PDA

Ver Versão Completa : Óleo com Bardhal b12 moto



Honda Motors
01-06-11, 17:27
Pessoal, coloquei Yamalube na minha CG e Bardhal B-12 Moto. Não notei diferença de desempenho mas as marchas ficaram bem suaves e o neutro entra até pela força do pensamento.

A minha dúvida é que o Bardhal é bem grosso, parece uma graxa, mesmo sendo 90ml e misturado ao óleo deve engrossar um pouco a mistura. O motor da CG tem dutos de passagem de óleo minúsculos, aí pensando sobre isso eu fico com medo de pelo menos com o motor frio não lubrificar as partes como deveria.

Aguardo a opinião dos srs a respeito. Será que devo tirar esse óleo???

Alan Ranieri
01-06-11, 21:47
Eu uso, mas em contra partida uso uma óleo de motor 10w40 (Ipiranga MOTO GP Sintético, API-SM/JASO-MA2), no meu caso em especial não deve ter problemas quanto ao aumento do índice de viscosidade.

Esquadrão Marte
01-06-11, 22:05
Eu adiciono o B12 no Mobil... Já estou na 8 troca nunca tive problemas algum...

MarcosF
01-06-11, 22:07
Eu adiciono o B12 no Mobil... Já estou na 8 troca nunca tive problemas algum...

Eu uso o mobil supermoto 4t multiviscoso sae 20 w-50, ai vc adiciona o B12, o que melhora?

blaugusto
01-06-11, 23:07
Eu uso na Yes faz um bom tempo. Gosto muito.

Ivan RJ
02-06-11, 17:24
Eu acho que fui o 1º a fazer os testes e só depois liberei as minhas opiniões no fórum. Vc diz que o bardhal é grosso, faça o seguinte:
Misture qualquer quantidade de óleo, POUCA, com 10% de bardhal em um pequeno vasilhame e depois nos diga se o resultado da mistura ficou grossa. Faça o teste.
Um grande abraço a todos os irmãos.

Esquadrão Marte
02-06-11, 21:28
Então amigo, quem me passou a receita foi o Ivan RJ. Já estou utilizando o B12 pela 8 vez na minha TW até agora não tive nenhum problema mecanico ela é 2006/2006 esta atualmente com 47mil KM, sendo que minha rota diaria de trabalho é de 84 km todos os dias... O que melhora ? Prolonga a vida util do motor da uma melhorada na hora de passar para o neutro. Vale a pena usar. :OK:

jOSÉ
03-06-11, 02:07
Esse bardal B-12 é bom para fundir motor. Ele é muito grosso e cria depósitos nos canais de lubrificação, prejudicando a lubrificação.

ricardofroes
03-06-11, 08:56
Esse "aditivos" vamos chamar assim, são todos a base de bissulfeto de molibdênio, tanto o Molycote, bardhal b12 ou o Militec, é so ler a formula.
Tem varios videos ai na net dele como se comporta. Alguns desde da decada de 60 de carro andando, sem óleo após o uso desses "aditivos".
Dizem histórica ou estória, que esse molykote que foi o 1° que surgiu, que foi criado em época de guerra para que o carros conseguisse andar alguns quilômetros sem óleo após ter o carter danificado.
Falar sobre o que escutou e fogo pois eu sou igual maomé só acredito vendo, sobre esses tipos de óleo fazer patinar a embreagem ou engrossar o óleo entupir canaleta criar borra, pois uso e não tenho problema, creio que temos que usar a quantidade correta , tem cara ai colocando muito ai a coisa muda.
No caso do Molykote que é o que eu uso ele é usado em automóvel 30ml por litro de óleo, na moto pelo motivo da embreagem ser banhada com ele eu uso metade 15 ML.
Como ele cria menos atrito o motor trabalha mais livre com temperatura mais estável, isso causa menos desgaste e maior economia de combustível , minha fan faz de 38 a 44,35 por litro conforme eu ando.
Esse é um assunto polêmico cada um tem sua opinião, é a mesma coisa gasolina. Toda gasolina independente da marca sai da refinaria da Petrobrás, notem quem mora próximo de refinaria que existe ao lado as distribuidoras com seus tanques. O aditivo é colocado no carregamento do caminhão (trabalhei 8 anos na Petrobrás) é uma quantidade de aditivo minima no combustivel tipo assim 1 litro para 5 mil litros de gasolina.
O que muda na realidade e o tipo de aditivo no caso shell, texaco, br, etc. Mas o que vemos no abastecer é bem diferente pois depois que sai da refinaria não sabemos mais o que acontece com esse combustível.Pois no meio do caminho ele é colocado solvente, agua sei la mais o que.
Cansei de ver notas com o valor da gasolina na refinaria e essa gasolina sendo vendida nos postos mais barata que sai da refinaria.
Por ter a refinaria aqui na cidade eu abasteço hoje no posto BR aquele que tem a bandeira de olho no combustível pois a br tem um programa que sempre vistoria esses postos para não haver adulteração , são caminhões que sai da refinaria direto para os posto quem pode sacanear essa gasolina é o dono do posto.
Vem ai mais um final de semana , bom final de semana a todos!!!


Sou Bicicleteiiiro!!!

renan1605
03-06-11, 09:16
O primeiro criado foi o Militec, depois o Molicote que é de um ex-dono da marca Militec.
Não tem como fundir o motor com essa quantidade de aditivo, ele aumenta a viscosidade do óleo mais é pouca coisa, não dá nem para notar.
Estou usando Bardhal b12 já faz um tempo e minha opinião é a seguinte:
Na titan que estava com 70.000 km ela queimava um pouco de óleo, cerca de 300ml a cada 1000 km, depois que eu comecei a usar 90 ml desse aditivo junto com o óleo, ela começou a baixar só depois de 1500 km, o que comprova que ele aumenta a viscosidade do óleo mas não prejudica o motor.
Na factor, não ouve nada de anormal, e nunca patinou embreagem mesmo em uso severo, mas como ele prolonga a vida útil do motor eu vou continuar usando.

ricardofroes
03-06-11, 09:25
Teste do Molikote 1966 :drool:

MOLYKOTE Test (http://www.youtube.com/watch?v=DpDlHONsl7A#)



Sou bicicleteiiiro!!

Honda Motors
03-06-11, 11:15
É, com o depoimento de vcs acho que não deve prejudicar mesmo. A minha moto tornou-se mais econômica tb e notei até uma diminuição de vibração em alta rotação e as marchas estão bem macias embora os meus discos sejam originais ainda (7 anos).

Importante avisar pra quem quiser usar, existe o bardhal moto que é um pequeno frasco preto de 90ml, de repente o bardhal para carro pode fazer patinar os discos na moto.

Esquadrão Marte
04-06-11, 14:25
Hoje conversando com um amigo meu ele uma tem uma CB DX só agora que ele me falou que adiciona bardahl b12 junto com o oleo Já Faz 3 anos seguidos que ele usa o do frasco vermelho que é para carros, disse que nunca teve problemas no Motor e nem problemas de Embreagem. ... mas também não adianta o camarada adicionar b12 e não respeitar as trocas de oleo conforme cada moto necessita...

marcelofreitas
04-06-11, 14:53
esses dias comprei o vermelho de carro(B12), eu naum sabia que era pra carro, qnd fiquei sabendo que existe um especifico pra motos, fui la e troquei por outra mercadoria, pois naum tinha de moto!

agora to vendo que tem gente aqui usando o de carros em motos? ficou bom??? patina embreagem? que proporção estaum usando?

Esquadrão Marte
04-06-11, 18:35
Beleza Marcelo? Eu também procurei o b12 proprio para moto mas é dificil de encontrar..Estou usando o de carro mesmo. Como falei tenho um amigo que usa b12 para carros na moto dele faz 3 anos consecutivos ele disse que nunca teve problemas nenhum em motor e Embreagem.. Eu adiciono 10%....

Honda Motors
04-06-11, 18:37
Se patina não sei mas já te adianto que a quantidade é 10% do que vc bota de óleo comum

marcelofreitas
04-06-11, 18:44
vlw aew pessoal!

magrao tk
04-06-11, 19:28
Bah voces tâo me convencendo vou usar tambem na proxima troca
As marchas da minha ta um porcaria sempre enganchando e nao e emBREagEM

Desculpem os erros e falta de pontuaçao meu teclado ta ficando caduco caps lock on da letra minuscula e vice versa e as vezes fica variando |:(

Honda Motors
04-06-11, 21:41
Para quem gosta de se aprofundar no assunto e gosta de tratar o motor de sua moto melhor do que trata seu próprio organismo, vejo esse vídeo sobre o bissulfeto de molibdênio, componente do Bardhal, embora não esteja no rótulo.
Bissulfeto de molibdênio e óleo sintético em geradores eólicos (http://www.youtube.com/watch?v=Oytz6J7EjOk#)

sergio moreira
05-06-11, 12:52
tambem uso o b12, o cambio melhorou bastante.

Honda Motors
05-06-11, 13:49
Vejam bem, hehehehe....eu não sou garoto propaganda do produto, mas vamos analisar a frase do post anterior:

"tambem uso o b12, o cambio melhorou bastante."

Segundo a discrição do produto, ele forma uma película protetora nas partes móveis, chamada atração polar, no entanto não podemos ver isso com o motor fechado.

A maior prova de que o produto cumpre o que promete é a embreagem, essa a gente aciona e vê que as engrenagens se casam mais fácilmente, não há tranco, então essa película protetora realmente existe...

Engraçado que no meu 1º post eu estava cheio de dúvidas, agora já estou certo...hehehehe

AMP_Racing
05-06-11, 17:28
Gente, eu estava usando direto militec-1, mais por causa do preço comprei um B12 :OK:


Igual eu troco óleo após cada corrida, uso GP lubrax baratinho e tem uma boa qualificação.

magrao tk
05-06-11, 18:41
Gente hoje fui lá pras estradas do interior onde eu morava. Fui ensinar minha guria e meu cunhado a andar de moto. :k
Aí já viu... liga, acelera, apaga, liga denovo, anda em 1ª, muda a marcha de qualquer jeito, fora do tempo, por horas de um lado pro outro só em 1ª, 2ª, ás vezes 3ª... no fim das contas a embreagem e as trocas de marcha tavam uma :cocô: nunca tinha visto ela assim desse jeito :s tentei regular no cabo de embreagem umas 3 vezes pra ver se melhorava, até eu já deixava apagar de tão ruim que tava.

Acho que essa vai ser a prova de ferro pra esse aditivo. Vou gastar uns $$$ a mais, mas vou por óleo novo com esse Bardhal mesmo antes da troca, e findi que vem vamos denovo. Aí vamo ver se a coisa melhora de verdade, porque ela nessa situação tava pedindo socorro hoje... deu pena. :(

Honda Motors
05-06-11, 19:41
Mas por favor, não coloque com MObil...eu recomendo Yamalube ou Havoline.

Esquadrão Marte
06-06-11, 18:21
Eu uso com o Mobil, qual é o problema? pelo menos eu sou testemunha a dizer algo, rodo 84 KM diarios Mobil e B12 já faz 9 meses que to nesse batidão com a TW....Nunca deu nenhum problema...

Elder_Fe
06-06-11, 18:27
Aí galera eu tbm coloquei um bardahl b12 moto na ultima troca de óleo mas sinceramente não senti diferença nenhuma.... :s
Esse bardalh aí óóóó:
http://t2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcRDcuIRX9-ikcVR3SSwqhUN73rlDlFaawSHU-CTZTXPWVy8QF02gQ

magrao tk
06-06-11, 19:04
Aí galera eu tbm coloquei um bardahl b12 moto na ultima troca de óleo mas sinceramente não senti diferença nenhuma.... :s
Esse bardalh aí óóóó:
http://t2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcRDcuIRX9-ikcVR3SSwqhUN73rlDlFaawSHU-CTZTXPWVy8QF02gQ

Com qual óleo Elder?

Esquadrão Marte
06-06-11, 21:36
Quem realmente vai sentir a diferença é o motor da Moto... Só tem a ganhar.... Vc ainda colocou o certo que é para moto, e eu que coloco o de carro...

magrao tk
25-06-11, 09:02
Gente hoje fui lá pras estradas do interior onde eu morava. Fui ensinar minha guria e meu cunhado a andar de moto. :k
Aí já viu... liga, acelera, apaga, liga denovo, anda em 1ª, muda a marcha de qualquer jeito, fora do tempo, por horas de um lado pro outro só em 1ª, 2ª, ás vezes 3ª... no fim das contas a embreagem e as trocas de marcha tavam uma :cocô: nunca tinha visto ela assim desse jeito :s tentei regular no cabo de embreagem umas 3 vezes pra ver se melhorava, até eu já deixava apagar de tão ruim que tava.

Acho que essa vai ser a prova de ferro pra esse aditivo. Vou gastar uns $$$ a mais, mas vou por óleo novo com esse Bardhal mesmo antes da troca, e findi que vem vamos denovo. Aí vamo ver se a coisa melhora de verdade, porque ela nessa situação tava pedindo socorro hoje... deu pena. :(


Revivendo o assunto... :P
Desmontei e descarbonizei toda a parte de cima do motor. Próximo passo vai ser abrir a lateral e limpar o filtro centrífugo.

Apesar de sempre ter usado Mobil na Titan, até o Stone que tá acostumado se surpreendeu do estado de limpeza interna do motor.
Agora depois de tudo limpo vou fazer essa combinação:

Moto GP sintético 10W-40 JASO MA2/API SM + Bardahl B12 plus (mas é do frasco vermelho pra carro, o de moto não se encontra por aqui :s.)

O que acham??? Pelo que li em outros tópicos esse óleo não é ruim e um óleo 10W-40 acho mais apropiado pra se misturar o B12.

Ah, já aproveitei e comprei tambem Bardahl Max Power pra gasolina das 2 tempos taxadas aqui de casa. ]:)

edumrq
25-06-11, 10:04
Eu to com uma garrafinha de B12 quase cheia lá em casa usei umas 3 vezes, não senti diferença nenhuma, mal não deve fazer tambem, Magrao que oleo é esse 10w40? é o ipiranga, vende nos postos mesmo? vou trocar o oleo hoje acho que vou experimetar esse

Alan Ranieri
25-06-11, 10:51
Revivendo o assunto... :P
Desmontei e descarbonizei toda a parte de cima do motor. Próximo passo vai ser abrir a lateral e limpar o filtro centrífugo.

Apesar de sempre ter usado Mobil na Titan, até o Stone que tá acostumado se surpreendeu do estado de limpeza interna do motor.
Agora depois de tudo limpo vou fazer essa combinação:

Moto GP sintético 10W-40 JASO MA2/API SM + Bardahl B12 plus (mas é do frasco vermelho pra carro, o de moto não se encontra por aqui :s.)

O que acham??? Pelo que li em outros tópicos esse óleo não é ruim e um óleo 10W-40 acho mais apropiado pra se misturar o B12.

Ah, já aproveitei e comprei tambem Bardahl Max Power pra gasolina das 2 tempos taxadas aqui de casa. ]:)


Eu uso exatamente esse configuração.

Hanz
25-06-11, 11:10
Quanto custa uma garrafinha dessas? Eu queria alguma coisa que melhorasse o câmbio da twister...
Tinha um tópico sobre o militec lá no cb300online, mas tinha gente falando que não fazia diferença nenhuma, daí fui ver o preço tava 60 dilmas, então desisti de experimentar :G

Edit: Ví no mercado livre por 10 dilmas a garrafinha...

sergio moreira
25-06-11, 12:27
B12 custa 12 reais aqui.

Hanz
25-06-11, 12:59
Então... desse dá para comprar uma garrafinha para fazer o teste rsrsrs...
Vou colocar na próxima troca, a twister é complicado, já ví muita gente reclamando do câmbio dela, então não é só a minha :NOOK:

edumrq
25-06-11, 13:17
O cambio da twister é mais duro que pau de tarado kkk
É normal dela

Limabl
25-06-11, 13:57
Íhhhhhhhhhhhhhh,tô vendo que a galera tem que pesquisar mais sobre lubrificantes :0_0: :0_0: :0_0: :0_0:

Aja o que ouver sempre sigam manual do proprietario, pelo amor de deus leiam o manual de suas motos galera,e segundo os diretores técnicos da Mobil e Motul não se deve acrescentar adtivos em lubrificantes distinados á motocicletas que por sua vez são de formulas totalmente diferentes dos lubrificantes destinados a carros.

Agora um breve momento de curiosidade.

Vcs sabiam que na europa a troca do olio em motocicletas são feita na casa dos 8.000 á 10.000 Km rodados ;) ;) ;) ;) e não é porque os lubrificantes de lá são mais tecnólogicos que os nossos,é porque é totalmente desnecessário substituir um ólio com apenas mil KMs,e tambem mais ecológico para o planeta,já pençou a Yamaha por exemplo em seus modelos de 125cc recomenda a troca de ólio com 3.000 Km e 5.000 Kms nos modelos de 250 cc na XT660 se troca o ólio com 8.000 kms.
Mas ai vem um cara metido a espertalhão falando que á uma conspiração por parte dos fabricantes, dizendo que isso é uma estrategia para ter uma vendagem maior nas peças de reposição e contradizendo a palavras de enjenheiros mecânicos que passa anos e anos progetendo um motor ou lubrificante. :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Se vc quer que sua moto dure siga sempre o manual,colocando o lubrificante indicado ou superior assim vc vai ter um motor com uma vida longa concideravel sem pesar tanto no bolço belesa :OK: :OK: :OK: :OK:

sergio moreira
25-06-11, 15:12
bardhal b12 é exclussivamente para moto amigo.e de fabricaçao bardhal

galera as pequenas da dafra me disseram q o manual manda trocar com 1000km ,tem alguem com manual dafra ai? para esclarecer pois a yamaha troca com 3000km mas é yamalube.

mdorigon
25-06-11, 15:19
Íhhhhhhhhhhhhhh,tô vendo que a galera tem que pesquisar mais sobre lubrificantes :0_0: :0_0: :0_0: :0_0:

Aja o que ouver sempre sigam manual do proprietario, pelo amor de deus leiam o manual de suas motos galera,e segundo os diretores técnicos da Mobil e Motul não se deve acrescentar adtivos em lubrificantes distinados á motocicletas que por sua vez são de formulas totalmente diferentes dos lubrificantes destinados a carros.

Agora um breve momento de curiosidade.

Vcs sabiam que na europa a troca do olio em motocicletas são feita na casa dos 8.000 á 10.000 Km rodados ;) ;) ;) ;) e não é porque os lubrificantes de lá são mais tecnólogicos que os nossos,é porque é totalmente desnecessário substituir um ólio com apenas mil KMs,e tambem mais ecológico para o planeta,já pençou a Yamaha por exemplo em seus modelos de 125cc recomenda a troca de ólio com 3.000 Km e 5.000 Kms nos modelos de 250 cc na XT660 se troca o ólio com 8.000 kms.
Mas ai vem um cara metido a espertalhão falando que á uma conspiração por parte dos fabricantes, dizendo que isso é uma estrategia para ter uma vendagem maior nas peças de reposição e contradizendo a palavras de enjenheiros mecânicos que passa anos e anos progetendo um motor ou lubrificante. :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Se vc quer que sua moto dure siga sempre o manual,colocando o lubrificante indicado ou superior assim vc vai ter um motor com uma vida longa concideravel sem pesar tanto no bolço belesa :OK: :OK: :OK: :OK:


Rapaz...vc precisa aprender a escrever óleo...depois vc comenta a experiencia de alguns participantes aqui que ja testaram e muito isso aqui. E amigo, combustivel na europa tem menos enxofre e menos etanol na mistura, o que ataca menos o motor e o lubrificante, esses sim são as maiores diferenças que fazem o lubrificante la aguentar mais tempo que aqui. Claro que trocar de mil em mil é uma exagero em todos os casos, mas debaixo de uso severo por parte do usuario, mal combustivel que temos e usando lubrificantes do tipo mobil preto que é bem atrasadinho, mil km ja é muito tempo. Sou a favor de lubrificante mais avançado, e considerar o tipo de uso, severo ou moderado, pra chegar a uma conclusão de qual kilometragem trocar. Qto ao bardhal e compania...tb sou contra, mas como foi dito, eles são condicionadores de metal, vão acabar agindo diferente do que um aditivo em si para o lubrificante. Mas cada um cada um, por esta otica acho valido usar, ainda mais se o dono do motor quer ficar anos usando...a tem bardhal b12 pra moto... que me parece ser a mesma coisa do de carro. Não patina embreagem mesmo...uso top turbo no momento na minha yes e não patina, tem algumas coisas que falam que são lendas.

Carleetos
25-06-11, 15:29
B12 custa 12 reais aqui.


Aqui é assim:
http://img851.imageshack.us/img851/6308/foto0076bh.jpg

lordbrill
25-06-11, 15:30
Íhhhhhhhhhhhhhh,tô vendo que a galera tem que pesquisar mais sobre lubrificantes :0_0: :0_0: :0_0: :0_0:

Aja o que ouver sempre sigam manual do proprietario, pelo amor de deus leiam o manual de suas motos galera,e segundo os diretores técnicos da Mobil e Motul não se deve acrescentar adtivos em lubrificantes distinados á motocicletas que por sua vez são de formulas totalmente diferentes dos lubrificantes destinados a carros.

Agora um breve momento de curiosidade.

Vcs sabiam que na europa a troca do olio em motocicletas são feita na casa dos 8.000 á 10.000 Km rodados ;) ;) ;) ;) e não é porque os lubrificantes de lá são mais tecnólogicos que os nossos,é porque é totalmente desnecessário substituir um ólio com apenas mil KMs,e tambem mais ecológico para o planeta,já pençou a Yamaha por exemplo em seus modelos de 125cc recomenda a troca de ólio com 3.000 Km e 5.000 Kms nos modelos de 250 cc na XT660 se troca o ólio com 8.000 kms.
Mas ai vem um cara metido a espertalhão falando que á uma conspiração por parte dos fabricantes, dizendo que isso é uma estrategia para ter uma vendagem maior nas peças de reposição e contradizendo a palavras de enjenheiros mecânicos que passa anos e anos progetendo um motor ou lubrificante. :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Se vc quer que sua moto dure siga sempre o manual,colocando o lubrificante indicado ou superior assim vc vai ter um motor com uma vida longa concideravel sem pesar tanto no bolço belesa :OK: :OK: :OK: :OK:


Veja bem o que vc disse.
Tem muita gente aqui no PN que entende muito bem sobre óleo e os aditivos, B12, Militec, etc...
Se no mercado tem B12 pra moto, porque não usar!?

Mesmo o de carro, em nada vai prejudicar o motor da moto, pois o que difere do motor de um carro é apenas a questão de sua confecção para trabalhar em altas rotações. Usam das mesmas matérias primas (metais).
O B12 como nossos amigos dizem funciona como atração polar, é um condicionador de metais; pois cria uma película para proteger do desgaste por atrito.
E pode ter certeza que ele não prejudica em hipótese alguma a ação do óleo.

magrao tk
25-06-11, 15:41
Aqui é assim:
http://img851.imageshack.us/img851/6308/foto0076bh.jpg


Aqui tambem Carleetos :o :o :o Quase desisti quando vi o preço. :k

sergio moreira
25-06-11, 15:46
bardhal para moto 90ml esse é 12reais amigos.

Honda Motors
25-06-11, 16:11
O Bardhal p/ motos, um frasCUZINHO preto eu paguei 8 contos....

Carleetos
25-06-11, 16:24
Aqui tambem Carleetos :o :o :o Quase desisti quando vi o preço. :k


No dia da foto eu desisti :lol: No mercado só achei desse aí, tinha um da STP também mas não sei se é o mesmo tipo de produto.



bardhal para moto 90ml esse é 12reais amigos.


O Bardhal p/ motos, um frasCUZINHO preto eu paguei 8 contos....


Só tinha de 500ml nos dois mercados que vi. Vou procurar o menor.

Esquadrão Marte
25-06-11, 17:34
Desculpa ai galera, mas por meu grande Humor tive que Rir de uns comentário nesse Tópico... Uso b12 de carro na tw e recomendo...

Limabl
25-06-11, 21:08
Veja bem o que vc disse.
Tem muita gente aqui no PN que entende muito bem sobre óleo e os aditivos, B12, Militec, etc...
Se no mercado tem B12 pra moto, porque não usar!?

Mesmo o de carro, em nada vai prejudicar o motor da moto, pois o que difere do motor de um carro é apenas a questão de sua confecção para trabalhar em altas rotações. Usam das mesmas matérias primas (metais).
O B12 como nossos amigos dizem funciona como atração polar, é um condicionador de metais; pois cria uma película para proteger do desgaste por atrito.
E pode ter certeza que ele não prejudica em hipótese alguma a ação do óleo.
Cara só pra inicio de comverça sou mecânico a mais de cinco anos e tenho curços de mecânica ,eletrica,injeção,cendo que quatro desses curços são pela honda,sem tirar uma galera de portugal e espanha que troco idéias e imformações sobre motos mecânicas e etc...

Nos motociclistas temos que evoluir e pesquisar dados técnicos antes de mudar alguma coisa em nossas motos, e não sair colocando isso e aquilo só porque alguem colocou e saiu falando que é bom etc e tal,não existe colocar oleo de carro ou caminhão motores de motos ou vice e verça pois ,são veiculos totalmente destintos um do outro um motor de carro pode ser tão diferente do motor de moto quanto a água e o vinho,por tanto não se deve e nem pode misturar uma coisa com a outra.Fazer isso é o mesmo que fazer uma transclusão de sangue A+ em um paciente que é B-.

Eu apenas lhes passei dados dos diretores técnicos da mobil e motul aqui do brasil então é com vcs,mas é como dizem né gosto é igual a C* cada uma tem o seu mesmo que seja uma pessimo gosto ;) ;) ;) :G :G

Limabl
25-06-11, 21:16
bardhal b12 é exclussivamente para moto amigo.e de fabricaçao bardhal

galera as pequenas da dafra me disseram q o manual manda trocar com 1000km ,tem alguem com manual dafra ai? para esclarecer pois a yamaha troca com 3000km mas é yamalube.
Mas isso é porque o yamalube é um óleo superior ao indicado pela dafra,o yamalube pode ser usado em qualquer motocicleta independene da marca, do API-SG,H,I e etc.. quanto mais alto for a ultima letra mais alto é o nivel lubrificante.

Carleetos
25-06-11, 21:19
Fazer isso é o mesmo que fazer uma transclusão de sangue A+ em um paciente que é B-.


:blergh:



Nos motociclistas temos que evoluir e pesquisar dados técnicos antes de mudar alguma coisa em nossas motos, e não sair colocando isso e aquilo só porque alguem colocou e saiu falando que é bom etc e tal


Tipo, pelo que pude observar esse alguém que você citou já são alguns vários aqui no fórum que, por efeito placebo ou não, estão confirmando que dá algum efeito prático.

É parecido com o que dizem sobre antecipar a troca de óleo, dizem que não precisa e tal e coisa, que engenheiros passaram anos pesquisando e testando e desenvolvendo um consenso sobre isso, porém na prática quando a gente passa muito tempo com o mesmo óleo no motor sente aquele funcionamento áspero, o motor mais barulhento, engate de marchas mais duro, essas coisas.. E não vejo um malefício ao motor que me faça não antecipar um pouco a troca. Tem a questão ambiental, econômica, e só.

Limabl
25-06-11, 21:32
Bommmm tai,fiz minha parte ;) ;) ;) ;)

Quem duvidar é só pesquisar,eu por exemplo quando vou ao médico não questiono as recomendações dele,sei lá vai que ............... :tchau: :tchau: :tchau: :tchau: :tchau: :tchau:

Abraço e muitos KMs pra vcs e seus motores :OK: :OK: :OK: :OK: :OK:

Carleetos
25-06-11, 21:41
Com certeza, são de grande valia. Eu nunca usei o Bardhal, penso em usar mas levo em consideração sua opinião também. Se não causar danos, acho que tá valendo o teste, né?

bruno almeida
25-06-11, 23:08
de tudo o que o LIMABL disse o que mais me deixou intrigado foi a TRANSCLUSÃO de sangue e CURÇOS :o
TRANSCLUSÃO e CURÇOS kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk :lol: :lol: :lol:

chriskopsch
25-06-11, 23:09
Aqui tambem Carleetos :o :o :o Quase desisti quando vi o preço. :k


Militec ta 60$$
Nada demais nisso, só ainda não comprei pq tem outras prioridades antes.

mdorigon
25-06-11, 23:12
Cara só pra inicio de comverça sou mecânico a mais de cinco anos e tenho curços de mecânica ,eletrica,injeção,cendo que quatro desses curços são pela honda,sem tirar uma galera de portugal e espanha que troco idéias e imformações sobre motos mecânicas e etc...

Nos motociclistas temos que evoluir e pesquisar dados técnicos antes de mudar alguma coisa em nossas motos, e não sair colocando isso e aquilo só porque alguem colocou e saiu falando que é bom etc e tal,não existe colocar oleo de carro ou caminhão motores de motos ou vice e verça pois ,são veiculos totalmente destintos um do outro um motor de carro pode ser tão diferente do motor de moto quanto a água e o vinho,por tanto não se deve e nem pode misturar uma coisa com a outra.Fazer isso é o mesmo que fazer uma transclusão de sangue A+ em um paciente que é B-.

Eu apenas lhes passei dados dos diretores técnicos da mobil e motul aqui do brasil então é com vcs,mas é como dizem né gosto é igual a C* cada uma tem o seu mesmo que seja uma pessimo gosto ;) ;) ;) :G :G


Rapaz, sem querer te encher o saco, mas e a bardhal, não tem engenharia de respeito pra vc ? Ela faz um produto placebo ? Não uso bardhal, mas pela otica do que foi explicado, como condicionador de metal ele tem logica. Mas ainda acho melhor usar um lubrificante melhor. Como vc mesmo diz, se tem contato com pessoal na europa, pergunta pra eles como é o combustivel la e depois nos fala aqui o pq se anda mais kilometragem com lubrificantes la do que aqui. E qto ao oleo de caminhão...eu to usando sim por enquanto :) mas como disse, uso top turbo da br, que se vc ler as especificações do mesmo, vai ver que ele é pra frota mista...gasolina e diesel. E antes que fale que não serve, conheço motociclista que andou em torno de 100 mil km com um xlr 125 cc e so usava oleo de carro nela, fez a parte de cima e o cambio e a embreagem continuam originais. Serve esse exemplo pra vc ou quer mais ? Tb chego a conclusão que existem lubrificantes que apesar de não serem especificos para motos, servem nelas sem maiores problemas, mas... quem vai falar né !!! Agora, vc rodaria 4 mil km que é o recomendado pela honda na titan 150 com mobil preto ? Eu rodaria com o yamalube, com o gp lubrax, mas com o mobil preto nunca mesmo...e ai ? Como explicar isso ?

Limabl
26-06-11, 13:06
Rapaz, sem querer te encher o saco, mas e a bardhal, não tem engenharia de respeito pra vc ? Ela faz um produto placebo ? Não uso bardhal, mas pela otica do que foi explicado, como condicionador de metal ele tem logica. Mas ainda acho melhor usar um lubrificante melhor. Como vc mesmo diz, se tem contato com pessoal na europa, pergunta pra eles como é o combustivel la e depois nos fala aqui o pq se anda mais kilometragem com lubrificantes la do que aqui. E qto ao oleo de caminhão...eu to usando sim por enquanto :) mas como disse, uso top turbo da br, que se vc ler as especificações do mesmo, vai ver que ele é pra frota mista...gasolina e diesel. E antes que fale que não serve, conheço motociclista que andou em torno de 100 mil km com um xlr 125 cc e so usava oleo de carro nela, fez a parte de cima e o cambio e a embreagem continuam originais. Serve esse exemplo pra vc ou quer mais ? Tb chego a conclusão que existem lubrificantes que apesar de não serem especificos para motos, servem nelas sem maiores problemas, mas... quem vai falar né !!! Agora, vc rodaria 4 mil km que é o recomendado pela honda na titan 150 com mobil preto ? Eu rodaria com o yamalube, com o gp lubrax, mas com o mobil preto nunca mesmo...e ai ? Como explicar isso ?
Bom cada um tem sua opinião né ;) ;) ;) O yamalube e GP lubrax são API/SL e a honda não utiliza mais o Mobil API/SF (mobil preto),ela hoje tem seu proprio lubrificante óleo genuino honda SAE 10W30 API/SG semi-sinético fornecido pela mobil e Ipiranga.

Valeu :OK: :OK:

mdorigon
26-06-11, 13:11
Bom cada um tem sua opinião né ;) ;) ;) O yamalube e GP lubrax são API/SL e a honda não utiliza mais o Mobil API/SF (mobil preto),ela hoje tem seu proprio lubrificante óleo genuino honda SAE 10W30 API/SG semi-sinético fornecido pela mobil e Ipiranga.

Valeu :OK: :OK:


Sim camarada, mas a titan desde que entrou em linha tem recomendação de 4000 km e era usando o mobil preto api sf 20w50 mineral, que pelo jeito vc tb não acha ser um bom oleo. Imagina rodar 4000 km com ele. Se a honda mudou agora, tudo bem...mas e antes ? Vc iria friamente fazer o que a fabrica recomenda, com o mobil preto ? Acho que tem que ter bom senso...se o cara usa um oleo tão ruim que nem o mobil, tem que trocar antes, mas eu não vejo vantagem nisso...sai mais caro do que colocar um oleo descente de uma vez e rodar a km especificada pelo fabricante, levando em consideração uso severo ou normal.

Limabl
26-06-11, 13:14
de tudo o que o LIMABL disse o que mais me deixou intrigado foi a TRANSCLUSÃO de sangue e CURÇOS :o
TRANSCLUSÃO e CURÇOS kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk :lol: :lol: :lol:
Então bruno almeida, obrigado por corrigir meus erros ortográficos não sou muito bom em letras minha ária tá mais pra numeros :clap: :clap: :clap: :clap:
,
Eu poderia te retribuir com com alguma coisa,mas duvido que vc saberia pelo menos a axistencia do que eu sei ;) ;) ;) ;) ;) ;) ;) ;) ;)

Mutos km pra vc abraço :OK: :OK: :OK: :OK:

Limabl
26-06-11, 13:18
Sim camarada, mas a titan desde que entrou em linha tem recomendação de 4000 km e era usando o mobil preto api sf 20w50 mineral, que pelo jeito vc tb não acha ser um bom oleo. Imagina rodar 4000 km com ele. Se a honda mudou agora, tudo bem...mas e antes ? Vc iria friamente fazer o que a fabrica recomenda, com o mobil preto ? Acho que tem que ter bom senso...se o cara usa um oleo tão ruim que nem o mobil, tem que trocar antes, mas eu não vejo vantagem nisso...sai mais caro do que colocar um oleo descente de uma vez e rodar a km especificada pelo fabricante, levando em consideração uso severo ou normal.
Comcordo com vc mas eu não usava( mobil preto) na época usava yamalube ou castrol trizone.

Valeu :OK: :OK:

mdorigon
26-06-11, 13:22
Comcordo com vc mas eu não usava( mobil preto) na época usava yamalube ou castrol trizone.

Valeu :OK: :OK:


Sim vejo que vc entende, mas e ai, e a recomendação dos engenheiros da honda e da mobil ? Vc falou que os cara sabem o que falam ? Ta vendo que nem sempre é assim...

Limabl
26-06-11, 13:33
Sim vejo que vc entende, mas e ai, e a recomendação dos engenheiros da honda e da mobil ? Vc falou que os cara sabem o que falam ? Ta vendo que nem sempre é assim...
Bom, ai a coisa é mais pro lado de contratos que as impresas fazem,e tambem" creio eu" na época que a honda fechou contrato coma mobil não tinha muita opções de lubrificantes como hoje em dia,e emquanto um contrato não vence não se pode fazer muita coisa né.

:OK: :OK: :OK:

mdorigon
26-06-11, 14:47
Bom, ai a coisa é mais pro lado de contratos que as impresas fazem,e tambem" creio eu" na época que a honda fechou contrato coma mobil não tinha muita opções de lubrificantes como hoje em dia,e emquanto um contrato não vence não se pode fazer muita coisa né.

:OK: :OK: :OK:


KKKK...bem, não duvide então das coisas que vc ve a galera testando. Rapaz, O Ivan ja testou o bardahll b12 e fez isso de um jeito muito corajoso, pesquise como foi o teste dele e vc vera. Tb to usando top turbo na moto pq outros ja testaram. To na ultima perna de teste, vou voltar pro elf 10w40 ou o ipiranga, mas te digo que top turbo da e sobra tb, e vc consegue comprar 5 litros por 30 reais aqui na minha city. Se for de um litro da na faixa de dez reais. Por um oleo 15w40, mineral, com bom indice de viscosidade, bem elaborado... ta otimo. Fico com o pé atras qto ao quesito engrenagens de cambio... mas depois de ver me amigo rodar com qq oleo de carro na xlr 125cc dele por tanto tempo e não ter problema de cambio depois de 100 mil km, fico tentado mesmo a largar mão de pagar 28 reais num litro de oleo pra moto.

RRossi
27-06-11, 18:32
Sei que cuidado com o motor nunca é demais, mas não é desperdício utilizar esse tipo de produto? Desperdício do produto e de dinheiro?

Nunca utilizei aditivo em motor. O próprio manual da motocicleta diz que não há essa necessidade. Acredito eu que efetuar as trocas um pouco antes do recomendado, acelerar o motor com zelo e usar o óleo na especificação indicada já é o bastante. Já procurei saber sobre o Bardhal e ninguém nunca falou nada de que desabonasse o produto. Quando não notavam melhorias, diziam apenas que não sentiram diferença alguma.

Carleetos
27-06-11, 19:09
Desperdício não acho. Desperdício acho da 20R$ numa caixa de cerveja, apesar de gostar de tomar.

bruno almeida
27-06-11, 19:19
Limabl como um cara que não sabe nem escrever como vc acha que pode saber muito mais do que alguem,até pq não fiz os CURÇOS que vc fez,o que eu fiz foram cursos
e de que numeros vc é especialista?12,155,171? manezão :NOOK: :NOOK: :NOOK:

mdorigon
27-06-11, 19:25
Limabl como um cara que não sabe nem escrever como vc acha que pode saber muito mais do que alguem,até pq não fiz os CURÇOS que vc fez,o que eu fiz foram cursos
e de que numeros vc é especialista?12,155,171? manezão :NOOK: :NOOK: :NOOK:


O rapaz, vai com calma... não precisa esculachar o cara assim. Com o tempo ele entende que não adianta ser tão arrogante assim ao escrever, e vc tb com o tempo vai aprender a ficar mais sussa e levar na esportiva tudo que le por aqui. Vamos ficar em paz.

Esquadrão Marte
27-06-11, 19:33
Desperdício, essa foi Hilariante ... O maior Desperdício é não querer aceitar a veridica opinião de quem Usa na motocicleta.... ;)

RRossi
27-06-11, 21:15
Hilariante? Perguntar ofende?
Qual a vantagem de usar um aditivo desses na moto? Eu não vejo nenhuma. Não rodo mais do que 12 mil km/ano. Logo, não preciso de nenhum produto "mirabolante" que previna o desgaste do motor mesmo sem utilizar óleo lubrificante. Prefiro usar óleo na especificação recomendada e efetuar a troca em um intervalo um pouco menor do que o recomendado. Também ainda não conheci nenhum mecânico de confiança que recomende utilizar aditivo no óleo do motor.

Porém, respeito a opinião e a maneira de cuidar da moto de cada um. Cada um faz com o seu dinheiro o que bem quiser.

mdorigon
27-06-11, 21:23
Hilariante? Perguntar ofende?
Qual a vantagem de usar um aditivo desses na moto? Eu não vejo nenhuma. Não rodo mais do que 12 mil km/ano. Logo, não preciso de nenhum produto "mirabolante" que previna o desgaste do motor mesmo sem utilizar óleo lubrificante. Prefiro usar óleo na especificação recomendada e efetuar a troca em um intervalo um pouco menor do que o recomendado. Também ainda não conheci nenhum mecânico de confiança que recomende utilizar aditivo no óleo do motor.

Porém, respeito a opinião e a maneira de cuidar da moto de cada um. Cada um faz com o seu dinheiro o que bem quiser.


Considere que ele naum é aditivo de oleo e sim um condicionador de metal, não vai agir no lubrificante. O lubrificante é só o meio dele agir no motor. Agora, concordo, se vc anda poko, naum precisa, mas tem gente aqui anda em 3 meses o que vc anda num ano...pra eles é valido o topico.

RRossi
27-06-11, 21:27
Considere que ele naum é aditivo de oleo e sim um condicionador de metal, não vai agir no lubrificante. O lubrificante é só o meio dele agir no motor. Agora, concordo, se vc anda poko, naum precisa, mas tem gente aqui anda em 3 meses o que vc anda num ano...pra eles é valido o topico.


Correto, Marcio. Corroboro tudo o que você escreveu.
Não questionei o tópico, pra mim toda discussão é válida.
Como disse na minha primeira mensagem, cuidado com o motor nunca é demais. O que me intriga é se, além dos cuidados recomendados no manual da motocicleta, compensa colocar um produto "por fora", como o Bardhal, Militec e outros aí que prometem ganhos na lubrificação. A questão do custo é importante (na minha opinião), já que 90ml deste produto é quase 80% do valor de um litro de um bom óleo.

Sem mais, reafirmo que toda discussão é válida.

Amplexos.

lordbrill
27-06-11, 21:41
Considere que ele naum é aditivo de oleo e sim um condicionador de metal, não vai agir no lubrificante. O lubrificante é só o meio dele agir no motor. Agora, concordo, se vc anda poko, naum precisa, mas tem gente aqui anda em 3 meses o que vc anda num ano...pra eles é valido o topico.

Faço de suas as minhas palavras.
Ia dizer exatamente a mesma coisa.

Cada um cuida do jeito que bem entender do motor.

Eu só acho errado alguns dizerem coisas em desfavor de quem usa e da suas conclusões a respeito do produto; sendo que o "desfavorecedor" não utilizou de tal para se contrariar.

lordbrill
27-06-11, 21:48
Correto, Marcio. Corroboro tudo o que você escreveu.
Não questionei o tópico, pra mim toda discussão é válida.
Como disse na minha primeira mensagem, cuidado com o motor nunca é demais. O que me intriga é se, além dos cuidados recomendados no manual da motocicleta, compensa colocar um produto "por fora", como o Bardhal, Militec e outros aí que prometem ganhos na lubrificação. A questão do custo é importante (na minha opinião), já que 90ml deste produto é quase 80% do valor de um litro de um bom óleo.

Sem mais, reafirmo que toda discussão é válida.

Amplexos.

Gostei da sua posição perante ao assunto em questão.
Porém venho lhe dizer que o produto em discussão não é um lubrificante, e sim um condicionador de metais como nossos irmãos têm citado por diversas vezes quando se entra neste assunto.

Vale lembrar que o maior desgaste do motor ( 80%) ocorre quando damos a partida a frio, pois o óleo está todo no carter. E quando na partida o mesmo não tem a proteção que o lubrificante proporciona.
O Bardhal cria uma película protetora, e seu benefício se da com precisão nessa hora; na partida.

Stone
27-06-11, 21:55
Eu uso Militec nas minhas motos, e na verdade, acho barato.
O potinho é caro, R$60,00, dá pra 4 aplicações, cada aplicação dura 20.000 Km, portanto um frasco dá para 80.000km, continuam achando caro?

Bem, se alguns não gostam de misturar "aditivos" no lubrificante, se preferirem, podemos fazer diferente... tragam a moto pra mim, desmonto o motor inteirinho, passo militec com um pincel em todas as peças, depois aqueço tudo num forno para o militec se fundir ao metal das peças e dará o mesmo efeito. Cobro barato pra fazer isso, R$30,00 a hora, a vista tem desconto, se alguém querer, é só aparecer aqui....

Certa vez fui numa palestra sobre lubrificantes, e o cara lá com aquela maquininha testou o militec, eu puxei no torquímetro, e podem acreditar, a coisa funciona mesmo!

Ivan RJ
28-06-11, 00:31
Stone, depois de tantos testes, tanto tempo gasto por nós, conversas que nós tivemos testando o Militec e o Bardhal B12, ainda temos que aturar determinados comentários.
Fico pensando, tirando o prazer incomensurável de andar de motocicleta. De que serve os 41 anos que tenho de motociclismo, será que sou tão burro que não aprendi nada de mecânica nesse tempo todo?
Será que devemos fazer cursos das montadoras para aprender o básico de mecânica, sendo isso que elas ensinam!
Galera, nós aprendemos diariamente, até a escrever pelo menos de forma um pouco certa o português, mas para isso devemos ser humildes acima de tudo.
Fazer testes e mais testes até ter certeza absoluta para que possamos indicar para a garotada um produto que realmente nós aprovamos. Nossa palavra tem credibilidade, formamos opiniões, por isso somos MODERADORES, por isso o PN é o fórum mais conceituado dentre todos os outros de motociclismo.
Para quem não sabe, temos alguns Presidentes de Motoclubs e Moto Grupos aqui do Rio frequentando o fórum. Sempre que nos encontramos em eventos recebemos muitos elogios, é gratificante para nós ver que nosso trabalho é reconhecido, que temos credibilidade como formadores de opiniões, pois somos pessoas sérias e antes de indicarmos qualquer coisa testamos em nossas próprias motos.
Foi ficar acompanhando o tópico com muito carinho, LIMABL!!!

Um grande abraço a todos os irmãos.

renan1605
28-06-11, 09:50
Uso bardhal b12 e recomendo!
Só tráz beneficios.

mcrae_br
28-06-11, 10:15
Minha Yes está com Molykote. Sentir diferença não senti, mas se proteger o motor do atrito na primeira partida à frio (quando o óleo está todo lá embaixo) ou no caso de acontecer algum problema e vazar óleo por ex., considero MUITO bem pago e cumprindo sua função.

Yuri_RN
28-06-11, 10:34
Eu vo fazer uns Curços Depois :G


Como o Ivan e o Stone Citou Militec e o Bardhal B12 Altamente Recomendado!

Nao uso outro além desses dois.

magrao tk
28-06-11, 13:01
Aproveitando novamente o assusnto:

Analisem a situação: caixa de moto 2t, com discos de embreagem novos, molas com pressão, separadores de disco sem empenamento e que lixei com lixa 80 em cima de um vidro até quase cairem meus braços. Mesmo assim, usando óleo 20w-40 recomendado eu noto que ela ainda tem uma pequena tendencia a querer patinar discos, e por outro lado as marchas entram meio secas, mesmo com a embreagem regulada.

A idéia: como dizem que o bardahl B12 é condicionador de metais e por isso não afeta o funcionamento da embreagem pensei em usar ele na caixa junto a um óleo mais fino. O óleo mais fino melhoraria o contato dos discos e o Bardhal protegeria os metais e talvez melhorasse a troca das marchas, pois se simplismente colocar um óleo mais fino talvez isso piorasse, eu acho.

Detalhe: já fiz um teste, antes de reformar a moto, de misturar óleo hidráulico ao óleo da caixa e a embreagem ficou perfeita com ele, e não vi piora nas marchas não. Não me xinguem!!! Foi só um teste rápido! A longo prazo fiquei com receio em manter. Mas o óleo 10W-40 acho que rola, e o que voces acham?

cabra de brasilia
28-06-11, 13:22
Entrei no Çite da Bardahl pra encontrar pontos de vendas e tal....achei até legal que postos da ALE agora vendem....enfim.

Próxima troca irei colocar B12 na motocona.


Mas surgiu uma dúvida: tava vendo no mix de produtos pra motos um lubrificante de corrente que promete ser antigotejante......algum dos testadores ai IVAN, etc etc conhecem o produto?

Lubrifico minha corrente com chain lube Mobil e esses dias passei óleo 90 com pincel pra testar...vixi mesmo passando pouco fez lambreca...inclusive escorrendo óleo do pinhão para debaixo do motor e fazendo aquela sujeira.....fora o risco de pingar óleo daquele local e cair na roda né!

magrao tk
28-06-11, 13:27
Çite, curço... çeis tão de çacanagem né? :lol:

Destro
28-06-11, 13:43
Cabra,

Pode confiar... Tenho amigos que usam o Maxlub Kart e Moto da Bardahl. Além de não respingar no chão, evitando o risco de uma queda, não faz aquela cagada na moto. Ah, e outra coisa importante... Você não precisar lubrificar a corrente sempre que lavar a moto... em média, a lubrificação dura 3 vezes mais do que se usando oleo 90.

A quem se interessar em comprar os produtos deles... pode fazer isto sem sair de casa.

http://www.lojabardahl.com.br

Abraços,
Márcio

cabra de brasilia
28-06-11, 13:46
Hunm muito bão saber diÇo.......domingão vou ver se compro o B12 e esse lubrificante......Hipermercado EXTRA aqui perto de casa tem esses trecos tudo geralmente.

Valeu pela resposta em relação a minha dúvida.

magrao tk
28-06-11, 13:58
Aproveitando novamente o assusnto:

Analisem a situação: caixa de moto 2t, com discos de embreagem novos, molas com pressão, separadores de disco sem empenamento e que lixei com lixa 80 em cima de um vidro até quase cairem meus braços. Mesmo assim, usando óleo 20w-40 recomendado eu noto que ela ainda tem uma pequena tendencia a querer patinar discos, e por outro lado as marchas entram meio secas, mesmo com a embreagem regulada.

A idéia: como dizem que o bardahl B12 é condicionador de metais e por isso não afeta o funcionamento da embreagem pensei em usar ele na caixa junto a um óleo mais fino. O óleo mais fino melhoraria o contato dos discos e o Bardhal protegeria os metais e talvez melhorasse a troca das marchas, pois se simplismente colocar um óleo mais fino talvez isso piorasse, eu acho.

Detalhe: já fiz um teste, antes de reformar a moto, de misturar óleo hidráulico ao óleo da caixa e a embreagem ficou perfeita com ele, e não vi piora nas marchas não. Não me xinguem!!! Foi só um teste rápido! A longo prazo fiquei com receio em manter. Mas o óleo 10W-40 acho que rola, e o que voces acham?

Stone
28-06-11, 14:14
Magrão, pode usar um óleo mais fino sem problema nenhum, até porque o que faz ele "lubrificar" mais ou menos não é a viscosidade e sim a qualidade do lubrificante (se fosse do contrário, eu encheria o motor da minha moto com graxa) e isso juntamente com um bardhal deve ficar muito bom para o motor!

(não sei do bardhal, mas o militec pode ser usado misturado com o óleo 2T!)

magrao tk
28-06-11, 14:26
Valeu Stone! Vou experimentar então.
Tu veio com outra dúvida que eu pensei esses dias aqui, sobre misturar ao óleo 2t tambem. Vou fazer um teste primeiro ver se não vai alterar muito a viscosidade, medo de forçar demais o autolube.

mdorigon
28-06-11, 14:35
Valeu Stone! Vou experimentar então.
Tu veio com outra dúvida que eu pensei esses dias aqui, sobre misturar ao óleo 2t tambem. Vou fazer um teste primeiro ver se não vai alterar muito a viscosidade, medo de forçar demais o autolube.


Acabei de mandar uma mp pra vc com a mesma ideia...militec em motor 2t...alias segundo o fabricante pode ser adiconado 60 ml a um litro de oleo 2t. Tem o pessoal de um forum de pescadores, que usam nas lanchas com motores 2t.

Stone
28-06-11, 14:44
Eu uso no óleo 2T da RD, ando pouco com ela, mas esses dias abri o motor e a camisa ainda estava zero bala!

cabra de brasilia
28-06-11, 20:05
O B12 pra carro é a mesma coisa só muda a tamanhura do frasco é?

Limabl
29-06-11, 07:49
Valeu Stone! Vou experimentar então.
Tu veio com outra dúvida que eu pensei esses dias aqui, sobre misturar ao óleo 2t tambem. Vou fazer um teste primeiro ver se não vai alterar muito a viscosidade, medo de forçar demais o autolube.
Ai magrão,se for usar uma óleo mais fino tipo 10w30,10w40 uma dica, dica essa exigida pela honda ao seus mecânicos.Sempre for fazer a comverção dos lubrificantes Ex:passar de um 20w50 pra um 10w30,fazer a drenagem completa do antigo óleo 20w50,permitindo qua não misturem jamais os óleos pois isso pode prejudicar o desempenho do lubrificante.

Olha aqui o boletin da honda:


1. Para as motocicletas que possuem a indicação no manual do proprietário para utilização do óleo 20W-50, o cliente poderá optar por continuar fazendo seu uso ou aplicar o novo óleo genuíno Honda, sem prejuízos a garantia.
Caso o cliente opte pela substituição para o novo óleo genuíno Honda 10W-30, assegure-se de drenar por completo o óleo do motor e substitua também o filtro de óleo (quando aplicado).
2. Para as motocicletas que possuem a indicação no manual do proprietário para utilização do óleo 10W-30, deverá ser aplicado apenas o novo óleo genuíno Honda 10W-30, para manutenção da garantia do produto.