PDA

Ver Versão Completa : Trocar de marcha sem embreagem, será?



diego_fernandes05
24-05-11, 12:22
Pessoal, estava lendo uma matéria.. o que vocês acham??
http://www.bikeriders.com.br/2011/05/23/trocando-marchas-sem-usar-a-embreagem/

Eduardo Toda
24-05-11, 12:31
Se não me engano, já foi postado um vídeo sobre este assunto...
Já fiz essas experiencias com a minha motoca....sei lá me acostumei a usar a embreagem.....

Julian280891
24-05-11, 12:33
Da pra fazer sim, eu mesmo ja treinei bastante e ja sei usar tranquilo, só tem que usar rotações baixas pra não prejudicar o os componentes, quando for reduzir deixar o motor em rotação bem baixa e fica fazendo uma forcinha pra descer a marcha, não força mto apenas faz uma focinha e deixa que quando der ele desce, e pra trocar é a mesma coisa, só tenta ser suave nas trocas, depois que aprende é bem legal, ja precisei usar uma vez quando arrebentou o cabo da embreagem, a sorte que eu ja sabia um pouco, da uma treinada ai, vc vai ver que é bm legal, faloww

magrao tk
24-05-11, 12:36
Dirigindo de boa geralmente eu troco sem embreagem mesmo. Depois que pega o jeito, parece que é até mais suave do que usando ela.
Ah, já troquei marcha em carro sem embreagem tambem sem problema nenhum, e não era stock car :P

diego_fernandes05
24-05-11, 12:38
Não sabia dessa... vou fazer um teste hoje voltando pro serviço.. pra mim, isso detonava as peças do motor

chriskopsch
24-05-11, 12:45
Tentei, tentei mas não me acostumei com o negocio.

Diego.fcs
24-05-11, 12:47
É fácil, porém a embreagem está lá por algum motivo, então prefiro usar a embreagem mesmo.

magrao tk
24-05-11, 12:49
Não sabia dessa... vou fazer um teste hoje voltando pro serviço.. pra mim, isso detonava as peças do motor

Não chega a detonar, mas não é nada bom se deixar dar trancos. Tem de ser sincronizado:alivia o acelerador e muda a marcha no mesmo instante. Se largar o acelerador um pouco antes de mudar a marcha não vai, e se trocar ainda acelerado vai dar um pequeno tranco. E não troque tambem com giro alto, o certo é andando de boa, sem forçar o motor.

Bandit
24-05-11, 12:53
Usei um pouko isso, pra subir marcha e legal, mas pra descer num eh muito bom nao, prefiro da akela Repicada antes, e sem embreagem num da neh... meu irmao na minha garupa fiko com os olhos arregalados, pq eu tava passando sem embreagem, e com uma suavidade no toque :OK:

Destro
24-05-11, 12:57
Faço sempre isto quando estou em uma estrada... Funciona perfeitamente.
Basta estar com a rotação certa, caso contrario a moto dá um pequeno tranco.

Abraços

leozin
24-05-11, 13:00
eu ja sou acostumado a trocar as marchas semm embreagem , acho normal :OK:

hondaéhonda
24-05-11, 13:05
Quando comecei a trabalhar com caminhão me deram uma 1519 velha caixa-seca e eu só pisava na embreagem para arrancar, depois de andando era só nos dois tempos ( bombada no acelerador), até porque se pisasse na embreagem ele arranhava e se não pisasse entrava de boa.

Paulinhoo
24-05-11, 13:23
Uma VEz ou Outra Uso Essa Manha de Marcha sem Embreagem !
Só qu a embreagem, no caso Funciona em uma caixa de câmbio, que por estar equipada com uma série de engrenagens dentadas que se engrenam entre si, com diâmetros variados, que mudaremos a velocidade de acordo com a necessidade.
No Caso Quando Vc Aperta a Embreagemm ela Desacopla uma Engrenagem da Outra para que a Proxima Engrenagem Encaixe Corretamente sem Trancos ou algo do Tipo !
Agora quando se pega ess "tempo" de rotação, creio que é nesse instante que se faz a troca !
Mas uma Coisa é Certa, Nada Está na Moto Por Acaso, See tá Lá a Embreagem, é porque tem que Usar Né !
Se Tiver Erradoo algoo aee, Desculpas ! :#

renan1605
24-05-11, 13:39
Pra subir de marcha é facinho, mas pra descer marcha eu sempre uso a embreagem.
Não dando tranco quando engata não tem problema nenhum não usar a embreagem.
Mesmo usando a embreagem eu sempre engato a marcha de carro, moto, caminhão, etc no tempo certo.

Yuri_RN
24-05-11, 13:48
Sempre uso a Embreagem... mais quando to sem saco...

tanto troco de marcha como reduzo sem apertar embreagem
tudo é macete e costume!

taliban
24-05-11, 14:01
Eu gosto de usar os mesmos macetes que se usa pra trocar sem usar a embreagem, porém usando a embreagem.

Honda Motors
24-05-11, 15:18
eu fico com pena do candango que comprar a usada de vcs. Se não querem usar a embreagem comprem uma biz...não usar a embreagem implica em detonar a médio prazo todas as engrenagens de marcha...quem disse que não é pq tem oficina e quer lucrar...hehehehe

boa sorte pra vcs

renan1605
24-05-11, 15:24
eu fico com pena do candango que comprar a usada de vcs. Se não querem usar a embreagem comprem uma biz...não usar a embreagem implica em detonar a médio prazo todas as engrenagens de marcha...boa sorte.

Se não dar tranco no momento do engate não estraga nada.

bravo18br
24-05-11, 15:55
eu fico com pena do candango que comprar a usada de vcs. Se não querem usar a embreagem comprem uma biz...não usar a embreagem implica em detonar a médio prazo todas as engrenagens de marcha...quem disse que não é pq tem oficina e quer lucrar...hehehehe

boa sorte pra vcs


Titan ES 2003.
Essa moto ficou 5 anos na minha casa, em pelo menos 4 o câmbio foi usado dessa forma, 48000 kilômetros, embreagem só para a primeira marcha, o resto tudo no tempo. E não deu problema nenhum.
Se aprender a fazer a troca nos tempos corretos, não dá defeito não.

Guilherme Rabelo
24-05-11, 15:58
eu troco as marchas sem embreagem quanto esta muito frio...........pra nao ficar mexendo a mao e soltando a manga da blusa p/ o vento nao entrar.......................

lordbrill
24-05-11, 16:14
Trocando no tempo certo ela engata sincronizada com o motor... não tem como estragar as engrenagens se entrar no tempo certo.
Eu ja andei por muito tempo com o costume de subir marcha sem embreagem... hj em dia subo e desço marcha com a embreagem, pois acostumei a trocar com ela.

diego_fernandes05
24-05-11, 18:51
Pô galera, eu não sabia dessa.. hoje vindo pra casa eu fiz testes.. realmente ela entra igual com embreagem se feita no tempo certo... mas, de qualquer forma, não é algo que eu vou usar no dia-a-dia, afinal de contas, a embreagem tá lá pra alguma coisa né =P

hedertone
24-05-11, 19:37
Eu costumo fazer isso.

Nas reduções é só dar uma leve acelerada...

Quando se acostumada não tem tranco nenhum.

Mas vale lembrar que deve-se tomar cuidado, já que se isso for feito com uma certa frequência e de forma inadequada, algumas pecinhas irão reclamar rs

Abraço!!

Thalão
24-05-11, 19:46
Já fiz isso algumas vezes, mas fiquei com medo de acontecer alguma coisa no cambio e parei.

juniorprotti
24-05-11, 19:59
quando estou cm a moto do **-nhado as vezes subo e desço.ms não curto muito não...

rech055
24-05-11, 20:13
[quote=Destro;677111]
Faço sempre isto quando estou em uma estrada... Funciona perfeitamente.
Basta estar com a rotação certa, caso contrario a moto dá um pequeno tranco.

Abraço

Perfeito! isso chama fazer marcha no tempo, e é muito fácil se vc tiver um bom conhecimento de seu equipamento, cada marcha tem uma razão de subida, que è em relação ao giro do motor, em minha opinião é mais fácil fazer com motor em altas rotações, mas talvez por conhecer bem minha moto pra mim seja mais fácil.
Já para descer se faz o seguinte vc solta o acelerador e quando for baixar da uma acelerada, quem ensina isso é na Bíblia da curva.

ab

hedertone
24-05-11, 20:20
[quote=Destro;677111]
Faço sempre isto quando estou em uma estrada... Funciona perfeitamente.
Basta estar com a rotação certa, caso contrario a moto dá um pequeno tranco.

Abraço

Perfeito! isso chama fazer marcha no tempo, e é muito fácil se vc tiver um bom conhecimento de seu equipamento, cada marcha tem uma razão de subida, que è em relação ao giro do motor, em minha opinião é mais fácil fazer com motor em altas rotações, mas talvez por conhecer bem minha moto pra mim seja mais fácil.
Já para descer se faz o seguinte vc solta o acelerador e quando for baixar da uma acelerada, quem ensina isso é na Bíblia da curva.

ab


Tipo...

Em rotação média/baixa, da pra subir a marcha quase sem soltar o acelerador, o garupa nem percebe a mudança.

ViniciusBCP
24-05-11, 22:02
Não é possivel que não estraga, a embreagem foi feita só para sai de 1ª e nada mas ?

Caique
24-05-11, 22:10
Quando comecei a trabalhar com caminhão me deram uma 1519 velha caixa-seca e eu só pisava na embreagem para arrancar, depois de andando era só nos dois tempos ( bombada no acelerador), até porque se pisasse na embreagem ele arranhava e se não pisasse entrava de boa.

o bagulho é doido,e a merd a q é pra botar a marcha ré so entra de boa qd ta descendo um poquinho.................

hondaéhonda
24-05-11, 22:16
Para engatar a sexta marcha eu empurrava a alavanca com o pé, não sinto nenhuma saudade da 1519

Ahead
24-05-11, 22:18
[b]Eu uso isso daí de vez em quando,cansa mto ficar tooda hora apertando embreagem...Soltando embreagem,apertando embreagem,soltando embreagem... :0_0:

O macete eh deixar passar um pouquinho do tempo da troca numa rotação de média a baixa independente da marcha q vc tah usando.
Às vezes até,como alguém falou no tópico,a troca eh mais suave.Na minha,em particular,da 3ª p/ 4ª marcha eh maciioo...

Quando naum se sabe fzer,realmente dá tranco,mas com o tempo,vc fica prático.
Ahh...e o q falaram aí sobre comprar uma Biz...Kra,naum com mta gente nem isso adianta,tem gente q vejo na rua dando cada tombo no câmbio de motos sem embreagem q eu digo: Nossa senhora das motos streets tem mizericórdia daquela magrela! |:( |:(

Caique
24-05-11, 22:22
Para engatar a sexta marcha eu empurrava a alavanca com o pé, não sinto nenhuma saudade da 1519
agora tem uma 113 h? muito bom se eu fosse vc não vendia nem trocava,sou bombista,e gosto muito desse carro,quase não quebra e qd estraga a 1º vez vc só faz bicos,na segunda vc troca valvulas e bicos e só na terceira vez q vc troca o jogo de elemento.

hondaéhonda
24-05-11, 22:27
Eu nunca tive 1519 graças a Deus :G o 113 é máquina mesmo só que já tem certas transportadoras que não querem mais carregar ele por ser "velho".

Caique
24-05-11, 22:32
Eu nunca tive 1519 graças a Deus :G o 113 é máquina mesmo só que já tem certas transportadoras que não querem mais carregar ele por ser "velho".

cara vai encher de off aqui se quiser manda mp,mas
a idade é chata msm,mas vão e agregar ou contratam esses constelations lixo e faz um jogo de bicos a cada 25 mil km e ainda estraga a valvula do rail na estrada.

BADANHA
25-05-11, 09:30
Quando comecei a trabalhar com caminhão me deram uma 1519 velha caixa-seca e eu só pisava na embreagem para arrancar, depois de andando era só nos dois tempos ( bombada no acelerador), até porque se pisasse na embreagem ele arranhava e se não pisasse entrava de boa.


por isso eu gosto da 1519 hahahahaha

felipesaldanha
25-05-11, 10:24
da certo com rotações baixas, as vezes não aperto por preguiça mais tbm para poupar o cabo de embreagem pq rodo muito dentro da cidade e gosto de dar umas esticadinhas e logo na tw que é um troca troca de marcha só,,,,,,gasto mais cabo de embreagem do que pneu shuashuashaushaushuashuashuah

MarcosF
25-05-11, 22:22
Teve uma vez que cai de moto e quebrei a manete da embreagem, ai tava numa roça danada, longe de tudo e sozinho. Consegui dar partida na moto e sai passando as marchas sem a embreagem mesmo, nunca tinha feito isso, mas já tinha um idéia de como fazer. É só acertar o tempo do giro do motor.

Adriano_Paulista
26-05-11, 08:15
Bom eu troko as marchas sem a embreagem mas eu estico a marcha q estou.....naum sei se eh o certo mas eu faço assim e eh de boa num dah tranco nenhum......mas troco soh de 2 p/ 3...3 p/ 4....e 4 p/ 5......

Flw!!!!

charrinho
26-05-11, 08:50
eu nunca uso embreagem pra trocar marchas

http://www.capoteidevelotrol.com.br/wp-content/arquivos/trollface.jpg