PDA

Ver Versão Completa : "Contran proíbe instalação de farol de xênon"



Alan Ranieri
08-06-11, 13:43
Antes tarde do que nunca...

http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/926979-contran-proibe-instalacao-de-farol-de-xenon.shtml

Guilherme Rabelo
08-06-11, 13:57
tenho um kit bi-xenon em casa nunca liguei na moto e nem no carro por medo de ser multado, agora que nao ligo mesmo

msguinha
08-06-11, 14:07
http://media.tumblr.com/tumblr_lgt1r8lpFq1qap5kb.png

Cyber
08-06-11, 14:11
do meu carro já está regularizado da moto vou deixar do jeito que está, tudo é proibido mesmo nem por isso deixo de ver policial militar andando com carro de suspensão a ar com xenon e rodas grandes, ou com motos super esportivas com escapes para performance e xenon

leofavaro
08-06-11, 14:16
do meu carro já está regularizado da moto vou deixar do jeito que está, tudo é proibido mesmo nem por isso deixo de ver policial militar andando com carro de suspensão a ar com xenon e rodas grandes, ou com motos super esportivas com escapes para performance e xenon


bem dessa aqui perto de casa mora um pm tem um carro todo mexido o engraçado que nunca leva multa nem nada né? ¬¬
/
na utima parte da noticia fala umas coisas la, sera que nao pode usa aquelas setas pretas e as da luz de freio e tals?

Alisson_Marin
08-06-11, 14:19
http://media.tumblr.com/tumblr_lgt1r8lpFq1qap5kb.png


eu aceito!!!

Cyber
08-06-11, 14:26
eu aceito!!!
já aceitei!

Até não sou contra utilização do xenon, desde que utilize um sistema compativel com o exigido no caso até 6000k, e que mantenha os farois regulados. O problema maior é que os zé's instalam de qualquer jeito, iluminam a lua o que acaba atrapalhando motoristas na direção contrária, xenon bem regulado é segurança para o condutor e para os outros motoristas já que o veículo fica bem visível além de clarear muito mais e prevenir que um motociclista deixe de ver uma cratera, um cão ou até uma pessoa em locais pouco iluminados.

Alisson_Marin
08-06-11, 14:34
já aceitei!

Até não sou contra utilização do xenon, desde que utilize um sistema compativel com o exigido no caso até 6000k, e que mantenha os farois regulados. O problema maior é que os zé's instalam de qualquer jeito, iluminam a lua o que acaba atrapalhando motoristas na direção contrária, xenon bem regulado é segurança para o condutor e para os outros motoristas já que o veículo fica bem visível além de clarear muito mais e prevenir que um motociclista deixe de ver uma cratera, um cão ou até uma pessoa em locais pouco iluminados.


devido ao meu xenon, segunda feira fui bem vizualizado por um caminhoneiro voltando de Irati. O mesmo me deu sinal pra ultrapassar.
coisa que nunca havia acontecido. Fiquei bem feliz

Furious VIPER
08-06-11, 14:37
Até não sou contra utilização do xenon, desde que utilize um sistema compativel com o exigido no caso até 6000k, e que mantenha os farois regulados. O problema maior é que os zé's instalam de qualquer jeito, iluminam a lua o que acaba atrapalhando motoristas na direção contrária, xenon bem regulado é segurança para o condutor e para os outros motoristas já que o veículo fica bem visível além de clarear muito mais e prevenir que um motociclista deixe de ver uma cratera, um cão ou até uma pessoa em locais pouco iluminados.

Espetacular!!! "Assassino" embaixo!

Eduardo Toda
08-06-11, 14:52
Se fizessem direitinho nos conformes, mas não tem Mané que quer o Zenon de 30000000 kelvin+3000w de potencia com super branco mais que OMO da caixa azul....E o cara que vem na direção contrária que não tem nada a ver, fica praticamente cego, principalmente em dias de chuva, ofuscado pelo Zenom Paraguaio Tabajara.....deveriam ter proibido de vez...

vine.mlnr
08-06-11, 15:04
qual a diferença de pegar contra no asfalto minha moto com xenon (caso tivesse) e um caminhão com os seus "milhares" de faroletes de halogenio, ainda mais se vc tiver de moto que nunca dão luz baixa :NOOK:

Sou a favor de REGULARIZAR e não PROIBIR

Se eu colocasse xenon na minha moto seria pra melhorar a iluminação, agora que proibiram estou pensando numa luz de alogenio mesmo, de uns 100watts (original 35w), que tal? essa pode!

msguinha
08-06-11, 15:39
qual a diferença de pegar contra no asfalto minha moto com xenon (caso tivesse) e um caminhão com os seus "milhares" de faroletes de halogenio, ainda mais se vc tiver de moto que nunca dão luz baixa :NOOK:

Sou a favor de REGULARIZAR e não PROIBIR

Se eu colocasse xenon na minha moto seria pra melhorar a iluminação, agora que proibiram estou pensando numa luz de alogenio mesmo, de uns 100watts (original 35w), que tal? essa pode!


Concerteza



já aceitei!

Até não sou contra utilização do xenon, desde que utilize um sistema compativel com o exigido no caso até 6000k, e que mantenha os farois regulados. O problema maior é que os zé's instalam de qualquer jeito, iluminam a lua o que acaba atrapalhando motoristas na direção contrária, xenon bem regulado é segurança para o condutor e para os outros motoristas já que o veículo fica bem visível além de clarear muito mais e prevenir que um motociclista deixe de ver uma cratera, um cão ou até uma pessoa em locais pouco iluminados.


Exatamente, eles tinham é que iluminar melhor as ruas e não proibir o cara de utilizar um equipamento que além da estética te da 300% de visão a mais. Só quem usa sabe como é.
Fiscalizar e legalizar, definir as medidas e regulagens de forma clara. Hoje em dia nem engenheiro da Honda sabe direito a regulagem desse tipo de farol, vamos regular como?

Yuri_RN
08-06-11, 15:46
No Momento estou sem Xenon! mais vou voltar a Usar o mais breve Possivel

afinal lampada Halogena não clareia porcaria nenhuma em comparação ao Xenon

de uns dias pra ca tenho acertado centenas de buracos to vendo a hora amassar uma roda da moto

Xenon pra mim é algo indispensável.

Como Cyber disse tudo é Proibido... então daqui a uns dias ninguém faz mais nada..

vou Usar Xenon sempre ;) desde 2004 uso sem Problemas.

ja tive Xenon de 3.000K,6.000K,8.000K,10.000K,12.000K e 30.000K

Sem Problemas.

cesap
08-06-11, 15:58
nao sou contra o xenon tb nao, ele bem regulado e vantagem ate quando o cara vem atraz da moto, a visualização e noçao da distancia melhoram muito em relaçao as halogenias.

leofavaro
08-06-11, 19:21
No Momento estou sem Xenon! mais vou voltar a Usar o mais breve Possivel

afinal lampada Halogena não clareia porcaria nenhuma em comparação ao Xenon

de uns dias pra ca tenho acertado centenas de buracos to vendo a hora amassar uma roda da moto

Xenon pra mim é algo indispensável.

Como Cyber disse tudo é Proibido... então daqui a uns dias ninguém faz mais nada..

vou Usar Xenon sempre ;) desde 2004 uso sem Problemas.

ja tive Xenon de 3.000K,6.000K,8.000K,10.000K,12.000K e 30.000K

Sem Problemas.


muda e muda muito e ajuda mais ainda acho bobeira eles fica atras de enbasa com isso eles deveria ir atras de aruma os buracos em rodovias e ruas nas cidades isso sim q é perigoso

Yuri_RN
08-06-11, 19:22
muda e muda muito e ajuda mais ainda acho bobeira eles fica atras de enbasa com isso eles deveria ir atras de aruma os buracos em rodovias e ruas nas cidades isso sim q é perigoso


Pois é um amigo meu teve a rotula do Joelho partida ao meio e varias escoriações
por conta de um grande buraco.. ele vinha a 60km tava chuvendo.. o buraco cheio de agua..

foi inevitavel.. tomou um baita capote!

chriskopsch
09-06-11, 00:11
To usando a um mes ja o meu xenon, eu ia tentar legalizar, mas agora ja era!
Quando os pm me pega eu posso pensar em tirar ele :D

Yuri_RN
09-06-11, 11:02
To usando a um mes ja o meu xenon, eu ia tentar legalizar, mas agora ja era!
Quando os pm me pega eu posso pensar em tirar ele :D


velho meus Kit Xenon que ja usei sempre foram Modelo H4-2 e sempre que vou passar em qualquer barreira ja troco
pra Halogena, passei da Barreira ligo o Xenon denovo..

aqui os PM não pega no pé, mais o federal fica enchendo o saco.

taliban
09-06-11, 11:11
Nós estavamos conversando sobre isso aqui na empresa hoje, o xenon ilumina bem e é bonito, mas mal regulado pode causar um acidente para quem vem no sentido contrario. 90% das pessoas usa xenon mal regulado atrapalhando os outros, eu mesmo ja entrei em buraco por causa de um zé ruela que vinha com xenon no sentido contrario.

Resumindo, não sou contra xenon mas ele tem que aumentar a tua segurança sem diminuir a do cara que está na pista contraria.

Joao Marcos - Alemaoo
09-06-11, 11:32
Eu uso tbem, já fui parado pela policia e nunca me questionaram, xenon em motos eh uma coisa q deveria ser indispensável, pq o q os motoristas dizem qdo joga um motoqueiro nochão, ou passa por cima de um? "Eu não vi ele". Quero ver se num me ve agora com o meu xenon clareando td ao passa do seu lado.

Agora vem a dúvida, a lei diz q está proibindo o xenon, será q todos os xenons? até os de 3000k, 4300k e o 6000k?

chriskopsch
09-06-11, 12:03
velho meus Kit Xenon que ja usei sempre foram Modelo H4-2 e sempre que vou passar em qualquer barreira ja troco
pra Halogena, passei da Barreira ligo o Xenon denovo..

aqui os PM não pega no pé, mais o federal fica enchendo o saco.


O meu tbm é H4-2.
Mas aqui tem uns porco que olha dentro do farol, aí ja sabe né...

chrespim
09-06-11, 13:54
é pessoal, complicou... eu estou retirando o da minha... so volto a colocar se achar um bi de boa qualidade e de 4.300...

leofavaro
09-06-11, 14:11
aqueles farol da policia ums que fica de lado que é forte pra caranba sera queles vao tirrar tbm?? :NOOK:
Palhaçada isso |:( |:(

Yuri_RN
09-06-11, 14:23
O meu tbm é H4-2.
Mas aqui tem uns porco que olha dentro do farol, aí ja sabe né...


Olhar dentro do Farol? aqui nem a federal nao faz isso..

PM nao da nada.. mais se a federal pegar eles mete a caneta "Multa"..

Tasteful
09-06-11, 22:48
Pois é um amigo meu teve a rotula do Joelho partida ao meio e varias escoriações
por conta de um grande buraco.. ele vinha a 60km tava chuvendo.. o buraco cheio de agua..

foi inevitavel.. tomou um baita capote!

se o buraco tava cheio dagua ele não ia ver nem com xenon 20322328382k ;)
se olharmos como um todo, o numero de acidentes que provoca é muito maior que os que evita

Yuri_RN
09-06-11, 23:46
se o buraco tava cheio dagua ele não ia ver nem com xenon 20322328382k ;)
se olharmos como um todo, o numero de acidentes que provoca é muito maior que os que evita


Pelo menos com o Xenon ele ia ver algo diferente na agua e sem o xenon ele nao viu foi nada!

chriskopsch
10-06-11, 00:04
Olhar dentro do Farol? aqui nem a federal nao faz isso..

PM nao da nada.. mais se a federal pegar eles mete a caneta "Multa"..


Mas eu não vou tirar o meu Xenon!
Comprei pra usar, não pra deixar guardado!

Yuri_RN
10-06-11, 00:53
Mas eu não vou tirar o meu Xenon!
Comprei pra usar, não pra deixar guardado!


So toma cuidado mano.. tem Policia que encrenca ate com a sombra dele..

msguinha
10-06-11, 11:31
So toma cuidado mano.. tem Policia que encrenca ate com a sombra dele..


Não tiro o meu também.

Afinal, por aqui, tanto faz tanto fez. Os brigadianos e "azulzinhos" não tão nem ai se tu anda de chinelo ou de bota. Se eles olharem pra tua cara e não gostarem é multa.

É tipo "Amor Multa a primeira vista", ta ligado?

Se agente recorre não adianta nada mesmo, o juiz é pior ainda. Ainda mais com esse Detran-RS publico, agora sim ficou bom dirigir pra preencher cota de multas de fiscais safados.

MarcusSM
10-06-11, 19:01
Não tiro o meu também.

Afinal, por aqui, tanto faz tanto fez. Os brigadianos e "azulzinhos" não tão nem ai se tu anda de chinelo ou de bota. Se eles olharem pra tua cara e não gostarem é multa.

É tipo "Amor Multa a primeira vista", ta ligado?

Se agente recorre não adianta nada mesmo, o juiz é pior ainda. Ainda mais com esse Detran-RS publico, agora sim ficou bom dirigir pra preencher cota de multas de fiscais safados.

Aqui na minha cidade tambem é desse jeito.
Assino embaixo!!!!

Yuri_RN
11-06-11, 07:47
So pra informar que aqui na minha cidade ja não esta mais legalizando o "Xenon"!

e ja rola papo que mesmo quem tem no documento legalizado "Xenon" vai ter que tirar!

daqui a uns dias os carros rebaixados voltam a ser proibido também.. ja to vendoOO!

chriskopsch
11-06-11, 12:37
So pra informar que aqui na minha cidade ja não esta mais legalizando o "Xenon"!

e ja rola papo que mesmo quem tem no documento legalizado "Xenon" vai ter que tirar!

daqui a uns dias os carros rebaixados voltam a ser proibido também.. ja to vendoOO!

Aqui tbm não estão mais legalizando!
Quem ja tinha legalizado não precisa tirar!
E aquilo que falaram, "veículos novos fabricados antes da norma estão liberados" o que querem dizer com isso??Carros novos podem instalar o xenon sem problemas???

Vou ver se consigo mandar um email para o contran, vou dar a minha opinião pra eles, e se mais alguns mandarem seria bom, talvez "desfaçam" essa norma!!

Yuri_RN
11-06-11, 12:39
Aqui na cidade a galera fez comunidade no orkut contra proibição do xenon kkkkkkkkkk

tão ate pensando em fazer um protesto contra isso kkkkkkkkkkkkkk

imagina sooo todo mundo com Xenon ligado em comboio kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

chriskopsch
11-06-11, 12:43
Aqui na cidade a galera fez comunidade no orkut contra proibição do xenon kkkkkkkkkk

tão ate pensando em fazer um protesto contra isso kkkkkkkkkkkkkk

imagina sooo todo mundo com Xenon ligado em comboio kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk


Era uma boa!!

Aqui na cidade tavam proibindo o uso de peliculas em automoveis, fizeram varios protestos, campanha na internet e adivinha: recolheram todos os aparelhos de medição das peliculas que tavam com a PM! Ou seja, uma lei que não deu certo, a do xenon pode acontecer a mesma coisa se varias pessoas se motivarem a protestar contra isso!

Yuri_RN
11-06-11, 12:46
Era uma boa!!

Aqui na cidade tavam proibindo o uso de peliculas em automoveis, fizeram varios protestos, campanha na internet e adivinha: recolheram todos os aparelhos de medição das peliculas que tavam com a PM! Ou seja, uma lei que não deu certo, a do xenon pode acontecer a mesma coisa se varias pessoas se motivarem a protestar contra isso!


Quero saber se todo mundo usar Xenon eles vai Multar o Mundo todo

a População é quem manda! e não uma meia duzia que fala besteira e fica de pernas pra o ar!

lembra dos combustiveis? acima de 3,00R$ Prontoooooo os protestos renderam e hoje eu abasteço a 2,50R$

oOO maravilha!!!

chriskopsch
11-06-11, 13:05
Quero saber se todo mundo usar Xenon eles vai Multar o Mundo todo

a População é quem manda! e não uma meia duzia que fala besteira e fica de pernas pra o ar!

lembra dos combustiveis? acima de 3,00R$ Prontoooooo os protestos renderam e hoje eu abasteço a 2,50R$

oOO maravilha!!!


Bom, o email ja achei, resta saber se é esse mesmo e se vão me responder!

chriskopsch
13-06-11, 00:12
Mandei um email pro Contran, espero que me respondam!

Alisson_Marin
13-06-11, 09:22
Mandei um email pro Contran, espero que me respondam!


Espero tbm!!!


galera... ontem fui a ponta grossa, na viagem, quebro o fio do meu reator, q é slim com starter separado, e bem ali quebro!
talvez pra minha sorte... fui indo com a alta ligada, halogena... quando paro em uma blitz, da rodoviaria estadual...
o carinha olho dentro do farol, qndo desliguei a luz... q eh H4-2... me libero e talz... tive q compra uma lampada normal pra volta, agora to sem xenon... dorgas...

minha duvida, ele pode ter multado pela lampada? é q os doc tao em casa, e nao decorei o renavam da tw...

Ferrugem
15-06-11, 15:51
Eu acho o contran uma :cocô: meu carro tem xenon h4+2 de 6000k no farol e de 8000k na ré, as duas motos de rua são 3000k h4+2, e na boa naum vou tirar a pior besteira q fizeram foi proibir lampada normal naum ilumina procaria nenhuma se eu ver policia eu coloco na lampada normal, e outra antes de proibir algo util eles deveriam ver o motivo das pessoas optarem por isso, antes de proibirem o xenon eles deveriam melhorar a iluminação publica eu passo por varias ruas mal iluminadas vindo pro meu serviço e as estradas tbm são muito precarias

Yuri_RN
15-06-11, 16:12
Aqui na cidade Geral ta usando Xenon iluminando ate o fim dos tempos..

policia Passa e fala nada..

acho que os cara aqui na cidade nao vão perder tempo parando carro por carro
pra brigar por conta disso..

ja na barreira eu fico calado... mais nas ruas ta tranquilo.

Tasteful
15-06-11, 19:37
daqui a pouco rola uma operaçãozinha e enche os pátios do detran

Yuri_RN
15-06-11, 23:37
daqui a pouco rola uma operaçãozinha e enche os pátios do detran


kkkkkkkkkkkkkkkk aqui ja ta lotado os Patio.. so se for colocar os carros um em cima do outro hahauha!

as motos ja estão uma por cima das outras hahaua!

a galera aqui ta usando Xenon na moral.

chriskopsch
16-06-11, 00:12
kkkkkkkkkkkkkkkk aqui ja ta lotado os Patio.. so se for colocar os carros um em cima do outro hahauha!

as motos ja estão uma por cima das outras hahaua!

a galera aqui ta usando Xenon na moral.


Aqui a PM embaça demais, é complicado!
Aqui na city, até hj só ví 3 motos com xenon, a minha, uma fazer e uma sahara.
Galera tem muito medo da policia :D

Yuri_RN
16-06-11, 08:45
Aqui a PM embaça demais, é complicado!
Aqui na city, até hj só ví 3 motos com xenon, a minha, uma fazer e uma sahara.
Galera tem muito medo da policia :D


No teu caso ate eu ficaria com medo! Imagina so três motos rodando de Xenon...

aqui a cidade toda Chove de Xenon ;)

barrugo
16-06-11, 08:48
No teu caso ate eu ficaria com medo! Imagina so três motos rodando de Xenon...

aqui a cidade toda Chove de Xenon ;)


aqui, se vacilar, vai começar a aparecer Pop100 de xenon!
:D

Yuri_RN
16-06-11, 09:07
aqui, se vacilar, vai começar a aparecer Pop100 de xenon!
:D


Pop de Xenon.. aqui na cidade tem Traxx 50cc de Xenon.. Mobilete afff todo troço tem :(

por isso so uso Xenon de 3.000k que so eu tinha na cidade..

ai vendi a Viitou_RN e vou comprar outro..

Chega Abusa ver todo mundo com Xenon da mesma temperatura..

chriskopsch
16-06-11, 09:51
No teu caso ate eu ficaria com medo! Imagina so três motos rodando de Xenon...

aqui a cidade toda Chove de Xenon ;)

Eu uso mesmo! :D
Agora vou dar um tempo, pois minha carta ta suspensa :(

chriskopsch
16-06-11, 23:51
O contran respondeu meu email :)

Prezado Senhor

A Resolução CONTRAN n.º 384, publicada em 07 de junho de 2011, altera a Resolução CONTRAN n.º 292 que dispõe sobre a modificação de veículos.

O que muda?

Com a entrada em vigor desta resolução, os veículos cujo sistema de iluminação não é, originalmente, dotado de fonte luminosa de descarga de gás (como o Xenon) ficam proibidos de realizar a instalação deste tipo de dispositivo.

Foi proibido o uso do Xenon?

Não. O Conselho Nacional de Transito não proibiu a utilização do Xenon, sendo este permitido apenas aos veículos dotados originalmente deste tipo dispositivo.

Como ficam os veículos já em circulação e que instalaram esse tipo de dispositivo?

Os veículos não dotados, originalmente, deste dispositivo que o instalaram poderão trafegar até o seu sucateamento, desde que tenham obtido o Certificado de Segurança Veicular (CSV) antes da entrada em vigor da Resolução 384/11.
Os veículos já regularizados que necessitarem substituir lâmpadas queimadas poderão fazê-lo desde que sejam mantidas as características do componente em questão.

O que motivou esta decisão?

O que motivou esta decisão foi a segurança. Os faróis utilizados na maioria dos veículos comercializados no país foram projetados para o uso de lâmpadas halógenas. Nestes faróis, quando instaladas lâmpadas de descarga de gás ocorre ofuscamento aos condutores que transitam em sentido contrário, proporcionando uma cegueira momentânea, causando desconforto, perda do controle direcional, aumentando o risco de acidente.

A lâmpada de xenônio produz elevado brilho, por tal motivo, demanda faróis projetados especificamente para este fim. Isto ocorre, pois o refletor projetado para uso de uma lâmpada halogena reflete a luz de forma diferente de um farol projetado para lâmpada de descarga de gás (Xenon), logo sua instalação acarretará em uma serie de reflexos não previstos no conjunto ótico do farol, causando ofuscamento, não trazendo todos os benefícios de um farol dedicado para este fim, como foco e distância de facho.

Atenciosamente

--

CGIT - Coordenação Geral de Infra-Estrutura de Trânsito

DENATRAN - Departamento Nacional de Trânsito

Ministério das Cidades

SAS Quadra 01 Bloco H Sala 510

70070-010 Brasília/DF

E-mail: [email protected]

(61) 2108.1870

charrinho
17-06-11, 18:03
é amigo agora caiu a casa.
como disse ali no email que os ***** loca responderam ao chriskopsch tu não vai mais poder usar SCHENON em veículos que forem fabricados ou que não possuam o equipamento depois da lei entrar em vigor quem já conseguiu fica faceiro agora começa a vender seus veículos como em porto alegre estão vendendo um taxi a 300 mil reais (santana + licença) o que não vem ao caso UHASUHASDUH
eu estava negociando um kit SCHENON dum camarada, bateria de twister a manutenção no retificador, a instalãção, lâmpada e reator de temperatura 6k. agora com isso vou procurar um 3k, quem sabe não compliquem né não?

um abraço

Tasteful
17-06-11, 20:32
A lâmpada de xenônio produz elevado brilho, por tal motivo, demanda faróis projetados especificamente para este fim. Isto ocorre, pois o refletor projetado para uso de uma lâmpada halogena reflete a luz de forma diferente de um farol projetado para lâmpada de descarga de gás (Xenon), logo sua instalação acarretará em uma serie de reflexos não previstos no conjunto ótico do farol, causando ofuscamento, não trazendo todos os benefícios de um farol dedicado para este fim, como foco e distância de facho.

quem quiser usar que use mas não tem um pingo de moral pra falar de quem anda de chinelo,anda empinando,anda correndo,anda de estralador aberto,e outras cgzeirisses
que podem causar acidentes

Yuri_RN
18-06-11, 00:29
XenOoon Rulez!!!!!!!!!!!

sem a porcaria do meu Xenon ja to quase torando as rodas da minha moto nos buracos de Natal-RN

aqui agora virou casa de mae joana... a Prefeita ta deixando a cidade largada as traças ....... ando escolhendo em qual buraco bater!

antes minha suspensão era revisada a cada 6 meses agora tenho que revisar a cada 3 meses.. buraco por cima de buraco..

fico andando cortando luz pra ver se enxergo os buraco...