PDA

Ver Versão Completa : pegar no tranco pode estragar a moto ?



luiz h.
11-06-11, 07:43
Ai galera , gostaria de pedir uma opinião , trabalho em um pronto atendimento que fica no alto de um morro , toda vez que vou sair do trabalho engato uma segunda e solto a embreagem mais ou menos a 25km/h , assim que pega eu aperto a embreagem de novo e so depois acelero para não sair de uma vez apos o tranco , gostaria de saber se isso pode prejudicar a minha motoca de alguma forma , pois faco apenas para economizar a batera pois minha moto não tem pedal de partida , mas ela não descarrega bateria , é mais uma prevencão .
o que vcs acham ? ...
desde ja obrigado.

magrao tk
11-06-11, 08:19
Fazendo certo não tem problema, mas tu tá fazendo errado. 2ª força muito, e é muito baixo pra 25km/h, tem de ser uma marcha maior.

Faz o cálculo assim: vai andando numa descida numa 4ª marcha, vai baixando a velocidade até o motor ficar a uns 1500 a 2000 rpm e ve que velocidade marca. Da próxima vez que pegar no tranco engata uma 4ª e faz ela pegar nessa velocidade que deu. O tranco sai simplismente girar o motor na marcha lenta sem soco nem tranco algum.

Eu fazia isso todo o dia de CG, batia 4ª marcha, e a moto não lembro quanto marcava, mais suficiente pro motor virar. Nem posso dizer que dou ''tranco'' na moto porque ela liga bem suavemente, pra tu ter uma idéia a descida era de terra com areia meio solta, e NUNCA sequer a roda arrastou pra pegar. Só não faço mais porque encheram a rua de brita, a moto afunda as rodas e não pega mais embalo.

renanperim
11-06-11, 08:54
Tem certeza que é uma "economia" viável?
Eu não faria isso.
Afinal uma bateria nem é tão caro assim.

A lenda diz muitas coisas sobre dar tranco em moto, se alguma delas procede eu já não sei.
Na dúvida eu faço o que a montadora deixou pronta: Apertar o botão.

luiz h.
11-06-11, 09:45
então na verdade eu concordo pois a bateria realmente nao custa caro , mas o ruim é ficar sem bateria no fds ou em lucar dificil de dar um tranco , seria mesmo para preservar a vida util.

Irmão
11-06-11, 15:29
Já arrumei um motor desses 2x por causa de tranco
porque quebra a chaveta do magneto, é mais facil
encontrar e comprar uma bateria do que as peças
desse motor. Essa economia pode te custar Muito
caro. :OK:

Joao Marcos - Alemaoo
11-06-11, 20:21
Ai vem aquela velha questão, se a partida elétrica está ali, com toda comodidade para ser acionada, e a pessoa usa o "tranco" para dar a partida, pq num compra uma moto com partida a pedal? Se a partida ta ali é pra ser usada, isso num vai descarregar sua bateria, desde q ela pegue de primeira

XxUNOxX
11-06-11, 20:29
Eu ando deixando a moto a semana inteira parada, a moto da trabalho pra pegar e não arreia a bateria isso que acho que ela ta precisando de água já...
Acho que o gasto pra arrumar um motor é mais caro que uma bateria...pense bem ;)

Joao Marcos - Alemaoo
11-06-11, 20:31
Eu ando deixando a moto a semana inteira parada, a moto da trabalho pra pegar e não arreia a bateria isso que acho que ela ta precisando de água já...
Acho que o gasto pra arrumar um motor é mais caro que uma bateria...pense bem ;)
A sua fika parada a semana inteira e ainda usa xenon...rsrs, e teoricamente sua moto nem aguentaria recarregar a bateria do tanto que o xenon consome neh, e nem por isso vc liga a sua no tranco. Ta fikando sem bateria por causa disso?

DavidR
11-06-11, 21:35
minha todayzinha eu dava tranco todo dia tambem, mas bem na manha :G
ja a fanzeta eu num faço isso não desço com ela ligada pra num mentir a km do motor :OK:

Diego.fcs
12-06-11, 00:07
Só uso o tranco quando não tem jeito mesmo, isso em motos que não tem partida a pedal, mas sempre uso 3ª marcha pra cima, e em velocidades baixas.

uedaa
13-06-11, 05:22
Acho que de vez em qdo blz ,mas todo dia pode danificar alguma coisa.

filipe costa
13-06-11, 08:05
Acaba cm o disco d embreagem eu tava fazendo isso todos os dia na 3 marcha a uns 15 a 20km/h num dava soco nada bem macio o disco começou a patinar entao eu parei. Antes trocar uma bateria do q fazer um motor, trocar disco d embreagem essas coisas.

luiz h.
13-06-11, 08:21
É penssando bem estou me convencendo que o tranco é realmente inviavel , mas depois que mandei regular a moto pois tava muinto gastona ela ficou meio ruim para pegar de manha ou en qualque orario q a moto estivar fria , como por exemplo se eu sair com ela e ela ficar parada 1 hora ela ja não pega de primeira maim tem que acelerar 2 veses ate o fim para injetar a gasosa ai sim pega , o bom é que ela passou de 22km/l para 38km/l , alguem tem uma orientacao ai para me dar ?

Bandit
13-06-11, 11:06
Cara e inviavel isso de dar tranco, fora o desconforto... pensa bem..

P.S cara pela foto do seu avatar, sua CBX parece linda, q tal vc andar rapido com os 50 post pra poder postar as fotos dela ai...
Hj vejo q dei vacilo, podia ter segurado a ansiedade e ter pego uma Strada pra mim, ao invez de entrar num financiamento... otima moto ela..
Abrço!

Well_99
13-06-11, 11:11
para q fazer isso?
se ela foce a click, mas é a ignição
ja fiz isso umas 2 vezes so quando a moto nao queria pegar ai eu ja estava sem paciencia
mas nunca mais faço isso, é muito ruim