PDA

Ver Versão Completa : Perda de potência depois da troca de óleo?



eumermodinovo
18-05-11, 00:05
Galera, ta acontecendo algo meio sobrenatural com minha motoca :0_0: :lol:
Eu pensei que fosse coisa da minha cabeça, impressão ou sei lá o que mas acho que não é!
Sempre que troco o óleo, a moto fica mais lerda pra responder, chega morrendo a 110 no painel.. Mas isso só até o óleo chegar a uns 1500 Km de uso. Depois disso fica normal e aí sim posso fazer uma ultrapassagem tranquilo, sabendo o quanto posso esperar de resposta da motoca quando eu acelerar.
Será que pode ser por causa do óleo mesmo?
To usando o semi sintético da honda. Quando usava o mobil não reparei nisso.
Alguém tem alguma explicação pra isso?
Abração a todos. ;)

Irmão
18-05-11, 00:21
Pode ser o óleo, esse tipo de óleo é recomendado
pra motores de alta performance.

eumermodinovo
18-05-11, 00:27
Foi o que pensei.. Mas muita gente por aqui mesmo no PN ta usando e ninguém reclamou disso.
Estranho.. To quase voltando pro mobil. :s
125cc já não é muita coisa, tendo perda de potência ainda, piora e muito as coisas.. :d

Alan Ranieri
18-05-11, 00:32
Pode ser o óleo, esse tipo de óleo é recomendado
pra motores de alta performance.


Será que têm algo a ver? Eu uso um da Ipiranga MotoGP 100% sintético 10w40 API-SM / JASO MA2 que diz para motocicletas de alta performance, mas nunca notei nenhuma anormalidade da YBR pelo menos.

eumermodinovo
18-05-11, 00:47
Também não sei se tem algo a ver.. Mas só sinto essa diferença depois da troca do óleo.
Isso que ta me deixando intrigado.

jOSÉ
20-05-11, 00:57
Teoricamente com o motor aquecido, não tem nada a ver.
Eu acho que com óleo novo o motor tem que rodar melhor.
Eu lembro do carro a álcool, quando se rodava apenas com etanol, como o ácool não é petroquímico ele não contamina o óleo, puxando a vareta do óleo ele está sempre amarelo.
Já o carro a gasolina troca o óleo dá uma volta na quadra, puxa a vareta e o óleo está escurecido.

Na prática o que pode ocorrer é que após tua motoca rodar os 1.500km, os vapores de gasolina que ficam na camisa, são raspados pelos anéis e vão contaminar o óleo, como a gasolina é solvente do óelo ela vai "afinar" o óelo, assim o óelo mais fino, perde sua viscosidade ele perde suas propriedades de se manter aderido nas partes móveis e deixa o motor mais "frouxo".
Esse assunto de tribologia é muito interessante.

juhpalaver
20-05-11, 02:13
alguem usa motul 3000 em 125 ae?
ou yes principalmente?

bruno almeida
20-05-11, 07:32
uma coisa é fato e náo neurose da minha cabeça.A minha moto com óleo mais fino fica muito melhor,por isso decidi,não uso mais óleo 20w50

ShimAdA
20-05-11, 08:03
alguem usa motul 3000 em 125 ae?
ou yes principalmente?


Usei motul 3000 por 20 mil Km ótimo óleo, agora eu uso o semi-sintético da honda achei muito bom não vi nenhuma perda de potência. Próximo óleo vai ser o motul 5000 100% sintético.

leozin
20-05-11, 08:07
eu to usando o semi sintetico da honda e naum notei nenhuma diferença , ja troquei duas vezes!

renan1605
20-05-11, 08:19
Faz quantas trocas que vc está usando esse óleo?
Teoricamente se acontece só com óleo novo grosso é provável que esse óleo que vc colocou que tem poder de limpeza maior tirou muita sujeira que o mobil não tirou, mas a sujeira encontrou algum lugar que não conseguiu passar direito e ficou semi-entupido.
Quando o óleo está mais fino ele passa com maior facilidade neste lugar.
Na prática essa diferença não é tão sentida, mas pelo que vc está falando pode ser isso mesmo.
Começe limpando filtro centrífugo e filtro de tela, se não resolver vai ter que desmontar o motor , limpar as galerias onde passa o óleo e verificar o desgaste da bomba de óleo.

abrçs.

eumermodinovo
20-05-11, 11:22
Faz quantas trocas que vc está usando esse óleo?
Teoricamente se acontece só com óleo novo grosso é provável que esse óleo que vc colocou que tem poder de limpeza maior tirou muita sujeira que o mobil não tirou, mas a sujeira encontrou algum lugar que não conseguiu passar direito e ficou semi-entupido.
Quando o óleo está mais fino ele passa com maior facilidade neste lugar.
Na prática essa diferença não é tão sentida, mas pelo que vc está falando pode ser isso mesmo.
Começe limpando filtro centrífugo e filtro de tela, se não resolver vai ter que desmontar o motor , limpar as galerias onde passa o óleo e verificar o desgaste da bomba de óleo.

abrçs.


To usando ha 2 meses.
To na terceira troca.
Será que pode ter acontecido isso tudo mesmo?
Vou ver se dou uma olhada nisso..

renan1605
20-05-11, 11:31
To usando ha 2 meses.
To na terceira troca.
Será que pode ter acontecido isso tudo mesmo?
Vou ver se dou uma olhada nisso..

Isso só aconteceu depois que vc mudou o tipo de óleo?
já experimentou voltar para o mobil?

eumermodinovo
20-05-11, 11:39
Isso só aconteceu depois que vc mudou o tipo de óleo?
já experimentou voltar para o mobil?



Eu to pensando seriamente em fazer isso..
Com o mobil ja era o contrário. Depois da troca ele era excelente! depois de uns 3000km rodados que ele ficava meio ruim, o cambio começava a ficar duro e tal..
Acho que na próxima troca volto pro mobil mesmo.

chriskopsch
20-05-11, 11:44
Eu to usando o Castrol semissintético.
Até agora tudo normal na moto.

renan1605
20-05-11, 11:54
Eu to pensando seriamente em fazer isso..
Com o mobil ja era o contrário. Depois da troca ele era excelente! depois de uns 3000km rodados que ele ficava meio ruim, o cambio começava a ficar duro e tal..
Acho que na próxima troca volto pro mobil mesmo.

A sua moto está com qts km?
Se foi pouco rodada desconsidera que seja sujeira no motor e coloca um óleo melhor como o yamalube/havoline por exemplo.

eumermodinovo
20-05-11, 12:06
A sua moto está com qts km?
Se foi pouco rodada desconsidera que seja sujeira no motor e coloca um óleo melhor como o yamalube/havoline por exemplo.



10500 km
Não é muito.. mas também não é tão pouco.

tom crazy
20-05-11, 12:29
10500 km não é nada, vc não tá colocando mais oleo que o recomendado não??

eumermodinovo
20-05-11, 12:35
10500 km não é nada, vc não tá colocando mais oleo que o recomendado não??


To não.
E não tem nem como errar. O óleo vem em 1L e a capacidade do motor é 1L.
Mas das vezes que foi trocado na cc também ficava assim..
Ja decidi. vou voltar pro mobil pra ver como fica.

renan1605
20-05-11, 12:40
Uma moto com essa quilometragem era pra aceitar normalmente esse óleo da honda.
Não tenho mais sugestões do que possa ser.

bruno almeida
20-05-11, 12:53
nenhum óleo provoca perda de potencia em motor.A diferença de qualidade de lubrificantes influencia sim alguns aspectos como suavidade de cambio e embreagem,funcionamento à frio e principalmente a durabilidade
agora quanto à perda ou ganho de potencia em moto simples como a maioria das nossas é infimo,insignificante,inperceptivel(e mais alguns ins :lol:)

Guilherme Rabelo
20-05-11, 13:17
To não.
E não tem nem como errar. O óleo vem em 1L e a capacidade do motor é 1L.
Mas das vezes que foi trocado na cc também ficava assim..
Ja decidi. vou voltar pro mobil pra ver como fica.


nao tem como erra mesmo, mas vc precisa ver quem esta esgotando se deixar sair tudo o oleo.

cesap
20-05-11, 13:42
nao tem como erra mesmo, mas vc precisa ver quem esta esgotando se deixar sair tudo o oleo.


A minha tava acontecendo isso, troquei umas 2x numa loja que em 5 minutos o cara trazia a moto, da 1ªx; percebi a moto falhar um pouco coisa e tal, :s mas como tinha colocado uma gasosa meia boca :NOOK:, achei que fosse isso; mas da 2ªx o tanque cheio gasosa adtivada, responsa geral :OK:, e falhando do mesmo geito, quando cheguei em casa tirei a vela pra dar uma limpada coisa e tal, tava cheia de oleo, uma melequeira horrivel :stop:. Resultado tive que comprar + 1L e troquei em casa mesmo |:(, tirei ate o ultimo pingo... minha sorte e que a vela "ta acesa" ta hj... :clap:

eumermodinovo
20-05-11, 14:21
Eu também não sei o que possa ser..
Mas a diferença depois de 1500km mais ou menos, é muito perceptível!
Apesar de ficar meio "presa", a troca de marcha fica beeeem melhor, da pra sentir o motor trabalhando bem mais gostoso.

mdorigon
20-05-11, 15:47
Realmente estranho...o que voce pode fazer e trocar o modelo do oleo e testar, mas tb verificaria a possibilidade de oleo de mais no motor. Agora tem gente que fala que os motores pequenos são simples... naum acho nem um pouco simples ou de baixo rendimento. Que motor de carro temos no Brasil em fabricação, que rende 100 cv/l ou mais ? E aspiração natural. Que rode em média a 7500 rpm pra cima. Um oleo 10w30 ajuda a ganhar sim um poquinho de potencia sim, logico tudo em escala né...ao usar um oleo desse vc ja sente o motor mais solto...isso ja é um ganho.

sergio moreira
20-05-11, 21:27
qual o oleo indicado pelo fabricante de sua motocicleta?
esse deve ser o oleo mais adquado para seu motor.

leh cg 150 Red
20-05-11, 21:42
companheiro eu axo q pode ser o oleo, por ele ser semi-sintetico , ele faz com q a empreagem patine, assim vc perde potencia.

eu particularmente uso o lubrax 20-50.
axo melhor e é mais barato q o mobil.

flw

eumermodinovo
20-05-11, 21:45
qual o oleo indicado pelo fabricante de sua motocicleta?
esse deve ser o oleo mais adquado para seu motor.


Mas eu estou usando o indicado pelo fabricante.
Esse não é o problema.

kingvidal
20-05-11, 21:47
Brother to usando selenia 20w50 api SF! ou motul 3000 :OK:

mdorigon
20-05-11, 21:48
companheiro eu axo q pode ser o oleo, por ele ser semi-sintetico , ele faz com q a empreagem patine, assim vc perde potencia.

eu particularmente uso o lubrax 20-50.
axo melhor e é mais barato q o mobil.

flw


Oleo semi sintetico e sintetico naum faz a embregagem patinar...garanto isso pra vc. Ja usei ambos e funcionam muito bem.

eumermodinovo
20-05-11, 21:49
companheiro eu axo q pode ser o oleo, por ele ser semi-sintetico , ele faz com q a empreagem patine, assim vc perde potencia.

eu particularmente uso o lubrax 20-50.
axo melhor e é mais barato q o mobil.

flw


Bom.. o que é ainda não sei.
O que sei é que vou ter que testar outros.
O que trabalhar melhor vai ser o que vai ficar.

magrao tk
20-05-11, 21:56
Eu to pensando seriamente em fazer isso..
Com o mobil ja era o contrário. Depois da troca ele era excelente! depois de uns 3000km rodados que ele ficava meio ruim, o cambio começava a ficar duro e tal..
Acho que na próxima troca volto pro mobil mesmo.

To me identificando muito com esse teu caso.

Sempre usei o Mobil. Na troca anterior coloquei um óleo ''superior'', que por consequencia, mais poder de limpeza.
Agora voltei pro Mobil. Sempre com o óleo novo ela melhorava em todos os apectos, só que dessa vez a moto ficou super ruim de pegar no frio. O motor parece que ficou pesado, rendimento nem sei porque nem to forçando ele depois disso. To arrumando um tempo pra abrir e limpar o filtro centrífugo. Desconfio que foi o que já falaram aí. Que esse outro óleo limpou mais que o Mobil e acumulou a sujeira removida no filtro ou passagens.

Alem disso aconteceram várias coisas depois disso. Descobri que o cachimbo da vela tava aberto, fio da chave de ignição falhando, carburador tava sujo (parece)... sei que ela era uma maravilha pra pegar de manhã cedinho e agora tá uma zona... moto ficou completamente temperamental e a essa altura do campeonato já nem sei se é óleo, carburação, tempo mais frio, gasolina ruim ou tudo isso junto. |:(

Anderson C.
20-05-11, 21:58
To não.
E não tem nem como errar. O óleo vem em 1L e a capacidade do motor é 1L.
Mas das vezes que foi trocado na cc também ficava assim..
Ja decidi. vou voltar pro mobil pra ver como fica.

Na Fan 125 não seria 900 mL ao invés de 1 L???

eumermodinovo
20-05-11, 22:09
É mais ou menos isso mesmo magrao.. a úncia diferença do seu caso é que a minha pega normal no frio, sem problemas.
Quando limpar o filtro centrífugo, você podia fazer um tuto heim?! Até porque não faço a mínima idéia do que seja :-/

Anderson C, é 1L mesmo. Só esvaziar o motor e virar a garrafinha.
Por via das dúvidas, ainda meço depois com tampa só pra desencargo de consciência.

magrao tk
20-05-11, 22:15
É mais ou menos isso mesmo magrao.. a úncia diferença do seu caso é que a minha pega normal no frio, sem problemas.
Quando limpar o filtro centrífugo, você podia fazer um tuto heim?! Até porque não faço a mínima idéia do que seja :-/

Anderson C, é 1L mesmo. Só esvaziar o motor e virar a garrafinha.
Por via das dúvidas, ainda meço depois com tampa só pra desencargo de consciência.

O Irmão fez um tutorial de como trocar os discos de embreagem, e tem que remover o filtro centrífugo tambem.
Tá lá na área de manuais e tutoriais, e é um videozinho bem completo. Vou ver ele denovo antes de fazer o serviço. Primeira vez que abro esse motor, to só em dúvida com uma chave lá. Não consigo nem ver o vídeo, internet do Karai...

eumermodinovo
20-05-11, 22:51
Opa! Ta ótimo!
Vou dar uma olhada também.
Valeeu magrao.

Dinhubass
21-05-11, 11:26
Prepara o motor da Ybr que fica perfeito o óleo :D

haha
Bobeira a parte, usa outro óleo e ve se acontece novamente.
Abraço

NiveaC
21-05-11, 19:00
meu chute é que vc não está esgotando todo o óleo na troca, daí o novo mais o antigo tá deixando o motor cheio e depois desses 1500 quando da uma queimada alivia o motor

eumermodinovo
22-05-11, 18:37
meu chute é que vc não está esgotando todo o óleo na troca, daí o novo mais o antigo tá deixando o motor cheio e depois desses 1500 quando da uma queimada alivia o motor


Não não.. não pode ser.
Eu sempre meço depois da troca, e ta na medida certa.
Na hora de trocar, a única coisa que eu não faço é torcer a moto, mas de resto, inclino pra um lado, pro outro, em pé.. até saír a úlima gota. ;)

renan1605
23-05-11, 07:54
E ai trocou o óleo?
Se for mesmo o q eu te falei, quando vc colocar o mobil ou qualquer outro óleo 20w50 vai ficar pior do que com esse novo óleo honda, mas como seu motor ainda é novo creio que não seje esse o seu problema e nem de excesso de óleo.
Segundo quem já usou esse novo óleo era pra acontecer o contrário do que vc está dizendo.

abrçs.

eumermodinovo
23-05-11, 11:42
Troquei ainda não.. ele ta só com 700 km, vou esperar acabar a vida útil dele. ;)
Senão é jogar dinheiro fora..