PDA

Ver Versão Completa : Dúvidas sobre uma suzuki yes 125



mzaidan
22-05-11, 17:26
Boa tarde pessoal, acabei de me cadastrar.
Conheci o forum através de um colega, o nome dele é Pedro (Não sei o nick dele aqui).
Vamos às minhas dúvidas:

1 - Sobre o tamanho dos pneus.
O da yes é:

Pneu Dianteiro: 2.75-18TL 42P MT65
Pneu Traseiro: 90/90-18M/C REINFTL 57P MT65

O pouco que entendo é de carro, e funciona assim:

O primeiro número é a largura, que nesse caso é 90mm ou 9cm
O segundo número é a altura, que seria porcentagem da largura. - Nesse caso 90% de 90, o que daria 81mn ou 8,1 cm.

Estou correto???

Mas o que seria o 18TL e 18M??

Assim sendo, gostaria de colocar um pneu mais largo na motoca, não para "bolar", mas por acreditar que seria mais seguro, mais estável.
Todavia, não queria que aumentasse absurdamente o consumo de combustível.

Nesse sentido, qual pneu vcs me indicam para eu colocar nela?
Gostaria que ficasse um pouco mais largo, aumentando a segurança e estabilidade e não aumentando o consumo de combustível.

2 - Não sei se é indicado, mas o forum é o local para sanar as dúvidas.
Gostaria de aumentar a potência da moto para 150cc.
É indicado?
Quais os prós e contras?

Bem, acho que fico por aqui, ao longo da conversa irei sanando outras dúvidas que porventura apareçam.

Desde já agradeço.

Alan Ranieri
22-05-11, 17:56
Bem vindo

O pessoal usa muito o 100/90 da Strada, eu particularmente acho lindo o Piloty Sport 100/90 da Michelin.

mzaidan
22-05-11, 17:59
Mas para medir é do jeito que eu falei mesmo?
Primeiro númer largura, segundo altura, que seria a porcentagem da largura.

E em relação a alterar a potência? O que me diz?

Alan Ranieri
22-05-11, 18:02
Da uma olhadinha nesse tópico
http://www.pequenasnotaveis.com.br/area-de-debate/pneu-michelin-pilot-sporty-10090/

Quanto a medida não sei se é realmente assim que se faz, mas todo mundo diz que é.

mzaidan
22-05-11, 18:11
Blz, li o tópico aqui, o pneu é realmente bem bonito.
Mas preciso saber antes como fazer os cálculos, pq posso pegar um um pouco mais largo.
Desde já agradeço.

NiveaC
22-05-11, 18:20
aumentar medida de pneu só serve pra estética, já pensou se todo pneu maior desse mais segurança e estabilidade? Todas as motos iam sair com pneus enormes... isso não só não acontece como pode ocorrer o contrário, se colocar um pneu muito maior ele não vai gastar nas laterais e vai ficar quadrado diminuindo a segurança, pode colocar o de strada como o colega já citou, é 1cm maior apenas, não fará muita diferença mas se lembre que é apenas estético, não trará mudanças positivas.

ricardofroes
22-05-11, 18:51
Sobre pneus é legal usar medidas originais, devido desempenho das motos, agora sobre marca qualidade vida util, desempenho na chuva ai da para escolher.
Uma coisa é certa, chegou no limite troque pois temos pneus de 50 até 200,00 para 125cc, e sai mais barato que uma multa ou ser guinchado e o mais importante é nossa segurança.
Uma epóca esta mais duro do que o normal :drool: troquei e coloquei um rodabem na trazeira ele é remold (40,00)e durou 7 mil kms na epoca nem deu para pensar em segurança :o , onde deu um alivio e deu para colocar um pneu melhor. O pneu que veio original na fan troquei com 12mil. Os moto taxi da cidade vizinha usa direto um da pirelli que custa 138 reais eles dizem que para a utilização deles e o melhor custo beneficio. Abraço e boa semana.

mzaidan
22-05-11, 19:07
Obrigado pelas respostas, acho que vou arriscar nesse da michelin.
Eu ando muito pouco de moto, acho que vai durar séculos.

Mas em relação à segunda pergunta, é válido alterar a potência da moto ou isso não é legal?

mdorigon
22-05-11, 20:05
Irmão, coloque pneu bom, nunca use remold...nem se naum tiver $$$. Se naum tiver grana pra bancar o pneu, não tem como bancar a moto. Sendo de marca, rinaldi, levorin, magion, pirelli, michelin, metzeler, technic, entre outras, manda bala. Qto a aumentar medidas aumentar a sua segurança... não vejo como um pneu 90/100 no lugar do 90/90 vai aumentar a sua segurança. Ando com minha yes sempre usando o 90/90 atras e o 2.75 na frente e nunca me senti inseguro ou desconfortavel... atende bem na minha opinião. Mas sempre pneu de marca reconhecidas aqui no Brasil pelo in metro.

mzaidan
22-05-11, 20:22
Ok. primeira dúvida sanada.
Em relação à segunda (Aumentar a potência), dei uma pesquisada na net e vi que mexer no moto não dá certo.

Ai vi que se pode juntar um amplificador de centelha do Ibooster + uma vela de iridium.

Alguém confirma que isso melhora o consumo e aumenta a potência?

Desde já agradeço.

blaugusto
22-05-11, 20:59
mzaidan, com relação a potencia começe procuyrando uma pessoa que saiba realmente acertar motores.

A minha Yes por exemplo faz no minimo 90km/h na subida e com a esposa e bagagem. Não adianta ficar mudando coisa se o motor não estiver bem acertado.

mzaidan
22-05-11, 21:02
blaugusto, eu te adicionei no msn, aceita ai, queria tirar umas dúvidas com vc.
msn: [email protected]
Abraço.

blaugusto
22-05-11, 21:06
mzqaidan, pergunta aqui mesmo.. Vamos criar material pra ajudar todos.
A sua duvida pode ser a de muitos outros. ;)

mzaidan
22-05-11, 21:08
Certo, a minha dúvida é essa:



Ok. primeira dúvida sanada.
Em relação à segunda (Aumentar a potência), dei uma pesquisada na net e vi que mexer no moto não dá certo.

Ai vi que se pode juntar um amplificador de centelha do Ibooster + uma vela de iridium.

Alguém confirma que isso melhora o consumo e aumenta a potência?

Desde já agradeço.

blaugusto
22-05-11, 21:24
Daí eu falei assim...



mzaidan, com relação a potencia começe procuyrando uma pessoa que saiba realmente acertar motores.

A minha Yes por exemplo faz no minimo 90km/h na subida e com a esposa e bagagem. Não adianta ficar mudando coisa se o motor não estiver bem acertado.

mzaidan
22-05-11, 21:26
Hehehehe
Mas a minha motoca ta normal, só queria melhorar mesmo.
Ai queria saber se alguém já testou isso.

blaugusto
22-05-11, 21:36
Quer mexer no motor por nada então?? uheheueheuheheuhe...

A Iridium melhora o consumo. E para por aí.
Já o cabo... bom... alguns dizem que fica bonitinho....

mzaidan
22-05-11, 21:39
Quer mexer no motor por nada então?? uheheueheuheheuhe...

A Iridium melhora o consumo. E para por aí.
Já o cabo... bom... alguns dizem que fica bonitinho....


Hehehehe
Eu estava pensando em mexer no motor para ela ficar mais potente, mas pesquisei na net e vi que o gasto é alto e quase sempre não acaba bem.
Ai, desisti.
Vi que algumas pessoas melhoraram a potência da moto com esses dois itens citados, mas queria confirmar com alguém do forum.

Vc tem alguma sugestão para melhorar a potência sem interferir muito no consumo e na vida útil do motor?

Desde já agradeço.

mdorigon
22-05-11, 21:40
Cara, eu tenho ibooster e vela de iridium denso. Ganha potencia...assim isso ajuda dar uma queima melhor, como deveria ser. Talvez vc note o motor mais redondo, melhores respostas andando em baixo giro...nada do outro mundo. E com isso um ganho em consumo...e só. Ela naum vai passar dos 13 cv de fabrica, mas vai com certeza estar sempre entregando melhor essa potencia. Tenho uma mexida leve no meu motor...e naum é tudo isso. Mas ficou melhor na pista, mantendo 90 por hora com mais folego pra ultrapassar.

hondaéhonda
22-05-11, 21:48
Eu não sou nenhum perito em motores a gasolina, mas acho que com vela e cabo não se ganha potência não.

mzaidan
22-05-11, 21:50
Blz, então nem vou inventar.
Até mesmo pq ando pouco de moto.
Comprei essa 125 justamente para aprender mesmo.

Vou ficar com ela do jeito que está, melhor ne?

O amplificador que eu estava falando é esse:
http://www.casacenter.com.br/site/detalhes_produto.php?cod_sec=12&cod_pro=2472&NPro=amplificador_de_centelha_ibooster_f3_p_motos_ ate_250_cc

NiveaC
22-05-11, 23:40
Eu não sou nenhum perito em motores a gasolina, mas acho que com vela e cabo não se ganha potência não.


aí que vc se engana, com um cabo bom dá até pra ganhar mais freio, afinal cabos são condutores de algum tipo de força, é igual nossos nervos, se eles estiverem ruins nossos movimentos não saem do jeito planejado

o ibooster não sei mas a iridium quem tem só elogia, eu tenho uma similar e a queima tá melhorou

oodim
23-05-11, 00:19
se ibooster e vela de iridium foce como anuncia o vendedor eles comprovariam em dinamometro real....OBS: quanto a vela de iridium seu material è superior das convecionais e não sai instalada de fabrica pois elevaria os custos e a vela de iridium é top de linha....e dura muito mais ...quanto a melhora percebida só mesmo com uma giglagem maior(mais consumo) e um bom acerto ,feito por um mecanico de qualidade...e só coloque gasolina PODIUM...

oodim
23-05-11, 00:37
Ha...não se esqueça que depende onde moras pois em sampa somos obrigados a fazer inspeção veicular anualmente e deverá voltar a refazer as regulagens para poder ser aprovado....por tanto veja se compenssa...

mzaidan
23-05-11, 19:59
Acho que não vou inventar, até mesmo pq não ando muito de moto.
Vou deixar ela do jeito que está mesmo.

Obrigado a todos.

NiveaC
23-05-11, 20:12
se ibooster e vela de iridium foce como anuncia o vendedor eles comprovariam em dinamometro real....OBS: quanto a vela de iridium seu material è superior das convecionais e não sai instalada de fabrica pois elevaria os custos e a vela de iridium é top de linha....e dura muito mais ...quanto a melhora percebida só mesmo com uma giglagem maior(mais consumo) e um bom acerto ,feito por um mecanico de qualidade...e só coloque gasolina PODIUM...


Podium não tem efeito em moto pequena, pior ainda, de todos que conheço que experimentaram disseram que gastou mais, ou seja, paga mais caro e anda menos, eu uso aditivada pra não precisar limpar o carburador mas pra moto pequena comum já dá conta do recado