PDA

Ver Versão Completa : Como melhorar o sistema de iluminação da Xtz?



edumrq
09-06-11, 10:45
Galera com a proibição do xenon estou buscando novas formas de melhorar a iluminação da pobre xtzinha

Já tentei
Moto Vision 35w - deve ser uns 5% melhor que uma lampada philips comum

Crystal Vision 35w - essa é uma bela de uma porcaria, deve iluminar igual ou até menos que uma philips comum, na chuva o farol desaparece

Moto Vision 55/60w essa a xtzinha não aguenta, quando freio ou dou seta a luz do farol diminui


Conversando com um amigo sobre a instalação do xenon ele me recomendou trocar o estator pelo da xtz de 2003 a 2005 que tem 12 imãs (das xtz`s 2006 em diante tem 8), e mudar o estator de meia volta para volta inteira (como faz, e o que é isso?) e trocar o retificador/regulador pelo da strada, isso era para o xenon, mas ele disso que isso tambem dará um boa melhorada na iluminação da lampada de 35w

A potencia maxima do retificador/regulador da xtz é de 96w a sei lá quantos rpm

O consumo total da xtz seria

lampada 35w
luz freio 21w
piscas 20w
painel e luzes painel 8.5w (troquei tudo por leds, não sei qual o consumo dele hoje)
buzinha 18w

total 102.5w

total com lampada de 60w = 127.5w

Ou seja mesmo se eu colocar um rele ou algo assim, usando uma lampada de 55/60w com o tempo minha bateria vai ficar sem carga


Alguem sabe qual a potencia do regulador retificador da strada?
E esse negócio de estator de 12 imãs com volta inteira, alguem me explica melhor o que é isso ai?

mdorigon
09-06-11, 10:58
Por isso acho melhor um ou dois farois auxiliares com rele,cabo, fusivel e chave liga desliga, tudo direto nos terminais da bateria...assim quando tu sentir que o farol da moto não ta dando conta vc aciona o seu auxiliar pelo tempo que for necessario e quando passar pela situação desliga o mesmo. Vai causar um consumo maior em determinados momentos...não sempre. Tenho dois auxiliares na minha yes de 55 watts h3 cada um, tudo com ligação independente...qdo quero aciono eles. Qto a lampada original, um amigo meu que tem uma moto igual a sua tb colocou uma crystal vision da vida (a dele nem sabe que marca é, a luz é bem branca...) e reclamou do mesmo problema que vc ta tendo. Na chuva a noite não enxerga um palmo. Sera o globo do farol ? Bem nas milhas cheguei usar osram cool blue de 4000k, elas não são brancas...mas ja não são amareladas, iluminou bem até quando duraram :(

edumrq
09-06-11, 11:17
Vi uma lander com farois auxiliares nos protetores de mão, essa dos faróis auxiliares é uma otima idéia, quando usava a motovision que é amarela a iluminação na chuva era beeem melhor, sei lá, acho que a luz branca reflete menos no asfalto molhado

mdorigon
09-06-11, 11:22
Acho que é bem por ai mesmo...qto mais branca em determinadas situações é pior. Sei que pra neblina essas lampadas mais brancas não servem mesmo ja li isso de um fabricante de lampadas.

Joao Marcos - Alemaoo
09-06-11, 11:25
Te mandei uma MP amigo, confere lá

edumrq
09-06-11, 11:27
Verdade, li isso aqui outro dia no PN lampadas 3000k, aquelas bem amarelas mesmos, são as ideais para situações de neblina, até lembrei que os carros mais antigos tinham as lesntes dos farois de neblina amarelos

renan1605
09-06-11, 11:30
Eu tb uso essa cristal vision e mesmo na factor que tem o globo óptico maior ela não serve de nada em dias de chuva ou neblina.
Farol de moto trail é froids, além de ser pequeno o paralama atrapala a iluminação.
Fiquei com uma xtz por uns dias e ela tinha farol de falcon e iluminava bem, mass...gosto é gosto.
E se vc comprar um xenon de 6000 k de 35w com halogena na luz baixa?
Pq por lei, até essas lampadas com bulbo azul são proibidas.

edumrq
09-06-11, 13:06
Mdorigon que farol voce usa? sabe o link ou a marca?

mdorigon
09-06-11, 13:18
Mdorigon que farol voce usa? sabe o link ou a marca?


I cara...esse meu par de faróis eu comprei de um cara no mercado livre...era pra opala. Carcaça de plastico e gloco de vidro...eles tens uns 12 cm ou mais de diametro. No começo tentei um par de mini olho de boi, deviam ter uns 6 cm mas a carcaça deles entrava em curto com os polos da lampada e queimava o fusivel ao andar. Esticamente eram mais bonitos que esse, mas esses iluminam pra caramba. Coloquei eles com o suporte pendurados no farol principal...nos dois parafusos que fecham o principal parafusei eles ali. Não tenho fotos dela com eles...a não ser que tenha alguma foto da motoca no topico do passeio a itu que fizemos. Mas acho que não tem foto dela de frente !!!

kalango_boy
09-06-11, 13:45
eu to usando xenon na minha xtz250... o farol amarelo é bom.. mas tem situações que nao vale de nada, nem o xenom
pricinpalmente nessas lampadas de mercurio (se nao me engano) ki sao meio laranjas.... mas eu uso o xenom
soh em caso extremo mesmo quando o farol normal nao da conta!
antes do xenom eu coloquei uma 35/35 da eagle... ficou melhor que o amarelo comum... maaaas nao foi muita coisa

edumrq
09-06-11, 13:54
Eu ja tenho problemas de visão, tenho que usar oculos, o farol é fraco e as ruas rasileiras são esburacadas e mal iluminadas, é punk

É tipo esse farol mdorigon?
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-186761095-kit-farol-de-milha-olho-de-boi-cromado-auxiliar-neblina-novo-_JM

Kalango to querendo evitar gastos e gambiarras demais, agora em julho vou ver se faço um banco tipo cela para xtz

bravo18br
09-06-11, 14:09
Pessoal, vocês tem certeza que o farol tá regulado certinho?
Todo mundo fala mal de farol de trail, mas a minha, que até onde sei é o mesmo da DT200, ilumina muito bem..... quando comprei a moto sentia esse mesmo problema, mas depois regulei e ficou muito boa.
Coloquei lâmpada phillips 55/60 e ficou muito bom, depois de um tempo queimou e agora tá com uma lâmpada GE também boazinha.... acho que as comuns de marca são melhores que essas "superbrancas" chinesas..
Em dias de chuva passo sufoco, não por causa do farol, mas por causa da viseira que embaça demais....

Outra coisa que aprendi também, com um colega com "muito mais KMs rodados" foi que o farol não precisa iluminar tudo, pra vc ver os detalhes por baixo da calcinha da moça. Só precisa iluminar muito bem as guias e placas próximas e iluminar mais ou menos coisas a uns 30 metros..... essa distância é suficiente pra uma pilotagem segura em um dia de chuva (com velocidade mais baixa e pilotagem cuidadosa).

mdorigon
09-06-11, 14:10
Foi desse aqui Edu
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-184570732-par-farol-mini-milhas-lente-lisa-universal-70mm-fusca-opala-_JM

Só que pro estilo da sua motoca vai ser dificil achar um que combina. Tem um tutorial, acho que aqui no pn mesmo de um cara que colocou numa yes, logo em baixo do motor, um pouco avançado pra frente, deslocado pra esquerda um farolzinho, até que tinha um estilo legal. A lente dele tinha proteção pra não quebrar e colocou uma lampade de 55 watts. Acho que algo assim ficaria legal pro estilo de moto que vc tem... aproveitando pra fazer uma pergunta : meu camarada tem uma igual a sua...ta com 12 mil km e o segundo pneu trasiro pirelli ta acabando :drool: a sua come pneu assim tb ? Pq ele ta preocupado, pq não saiu barato qdo ele trocou o primeiro pneu...coisa de uns 390 reais cobraram dele na epoca...achei salgado de mais.

XxUNOxX
09-06-11, 14:14
Eu continuo com o Xenon não tiro até a PM mandar...e estou muito feliz, moto pega de primeira não morre partida nem nada...
Se depois mandarem eu tirar, colocarei a frente da 2009 em diante e uma Night Breaker ou algo assim...

ricardofroes
09-06-11, 14:15
Olá Edu fico feliz de ler um topico no seu caso se preocupando com o que a moto gera no gerador para manter todo o sistema. Você está no caminho certo. Uma sugestão para economizar energia seria passar toda iluminação da moto para LED,no led como todos sabem o consumo e ridiculo assim sobrando corrente para farol auxiliar ou outra lampâda mais forte. abraço.

XxUNOxX
09-06-11, 14:41
A lanterna traseira da minha moto ja esta em Led, acho que isso ja ajudou bem na instalação do Xenon...

edumrq
09-06-11, 14:49
bravo ta reguladinho sim, ja tentei varias configurações, mas as vezes faz falta uma luzinha a mais, a lampada que eu uso é philips modelo crystal vision, vou voltar pra philips extra duty amarelona mesmo

mdorigon valeu pelo link, realmente pros estilo da xtzinha vai ficar meio dificil a coisa, estava pensando em prender nos protetores de mão que nem essa lander aqui

http://img35.imageshack.us/img35/7322/sam0692.jpg
ai a parte cromada dos farois pinto de preto fosco

Referente ao pneu o meu primeiro (pirelli) durou uns 13 mil km e o segundo ta com mais de 12km (michelin) e ainda tem mais uns 3 ou 4 mil km, sempre arranco forte (a parte mais divertida da moto) estou usando a coroa maior da xtz trail e ando muito com garupa, esta absurdo o consumo deste teu amigo, paguei 209,00 no pneu michelin 110/80/17, da pra colocar o levorin matrix 130/70/17 que é mais barato ainda

valeu Ricardo, no painel todas as lampadas são de leds, vou ver como ficam os piscas em leds, a lanterna de freio é complicado, só aquela lampada de leds ilumina muito pouco pra quem anda atras, teria que ser uma lanterna inteira com varios leds, tipo aquelas circuit

Joao Marcos - Alemaoo
09-06-11, 14:55
A minha lanterna de freio é em led, clareia mto, a noite chega a refletir uns 10 metros, quero ver alguem fla q num me viu com essa lanterna de led e o xenon 6k...rsrs

edumrq
09-06-11, 15:10
A que eu não acho legal é essa
http://img1.mlstatic.com/jm/img?s=MLB&f=170347589_6812.jpg&v=O

quem esta atras só ve uma bola vermelha, toda a parte refletiva da lanterna traseira perde a função porque ela só ilumina pra frente

Joao Marcos - Alemaoo
09-06-11, 15:12
A minha o cara ve um p.u.t.a de um "X" q chega reflete...rsrs

edumrq
09-06-11, 15:17
Essa deve ser boa

63 leds
http://img.mercadolivre.com.br/jm/img?s=MLB&f=160419384_3385.jpg&v=O

Alguem tem idéia de qual o consumo de uma lampada dessas?

Tarcisio Discipulo
09-06-11, 15:20
ai galera q ver pior é o farol da nova bros ... o paralama da bros já corta a metade da iluminação e depois vem a lampada igual a da biz ...é orivel a iluminação ...

mas ai um xenon melhora muito, o pior é q us Homi embaça ...
eu tô com uma factor e acho o farol dela bom , tem uma otima iluminação e a lampada é a original ( naum sei se é pq eu tava acostumado com o farol q naum clareia nada da biz )

mas ate agora to feliz mas qro colocar uma superbranca... acho a iluminação legal ...


agora esse farois auxiliares da lander nos protetores de mãos ficaram legal ... bem descreto ...

Tarcisio Discipulo
09-06-11, 15:21
ai edu onde tu acho essa coloca o link dessa de 63 leds ai pá noiz

edumrq
09-06-11, 15:24
Esses farois auxiliares da lander são de leds, falei com o dono da moto ele disso que não iluminam lá essas coisas, mas refletem muito bem em faixas, tartarugas e placas refletivas e é muito bom para os carros verem

outro dia vi uma cg com dos farois auxiliares de leds azul nas bengalas, chama muito a atenção no retrovisor



ai edu onde tu acho essa coloca o link dessa de 63 leds ai pá noiz

http://lista.mercadolivre.com.br/Lampada-LED-%C3%98-FREIO-e_OtherFilterID_FSHIP

Joao Marcos - Alemaoo
09-06-11, 15:40
Esses farois auxiliares da lander são de leds, falei com o dono da moto ele disso que não iluminam lá essas coisas, mas refletem muito bem em faixas, tartarugas e placas refletivas e é muito bom para os carros verem

outro dia vi uma cg com dos farois auxiliares de leds azul nas bengalas, chama muito a atenção no retrovisor

aqui o link da lampada
http://lista.mercadolivre.com.br/Lampada-LED-%C3%98-FREIO-e_OtherFilterID_FSHIP
o duro é isso, R$50,00 eu paguei na minha lanterna completa de led com os piscas embutido ainda, paga 50 real nessa lâmpada ai fika osso

edumrq
09-06-11, 16:03
Achei uma lanterna completa por 60,00
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-181861874-lanterna-led-p-yamaha-xtz-125-e-250-lander-_JM

acho que a xtz vai ganhar uma lanterna nova

luiz h.
09-06-11, 16:25
Fala ai amigão , tenho xenon na minha stradinha e recomendo , preco muinto bom (70 reais no mercado livre) , iluminacão superior , lembrando que este valor se refere ao kit h4/2 , xenon em uma fase e alogenea na outra , e vc nao tera problema com a policia se for esperto pois quando vir a blits vc vira para alogenea , com retificador da stradinha na cg ja ouvi falar que funciona .

Joao Marcos - Alemaoo
09-06-11, 16:35
Achei uma lanterna completa por 60,00
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-181861874-lanterna-led-p-yamaha-xtz-125-e-250-lander-_JM

acho que a xtz vai ganhar uma lanterna nova
A do XxUnoxX se num for igual é bem semelhante a essa

Alan Ranieri
09-06-11, 16:55
Achei uma lanterna completa por 60,00
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-181861874-lanterna-led-p-yamaha-xtz-125-e-250-lander-_JM

acho que a xtz vai ganhar uma lanterna nova


Eu comprei uma para YBR com esse cara, ficou show de boa, e quando pisa no freio ilumina muito!!!

msguinha
09-06-11, 17:48
Faze uma dessas lanternas de Led não é tão dificil. Quando sobrar algum $$$ (tipo em 2014 :s), vo pensa em fazer, pros piscas e lanternas da Tw.

As lambadas de led não são tão caras, fora isso os resistores e a placa (opcional) são quase de graça.
Claro precisa fazer alguns calculos por causa da potencia da bateria, pra comprar a quantidade e os resistores certos.

kalango_boy
10-06-11, 09:10
edu... no ML tem uma lampada propria pra XTZ ki tem 24 leds, pra lanterna e freio e mais 2 pra placa
o modelo eh desse aki oh!
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-181861874-lanterna-led-p-yamaha-xtz-125-e-250-lander-_JM

e tem outros modelos com led mais forte akeles superleds ... ilumina bem.. inda nao tive foi coragem de pagar 60 pilas em um....
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-186266140-lanterna-traseira-led-superled-lander-p-yamaha-xtz-250-125-_JM
(to pensando em copiar essa lanterna, fazer a placa e ir testando leds até achar uma quantidade que fique bom)]

e no caso das setas unico problema eh que vai piscar mais rapido(pelo menos na minha) pois o consumo eh menor que a de 10w em cada lampada
e o rele acusa como se nao tivesse lampada.
maaaaaaaaaaaaaaaaasssss a iluminação de uma lampada dessa eh inigualável.


quero ver alguem fla q num me viu com essa lanterna de led e o xenon 6k...rsrs²

Joao Marcos - Alemaoo
10-06-11, 09:19
Em relação as setas piscarem mais rápido, é só troca o relê do pisca, por um relê eltrônico (axo q é esse o nome)

edumrq
10-06-11, 09:44
Ontem troquei a Crystal Vision pela velha lampada amarelona da philips, melhorou muuuuito o farol, conselho de amigo, Moto e Crystal Vision são dinheiro jogados no lixo

Valeu Kalango pelos links

renan1605
10-06-11, 16:34
Eu tb cai na besteira de colocar essa cristal vision, resultado:
Fiquei R$70,00 mais pobre e coloquei uma lâmpada pior que a original, mais "Bunitinha".

Joao Marcos - Alemaoo
10-06-11, 16:39
Eu tb cai na besteira de colocar essa cristal vision, resultado:
Fiquei R$70,00 mais pobre e coloquei uma lâmpada pior que a original, mais "Bunitinha".
Eu jah cometi esse erro tbem antes de colocar o xenon, no meu caso eu coloquei uma lâmpada vagabunda de R$8,00, melhor q o prejuizo foi menos, eu tive a impressão de iluminar a mesma coisa, axo q a gente acostuma neh, mas antes de colocar o xenon voltei pra original e, q diferença, a q eu usava parecia uma vela.
Conlusão: Temos que escolher, estética ou segurança, farol bonito ou farol q ilumina, a não ser que coloque xenon.

sergio moreira
10-06-11, 17:11
a ilumnaçao da xtz é otima.
com xenom ficaria excelente.