PDA

Ver Versão Completa : Lubrificação Caixa de Fusíveis



felipe250
07-06-11, 11:49
Boa tarde pessoal, gostaria de saber qual lubrificante posso usar para aplicar nos fusíveis para que não ocorra oxidação.


tenho esse em casa. serve será?

http://pepa.com.br/img/produtos/6193.jpg

AMP_Racing
07-06-11, 11:53
O nome seria LIMPA CONTATO, abraço.

magrao tk
07-06-11, 11:54
Serve, e é excelente.
Uso em contatos eletronicos de aparelhos de som tipo chaves, controles de volume, de sintonia... elimina ruído e melhora o contato.
Meu chefe trabalha quase 40 anos em eletronica, já testou vários sprays. Diz ele que até hoje o mais eficiente é esse.

Não sou vendedor.

uedaa
07-06-11, 11:59
Serve mas use com moderação, uma borrifada leve.Contatos eletricos moveis como chave de ignição,setas podem causar mau contato com esse tipo de lubrificante.Já perdi uma ignição passando wd, tem de usar grafite. tem o limpa contato mas acho que nesse caso seria inviavel pois é só para não enferrujar.

magrao tk
07-06-11, 12:13
Serve mas use com moderação, uma borrifada leve.Contatos eletricos moveis como chave de ignição,setas podem causar mau contato com esse tipo de lubrificante.Já perdi uma ignição passando wd, tem de usar grafite. tem o limpa contato mas acho que nesse caso seria inviavel pois é só para não enferrujar.

WD eu nunca usei. Mas esse aí serve justamente pra contatos móveis. Não causa mau contato, ao contrário, melhora. E não precisa se preocupar que não dá fuga de corrente.

Mas... como em moto fica mais exposto ao tempo, e principalmente fusível que fica perto da bateria, pode passar graxa misturada com grafite nos contatos, evita mais ainda a oxidação.

felipe250
07-06-11, 12:29
fiquei meio preocupado pois tem produtos específicos para isso ae não queria arriscar de ferrar com algo na moto né.
ja que estamos em debate o que NÃO se pode usar para esse tipo de serviço?

romanex
07-06-11, 12:47
O correto mesmo é o limpa contato, mas você pode passar qualquer tira ferrugem (WD por exemplo, porém, pouquissima quantidade, para evitar fugas de corrente) se passar graxa, vai acumular poeira e virar uma meleca só com o tempo, dando até mal contato.... Se estiver oxidado, você pode passar wd e com uma lixa fina e bem de leve raspar os terminais, até tirar a oxidação...........

blaugusto
07-06-11, 12:52
O correto mesmo é o limpa contato, mas você pode passar qualquer tira ferrugem (WD por exemplo, porém, pouquissima quantidade, para evitar fugas de corrente) se passar graxa, vai acumular poeira e virar uma meleca só com o tempo, dando até mal contato.... Se estiver oxidado, você pode passar wd e com uma lixa fina e bem de leve raspar os terminais, até tirar a oxidação...........



Se oxidar esfrega com limão. Sai que é uma beleza.

magrao tk
07-06-11, 12:55
O correto mesmo é o limpa contato, mas você pode passar qualquer tira ferrugem (WD por exemplo, porém, pouquissima quantidade, para evitar fugas de corrente) se passar graxa, vai acumular poeira e virar uma meleca só com o tempo, dando até mal contato.... Se estiver oxidado, você pode passar wd e com uma lixa fina e bem de leve raspar os terminais, até tirar a oxidação...........


Aí eu discordo, no fusível que tem a caixinha por fora protege da sujeira. Não é bom em conectores e chave de ignição. Mas outro lugar que graxa com grafite é o ideal é nos bornes da bateria. Se tiver apertado não tem como a sujeira entrar entre os contatos e vai evitar a oxidação entre os materiais pela reação qímica.

Eduardo Toda
07-06-11, 15:40
Serve mas use com moderação, uma borrifada leve.Contatos eletricos moveis como chave de ignição,setas podem causar mau contato com esse tipo de lubrificante.Já perdi uma ignição passando wd, tem de usar grafite. tem o limpa contato mas acho que nesse caso seria inviavel pois é só para não enferrujar.

Opa, alto aí cara pálida, o grafite conduz eletricidade (resistores são feitos de grafite=carbono) já o WD não conduz eletricidade e repele humidade...

magrao tk
07-06-11, 16:25
Grafite só pode ser passado em contatos fixos e distantes um do outro, como terminal de bateria e fusível. Mas em conectores e chaves onde as conexóes são próximas ou os contatos móveis o grafite pode dar problema porque conduz a eletricidade.

romanex
07-06-11, 16:34
Graxa nos pólos da bateria é uma coisa....nos terminais de fusíveis é outra....
os caras passavam graxa em base de fuziveis de fusquinha (que tem a capinha plastica para proteger de poeira) .....
dois anos depois, fazia a funilaria do carro.....
o pó da funilaria grudava na base, infiltrava junto da graxa entre o fusivel e o terminal do fusivel: virava uma verdadeira :cocô: .....
resultado: tirar a base de fusiveis fora para lavar ela com gasolina, secar bem, passar um wd para não oxidar e ligar tudo de novo....
a graxa tem a característica de, nos terminais de fusiveis, penetrar com resíduos entre o fusivel e o terminal, isolando o contato....
trabalhei muito com isso na década de 70 e 80, pode acreditar em mim....
nada melhor do que os fusiveis estarem isentos de qualquer produto para evitar mal contato....
o wd acaba evaporando, não deixando maiores resíduos se for usado em pequena quantidade....
Quanto a bateria, a função da graxa e evitar uma reação química que necessita do oxigênio para criar o conhecido azinabre ou zinabre....
se você revestir o terminal com qualquer produto que não permita o contato com o oxigênio do ar e desde que o terminal já esteja isento de azinabre, realmente é funcional.....
outro método para evitar o azinabre é cortar uma arruela grossa de feltro e embebe-la numa solução com bastante bicarbonato de sódio...
o azinabre do terminal de bateria ocorre porque o pólo de chumbo ficou "poroso" na fundição, permitindo que a umidade do acido sulfúrico suba pelo pólo e reaja com o cobre do terminal....
se você colocar essa arruela na base do polo da bateria, ela neutraliza o acido antes de alcançar o cobre....
:OK:

magrao tk
07-06-11, 16:49
Graxa pura é uma coisa, pois alem de pastosa ela não conduz. Só graxa entre os contatos piora meeeesmo. Graxa com grafite já é diferente.

Mas é verdade, em fusíveis o importante é manter os contatos limpos e com pressão. Valeu pela correção Romanex :OK:

oodim
07-06-11, 18:47
XXXXXXXXXXXXXXXX Nunca passar grafit pois grafit é extremamente condutivo XXXXXXXX Fassa como o colega ai em cima limpe bem e passe graxa de cilicone .Se não tiver porta fusivel(capa )enrrole em plastico e fase fita isolante. OBS:Nunca limpei com limão mas vou testar....

Esquadrão Marte
07-06-11, 18:57
Se não tiver porta fusível enrola com fita de alta fusão ela é emborrachada...

Stone
07-06-11, 19:19
Zinabre nos pólos da bateria não tem nada a ver com oxidação...zinabre é sulfato(ou sulfeto rsrsr) de cobre, que é nada mais que a reação do ácido sulfúrico da bateria com o cobre do terminal do cabo da bateria. Colocar um pedaço de feltro com bicarbonaro de sódio ou graxa evita que o ácido suba pelo chumbo e entre em contato com o cobre, evitando assim o famoso zinabre. Para removê-lo basta lavar com água, fica zero!

Oxidação nos contatos e plugs é causada principalmente pela umidade. Uma solução simples é lavar os contatos e plugs com água (eu geralmente lavo com lava-jato), seco bem com ar, passo um bom desengripante e passo novamente ar comprimido pra tirar o excesso, se fazer isso uma vez ou outra (uma vez por ano...a cada 2 anos...) dificilmente terá problemas de mal-contato!

Esquadrão Marte
07-06-11, 19:22
Do jeito que ele escreveu deu para entender Ferrugem..

AMP_Racing
07-06-11, 19:47
Zinabre nos pólos da bateria não tem nada a ver com oxidação...zinabre é sulfato(ou sulfeto rsrsr) de cobre, que é nada mais que a reação do ácido sulfúrico da bateria com o cobre do terminal do cabo da bateria. Colocar um pedaço de feltro com bicarbonaro de sódio ou graxa evita que o ácido suba pelo chumbo e entre em contato com o cobre, evitando assim o famoso zinabre. Para removê-lo basta lavar com água, fica zero!

Oxidação nos contatos e plugs é causada principalmente pela umidade. Uma solução simples é lavar os contatos e plugs com água (eu geralmente lavo com lava-jato), seco bem com ar, passo um bom desengripante e passo novamente ar comprimido pra tirar o excesso, se fazer isso uma vez ou outra (uma vez por ano...a cada 2 anos...) dificilmente terá problemas de mal-contato!


Zinabre se tira com agua quente não prescisa nem esfregar, só coloca agua quente e tira com o pincel.

Stone
07-06-11, 20:10
Nem precisa ser quente, eu tiro com água de bebedor, gelada, com um copinho já sai tudo

romanex
07-06-11, 20:38
reação do óxido de cobre (II) com ácido sulfúrico:

http://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%81cido_sulf%C3%BArico

Na verdade é uma reação quimica conhecida como óxido redução

"Outras reações do ácido sulfúrico

Quando comporta-se como um ácido, o ácido sulfúrico reage com a maioria das bases para resultar no sulfato correspondente. Por exemplo, o sulfato de cobre (II), o sal azul familiar de cobre usado em galvanoplastia e como fungicida, é preparado pela reação do óxido de cobre (II) com ácido sulfúrico:

CuO + H_2SO_4 ---> CuSO_4 + H_2O "

Por isso a firmação da necessidade do Oxigênio para desenvolver o sulfato ou zinabre, pois o cobre em sí não consegue realizar a reação, ele tem de ter contato com o oxigênio e assumir a composição CuO
O ferrugem também é uma reação de óxido redução....se eu não estiver enganado, qualquer reação onde haja troca de oxigênio na composição dos elementos é considerada óxido redução....

felipe250
07-06-11, 20:39
Passei agora o lubrificante Jimo que tenho aqui, e ficou show..

felipe250
07-06-11, 20:44
pessoal, aproveitando o tópico. resolvi lubrificar a caixa de fusíveis pois uma vez quando dava a partida o painel da moto resetava sempre. e começou a fazer isso quando dou a terceira partida na moto. ou seja. a moto tá tao dificli de ligar que na terceira tentativa reseta o painel. OBS: moro no sul aqui na serra gaúcha. e agora o clima está sempre perto de 0 graus celsius. será que é a bateria ou é mesmo o clima que influencia e a moto fica difícil para pegar. eu acho que pode ser o clima pois começou faz uma semana, quando começou os friozaooo. a bateria é original e tem três anos de uso. nunca encomodou.
acho que bateria não é né?

uedaa
08-06-11, 02:50
Opa, alto aí cara pálida, o grafite conduz eletricidade (resistores são feitos de grafite=carbono) já o WD não conduz eletricidade e repele humidade...Eduardo Toda
rs:
Vc é indio? coloca bastante WD no conectores que vão funcionar que é uma beleza!!!!!!!!