PDA

Ver Versão Completa : Qual cuidado devo ter com freio a disco



Moto Men
27-04-11, 02:12
Blz turma,

Seguinte breve terei minha primeira moto com freio a disco dianteiro e traseiro.

Ouvi um tempo atras sobre algo tem que ter cuidado quando for freiar.

E ai quem sempre teve moto com freio tambor e comprou a primeira moto com freio a disco passou por alguma situação como por costume pressionar manete com muita força ? Já que a tambor usamos os quatro dedos com força ?

Minha dúvida é quais os cuidados que se deve ter quem nunca teve moto com freio a disco ?

A minha sera já começando com a FAZER 250 - 2011 / 2012 disco dianteiro e traseiro

Aguardo dicas e cuidados no uso na manha e na urgência

mmoura
27-04-11, 02:44
Bah cara, vou ficar de olho no teu topico pq não sei te dizer nada a respeito.
Mas acho que são os mesmos cuidados com o freio dianteiro. Se enfiar a mão pode dar
tombo mesmo.
Andei numa cb300 com ABS essa semana e pisava bem na manha nos freios...
A dica é nunca exagerar
Um abraço

mrz
27-04-11, 03:29
Nem esquenta a cabeça com isso cara...após rodar alguns kilometros tu já te adapta...é a terceira moto com freio a disco dianteiro que eu tenho e é tudo de bom...
Depois de acostumar com o disco....tambor nunca mais...rsrs :OK:

Só recomendo andar na manha com ela até te adaptar legal...

Flw...

charlespicol
27-04-11, 03:30
freio a disco é muito melhor

mas na chuva voce deve tomar cuidado onde usa o freio ..freiar em cima das faixas de pedestres ou a amarela de mão dupla
são lisas de mais ai o freio trava e ai é rola ...tambem nas curvas e areias ..é onde tem que ter mais cuidado

tirando isso é o melhor freio .....tinha uma titan a tambor ai coloquei disco nunca cai usando eles e não quero uma com tambor
nem no sonho ...abraços

jOSÉ
28-04-11, 00:34
Se passar por poças de água e com chuva muito intensa, o freio a disco tem uma resposta mais lenta, pois na primeira pagada ele vai primeiro enxugar a água para depois frear.
Não esqueça que a água é lubrificante, por isso a resposta é mais lenta. No resto é só andar para calibrar a mão e o pé na frenagem.

Ah um detalhe, quando estacionar a moto(após andar), não vai encostar no disco, ele fica quente pelo atrito e vai fritar o dedo. Coisa de motoqueiro com freio a disco de primeira viagem.

zanini
28-04-11, 00:48
Tem só que ter cuidado com as mordidas na manzoca.. e no chulé.. mas isso como ja dito acima, vc vai se adaptar só rodando e claro freando..

Agora o a forma correta de frear em geral é utilizando o freio motor e pra ser mais detalhado(isso segundo um curso que fiz da Honda) é utilizando o freio dianteiro em 70% e o traseiro em 30% simutaneamente.

blaugusto
28-04-11, 08:09
Se passar por poças de água e com chuva muito intensa, o freio a disco tem uma resposta mais lenta, pois na primeira pagada ele vai primeiro enxugar a água para depois frear.
Não esqueça que a água é lubrificante, por isso a resposta é mais lenta. No resto é só andar para calibrar a mão e o pé na frenagem.

Ah um detalhe, quando estacionar a moto(após andar), não vai encostar no disco, ele fica quente pelo atrito e vai fritar o dedo. Coisa de motoqueiro com freio a disco de primeira viagem.

Placebo!

Meus freios a disco, tanto da moto quanto da bike nunca sofreram com água.

renanperim
28-04-11, 08:13
Vai ser zerinha então, certo?

Nunca é demais resaltar para ficar de olho no nível de óleo, aquilo não é brincadeira.
Eu nem imagino o que pode zicar se não olhar o óleo, mas é a típica coisa que jamais pagaria para ver.

Eu juro que nem tava lembrando que a FZ 2011 tinha freios a disco na traseira, aehaehhaeuuhuhae.

Com coisa boa vc se acostuma rápido.

BADANHA
28-04-11, 10:04
Placebo!

Meus freios a disco, tanto da moto quanto da bike nunca sofreram com água.


em motos de baixa cc e verdade.

blaugusto
28-04-11, 12:10
em motos de baixa cc e verdade.

Em motos de alta cc mais ainda. Com exceção dos discos não ventilados.

A força centripeta se encarrega de enxugar os discos enquanto a moto está em movimento e a chuva não afeta em nada na frenagem.

chiccoli
28-04-11, 12:39
cuidado pra não ir pro chão.

é o basico..

Ivan RJ
28-04-11, 12:51
Nenhum cuidado, senta a mão, se travar o dianteiro leva na cc. O freio dianteiro só trava na água, areia ou óleo. Com o piso limpo ele tem que parar a moto sem travar a roda. Quanto ao traseiro, todos irão travar devido a transferência de massa, na qual a traseira da moto fica muito leve, logo, sempre que usar o freio traseiro o faça com calma.

mmoura, freiou ERRADO, pode sentar o pé que os dois freios serão acionados em conjunto, sem ter necessidade de usar o manete do dianteiro, e NÃO VÃO TRAVAR NUNCA!!! Em nenhuma condição, em óleo, areia, água, sabão OMO. Essa é a função do ABS combinado com o CBS. Roda que trava, não para a moto e joga o piloto no chão.
Acho que já passou da hora da galera aprender a usar os freios, mesmo que não sejam ABS. Jamais esqueçam de reduzir as marchas, pois o freio motor é o maior responsável por uma parada segura, sem tombo.
Um grande abraço a todos os irmãos.
PS: Usem a regrinha dos 2 segundos e para maior segurança ampliem para 4 segundos.

Ruth Dias
28-04-11, 16:23
Se a moto anda muito, também deve parar muito. Com itens de segurança nada de "gambiarra". As pastilhas devem ser conferidas, para motos com freio a disco. Especialmente se a região escolhida for de serra. As lonas (normalmente nas traseiras) devem ser trocadas, quando o freio já estiver baixo. Todos os cabos e fluidos também devem ser verificados.

abraços

renan1605
28-04-11, 16:37
Cara, toma cuidado, que o poder de frenagem de moto com freio a disco é muito maior do que o de tambor, a forma que a moto tem maior eficiencia na frenagem é em linha reta, pneu novo, e asfalto limpo, e mesmo assim dependendo da velocidade que vc tiver e alicatar o freio de uma vez o pneu vai travar, o unico freio a disco que vc pode apertar com toda a força e que ele não trava é o com sistema abs, em poucos km vc vai estar acostumado com freio a disco, não se preocupe.

Ivan RJ
28-04-11, 19:18
Vou repetirrrrrrrrrrrrrr!!! Freio a disco dianteiro, se travar com piso limpo está errado!!!!!
Ela tem que parar sem travar a roda, leiam o que eu postei.
Um grande abraço a todos os irmãos.

jOSÉ
29-04-11, 00:58
Placebo!

Meus freios a disco, tanto da moto quanto da bike nunca sofreram com água.


Depende da sensibilidade, os tratores tem o freio a disco em banho de óleo( para protegar da sujeira e pelo aquecimento), e pelo tamanho e peso do bicho eles freiam muito bem, mas tem uma resposta lenta e praticamente não arrastam os pneus.

Eu na chuva forte, daquelas que molham até a alma e inclusive o disco eu percebo esse retardo na pegada das pastilhas no metal do disco.

renan1605
29-04-11, 10:16
Vou repetirrrrrrrrrrrrrr!!! Freio a disco dianteiro, se travar com piso limpo está errado!!!!!
Ela tem que parar sem travar a roda, leiam o que eu postei.
Um grande abraço a todos os irmãos.

Ivan, desculpa descordar de vc, realmente eu li o que vc postou, só não concordo.
Vc tem experiencia com freio a disco, por isso vc fala que pode apertar com toda força que ele não trava, mas pra quem veio de uma moto com freio a tambor de titan a força que ele aplica no freio é muito maior do que a que vc aplica. Se estiver em uma velocidade baixa não dá tempo de travar, a moto vai parar primeiro, depende muito do pneu e do peso do piloto tb, no momento da frenagem as bengalas abaixam e depois que termina o curso, se continuar com o freio apertado com toda força a roda trava.Pode ser que eu esteje errado mas até hoje toda a pratica que eu tive encima de uma moto com freio a disco e de tambor, foi essa a conclusão que eu cheguei.

abrçs.

Ruhh
29-04-11, 10:26
É diferente mesmo, voce sente logo a diferença..
Tenho que me acostumar com o freio a disco também, mas no meu caso é só na dianteira. :Q