borra nele parece cola , so a limpeza nao resolve pois ele aparece de novo
porq tem algo na gasolina misturado
dai colokando um pouco de oleo no tanque ela para de enroscar
parece besteira + da serto !!!!!!

XING LING
24-04-11, 13:08
Se for para lubrificar bura e válvulas coloca óleo de rícino que não carboniza o motor, se vc colocar 2T em exagero vai carbonizar!!!

Coloca 1ml de óleo de rícino por litro de combustível que resolve, a cada 2 tanques vc deixa 1 sem colocar, fica tudo lubrificado e sem perigo de carbonização!!!

Um vidrinho de 60ml de rícino custa R$3,50 e vai dar para vc andar com ele 9 tanques da motoca!!!

mdorigon
24-04-11, 13:52
Esse topico me interessa. To fazendo isso na minha yes, é o segundo tanque. Mas to seguindo as instruções e medidas do pessoal do falcon on line que por sua vez pegaram as instruções de um site gringo. To usando oleo 2t tcw3, premium, maritimo. E 1,5 ml mais ou menos por litro. Ja percebi a partida mais leve. De resto, naum senti ainda. Mas é pra ser um negócio a longo prazo mesmo. Oloes 2t maritimo tem composição mais rigorosa, se mistura bem melhor na gasolina, melhoram a queima da mesma e sua composição diminui os residuos de carbonização. Vamos ver...e essa quantia por litro é muito pequena pra se ver os mesmos efeitos que nem nos 2 tempos, que vai ai no minimo uns 10 ml por litro ou mais né. Mas como eu disse, os cara recomendam oleo 2t tcw3, especificação para uso maritimo. Não sei se os que sejam pra uso em motores 2t de motos dão o mesmo efeito.
É interessante mesmo isso, ja que nossa gasolina é muito acida e seca. Uma qtde minima desse oleo pode ajudar lubrificando tudo bem de leve. Na primeira partida do dia tb é interessante esse efeito. Tb enfiei no meu civic, que fica desligado uns 5 dias por semana...ai ja viu né, a primeira partida é critica.
To usando o shell nautilus premium outboard tcw3, meio litro por 10,50. Sintetico.

Yuri_RN
24-04-11, 13:55
Se for para lubrificar bura e válvulas coloca óleo de rícino que não carboniza o motor, se vc colocar 2T em exagero vai carbonizar!!!

Coloca 1ml de óleo de rícino por litro de combustível que resolve, a cada 2 tanques vc deixa 1 sem colocar, fica tudo lubrificado e sem perigo de carbonização!!!

Um vidrinho de 60ml de rícino custa R$3,50 e vai dar para vc andar com ele 9 tanques da motoca!!!


sem contar que deixa um cheirinho legal no combustivel ;) essa semana vou colocar na CBzona!

magrao tk
24-04-11, 14:23
Já ouvi dizer que não pode ser esse óleo de rícino vendido em farmácia, certo? Mas onde que vende esse pra misturar no combustível?

alexandregunner
24-04-11, 18:36
Serve oleo de mamona usado pra pulverizar veiculos???
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-177856010-oleo-de-mamona-pulvermona-anti-ferrugem-lider-1-litro-_JM

marcelofreitas
24-04-11, 23:21
comprei um óleo 2T da pior qualidade pra lubrificar meu filtro de ar depois da limpesa, aproveitei e joguei uma pequena tampinha no meu tanque cheio de v-power!

Yuri_RN
24-04-11, 23:50
Já ouvi dizer que não pode ser esse óleo de rícino vendido em farmácia, certo? Mas onde que vende esse pra misturar no combustível?


O de Farmacia serve sim, é o mesmo..

Quem me ensinou foi um Piloto de Portugal.. o cara veio dar curso de Motocross na Pista da Honda e eu participei
ele passava e eu sentia um cheiro diferente no combustivel dele... e eu fiquei encucado e no fim do curso chamei ele...

"Vem ca brother... oque você usa no combustivel?" ele disse Óleo de Ricino! eu disse "OQUE???" eu nem sabia oque era isso..

ai ele foi explicar todos beneficio e tal... usei por muito tempo na minha tornado!

e vou voltar a usar, vou colocar na minha CB ;)

leodinei
24-04-11, 23:53
É sério isso ou pegadinha?

Yuri_RN
25-04-11, 00:12
É sério isso ou pegadinha?


Pegadinha?... lógico que é serio!

jOSÉ
25-04-11, 01:15
Eu não aconselho. O óleo dois tempos pode carbonizar no pistão, ele vira um depósito de carvão incandescente aderido no pistão, esse carvão vai dar pré-ignição.

Pré-ignição: Quando o pistão está subindo para fazer a compressão da mistura ar/combustível esse carvão vai dar a centelha da mistura, que vai explodir com o pistão ainda subindo. Ou seja a vela não vai mais comandar a explosão.

O que vai acontecer:
Biela, virabrequim e pistão ainda subindo(na fase de compressão), para fazer a compressão e levando uma paulada da explosão da mistura de atingir o ponto morto superior.
O resto não preciso nem falar.

Pré-ignição tem ocorrido com essas gasolinas genéricas que vendem em postos de bandeira duvidosa.

A brincadeira pode sair cara.

Sem falar no depósito de carvão no eletrodo da vela que vai para o saco ligeirinho.

Boa sorte aos atrevidos.

charrinho
25-04-11, 08:17
então óleo de rícino ou óleo 2t?

mdorigon
25-04-11, 09:17
O de ricino eu tentaria. Oleo dois tempos normal eu naum usaria. Oleo 2t tcw3 eu to usando e to gostando.

charrinho
25-04-11, 10:35
O de ricino eu tentaria. Oleo dois tempos normal eu naum usaria. Oleo 2t tcw3 eu to usando e to gostando.


qual a diferença do 2t normal pro 2t tcw3?

Alan Ranieri
25-04-11, 10:47
qual a diferença do 2t normal pro 2t tcw3?


TCW3 é especificação de uso náutico.

[hr]

Eu já usei uma garrafinha de 500ml (20ml por tanque) de um semi-sintético Petrobrás TCW3, mas depois que li a ficha técnica desses óleos descobri que eles contém até 1% de enxofre, depois disso parei de usar, pretendo usar um 100% sintético esse sim isento de enxofre.

mdorigon
25-04-11, 10:59
TCW3 é especificação de uso náutico.

[hr]

Eu já usei uma garrafinha de 500ml (20ml por tanque) de um semi-sintético Petrobrás TCW3, mas depois que li a ficha técnica desses óleos descobri que eles contém até 1% de enxofre, depois disso parei de usar, pretendo usar um 100% sintético esse sim isento de enxofre.


Sim, tem que ver se é sintetico tb no caso do tcw3. Parece que o da br não é. Eu to usando o shell nautilus.

DOUGLAS 00
25-04-11, 11:26
Pode dar uma boa lubrificada até, ali nas sedes de valvula e tal... o que pode ser bom pra veiculos a alcóol... mas é óbvio que vai gerar mais carbonização também.

mdorigon
25-04-11, 11:30
Pra quem tiver mais interesse no assunto. ta ai o link pro topico do falcon on line, acho mais completo do que o do xtonline

http://www.falcononline.com.br/forum/index.php?topic=9956.0

magrao tk
25-04-11, 12:25
Essa questão de carbonizar ou não carbonizar depende muito do óleo. Óleo 2t mineral carboniza mais, se for semi sintético ou o 100% sintético tem muito menos chance de acontecer.

Outra coisa que ninguem tá se ligando, estamos falando de uma tampinha de óleo 2t em um tanque de combustível em motos de 4t.
Se fosse assim imagina as motos 2t com a proporção de óleo que usam? A cada 1000 km teria que abrir o motor pra descarbonizar então...

charrinho
25-04-11, 13:50
Essa questão de carbonizar ou não carbonizar depende muito do óleo. Óleo 2t mineral carboniza mais, se for semi sintético ou o 100% sintético tem muito menos chance de acontecer.

Outra coisa que ninguem tá se ligando, estamos falando de uma tampinha de óleo 2t em um tanque de combustível em motos de 4t.
Se fosse assim imagina as motos 2t com a proporção de óleo que usam? A cada 1000 km teria que abrir o motor pra descarbonizar então...


moto 2t é moto 2t
moto 4t é moto 4t

tem essa pequena diferença que não foi levada em consideração né

e proporções de 1 tampinha prum tanque cheio de quantos litros? tem essa também né? a minha moto cabe 4 litros de gasolina dentro então quanto por? 1/4 de tampinha.
cara 2t é feito pra usa oleo 2t e pa.

bravo18br
25-04-11, 13:57
Eu uso. Uma tampinha por tanque.
Resolveu meu problema.... carburador tem o péssimo hábito de perder a lubrificação do pistonete, algumas vezes travando aberto e deixando o motor ultra acelerado.
Uma tampinha por tanque de 12 litros resolve o problema.
Carbonização? Vou saber quando desmontar.... daí eu conto.
Fumaça e cheiro não muda nada....

charrinho
25-04-11, 14:02
Eu uso. Uma tampinha por tanque.
Resolveu meu problema.... carburador tem o péssimo hábito de perder a lubrificação do pistonete, algumas vezes travando aberto e deixando o motor ultra acelerado.
Uma tampinha por tanque de 12 litros resolve o problema.
Carbonização? Vou saber quando desmontar.... daí eu conto.
Fumaça e cheiro não muda nada....


isso que precisava saber.

a gente poem gasolina tão vagabunda cheia de lixo e nunca ta preocupado com carbonização, nao vai ser por uma tampinha de óleo que vai carbonizar né.
então pra minha moto eu ponho 1/3 de tampinha de óleo a cada tanque pra fica bão KKK

an.dre
25-04-11, 15:00
galera li bastante pagina do forum do pessoal da xt, pelo que li realmente fica melhor e mais macio o funcionamento, o pistonete do carburador fica mais lubrificado e seu acionamento mais macio, sobre a porpoçao o pessoal ta usando entre 1 e 2 ml por litro, vou usar 1ml por litro, pra medir basta ir na farcacia e comprar uma seringa sem agulha, pega uma grande e ja era. é muito preciso.

sobre o oleo tem que ser 100% sintetico de preferencia pra uso nautico que tem uns aditivos a mais, óleo tcw-3 a base sintética para motores 2 tempos, seu custo é cerca de 10 a 20 conto um frasco de meio litro.

recomendo nao colocar isso ao fazer a inspeção veicular

vivendo e aprendendo :OK:

mdorigon
25-04-11, 17:05
moto 2t é moto 2t
moto 4t é moto 4t

tem essa pequena diferença que não foi levada em consideração né

e proporções de 1 tampinha prum tanque cheio de quantos litros? tem essa também né? a minha moto cabe 4 litros de gasolina dentro então quanto por? 1/4 de tampinha.
cara 2t é feito pra usa oleo 2t e pa.


Como não foi levado em consideração ? Numa moto 2t geralmente é uns 3 % de oleo por litro em um autolube bem regulado pelo que pesquisei. Isso da 30 ml por litro. Como eu ja citei aqui, eu to usando 1,5 ml por litro... exatamente pq ele não precisa cumprir o papel primordial de lubrificação no 4t como no 2t. Agora, sei la o oleo 2t normal, eu li e reli o xt on line, o falcon on line e o site gringo, e cheguei a conclusão que oleo 2t tcw3 maritimo é a melhor escolha, pois é mais avançado, vai deixar menos residuos ja pela composição dele, sem falar que ele queima melhor tb.
A proporção que eu usaria no seu caso é a mesma que eu uso...faz 4 litros X 1,5 ml = Coloca 6 ml de oleo qdo encher o seu tanque. Qto isso da de tampinha eu naum sei...compra uma seringa descartavel que vc vai ter a medida certinha e coloca no tanque. Mas não espere efeito imediato. Vai alguns tanques...no seu caso vários. Os cara tão testando em carros que vão 70, 80 litros de combustivel no site gringo, e o efeito aparece em 4, 5 tanques...mas olha proporção, rola muitos litros em 4 tanques deles do que no seu ou no meu de yes.
Oleo de ricino, nunca vi e nunca testei, mas como a dica do 2t, é um artificio usado por bastante gente com muita experiencia de vida e em motores. Com certeza é um bom uso.

XING LING
25-04-11, 18:20
Como não foi levado em consideração ? Numa moto 2t geralmente é uns 3 % de oleo por litro em um autolube bem regulado pelo que pesquisei. Isso da 30 ml por litro. Como eu ja citei aqui, eu to usando 1,5 ml por litro... exatamente pq ele não precisa cumprir o papel primordial de lubrificação no 4t como no 2t. Agora, sei la o oleo 2t normal, eu li e reli o xt on line, o falcon on line e o site gringo, e cheguei a conclusão que oleo 2t tcw3 maritimo é a melhor escolha, pois é mais avançado, vai deixar menos residuos ja pela composição dele, sem falar que ele queima melhor tb.
A proporção que eu usaria no seu caso é a mesma que eu uso...faz 4 litros X 1,5 ml = Coloca 6 ml de oleo qdo encher o seu tanque. Qto isso da de tampinha eu naum sei...compra uma seringa descartavel que vc vai ter a medida certinha e coloca no tanque. Mas não espere efeito imediato. Vai alguns tanques...no seu caso vários. Os cara tão testando em carros que vão 70, 80 litros de combustivel no site gringo, e o efeito aparece em 4, 5 tanques...mas olha proporção, rola muitos litros em 4 tanques deles do que no seu ou no meu de yes.
Oleo de ricino, nunca vi e nunca testei, mas como a dica do 2t, é um artificio usado por bastante gente com muita experiencia de vida e em motores. Com certeza é um bom uso.


Não sabia deste óleo não cara, eu coloco rícino mesmo, 1 ML por litro, vou atrás deste óleo para testar na motoquinha!!!!

marcelofreitas
25-04-11, 18:36
naum sei se é impressão minha, mas hoje no primeiro dia de trampo com a motoquinha ja com óleo 2T, achei bem maciazinha! subiu rapido o giro e respondeu legal!


ah e como eu usei óleo vagabundo(mineiral) com apenas uma tampinha pra 10,6L do tanque da XTzinha ja deu pra sentir o cheirinho diferente! vou ver se compro um semi-sintetico pra passar a usar dessa forma!

magrao tk
25-04-11, 18:38
Como não foi levado em consideração ? Numa moto 2t geralmente é uns 3 % de oleo por litro em um autolube bem regulado pelo que pesquisei. Isso da 30 ml por litro. Como eu ja citei aqui, eu to usando 1,5 ml por litro... exatamente pq ele não precisa cumprir o papel primordial de lubrificação no 4t como no 2t. Agora, sei la o oleo 2t normal, eu li e reli o xt on line, o falcon on line e o site gringo, e cheguei a conclusão que oleo 2t tcw3 maritimo é a melhor escolha, pois é mais avançado, vai deixar menos residuos ja pela composição dele, sem falar que ele queima melhor tb.
A proporção que eu usaria no seu caso é a mesma que eu uso...faz 4 litros X 1,5 ml = Coloca 6 ml de oleo qdo encher o seu tanque. Qto isso da de tampinha eu naum sei...compra uma seringa descartavel que vc vai ter a medida certinha e coloca no tanque. Mas não espere efeito imediato. Vai alguns tanques...no seu caso vários. Os cara tão testando em carros que vão 70, 80 litros de combustivel no site gringo, e o efeito aparece em 4, 5 tanques...mas olha proporção, rola muitos litros em 4 tanques deles do que no seu ou no meu de yes.
Oleo de ricino, nunca vi e nunca testei, mas como a dica do 2t, é um artificio usado por bastante gente com muita experiencia de vida e em motores. Com certeza é um bom uso.


É isso que eu tava tentando dizer.
A galera tá muito preocupada como se uma quantidade tão pequena de óleo fosse @#$% o motor de alguma forma, impossível isso!
O negócio é usar um óleo top e sintético. Mesmo sendo caro, na pouca proporção que vai ser usado vai durar tempo cada frasco.
E a quantidade, desde que seja de óleo sintético não é tão crítica assim. Se botar a mais ou a menos um pouco, não vai por em risco o motor, talvez só bolso, já que o tubinho vai durar menos se exagerar em cada aplicação.

mdorigon
25-04-11, 19:50
Não sabia deste óleo não cara, eu coloco rícino mesmo, 1 ML por litro, vou atrás deste óleo para testar na motoquinha!!!!


Opa xing, que bom. Mas vc usa o de ricino a muito tempo ? Funciona bem ? Acredito que seja tão bom qto o 2t tcw3.

mdorigon
25-04-11, 19:53
É isso que eu tava tentando dizer.
A galera tá muito preocupada como se uma quantidade tão pequena de óleo fosse @#$% o motor de alguma forma, impossível isso!
O negócio é usar um óleo top e sintético. Mesmo sendo caro, na pouca proporção que vai ser usado vai durar tempo cada frasco.
E a quantidade, desde que seja de óleo sintético não é tão crítica assim. Se botar a mais ou a menos um pouco, não vai por em risco o motor, talvez só bolso, já que o tubinho vai durar menos se exagerar em cada aplicação.

É muito pouca a quantidade mesmo Magrão !!! Se naum fizer bem, tb duvido que faça mal !!!

marcelofreitas
26-04-11, 21:07
É isso que eu tava tentando dizer.
A galera tá muito preocupada como se uma quantidade tão pequena de óleo fosse @#$% o motor de alguma forma, impossível isso!
O negócio é usar um óleo top e sintético. Mesmo sendo caro, na pouca proporção que vai ser usado vai durar tempo cada frasco.
E a quantidade, desde que seja de óleo sintético não é tão crítica assim. Se botar a mais ou a menos um pouco, não vai por em risco o motor, talvez só bolso, já que o tubinho vai durar menos se exagerar em cada aplicação.



isso mesmo magrão, assim que der vou comprar um sintetico pra ir pondo um poquinho uma vez ou outra no tanque!

msguinha
26-04-11, 21:23
Que efeito teria isso na Injeção Eletronica??

Tqf2
26-04-11, 21:49
Que efeito teria isso na Injeção Eletronica??


Boa pergunta;;;;;;;;;;rss

chiccoli
26-04-11, 21:55
Que efeito teria isso na Injeção Eletronica??


deve entopir akele monte de filtro que tem até o bico injetor..

magrao tk
26-04-11, 22:06
Que efeito teria isso na Injeção Eletronica??

Aí sim eu chamaria de arriscar, pois é cedo pra saber que consequencias a longo prazo teria na injeção.
E se um dos motivos de usarem nas carburadas seria pra lubrificar o pistonete, na injetada então não tem necessidade.
É usar gasolina boa e óleo de qualidade com as trocas certas que tá bom.

mdorigon
26-04-11, 22:09
Pq entope ? To usando no civic tb, mas ando muito pouco com ele. Mas pelo que li, no site gringo, ninguem teve problema naum. E em varios casos, eles estão tendo melhores resultados na emissão de poluentes. O tcw3 tem bastante aditivação, que faz a queima ser melhor e ajuda a ir limpando por onde passa. Bem, acho que quem não acredita, e não quer usar ta certo. Eu to testando, por conta e risco. To gostando na yes, hj enchi o tanque de supra de novo e aditiveis com 18 ml de oleo 2t tcw3. Realmente de manhã, minha moto pegava facil, naum consiguo acreditar que pega mais facil ainda. Marcha lenta ta bem silenciosa, e em geral, sinto a moto mais redondinha, e olha que sempre usei gasolina boa nela. Pra mim ta valendo a pena. To usando o nautilus da shell...totalmente sintetico. Bem qq coisa ruim eu aviso.

charrinho
26-04-11, 22:59
Como não foi levado em consideração ? Numa moto 2t geralmente é uns 3 % de oleo por litro em um autolube bem regulado pelo que pesquisei. Isso da 30 ml por litro. Como eu ja citei aqui, eu to usando 1,5 ml por litro... exatamente pq ele não precisa cumprir o papel primordial de lubrificação no 4t como no 2t. Agora, sei la o oleo 2t normal, eu li e reli o xt on line, o falcon on line e o site gringo, e cheguei a conclusão que oleo 2t tcw3 maritimo é a melhor escolha, pois é mais avançado, vai deixar menos residuos ja pela composição dele, sem falar que ele queima melhor tb.
A proporção que eu usaria no seu caso é a mesma que eu uso...faz 4 litros X 1,5 ml = Coloca 6 ml de oleo qdo encher o seu tanque. Qto isso da de tampinha eu naum sei...compra uma seringa descartavel que vc vai ter a medida certinha e coloca no tanque. Mas não espere efeito imediato. Vai alguns tanques...no seu caso vários. Os cara tão testando em carros que vão 70, 80 litros de combustivel no site gringo, e o efeito aparece em 4, 5 tanques...mas olha proporção, rola muitos litros em 4 tanques deles do que no seu ou no meu de yes.
Oleo de ricino, nunca vi e nunca testei, mas como a dica do 2t, é um artificio usado por bastante gente com muita experiencia de vida e em motores. Com certeza é um bom uso.



eu não falei que tu não levou em consideração, eu fiz uma citação de outra citação, leia antes no decorrer do tópico, mas para não desvirtuar, hoje abasteci com premium da ipiranga e coloquei as 6ml de óleo no tanque. Comprei aquele nautico da BR tcw3 sintético.

vamos usando, sempre com premium e óleo para ver o resultado.

abraço

mdorigon
26-04-11, 23:01
eu não falei que tu não levou em consideração, eu fiz uma citação de outra citação, leia antes no decorrer do tópico, mas para não desvirtuar, hoje abasteci com premium da ipiranga e coloquei as 6ml de óleo no tanque. Comprei aquele nautico da BR tcw3 sintético.

vamos usando, sempre com premium e óleo para ver o resultado.

abraço


:OK:
Qto tu pagou do br sintetico ? Paguei 10,50 meio litro do shell nautilus.

Alan Ranieri
26-04-11, 23:29
Será que vale a pena pagar R$ 70,00 no Motul 800 2t? Acho que sim afinal 1 lt da para quase 40.000 km.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-180715780-oleo-2-tempos-motul-800-100-sintetico-_JM

charrinho
26-04-11, 23:54
:OK:
Qto tu pagou do br sintetico ? Paguei 10,50 meio litro do shell nautilus.


paguei 9 pila no frasco de meio litro

XING LING
27-04-11, 00:15
Opa xing, que bom. Mas vc usa o de ricino a muito tempo ? Funciona bem ? Acredito que seja tão bom qto o 2t tcw3.


Opa, uso a uns 2 anos já, mais não é todo tanque que uso não, as vezes fico uns 2 ou 3 tanques sem colocar porque esqueço mesmo, mas na motoca e em todos os carros de casa aqui eu coloco!!!

Alan Ranieri
27-04-11, 00:18
paguei 9 pila no frasco de meio litro


Sintético ou Semi? Por R$ 9,00 acho que foi o semi-sintético.

charrinho
27-04-11, 00:25
Sintético ou Semi? Por R$ 9,00 acho que foi o semi-sintético.


quando eu li óleo com base sintética para motores de popa. lubrax náutico tc-w3 já mandei embalar para levar.

já ta acabando a bateria do note. vou aproveitar o embalo e ir pro berço!

abraço!

marcelofreitas
27-04-11, 19:22
que tipos de aditivos esse nautico tem a mais que o de moto?

Rogerio Diniz
27-04-11, 19:42
ja usei e sempre uso,mas pra lubrificar o pistonete,boto 1 tampinha de coca de oleo 2t a cada 10pila de gasolina.nunca mais tranco,na cg de trilha tb coloco a mesma quantia!

mdorigon
27-04-11, 21:34
que tipos de aditivos esse nautico tem a mais que o de moto?


Rapaz, tem alguns aditivos que melhoram a queima, que agem contra a carbonização e limpeza em geral. Pelo que entendi na explicação dos caras, e realmente faz sentido pra mim, esse oleos, tcw3 (two cycles water) como os motores nauticos 2t , refrigerados a agua, conforme o nome da especificação, são mais elaborados, pq esses motores usados em barcos e jet sky por exemplo, as vezes ficam muito tempo em alta rotação com toda potencia, aceleração maxima mesmo. Se olharmos bem, o uso de uma lancha por exemplo, vemos casos assim, com certeza muitos colocam suas lanchas na agua e vamos embora, ficam as vezes horas a fio numa tocada forte. Por isso a Nnma, se naum me engano é esse o nome da instituição que cuida da especificação maritima, fez varios parametros rigorosos para essas condições de operação, protegendo a durabilidade do motor e poluindo menos possivel. Bem, eu entendi isso. Tem por exemplo calcio na composição, ele ajuda a mistura inflamar mais facil e com mais perfeição, sem falar que naum deixa residuo e ajuda a lubrificar. Bem...se é verdade tudo isso, não sei. Mas por enquanto ta indo tudo bem, to gostando. E 1,5 ml /litro se naum fizer efeito positivo, negativo acho que naum faz. Tem relatos em outro fórum que usuarios continuos estão com curva de escape e ponteira apresentando menos carbonização. Esse efeito se estende desde a parte superior do pistão, valvulas, coletores, aneis... esses efeitos foram relatados no site gringo. E isso com gasolina com somente 10 % de etanol e de melhor qualidade. Fato é que nosso combustivel realmente é corrosivo, meu amigo tem uma xtz 125x, um ano de uso mais ou menos, cara sempre usando pódium, gasolinas premiuns da shell ou ipiranga...e o escape dele ta corroendo, acho que devido a posição dele, fica resto do combustivel na queima, ta comendo tudo, ja da pra ver por fora do escape. :drool: Ta ficando escuro na face de baixo, corroido. E fogo....maravilhoso combustivel nosso, boa octagem, mas corrosivo pela mistura do alcool e pela qtde de enxofre, e seco sem a ação do chumbo, que agia tb como lubrificador. O oleo 2t ajuda a combater isso, mas é com o uso continuo.
Bem, eu li isso, li experiencias de tres foruns diferentes, motociclistas e motoristas antigos que fazem isso a anos, e me convenci a testar.

marcelofreitas
27-04-11, 21:50
Rapaz, tem alguns aditivos que melhoram a queima, que agem contra a carbonização e limpeza em geral. Pelo que entendi na explicação dos caras, e realmente faz sentido pra mim, esse oleos, tcw3 (two cycles water) como os motores nauticos 2t , refrigerados a agua, conforme o nome da especificação, são mais elaborados, pq esses motores usados em barcos e jet sky por exemplo, as vezes ficam muito tempo em alta rotação com toda potencia, aceleração maxima mesmo. Se olharmos bem, o uso de uma lancha por exemplo, vemos casos assim, com certeza muitos colocam suas lanchas na agua e vamos embora, ficam as vezes horas a fio numa tocada forte. Por isso a Nnma, se naum me engano é esse o nome da instituição que cuida da especificação maritima, fez varios parametros rigorosos para essas condições de operação, protegendo a durabilidade do motor e poluindo menos possivel. Bem, eu entendi isso. Tem por exemplo calcio na composição, ele ajuda a mistura inflamar mais facil e com mais perfeição, sem falar que naum deixa residuo e ajuda a lubrificar. Bem...se é verdade tudo isso, não sei. Mas por enquanto ta indo tudo bem, to gostando. E 1,5 ml /litro se naum fizer efeito positivo, negativo acho que naum faz. Tem relatos em outro fórum que usuarios continuos estão com curva de escape e ponteira apresentando menos carbonização. Esse efeito se estende desde a parte superior do pistão, valvulas, coletores, aneis... esses efeitos foram relatados no site gringo. E isso com gasolina com somente 10 % de etanol e de melhor qualidade. Fato é que nosso combustivel realmente é corrosivo, meu amigo tem uma xtz 125x, um ano de uso mais ou menos, cara sempre usando pódium, gasolinas premiuns da shell ou ipiranga...e o escape dele ta corroendo, acho que devido a posição dele, fica resto do combustivel na queima, ta comendo tudo, ja da pra ver por fora do escape. :drool: Ta ficando escuro na face de baixo, corroido. E fogo....maravilhoso combustivel nosso, boa octagem, mas corrosivo pela mistura do alcool e pela qtde de enxofre, e seco sem a ação do chumbo, que agia tb como lubrificador. O oleo 2t ajuda a combater isso, mas é com o uso continuo.
Bem, eu li isso, li experiencias de tres foruns diferentes, motociclistas e motoristas antigos que fazem isso a anos, e me convenci a testar.



entendi completamente! só achei algumas partes meio misticas! na minha concepção a unica diferença é que o nautico deve ser composto de uma formula que polua menos a agua qnd a fumaça toca nela! e a moto naum precisa dessa caracteriscas, mas no modo anticarbonização e antipoluição e lubrificantes os sinteticos ao meu ver saum iguais em ambos! os óleos sinteticos motociclisticos atuais saum usados em competições onde a motocicleta roda a todo vapor por muito tempo tbm! como atualmente acontece na ilha de man, aquela corrida maluca que tem etapas que até as 125 2T disputam a mesma prova com as 600cc 4T quissá até maiores! viamos tbm esses óleos sendo utilizados nas zilhões de milhas de interlagos onde a maioria das provas foram conquistadas pelas 2T, onde corria até até 7 galo!

acho que a preocupação de quem quer utilizar esse processo de óleo 2T em qnt tempos, é apenas a qntidade ideal, e usar óleos no minimo semi-sinteticos! pra evitar o carvão!

obs. por enquanto to utilizando um mineral que comprei pra lubrificar o filtro de ar depois da limpesa, mas como a qntidade é taum pouco pra um tanque, acho que naum vai haver tanta carbonização, até pq só uso gasolina aditivada. mas assim que acabar esse frasco compro um sintetico!

mdorigon
27-04-11, 22:04
entendi completamente! só achei algumas partes meio misticas! na minha concepção a unica diferença é que o nautico deve ser composto de uma formula que polua menos a agua qnd a fumaça toca nela! e a moto naum precisa dessa caracteriscas, mas no modo anticarbonização e antipoluição e lubrificantes os sinteticos ao meu ver saum iguais em ambos! os óleos sinteticos motociclisticos atuais saum usados em competições onde a motocicleta roda a todo vapor por muito tempo tbm! como atualmente acontece na ilha de man, aquela corrida maluca que tem etapas que até as 125 2T disputam a mesma prova com as 600cc 4T quissá até maiores! viamos tbm esses óleos sendo utilizados nas zilhões de milhas de interlagos onde a maioria das provas foram conquistadas pelas 2T, onde corria até até 7 galo!

acho que a preocupação de quem quer utilizar esse processo de óleo 2T em qnt tempos, é apenas a qntidade ideal, e usar óleos no minimo semi-sinteticos! pra evitar o carvão!

obs. por enquanto to utilizando um mineral que comprei pra lubrificar o filtro de ar depois da limpesa, mas como a qntidade é taum pouco pra um tanque, acho que naum vai haver tanta carbonização, até pq só uso gasolina aditivada. mas assim que acabar esse frasco compro um sintetico!


Sim, entendo o que vc falou Marcelo, mas numa competição as vezes o motor naum rodas em alguns casos, como nos nauticos, 300 horas de uso pra se fazer manutenção e a confiabilidade do motor tem que ser alta, imagine vc navegando num rio isolado e o motor trava ? Talvez sejam esses os parametros a mais. Realmente tb devem controlar mais a questão de poluição, do ar e da agua tb. Numa competição tb tem a questão crucial de confiabilidade, as vezes o motor tem que aguentar altas kilometragens tb, com horas de funcionamento...mas se quebrar no meio da corrida, quebou e só empurrar pro box. No meio da agua é mais complicado. Se vc tiver navegando no mar ? Eu suponho isso...naum sei se realmente é levado em consideração essas hipoteses, mas como é pra uso nautico, creio que algo seja levado em consideração, no quesito confiabilidade.

mdorigon
27-04-11, 22:07
Complementando...alguem dizem que os tcw3 não devem ser usados em motores 2t refrigerados a ar...e mesmo nos 2t refrigerados a agua de motos. Alguem sabe se isso é verdade, algume ja usou ?

marcelofreitas
27-04-11, 22:27
com relação a confiabilidade como eu falei acho que tem muito misticismo ai! agora se um pode usar no outro, sempre ouvi falar que naum! mas tbm naum sei o pq!

ah! esse lance de motor 2T motociclistico naum pode viajar é mito! alem de amante das 2T tive uma 2T como meio de transporte por 3 anos, fiz inumeras viagens, e conheço um monte de pessoas que ja fizeram, inclusive pra fora do país!
se a mistura no bura estiver bem regulada e óleo no minimo semi-sintetico, vc usará sua 2T com a mesma vida util que as 4T! agora motor 2T naum foi feito pra relaxados, como Brasileiros, naum pode andar com bura sujo e nem com óleo mineiral! isso custa caro e requer atenção na manutenção periodica!

abraço a tods!

Rogerio Diniz
27-04-11, 22:32
uso o m50 nas minhas 4 tempo,até da um cherinho com a moto funcionando hehe

marcelofreitas
28-04-11, 19:17
uso o m50 nas minhas 4 tempo,até da um cherinho com a moto funcionando hehe


o problema é que a composiçao desse óleo possui muito carvão, ele foi desenvolvido para motores preparados de competição que utilizão o alcool!!!! como esses motores saum sempre abertos, nem tem tanto problema ter tanto carvão, pq sempre que abre é feito a descarbonização!

BADANHA
29-04-11, 09:13
nenhum oleo no mundo tem poder maior de lubrificação q o de ricino. e 1 tampinha dele por tanque vai levar uns 30 anos para carbonizar alguma coisa.

Yuri_RN
29-04-11, 09:36
to aguardando a moto pedir reserva pra colocar o Óleo de Ricino no tanque cheio ;)

magrao tk
29-04-11, 09:38
Me enteressei por esse assunto de óleo 2t. Agora que to montando o motor 2t zeradinho de cima a baixo quero colocar um óleo bom mesmo.
O problema é que alem de difícil de conseguir é caro demais um óleo 2t de qualidade, como os 100% sintéticos.

A princípio vou colocar o Moto 2 mesmo. Vas vou procurar talvez esse óleo náutico. Não li todo o tópico ainda, mas parece que ele é bom né? Mas será que se consegue fácil e por um preço decente? Os 100% sintéticos tá feia a coisa!

BADANHA
29-04-11, 09:40
magrao, o nautico pra motor a ar n é legal, ele resiste menos as temperaturas extremas.

o moto2 ainda é o melhor em termos de custo beneficio.

ShimAdA
02-05-11, 18:54
Bom fiquei curioso sobre usar óleo 2t em moto 4t, nada melhor do que testar, comprei esse aqui por 9 biscoitos:

LUBRAX NÁUTICA SYNTONIA

Lubrificante premium de tecnologia 100% sintética e biodegradável especialmente desenvolvido para aumentar o desempenho de sua embarcação e melhorar a qualidade do meio ambiente, especialmente o ambiente marinho por proporcionar uma queima mais limpa. Recomendado para as mais modernas embarcações equipadas com os motores de popa de 2T dos principais fabricantes do mercado.

Disponível em embalagens de 500ml.

Classificação: NMMA TC-W3

Misturou perfeitamente na podium, com o tempo posto aqui algum resultado ou não.

AMP_Racing
02-05-11, 19:07
Eu sempre corro com metanol e depois que chego em casa ligo a moto com 30% de dimetil no metanol, pra deixar o motor lubrificado, e abro o bura pra limpa.

mdorigon
02-05-11, 21:21
Bom fiquei curioso sobre usar óleo 2t em moto 4t, nada melhor do que testar, comprei esse aqui por 9 biscoitos:

LUBRAX NÁUTICA SYNTONIA

Lubrificante premium de tecnologia 100% sintética e biodegradável especialmente desenvolvido para aumentar o desempenho de sua embarcação e melhorar a qualidade do meio ambiente, especialmente o ambiente marinho por proporcionar uma queima mais limpa. Recomendado para as mais modernas embarcações equipadas com os motores de popa de 2T dos principais fabricantes do mercado.

Disponível em embalagens de 500ml.

Classificação: NMMA TC-W3

Misturou perfeitamente na podium, com o tempo posto aqui algum resultado ou não.

Fala Shimada. Qual proporção voce colocou por litro ?

ShimAdA
02-05-11, 21:47
Dorigon coloquei 2 ml por litro, usei uma seringa pra ter mais certeza, vamos ver com o uso continuo se vejo/sinto alguma diferença.

magrao tk
02-05-11, 22:11
magrao, o nautico pra motor a ar n é legal, ele resiste menos as temperaturas extremas.

o moto2 ainda é o melhor em termos de custo beneficio.

Comprei o Moto2 hoje.
2 frascos de 500ml me arrancaram 26 reais do bolso, **TAQUEPARIU!!!! :o |:( :s :( :d

BADANHA
03-05-11, 10:37
*****, aqui custa 9 pila

Zumbi666
20-07-16, 10:01
Melhor óleo 2T é o Motul 800... Apesar de caro, mas dá para usar por muito tempo. Existem os semissintéticos também, que também cumprem o papel

joãomaller
21-07-16, 08:26
Alguem ai tem usado? Da resultado? É mito?
Fiquei curioso

Enviado de meu LG-E467f usando Tapatalk

Zumbi666
21-07-16, 09:09
Alguem ai tem usado? Da resultado? É mito? Fiquei curioso Enviado de meu LG-E467f usando Tapatalk É sim... o óleo 2T (sintético ou semi) misturado na gasolina, lubrifica as partes internas do carburador, mantendo-o até limpo. Evita problemas de oxidação das válvulas também. Deixa o funcionamento melhor e evita que o diafragma fique travando.

joãomaller
21-07-16, 09:14
Vc tem usado na sua factor?

Enviado de meu LG-E467f usando Tapatalk

joãomaller
21-07-16, 09:15
Motul 800 aqui é 90 temerssss [emoji102] , esse ta fora da minha realidade kkkkk,sei q é o topo dos top, massssssssssss.......

Enviado de meu LG-E467f usando Tapatalk

Diego.fcs
21-07-16, 09:50
Mas essa proporção de 2ml de óleo em 1000ml de gasolina, faz alguma diferença?

Zumbi666
21-07-16, 09:56
Vc tem usado na sua factor? Sim Enviado de meu LG-E467f usando Tapatalk
Motul 800 aqui é 90 temerssss [emoji102] , esse ta fora da minha realidade kkkkk,sei q é o topo dos top, massssssssssss....... Enviado de meu LG-E467f usando Tapatalk Verdade.. Está muito caro.
Mas essa proporção de 2ml de óleo em 1000ml de gasolina, faz alguma diferença? Sim. 2ml por litro é a quantidade exata e melhor... Não é preciso colocar mais

pedroabni
21-07-16, 10:33
usei bastante tempo óleo de rícino qdo eu tinha uma moto com carburador e motor de strada, isso evitava do pistonete ficar trancando, e depois qdo tive uma cg 125 passada pro alcool, me disseram q o pistonete ia travar direto entao usei oleo de ricino pra prevenir ... no total fiquei mais ou menos um ano com cada moto e nesse tempo nao tive problema.

joãomaller
21-07-16, 11:39
Bom saber,vou correr preços por aqui[emoji106]

Enviado de meu LG-E467f usando Tapatalk

Robson#663
21-07-16, 16:28
Óleo de Ricino mistura bem com alcool, com gasolina não tanto, pra gasolina o ideal é o óleo 2t msmo, se bem q nossa gasosa tem la seus 30% de etanol, não deve dar ´problema algum! quanto ao motul 800. nao acho boa ideia. é oleo de competiçao, pra motor em regime de competição, ele carboniza muito e faz a gasolina ficar uma meleca!! em regime de competição o motor gira muito e nenhuma moto roda 10mil km sem abrir motor! alem disso a recomendação é que vc "tempere" a gasolina q vai andar no dia, e depois descarte o que sobrou e esgote a mistura do carb!! maaaas o indicado é 15mL /L entao se a galera coloca 2mL como vi ai pode nao dar nada! to só colocando algumas observações. mas o ideal pra moto 2t de rua é o motul 710.



Pra quem ta usando! viu alguma fumaça no escape?? vou fazer um teste esse fds e depois faço meu relato

pedroabni
21-07-16, 16:39
Fumaça nao, mas cheiro sim, tanto com rincino qto com óleo 2t

Enviado de meu GT-S7273T usando Tapatalk

Zumbi666
21-07-16, 18:52
Fumaça nao, mas cheiro sim, tanto com rincino qto com óleo 2t Enviado de meu GT-S7273T usando Tapatalk Cheira mais em moto 2T... Quando coloco 2ml por litro não dá para sentir...

SpeedBit
21-07-16, 21:21
Esquema é óleo 2t stihl, óleo de moto-serra. :-)
Não sei se é sintético ou o que seja, porém ele na moto-serra se usa a mistura 50:1 ou seja cada 1 litro de gasolina 20ml do óleo.
Os óleos comuns se usa, na moto-serra, 25:1 ou seja para cada 1 litro de gasolina 40ml de óleo.

Ps:. Usando óleo stihl na proporção 50:1 é para ser usado somente em motores stihl, caso você tenha um motor 2t, de moto serra ou o que seja, pode usar o óleo da stilh, porém na proporção do manual do motor, 25:1 geralmente.

SpeedBit
23-07-16, 20:18
Testei 14ml de óleo 2t mineral da Ipiranga, no tanque cheio da minha XR200R
Bom tinha meio tanque, ai coloquei os 14ml e fui para o posto completar.

Depois de alguns km, senti diferença no carburador, antes quando desacelerava, demorava um pouco para baixar a rotação.
Agora desacelerei, o pistolete fecha, antes parecia progressivo.

Bom, eu forço bastante as rotações da moto, ela tem relação curta, está montada para terra.

Começou a dar pipocos no escapamento, antes do óleo 2t não tinha pipocos.
Vou ter que regular o AR do carburador novamente?
Alguém passou por isso?

Resolvido: escapamento solto....

joãomaller
24-07-16, 18:39
Derrepente a vela vai dizer [emoji106]

Enviado de meu LG-E467f usando Tapatalk

Vulcan
25-07-16, 08:24
Derrepente a vela vai dizer [emoji106]

Enviado de meu LG-E467f usando Tapatalk

também acho! umas horas andando ja pega um diagnóstico. certo?

SpeedBit
25-07-16, 16:14
O que vocês me dizem?
http://i302.photobucket.com/albums/nn108/freespeedbit/XR200R/vela_zpsguakkugc.jpg

maverickint
25-07-16, 18:38
http://uploads.tapatalk-cdn.com/20160725/cb550a4ec76bd06a0afe6dc5169258a6.jpg

Dai dá para ter uma base.

Pelo comparativo acredito que a mistura está um pouco rica.

Vulcan
25-07-16, 18:46
também acho que ta um pouco rica.

joãomaller
25-07-16, 18:47
Parece q ta um pouco pobre

Enviado de meu LG-E467f usando Tapatalk

SpeedBit
25-07-16, 19:33
É um saco regular esse parafuso do AR.... tenho que fazer uma ferramenta para isso, fica num lugar muito chato....

Bom, voltando ao tópico:

Vou regular o carburador, rodar com uns dois tanques " sem " a mistura do óleo 2t, ai no terceiro, quando acho que estará livre do óleo 2t, troco a vela, colocando um nova.
Com a vela nova, rodo um meio tanque, tiro uma foto da vela, ai coloco os 2ml de óleo 2t/Litro, rodo mais meio tanque e tiro outra foto.
Assim da para saber se está carbonizando.
Vai demorar para rodar tudo isso, mais fico devendo essas fotos. :-)

Ah outra coisa que notei também, utilizando o óleo 2t, aparentemente minhas motos estão subindo o giro mais rápido.

joãomaller
25-07-16, 19:44
Eita [emoji106]

Enviado de meu LG-E467f usando Tapatalk

Zumbi666
27-07-16, 09:47
Usem apenas óleo sintético ou semi sintético.

SpeedBit
27-07-16, 19:15
Começou a dar pipocos no escapamento, antes do óleo 2t não tinha pipocos.



Resolvido e nada a ver com o óleo 2t.
Os parafusos da curva do escapamento com o cabeçote estavam frouxos.... erro meu....
Adaptei esses dias outro escapamento e pelo jeito esqueci de dar o aperto final nas porcas...(Tenho medo de apertar demais...)

joãomaller
28-07-16, 08:10
Show[emoji122] [emoji122] [emoji106] ,valeu o feedback

Enviado de meu LG-E467f usando Tapatalk

pedroabni
28-07-16, 09:18
tenho uma crypton 2004 rodando no álcool, ontem passei na farmácia e comprei óleo de rincino, como tinha meio tanque (2 litros) coloquei 4ml do óleo, em casa tem uma titan 2005 mas gasolina, vou por a mesma proporção, soh q de óleo 2t, o q tenho em casa eh sintético yamalube, se sentir alguma diferença posto aqui, abraços

Robson#663
29-07-16, 15:53
coloquei 15mL de 2T mineral lubrax em 3,5 L de gasola em uma sundown future 125, to rodando desde quarta feira, ate agora nada de fumaça, nada de cheiro, nenhum problema e nenhuma diferença. vou dobrar a proporçao e testar mais uns dias

joãomaller
29-07-16, 16:10
Cara ,sao apenas 2 ml por litro e tem q ser no minimo o semi sintetico pra nao carbonizar seu motor,se dobrar o q ja usou vai ser oleo de mais ,o objetivo é só ajudar na lubrificaçao dos componentes onde passa essa mistura,mais nada [emoji102] [emoji102] [emoji102] [emoji102] [emoji102] [emoji102] [emoji85]

Enviado de meu LG-E467f usando Tapatalk

Robson#663
29-07-16, 16:29
coloquei aproximadamente 5mL/L mas nao vi cheiro nem fumaça nem nada! o militec quando a gente coloca deixa cheiro no escape

Vulcan
29-07-16, 19:07
coloquei aproximadamente 5mL/L mas nao vi cheiro nem fumaça nem nada! o militec quando a gente coloca deixa cheiro no escape

militec na gasolina? isso memo??

pedroabni
29-07-16, 19:25
[emoji33]

Enviado de meu GT-S7273T usando Tapatalk

Robson#663
30-07-16, 14:01
militec na gasolina? isso memo?? Vulcan eu digo militec no oleo da moto, a gente sente diferença no cheiro no escape. Mas sim vc esta certo em motores 2t o militec deve ser adicionado à gasolina, na embalagem tem ou pelo menos tinha a proporçao

SpeedBit
04-09-16, 19:46
Tenho que tirar a foto da minha vela...
Coloquei uma nova e não tirei ela ainda para foto...

Bom voltando ao tópico, comprei uma DT180 emplacada...
Ai coloquei militec na gasolina + oleo 2t Castrol da Sthill, acredito que seja semi-sintético.
Proporção 1ml por litro de gasolina, na hora a moto abri-o mais 1 mil em giro, antes ela estava indo até 6000 6500, agora chega ao 7500.

Por ter gostado do resultado coloquei também 1ml por litro de gasolina na minha XR200.

Pode ser psicológico, ainda pagando R$70 no militec

Mais achei que a DT está batendo menos saia e a XR com menos barulho no motor....

marcelofreitas
07-09-16, 22:57
Galera, quanto tempo, estou meio sumido do Forum, e fiquei feliz de ver esse tópico ainda aceso!
continuo com minha velha XTZ125 2010, que comprei zero e fiz um topico aqui na época que
vendi minha TDR 180 e a comprei, agora ela tem mais de 80.000kms rodados, e faz tempo que
não taco um óleo 2T nela, na primeira oportunidade vou jogar um pouco.
obs. nesses 6 anos com a xtz só troquei, relação, pneus, óleo, 1x cabo da embreagem e 1x o cabo do velocimetro, 2x a lampada do farol
e 1x a lampada da lanter, motor??? nunca abri, ainda estão com selos de fábrica, nem embreagem troquei.

abraço amigos, saudações!!!!