PDA

Ver Versão Completa : algo errado na frente da 125



caveramagra
25-04-11, 21:47
Ola pessoas mais uma vez estou aki com uma duvida..na minha fan 125 2007
Pessoas definitivamente tem alguma coisa torta na frente da minha fanzinha,pensei q era o guidao,troquei e pareçe q fico mais torto ainda,o q mais posso alinhas na frente?
é só a bengala e a mesa,ou tem mais coisa?
Abraços..

magrao tk
25-04-11, 21:52
Andou batendo com ela?

caveramagra
25-04-11, 21:54
pior q não cara,mas moro em são paulo,e ando com minha motinhu todo dia,entao ja viu,buracos e mais buracos em são paulo...
o q alinhar para fica retinha?

magrao tk
25-04-11, 22:00
Tem 4 parafusos nas mesas que prendem a suspensão, 2 pra cada bengala. Afroxa eles (mas não solte, deixe com pouco aperto apenas) calce a roda dianteira no canto da parede ou peça pra alguem afirmar a roda entre as pernas, e torce o guidão pro lado contrário que tiver torto, depois é só reapertar bem os 4 parafusos.

SydmaaR
25-04-11, 22:05
oque exatamente voce acha que esta torto cara, fica mais facil dizer alguma coisa dai...

caveramagra
25-04-11, 22:23
SydmaaR percebo que o paralama,não esta retinho com o pneu..

SydmaaR
25-04-11, 22:26
Hum, e o Pneu esta retinho com as bengalas, não seria só o Paralama ?

Irmão
26-04-11, 00:18
Não o paralama e sim o suporte do paralama troca ele pra ver
http://www.shopmania.com.br/compras~online-acessorios-para-motos~comprar-suporte-paralama-dianteiro-titan-ks-es-fan-tork~p-2069771.html

Stone
26-04-11, 00:32
Primeiro vê se o eixo da roda está reto, afrouxe a porca da roda e gire o eixo, se a roda se mexer para os lados ele está torto e tem que ser trocado

magrao tk
26-04-11, 07:39
Esqueci de dizer... pra ver se são mesmo as bengalas que estão desalinhadas eu costumo conferir a olho mesmo. Tem que ficar de preferencia de pé com o banco entre as pernas, pra poder enxergar bem de frente o guidão e o eixo da roda, olhando tudo bem de cima.

Usa aquela parte reta do guidão onde é presa na mesa como referencia.
Se tiver desalinhada tu vai ver que a ponta do eixo da roda de um lado parece mais perto do canto do guidão, enquanto que do outro vai parecer mais longe, tudo isso olhando bem de cima como eu expliquei.

Se ficou difícil entender mais tarde eu tiro uma foto mostrando o ponto de vista certo e marcando os lugares a se observar.
Alem disso faça os testes de paralama e eixo da roda com disseram, mas geralmente o que acontece mais é esse desalinhamento das bengalas, acredito que seja isso.

Ps: se alguem do PN souber outro jeito mais preciso de conferir o alinhamento da diuanteira seria uma boa mostrar pra galera, eu só sei assim.

FHNT
26-04-11, 07:52
Costuma trocar o óleo das bengalas periodicamente ( a cada 6000 Km ou 1 vez por ano) ? Também pode ser que a mola interna de uma das bengalas está um pouco menor que a outra, coisa de milímetro, isso causa essa sensação também, e é comum; outra possibilidade é o dispositivo interno anti mergulho (válvula interna do amortecedor) estar parcialmente obstruído).

speedFan
26-04-11, 08:14
Esqueci de dizer... pra ver se são mesmo as bengalas que estão desalinhadas eu costumo conferir a olho mesmo. Tem que ficar de preferencia de pé com o banco entre as pernas, pra poder enxergar bem de frente o guidão e o eixo da roda, olhando tudo bem de cima.

Usa aquela parte reta do guidão onde é presa na mesa como referencia.
Se tiver desalinhada tu vai ver que a ponta do eixo da roda de um lado parece mais perto do canto do guidão, enquanto que do outro vai parecer mais longe, tudo isso olhando bem de cima como eu expliquei.

Se ficou difícil entender mais tarde eu tiro uma foto mostrando o ponto de vista certo e marcando os lugares a se observar.
Alem disso faça os testes de paralama e eixo da roda com disseram, mas geralmente o que acontece mais é esse desalinhamento das bengalas, acredito que seja isso.

Ps: se alguem do PN souber outro jeito mais preciso de conferir o alinhamento da diuanteira seria uma boa mostrar pra galera, eu só sei assim.

[2]

blaugusto
26-04-11, 08:50
Pra ver o alinhamento Horizontal (o que deixa a roda assim / quando vista de frente):

Tire a roda dianteira e apoie as bengalas direto no chão
Pegue um nivel usado por pedreiros
Coloque o nivel na mesa da motocicleta

Obs: as bengalas devem estar alinhadas com o eixo traseiro da moto. O alinhamento pode ser feito medindo a distancia de cada lado da bengala em relação ao quadro da moto.


Para verificar o alinhamento Vertical (o que deixa a roda apontando pra um lado e o guidon pro outro, como se estivesse torcido)
Ainda com as bengalas no chão pegue um pendulo (?) que nada mais é que uma linha com um peso na ponta.
Utilizando o pendulo alinhe ele com o parafuso superior da bengala e faça uma marca no chão. Faça isso dos dois lados.
Meça a distancia entre o risco e a bengala no chão. A distancia deve ser a mesma dos dois lados.
Faça a medição alinhando o pendulo com a ponta do guidon tb. Isso vai mostrar se o guidon está torto ou se a bengala está "torcida".


Será que ficou confuso??

leozin
26-04-11, 09:28
complicado em |:(

magrao tk
26-04-11, 09:35
Pra ver o alinhamento Horizontal (o que deixa a roda assim / quando vista de frente):

Tire a roda dianteira e apoie as bengalas direto no chão
Pegue um nivel usado por pedreiros
Coloque o nivel na mesa da motocicleta

Obs: as bengalas devem estar alinhadas com o eixo traseiro da moto. O alinhamento pode ser feito medindo a distancia de cada lado da bengala em relação ao quadro da moto.


Para verificar o alinhamento Vertical (o que deixa a roda apontando pra um lado e o guidon pro outro, como se estivesse torcido)
Ainda com as bengalas no chão pegue um pendulo (?) que nada mais é que uma linha com um peso na ponta.
Utilizando o pendulo alinhe ele com o parafuso superior da bengala e faça uma marca no chão. Faça isso dos dois lados.
Meça a distancia entre o risco e a bengala no chão. A distancia deve ser a mesma dos dois lados.
Faça a medição alinhando o pendulo com a ponta do guidon tb. Isso vai mostrar se o guidon está torto ou se a bengala está "torcida".


Será que ficou confuso??


Entendi.
Dá mais trabalho, mas bem mais preciso! :)

blaugusto
26-04-11, 11:55
Nem dá tanto trabalho. Principalmente se for moto com freio a disco.
Depois da moto apoiada no chão é super simples de fazer.

Stone
26-04-11, 12:14
E só olhar de lado comparando uma bengala com a outra, desde onde vai o eixo da roda até a mesa, aí ja dá de saber se estão só desalinhadas ou se estão empenadas. Para conferir se estão empenadas (tortas) tem que afrouxar uma bengala de cada vez e girar a parte cromada (no lugar mesmo) se a parte debaixo se mexer está empenado.

magrao tk
26-04-11, 21:05
Marquei os pontos que eu comparo: A parte de baixo do guidão e a ponta do eixo.
http://img842.imageshack.us/img842/8205/imagem3673.jpg (http://img842.imageshack.us/i/imagem3673.jpg/)

Olhando bem por cima e nesse sentido pode se enxergar esses pontos nos 2 lados, e a olho nú já tem como ver se tá torto ou não, é só comparar essa ditancia em cada lado e puxar o guidão até equilibrar. Se ainda ficar na dúvida tira a roda e faz aquela medição que o Blau ensinou, aí ficará exato.

Stone
26-04-11, 23:17
Não precisa fazer essas medições todas, é só olhar na lateral comparando as duas, se estiver 1mm fora dá de ver

caveramagra
02-05-11, 21:05
pessoas éra o paralama q estava torto mesmo...hauhauhau,menos mal...valew..

SydmaaR
02-05-11, 21:09
Imaginava que fosse isso :lol:

Ruhh
02-05-11, 21:49
Hum, e o Pneu esta retinho com as bengalas, não seria só o Paralama ?


Chutoou na mosca hein! :G

Brincadeeira, aíi é pura experiência!