PDA

Ver Versão Completa : Amaciar motor



Caio Mattos
26-05-11, 00:06
Ola
É meu segundo topico seguido, mas quis dividi-lo pra tirar melhor as duvidas.

Quando eu comprei a moto, 0 km, me disseram pra esticar a marcha pra amaciar o motor.
Gostaria que me explicassem melhor sobre isso.

Obrigado desde ja.

Carleetos
26-05-11, 01:48
O que eu vou dizer aqui você vai encontrar em várias outras respostas subsequentes, mas..

No manual da sua moto certamente vai ter a melhor maneira (indicada pelo fabricante) de como amaciar corretamente o motor da sua moto. Esse lance que pra amaciar é 'no cacete' é lenda.

Dá uma pesquisada no fórum, deve ter material sobre isso já.

cabra de brasilia
26-05-11, 08:53
Não sei se o manual da Honda tem...mas no da Yamaha tem um tópico somente falando sobre o amaciamento do motor e é tudo ultra didático até uma criança consegue entender e seguir as recomendações.....

Se no manual da sua moto tem instruções sobre o procedimento de amaciamento é ele que se deve seguir e fim de papo......

Fecha a conta e passa a régua........

charrinho
26-05-11, 10:47
o cabra falo ta falado!

leozin
26-05-11, 10:52
de novo outro topico igual :-/

Guilherme Rabelo
26-05-11, 11:08
se nao me engano no painel da titan tem uns numeros 1 2 3 4 5 ao lado dos kms...........e o manual manda trocar marchar como indica no painel...........

roschneider
26-05-11, 11:13
se nao me engano no painel da titan tem uns numeros 1 2 3 4 5 ao lado dos kms...........e o manual manda trocar marchar como indica no painel...........


na verdade esses numeros sao um "shift ponteiro", como as motos mais simples nao tem conta giros, akeles numeros indicam a velocidade maxima que vc pode usar em cada marcha
nao que vc soh possa trocar a marcha nakele ponto.....
se vc prestar atençao motos com contagiros nao tem akela marcaçao e nao eh por isso que vc vai trocar de marcha soh no redline, ou vai???

ao dono do tpc, siga o manual e seja feliz.

felipesaldanha
26-05-11, 11:14
estica mais não muito,num vai dar cacete na motoka agora não, deixa fazer pelo menos 1000km ai ta blzzz

Guilherme Rabelo
26-05-11, 11:21
na verdade esses numeros sao um "shift ponteiro", como as motos mais simples nao tem conta giros, akeles numeros indicam a velocidade maxima que vc pode usar em cada marcha
nao que vc soh possa trocar a marcha nakele ponto.....
se vc prestar atençao motos com contagiros nao tem akela marcaçao e nao eh por isso que vc vai trocar de marcha soh no redline, ou vai???
isso
ao dono do tpc, siga o manual e seja feliz.


isso que eu quiz dizer o manual pede pra nao ultrapassar essa marcaçao trocar as marchas conforme elas indicam

Gislene21
26-05-11, 11:22
:(Gente como eu faço pra pilotar sossegado a minha fan 125 em rodovia, acompanhar o trafego sem ela falhar ou cortar o giro, assim que pega velocidade e eu puxo todas as marchas, ela chega de 100 a 120 na reta ao com o cabo enrolado ela começa a falhar, ai e como geralmente eu tenho medo dos caminhões me empurarem, como eu faço quando começa a falhar tenho que reduzir ???

Obrigada, ah a minha moto tem 1700 kms rodados, ela ainda ta amaciando o motor?

roschneider
26-05-11, 11:30
isso que eu quiz dizer o manual pede pra nao ultrapassar essa marcaçao trocar as marchas conforme elas indicam


no seu outro post o que deu a entender eh que o manolo ai teria que trocar as marchas somente nakela marcaçao
se ele fizer isso numa motoca zerada com menos de 10mil km ele vai ta sem motor

Banduleiro
26-05-11, 11:35
É, Manual né!!

renan1605
26-05-11, 11:47
:(Gente como eu faço pra pilotar sossegado a minha fan 125 em rodovia, acompanhar o trafego sem ela falhar ou cortar o giro, assim que pega velocidade e eu puxo todas as marchas, ela chega de 100 a 120 na reta ao com o cabo enrolado ela começa a falhar, ai e como geralmente eu tenho medo dos caminhões me empurarem, como eu faço quando começa a falhar tenho que reduzir ???

Seja bem vinda!
Vc está forçando demais o motor da sua moto.
O ideal é vc andar entre 90-100 km/h.
Se vc continuar andando assim com sua moto ela vai dar problema rapidinho.
Não adianta vc querer andar rápido, sempre vai ter alguém mais rápido que vc.
Se vc quiser andar sempre nessa velocidade, mesmo sabendo dos futuros problemas, pode andar normalmente, não precisa reduzir quando a moto falha.

caveramagra
26-05-11, 11:54
Cara pega uma estradinha legal,aonde vc possa andar bem..
A minha fiz isso,fui para praia,dando uns 110,fico suave depois..

Caio Mattos
26-05-11, 13:02
Obrigado pelas dicas.

Pelo que vi no manual, nao fala nada.

Mandaram eu seguir aquele marcadores, se eu seguisse, pelo q tao falando, ja teria fudido o motor.
kkkkkkk

Guilherme Rabelo
26-05-11, 13:15
Obrigado pelas dicas.

Pelo que vi no manual, nao fala nada.

Mandaram eu seguir aquele marcadores, se eu seguisse, pelo q tao falando, ja teria $#@%$# o motor.
kkkkkkk



vcs nao estao entendendo ja tive uma titan 150 e li o manual a marcaçao do 1 esta perto dos 35km +ou- e a marcaçao do 5 esta no 120km nao é pra vc colocar 5ª quanto a moto estiver a 120......120 é o limite da 5ª marcha. como vc vai engatar primeira somente aos 35km/h? essa marcaçao é o limite da 1ª marcha logo em seguida o limite da 2ª marcha e assim ate a 5ª marcha

Alan Ranieri
26-05-11, 13:30
de novo outro topico igual :-/


2

Carleetos
26-05-11, 13:50
No manual da sua não tem? Estranho.

No manual da minha tem isso, que tento praticar até hoje:
http://img225.imageshack.us/img225/1797/digitalizar0001nc.jpg

leofavaro
26-05-11, 14:19
No manual da sua não tem? Estranho.

No manual da minha tem isso, que tento praticar até hoje:
http://img225.imageshack.us/img225/1797/digitalizar0001nc.jpg



quando a minha sair vou fazer isso duro que sempre tem ums que fala "deixa eu da uma voltinha, deixa testa.." dai vai né :S vou tenta nao da pau nela no começo ;P
depois ja da pra brinca melhor :P

uma duvida meu irmao tiro uma XRE 300
ele des do começo da pau nela e quando ele para ela fica cheirando pólvora queimada :O ou borracha sera que tem algo a ver?

Bruno Canever
26-05-11, 14:32
Cara, eu tive que refazer o motor da minha moto inteirinho e os mecânicos recomendaram não esticar muito para não danificar o motor...
Eles mandaram amaciar no máximo 70 KM/h até os 1.000 Km... :s
Acho que isso tambem serve para motos novas....

lordbrill
26-05-11, 14:40
quando a minha sair vou fazer isso duro que sempre tem ums que fala "deixa eu da uma voltinha, deixa testa.." dai vai né :S vou tenta nao da pau nela no começo ;P
depois ja da pra brinca melhor :P

uma duvida meu irmao tiro uma XRE 300
ele des do começo da pau nela e quando ele para ela fica cheirando pólvora queimada :O ou borracha sera que tem algo a ver?


Ele ta indo totalmente contra os principios de amaciamento de um motor. Melhor da uns toques pra ele não ter dor de cabeça tão cedo.
Esse cheirinho ai pode ser da junta do escape.

Carleetos
26-05-11, 15:53
Meu irmão também é assim, não liga muito pra amaciamento não. Tá na segunda moto e nas duas foi assim.

A primeira, Bros 08, ele entregou com 30000km e nenhum problema até agora, a segunda é uma XTZ X, não sei a quilometragem mas ele disse que às vezes tem que esticar mesmo, não tem paciência :lol:

Vamos ver como a bichinha vai se comportar.

cesap
26-05-11, 16:13
Não sei se o manual da Honda tem...mas no da Yamaha tem um tópico somente falando sobre o amaciamento do motor e é tudo ultra didático até uma criança consegue entender e seguir as recomendações.....

Se no manual da sua moto tem instruções sobre o procedimento de amaciamento é ele que se deve seguir e fim de papo......

Fecha a conta e passa a régua........


Puts nunca vi um manual da Honda mas o da Yamaha explica tudo direitinho... nao tem como errar...

Carleetos
26-05-11, 16:29
Puts nunca vi um manual da Honda mas o da Yamaha explica tudo direitinho... nao tem como errar...


\/



No manual da minha tem isso, que tento praticar até hoje:
http://img225.imageshack.us/img225/1797/digitalizar0001nc.jpg

leofavaro
26-05-11, 16:40
Meu irmão também é assim, não liga muito pra amaciamento não. Tá na segunda moto e nas duas foi assim.

A primeira, Bros 08, ele entregou com 30000km e nenhum problema até agora, a segunda é uma XTZ X, não sei a quilometragem mas ele disse que às vezes tem que esticar mesmo, não tem paciência :lol:

Vamos ver como a bichinha vai se comportar.


uhahuuha eu falei pro meu irmao ele falo "nao corri nos primeiros 500 km e nem agora q ta nos 2000km" :X atá eu ja andei com ele dando um pau na moto e ele chega aqui com a moto correndo mais que td de longe da pra escuta ele dando umas esticadonas :S bem.. a moto é dele ele que sabe so sei q a minha vou anda na moral pelomenos até eu percebe q ja ta "boa" pra da umas corridinhas xD

WeaponX
26-05-11, 18:26
:(Gente como eu faço pra pilotar sossegado a minha fan 125 em rodovia, acompanhar o trafego sem ela falhar ou cortar o giro, assim que pega velocidade e eu puxo todas as marchas, ela chega de 100 a 120 na reta ao com o cabo enrolado ela começa a falhar, ai e como geralmente eu tenho medo dos caminhões me empurarem, como eu faço quando começa a falhar tenho que reduzir ???

Obrigada, ah a minha moto tem 1700 kms rodados, ela ainda ta amaciando o motor?



O motor é muito novo mas ja esta no fim do amaciamento e ja é praticamente como qualquer motor quanto a velocidade de 100/120Km/h não tem muito o que fazer esta é a velocidade maxima de uma moto 125cc como a sua, para não prejudicar o motor da moto a velocidade de cruzeiro é de 2/3 da maxima o que significa algo entre 80~90KM/h é triste mas é verdade.