PDA

Ver Versão Completa : como fazer uma correta calibragem dos Pneus?



viniSM
28-04-11, 23:14
Galera to com essa dúvida agora, o manual recomenda "tantas" libras para cada pneu, porém tem a Marca de Pneu recomendada por eles, então se eu to com um pneu de marca diferente muda essa calibragem? aproveitando é normal o pneu perder algumas libras em uma semana?

chiccoli
29-04-11, 01:14
o q realmente manda é o manual
a pressão marcada no pneu é a maxima q o pneu suporta, mas vc enche de acordo com o manual
e o certo é calibrar a cada uma ou 2 semanas

eu não gosto da calibragem de acordo com o qmandam então coloco sempre 34 na frente e 40 no traseiro, mas por minha conta e risco, recomendo novamente vc seguir o MANUAL !! ^^

Hunter 123
29-04-11, 01:51
Segue o manual. O pneu perde sim algumas libras por isso é legal vc calibrar entre 7-15 dias, mas se for perda demais algo está errado. Pneu parado muito tempo também perde. Pneu de marca diferente não muda calibragem DESDE QUE seja a mesma especificação ou parecida. Se o cara colocar um baita pneu na moto, já começou errado. Mas para não ficar completamente errado, é bom verificar a calibragem ideal do produto.

Thyago Mahon Barros
29-04-11, 04:45
Se o pneu for original segue o manual, mas se não for tem pneu que pega mais outros menos e em relação a esvaziar um pouco na semana é normal, o certo é calibrar 1x na semana. :OK:

Ruhh
29-04-11, 09:16
Mesma dúvida do brother aii..

Peguei minha Titanzinha ontem, aii saiu da fábrica com os pneus meio secos..
Fui calibrar ai indicava se não me engano 25 diant. / 33 tra.
Mas um brother meu que ja tem uma há mais tempo disse pra colocar 27 / 35..

Realmente é melhor colocar um pouco a mais ??

cabra de brasilia
29-04-11, 09:21
Eu tinha essa babaquice no carro de usar libras a mais.....99,9% faz isso simplesmente por mimética ou seja todo mundo faz eu vou junto......porque explicação técnica ninguém tem...enfim.

Por fim resolvi passar a calibrar conforme o seu manuel manda.........conforto ao rodar melhorou de forma grotesca.....e tecnicamente falando carro continuou exatamente a mesma coisa.

Ruhh
29-04-11, 09:46
Eu tinha essa babaquice no carro de usar libras a mais.....99,9% faz isso simplesmente por mimética ou seja todo mundo faz eu vou junto......porque explicação técnica ninguém tem...enfim.

Por fim resolvi passar a calibrar conforme o seu manuel manda.........conforto ao rodar melhorou de forma grotesca.....e tecnicamente falando carro continuou exatamente a mesma coisa.


auhsuahs'

Concordo, nosso problema é exatamente esse:

"- Todo mundo faz, eu vou fazer também!"

Vou calibrar hoje mesmo como manda o manual! afinal, os caras estudaram o comportamento do pneu né! quem sou eu pra dizer o que é melhor :P

edumrq
29-04-11, 10:00
auhsuahs'

Concordo, nosso problema é exatamente esse:

"- Todo mundo faz, eu vou fazer também!"

Vou calibrar hoje mesmo como manda o manual! afinal, os caras estudaram o comportamento do pneu né! quem sou eu pra dizer o que é melhor :P


Voce é a pessoa que usa a moto todo santo dia, uma coisa é teoria, outra é pratica

eu sinto a moto melhor (mais confortavel) com algumas libras a mais, o Bleno uma vez falou que coloca mais porque geralmente esses compressores de postos são tudo desrregulados

Lembrando que devemos cablibrar o pneu frio, conforme rodamos o ar dentro do pneu esquenta e espande, aumentando a pressão, mas esse aumento ja esta previsto pelo fabricante

caveramagra
29-04-11, 10:13
Cara eu nunca fui por esse negocio de libras nao..
encho meu pneu,quando acho que esta bom,ja éra..
Nunca liguei tanto para esse negocio de tantas libra..

Destro
29-04-11, 10:24
Tambem sigo a risco a manual... Na intruder é 25 (dianteiro) e 33 (traseiro).

Abraços,
Márcio

Furious VIPER
29-04-11, 10:46
Cara eu nunca fui por esse negocio de libras nao..
encho meu pneu,quando acho que esta bom,ja éra..
Nunca liguei tanto para esse negocio de tantas libra..

Mas daí tu vai rodar com 40 no dianteiro e 60 no traseiro pq "reduz o consumo"... e tu anda com o pneu duro pra caramba.
Ou ainda rodar com 20 no dianteiro e 25 no traseiro pq a moto amortece as imperfeições do asfalto.

A calibragem dos pneus é feita de acordo com o fabricante do pneu. Ele q sabe o qto cada pneu deve receber de pressão para um ótimo aproveitamento. Se no manual da MOTO diz referente à certa marca, é pq a moto (peso da moto mais piloto mediano) foi testada com aquela marca. Mas nada impede uma pequena variação quando é feita troca de marca ou mesmo modelo de pneus.

Os valores não devem mudar muito, mas cada usuário pode sim personalizar seus índices de pressão nos pneus.
Eu sempre usava 28 no dianteiro e 32 no pneu traseiro (pressões indicadas para pilotagem com garupa), mesmo andando 99% do tempo sozinho, com uma mochila carregada nas costas. Raríssimas vezes q andava com garupa e carga total na moto (mochila na garupa + mala de tanque) eu aumentei para 33 de pressão... só por descargo de consciência, não sei se adiantou algo.

Bom senso... sempre!!

Carleetos
29-04-11, 11:51
Eu faço como já disseram aqui, e acredito que seja o menos errado:

Com o pneu frio, calibra como o manual manda.

chiccoli
29-04-11, 12:22
pra quem esqueceu onde tah o manual,
tem um adesivinho no capa corrente da moto, explica la certinho..

leozin
29-04-11, 12:42
eu coloco 23 na dianteira e 30 na traseira e acho que fica perfeito

magrao tk
29-04-11, 12:55
Cara eu nunca fui por esse negocio de libras nao..
encho meu pneu,quando acho que esta bom,ja éra..
Nunca liguei tanto para esse negocio de tantas libra..

Eu tambem não. O meu calibrador é a mão apertando o pneu :lol:

Não viajo de moto, e 70% do trecho que eu ando aqui é um paralelepípedo todo *udido. Então eu deixo mais pra murcho do que pra cheio, que senão não dá pra querer... Mas deixo numa média que a moto não fique pesada, pois gasta mais gaolina, pneu e motor.
Mas não recomendo isso, o certo é calibrar conforme o manual. Como diz o ditado: ''Faça o que eu digo, não faça o que eu faço''.

viniSM
29-04-11, 15:57
Bom eu "tento" acompanhar o manual, o recomendado é:

22 libras---- Pneu Dianteiro
22 ou 29 libras----Pneu Traseiro SEM e COM garupa respectivamente;

ando 90% do tempo sem garupa, só que com 22 libras no Pneu Traseiro "ACHO" a moto pesada, então coloco 24 libras quanto to na cidade e 26 libras quando vou viajar( 350 Km) o da frente sempre mantenho nas 22 libras e acho a moto muito boa com essa calibragem.

Considerando que o Pneu Traseiro não é a MARCA recomendada( é um Rinaldi medidas originais) pensei nessa hipótese de cada marca ter uma calibragem diferente.

valeu pelas opiniões pessoal !

juhpalaver
29-04-11, 17:28
na yes
original, sport demon, sem camara
29 na frente e 36 tras.

Adriano_Paulista
29-04-11, 17:38
eh como td mundo aki jah disse..... melhor seguir o q diz no manual ow no adesivo de protetor da corrente.. isso no caso de pneu original.....
agorah em caso de outros pneus mais largo por ex. pode-se colar de 2 a 3 libras a mais...eu acho......

FLW!!!!!!!!

blaugusto
29-04-11, 18:09
eh como td mundo aki jah disse..... melhor seguir o q diz no manual ow no adesivo de protetor da corrente.. isso no caso de pneu original.....
agorah em caso de outros pneus mais largo por ex. pode-se colar de 2 a 3 libras a mais...eu acho......

FLW!!!!!!!!

A calibragem não tem absolutamente nada a ver com a medida do pneu. Tanto que na bike eu uso 38 atras e 36 na frente pra terra e 65 atras e 55 na frente pra asfalto. E o pneu é uma 10x mais fino.


Pneu muito cheio não gruda no asfalto e muito murcho dobra na roda e pode perder a aderencia, alem de balançar a moto toda em curva.

Defeacer
28-09-12, 21:56
Tem 30303034837 tópicos sobre esse assunto, então não quis criar outro e desenterrei esse :P

enfim, muitos falam que calibram de semana em semana, eu não faço isso O.O hoje foi a primeira vez em muiiiitos meses que eu calibrei. Uma coisa que eu acho estranho é calibrar pra garupa e pra andar sozinho, a pessoa vai pegar a patroa em casa e passa no posto antes e calibra e depois passa e calibra de volta?

Bom, a duvida maior é o seguinte, vejo muitos com motos com pneus maiores que a minha e motos maiores e calibram com pressão menor. A minha recomenda 33 pro traseiro e dianteiro tanto com garupa quanto sozinho, estranho não?

Cláudio W.
29-09-12, 00:51
Olha, eu gosto muito de andar com os pneus no limite. Na Twister o recomendado pelo manual é 33 - 33 (DT - SG) e 33 - 36 (DT - CG).

Eu vou lá e coloco 36 -39 (DT) e quase nunca ando com garupa. Prós e contra é lógico que tem. A vantagem é que tu nota a tua moto leve, mas muito leve, o que é perigoso, quem é acostumado com calibragem normal, as vezes vai fazer uma curva e se deita. A moto deita com muita facilidade. E tanta leveza ganha em aceleração, arrancada, velocidade final, é impressionante como a moto corre mais, e ganha mais velocidade com tamanha facilidade.

Agora os contras é a dureza que a moto fica, asfalto com imperfeições tu sente tudo, se o asfalto não é bem liso você sente a vibração das pedrinhas do asfalto, se o asfalto é lisinho tu escuta o barulho do contato do pneu com o solo. Sem falar que não da pra abusar muito nas curvas, a moto fica mais fácil de escorregar.

Mas enfim, gosto é gosto.

ThiBecker
29-09-12, 09:04
Fácil, use a que está recomendada no manual.
Na minha está assim:

Sem garupa -> 29 psi frente / 33 psi traseiro
Com garupa -> 29 psi frente / 36 psi traseiro

SKDN
29-09-12, 20:21
Tai uma coisa que nunca parei para pensar.. sempre coloco o que fala no manual e nunca tive nenhum problema com isso. O pneu que estou usando não é o original mas tem as mesmas medidas.

nil_bad
29-09-12, 20:29
Acho que ja foi dito aqui, mas a maneira correta de calibrar os pneus é com eles frios.

Geralmente na capa de corrente ou manual está o valor correto da quantidade de libras a ser usada em cada pneu.

Zanca
29-09-12, 22:03
na minha TW ando com 28 dianteiro e traseiro, se não fica muito duro e tem uma parte de paralelepípedo ai se já viu como pula

crazydaniel
03-11-13, 19:19
Revivendo o tópico... Hehe. Na minha Titan, quando eu vou calibrar, uns três ou quatro dias depois, baixou quatro ou mais psi. Isso é normal?



eh como td mundo aki jah disse..... melhor seguir o q diz no manual ow no adesivo de protetor da corrente.. isso no caso de pneu original.....
agorah em caso de outros pneus mais largo por ex. pode-se colar de 2 a 3 libras a mais...eu acho......

FLW!!!!!!!!


Tem 30303034837 tópicos sobre esse assunto, então não quis criar outro e desenterrei esse :P

enfim, muitos falam que calibram de semana em semana, eu não faço isso O.O hoje foi a primeira vez em muiiiitos meses que eu calibrei. Uma coisa que eu acho estranho é calibrar pra garupa e pra andar sozinho, a pessoa vai pegar a patroa em casa e passa no posto antes e calibra e depois passa e calibra de volta?

Bom, a duvida maior é o seguinte, vejo muitos com motos com pneus maiores que a minha e motos maiores e calibram com pressão menor. A minha recomenda 33 pro traseiro e dianteiro tanto com garupa quanto sozinho, estranho não?
Defeacer, pressão não quer dizer exatamente mais ar dentro de um pneu. Por exemplo, no carro geralmente se põe uns 25 psi, mas em uma bicicleta normal, vai uns 50 psi fácil. Por que psi é pressão, não volume. Quanto menor o volume, maior a pressão. Então se você coloca um pneu maior, você tem que usar MENOS pressão do que usava com o menor.

Agenor
03-11-13, 21:58
Já falei num outro tópico e repito aqui: se você puder calibra com Nitrogênio.
Aqui na minha TW coloco: 34 / 36, a cada 15 dias, quer dizer: 2x por mê
O principal que me levou a experimentar e comprovar o que falavam é a durabilidade: mais de 100% para ambos: dianteiro e traseiro.
E olha que me falavam e eu pesquisava na internet algo em torno de 30% a mais.
Só calibro assim agora e quando vou viajar mais pra longe ( + de 400 Km) eu calibro 1 dia antes só pra garantir. E torço p/ pneu não furar! ^^

Para calibrar com Nitrogênio é necessário esvaziar completamente o pneu (retire o ventil que esvazia rapidinho) e encher do zero.

crazydaniel
04-11-13, 00:52
Já falei num outro tópico e repito aqui: se você puder calibra com Nitrogênio.
Aqui na minha TW coloco: 34 / 36, a cada 15 dias, quer dizer: 2x por mê
O principal que me levou a experimentar e comprovar o que falavam é a durabilidade: mais de 100% para ambos: dianteiro e traseiro.
E olha que me falavam e eu pesquisava na internet algo em torno de 30% a mais.
Só calibro assim agora e quando vou viajar mais pra longe ( + de 400 Km) eu calibro 1 dia antes só pra garantir. E torço p/ pneu não furar! ^^

Para calibrar com Nitrogênio é necessário esvaziar completamente o pneu (retire o ventil que esvazia rapidinho) e encher do zero.
Aonde você encontra calibrador com nitrogênio, rapaz?

Prof.Luis
06-11-13, 20:07
Aonde você encontra calibrador com nitrogênio, rapaz?


x2
também quero saber!
Aliás, que eu saiba nitrogenio é frio, não?

crazydaniel
06-11-13, 21:23
x2
também quero saber!
Aliás, que eu saiba nitrogenio é frio, não?
Você está confundindo com Nitrogênio líquido. O Nitrogênio nos pneus é preferível, pois não acumula água, que ressaca o pneu por dentro (o calibrador do posto usa ar, que tem vapor d'água). Além disso, a pressão dele não varia na temperatura de uso do pneu, ou seja: quando o pneu esquenta, o gás não expande, assim o pneu não fica mais "cheio".

eumemopq
07-11-13, 11:03
eu uso ar normal d posto...

tenho pneus 110/70 r17 na frente e 140/70 r17 na traseira..
calibro com 33lbs na frente e 36lbs na traseira.


flw.

wilson forps
07-11-13, 17:03
[QUOTE=eumemopq;883390]eu uso ar normal d posto...

tenho pneus 110/70 r17 na frente e 140/70 r17 na traseira..
calibro com 33lbs na frente e 36lbs na traseira.

Não pula dimais não, não consigo andar com esta calibragem usando estes mesmos pneus, uso 28 e 32 dinat/tras. so aumento a pressão quando vou pegar pista !!!!

eumemopq
08-11-13, 08:05
Não pula dimais não, não consigo andar com esta calibragem usando estes mesmos pneus, uso 28 e 32 dinat/tras. so aumento a pressão quando vou pegar pista !!!!

Fala ae wilson..
como ando metade do meu trajeto na imigrantes e anchieta.. fica melhor..

qdo vou calibrar novamente q normalmente está nessa faixa q vc calibra, eu acho q fica muito pesado, como se estive cola nos pneus, tenho a impressão do motor forçar mais pra andar..

Agora respondendo sua pergunta, pula pouca coisa, deve ser pq eu sou gordo.. 105kg em cima da coitada.. ahahah


flw.

somniu
08-11-13, 08:16
eu detesto andar com o pneu meio muxo.. parece que a moto fica andando meio arrastada.. mais já me quebrei duas vezes por andar com o pneu da frente muito cheio.. pneu perde um pouco de aderência e escorrega mais fácil..

Agenor
08-11-13, 08:27
@ Crazy Daniel & Prof. Luis

Procurem nas lojas de pneus de vossas cidades.

Quem mora em cidades como Porto Alegre, Curitiba, Sampa e Rio, com certeza tem bem mais opções.
Procure em listas classificadas on line ou impressas.
Em lojas de pneus se for gerador de nitrogênio não teria, digamos, por que cobrar, pois ele só pega o ar e separa o nitrogênio dos demais gases.
O custo do equipamento a loja recupera com a venda de pneus.
Ou em postos de combustível que oferecem essa opção de calibragem. Mas daí, normalmente é daqueles acondicionados em cilindros verdes e daí é cobrado algum valor.

Schao.gs
08-11-13, 08:47
Vixe, a galera andando com 30 lbs ou mais nos pneus das 250...

Eu uso dentro da cidade 18 na dianteira e 23 na traseira, e quando pego estrada 28 e 32.

faloowww

wilson forps
08-11-13, 18:26
Fala ae wilson..
como ando metade do meu trajeto na imigrantes e anchieta.. fica melhor..

qdo vou calibrar novamente q normalmente está nessa faixa q vc calibra, eu acho q fica muito pesado, como se estive cola nos pneus, tenho a impressão do motor forçar mais pra andar..


Agora respondendo sua pergunta, pula pouca coisa, deve ser pq eu sou gordo.. 105kg em cima da coitada.. ahahah


flw.

Amigo mas a questão de peso nem é problema eu ja sou mais leve peso 70 kilos, e como voce falou anda mais na pista ai tem que andar calibrado mesmo, o problema daqui onde moro é que tem calçamento dimais e andar com pneu cheio arrebenta com os rins da gente de tanto que pula pois é tudo irregular e cada vez que mechem nessas porcarias de pedras fica pior !!!!

carr1jo
25-06-14, 23:54
Eu geralmente uso 30 no da frente e 33 na traseira da yes, não sei se é a melhor quantidade mas acho mais no ponto :P
Já vi gente colocando 40lbs no traseiro e dizendo que tem que ser assim mesmo, será que a moto não fica muito perigosa daí?

sergiotucano
26-06-14, 08:38
Na Factor coloco sempre 25/40.
A um tempo atrás fui calibrar, como sempre 25/40. Dois dias depois a moto foi para a revisão programada... os pneus estavam 35/50 !


Eu geralmente uso 30 no da frente e 33 na traseira da yes, não sei se é a melhor quantidade mas acho mais no ponto :P
Já vi gente colocando 40lbs no traseiro e dizendo que tem que ser assim mesmo, será que a moto não fica muito perigosa daí?

O Manual da Factor pede 40lbs quando está com garupa... Já a Yes eu não sei...

jefferson.santiago
27-06-14, 09:41
Vixe, a galera andando com 30 lbs ou mais nos pneus das 250...

Eu uso dentro da cidade 18 na dianteira e 23 na traseira, e quando pego estrada 28 e 32.

faloowww
Caramba veio hahaha a minha quando baixa para 29 na frente já me incomoda , parece que fica instável e se rende as imperfeições do asfalto balançando a frente .
Na fz só ando com os 33/36 fica dura mas a suspensão no 3 ajuda um pouco, com dois então a moto fica bem molinha

biancadoern
05-12-16, 18:02
http://uploads.tapatalk-cdn.com/20161205/65862c4ab8bc02a6134ad937e2f892a0.jpg

Fui olhar o calibragem indicada no manual. Mas fiquei boiando com tanto número.[emoji15]

Enviado de meu ASUS_Z00AD usando Tapatalk

maverickint
05-12-16, 18:27
No calibradores de posto vc no dianteiro tem que ser 25 sozinha e com garupa já no traseiro 33 sozinha e 41 com garupa, esses número estão entre os () parênteses

biancadoern
05-12-16, 19:03
No calibradores de posto vc no dianteiro tem que ser 25 sozinha e com garupa já no traseiro 33 sozinha e 41 com garupa, esses número estão entre os () parênteses
Valeu. Desconfiei que era assim. Mas queria ter certeza. Obrigada.

Enviado de meu ASUS_Z00AD usando Tapatalk

maverickint
05-12-16, 20:03
Tranquilo seja bem vinda e depois se quiser passe no tópico de apresentação blz, poucas mulheres temos por aqui e acredito que muitas se privam por causa da sociedade machista que vivemos.