PDA

Ver Versão Completa : Pode faltar gasolina no país do pré-sal



juhpalaver
26-04-11, 12:29
O diretor de Abastecimento da Petrobras, Paulo Roberto Costa, reconheceu nesta terça-feira que pode faltar gasolina em alguns postos do país por causa da escassez de etanol. O problema é o alto preço do etanol anidro, que é misturado à gasolina, o preço disparou nas últimas semanas devido a diminuição da oferta de cana na entressafra. O etanol anidro tem que ser misturado na proporção de 25% à gasolina, como a oferta de etanol diminuiu (pois os produtores resolveram vender açúcar) o preço do litro do etanol não para de subir no mercado, lembrando os velhos tempos de inflação no Brasil, na semana passada por exemplo o litro do etanol anidro era negociado a R$ 2,10 e hoje ele está na casa dos R$ 2,80 a R$ 3,00.

Nas áreas mais isoladas do país pode haver escassez de combustível e isso é ridículo para um país que é uma potência petrolífera no mundo. O governo é claro joga a culpa no produtor de cana-de-açúcar, mas vamos refletir, se você fosse usineiro venderia etanol com o preço do açúcar disparando mundo afora? É claro que o usineiro vai vender para o mercado mais rentável e mais lucrativo para ele. Mas existe sim um grande culpado por toda essa alta no preço dos combustíveis: ingerência administrativa. Total falta de visão e projeção do mercado por parte de nossas autoridades governamentais, ao invés de ficar culpando produtores e o mercado de commodities o governo deveria falar menos e agir mais, pois é vergonhoso faltar gasolina em um país que é uma potência do petróleo.

No mercado de capitais o dia foi de reajuste técnico nas bolsas mundiais. Após a pancada de segunda-feira os mercados respiraram e entraram em um repique de alta. Dow Jones conseguiu se firmar acima da média móvel simples de 50 períodos, porém ainda está abaixo da linha central de bollinger. Bandas de bollinger estão se encurtando, em breve vai haver movimento forte para algum lado.

Na Bovespa o dia não foi diferente. Repique puxado basicamente pela Petrobras e OGX, papéis com alto nível de sobrevenda. Este repique de alta garantiu a retomada do suporte na região dos 66k, em tese o movimento ainda tem espaço para se aproximar da linha central de bollinger e LTB curta que vem do topo secundário em 70k. Primeiro target do repique seria na região dos 67.1k com suporte nos 66k.

SydmaaR
26-04-11, 12:32
Aonde isso vai parar... :(

jobarte
26-04-11, 12:40
Ha um mês atras eu enchia o tanque com 17 reais, hoje não sai por menos de 23, 24, 25 reais dependendo do posto.

Julian280891
26-04-11, 12:40
Aonde isso vai parar... :(

[2]

Hanniball_King_CbaMT
26-04-11, 12:42
Ridiculo por a culpa na falta de etanol,
viajei pelo inteior de MT

oque nao falta é canavial, a perder de vista,

nao somos otarios, nao nos subestimem, uma hora vamos parar de consumir esse produto.

juhpalaver
26-04-11, 12:49
Ridiculo por a culpa na falta de etanol,
viajei pelo inteior de MT

oque nao falta é canavial, a perder de vista,

nao somos otarios, nao nos subestimem, uma hora vamos parar de consumir esse produto.


acho que vc nao intendeu muito bem irmao
tem sim a culpa da falta do etanol, mais tambem tem dos usineiros
que preferem fazer a cana virar açucar do que alcool,
o açucar garante mais renda pra eles do que o proprio alcool.
ou melhor, o EXPORTADO pq oque fica no país é a sobra

juhpalaver
26-04-11, 12:51
Ha um mês atras eu enchia o tanque com 17 reais, hoje não sai por menos de 23, 24, 25 reais dependendo do posto.


meu tanque tem 14 litros, e eu abasteço dps que entra na reserva mesmo,
uns 13 lts ta saindo em torno de 32 a 34 reals..
ta osso isso
vo volta a anda de cavalo... grama creste até no quintal de casa!

Furious VIPER
26-04-11, 12:52
A partir da semana q vem não ligo mais pro preço da gasolina (mentira)... serei mais um usuário do transporte público!

brunobros
26-04-11, 12:54
Ha um mês atras eu enchia o tanque com 17 reais, hoje não sai por menos de 23, 24, 25 reais dependendo do posto.

2

blooddrop
26-04-11, 12:58
vo compra um cavalo e bota um car system nele e ja era :D

chiccoli
26-04-11, 13:03
vo pega uma flex e vamu ver se roda a pinga q deve sair mais barato..

jesuis.., quando eu comprei minha 1ª moto 20 reais era tanque cheio, hoje tah na faixa de 35 reais

mdorigon
26-04-11, 15:30
Acho que ta na hora do governo meter o pé nessa lei de 20 a 25 % de alcool anidro na gasolina. Deveria forçar a Br a fazer uma gasolina melhor e misturar de 10 % de alcool anidro no maximo. Ai essa escassez não ia ser tão drastica e o combustivel seria obrigado a melhorar de nivel. Ficam dando boi pra usineiro, da nisso.

renan1605
26-04-11, 15:43
Pior que num tem como ficar sem combustivel, trabalho a 20 km de casa, considerando que minha moto faz 40km/l, eu gasto 1 litro/dia=2,96.
Hoje vim trabalhar de carro 1 dia=10 reais, aí sim eu ia ter que fazer alguma coisa pra reverter isso, mesmo assim prefiro pagar mais barato pela gasoalcool.

Rodolfo Henrique
26-04-11, 15:50
meu tanque tem 14 litros, e eu abasteço dps que entra na reserva mesmo,
uns 13 lts ta saindo em torno de 32 a 34 reals..
ta osso isso
vo volta a anda de cavalo... grama creste até no quintal de casa!


HUAHUAH ri alto cara

aqui tamem ta cheio de grama kkkkk

bons tempos que enchia o tanque com 29 dinheiros rs

jobarte
26-04-11, 15:53
A única forma de parar com essa put***** é a intervenção do governo, obrigar o produtor de alcool a produzir somente alcool e o mesmo com o açucar, ou eu vou abrir um bar para vender peças de informatica :|

Ah, esqueçi, dependemos do governo, é gente, estamos na :cocô: obviamente, o governo com certeza ta comendo nas beiradinhas das exportações com seus maravilhosos impostos que fazem a gente bater no peito e dizer que tem orgulho de ser brasileiro :NOOK: :NOOK:

caio_
26-04-11, 15:57
Se o problema é o preço do alcool anidro que é misturado na gasolina, a solução é relativamente simples, vendam gasolina mais pura (com menos alcool) melhor pro bolso e pro motor ! saudades da gasolina azul... |:(
e 25% de alcool na gasolina é sacanagem !

bravo18br
26-04-11, 16:59
Acho que não é tão simples seres.... li "não lembro onde" que o Brasil não produz gasolina suficiente para consumo próprio. Por isso a mistura com o alcool não é apenas "incentivo ou uso de um combustível renovável bláblá" e sim uma necessidade. Há pouco tempo inclusive a Petro assumiu que comprou gasolina para suprir a demanda nacional por três dias, pois os estoques estavam baixos (na época que o barril internacional tava muito alto).

Outra coisa, se vc planta cana na tua casa, e pra exportar te pagam 10 reais o kilo e pra transformar em cana te pagam 8 reais, vc vai fazer o q??? Vai perder grana porque o país tá ficando a pé?? Pensa um pouco.... quando se fala em dinheiro, ninguém é patriota o suficiente....

EDIT:
Outra coisa, essa notícia é nova?
Estou em dúvida pq diz que as Bollinger estão estreitando, e isso não é verdade. O último estreitamento foi por volta do dia 08/04, e eu estou comprado em petro, portanto acompanho diariamente.

Nickneo
26-04-11, 17:02
Alguns anos me lembro de ter visto uma reportagem que falava dos carros flex e que cada vez menos dependíamos do exterior para mantermos nossos veículos funcionando.... Olha só a merda que deu |:( |:(

madnando1
26-04-11, 18:33
Sinceramente, anormal seria se não tivessemos esse "sufoco" todo ano.

Aqui é o Brazil do contrário. O combustível onde somos piorneiros, some das bombas, a gasolina dispara de preço, e pelo que tenho lido, nenhum outro lugar do mundo a gasolina sobe essa paulada toda.

Alguem tá lucrando muito com isso e não somos nós...

leodinei
26-04-11, 18:40
É $od$ isso.
Hoje foi R$ 39,00 em 13 litros de aditivada.
Assim não dá pra ser feliz.

Ivan RJ
26-04-11, 19:19
Fácil. Não tem alccool para por na gasolina? Beleza, vende ela sem alcool.
Nós exportamos gasolina por tostões, porque não vender gasolina sem alcool? Basta uma pequena regulagem nas motos carburadas. Nem nos carros flex, nunca usamos alcool e nem vamos usar.
Quanto a iniciativa privada, tem que ser livre mesmo, se ganham mais dinheiro com o açúcar, dane-se o alcool. O Governo que se vire para vender a gasolina. Não é problema nosso.
Um grande abraço a todos os irmãos.

mdorigon
26-04-11, 19:38
Ivan, quem dera fosse tão facil retirar o alcool da nossa mijolina. Se retirarmos todo o alcool, vamos ver um monte de motor dando detonação. Infelizmente é conveniente o alcool nesse monte pra aumentar a octangem e eles fazerem uma gasolina bem ruizinha e barata, e terem um alto lucro em cima da gente vendendo ela nesse valor :d