PDA

Ver Versão Completa : peças comuns e peças forjadas, qual a diferença ?



chiccoli
28-04-11, 21:05
Uma duvida que me deu agora.., e imagino que a grande maioria com certeza também tem
(moderadores, acredito que aqui seja o lugar desse tópico.obg.)

quando falamos de motores, preparão sempre se tem na idéia, vou mandar forjar pq aguenta mais,
porém, na pratica qual a diferença entre as peças comuns e forjadas, por ex.:
Diferença visual, pra não ser passsado pra tras, existe algum tipo de material parecido que podem tentar enganar quem vai comprar?
diferenças de preço, peso, durabilidade (esse é o principal !)
e também marcas de peças boas, e ruins no ramo

preparadores officiais de plantão, podem, ou sabem responder ?

blaugusto
28-04-11, 21:10
Existem tres formas de fazer uma peça:
Usinando
Forjando
Fundindo

Usinando: Pega-se a materia bruta e através de máquinas (fresa, torno, retifica...) dá a forma ao material
Fundindo: Derrete-se a materia prima e bota numa forma. Deixa secar e tá lá.
Forjando: Pega-se a materia, coloca numa forma e prensa a materia na fôrma.

Por isso diz-se que Forjado fica mais resistente, pq o material é compactado na pŕensa para adiquirir o formato.

FloodDesu
28-04-11, 21:12
Por isso diz-se que Forjado fica mais resistente, pq o material é compactado na pŕensa para adiquirir o formato.


Ele então ficaria mais pesado ou não?

cattani
28-04-11, 21:17
Ele então ficaria mais pesado ou não?

2

:0_0:

AMP_Racing
28-04-11, 21:23
Existem tres formas de fazer uma peça:
Usinando
Forjando
Fundindo

Usinando: Pega-se a materia bruta e através de máquinas (fresa, torno, retifica...) dá a forma ao material
Fundindo: Derrete-se a materia prima e bota numa forma. Deixa secar e tá lá.
Forjando: Pega-se a materia, coloca numa forma e prensa a materia na fôrma.

Por isso diz-se que Forjado fica mais resistente, pq o material é compactado na pŕensa para adiquirir o formato.


Complementando a resposta do nosso amigo que está muito certa.

Na aparencia o usinado e o forjado são parecidos, se forem do mesmo material exemplo aluminio qualquer, vc vai notar que o forjado é mais pesado, e tem as particulas mais unidas.
Vo mostrar a aparencia de um pistão Fundido e um Forjado.

http://img694.imageshack.us/img694/6209/preparaomotor0244yd.jpg (http://img694.imageshack.us/i/preparaomotor0244yd.jpg/)

Esquadrão Marte
28-04-11, 21:26
No caso da Fazer é peça forjada? por isso que não da retifica? ou não tem nada a ver?

taliban
28-04-11, 21:28
No caso da Fazer é peça forjada? por isso que não da retifica? ou não tem nada a ver?

o da fazer eh revestido em ceramica

valdir krüger
28-04-11, 21:30
O pistão forjado é sim mais pesado, só que bem mais forte. Até hoje só vi um em um Santana 2.2 turbo que original era 1.8.

blaugusto
28-04-11, 21:34
Lembrando que após ser feito a "forja" o material recebe a finalização, o acabamento, o que muda sua aparencia. Dando o acabamento correto é quase impossivel distinguir visualmente uma peça forjada, uma peça usinada e uma peça fundida.

Nesta foto aí é sacanagem, pq tá mostrando um produto novo e um produto muito usado.

E como nosso amigo disse, a peça forjada fica mais pesada. Mas não dá pra ver as particulas mais unidas não. Talvez com um microscopio. uhehehueuhehuheuheheheeheh....


http://img694.imageshack.us/i/preparaomotor0244yd.jpg/



No caso da Fazer é peça forjada? por isso que não da retifica? ou não tem nada a ver?

Não tem nada a ver. É por causa do material utilizado que não se faz retifica.

Dá retifica sim, mas apenas não se faz. A cerâmica é muito dura de usinar.

AMP_Racing
28-04-11, 21:42
Lembrando que após ser feito a "forja" o material recebe a finalização, o acabamento, o que muda sua aparencia. Dando o acabamento correto é quase impossivel distinguir visualmente uma peça forjada, uma peça usinada e uma peça fundida.

Nesta foto aí é sacanagem, pq tá mostrando um produto novo e um produto muito usado.

E como nosso amigo disse, a peça forjada fica mais pesada. Mas não dá pra ver as particulas mais unidas não. Talvez com um microscopio. uhehehueuhehuheuheheheeheh....


http://img694.imageshack.us/i/preparaomotor0244yd.jpg/
Não tem nada a ver. É por causa do material utilizado que não se faz retifica.

Dá retifica sim, mas apenas não se faz. A cerâmica é muito dura de usinar.


kkkkk, mais pega um forjado e um kmp da pra ver tranquilo :D :D
Mais tem muitos aluminios, de fundição não sou perito, mais depende o aluminio usinado fica melhor que muitos forjado que tem nacional ai.

blaugusto
28-04-11, 22:06
Fora os que se dizem forjados mas são fundido né.
Tem usinagem por aí que achha que é a mesma coisa.

Acho que aquele do polaco deve ter sido isso.

ueuhuehehuheuhehuehueuheuhehue...

magrao tk
28-04-11, 22:17
Fora os que se dizem forjados mas são fundido né.
Tem usinagem por aí que achha que é a mesma coisa.

Acho que aquele do polaco deve ter sido isso.

ueuhuehehuheuhehuehueuheuhehue...

É tenso isso aí.
Fica fácil comprar gato por lebre.
O pessoal tem que levar um microscópio e uma peça normal junto pra conferir antes de comprar. ]:)

AMP_Racing
28-04-11, 22:29
Fora os que se dizem forjados mas são fundido né.
Tem usinagem por aí que achha que é a mesma coisa.

Acho que aquele do polaco deve ter sido isso.

ueuhuehehuheuhehuehueuheuhehue...


eu naõ gosto de pistão forjado, uso só os original de moto sporte nas motos que faço, tenho uma tornado com pistão 78mm de R1 que é o diabo da mais 180km, já botamos 30% de nitro nas corridas e nunca deu nada, e o pistão pesa 220g só.
Mais em biela não da pra economizar tem que ser uma de qualidade de preferencia com bronzina encima.

jOSÉ
29-04-11, 00:49
O material forjado fica com o grão menor "esmagado", essa interação intergranular dá maior resistência mecânica na peça.
Já o fundido existem micro vazios entre os grãos do metal.

A grosso modo é como um chocolate normal e um suflair se fosse olhado em um microscópio.

Então como o material é compactado na forja ele vai ter uma densidade maior que a do fundido por isso maior o peso.

O forjado tem em média resistência mecânica de 40% a mais que o fundido.

SydmaaR
29-04-11, 00:53
que coisa não :0_0:

chiccoli
29-04-11, 01:11
loura não ^^
vivendo e aprendendo..

ex biela, que acredito eu ser o mais importante pra preparação durar mais ^^
quais são as melhores marcas e onde encontralas ?
ja ouvi falar em ferzza, scud, e mais umas 4,5 marcas que se dizem pra competição, quais ja usaram e quais realmente foram boas ?

sobre o pistão kmp, durabilidade e talz.., pra preparação o de mais facil acesso é ele que eu vejo por ai,
qual a opnião geral da galera ?

FHNT
29-04-11, 08:03
Existem tres formas de fazer uma peça:
Usinando
Forjando
Fundindo

Usinando: Pega-se a materia bruta e através de máquinas (fresa, torno, retifica...) dá a forma ao material
Fundindo: Derrete-se a materia prima e bota numa forma. Deixa secar e tá lá.
Forjando: Pega-se a materia, coloca numa forma e prensa a materia na fôrma.

Por isso diz-se que Forjado fica mais resistente, pq o material é compactado na pŕensa para adiquirir o formato.
Sou neto de Ferreiro e já fiz muita ferradura quando menino, e vou completar dizendo que não basta prensar ou bater a peça, é necessário
temperar a mesma para que essa seja forjada, porque assim voce interfere na organização molecular do material, produzindo algo mais rígido
e/ou flexível, dependendo da tempera usada. As boas ferraduras são temperadas em óleo queimado, esse é o segredo, mas também há quem
tempere em água, mas não fica tão bom. Temperar nada mais é do que dar um choque térmico na peça no momento certo. Diferença, bom, basta
fazer um teste simples : Pega uma espadinha ninja vendida na lojinha da esquina e enfrenta uma Katana de verdade, ela simplesmente é cortada
ao meio pela outra, e é por isso que o Japão na idade média punha medo no resto, porque isso até então era um segredo de armeiros.
E é por isso que moto chinesa não presta e nunca vai prestar, esse é o grande segredo da Honda e Yamaha...

leozin
29-04-11, 08:20
|:(

bravo18br
29-04-11, 08:41
quais são as melhores marcas e onde encontralas ?
ja ouvi falar em ferzza, scud, e mais umas 4,5 marcas que se dizem pra competição, quais ja usaram e quais realmente foram boas ?



Pra moto Wiseco são os melhores.
No meu GTS usei Iapel e são muito bons, mas não os melhores.

Quanto à forja, de fato o material fica mais pesado, mas geralmente eles diminuem o tamanho da saia e outros detalhes, pois como o metal é mais resistente, a peça pode ser menor.
Na época paguei uns 1000 o kit para motor AP, e fiquei com uma dó de instalar..... pareciam jóias de tão brilhantes e bem acabados.... dava vontade de colocar numa corrente e pendurar no pescoço....
Mas no fim, ficaram muito melhores no motor mesmo, bem mais divertido....

juniorprotti
29-04-11, 08:52
é isso aii..vivendo e aprendendoo :0_0:

Stone
29-04-11, 09:09
Sou neto de Ferreiro e já fiz muita ferradura quando menino, e vou completar dizendo que não basta prensar ou bater a peça, é necessário
temperar a mesma para que essa seja forjada, porque assim voce interfere na organização molecular do material, produzindo algo mais rígido
e/ou flexível, dependendo da tempera usada. As boas ferraduras são temperadas em óleo queimado, esse é o segredo, mas também há quem
tempere em água, mas não fica tão bom. Temperar nada mais é do que dar um choque térmico na peça no momento certo. Diferença, bom, basta
fazer um teste simples : Pega uma espadinha ninja vendida na lojinha da esquina e enfrenta uma Katana de verdade, ela simplesmente é cortada
ao meio pela outra, e é por isso que o Japão na idade média punha medo no resto, porque isso até então era um segredo de armeiros.
E é por isso que moto chinesa não presta e nunca vai prestar, esse é o grande segredo da Honda e Yamaha...


Muito bem lembrado!!

Não sei dizer se com o alumínio ou com as peças de motor é o mesmo esquema. Mas uma faca boa, com uma boa têmpera deve ficar tão dura que uma lima não consegue tirar material dela e um bom revenimento para que não quebre ou trinque com tanta facilidade.
Como o amigo falou, o segredo está no choque térmico, ou seja, aquecer a peça até uma certa temperatura (não magnética) e dar um choque térmico, com isso os grãos ficam menores e a peça fica mais dura. Podem procurar sobre esses processos que tem muita coisa no google.
Mas como falei, não sei se nas peças da moto é o mesmo esquema, alguém saberia?

edumrq
29-04-11, 09:24
Galera aqui tem o video do processo de fabricaçao de uma gsx 750 nos anos 90, vejam ai, pelo que entendi as peças são forjadas né?

http://www.revistaduasrodas.com.br/videos/Default.aspx?id=14

E o negócio da fazer é o seguinte o PISTÃO é FORJADO e o CILINDRO que é revestido internamente com CERAMICA, reduzindo o desgaste e dissipando melhor o calor

http://www.yamaha-motor.com.br/web/site/noticia13.aspx

com pistão forjado e o cilindro revestido de cerâmica dispersiva de calor, que como nos maiores modelos da marca – XT660R, Fazer, YZ e WR, também são utilizadas em razão da sua enorme robustez e longevidade.

CESAR JAU
29-04-11, 09:35
é isso aii..vivendo e aprendendoo :0_0:


2 :clap:

AMP_Racing
29-04-11, 10:14
Eu acho que recebe tempera sim, depois ele é isinado.

Ai vai um video pra complementar.

how its made s8 ep6- pistons (http://www.youtube.com/watch?v=h8VTExdaIF4#)

blaugusto
29-04-11, 18:35
Ele é usinado e só depois temperado.
Uma vez temperado é impossivel usinar. E isso eu digo por experiencia própria!
Depois de temperado somente a retifica consegue mexer.

FHNT, a tempera é apenas um complemento. Uma peça pode ser simplesmente forjada ou forjada E temperada.

A forja dessas peças não tem absolutamente nada a ver com ferraduras. Seu processo de fabricação tb se chama forja, mas no chega aos pés da resistencia de uma biela forjada.
Uma peça forjada é construida com apenas uma unica pancada com uma prensa de algumas toneladas.


Quando a superioridade da Honda e Yamaha... bem... pelo visto vc entende muito mais de ferradura do que de processos de fabricação.

jott257
29-04-11, 20:04
forjado nao quebra e simples ou nao era p quebrar...

blaugusto
29-04-11, 20:36
forjado nao quebra e simples ou nao era p quebrar...


Lógico que quebra! É aço, não é o braço do superman...
hueheuhueheheuhuehuehuehhe...

Mas é muuuuuuiiiito mais forte que as peças comuns.

jOSÉ
29-04-11, 21:00
Material para temperar só aço carbono com mais de 3% de Carbono, tem que ser um aço SAE-1030 para cima.
Se form menos que 3% de carbono não pega têmpera.

flaviohe
29-04-11, 21:10
Pesa eles e poem em um copo com medidas,ve quanto de água de moveu, calcula a densidade de cada um e você descobre :D

eu acho ahuahuauh

blaugusto
29-04-11, 21:18
Pesa eles e poem em um copo com medidas,ve quanto de água de moveu, calcula a densidade de cada um e você descobre :D

eu acho ahuahuauh

Pega um pedaço cubo de isopor de 3 x 3 x 3 cm e um cubo de aço de 3 x 3 x 3 cm.

Bote eles no copo d'agua e eles moverão a mesma quantidade de água.
Isso só serve pra calcular o volume. uhehuehehuehehhee.....

flaviohe
29-04-11, 21:35
Mas eu disse pesa eles (calcula massa) e poem na agua(calcula volume).
Não somente colocar na água =)

Dai vc acha a massa e o volume, calcula a densidade de cada um e descobre se é forjado ou não...

d = m/v

Eu ACHO kkkkk

Esquadrão Marte
29-04-11, 21:40
Eu consigo comprar tipo pistão anel biela forjada para Twister é mais resistente do que já vem na moto original? Isso se ela fundir na minha mão é claro....

Tarcisio Discipulo
29-04-11, 22:21
o clima ta esquentando ... :G
calma ai gente a menos q vcs trabalhem em metalurgicas ou sei lá o q q faz essas peças naum preciza brigar naum ...

naum sei com se fabrica masq as forjadas são mas resistentes isso são ...

chiccoli
29-04-11, 23:06
gente.., gente...

voltemos ao assunto do tópico...

até agora tivemos quase como queriamos..,

saber se é forjado..,
pega na mão, se for mais pesado é forjado.., boa

e sobre o temperado, como identificar ?, coloração ?

blaugusto
30-04-11, 21:01
Twisteiro, se preocupa que a biela tua jamais vai fundir, só pistão.
Dificilmente se troca biela de motor Stock.

Chicoli, tempera vc pode confirmar com uma pastilha de usinagem e tentar riscar. Acho até que com uma faca vc consegue ver.
A peça temperada risca muito mais dificil.



Mas eu disse pesa eles (calcula massa) e poem na agua(calcula volume).
Não somente colocar na água =)

Dai vc acha a massa e o volume, calcula a densidade de cada um e descobre se é forjado ou não...

d = m/v

Eu ACHO kkkkk


Oops.... é isso aí mesmo. Só pegar as duas peças, levar na loja um balde com água e uma balança e dá pra comparar duas peças e descobrir qual é forjada e qual usinada e qual a fundida. uheuhehehehhehe...

FloodDesu
30-04-11, 21:09
Oops.... é isso aí mesmo. Só pegar as duas peças, levar na loja um balde com água e uma balança e dá pra comparar duas peças e descobrir qual é forjada e qual usinada e qual a fundida. uheuhehehehhehe...


Se eu tou preparando um motor top eu faria isso sem problemas UHAUAHAUAHAUAHUAHAUAHAU

speedFan
30-04-11, 22:12
Putz... quanta coisa :0_0:

PN tbm é cultura :clap:

AMP_Racing
30-04-11, 22:58
Putz... quanta coisa :0_0:

PN tbm é cultura :clap:


PN é cultura com serteza, e o Blau é uma enciclopédia viva... :clap: :clap: :clap:

blaugusto
30-04-11, 23:09
PN é cultura com serteza, e o Blau é uma enciclopédia viva... :clap: :clap: :clap:

que isso.... eu sou um fução!! hehehhehe...
Eu não sei metade do que muitos aqui sabem. :D

Tarcisio Discipulo
01-05-11, 16:59
que isso.... eu sou um fução!! hehehhehe...
Eu não sei metade do que muitos aqui sabem. :D



dando uma de humilde detected :G

jecastro
01-05-11, 20:21
Nem sempre o forjado é mais pesado, eu tinha Kit Wiseco 285cc e o pistão era mais leve, tinha mais tecnologia na liga do material usado. Tem que levar em conta que como o forjado é mais forte é necessário menos material para dar a mesma resistência, com isto se reduz o peso.

jOSÉ
05-05-11, 01:08
Galera aqui tem o video do processo de fabricaçao de uma gsx 750 nos anos 90, vejam ai, pelo que entendi as peças são forjadas né?

http://www.revistaduasrodas.com.br/videos/Default.aspx?id=14

E o negócio da fazer é o seguinte o PISTÃO é FORJADO e o CILINDRO que é revestido internamente com CERAMICA, reduzindo o desgaste e dissipando melhor o calor

http://www.yamaha-motor.com.br/web/site/noticia13.aspx

com pistão forjado e o cilindro revestido de cerâmica dispersiva de calor, que como nos maiores modelos da marca – XT660R, Fazer, YZ e WR, também são utilizadas em razão da sua enorme robustez e longevidade.


Vídeo maravilhoso mostra tudo, realmente a árvore de manivelas e a sede das válvulas são forjados.

lucasresende
05-05-11, 14:20
Existem tres formas de fazer uma peça:
Usinando
Forjando
Fundindo

Usinando: Pega-se a materia bruta e através de máquinas (fresa, torno, retifica...) dá a forma ao material
Fundindo: Derrete-se a materia prima e bota numa forma. Deixa secar e tá lá.
Forjando: Pega-se a materia, coloca numa forma e prensa a materia na fôrma.

Por isso diz-se que Forjado fica mais resistente, pq o material é compactado na pŕensa para adiquirir o formato.


100% certo. Um exemplo são as boas ferramentas, são todas forjadas.

AMP_Racing
05-05-11, 16:24
Já falei o Blau é uma enciclopédia tenho que arruma o msn desse cara :lol: :lol:

casali
05-05-11, 16:44
Material para temperar só aço carbono com mais de 3% de Carbono, tem que ser um aço SAE-1030 para cima.
Se form menos que 3% de carbono não pega têmpera.


3% de carbono só ferro fundido
1030 tem 0,3% de carbono e já é complicado temperar,

para forjar precisa esquentar, no caso da peças de motor,
depois de forjado precisa usinar para ter precisão,