PDA

Ver Versão Completa : Qual a razão do motor ser inclinado?



Fohg
02-05-11, 21:34
Pilotos, tenho uma pergunta básica:

- Qual a causa/motivo/razão/circunstância da parte de cima do motor da moto ser inclinada?

XxUNOxX
02-05-11, 21:37
Não sei o real motivo, mais acho que nada no mundo e nas coisas é por acaso, tudo tem uma explicação menos batom na cueca ;)

brunobros
02-05-11, 23:57
Batom na cueca também tem explicação, só que pode ser muito constrangedora :G


pode se dizer q uma moça estava louka e beijou sua cueca ]:) ]:) ]:) ]:) ]:) ]:)

jOSÉ
03-05-11, 01:18
O motor pode ser em linha, em V, Boxer ou radial.

Pode ter os cilindros retos para cima, sem problema nenhum.

Porém nas motocicletas eles são inclinados para frente, pois quanto mais inclinado ficar o motor ele também inclina o bloco e com isso reduz o centro de gravidade da motocicleta. Centro de gravidade reduzido, dá estabilidade nas curvas.

SydmaaR
03-05-11, 07:31
Eu também não sei...

magrao tk
03-05-11, 07:37
Boa perguta! Que bom que tocou nesse assunto.
É o seguinte: ;)



Não sei tambem... :s

blaugusto
03-05-11, 07:57
Só uma questão de aproveitamento de espaço.

barrugo
03-05-11, 08:22
O motor pode ser em linha, em V, Boxer ou radial.

Pode ter os cilindros retos para cima, sem problema nenhum.

Porém nas motocicletas eles são inclinados para frente, pois quanto mais inclinado ficar o motor ele também inclina o bloco e com isso reduz o centro de gravidade da motocicleta. Centro de gravidade reduzido, dá estabilidade nas curvas.


fale-me mais sobre isso...
:)

leozin
03-05-11, 08:31
nunca tinha pensado nisso :-/

Fohg
03-05-11, 12:09
Centro de gravidade?

Começamos a entender agora.

Fale mais

Stone
03-05-11, 12:17
Não sei não se é essa a explicação, pois a YZF450 fizeram com o cilindro inclinado para trás para o centro de gravidade ficar mais no centro da moto....

Caique
03-05-11, 12:19
Centro de gravidade?

Começamos a entender agora.

Fale mais

ouvi dizer q tem haver com o aproveitamento da ignição q fica melhor,pq ele incrinado não vai descer como se fosse reto mais o pistão vai subi mais fácil,mantendo assim um ciclo cais constante e aproveitavel,ou algo assim.

Vlade
03-05-11, 12:45
Entendo que a inclinação deixe mais fácil a movimentação do cilindro. Outra, imagina a posição do tanque de gasolina se fosse 90 graus a parada. Como falaram, alem de diminuir o esforço do cilindro em se movimentar, deve estar relacionado a ciclistica e centro de gravidade.

NiveaC
03-05-11, 13:07
Dependendo de como se coloca influi na potência do motor ou algo assim, deve ser por essa facilidade do cilindro subir (medo das postagens seguintes sugerirem mudar a posição do motor pra dar mais potência na bizinha, fan etc)

Alan122
03-05-11, 13:10
Por que Deus quis .... :G

juniorprotti
03-05-11, 13:40
O motor pode ser em linha, em V, Boxer ou radial.

Pode ter os cilindros retos para cima, sem problema nenhum.

Porém nas motocicletas eles são inclinados para frente, pois quanto mais inclinado ficar o motor ele também inclina o bloco e com isso reduz o centro de gravidade da motocicleta. Centro de gravidade reduzido, dá estabilidade nas curvas.


interessante..vivendo e aprendendo :D

blaugusto
03-05-11, 13:45
Dependendo de como se coloca influi na potência do motor ou algo assim, deve ser por essa facilidade do cilindro subir (medo das postagens seguintes sugerirem mudar a posição do motor pra dar mais potência na bizinha, fan etc)

Nivea, mas no caso motor V1 :G , como o nosso isso não influencia.
Nos casos de motres com mais de 1 cilindro aí sim.

juniorprotti
03-05-11, 13:47
Dependendo de como se coloca influi na potência do motor ou algo assim, deve ser por essa facilidade do cilindro subir (medo das postagens seguintes sugerirem mudar a posição do motor pra dar mais potência na bizinha, fan etc)


nas Yes tambem ;) rs

Stone
03-05-11, 17:27
Deve ser por causa da lubrificação também, pois a biela bate dentro do óleo, aí respinga para cima e lubrifica o cilindro, se fosse reto não lubrificaria tanto.
(mas nas motos mais novas isso ja é por lubrificação forçada pela bomba...)

Fohg
03-05-11, 17:30
Dependendo de como se coloca influi na potência do motor ou algo assim, deve ser por essa facilidade do cilindro subir (medo das postagens seguintes sugerirem mudar a posição do motor pra dar mais potência na bizinha, fan etc)


Será que é por isso que o cilindro da Hunter é deitado em praticamente zero grau? Pro pistão não ter esforço pra subir?? :-/

kompradorantigo
03-05-11, 17:46
|:(

Pilotos, tenho uma pergunta básica:

- Qual a causa/motivo/razão/circunstância da parte de cima do motor da moto ser inclinada?
|:( |:( |:( |:( como vc chegou a este ponto pra fazer uma pergunta tão dificil ? (sabe que eu não sei )

chiccoli
03-05-11, 18:58
Será que é por isso que o cilindro da Hunter é deitado em praticamente zero grau? Pro pistão não ter esforço pra subir?? :-/


num sei..,

mas a biz 125 deixa a 150 pra tras legal..

uns mexaniscos aki falanram q o segredo da biz é esse...

Stone
03-05-11, 19:08
deve ser...

chiccoli
03-05-11, 19:19
será q a resistência gravitacional da tanta diferença assim ?

juniorprotti
03-05-11, 19:20
num sei..,

mas a biz 125 deixa a 150 pra tras legal..

uns mexaniscos aki falanram q o segredo da biz é esse...


pode cre..o da biz é meio inclinado mesmo..nunca tinha parado pra reparar

Stone
03-05-11, 19:27
Se fosse assim eu colocaria o motor da minha ML de lado e ela viraria um foguete...... :-/ :-/
Esses poucos graus de inclinação muda tanta coisa nas altas RPMs do motor?
Vocês acreditam mesmo nisso?........ |:(
Na estrutura da biz será que cabe um motor com o cilindro em pé?????

Pesquisem sobre a YZF450 2010 ;)

chiccoli
03-05-11, 19:32
ja reparou nos motores das ducati ?

romanex
03-05-11, 19:37
Aqui diz que a inclinação influência na vibração do motor (?)
http://carros.hsw.uol.com.br/motos.htm
"Cilindros
Os motores de motos podem ter entre um e seis cilindros. Durante anos, o design de dois cilindros em "V" foi o motor escolhido pelos engenheiros na América, Europa e Japão. Os dois cilindros em "V" têm esse nome pelo fato de os dois cilindros formarem a figura de um "V", como o clássico V2 da Harley-Davidson mostrado abaixo. Observe o ângulo de 45° do "V" da Harley-Davidson - outros fabricantes podem variar este ângulo para reduzir a vibração. "
não sei se é somente o caso do motor em v, mas tem uma certa lógica em reduzir a vibração do motor em virtude do angulo dos cilindros...
:OK:

msguinha
03-05-11, 19:38
O da Hunter 90 é deitado. RÁ!!

http://www.caldas.com.br/30anos/hunter90_lat_dir.jpg

Stone
03-05-11, 19:41
ja reparou nos motores das ducati ?

E?



Aqui diz que a inclinação influência na vibração do motor (?)
http://carros.hsw.uol.com.br/motos.htm
"Cilindros
Os motores de motos podem ter entre um e seis cilindros. Durante anos, o design de dois cilindros em "V" foi o motor escolhido pelos engenheiros na América, Europa e Japão. Os dois cilindros em "V" têm esse nome pelo fato de os dois cilindros formarem a figura de um "V", como o clássico V2 da Harley-Davidson mostrado abaixo. Observe o ângulo de 45° do "V" da Harley-Davidson - outros fabricantes podem variar este ângulo para reduzir a vibração. "
não sei se é somente o caso do motor em v, mas tem uma certa lógica em reduzir a vibração do motor em virtude do angulo dos cilindros...
:OK:


Isso em motores de mais de um cilindro, pois a vibração de um cilindro neutraliza a vibração do outro....

SARAIVA
03-05-11, 19:47
Se fosse assim eu colocaria o motor da minha ML de lado e ela viraria um foguete...... :-/ :-/
Esses poucos graus de inclinação muda tanta coisa nas altas RPMs do motor?
Vocês acreditam mesmo nisso?........ |:(
Na estrutura da biz será que cabe um motor com o cilindro em pé?????

Pesquisem sobre a YZF450 2010 ;)


pra ilustrar melhor :
http://www.mxlarge.com/storage/Image/thumbs_big//Yamaha%20450F%202010.jpg

juniorprotti
03-05-11, 19:51
é isso ai pessoal. oque o chiccoli disse é isso mesmo.. Deem uma olhada na ficha tecnica na YZF 450 que eu achei...

"""Os engenheiros japoneses refizeram a moto e, agora, o novo modelo não lembra em nada o 2009. A principal característica da nova 450 é seu cilindro inclinado, a medida fi adotada para tentar centralizar ao máximo as massas e, com isso, melhorar o centro de gravidade da motocicleta. Isso fez com que os engenheiros chegassem a uma alternativa chamais vista, com a saída do escape virada para trás.

Justamente por isso, a caixa de filtro de ar e o corpo da injeção – isso mesmo, agora a YZ450 é injetada – ficassem na parte da frente da máquina.

O novo cilindro faz com que a biela trabalhe verticalmente, conseguindo uma combustão mais potente, isso reduz o atrito do pistão na parede do cilindro o que se traduz em respostas mais rápidas."""

Fonte==> http://mxgo.blogspot.com/2009/09/yamaha-apresenta-revolucionaria-yzf450.html

romanex
03-05-11, 19:57
Então stone...mas por exemplo, no caso dos carros, quando você da uma acelerada mais forte, a inercia balança o motor no sentindo em que ele vira, que é amortecido pelos coxins de borracha....
imaginei (é uma suposição minha) que essa força inercial na moto deve ser direcionada para as rodas e não diretamente para baixo, a fim dela chegar com um efeito maior sobre uma determinada roda (creio que seria a guia ou a dianteira....), dando uma maior aderencia a ela numa arrancada...

será???? ;/

Stone
03-05-11, 20:07
Ahh tahhh........

Leia bem.... o cilindro foi inclinado para trás para centralizar a massa de peso e não para ficar mais forte.

"O novo cilindro faz com que a biela trabalhe verticalmente, conseguindo uma combustão mais potente, isso reduz o atrito do pistão na parede do cilindro o que se traduz em respostas mais rápidas.",
isso está falando que o cilindro não é reto encima do virabrequim e sim um pouco de lado, tem umas reportagens melhores que explicam mais e tem uns vídeos imteressantes também.....


Então stone...mas por exemplo, no caso dos carros, quando você da uma acelerada mais forte, a inercia balança o motor no sentindo em que ele vira, que é amortecido pelos coxins de borracha....
imaginei (é uma suposição minha) que essa força inercial na moto deve ser direcionada para as rodas e não diretamente para baixo, a fim dela chegar com um efeito maior sobre uma determinada roda (creio que seria a guia ou a dianteira....), dando uma maior aderencia a ela numa arrancada...

será???? ;/



Cara, não sei como isso se chama, mas isso não é a vibração do motor. Quando alguma coisa gira para um lado ela tende forçar a sua "base" para o outro lado, principalmente quando a rotação varia, por isso os helicópteros tem aquela hélice menor na cauda, para que o "corpo" do helicóptero não gire no sentido oposto das hélices, é o mesmo esquema....

blaugusto
03-05-11, 21:39
Romanex, esse efeito aí é por causa da rotação do vira e não da posição dos cilindros.

Tem uma moto da BMW SNME que o virabrequim gira ao contrario. Foi o maior auê e o motor não vingou.
Quem já teve a oportunidade de pilotar uma moto com motor boxer tb diz que em baixa velocidade o motor tende a "jogar" a moto.

romanex
03-05-11, 22:34
Quando eu era garoto, aqui na região tinha um mecânico japonês cheio de fazer invenções....
na epoca ele fez uma moto com um motor de maverick v8....
no primeiro teste foi chão (e em todos os outros, também)...dai ele desistiu e colocou um motor de fusca 1600....
como dava menos efeito, dava até pra andar....
o barato é que a moto dele tinha ré (não sei como era o mecanismo, mas ele parava a moto, acionava uma alavanca e dava a ré, as outras marchas eram no pedal)....

*lelo
04-05-11, 09:27
Acho que é uma questão de espaço no quadro mesmo, a savage 600 por exemplo tem o motor reto.

http://bistury.files.wordpress.com/2010/12/levis_ls650_savage_450.jpg

Esgurmitador
04-05-11, 09:54
Acho q é por causa do centro de gravidade da moto, trabalhando na diagonal ele tende a jogar o peso do movimento do pistão pro centro da moto. Ou talvez para reduzir a vibração.

No caso das com cilindro deitado acredito ser por questão de reduzir custo, fazendo com que as peças fiquem numa melhor disposição afim de fazer um motor compacto, já que são de baixa cilindrada o fato de centralizar o peso da moto não influencia tanto.

chiccoli
04-05-11, 12:30
Romanex, esse efeito aí é por causa da rotação do vira e não da posição dos cilindros.

Tem uma moto da BMW SNME que o virabrequim gira ao contrario. Foi o maior auê e o motor não vingou.
Quem já teve a oportunidade de pilotar uma moto com motor boxer tb diz que em baixa velocidade o motor tende a "jogar" a moto.


esse BMW SNME, num era um bmw 2.0 que rendia quatrocentos num sei qts cavalos, era até usado nos F-1 nos anos 60 ?
acho q vc confundiu o nome hein...

blaugusto
04-05-11, 12:34
esse BMW SNME, num era um bmw 2.0 que rendia quatrocentos num sei qts cavalos, era até usado nos F-1 nos anos 60 ?
acho q vc confundiu o nome hein...

kkkkkkkkkkkkkkk....
Peralá... o SNME é abreviação de Se Não Me Engano. uheheuhheuehuhehehee....

Essse motor que falei PQML (pelo que me lembro) era de 700cc.

juniorprotti
04-05-11, 12:40
kkkkkkkkkkkkkkk....
Peralá... o SNME é abreviação de Se Não Me Engano. uheheuhheuehuhehehee....

Essse motor que falei PQML (pelo que me lembro) era de 700cc.


kkkkkkkkkkkk.vivendo e aprendendo..

Rogerio Diniz
04-05-11, 12:44
grau de inclinação? mas e os motores em V, dai nao da estabilidade nenhuma?


eu acho q a resposta é a do colega da 1 pagina


POR QUE DEUS QUIS! :D

chiccoli
04-05-11, 18:45
mais q tinha um motorzinho q rendia uma bela potencia em carros nos anos 60 tinha... ^^
e era BMW

jOSÉ
05-05-11, 00:44
O CG que é o centro de gravidade é milimétricamente calculado para as motos, pois ele é muito importante para o equilíbrio do motociclista. Os fabricantes ainda jogam com o tipo de motor quadrado e superquadrado. Também é levado em conta no projeto de uma motocicleta, a regra da mão direita que idem pode levar um motociclista ao chão.

Apenas para constar, os motores em V da harley são para poder colocar um volume grande na casa de 1600cc sem ocupar espaço lateral na moto, pois o lema da harley é:

"Pés ao vento"

Se fossem cilindros em linha o cara ia ter que ficar com as pernas arregaçadas para poder colocar os pés no vento.