PDA

Ver Versão Completa : Pneus - Medidas iguais (90/90) nos dois - Algum problema?



Carleetos
05-05-11, 07:41
Ontem troquei o traseiro da minha moto (18.500km, no meio ficou careca e dos lados ficou novinho :0_0:) por um Levorin Azonic 90/90, que é a medida orginal. O dianteiro continua 'utilizável', inclusive acho que roda mais uns 8.000~10.000 eu acho, mas fiquei observando e me veio uma dúvida:

Dá pra por, por exemplo, 90/90 na frente e atrás? Há alguma influência negativa na pilotagem ou não tem problema nenhum?

mmoura
05-05-11, 07:51
Uns dizem que a moto fica com a frente mais pesada...

speedFan
05-05-11, 08:20
Realmente velho a frente fica um pouco mais pesada mas é questão de costume mas melhora muito em curvas você sente mais segurança..

flw

leozin
05-05-11, 08:30
eu ja vi muita gente que coloca 100/90 atras e 90/90 na frente , mas 90/90 nos dois nunca vi naum , tb queria saber se fica bom !!!

Ivan RJ
05-05-11, 08:46
TODOS. Estou de saída quando voltar explico.
Um grande abraço a todos os irmãos.

renan1605
05-05-11, 09:31
O pneu da frente serve para tirar á agua da chuva da frente para o pneu de trás passar, se colocar um pneu mais largo na frente, aumenta a área de contato com o solo e a chanche da moto aquaplanar(andar sobre a superficie da água) aumenta, e a força aplicada no guidão tb.
Cada pneu é projetado para um aro, se colocar os pneus de medidas maiores ou menores, a banda de rodagem(lateral do pneu que entra em contato com o solo no momento da curva) poderá ficar ovalada(se colocar pneu maior) e reta(se colocar pneu menor), isso significa que se vc fazer uma curva rápida o pneu vai escapar, pq a banda de rodagem não vai entrar em contato com o solo.
Cada pneu é projetado, levando em consideração: peso máximo da moto+passageiros, velocidade máxima atingida , centro de gravidade, etc.
Resumindo, vc vai gastar mais dinheiro em um pneu que é pior que o original.

blaugusto
05-05-11, 12:01
Por experiencia própria: muda muito a ciclista da moto.

Eu comentei aqui no PN algumas vezes:

Logo que botei as medidas originais na Yes senti a moto mais leve nas mudanças de direção e no mesmo dia isso me salvou de colidir com um carro.

Quando a estrada: não mudou praticamente nada!

leodinei
05-05-11, 12:50
Ontem troquei o traseiro da minha moto (18.500km, no meio ficou careca e dos lados ficou novinho :0_0:) por um Levorin Azonic 90/90, que é a medida orginal. O dianteiro continua 'utilizável', inclusive acho que roda mais uns 8.000~10.000 eu acho, mas fiquei observando e me veio uma dúvida:

Dá pra por, por exemplo, 90/90 na frente e atrás? Há alguma influência negativa na pilotagem ou não tem problema nenhum?

Por se dois pneus iguais não sei se prejudica
Mas um coisa esse 90/90 é um pneu dianteiro?
Se for acredito que não tem grandes problemas, mas se for um pneu traseiro ali na gambitech você está correndo riscos.
T+

magrao tk
05-05-11, 13:27
Uns dizem que a moto fica com a frente mais pesada...


Fica mesmo. Já fiz isso. A moto fica com um visual legal, mas pra andar não gostei muito.

Agora outra dúvida: Deixar os pneus na medida original e por o aro dianteiro largo, na mesma medida do original traseiro por ex, muda alguma coisa? Não né?

SARAIVA
05-05-11, 13:37
bom eu gostei do resultado da minha motoca pneu 90/90 na frente e 100/90 atras se comportou muito melhor nas curvas e me senti mais seguro , fica mais pesada a moto mais quase nada , sobre a duvida no caso do aro mais largo da diferença sim meu amigo tem os pneus na medida original só que com uns aros viper motard mais largos e os pneus dele fica praticamente do mesmo tamanho dos meus mais largos com aro original .

renan1605
05-05-11, 13:43
Fica mesmo. Já fiz isso. A moto fica com um visual legal, mas pra andar não gostei muito.

Agora outra dúvida: Deixar os pneus na medida original e por o aro dianteiro largo, na mesma medida do original traseiro por ex, muda alguma coisa? Não né?

Se colocar um aro mais largo ou mais fino do que o recomendado para o pneu, o pneu perde a área da banda de rodagem, quanto menos banda de rodagem pior e mais perigoso fica para fazer curva.

renan1605
05-05-11, 13:53
O resultado de uma cg usando um pneu 90/90-18 michelin pilot sport(pode usar na dianteira) e o 100/90-18 na traseira com o aro adequado por exemplo são:

Pontos positivos:
-Maior estabilidade
-Aumento da área da banda de rodagem.
-Aumento da área de contato com o solo(melhora frenagens)
-Melhor para andar em areia seca.

Pontos negativos:
-Tem que deitar mais a moto para fazer a curva
-Direção mais pesada
-Maior risco de aquaplanagem
-Alonga a relação

magrao tk
05-05-11, 14:12
bom eu gostei do resultado da minha motoca pneu 90/90 na frente e 100/90 atras se comportou muito melhor nas curvas e me senti mais seguro , fica mais pesada a moto mais quase nada , sobre a duvida no caso do aro mais largo da diferença sim meu amigo tem os pneus na medida original só que com uns aros viper motard mais largos e os pneus dele fica praticamente do mesmo tamanho dos meus mais largos com aro original .

Mas eu quero dizer no caso de um aro dianteiro na medida do aro traseiro original, pois a diferença entre o dianteiro e traseiro originais parece pouca. Eis a dúvida, dá diferença na pilotagem?
Tem umas medidas de aro muito maiores, esse do seu amigo seria mais largo ainda que o aro traseiro de CG ou não?

renan1605
05-05-11, 14:25
Mas eu quero dizer no caso de um aro dianteiro na medida do aro traseiro original, pois a diferença entre o dianteiro e traseiro originais parece pouca. Eis a dúvida, dá diferença na pilotagem?
Tem umas medidas de aro muito maiores, esse do seu amigo seria mais largo ainda que o aro traseiro de CG ou não?

Com o aro traseiro 1.85(adequado para pneu 90/90-18) vai ficar com estas coracteristicas que eu citei acima.
Menos alongar a relação que é caracteristica do pneu traseiro.

Luis Guilherme Oliveira
05-05-11, 16:36
tenho uma cg150 tinha pnus 90/90 nas duas rodas mudei para 100/90 michelin pilot sport na traseira e ficou show de bola
mais são aros three heds 18x2.5

renan1605
05-05-11, 16:53
tenho uma cg150 tinha pnus 90/90 nas duas rodas mudei para 100/90 michelin pilot sport na traseira e ficou show de bola
mais são aros three heds 18x2.5

Seja bem vindo Luiz, passe no tópico apresentações e deixe sua postagem.
Em pneu 90/90-18, o máximo do aro recomendado é o 2.15, Usando o 2.50 vc está perdendo um pouco da banda de rodagem, e dificultando a moto fazer curva.

Strada Prata
05-05-11, 17:07
[b]Quando o pessoal aqui fala de aquaplanagem de moto, a que velocidade podemos sentir esse efeito? Geralmente nossas pequenas não tem muita velocidade final e qualquer motociclista prudente reduz a velocidade em piso molhado/chuva...

Eu uso 2 pneus de desenhos iguais, 90/90-18 na dianteira e 100/90-18 na traseira(medida original) e quanto a ficar mais pesada a direção, fica um pouco sim, mas é pouca coisa, basta não esquecer de calibrar o pneu. Particularmente, eu gosto muito do visual.

SARAIVA
05-05-11, 17:30
Mas eu quero dizer no caso de um aro dianteiro na medida do aro traseiro original, pois a diferença entre o dianteiro e traseiro originais parece pouca. Eis a dúvida, dá diferença na pilotagem?
Tem umas medidas de aro muito maiores, esse do seu amigo seria mais largo ainda que o aro traseiro de CG ou não?


olah eu acho que o aro da frente é da medida do traseiro original e a trseira é mais larga um pouco ainda , ja andei na moto dele é na minha opinião ta otima a pilotagem e na minha eu usava os pneus na medida original depois coloquei os mais largos e acho que melhorou muito principalmente em curvas .

blaugusto
05-05-11, 19:29
Magrão no caso que vc está falando o pneu vai se "deformar".

Ele vai ficar mais largo e baixo e vai ficar pior ainda pra fazer curva e ficar mais pesada ainda do que com pneu em medida maior.
O pneu vai ficar achatado.

Carleetos
05-05-11, 20:22
O que eu reparei é que a maioria dos pneus dianteiros tem um sulco bem no meio, contínuo. Presumo que seja por causa dessa questão do piso molhado. Sendo que o Levorin Azonic que coloquei atrás também tem esse sulco no 'mêínho', contínuo..

Por isso questionei se havia, de fato, algum problema efetivo, algum risco real e relevante. Nada do tipo "se você usar esse pneu, quando estiver a 200km/h há 10% de chance de você derrapar".

Antecipando aquele argumento, válido mas não absoluto, que a moto foi projetada por super engenheiros PHDs, cito o que um amigo falou acima que nossas motos por serem pequenas talvez não sofram tanta influência desses aspectos técnicos, assim tão rigorosamente.

Então, será que é um risco mesmo?

Rodolfo Henrique
05-05-11, 20:26
usei pneu 90 90 na minha moto sem saber mais de 10 mil KM quando a comprei kkkk
realmente parece DAR a sensação da moto ser mais estavel porem como comprei moto e ja veio assim rsrsr nao sentia tanta diferença
so parece a frente estar mais pesada SIM

nas curvas deitava mais a moto mas so FUI sentir depois que troquei e coloquei um normal enfim fica ai o DEPO dai vc tira as bases

na chuva deslisava facil a frente nao sei pq deve ser igual os amigos ai disseram depois que troquei pq furou dai senti a frente bem levinha ate estranhava rsrsr

boa sorte

a detalhe nao gostei do visu nao amigo

blaugusto
05-05-11, 21:22
Carleetos, a questão dos sulcos é para prevenir a aquaplanagem. não precisa esttar a 100km/h pra passar aperto por conta de tal efeito não. Já me perdi de bike por causa disso, então não arrisco com a motoca.

Pneu dianteiro é pneu dianteiro.

Sobre a medida: teste. Se vc nção gostar faça como eu, espere o traseiro acabar e bota o dianteiro no traseiro e compra um novo pra frente na medida original. :D

Carleetos
05-05-11, 21:34
Sobre a medida: teste. Se vc nção gostar faça como eu, espere o traseiro acabar e bota o dianteiro no traseiro e compra um novo pra frente na medida original. :D


É verdade, só testando mesmo pra saber.

O pior é que o traseiro troquei tem 2 dias heheh, vai demorar um bocado pra gastar. Acho que por enquanto é melhor manter as medidas originais mesmo, foi só a dúvida mesmo.. :D

Lembro que nem 1 mÊs depois de tirar a moto da concessionária já troquei o guidão por um mais baixo, passei um tempão usando ele. Tinha a vantagem de ser mais curto, pra passar no corredor era melhor, porém, depois que coloquei o original de novo e percebi a melhora na posição de pilotagem, vi que nem dei tempo de curtir a moto originalzinha.. Melhor não mexer muito mesmo.

Valeu moçada :Q