PDA

Ver Versão Completa : Limalha de ferro no óleo



Carlos Roberto
07-06-11, 11:40
Terminou hoje a revisão da Drag Star. Gastei bastante, mas troquei tudo que precisava, porém o mecânico disse que no óleo antigo tinha limalhas de ferro. Fiquei bastante preocupado e marcamos a próxima troca de óleo quando rodar 1000km. Ele também informou que não há nenhum ruído estranho no motor da Drag Star e que seu comportamento e funcionamento está normal. A minha moto está com com mais de 40 mil km rodados.

O que acham disso?

Honda Motors
07-06-11, 11:46
Poderia-se falar sobre acomodação das partes móveis, principalmente anéis e pistão, mas sua moto já passou da fase de amaciamento.

Não sei o óleo que vc usa e o regime de rotação do motor.

Sugiro a vc por um óleo de ponta e um aditivo como Bardhal b12 moto e veja se na troca irá ter alguma limalha.

Carlos Roberto
07-06-11, 12:02
Espro que na troca dos 1000km não apareça mais nada. Pelo menos não há barulho estranho no motor. Hoje o mecânico fará mais um teste antes de me entregar a moto.

renan1605
07-06-11, 12:14
Usou o óleo de especificação do fabricante da moto?
A troca foi feita conforme o manual?
Exigiu demais do motor durante esse periodo em velocidades elevadas ou em baixa velocidade no anda e para e troca de marchas constantes?

Stone
07-06-11, 12:16
As vezes vendo as limalhas já da de ter uma ideia do que pode ser, mas só se tiver alguns pedacinhos maiores. Talvez algum dono anterior precisou fazer alguma coisa nela, como refazer uma rosca por exemplo, e ficou um pouco de limalhas no motor, que estão saindo aos poucos, mas mesmo assim é bom ficar atento, qualquer anormalidade leve ela para o mecânico

blaugusto
07-06-11, 12:17
Usou o óleo de especificação do fabricante da moto?
A troca foi feita conforme o manual?
Exigiu demais do motor durante esse periodo em velocidades elevadas ou em baixa velocidade no anda e para e troca de marchas constantes?



Velocidade alta? Velocidade baixa? Trocar mjuito de marcha?
É uma Drag Star.

renan1605
07-06-11, 12:23
Velocidade alta? Velocidade baixa? Trocar mjuito de marcha?
É uma Drag Star.

Só pq é uma Drag Star não quer dizer que ele não passe por essa situação,
Estou me referindo ao óleo que nessas situações pode perder as propriedades de lubrificação mais rápido.

Carlos Roberto
07-06-11, 12:58
É uma Drag Star. O torque dela é muito alto e atinge seu máximo (5,19 kgf.m) em 3000 rpm. Vez enquando eu dou umas esticadas mesmo, não tem jeito. Passo pra segunda marcha quando já estou acima de 40km/hora, pois chega nessa velocidade muito rápido sem o motor gritar.

Pensando aqui, eu acho que demorei um pouco a trocar o óleo desta vez e, talvez, porisso apareceu essas limalhas no óleo. O mecânico disse que não é pozinho, mas pedaços mesmo. Não me lembro bem, mas acho que já precisei fazer um serviço de torno nela, mas foi perto de quando a comprei, com uns 6 mil km.

O certo é que liguei para o mecânico e ele me falou pra esperar, usar a moto e fazer as trocas antecipadas de óleo. Acho que ele queria dizer pra eu não me desesperar com antencedência.

bravo18br
07-06-11, 13:49
Pedaços de limalha nunca é bom sinal, ainda mais com essa KM.
Pó pode ser, mas pedaço nunca é bom sinal, mesmo que tenha feito algum torno, pois na melhor das hipóteses os pedaços estão rodando no motor....
Cuidado redobrado nas próximas trocas de óleo e filtro.

Quanto tempo que você rodou antes da última troca de óleo?
Óleo recomendado? Trocou o filtro também?

bruno almeida
07-06-11, 14:04
como disse o hondamotors deve ser acomodação entre anéis e PINTÃO :lol:kkkkkkkkkkkkk

ricardofroes
07-06-11, 14:48
Soltar limalha no amaciamento é normal , mas moto com 40 mil creio que não eu ficaria também preocupado, antigamente as motos vinham no bujão de oléo no fundo do carter um imã para atrair essas limalhas, procure a Yamaha para esclarecer a duvida.

Carlos Roberto
07-06-11, 15:04
Pior que nem lembro mis quanto tempo demorei sem trocar o óleo da moto. Estou lascado.

Quanto a ter algo junto com o óleo passando pelo motor, acho que não, pois não identificaram nenhum barulho estanho. E se houvesse algum problema grave no motor, acho que faria barulho ou alguma fumaça no escapamento. Por enquanto a motor está redondinho, tanto que, só surgiu essa preocupação com a troca de óleo.

DOUGLAS 00
07-06-11, 15:31
Nada bom isso... vá se preparando pra abrir o motor... se não agora, mais adiante.

No meu caso, estourou um rolamento no câmbio e começou a soltar a limalha, pois o o rolamento tava se esfarelando...

Carlos Roberto
07-06-11, 15:36
Nada bom isso... vá se preparando pra abrir o motor... se não agora, mais adiante.

No meu caso, estourou um rolamento no câmbio e começou a soltar a limalha, pois o o rolamento tava se esfarelando...


Para ter certeza desse defeito há outros sintomas, ou só as limalhas mesmo?

DOUGLAS 00
07-06-11, 15:40
No meu caso, começou a roncar logo em seguida, quando eu soltava a embreagem

Carlos Roberto
07-06-11, 15:47
No meu caso, começou a roncar logo em seguida, quando eu soltava a embreagem



Tô lascado....apesar de ainda não estar roncando....Vou ficar dias sem dormir até a próxima troca de óleo....

DOUGLAS 00
07-06-11, 16:06
Não que vá trancar algo... pode ser que na melhor das hipóteses que o Stone tenha razão, de ter algum farelo de rosca... pode também ser uma engrenagem de câmbio que pode estar se esfarelando (coisa comum nas yamaha).

O certo mesmo seria examinar o farelinho... no meu caso

http://img11.imageshack.us/img11/3238/img1840jr.jpg

Esse ferrinhos eram as casinhas do rolamento, que é aberto e começou a se esfarelar, contaminando o óleo.

Carlos Roberto
07-06-11, 16:22
Não eram pedaços assim...Não era pó, mas também não tão grandes...O mecãnico me disse que eram lasquinhas...

DOUGLAS 00
08-06-11, 11:15
Pode ser alguma engrenagem de câmbio lascando então... o bom seria tirar umas fotos e postar pro pessoal dar uma olhada.

Carlos Roberto
08-06-11, 12:34
Pode ser alguma engrenagem de câmbio lascando então... o bom seria tirar umas fotos e postar pro pessoal dar uma olhada.


Já foi tudo embora com o óleo velho...Eu mesmo nem olhei, porisso não saí da oficina direto pro hospital. Hoje eu estou com a moto. Vim para o trabalho com ela e não notei nada e nenhum barulho esquisito. Embreagem, câmbio e aceleração normais. Quando completar mais 1000km vou direto pra oficina trocar o óleo e acompanhar tudo. Eu mesmo vou procurar pedaço de ferro no óleo, pois estou agoniado com isso.

cabra de brasilia
08-06-11, 12:49
Motor é igual gente...cada um é um......

Fiz revisão dos 1000km eo mecânico colocou óleo abaixo do nível.....mesmo assim moto estava espetacular....silencioso etc etc......

Comprei 1L de óleo no Posto BR do lado de casa pra completar (coloquei uns 100mL só!).....vixi moto tá parecendo motor da Honda Strada.....trepidação escrota......

Já para os carros aqui de casa o óleo que mais deu certo foi o BR.....não baixam uma gota sequer de motores ficaram silenciosos!

Sexta comprar Yamalube e trocar......pra não perder a viagem como manual da Yamaha recomenda usar óleo de motor pra lubrificar a corrente o BR vai ser destinado para esse fim.

Chain lube é muito bão etc e tal mas é caro pacas....e se aplicado com leve excesso causa quase a mesma lambreca do óleo 90............

Carlos Roberto
08-06-11, 12:58
E cabra, agora que já está de moto, não deixe de ir ao Moto Capital deste ano. Começa numa quarta e vai até domingo, do dia 27/07 até 31/07. Também não deixe de passear com a gente no sábado do Moto Capital. Com vem muitos grupos de outros estados, principalmente do RJ, o passeio deverá lotar de motos.

Eu sou dos Anjos da Noite e nosso espaço é o número 92. Em aguns dias do encontro, não sei quais, a gente deve fazer um churrasquinho lá e, talvez, comprar um botijão de chopp para recebermos os amigos.

Entra no site do encontro:

www.brasiliamotocapital.com.br (http://www.brasiliamotocapital.com.br)

cabra de brasilia
08-06-11, 13:06
Oa \o/ ...........

Acabei de escrever lá no tópico sobre o Moto Capital......pelas minhas contas (se estiverem corretas mesmo) e se não mudarem a escala no serviço dia 30/07 estarei de folga...... :OK:

Mas de brinde trabalharei no dia 31..... :s

Mais pra frente te passo MP pra combinarmos..........

Carlos Roberto
18-07-11, 15:53
Depois de 1000km rodados depois da revisão, troquei o óleo novamente, como o mecânico sugeriu, para ver se surgia mais limalha de ferro. Para minha felicidade o óleo estava limpo e agora, para ter certeza, farei outra troca nos 1000km. A moto está andando bem e sem nenhum ruído estranho no motor.