PDA

Ver Versão Completa : Trocar relação completa ou só a corrente?



eumermodinovo
26-04-11, 10:12
E ae galera,
hoje levei a motoca pra revisão e lá me disseram que minha relação ja estava no fim e que deveria ser trocada, então eu perguntei: mas como, se os dentes do pinhão estão praticamente novos?? :0_0:
E me explicaram que é porque a corrente ja ta no finalzinho do ajuste, tipo, ta quase não dando mais pra ser apertada.
A minha dúvida é a seguinte: Tenho mesmo quetrocar a relação completa, ou troco só a corrente, ou troco/faço alguma outra coisa nessa situação?
Abraço a todos.

Mansell
26-04-11, 10:14
troca ela toda...

BADANHA
26-04-11, 10:14
completa sem desculpas

rafa_barros
26-04-11, 10:20
pow chefe qndo troca si troca tudo !
mas não é o seu caso,si a relação ainda está em condições e não dá mais regulagem é só vc ir em uma oficina(não concessionária)e pedir pra tirar um elo da corrente e continua usando
já fiz e não tive problema algum
o cara vai te pedir uns 10 mangos pra fazer esse trampo ai.

eumermodinovo
26-04-11, 10:28
pow chefe qndo troca si troca tudo !
mas não é o seu caso,si a relação ainda está em condições e não dá mais regulagem é só vc ir em uma oficina(não concessionária)e pedir pra tirar um elo da corrente e continua usando
já fiz e não tive problema algum
o cara vai te pedir uns 10 mangos pra fazer esse trampo ai.


Po, será que vale arriscar? sei lá,qual o risco de a corrente rebentar com isso?
Sei que com bike se faz tranquilamente sem ter problemas, mas tem menos de um ano que tenho moto e nunca ouvi dizer que se fazia isso também com motos..

chriskopsch
26-04-11, 10:29
Troca tudo.

leozin
26-04-11, 10:34
é melhor trocar tudo , colocar tudo novo, :OK:

rafa_barros
26-04-11, 10:42
Po, será que vale arriscar? sei lá,qual o risco de a corrente rebentar com isso?
Sei que com bike se faz tranquilamente sem ter problemas, mas tem menos de um ano que tenho moto e nunca ouvi dizer que se fazia isso também com motos..


eumermodinovo eu já fiz em pelo menos numas 5 motos e não deu em nada,agora vc tem que ver as condições da sua corrente si a corrente já tiver só o pó ai não faz não ,nas quais eu fiz a corrente ainda estava boa só não dava mais regulagem
e si ela estourar não vai ser por conta do elo que vc tirou e sim pelo desgaste
é logico ela não vai ficar nova di novo vc só vai usar ela um pouco mais
é que nem frasco de oleo si vc não deixar um tempo de ponta cabeça o oleo ki fica no fundo vai pro lixo
ah e já vi outras pessoas fazerem isso tbm....(até pensava que era normal)
mas ai é vc que faz a avaliação

BADANHA
26-04-11, 10:54
pq funciona como um conjunto, as partes "casam"... tem q trocar tudo

willian kloss
26-04-11, 10:55
sem duvida nenhuma troca tudo e mais garantido

eumermodinovo
26-04-11, 11:01
É.. acho melhor trocar tudo então.
Vale mais a pena garantir.
Valeu ae pessoal.

Julian280891
26-04-11, 11:04
Eu trocaria tudo, vc só vai ter que trocar isso daki um tempão...

CESAR JAU
26-04-11, 11:07
pq funciona como um conjunto, as partes "casam"... tem q trocar tudo


2

Stone
26-04-11, 12:29
Tem que analizar, se a corrente estiver com pouca folga encima da coroa dá de cortar sem problema.
Por exemplo a Biz, quando se troca o kit corrente a regulagem já fica no meio com o kit novo, quando chega no final da regulagem o kit está zero ainda, não compensa chegar e trocar, tem que ver....

juhpalaver
26-04-11, 12:45
troca td mano
mais garantia e segurança

brunobros
26-04-11, 13:00
troca tudo, mas se a grana estiver meio curta manda tirar uns gomos (ou elos) da corresnte. aki em casa é assim, e por falar nisso ta na hora de trocar minha relação também

fabianoaspro
26-04-11, 15:37
quanto que é uma relação de fan?
Só por curiosidade, quanto vc rodou com ela?

rafa_barros
26-04-11, 15:51
Tem que analizar, se a corrente estiver com pouca folga encima da coroa dá de cortar sem problema.
Por exemplo a Biz, quando se troca o kit corrente a regulagem já fica no meio com o kit novo, quando chega no final da regulagem o kit está zero ainda, não compensa chegar e trocar, tem que ver....


ai o stone intende oq eu quiz dizer
nem sempre qndo acaba a regulagem quer dizer que acabou a relação
+ oq fazer??depende de bolso pra bolso$$$$$

Esquadrão Marte
26-04-11, 19:25
Se o pinhão e relação não estiver Tãooooooo gastos da para cortar a corrente, pois se o mesmos estiver gastos faz a substituição pelo Kit completo. Esses dias cortei a corrente da TW que não dava mais para esticar pois ainda estava bom pinhão relação corrente ficou bom. Caso contrario trocaria tudo ....

magrao tk
26-04-11, 20:42
Tem que analizar, se a corrente estiver com pouca folga encima da coroa dá de cortar sem problema.
Por exemplo a Biz, quando se troca o kit corrente a regulagem já fica no meio com o kit novo, quando chega no final da regulagem o kit está zero ainda, não compensa chegar e trocar, tem que ver....

É isso exatamente.
Eu sempre quando chega no fim do ajuste tiro um elo, e depois disso rodo muuuuuuuito mais até precisar trocar novamente.

A corrente nova assim como um motor novo tem que tipo amaciar. Imagina quantos elos tem uma corrente e compara cada elo a um pistão num cilinro novo ou recem retificado. Agora soma o desgaste de todos os elos até a corrente estiver toda amaciada. Ela vai ceder muito mais quando é nova, o que não quer dizer que precise de ser trocada. Muita gente eu sei que vai discordar, mas pra mim trocar só por chegar ao fim do ajuste é jogar dinheiro fora. Se ela encaixa bem nos dentes da coroa e pinhão, e esses dentes estão bons, tira um elo e regula direitinho.

juniorprotti
26-04-11, 21:22
Tem que analizar, se a corrente estiver com pouca folga encima da coroa dá de cortar sem problema.
Por exemplo a Biz, quando se troca o kit corrente a regulagem já fica no meio com o kit novo, quando chega no final da regulagem o kit está zero ainda, não compensa chegar e trocar, tem que ver....


falou tudo. não troco da minha biz antes de ver ser realmente precisa...

msguinha
26-04-11, 21:27
pow chefe qndo troca si troca tudo !
mas não é o seu caso,si a relação ainda está em condições e não dá mais regulagem é só vc ir em uma oficina(não concessionária)e pedir pra tirar um elo da corrente e continua usando
já fiz e não tive problema algum
o cara vai te pedir uns 10 mangos pra fazer esse trampo ai.


Junta mais 20 ou 30 e bota uma relação nova completa.
Já era.

Mais uma dica:
Canto direito superior do site tem um campo chamado "Buscar". ALi tu busca o conteudo já publicado no site. Tem bastante topico sobre esse assunto.

Vlw.

chiccoli
26-04-11, 21:32
jogar mais 20, 30 reais ??
onde q acha relação boa por esse preço ??

qualquer 5 reais ou uma coca vc tira um gomo da corrente..

mas veja bem se a relação ja não passou da hora de trocar
é cheio de cliente chegando com tudo só no pó, e querendo dar uma de economico..

msguinha
26-04-11, 21:39
jogar mais 20, 30 reais ??
onde q acha relação boa por esse preço ??

qualquer 5 reais ou uma coca vc tira um gomo da corrente..

mas veja bem se a relação ja não passou da hora de trocar
é cheio de cliente chegando com tudo só no pó, e querendo dar uma de economico..


10 + 20 ou 30. Dá uma relação boa sim, dependendo da moto. Eu gastava mais ou menos uns 40 pilas nas relações da minha titan, nunca tive problemas. :G

charrinho
27-04-11, 08:20
se a coroa e o pinhao tao bons axo que não tem necessidade de trocar a corrente, só saca uns elos dela.

fabianoaspro
29-04-11, 14:20
Ta quanto custa uma relação de Fan? E qtos KM se roda com ela?

renan1605
29-04-11, 14:58
Ta quanto custa uma relação de Fan? E qtos KM se roda com ela?

A mais barata de aço 1045 com corrente sem retentores é em torno de 40 reais, quanto a duração depende do dono.

fabianoaspro
30-04-11, 11:29
A mais barata de aço 1045 com corrente sem retentores é em torno de 40 reais, quanto a duração depende do dono.


Mas essa aí de R$40 dura quanto? Uns 10.000Km? 15.000?

Guilherme Mcnasty
30-04-11, 11:35
O esquema é o seguinte: tua moto tá com a relação original certo? se for a coroa e pinhão são muito bons, e a correte did brasileira faz tempo que não é aquelas coisas, ela se desgasta bem antes da coroa e pinhão. Nesse caso dá pra trocar só a corrente de boa e rodar mais um bom tanto sem problema algum.

Alan122
30-04-11, 11:36
tudo :#

renan1605
30-04-11, 13:37
Mas essa aí de R$40 dura quanto? Uns 10.000Km? 15.000?

Repetindo, depende do dono, da onde anda, se lubrifica, se estica.Neste kit a coroa e o pinhão são ótimos só a corrente que deixa a desejar.
Um kit bom tem que ser pinhão e coroa de aço 1045 rifel e corrente kmc com retentores, só que aí só a corrente é 40,00.
OBS: preços praticados no interior de SP

eumermodinovo
06-05-11, 10:16
Po galera, desculpa ae a demora pra responder, tive que me mudar e ainda to sem net em casa.. Agradeço a todos pelas dicas.



quanto que é uma relação de fan?
Só por curiosidade, quanto vc rodou com ela?


Eu encontrei por aqui em torno de 75,00 a original na honda.
Rodei só 9000Km com ela, o restante tá bem conservado ainda.
Mas tipo, pelo menos uma vez por mes faço uma vigenzinha de uns 200km, fico pensando se não é arriscado tirar um elo e a corrente ficar fraca.
Será que aguenta mesmo?
Não que eu tenha grana pra gastar a toa no momento e trocar a relação toda, mas se der pra economizar nisso com segurança, prefiro, mas caso contrário, passo o cartão e deixo pra pagar no outro mes e rodo mais tranquilo.
Abração a todos.

renan1605
06-05-11, 10:21
Po galera, desculpa ae a demora pra responder, tive que me mudar e ainda to sem net em casa.. Agradeço a todos pelas dicas.

Eu encontrei por aqui em torno de 75,00 a original na honda.
Rodei só 9000Km com ela, o restante tá bem conservado ainda.
Mas tipo, pelo menos uma vez por mes faço uma vigenzinha de uns 200km, fico pensando se não é arriscado tirar um elo e a corrente ficar fraca.
Será que aguenta mesmo?
Não que eu tenha grana pra gastar a toa no momento e trocar a relação toda, mas se der pra economizar nisso com segurança, prefiro, mas caso contrário, passo o cartão e deixo pra pagar no outro mes e rodo mais tranquilo.
Abração a todos.

Depende de como está a relação.
Vê se os dentes da coroa e do pinhão ainda então bons(não pode ter a ponta dos dentes fina igual uma lâmina).
Se tiver boa, pode retirar um elo da corrente sim que não terá problemas.

abrs.

eumermodinovo
06-05-11, 10:40
Os dentes estão quadradinhos ainda.
Acho que vou tirar um elo pra aguentar mais um pouco então..
Mas logo que der troco tudo.

renan1605
06-05-11, 10:58
Os dentes estão quadradinhos ainda.
Acho que vou tirar um elo pra aguentar mais um pouco então..
Mas logo que der troco tudo.

Não precisa trocar até as pontas ficarem finas.
Deixe a corrente sempre lubrificada e ajustada, que ainda ela vai longe.

Abrçs.

Ruhh
06-05-11, 11:02
Troca logo é tudo..
Eu mesmo não quero saber de negócio de ficar 'armengando' item fundamental de segurança pra moto, tipo corrente, pneu, câmara, relação.. estragou!? compra outra..
Pode sair bem mais caro depois..

renan1605
06-05-11, 11:10
Troca logo é tudo..
Eu mesmo não quero saber de negócio de ficar 'armengando' item fundamental de segurança pra moto, tipo corrente, pneu, câmara, relação.. estragou!? compra outra..
Pode sair bem mais caro depois..

Depende, minha moto por exemplo quando fui trocar a relação não tinha a da factor, aí eu coquei a da YBR que é com um dente a menos na coroa.
Na hora da troca a regulagem já ficou na metade, quando não der mais ajuste na corrente, vou tirar um elo sem me preocupar.
OBS: corrente com retentor não se pode fazer isso.

Edit: Tb é recomendado a troca caso a corrente não estiver encaixando direito na coroa e no pinhão.

DavidR
06-05-11, 12:09
O esquema é o seguinte: tua moto tá com a relação original certo? se for a coroa e pinhão são muito bons, e a correte did brasileira faz tempo que não é aquelas coisas, ela se desgasta bem antes da coroa e pinhão. Nesse caso dá pra trocar só a corrente de boa e rodar mais um bom tanto sem problema algum.

a minha relação original rebentou a corrente com 3.989km rodados e a honda trocou tudo e colocou hamp

renan1605
06-05-11, 12:15
a minha relação original rebentou a corrente com 39.989km rodados e a honda trocou tudo e colocou hamp

Só se pode trocar apenas a corrente quando a relação ainda é nova, nesse seu caso se tivesse trocado só a corrente não iria dar certo.

DavidR
06-05-11, 19:06
Só se pode trocar apenas a corrente quando a relação ainda é nova, nesse seu caso se tivesse trocado só a corrente não iria dar certo.
eu errei a digitação é 3,989km praticamente 4 mil rodados

Esquadrão Marte
06-05-11, 19:12
Não tem mais jeito, Amanha vou trocar na cc Honda Relação Pinhão e corrente segundo o mesmo me falou que tem corrente com retentor para TW, tudo custa 171R$..... Ambos marca hamp....