PDA

Ver Versão Completa : Sugestão pinhao maior.



Ronnytrials
26-05-11, 20:53
Pessoal, como alguns aki sabem, eu coloquei um motor da yes em uma Sundown Motard.
A mudança foi bem sucedida, co nsiderando que misturei peças do motor, no final deu certo, no entanto, to achando ela fraca, sei q o motor original é 200cc, mas a Motard mais nova tem 125cc e a Xtz tbm é 125 e tem o mesmo porte, sendo que tanque, rabetas e partes plasticas sao os mesmos, o quadro tbm é parecido.
estou usando a coroa da xt 225 (que cabe no cubo original da Stx Motard) e o pinhao original da yes de 15 dentes.
sinto que a moto vibra excessivamente, sei que a yes vibra, mas eu tive uma e nao vibrava tanto quanto a minha. outra coisa q percebo é que tenho a impressao que o motor tá girando muito, como se a moto tivesse só 3 marchas.
Vendo isso, tenho quase certeza que a relaçao tá curta demais. Encontro pinhao maior pra yes? olhei aki na cidade e nao encontrei.
no google eu vi alguns comentarios sobre esse pinhao, mas o que vc me dizem? Será mesmo somente a relaçao?
Já levei ela na oficina pra regular as valvulas e regular a carburaçao pq nao tenho a chavinha. o mecanico é conhecido meu e creio q fez um bom serviço...
Já ia me esquecendo. troquei o pneu traseiro 130x90x17" por um pneu rinaldi dianteiro 110x80x17" justamente pra tentar melhorar e ser mais compativel com a força do motor.

Diego.fcs
26-05-11, 21:52
Quanto ela tá dando de final? Já tentou procurar uma coroa menor?

Thunder_AGV
26-05-11, 23:40
bom... se vc jah man dou fazer as regulagens basicas no motor e nao resolveu mt, entao tente mandar balancear as rodas de sua moto
rodas desbalanceadas causam mt desconforto relativo a vibraçoes e instabilidade, tb eh bom lembrar q os pneus tem td uma engenharia para seu funcionamento correto, creio q esse pineu dianteiro q vc jogou pra traseira possa estar contribuindo para as vibraçoes aumentarem
nao tenho mt conhecimento quando se diz respeito a relaçao, mas o pouco q sei eh que mudando a relaçao da moto vc interfere diretamente na velocidade e desempenho da moto

pinhao maior + coroa menor = maior velocidade final ( com uma certa perda de arrancada )
pinhao menor + coroa maior = maior ganhor de força com as marchas menores ( com perda de final )
peço q me corrija caso eu esteja enganado ;)

Ivan RJ
27-05-11, 00:42
Ronnytrials, use um pinhão de 15 dentes, telefone para a Vaz 0800 e compre com eles, lhe entregam em casa.
Um grande abraço a todos os irmãos.

renan1605
27-05-11, 08:12
Pelo que vc está falando é meio dificil de resolver:
Vc disse que o motor já tá fraco com essa relação, se aumentar ela mais ainda vai ficar pior.
Pinhão original da Yes é 14 e não 15 dentes.
A solução é:
Se quer mais força no motor e mais velocidade final, tem que preparar esse motorzinho ai.

Ronnytrials
27-05-11, 17:06
Hum, valew pelas dicas e vou tentar responder a todos nesta resposta.
Thunder, mesmo quando eu usava o pneu original traseiro 130 ela vibrava do mesmo jeito, ao colocar pneu dianteiro atras, melhorou o desempenho consideravelmente, mas mesmo assim nao tá igual nem a uma YBR.
Quanto a velocidade final chega a 95 kmh mas nao corro mesmo entao nem dá nada.
O lance das medidas dos pinhoes e coroa eu entendo pq trabalhei com bikes de marcha de competiçao e desde pequeno q eu me familiarizo com as relaçoes, creio q em moto o principio seja o mesmo.
As vezes eu acho q ela tá curta demais, pq sinto falta de mais uma marcha e vejo q o motor tá girando muito (e to sem conta giros tbm) e as vezes por ela estar fraca demais parece q tá muito longa. nao to entendendo nada, sinceramente, rsrsrs.

Me equivoquei mesmo com o tamanho do pinhão, é 15 mesmo o original. e a coroa da xt tem 44d.

Quanto a preparar o motor, será? tendo em vista que o motor da yes, nao é lá um mar de cavalos , mas dá conta do recado e a motard é bem leve, devia ficar do mesmo jeito...
Continuem a postarem ideias, certamente serão bem uteis.

renan1605
28-05-11, 13:01
Será que está bem regulado o seu carburador?
Segundo os donos de yes, ela é mais forte do que as outras 125, então teoricamente não era para ter um desempenho ruim.
Filtro de ar está novo?vela nova?

Diego.fcs
28-05-11, 23:22
Se vc que o giro tá muito alto, que o motor tá girando muito mas tem força para andar numa velocidade maior, aumente o pinhão então.