PDA

Ver Versão Completa : Direito de ir e vir barrado pelos pedagios!



cesap
06-06-11, 10:28
Aqui em João Pessoa não tem pedagio, mas se na sua cidade tiver talvez seja hora de cobrar do Estado o dever dele.


O DIREITO DE IR E VIR BARRADO PELOS PEDÁGIOS

Entre os diversos trabalhos apresentados, um deles causou polêmica entre os participantes.
"A Inconstitucionalidade dos Pedágios", desenvolvido pela aluna do 9º semestre de Direito da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) Márcia dos Santos Silva chocou, impressionou e orientou os presentes.

A jovem de 22 anos apresentou o "Direito fundamental de ir e vir" nas estradas do Brasil. Ela, que mora em Pelotas, conta que, para vir a Rio Grande apresentar seu trabalho no congresso, não pagou pedágio e, na volta, faria o mesmo. Causando surpresa nos participantes, ela fundamentou seus atos durante a apresentação.
Márcia explica que na Constituição Federal de 1988, Título II, dos "Direitos e Garantias Fundamentais", o artigo 5 diz o seguinte: [/size][/color][/b]

"Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade " E no inciso XV do artigo: "é livre a locomoção no território nacional em tempo de paz, podendo qualquer pessoa, nos termos da lei, nele entrar, permanecer ou dele sair com seus bens". A jovem acrescenta que "o direito de ir e vir é cláusula pétrea na Constituição Federal, o que significa dizer que não é possível violar esse direito. E ainda que todo o brasileiro tem livre acesso em todo o território nacional O que também quer dizer que o pedágio vai contra a constituição".

Segundo Márcia, as estradas não são vendáveis. E o que acontece é que concessionárias de pedágios realiza contratos com o governo Estadual de investir no melhoramento dessas rodovias e cobram o pedágio para ressarcir os gastos. No entanto, no valor da gasolina é incluído o imposto de Contribuição de Intervenção de Domínio Econômico (Cide), e parte dele é destinado às estradas. "No momento que abasteço meu carro, estou pagando o pedágio. Não é necessário eu pagar novamente Só quero exercer meu direito, a estrada é um bem público e não é justo eu pagar por um bem que já é meu também", enfatiza.

A estudante explicou maneiras e mostrou um vídeo que ensinava a passar nos pedágio sem precisar pagar. "Ou você pode passar atrás de algum carro que tenha parado. Ou ainda passa direto. A cancela, que barra os carros é de plástico, não quebra, e quando o carro passa por ali ela abre.
Não tem perigo algum e não arranha o carro", conta ela, que diz fazer isso sempre que viaja. Após a apresentação, questionamentos não faltaram. Quem assistia ficava curioso em saber se o ato não estaria infringindo alguma lei, se poderia gerar multa, ou ainda se quem fizesse isso não estaria destruindo o patrimônio alheio. As respostas foram claras. Segundo Márcia, juridicamente não há lei que permita a utilização de pedágios em estradas brasileiras.
Quanto a ser um patrimônio alheio, o fato, explica ela, é que o pedágio e a cancela estão no meio do caminho onde os carros precisam passar e, até então, ela nunca viu cancelas ou pedágios ficarem danificados. Márcia também conta que uma vez foi parada pela Polícia Rodoviária, e um guarda disse que iria acompanhá-la para pagar o pedágio. "Eu perguntei ao policial se ele prestava algum serviço para a concessionária ou ao Estado.
Afinal, um policial rodoviário trabalha para o Estado ou para o governo Federal e deve cuidar da segurança nas estradas. Já a empresa de pedágios, é privada, ou seja, não tem nada a ver uma coisa com a outra", Acrescenta.
Ela defende ainda que os preços são iguais para pessoas de baixa renda, que possuem carros menores, e para quem tem um poder aquisitivo maior e automóveis melhores, alegando que muita gente não possui condições para gastar tanto com pedágios. Ela garante também que o Estado está negando um direito da sociedade. "Não há o que defender ou explicar. A constituição é clara quando diz que todos nós temos o direito de ir e vir em todas as estradas do território nacional", conclui. A estudante apresenta o trabalho de conclusão de curso e formou-se em agosto de 2008.
Ela não sabia que área do Direito pretende seguir, mas garante que vai continuar trabalhando e defendendo a causa dos pedágios.

FONTE: JORNAL AGORA

REPASSEM A TODOS OS AMIGOS

Comentário: E agora, como fica a situação. Quem vai apoiar a advogada?... Ministério Público?... Movimento popular?...
Ela sozinha não vai conseguir convencer o poder constituido. Isto é o resultado de uma nova geração de brasileiros que está surgindo, para sacudir as anteriores, que não sabem quais são os seus direitos garantidos por lei ou não querem se aborrecer diante dos erros às vezes berrantes, para não serem chamados de chatos. Meus parabéns jovem e corajosa Marcia dos Santos Silva!

chiccoli
06-06-11, 11:13
e é com informação que teremos um brasil justo

Cyber
06-06-11, 11:18
cesap. não há necessidade de criar um tópico com fonte tamanho 24, todos aqui tem capacidade visual para ler a fonte padrão.

chiccoli
06-06-11, 11:19
ficou menos cansativo pra ler..

peterson972
06-06-11, 11:21
Ai na moral oq EU acho disso tudo q eu acabei de ler. Papo furado!
Abraço!!!

chiccoli
06-06-11, 11:23
acho q eu vo tentar..
na pior possibilidade vão fazer eu voltar e pagar o pedagio

BADANHA
06-06-11, 11:45
pedagio e fodis... mais n barra seu direito de ir e vir... largue o carro e passe a pé ahuWHEUSAeas

FloodDesu
06-06-11, 12:36
pedagio e fodis... mais n barra seu direito de ir e vir... largue o carro e passe a pé ahuWHEUSAeas


Nem a pau que o cara deve deixar a moto/carro e passar a pé, leia essa partezinha muito importante:

"é livre a locomoção no território nacional em tempo de paz, podendo qualquer pessoa, nos termos da lei, nele entrar, permanecer ou dele sair com seus bens"

Ou seja, pode ser um jegue, uma Ferrari ou uma moto, se for seu você pode passar de boa.

E do jeito que eu sou, eu passo pelo pedágio sem pagar só pra peitar o sistema UAHAUAHAUAHAUHAUAHAU

mdorigon
06-06-11, 12:50
Tenso mesmo. Mas me lembro aqui na minha região, as estradas que mais uso são a anhanguera e a bandeirantes...e elas tinham pedagio antes de serem dadas a concessão. E ai ? Como fica isso, o pedagio era do governo do Estado...como acontece em alguns lugares ainda. Não acho injusto pagar pedagio hj em dia nessas rodovias...pq o povo deixou isso acontecer, votou nos politicos que fizeram isso...até pq no caso de muitas estradas era uma coisa igual a telecomunicações... o governo não tinha e nem tem capacidade de gerir isso eficientemente no momento. Eu tenho uma visão que se o governo federal e estadual fizesse o nosso sistema ferroviario funcionar pelo pais, o transporte de cargas diminuiria pelas rodovias, gerando menos estradas estragadas, acidentes e assim vai. Isso forçaria com certeza o governo ver que o pedagio ta abusivo e que o maior custo da concessionarias diminui...pq tão alto o pedagio ? Ainda teria o pedagio, mas acredito que tipo aqui na Bandeirantes que deve estar uns 6,20 a tarifa poderiamos diminuir facilmente para uns 3 reais. E claro...qdo a concessão acabar, voltar para o governo do estado.
Qto ao que a garota ai fez...sei la. Um tempo atras teve um politico que fez a mesma coisa, ele simplesmente entrava atras de um carro e passava junto ou destruia a cancela... pediram até a renuncia dele.

muzkur
06-06-11, 12:55
Tem um tópico bastante polêmico sobre isso no cb300online.
Lá o pessoal discutiu a respeito de leis e concessão do governo pra administradora das rodovias etc e tal.
O problema é que como toda lei no Brasil é contraditória, não foi possível chegar a acordo nenhum se é constitucional ou não o pedágio. E acho que é justamente em cima dessa dúvida que eles fazem essa cobrança, que teoricamente já pagamos no IPVA.

Miltinho
06-06-11, 13:06
Aqui no Paraná saiu uma pesquisa que menciona sobre pedágio:

A maioria se importa mais nas condições das estradas e em segundo plano o valor do pedágio.

Sou a favor do Pedágio claro com um preço justo.

Olha as estradas aonde não consta pedágio as condições. E olhe as que têm.

O negocio não é se baixa ou sobe o valor, mas sim em aumentar a manutenção.

Morei em Foz do Iguaçu por 22 anos, agora moro em curitiba. Sempre viajo nos finais do ano para a Região
e vou lhe dizer está muito melhor quando não era pedagiada, era conhecida como a Rodovia da Morte.

Mal sinalizada uma porcaria, hoje viajo a noite melhor que de dia.

Nosso governo não consegue administrar o Congresso quem diria o Brasil.

E referente ao IPVA, nenhum imposto do Brasil é direcionado para um Fim específico, se fosse se chamaria Taxa no caso TPVA e não IPVA.

Abraços!!!

mandrakyy
06-06-11, 13:08
Aqui no Paraná saiu uma pesquisa que menciona sobre pedágio:

A maioria se importa mais nas condições das estradas e em segundo plano o valor do pedágio.

Sou a favor do Pedágio claro com um preço justo.

Olha as estradas aonde não consta pedágio as condições. E olhe as que têm.

O negocio não é se baixa ou sobe o valor, mas sim em aumentar a manutenção.

Morei em Foz do Iguaçu por 22 anos, agora moro em curitiba. Sempre viajo nos finais do ano para a Região
e vou lhe dizer está muito melhor quando não era pedagiada, era conhecida como a Rodovia da Morte.

Mal sinalizada uma porcaria, hoje viajo a noite melhor que de dia.

Nosso governo não consegue administrar o Congresso quem diria o Brasil.

Abraços!!!



Concordo com vc, so acho que o preços dos pedagios poderia ser mais barato em algumas cidades....

cesap
06-06-11, 14:13
cesap. não há necessidade de criar um tópico com fonte tamanho 24, todos aqui tem capacidade visual para ler a fonte padrão.

OPa Cyber foi mal so copie do e-mail e colei aqui |:(

Maus ai!! :#

cesap
06-06-11, 14:25
Aqui no Paraná saiu uma pesquisa que menciona sobre pedágio:

A maioria se importa mais nas condições das estradas e em segundo plano o valor do pedágio.

Sou a favor do Pedágio claro com um preço justo.

Olha as estradas aonde não consta pedágio as condições. E olhe as que têm.

O negocio não é se baixa ou sobe o valor, mas sim em aumentar a manutenção.

Morei em Foz do Iguaçu por 22 anos, agora moro em curitiba. Sempre viajo nos finais do ano para a Região
e vou lhe dizer está muito melhor quando não era pedagiada, era conhecida como a Rodovia da Morte.

Mal sinalizada uma porcaria, hoje viajo a noite melhor que de dia.

Nosso governo não consegue administrar o Congresso quem diria o Brasil.

E referente ao IPVA, nenhum imposto do Brasil é direcionado para um Fim específico, se fosse se chamaria Taxa no caso TPVA e não IPVA.

Abraços!!!

Como falei aqui na Paraiba nao existem pedagios, porem a estrada João Pessoa > Recife e João Pessoa > Natal sempre foram boas :OK: ainda mais agora que os 3 governos fizeram um convenio com o exercito (Grupamento de Engenharia e COnstrução) a estrada ta ficando um tapete, agora falando internamente (estado) existem obras em todo o estado, seja de duplicação ou pavimentação.
Não que eu seja contra os pedagios mesmo pq sei que dentro desse trecho existe uma assistencia (mecanica) e uma vigiliancia o que aumenta a comodidade. Mas prefiro ir e vir sem pagar mais nada a ninguem. :G

sergio moreira
06-06-11, 14:28
hooo povo frouxo...quero mais imposto.
o brasileiro tem o q merece.

joaopaul0
06-06-11, 14:51
Eu não tentaria. :NOOK:

Art. 150. Sem prejuízo de outras garantias asseguradas ao contribuinte, é vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios:

V – estabelecer limitações ao tráfego de pessoas ou bens, por meio de tributos interestaduais ou intermunicipais, ressalvada a cobrança de pedágio pela utilização de vias conservadas pelo Poder Público;

Além disso, eu não tentaria fazer o que ela faz, pois, ao contrário do que afirma, é sim, infração de trânsito prevista no art. 209 do CTB. Deveria o policial rodoviário federal ter aplicado a multa, e não tentar fazer com que voltasse para pagar o pedágio. Ela veria como é bom pagar R$180,00 para deixar de ser espertinha e economizar R$5,00 ou R$10,00 do pedágio.

Art. 209. Transpor, sem autorização, bloqueio viário com ou sem sinalização ou dispositivos auxiliares, deixar de adentrar às áreas destinadas à pesagem de veículos ou evadir-se para não efetuar o pagamento do pedágio:

Infração – grave;

Penalidade – multa

FloodDesu
06-06-11, 17:57
joaopaul0, a questão tá aí, a constituição diz uma coisa, o CTB outra, e quem paga somos nós. Eu não sou contra pedágio, mas, *****, pra ir na cidade vizinha tem um pedágio de R$ 9,20 pra andar 10min na rodovia!!! Isso é um absurdo.

barrugo
06-06-11, 18:03
por isso que eu passo pelas estradas alternativas quando chega perto do pedágio...

chiccoli
06-06-11, 18:31
quanlquer coisa fala pro atendente fazer um boleto e vc paga qunado chegar em casa

blaugusto
06-06-11, 20:39
Cuméquié?? Roletar a cancela no peito?? E a PR não pode fazer nada??

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk...
Acho que bebi demais e não entendi o texto.


Mas enfim... direito de ir e vir tá aí. Tá cheio de estrada de terra pra seguir sem pagar pedagio.
A estrada foi vendida e o cara cobra pras pessoas usarem. Ninguem proibe uma pessoa de passar pela estrada, apenas cobra pela manutenção.

hondaéhonda
06-06-11, 20:46
A cancela do Via fácil eu já perdi as contas de quantas quebrei :G, mas sempre passo a 40 km/h, se ela não abre o problema é dela ]:) mas que é legal ver ela despingolar pro lado é.

Cuméquié?? Roletar a cancela no peito?? E a PR não pode fazer nada??

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk...
Acho que bebi demais e não entendi o texto.


Mas enfim... direito de ir e vir tá aí. Tá cheio de estrada de terra pra seguir sem pagar pedagio.
A estrada foi vendida e o cara cobra pras pessoas usarem. Ninguem proibe uma pessoa de passar pela estrada, apenas cobra pela manutenção.